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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Qua 7 maio - 19:47:17

    cabesanto77 escreveu:
    adpachec escreveu:

    Bom...muito bom a explicação.

    Lembrando, que o dimensionamento do fio é relativo a corrente, no meu caso eu reparei que os diodos "forçam" a corrente do positivo para o negativo, e que, o regulador de tensão funciona como a "base" de um transistor, ele abre a passagem ruma ao negativo.
    Entra pelo positivo (coletor do transistor de exemplo), o regulador de tensão "abre passagem" (a base do transistor), e o negativo retorna a bateria (o emissor do transistor), a corrente mais elevada do negativo de retorno se deve pelas alterações Químicos/Fisícas do metal que se desgastaram.

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 9k=

    OBS: Estudei Eng. Mecatrônica.

     OKK

    Adaptech...

    Me desculpa, estou até meio chateado aqui te der explicado sobre o fio esquentar.... foi mal mesmo... não sabia que você era formado....

    Por favor me desculpe....

    Eu não sou formado, sou curioso apenas....rsrsrs

    Aproveitando o gancho você consegue me dizer para que serve aquele parafuso atrás dos alternadores moderno tipo o de 120 do astra escrito B- ???

    Abraço...


    Amigo; chateado porque?
    Sua explicação foi muito boa....excelente.....nota 10.
    E eu aprendi que a melhor escola é a VIDA, já trabalhei com muito engenheiro que é uma m.....
    Diploma não é sinônimo de inteligência e experiência....ele lhe dá um cargo não capacidade.
    Eu aprendi eletrônica com minha mãe que trabalhou na Phillips e consertava TV's.
    Meu pai me ensinou a usar um serrote e martelo.
    Meu avô uma chave inglesa.

    Tomei choque de Tv a válvula quando criança (abri para fuçar).
    Quebrei um ventilador (disse que ia limpar).
    Toca discos(vitrola) desmontei um monte (quase botei fogo na casa).
    Tomei choque de microondas (12.000 v) e fique com a "mão boba" e formigando por dias.
    Quando cresci tive que consertar o que quebrei quando criança (foi meu castigo).


    O B- pelo que sei é o aterramento, ele serve para evitar "saturação", quando o induzido se carrega de energia "parasita".
    Quem tem mais de 35 anos talvez se lembre daqueles aparelhos (tipo amplificador) que sem mais sem menos ficava um ruído tipo "zuuuuuuummmm" de fundo.
    Ele não costuma ser ligado ao negativo mas a carcaça dentro do alternador,isto é o que eu sei.

    Eu aprendi 01 coisa com meus pais que levarei para o resto da vida:

    "Cabeça foi feita para se pensar e não só para se criar cabelo" (diploma não é igual a inteligência).
     OKK 

    cabesanto77
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por cabesanto77 Qua 7 maio - 20:10:43

    adpachec escreveu:
    cabesanto77 escreveu:

    Adaptech...

    Me desculpa, estou até meio chateado aqui te der explicado sobre o fio esquentar.... foi mal mesmo... não sabia que você era formado....

    Por favor me desculpe....

    Eu não sou formado, sou curioso apenas....rsrsrs

    Aproveitando o gancho você consegue me dizer para que serve aquele parafuso atrás dos alternadores moderno tipo o de 120 do astra escrito B- ???

    Abraço...


    Amigo; chateado porque?
    Sua explicação foi muito boa....excelente.....nota 10.
    E eu aprendi que a melhor escola é a VIDA, já trabalhei com muito engenheiro que é uma m.....
    Diploma não é sinônimo de inteligência e experiência....ele lhe dá um cargo não capacidade.
    Eu aprendi eletrônica com minha mãe que trabalhou na Phillips e consertava TV's.
    Meu pai me ensinou a usar um serrote e martelo.
    Meu avô uma chave inglesa.

    Tomei choque de Tv a válvula quando criança (abri para fuçar).
    Quebrei um ventilador (disse que ia limpar).
    Toca discos(vitrola) desmontei um monte (quase botei fogo na casa).
    Tomei choque de microondas (12.000 v) e fique com a "mão boba" e formigando por dias.
    Quando cresci tive que consertar o que quebrei quando criança (foi meu castigo).


    O B- pelo que sei é o aterramento, ele serve para evitar "saturação", quando o induzido se carrega de energia "parasita".
    Quem tem mais de 35 anos talvez se lembre daqueles aparelhos (tipo amplificador) que sem mais sem menos ficava um ruído tipo "zuuuuuuummmm" de fundo.
    Ele não costuma ser ligado ao negativo mas a carcaça dentro do alternador,isto é o que eu sei.

    Eu aprendi 01 coisa com meus pais que levarei para o resto da vida:

    "Cabeça foi feita para se pensar e não só para se criar cabelo" (diploma não é igual a inteligência).
     OKK 


    rsrsrsrs com certeza... mas te digo que muitas coisas boas aprendemos na pratica mesmo....

    me lembro muito bem do zunnnn.

    Eu não a tinha grana para ter um som 3 em 1 ganhei um Roadstar velho troquei o cabeçote as correias do auto reverse montei uma caxinha aneitada com dois autos falante Novik e coloquei uma fonde de 3 amp...

    em baixo volume só zunia.... rsrsrsrsr que mer#$........

    Mas é isso ai... tamo junto...

    abraço
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por adpachec Seg 12 maio - 14:48:25

    Achei isto interessante:

    Características da Corrente elétrica
    Publicado por: Talita Alves dos Anjos em Eletricidade

     Corrente elétrica é o movimento ordenado entre as cargas elétricas presentes em um condutor metálico.
    Essa organização de movimento acontece quando se cria um campo elétrico dentro desse condutor, fazendo com que seus elétrons livres desenvolvam um movimento ordenado.

    Esse termo, corrente elétrica, é originado de uma antiga concepção sobre a eletricidade ser um fluido capaz de se canalizar por condutores.

    Sentido da corrente elétrica

    Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo.

    Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.

    OBS: O sentido convencional é sempre usado para análise da corrente elétrica.

    Voltando ao assunto alternador, a corrente contínua no sentido convencional (do positivo para o negativo) é o mais usado,porque a corrente segue para bateria e para alimentação dos componentes.

    No sentido real, ela flui do negativo para o positivo, neste caso a corrente tem que passar pelos componentes e o positivo antes de chegar a bateria (parte dela retorna pelo negativo, mas sofre resistência maior que no sentido do pólo positivo).

    O alternador no sentido real tem a favor o baixo custo e contra a sobrecarga e baixa capacidade.

    O alternador no sentido convencional tem a favor a carga mais rápida e plena (porque não precisa passar antes pelos componentes) e contra a necessidade de ser fabricado sobre padrões de qualidade/desempenho melhores.

