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www.marcelinhospecialparts.com.br

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Mensagem por Murilo R em Seg 21 Jul - 14:46:47

Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar A SAIDA do T do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor
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Mensagem por Vitor Celestino em Seg 21 Jul - 14:59:09

Murilo R escreveu:Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar  A SAIDA do T  do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

Ao meu ver vc só estará encurtando o caminho do ar, agora "melhorar" já é outro assunto, esse respiro que vc quer montar ficará bonito esteticamente agora como funcionalidade temos que ver
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Mensagem por marcel.minatto em Seg 21 Jul - 15:33:20

esse respiro do do T pode ser anulado sem problemas! porem a ideia era circular esse ar quente passando por dentro do corpo do carburador e jogando dentro do hidro vaco! mas muitos não tem mais isso! não sei até que ponto interfere!
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Mensagem por Parolim77 em Seg 21 Jul - 15:34:39

Esse cano joga vapor de oleo na adm de ar do motor eu ja passei mal momentos com oleo descendo por ele e queimando no motor fazia uma fumaceira que parecia burnout kk

na minha opinao suja o ar que vai pro motor , num vai te dar 1000 hps mais melhora sim , tampe somente o furo do coletor de adm se nao voce ira ficar sem freio e o carro nao vai parar ligado , jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba ,poem o filtrinho ou a magueira mirando pra baixo pois vai pingar oleo abraço
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Mensagem por Vitor Celestino em Seg 21 Jul - 15:38:31

Parolim77 escreveu:Esse cano joga vapor de oleo na adm de ar do motor eu ja passei mal momentos com oleo descendo por ele e queimando no motor fazia uma fumaceira que parecia burnout kk

na minha opinao suja o ar que vai pro motor , num vai te dar 1000 hps mais melhora sim , tampe somente o furo do coletor de adm se nao voce ira ficar sem freio e o carro nao vai parar ligado , jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba ,poem o filtrinho ou a magueira mirando pra baixo pois vai pingar oleo abraço

Resumindo,

vc pode perder um pouco de sensibilidade do freio e o motor não vai aquecer ou segurar gases com o respiro...

é isso!
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Mensagem por ophala76 em Seg 21 Jul - 18:53:58

Posso aproveitar o tópico?

Comprei essa tampa de válvulas pro meu Opala:

respiro motor Image_225

e a mesma não tem o respiro lateral, que originalmente vai ligado ao coletor de admissão.

Estou meio encafifado com isso, cheguei a sonhar que o motor estava derretendo, literalmente, igual sorvete no asfalto...
(Estou achando que isso vira uma panela de pressão)

Sei que esse respiro leva os gases para serem queimados na admissão, preciso me preocupar em não tê-lo mais no meu carro?
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Mensagem por Isael em Ter 22 Jul - 8:14:28

Os respiros da tampa existem principalmente para alívio de pressão do sistema de lubrificação
e eles são ligados na admissão para redução de emissões...
a quantidade de respiros na tampa não muda nada, só não podem ser obstruídos!!!!!

o respiro q nenhum opala tem e q faz A DIFERENÇA é o de carter
somente motores modernos tem respiro de carter, que alivia a pressão (atmosféria) dentro do bloco

o único jeito de fazer um no opala é instalando uma bomba de combustível elétrica
e no lugar da bomba mecânica, vc põe um tampão com um espigão para mangueira
ou melhor, um tampão com uma válvula PCV
aí, enquanto o motor gira, e os pistões sobem e descem, não cria um bolsão de ar em baixo do pistão
reduzindo a resistência para o mesmo descer, e aproveitando melhor a energia da queima
Detalhes de carros de competição!!!!
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Mensagem por adpachec em Ter 22 Jul - 10:07:26

Murilo R escreveu:Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar  A SAIDA do T  do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

Melhorar não melhora, mas pode estabilizar a lenta.
O meu possui as 02 saídas, uma eu coloquei um filtro esportivo de óleo, e a outra que era ligada a panela do filtro eu desconectei da panela e fechei, a marcha lenta sem ela fica melhor.
A mangueira que vai ligada ao coletor eu desliguei e fechei a entrada no coletor, ela empobrece (e enfraquece) o motor, mas não desconecte a do servo freio.
O que não pode é fechar as 02 saídas do respiro.

 OKK 

Eu uso este:

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Mensagem por Paulo Corso em Ter 22 Jul - 13:31:01

Se o motor estiver em dia, não faz nem sentido retirar da mangueira do respiro do coletor de admissão, acho que não vai ganhar em nada, alias vai aumentar a emissão de poluentes. Os vapores de óleo são reaproveitados e queimados junto com a mistura, alias se você retirar a mangueira, vai ter que acertar essa mistura novamente, mas isso tudo se o motor estiver em ordem.


