por opala4cc Qua 23 Jul - 9:42:08
marcel.minatto escreveu: opala4cc escreveu:
Na foto 1:
Está tudo correto. A mangueira 1 é uma recirculação dos gases tóxicos que por ventura possam se acumular na tampa de válvulas. Eles são redirecionados ao coletor de admissão para que sejam enviados para as câmaras de combustão e seja feita a sua queima.
A mangueira 2 usa o vácuo do coletor de admissão para ajudar a mover a membrana dentro do hidro-vácuo no momento que o motorista pisa no freio, exigindo menos esforço no acionamento do pedal.
Na foto 2:
A conexão 2 é uma das duas mangueiras do ar quente. O dono anterior desligou o seu ar-quente. Vai para a válvula do ar quente, meu caro. Já a conexão 1 é uma circulação de líquido do arrefecimento para coletor.
Na foto 3:
A tampa da cumbuca tem dois tubinhos para conexão de mangueira. Uma você já sabe: liga um dos tubinhos da tampa da cumbuca no tubinho que vai logo abaixo da tampa do radiador. O outro tubinho você pode deixar aberto para o ar atmosférico ou conectar uma mangueirinha ali deixando a outra extremidade dessa mangueirinha em local que não receba sujeira, pois é um respiro do sistema de arrefecimento.
Funciona assim: a tampa do radiador tem uma mola calibrada. À medida em que o líquido de arrefecimento vai esquentando acima de uma certa temperatura dentro do range ideal da temperatura de trabalho do motor, a pressão no sistema comprime a mola fazendo passar uma quantidade de líquido de arrefecimento. Esse líquido é impulsionado dentro da mangueirinha até a cumbuca, fazendo o nível dentro dela subir. À medida que o motor esfria, o sistema de arrefecimento succiona de volta de dentro da cumbuca o líquido, que volta para o radiador. Durante esse processo a mola vai fechando de novo, vencendo a pressão do sistema. Quando o nível do líquido de arrefecimento vai se alterando - aumentando ou diminuindo - é necessária a saída ou entrada de ar, respectivamente, na cumbuca. É por isso que a tampa da cumbuca tem uma abertura para o ar atmosférico.
opa! grande dica amigo! obrigado! eu estou aguardando somente chegar mais umas 2 peças ai vou atualizar o topico! estou conseguindo mangueiras aeroquip, e dimensionado aranha, e muita coisa nova pra começar esse projeto! quando fazer vou ir ate o fim! hehe! por enquanto fica embaixo de uma lona la em casa!
Marcel:
Vou lhe dar dicas melhores ainda, fruto do que aprendi pelo tempo que tenho opala:
1) Não gaste em coisas como mangueiras aeroquip. É luxo antecipado. Conserte outras coisas no carro que você a recém comprou. Em carros usados, sempre aparecem surpresas depois da compra. Daqui a um ano talvez você ainda esteja descobrindo algumas coisas para consertar. Eu priorizaria gastos. Se você tiver de mexer no motor nesse período, é quase certo de que haverá monta-desmonta mangueiras, sendo que peças de qualidade ou originais são frequentemente caras.
2) Jogue fora a mangueira lonada que vai para o carburador, aquela de combustível. Essas mangueiras lonadas que estão no mercado hoje, são tão vagabundas que não duram 12 meses. Adicionalmente, são mais difíceis de notar quando estão velhas. Substitua-a por uma mangueira para injeção eletrônica para evitar ter de trocá-la todos os anos. Essa mangueira de que estou falando é aquela que manda combustível para o carburador. Ela resseca, se rompe e você terá vazamento de combustível dentro do cofre. Um perigo. Por isso, substitua todas as mangueiras que estão no carro por mangueiras não-lonadas. Estou falando daquele tipo de mangueira lonada que tem um tecido tramado na superfície e não daquelas mangueiras grossas de radiador que tem uma lona ENROLADA na superfície, tipo uma termotape.
3) Dê uma olhada nas buchas da suspensão dianteira. Se estiverem ruins, vão custar seu jogo de pneus quando resolver passear com mais frequência com sua caravan. Esse é um serviço cujo custo final é meio caro.
4) Troque o fluido de freio e da DH. Você vai evitar pinças encravadas (se já não estiverem) e surpresas na DH. Pouquíssima gente faz a troca anual desse fluido de freio. Essas medidas não aparecem quando você faz, mas poupam um prejuízo depois. São gastos que não dão aquele "up" no carro quando você olha pra ele, mas são muito mais prioritários.
5) Veja se o motor de arranque vira leve. Se estiver pesado, melhor tirar e revisar. É muito desagradável girar a chave à noite, com chuva e o arranque não funcionar de repente (comece inspecionando o automático do arranque na parte interna). Há tutoriais aqui no fórum sobre isso e você mesmo pode fazer.
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