    Mas em ambos os casos se utilizam tanto do sistema de sentido real como o sistema de sentido convencional da corrente, depende de qual deles o engenheiro vai dar mais "enfase" ao projetar o alternador.

    Mas hoje praticamente 99,99% se carrega pelo positivo (sentido convencional).
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por IVAN4100 Sáb 31 maio - 20:31:05

    ivanqueropala escreveu:Eu encontrei para venda um alternador de 100 amperes marca Dokcar, novo, com garantia, para opala 6 cilindros. Parece que é tirar um e colocar o outro. Nem precisa alterar polias.

    Minhas dúvidas:

    1) a troca pelo alternador de 100 amperes resolve a oscilação da luz?

    2) esse alternador é bom? Alguém conhece?

    Pessoal, boa noite.

    Ontem eu comprei o alternador de 100 amperes marca DOKCAR, e já instalei hoje no opala.

    Olha, que mudança!!! A luz não oscila mais, o alternador está carregando bem mais rápido a bateria, e até a ventoinha está mais eficiente (parece que está mais rápida e soprando mais forte).

    Agora posso acender todas as luzes (farol, farol auxiliar, luzes internas), até mesmo com a ventoinha ligada, que as luzes não oscilam mais.


    Esse alternador é muito fácil de instalar. Nem precisa trocar polia. ele já vem com a polia certa, sem problemas. É tirar o antigo e colocar o Dokcar.

    Além disso, tem 06 (seis) meses de garantia. É produto NOVO.

    Recomendo!
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Ter 23 Nov - 18:09:48

    Eu não sei de quando é essa postagem, porque não consigo ver o ano da publicação. Mas achei melhor postar aqui do que criar um novo. Eu mandei instalar o ar condicionado original no meu Comodoro 81 e troquei o alternador por um de 100Ah. Esse alternador é novo e veio com defeito. Estava gerando em torno de 12,5 V com o ar desligado. Troquei por um Bosch que segundo me disseram era de 90A. Agora com tudo desligado ele está marcando entre 14 e 14,5 V. Com tudo ligado (e o ar) tá medindo entre 12,5 e 13V. Acredito que esteja normal. Mas uma coisa eu achei estranho nos 2 alternadores. O multímetro de vez em quando oscila para 6,5 V. Depois volta ao normal. Passa um tempo e cai de novo. Testei os 2 alternadores com 2 multímetros e aconteceu a mesma coisa. Isso é normal?
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    Mensagem por Gerald Ter 23 Nov - 18:34:38

    ghbamorim escreveu:Mas uma coisa eu achei estranho nos 2 alternadores. O multímetro de vez em quando oscila para 6,5 V. Depois volta ao normal. Passa um tempo e cai de novo. Testei os 2 alternadores com 2 multímetros e aconteceu a mesma coisa. Isso é normal?

    Qual terminal do alternador você está medindo, B+ ou D+?
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Rubão6cc Qua 24 Nov - 6:50:00

    ghbamorim escreveu:Eu não sei de quando é essa postagem, porque não consigo ver o ano da publicação. Mas achei melhor postar aqui do que criar um novo. Eu mandei instalar o ar condicionado original no meu Comodoro 81 e troquei o alternador por um de 100Ah. Esse alternador é novo e veio com defeito. Estava gerando em torno de 12,5 V com o ar desligado. Troquei por um Bosch que segundo me disseram era de 90A. Agora com tudo desligado ele está marcando entre 14 e 14,5 V. Com tudo ligado (e o ar) tá medindo entre 12,5 e 13V. Acredito que esteja normal. Mas uma coisa eu achei estranho nos 2 alternadores. O multímetro de vez em quando oscila para 6,5 V. Depois volta ao normal. Passa um tempo e cai de novo. Testei os 2 alternadores com 2 multímetros e aconteceu a mesma coisa. Isso é normal?

    Tutorial para configurar formato de data:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45420-como-mudar-o-formato-da-data


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    Mensagem por adpachec Qua 24 Nov - 13:08:10

    ghbamorim escreveu:Eu não sei de quando é essa postagem, porque não consigo ver o ano da publicação. Mas achei melhor postar aqui do que criar um novo. Eu mandei instalar o ar condicionado original no meu Comodoro 81 e troquei o alternador por um de 100Ah. Esse alternador é novo e veio com defeito. Estava gerando em torno de 12,5 V com o ar desligado. Troquei por um Bosch que segundo me disseram era de 90A. Agora com tudo desligado ele está marcando entre 14 e 14,5 V. Com tudo ligado (e o ar) tá medindo entre 12,5 e 13V. Acredito que esteja normal. Mas uma coisa eu achei estranho nos 2 alternadores. O multímetro de vez em quando oscila para 6,5 V. Depois volta ao normal. Passa um tempo e cai de novo. Testei os 2 alternadores com 2 multímetros e aconteceu a mesma coisa. Isso é normal?

    Experimente passar uma lixa nas pontas de teste do multimetro, elas sofrem oxidação e isto interfere na leitura.
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    Mensagem por ghbamorim Qua 24 Nov - 17:59:34

    Gerald escreveu:
    ghbamorim escreveu:Mas uma coisa eu achei estranho nos 2 alternadores. O multímetro de vez em quando oscila para 6,5 V. Depois volta ao normal. Passa um tempo e cai de novo. Testei os 2 alternadores com 2 multímetros e aconteceu a mesma coisa. Isso é normal?

    Qual terminal do alternador você está medindo, B+ ou D+?

    Na verdade eu medi nos terminais da bateria
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    Mensagem por ghbamorim Qua 24 Nov - 18:02:36

    adpachec escreveu:
    Experimente passar uma lixa nas pontas de teste do multimetro, elas sofrem oxidação e isto interfere na leitura.

    Eu comprei um multímetro novo. No novo a oscilação é menor, mas ainda acontece. Hoje eu troquei a malha de aterramento do motor, puxei um fio de 10 mm da carcaça do alternador para a lataria, e puxei outro de 10mm do positivo do alternador para o positivo da bateria. Diminuiu mais ainda a oscilação. Mas ainda acontece. Outra coisa, com tudo ligado tá marcando 12,45 em média, na marcha lenta. Será que vai descarregar a bateria?
    Gerald
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    Mensagem por Gerald Qua 24 Nov - 18:26:22

    ghbamorim escreveu:
    Gerald escreveu:

    Qual terminal do alternador você está medindo, B+ ou D+?

    Na verdade eu medi nos terminais da bateria

    Possivelmente a bateria está ruim, com um curto interno intermitente. Uma bateria que tem envelhecimento normal, no final da vida pode não segurar a a carga, mas derrubar a tensão para 6,5 V, ou coisa assim, como está acontecendo no seu caso, não é normal.