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Mensagem por carlos.miranda em Qua 30 Jul - 16:15:27

Galera notei que se eu dobrar a mangueira que vai da tampa para o coletor de admissão o carro morre, é normal? Achei muito estranho isso acontecer.

Abraço,

Carlos
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Mensagem por adpachec em Qua 30 Jul - 18:10:23

carlos.miranda escreveu:Galera notei que se eu dobrar a mangueira que vai da tampa para o coletor de admissão o carro morre, é normal? Achei muito estranho isso acontecer.

Abraço,

Carlos

Normal?
Depende do acerto do carburador, que no seu caso a principal fonte de ar é pela mangueira.
A meu ver, o ar entrando "por baixo" empobrece a mistura e retarda a resposta do carburador.
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Mensagem por carlos.miranda em Sex 1 Ago - 11:42:30

Então eu precisava saber se tem algo que eu posso fazer, porque aparentemente é algum problema, até a regulagem do ar não deve ficar certa por causa disso tbm, mesmo se eu fecho o ar todo o carro não morre.
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Mensagem por adpachec em Sex 1 Ago - 19:57:51

carlos.miranda escreveu:Então eu precisava saber se tem algo que eu posso fazer, porque aparentemente é algum problema, até a regulagem do ar não deve ficar certa por causa disso tbm, mesmo se eu fecho o ar todo o carro não morre.

Primeiro tem que ver a regulagem motor/carburador........
Este sistema de respiro tem que possuir uma válvula que se abre em rotação mais elevadas que a da marcha lenta, ou possuem dentro da tampa de válvula uma "palha de aço" que funciona como filtro e limitador do fluxo de ar que é aspirado pelo motor por esta mangueira.
Mas imagine esta palha de aço quando velha, vai perder sua eficiência, e o pior, pode ser puxada pelo motor e riscar as camisas dos cilindros.
Então verifique a situação, a palha de aço dentro da tampa, ou a válvula perto do coletor de admissão, se não possuir nada tente regular o carburador, mas no meu caso eu arranquei esta mangueira como já havia explicado.
A válvula:

respiro motor Ole0d

http://www.opaleirosdoparana.com/t32835-coletor-aquecido

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Mensagem por menegus1 em Sab 2 Maio - 18:07:51

fui mexer nessas mangueiras hoje e vi notável sensibilidade no parafuso de mistura do meu bura,,,

só que fiquei incafifafdo que no respiro da frente e no de tras que deixei abertos fica saindo uma fumacinha... será que isso nao é ruim??? ou é normal.
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Mensagem por adpachec em Sab 2 Maio - 18:22:12

menegus1 escreveu:fui mexer nessas mangueiras hoje e vi notável sensibilidade no parafuso de mistura do meu bura,,,

só que fiquei incafifafdo que no respiro da frente e no de tras que deixei abertos fica saindo uma fumacinha... será que isso nao é ruim??? ou é normal.

É vapor de óleo e sua condensação com o ar ambiente, mas se é muita fumaça, aí é anel quebrado.

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Mensagem por adonel em Sab 2 Maio - 18:29:01

Parolim77 escreveu:jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba

E ai adpachec? auhehauhae
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Mensagem por adpachec em Sab 2 Maio - 21:58:08

adonel escreveu:
Parolim77 escreveu:jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba

E ai adpachec? auhehauhae

Os motores Ap costuma entupir a válvula antichama e começa a fumar por pressão no motor, e muitos abrem o motor achando que tem coisa errada.
E é só a válvula...........

respiro motor Z

O Ap se não entope esta válvula entope a grade que tem embaixo dela, dentro da tampa.....mas aí é desleixo do dono.

Nos opalas mesmos os não preparados é melhor deixar a passagem de respiro livre, mesmo que só com um filtro esportivo de óleo.

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Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Maio - 22:24:35

adpachec escreveu:
menegus1 escreveu:fui mexer nessas mangueiras hoje e vi notável sensibilidade no parafuso de mistura do meu bura,,,

só que fiquei incafifafdo que no respiro da frente e no de tras que deixei abertos fica saindo uma fumacinha... será que isso nao é ruim??? ou é normal.