    Uma coisa que estou achando um pouco estranha é que se a tensão da bateria cair para 6.5 V, o sistema de ignição deveria parar de funcionar, e como resultado o motor morreria, o que parece que não está acontecendo.

    Você não está deixando os cabos de prova do multímetro muito próximos dos cabos do distribuidor? Podem estar sendo induzidos picos elevados de tensão nos cabos do multímetro, levando a medidas completamente erradas em multímetros que não tenham boa imunidade a interferências. De qualquer modo, acho essa hipótese pouco provável, por isso, eu começaria testando a bateria.
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    Mensagem por opala4cc Qua 24 Nov - 20:56:18

    ghbamorim escreveu:
    adpachec escreveu:
    Experimente passar uma lixa nas pontas de teste do multimetro, elas sofrem oxidação e isto interfere na leitura.

    Eu comprei um multímetro novo. No novo a oscilação é menor, mas ainda acontece. Hoje eu troquei a malha de aterramento do motor, puxei um fio de 10 mm da carcaça do alternador para a lataria, e puxei outro de 10mm do positivo do alternador para o positivo da bateria. Diminuiu mais ainda a oscilação. Mas ainda acontece. Outra coisa, com tudo ligado tá marcando 12,45 em média, na marcha lenta. Será que vai descarregar a bateria?

    Não é normal. Está fraco.
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 7:39:37

    Gerald escreveu:

    Uma coisa que estou achando um pouco estranha é que se a tensão da bateria cair para 6.5 V, o sistema de ignição deveria parar de funcionar, e como resultado o motor morreria, o que parece que não está acontecendo.


    Pois é. Isso é muito estranho. Nada oscila no carro quando dá essa variação. Só a leitura dos multímetros
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 7:42:15

    opala4cc escreveu:
    Não é normal. Está fraco.

    O alternador é um Bosh de 90A. Eu troquei a malha de aterramento do motor, limpei os contatos do cabo negativo da bateria, passei um cabo de 10mm do positivo do alternador para a bateria e outro também de 10mm da carcaça do alternador para o para lama interno do lado esquerdo. Prendi num parafuso que segura o relê da buzina. Alguém tem mais alguma sugestão?
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 7:45:30

    Eu me dei conta de uma coisa agora, depois que li uma mensagem de um colega em outro tópico. O mecânico que adaptou o alternador Bosch colocou a polia de um alternador de Chevette que eu tinha aqui, pra evitar de mexer no meu original de Opala, de 65. A polia de Chevette é bem maior que a do Opala, pelo menos nos alternadores que eu tenho aqui. Será que ele está gerando menos por estar com essa polia maior? Vale a pena eu trocar a polia por uma menor?
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 8:06:36

    ghbamorim escreveu:Eu me dei conta de uma coisa agora, depois que li uma mensagem de um colega em outro tópico. O mecânico que adaptou o alternador Bosch colocou a polia de um alternador de Chevette que eu tinha aqui, pra evitar de mexer no meu original de Opala, de 65. A polia de Chevette é bem maior que a do Opala, pelo menos nos alternadores que eu tenho aqui. Será que ele está gerando menos por estar com essa polia maior? Vale a pena eu trocar a polia por uma menor?

    Só se o problema de baixa voltagem só ocorrer na marcha lenta. Se com todos os consumidores ligados e com o carro a uns 1000rpm ainda assim a voltagem estiver muito baixa, não vai adiantar trocar a polia por uma menor.
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 8:22:01

    IVAN4100 escreveu:
    ivanqueropala escreveu:Eu encontrei para venda um alternador de 100 amperes marca Dokcar, novo, com garantia, para opala 6 cilindros. Parece que é tirar um e colocar o outro. Nem precisa alterar polias.

    Minhas dúvidas:

    1) a troca pelo alternador de 100 amperes resolve a oscilação da luz?

    2) esse alternador é bom? Alguém conhece?

    Pessoal, boa noite.

    Ontem eu comprei o alternador de 100 amperes marca DOKCAR, e já instalei hoje no opala.

    Olha, que mudança!!! A luz não oscila mais, o alternador está carregando bem mais rápido a bateria, e até a ventoinha está mais eficiente (parece que está mais rápida e soprando mais forte).

    Agora posso acender todas as luzes (farol, farol auxiliar, luzes internas), até mesmo com a ventoinha ligada, que as luzes não oscilam mais.


    Esse alternador é muito fácil de instalar. Nem precisa trocar polia. ele já vem com a polia certa, sem problemas. É tirar o antigo e colocar o Dokcar.

    Além disso, tem 06 (seis) meses de garantia. É produto NOVO.

    Recomendo!

    Sei que esta mensagem é antiga. Apenas a título de informação, alguns anos atrás, poucos anos depois que fiz o tópico sobre o alternador de 65A Arno do opala, um membro do fórum me mandou mensagem em PVT com fotos do alternador Dokcar de 100A que ele comprou fazia uns dois anos. O alternador deu problema e já estava fora da garantia, então ele desmontou e me mandou fotos dos componentes. O alternador - infelizmente - não é de fato 100A. Ele nada mais é do que um alternador 65A de opala com rotor, estator, ponte retificadora e regulador de voltagem (de 65A) novos.
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 9:06:07

    opala4cc escreveu:
    Sei que esta mensagem é antiga. Apenas a título de informação, alguns anos atrás, poucos anos depois que fiz o tópico sobre o alternador de 65A Arno do opala, um membro do fórum me mandou mensagem em PVT com fotos do alternador Dokcar de 100A que ele comprou fazia uns dois anos. O alternador deu problema e já estava fora da garantia, então ele desmontou e me mandou fotos dos componentes. O alternador - infelizmente - não é de fato 100A. Ele nada mais é do que um alternador 65A de opala com rotor, estator, ponte retificadora e regulador de voltagem (de 65A) novos.

    Eu tô com um Dockar novinho aqui pra mandar pra a garantia. Já veio com defeito. Coloquei no carro e com tudo desligado não passava de 12,5v. Foi aí que troquei por esse Bosch supostamente de 90A. Com tudo desligado ele marca 14,5. Depois vou postar uma foto do Bosch pra ver se você ou alguém conhece e me diz a amperagem correta dele
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 25 Nov - 9:26:17

    opala4cc escreveu:
    IVAN4100 escreveu:

    Pessoal, boa noite.

    Ontem eu comprei o alternador de 100 amperes marca DOKCAR, e já instalei hoje no opala.

    Olha, que mudança!!! A luz não oscila mais, o alternador está carregando bem mais rápido a bateria, e até a ventoinha está mais eficiente (parece que está mais rápida e soprando mais forte).

    Agora posso acender todas as luzes (farol, farol auxiliar, luzes internas), até mesmo com a ventoinha ligada, que as luzes não oscilam mais.


    Esse alternador é muito fácil de instalar. Nem precisa trocar polia. ele já vem com a polia certa, sem problemas. É tirar o antigo e colocar o Dokcar.

    Além disso, tem 06 (seis) meses de garantia. É produto NOVO.

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    Mensagem por Gerald Qui 25 Nov - 9:36:37

    Atenção, medir a tensão da bateria é muito importante, mas para saber o que realmente está acontecendo, precisa também medir a corrente da bateria e do alternador.

    Infelizmente, não é possível medir correntes DC acima de alguns A com um multímetro comum. Teria que usar um amperímetro de alicate para DC, que é um instrumento relativamente caro.

    A corrente na bateria pode fluir nos dois sentidos, dependendo se a bateria está descarregando ou sendo carregada pelo alternador. Na prática, não existe uma relação bem determinada entre tensão e a corrente da bateria, ou seja, para uma determinada tensão, a bateria pode estar sendo carregada ou descarregada. Isso fica claro na figura abaixo, extraída do handbook da Bosch:

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Bateri10


    A interpretação da figura acima é que um ponto UB x IB pode estar em qualquer posição dentro dos contornos, dependendo da carga da bateria, de quantos consumidores estão ligados e da rotação do motor naquele momento.

    OBSERVAÇÃO:
    Quando se diz que um alternador é de 65A, 100A, etc., é bom lembrar que essa corrente é a MÁXIMA corrente que o alternador pode fornecer. Num certo momento, a corrente fornecida pelo alternador pode ser muito menor que a corrente nominal. Um alternador é basicamente uma fonte de tensão, a corrente fornecida pelo alternador depende evidentemente dessa tensão, mas a corrente depende fundamentalmente da carga conectada ao alternador (bateria sendo carregada e consumidores ligados no momento).





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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 12:28:05

    Realmente ele não tá carregando o suficiente. Saí com ele ainda agora. Quando tava com o ar ligado, no sinal o motor começava a vibrar como se fosse apagar. Quando andava ficava normal. Cheguei em casa e deixei ele na marcha lenta na garagem com tudo ligado. Depois de um tempo ele apagou e a bateria descarregou. Alguém tem alguma dica?
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 12:33:34

    opala4cc escreveu:
    Só se o problema de baixa voltagem só ocorrer na marcha lenta. Se com todos os consumidores ligados e com o carro a uns 1000rpm ainda assim a voltagem estiver muito baixa, não vai adiantar trocar a polia por uma menor.

    Eu andei com ele ontem a noite, não parei muito porque tava tarde - ficou tudo normal. Hoje eu saí de dia e parei bastante nos semáforos ele ficava com o motor vibrando. Como disse acima, quando deixei ele parado um tempo em casa, ele apagou. Tem certeza de que não vale a pena trocar a polia por uma menor?
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    Mensagem por adpachec Qui 25 Nov - 12:38:38

    ghbamorim escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Só se o problema de baixa voltagem só ocorrer na marcha lenta. Se com todos os consumidores ligados e com o carro a uns 1000rpm ainda assim a voltagem estiver muito baixa, não vai adiantar trocar a polia por uma menor.

    Eu andei com ele ontem a noite, não parei muito porque tava tarde - ficou tudo normal. Hoje eu saí de dia e parei bastante nos semáforos ele ficava com o motor vibrando. Como disse acima, quando deixei ele parado um tempo em casa, ele apagou. Tem certeza de que não vale a pena trocar a polia por uma menor?


    Você tem certeza que é o alternador e não outra coisa?

    O motor vibrando, no meu caso, foi uma vela de ignição ruim.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42588-atencao-com-as-velas
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 13:02:24

    adpachec escreveu:

    Você tem certeza que é o alternador e não outra coisa?

    O motor vibrando, no meu caso, foi uma vela de ignição ruim.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42588-atencao-com-as-velas

    É que o carro tava funcionando perfeitamente antes de eu mandar instalar o ar-condicionado e trocar o alternador. Nunca deu nenhum tipo de problema. Outro detalhe que não sei se é relevante, o mecânico que instalou o ar, colocou 2 ventoinhas. Uma de Citroen C3 por trás do radiador, ligado no sensor de temperatura e outra na frente do condensador que aciona quando liga o ar. Hoje a noite vou sair nele com o ar desligado pra ver como ele se comporta
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 13:27:19

    ghbamorim escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Só se o problema de baixa voltagem só ocorrer na marcha lenta. Se com todos os consumidores ligados e com o carro a uns 1000rpm ainda assim a voltagem estiver muito baixa, não vai adiantar trocar a polia por uma menor.

    Eu andei com ele ontem a noite, não parei muito porque tava tarde - ficou tudo normal. Hoje eu saí de dia e parei bastante nos semáforos ele ficava com o motor vibrando. Como disse acima, quando deixei ele parado um tempo em casa, ele apagou. Tem certeza de que não vale a pena trocar a polia por uma menor?

    Mas você mediu a voltagem lá pelos 1000rpm? Pelo menos a voltagem, que é mais fácil de medir. Se esse alternador realmente é de 90A, mesmo assim não quer dizer que esteja apto a fornecer sequer perto disso. À medida em que o regulador de voltagem vai gastando e os enrolamentos do estator e do rotor vão enegrecendo e perdendo o isolamento, a eficiência do alternador vai caindo. 90A é o máximo teórico que ele poderia fornecer. Ele pode estar fornecendo menos de 65A máximo, na prática.
    Outra coisa: conforme o adpachec mencionou, um motor de opala ficar trepindando tanto na marcha lenta não é normal. A luz piloto da bateria no painel chega a acender?
    Para saber o quanto realmente um alternador tem de eficiência (qual o máximo que ele oferece em relação ao que está rotulado) o ideal seria um aparelho destes:
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 14:16:54

    Gerald escreveu:Atenção, medir a tensão da bateria é muito importante, mas para saber o que realmente está acontecendo, precisa também medir a corrente da bateria e do alternador.

    Infelizmente, não é possível medir correntes DC acima de alguns A com um multímetro comum. Teria que usar um amperímetro de alicate para DC, que é um instrumento relativamente caro.

    A corrente na bateria pode fluir nos dois sentidos, dependendo se a bateria está descarregando ou sendo carregada pelo alternador. Na prática, não existe uma relação bem determinada entre tensão e a corrente da bateria, ou seja, para uma determinada tensão, a bateria pode estar sendo carregada ou descarregada. Isso fica claro na figura abaixo, extraída do handbook da Bosch:

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Bateri10


    A interpretação da figura acima é que um ponto UB x IB pode estar em qualquer posição dentro dos contornos, dependendo da carga da bateria, de quantos consumidores estão ligados e da rotação do motor naquele momento.

    OBSERVAÇÃO:
    Quando se diz que um alternador é de 65A, 100A, etc., é bom lembrar que essa corrente é a MÁXIMA corrente que o alternador pode fornecer. Num certo momento, a corrente fornecida pelo alternador pode ser muito menor que a corrente nominal. Um alternador é basicamente uma fonte de tensão, a corrente fornecida pelo alternador depende evidentemente dessa tensão, mas a corrente depende fundamentalmente da carga conectada ao alternador (bateria sendo carregada e consumidores ligados no momento).






    Sim! Mas se Ib estiver negativo, a luz piloto de carga da bateria tem que acender. Ou pelo menos deveria, né? À noite, é mais fácil de perceber e como não vi queixa sobre isso, estou supondo que estamos em uma situação com Ib positivo.
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 14:22:22

    opala4cc escreveu:
    Mas você mediu a voltagem lá pelos 1000rpm? Pelo menos a voltagem, que é mais fácil de medir. Se esse alternador realmente é de 90A, mesmo assim não quer dizer que esteja apto a fornecer sequer perto disso. À medida em que o regulador de voltagem vai gastando e os enrolamentos do estator e do rotor vão enegrecendo e perdendo o isolamento, a eficiência do alternador vai caindo. 90A é o máximo teórico que ele poderia fornecer. Ele pode estar fornecendo menos de 65A máximo, na prática.
    Outra coisa: conforme o adpachec mencionou, um motor de opala ficar trepindando tanto na marcha lenta não é normal. A luz piloto da bateria no painel chega a acender?
    Para saber o quanto realmente um alternador tem de eficiência (qual o máximo que ele oferece em relação ao que está rotulado) o ideal seria um aparelho destes:

    O carro ainda não tem conta-giros, então não sei dizer a rotação exata. Mas como disse, na marcha lenta, sem o ar ligado, o multímetro mostra 14,5v e não trepida. Também na marcha lenta, com o ar ligado ele mede 12,5 e depois de um tempo começa a trepidar. A luz da bateria não acende. Só quando desligo o motor. A trepidação para quando eu desligo o ar. Ele funciona bem liso com o ar desligado. Por isso não acho que seja as velas. Também experimentei aumentar a aceleração um pouco. Mas não fez diferença
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    Mensagem por adpachec Qui 25 Nov - 14:32:17

    ghbamorim escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Mas você mediu a voltagem lá pelos 1000rpm? Pelo menos a voltagem, que é mais fácil de medir. Se esse alternador realmente é de 90A, mesmo assim não quer dizer que esteja apto a fornecer sequer perto disso. À medida em que o regulador de voltagem vai gastando e os enrolamentos do estator e do rotor vão enegrecendo e perdendo o isolamento, a eficiência do alternador vai caindo. 90A é o máximo teórico que ele poderia fornecer. Ele pode estar fornecendo menos de 65A máximo, na prática.
    Outra coisa: conforme o adpachec mencionou, um motor de opala ficar trepindando tanto na marcha lenta não é normal. A luz piloto da bateria no painel chega a acender?
    Para saber o quanto realmente um alternador tem de eficiência (qual o máximo que ele oferece em relação ao que está rotulado) o ideal seria um aparelho destes:

    O carro ainda não tem conta-giros, então não sei dizer a rotação exata. Mas como disse, na marcha lenta, sem o ar ligado, o multímetro mostra 14,5v e não trepida. Também na marcha lenta, com o ar ligado ele mede 12,5 e depois de um tempo começa a trepidar. A luz da bateria não acende. Só quando desligo o motor. A trepidação para quando eu desligo o ar. Ele funciona bem liso com o ar desligado. Por isso não acho que seja as velas. Também experimentei aumentar a aceleração um pouco. Mas não fez diferença


    Lhe falta a válvula kicker que acelera o motor ao ser ligado o ar condicionado.
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 14:34:21

    adpachec escreveu:
    Lhe falta a válvula kicker que acelera o motor ao ser ligado o ar condicionado.

    Pensei nisso. Vou instalar ela. Mas preciso ter certeza de que o alternador tá bom. Pra não ficar gastando com outras coisas sem resolver o problema principal. Eu tô com dificuldade de achar o conector que pega na admissão com o o tubo da válvula. O meu não tem. Também não tô achando aquela peça que pega no came do carburador, onde a válvula encosta. Nessas horas que os templates que eu falei no outro tópico fazem falta. Se eu tivesse como imprimir um template dessa peça, podia levar pra alguém fazer
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 14:35:40

    adpachec escreveu:
    ghbamorim escreveu:

    O carro ainda não tem conta-giros, então não sei dizer a rotação exata. Mas como disse, na marcha lenta, sem o ar ligado, o multímetro mostra 14,5v e não trepida. Também na marcha lenta, com o ar ligado ele mede 12,5 e depois de um tempo começa a trepidar. A luz da bateria não acende. Só quando desligo o motor. A trepidação para quando eu desligo o ar. Ele funciona bem liso com o ar desligado. Por isso não acho que seja as velas. Também experimentei aumentar a aceleração um pouco. Mas não fez diferença


    Lhe falta a válvula kicker que acelera o motor ao ser ligado o ar condicionado.

    É. Não sei que carburador você está usando, mas deveria haver um compensador de marcha lenta para quando o AC é ligado.
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 14:40:33

    opala4cc escreveu:
    É. Não sei que carburador você está usando, mas deveria haver um compensador de marcha lenta para quando o AC é ligado.

    É um H-34. Achei a válvula no mercado livre. Tenho inclusive um solenoide aqui. Só tá faltando mesmo achar o conector que vai no coletor. Tá difícil por aqui
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    Mensagem por Gerald Qui 25 Nov - 15:45:16

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:Atenção, medir a tensão da bateria é muito importante, mas para saber o que realmente está acontecendo, precisa também medir a corrente da bateria e do alternador.

    Infelizmente, não é possível medir correntes DC acima de alguns A com um multímetro comum. Teria que usar um amperímetro de alicate para DC, que é um instrumento relativamente caro.

    A corrente na bateria pode fluir nos dois sentidos, dependendo se a bateria está descarregando ou sendo carregada pelo alternador. Na prática, não existe uma relação bem determinada entre tensão e a corrente da bateria, ou seja, para uma determinada tensão, a bateria pode estar sendo carregada ou descarregada. Isso fica claro na figura abaixo, extraída do handbook da Bosch:

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Bateri10


    A interpretação da figura acima é que um ponto UB x IB pode estar em qualquer posição dentro dos contornos, dependendo da carga da bateria, de quantos consumidores estão ligados e da rotação do motor naquele momento.

    OBSERVAÇÃO:
    Quando se diz que um alternador é de 65A, 100A, etc., é bom lembrar que essa corrente é a MÁXIMA corrente que o alternador pode fornecer. Num certo momento, a corrente fornecida pelo alternador pode ser muito menor que a corrente nominal. Um alternador é basicamente uma fonte de tensão, a corrente fornecida pelo alternador depende evidentemente dessa tensão, mas a corrente depende fundamentalmente da carga conectada ao alternador (bateria sendo carregada e consumidores ligados no momento).






    Sim! Mas se Ib estiver negativo, a luz piloto de carga da bateria tem que acender. Ou pelo menos deveria, né? À noite, é mais fácil de perceber e como não vi queixa sobre isso, estou supondo que estamos em uma situação com Ib positivo.





    Na verdade, exceto quando a chave de ignição é ligada, mas a partida ainda não foi dada, a lâmpada indicadora não deve acender, mesmo que a bateria esteja em estado de descarregamento. Vou dar um exemplo para explicar melhor:

    Suponha uma situação em que o alternador tenha capacidade de 65A, a corrente total consumida seja de 50A, o motor esteja trabalhando em marcha-lenta, de modo que alternador só consiga fornecer 30A.

    Nessas condições, o alternador estará fornecendo 30A e a bateria os 20A restantes para completar a corrente total de carga de 50A. Em termos da convenção usada no gráfico do handbook da Bosch, a corrente da bateria seria negativa, isto é, IB=-20A.

    A lâmpada indicadora estará apagada, pois na verdade essa lâmpada não indica carga/descarga da bateria. A lâmpada é uma espécie de "voltímetro diferencial" tosco, que dá uma indicação grosseira da possível diferença da tensão D+ para B+, já que a lâmpada indicadora está ligada entre D+ e B+ quando a chave de ignição está ligada.

    Como pode ser visto na figura abaixo, D+ é a tensão efetivamente gerada pelo alternador, enquanto  B+ é, efetivamente, a tensão da bateria. Quando o alternador está funcionando, essas duas tensões são essencialmente iguais.
    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Bateri11


    Conclusão, a lâmpada indicadora não serve para indicar carga da bateria. Na melhor das hipóteses, apenas indica que o alternador está funcionando. O ideal seria que os carros viessem com um indicador de carga verdadeiro, que poderia ser um amperímetro com zero central ligado em série com a bateria, como o da figura abaixo:

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 D_NQ_NP_2X_736965-MLB31118954062_062019-F

    A polaridade do amperímetro deve ser tal que uma corrente negativa indique descarga e uma corrente negativa, carga da bateria. Alem disso, o amperímetro não deve ser ligado em série com o cabo que vai ao motor de partida porque a corrente de partida chega a centenas de A, excedendo, portanto, a capacidade do amperímetro.
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    Mensagem por Gerald Qui 25 Nov - 16:01:09

    ghbamorim escreveu: Alguém tem alguma dica?

    Tem duas maneiras de atacar um problema elétrico ou eletrônico. O modo "técnico" e o da "força-bruta".

    O modo "técnico" consiste em analisar e entender como funciona o circuito, fazer as medições apropriadas, isolar a(s) causa(s) do problema e fazer as correções apropriadas.

    O modo "força-bruta", consiste em ir substituindo as peças até resolver o problema. Esse método é prático quando não há muitas peças sob suspeita.

    No seu caso, talvez o método da "força-bruta" fosse o mais apropriado. Se a bateria e o alternador forem substituídos, muito provavelmente o problema estará resolvido. Entretanto, você deve usar componentes originais, ou com características iguais aos dos originais. Por exemplo, a bateria deve ser nova, idem o alterador, cuja polia deve ter o mesmo diâmetro da original.

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    Mensagem por adpachec Qui 25 Nov - 16:23:37

    ghbamorim escreveu:
    adpachec escreveu:
    Lhe falta a válvula kicker que acelera o motor ao ser ligado o ar condicionado.

    Pensei nisso. Vou instalar ela. Mas preciso ter certeza de que o alternador tá bom. Pra não ficar gastando com outras coisas sem resolver o problema principal. Eu tô com dificuldade de achar o conector que pega na admissão com o o tubo da válvula. O meu não tem. Também não tô achando aquela peça que pega no came do carburador, onde a válvula encosta. Nessas horas que os templates que eu falei no outro tópico fazem falta. Se eu tivesse como imprimir um template dessa peça, podia levar pra alguém fazer


    Simples, apenas com o motor ligado, desconecte o negativo da bateria.

    Se não morrer é um bom sinal.

    Ligando o farol baixo o motor deve continuar a funcionar.

    Com uma leve aceleração, perto de 1.000/1.100 rpm's ligue o ar, ele deve segurar.

    Se não tem contagiro imagine uma aceleração para sair do semáforo com o carro cheio num horário de pico (não falo em sair cantando pneus).
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 18:44:51

    adpachec escreveu:

    Simples, apenas com o motor ligado, desconecte o negativo da bateria.

    Se não morrer é um bom sinal.

    Ligando o farol baixo o motor deve continuar a funcionar.

    Com uma leve aceleração, perto de 1.000/1.100 rpm's ligue o ar, ele deve segurar.

    Se não tem contagiro imagine uma aceleração para sair do semáforo com o carro cheio num horário de pico (não falo em sair cantando pneus).

    Rapaz, eu falei de fazer isso uma vez aqui no fórum e fizeram o maior bicho de 7 cabeças. Disseram que ia queimar o regulador de tensão, queimar alternador, explodir a bateria, pegar fogo no motor, o mundo ia acabar kkkkk Depois disso nunca mais eu fiz. Mas você é bem mais experiente que eu, então vou fazer
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    Mensagem por ghbamorim Qui 25 Nov - 18:46:58

    Inclusive eu já tive outro Opala que quando soltava o cabo da bateria, o motor apagava. Mas ele carregava a bateria mesmo assim, nunca tive problema no dia a dia. Nunca entendi. Mas esse agora talvez não tenha essa característica
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 18:53:10

    ghbamorim escreveu:
    adpachec escreveu:

    Simples, apenas com o motor ligado, desconecte o negativo da bateria.

    Se não morrer é um bom sinal.

    Ligando o farol baixo o motor deve continuar a funcionar.

    Com uma leve aceleração, perto de 1.000/1.100 rpm's ligue o ar, ele deve segurar.

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    Rapaz, eu falei de fazer isso uma vez aqui no fórum e fizeram o maior bicho de 7 cabeças. Disseram que ia queimar o regulador de tensão, queimar alternador, explodir a bateria, pegar fogo no motor, o mundo ia acabar kkkkk Depois disso nunca mais eu fiz. Mas você é bem mais experiente que eu, então vou fazer
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    Mensagem por adpachec Qui 25 Nov - 19:42:11

    opala4cc escreveu:
    ghbamorim escreveu:

    Rapaz, eu falei de fazer isso uma vez aqui no fórum e fizeram o maior bicho de 7 cabeças. Disseram que ia queimar o regulador de tensão, queimar alternador, explodir a bateria, pegar fogo no motor, o mundo ia acabar kkkkk Depois disso nunca mais eu fiz. Mas você é bem mais experiente que eu, então vou fazer
    Dá xabú nos carros injetados. Principalmente aqueles recheados de eletrônica embarcada.

    Sim, nos modernos não é aconselhável.
    Mas nos antigos é testar e religar o negativo.
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    Mensagem por COMODORO_SLE_AUTOMATICO Qui 25 Nov - 19:55:35

    boa noite, faz uma coisa. liga um positivo bem grosso do alternador até a bateria, o cabo original é muito fino, e faz a tensão cair ou oscilar muito. instalei no meu 91 6cc um alternador de 120 e ficou assim, fui e troquei o que cano positivo e resolveu. vc vai ver que até a iluminação dos faróis melhoram.

    espero que seja isso
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 20:06:26

    ghbamorim escreveu:
    adpachec escreveu:

    Simples, apenas com o motor ligado, desconecte o negativo da bateria.

    Se não morrer é um bom sinal.

    Ligando o farol baixo o motor deve continuar a funcionar.

    Com uma leve aceleração, perto de 1.000/1.100 rpm's ligue o ar, ele deve segurar.

    Se não tem contagiro imagine uma aceleração para sair do semáforo com o carro cheio num horário de pico (não falo em sair cantando pneus).

    Rapaz, eu falei de fazer isso uma vez aqui no fórum e fizeram o maior bicho de 7 cabeças. Disseram que ia queimar o regulador de tensão, queimar alternador, explodir a bateria, pegar fogo no motor, o mundo ia acabar kkkkk Depois disso nunca mais eu fiz. Mas você é bem mais experiente que eu, então vou fazer


    No meu quando a bateria fica com 11,5V fica pesado para girar o motor, então pelo menos uma vez por mês preciso dar uma carga na bateria. A bateria coloquei nova, também fiz esse teste de desconectar o positivo, e ligar os faróis, o carro se mantém ligado. No tempo que o carro fica parado eu desconecto o negativo da bateria. Então ela parece descarregar em uso. Fiz a medição do carregamento do alternador diretamente nos polos da bateria, carregava 12,3V.
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    Mensagem por Gerald Qui 25 Nov - 20:27:57

    Marcos Marcos escreveu:
    No meu quando a bateria fica com 11,5V fica pesado para girar o motor, então pelo menos uma vez por mês preciso dar uma carga na bateria. A bateria coloquei nova, também fiz esse teste de desconectar o positivo, e ligar os faróis, o carro se mantém ligado. No tempo que o carro fica parado eu desconecto o negativo da bateria. Então ela parece descarregar em uso. Fiz a medição do carregamento do alternador diretamente nos polos da bateria, carregava 12,3V.


    Uma tensão de 11.5V significa que a bateria tem apenas 20% de carga:

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 1-Chargestate


    Uma bateria com 12V tem aproximadamente 50% de carga, e uma bateria totalmente carregada apresenta uma tensão em aberto de cerca de 12.6V.


    Atenção, as tensões na figura acima são os valores de repouso, isto é, quando a bateria não está fornecendo nem recebendo corrente.

    Quando a bateria está em processo de carregamento, a tensão sobe  e pode chegar a 14V para uma bateria nova, quando ela atinge a carga total.

    É interessante notar que em uma bateria cansada, a tensão durante a carga pode ultrapassar 15V.  A explicação é uma bateria no final da vida apresenta alta resistência interna.

    Mas não se iluda, assim que a corrente de carga for desligada, a tensão em aberto da bateria velha cai quase que imediatamente e, obviamente, a capacidade da bateria em fornecer as altíssimas correntes necessárias para a partida fica drasticamente comprometida.

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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 20:52:48

    Marcos Marcos escreveu:
    ghbamorim escreveu:

    Rapaz, eu falei de fazer isso uma vez aqui no fórum e fizeram o maior bicho de 7 cabeças. Disseram que ia queimar o regulador de tensão, queimar alternador, explodir a bateria, pegar fogo no motor, o mundo ia acabar kkkkk Depois disso nunca mais eu fiz. Mas você é bem mais experiente que eu, então vou fazer


    No meu quando a bateria fica com 11,5V fica pesado para girar o motor, então pelo menos uma vez por mês preciso dar uma carga na bateria. A bateria coloquei nova, também fiz esse teste de desconectar o positivo, e ligar os faróis, o carro se mantém ligado. No tempo que o carro fica parado eu desconecto o negativo da bateria. Então ela parece descarregar em uso. Fiz a medição do carregamento do alternador diretamente nos polos da bateria, carregava 12,3V.

    Caraca! Isso é muito pouco, seja com todos os consumidores ligados, seja apenas com o motor ligado! Se não tiver problema de aterramento ou fiação muito envelhecida, é bem provável que o alternador esteja com baixo rendimento.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 21:06:00

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    No meu quando a bateria fica com 11,5V fica pesado para girar o motor, então pelo menos uma vez por mês preciso dar uma carga na bateria. A bateria coloquei nova, também fiz esse teste de desconectar o positivo, e ligar os faróis, o carro se mantém ligado. No tempo que o carro fica parado eu desconecto o negativo da bateria. Então ela parece descarregar em uso. Fiz a medição do carregamento do alternador diretamente nos polos da bateria, carregava 12,3V.


    Uma tensão de 11.5V significa que a bateria tem apenas 20% de carga:

    Luzes oscilando na lenta - Página 2 1-Chargestate


    Uma bateria com 12V tem aproximadamente 50% de carga, e uma bateria totalmente carregada apresenta uma tensão em aberto de cerca de 12.6V.


    Atenção, as tensões na figura acima são os valores de repouso, isto é, quando a bateria não está fornecendo nem recebendo corrente.

    Quando a bateria está em processo de carregamento, a tensão sobe  e pode chegar a 14V para uma bateria nova, quando ela atinge a carga total.

    É interessante notar que em uma bateria cansada, a tensão durante a carga pode ultrapassar 15V.  A explicação é uma bateria no final da vida apresenta alta resistência interna.

    Mas não se iluda, assim que a corrente de carga for desligada, a tensão em aberto da bateria velha cai quase que imediatamente e, obviamente, a capacidade da bateria em fornecer as altíssimas correntes necessárias para a partida fica drasticamente comprometida.

    Entendi Gerald, realmente quando tirava a carga do carregador, rapidamente a carga da bateria baixava de 14 e pouco para 12 e pouco. Mas o estranho é que a bateria tem 4 meses de uso é de 70A, claro que não é uma bateria de marca, mas achei que aguentou pouco
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 21:08:16

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:


    No meu quando a bateria fica com 11,5V fica pesado para girar o motor, então pelo menos uma vez por mês preciso dar uma carga na bateria. A bateria coloquei nova, também fiz esse teste de desconectar o positivo, e ligar os faróis, o carro se mantém ligado. No tempo que o carro fica parado eu desconecto o negativo da bateria. Então ela parece descarregar em uso. Fiz a medição do carregamento do alternador diretamente nos polos da bateria, carregava 12,3V.

    Caraca! Isso é muito pouco, seja com todos os consumidores ligados, seja apenas com o motor ligado! Se não tiver problema de aterramento ou fiação muito envelhecida, é bem provável que o alternador esteja com baixo rendimento.

    Pois é, também achei baixo o valor de carregamento, mas como mantinha as luzes e motor durante o teste, achei que pelo menos dava conta do consumo. Mas parece que não.
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 21:09:11

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Caraca! Isso é muito pouco, seja com todos os consumidores ligados, seja apenas com o motor ligado! Se não tiver problema de aterramento ou fiação muito envelhecida, é bem provável que o alternador esteja com baixo rendimento.

    Pois é, também achei baixo o valor de carregamento, mas como mantinha as luzes e motor durante o teste, achei que pelo menos dava conta do consumo. Mas parece que não.

    Qual alternador está usando?

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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 21:13:34

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sei que esta mensagem é antiga. Apenas a título de informação, alguns anos atrás, poucos anos depois que fiz o tópico sobre o alternador de 65A Arno do opala, um membro do fórum me mandou mensagem em PVT com fotos do alternador Dokcar de 100A que ele comprou fazia uns dois anos. O alternador deu problema e já estava fora da garantia, então ele desmontou e me mandou fotos dos componentes. O alternador - infelizmente - não é de fato 100A. Ele nada mais é do que um alternador 65A de opala com rotor, estator, ponte retificadora e regulador de voltagem (de 65A) novos.

    A que nível chegou a picaretagem..

    Se bem me lembro, cheguei a cogitar postar as fotos dos componentes internos do alternador aqui no fórum. Mas achei que a pessoa que me mandou as fotos de bom grado ia querer consertar o alternador e passar pra frente e isso poderia prejudicá-la. Ademais, não queria/quero problemas judiciais com o fabricante do alternador que poderia ficar inconformado. Vai que a postagem viraliza na internet e ganha abrangência em outros fóruns?
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 21:26:04

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Pois é, também achei baixo o valor de carregamento, mas como mantinha as luzes e motor durante o teste, achei que pelo menos dava conta do consumo. Mas parece que não.

    Qual alternador está usando?

    Não sei exatamente qual alternador é, é um boch parece original.Luzes oscilando na lenta - Página 2 Img_2025
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 21:41:36

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    A que nível chegou a picaretagem..

    Se bem me lembro, cheguei a cogitar postar as fotos dos componentes internos do alternador aqui no fórum. Mas achei que a pessoa que me mandou as fotos de bom grado ia querer consertar o alternador e passar pra frente e isso poderia prejudicá-la. Ademais, não queria/quero problemas judiciais com o fabricante do alternador que poderia ficar inconformado. Vai que a  postagem viraliza na internet e ganha abrangência em outros fóruns?

    E se fosse citar o alternador de forma genérica, sem identificar fabricante, nem fotos da marca. Não sei exatamente qual o procedimento para conserto, mas talvez ajudaria muita gente a não trocar o alternador por um novo
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    Luzes oscilando na lenta - Página 2 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 22:05:28

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Qual alternador está usando?

    Não sei exatamente qual alternador é, é um boch parece original.Luzes oscilando na lenta - Página 2 Img_2025
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    De fato não é o alternador original de opala (afinal, é bosch). Mas se não me engano, este alternador não tem componentes caros. Mas se tiver que trocar regulador de voltagem o ponte retificadora, tente comprar componentes originais da bosch. Se não me engano, este modelo tem o regulador de voltagem externo à carcaça e com as escovas integradas ao próprio regulador.


    Última edição por opala4cc em Qui 25 Nov - 22:08:23, editado 1 vez(es)

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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 22:07:29

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se bem me lembro, cheguei a cogitar postar as fotos dos componentes internos do alternador aqui no fórum. Mas achei que a pessoa que me mandou as fotos de bom grado ia querer consertar o alternador e passar pra frente e isso poderia prejudicá-la. Ademais, não queria/quero problemas judiciais com o fabricante do alternador que poderia ficar inconformado. Vai que a  postagem viraliza na internet e ganha abrangência em outros fóruns?

    E se fosse citar o alternador de forma genérica, sem identificar fabricante, nem fotos da marca. Não sei exatamente qual o procedimento para conserto, mas talvez ajudaria muita gente a não trocar o alternador por um novo

    Já tem tópico sobre conserto do alternador aqui no fórum, Marcos. Sobre o tal alternador de supostos 100A, não teria utilidade nenhuma colocar as fotos internas dele, já que é um Arno.

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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 22:21:03

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    E se fosse citar o alternador de forma genérica, sem identificar fabricante, nem fotos da marca. Não sei exatamente qual o procedimento para conserto, mas talvez ajudaria muita gente a não trocar o alternador por um novo

    Já tem tópico sobre conserto do alternador aqui no fórum, Marcos. Sobre o tal alternador de supostos 100A, não teria utilidade nenhuma colocar as fotos internas dele, já que é um Arno.

    Ah, entendi, obrigado.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 22:29:37

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Não sei exatamente qual alternador é, é um boch parece original.Luzes oscilando na lenta - Página 2 Img_2025
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    De fato não é o alternador original de opala (afinal, é bosch). Mas se não me engano, este alternador não tem componentes caros. Mas se tiver que trocar regulador de voltagem o ponte retificadora, tente comprar componentes originais da bosch. Se não me engano, este modelo tem o regulador de voltagem externo à carcaça e com as escovas integradas ao próprio regulador.

    Entendi, achei que fosse original, pois nunca vi um opala com outro alternador, a não ser boch. Nunca vi um arno.vou fazer mais uns testes, e talvez faça uma manutenção no alternador. Obrigado pelas informações.

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