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Agora fiquei assustado,de vez em quando o meu solta fumaça no filtrinho que coloquei no respiro,mas o carro não fuma


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Mensagem por alex medina em Sab 2 Maio - 22:30:33

bruno silverstar83 escreveu:
adpachec escreveu:

É vapor de óleo e sua condensação com o ar ambiente, mas se é muita fumaça, aí é anel quebrado.

OKK

Agora fiquei assustado,de vez em quando o meu solta fumaça no filtrinho que coloquei no respiro,mas o carro não fuma
pode ficar tranquilo ,se fosse anel quebrado cm certeza vc saberia,hahaha,pq o negocio é feio
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Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Maio - 22:33:59

alex medina escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:

Agora fiquei assustado,de vez em quando o meu solta fumaça no filtrinho que coloquei no respiro,mas o carro não fuma
pode ficar tranquilo ,se fosse anel quebrado cm certeza vc saberia,hahaha,pq o negocio é feio

Tomara que não seja mesmo,esse vapor sempre aparece depois de uma puxada violenta kkkk
mas nã deve ser anel mesmo,porque não abaixa o nível


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Mensagem por alex medina em Sab 2 Maio - 22:35:47

hahaha entao ta normal brunao,fica de boa,anel quebrado o carro falah,sai muita fumaça pelo o respiro,ate a vareta do oleo pula fora,hahaahh
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Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Maio - 22:46:59

alex medina escreveu:hahaha entao ta normal brunao,fica de boa,anel quebrado o carro falah,sai muita fumaça pelo o respiro,ate a vareta do oleo pula fora,hahaahh

Agora fiquei tranquilo hehe,valeu Alex OKK


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Mensagem por adpachec em Dom 3 Maio - 15:28:54

Anel quebrado de pistão:

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Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 3 Maio - 16:01:06

Carai... o meu quando solta fumaça não é tanta assim,e o problema é que o óleo esfria e fica no filtrinho que tem no respiro,ai pinga no coletor de escape respiro motor 77560


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Mensagem por adpachec em Dom 3 Maio - 16:06:08

O filtro fica na horizontal e pinga mesmo, o melhor seria achar uma curva de 90° ou um cotovelo.
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Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 3 Maio - 16:10:57

adpachec escreveu:O filtro fica na horizontal e pinga mesmo, o melhor seria achar uma curva de 90° ou um cotovelo.

Tambem pensei nisso,mas acho que vou por um reservatório pequeno mesmo,fica até bacana no cofre


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Mensagem por megadeth em Sex 13 Nov - 20:36:31

amigos meu hidrovácuo está isolado(pois está furado) fiu trocar a mangueira e tinha um parafuso dentro, então um dos respiros já está isolado certo?o carro esta assim faz uns 2 anos e uso todo dia
o que eu poderia fazer para continuar com o hidro isolado e liberar esse respiro
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Mensagem por adpachec em Sab 14 Nov - 9:30:57

megadeth escreveu:amigos meu hidrovácuo está isolado(pois está furado) fiu trocar a mangueira e tinha um parafuso dentro, então um dos respiros já está isolado certo?o carro esta assim faz uns 2 anos e uso todo dia
o que eu poderia fazer para continuar com o hidro isolado e liberar esse respiro


O pedal de freio não fica duro demais sem hidrovácuo?

A entrada no coletor que é do Hidrovácuo tampe ela, um pedaço e mangueira e um tarugo dentro (ou parafuso) preso com abraçadeira.
A do respiro, ou deixe ligado no coletor, ou tampe ele também (coletor) e deixe um respiro na tampa.

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Mensagem por eleandro kalckmann em Sab 14 Nov - 11:27:18

axo q eu to meio fora da caxola kkkkkk li tudo e ainda nao entendi uma coisa obvia kkkkkk

a questao é a seguinte;
Na tampa de valvula existe 2 saidas de gases q sao re-adimitidas pelo motor....mas se eu deixar sem as duas mangueiras e apenas colocar um filtro ou até mesmo colocar umas mangueiras mais compridas viradas para baixo .....tem algum problema?
as saidas sao as da foto abaixo!!!!
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Mensagem por adpachec em Sab 14 Nov - 13:14:24

O da direita eu liguei na panela do filtro e o da esquerda em um filtro esportivo.

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Mensagem por megadeth em Sab 14 Nov - 16:53:47

adpachec escreveu:
megadeth escreveu:amigos meu hidrovácuo está isolado(pois está furado) fiu trocar a mangueira e tinha um parafuso dentro, então um dos respiros já está isolado certo?o carro esta assim faz uns 2 anos e uso todo dia
o que eu poderia fazer para continuar com o hidro isolado e liberar esse respiro


O pedal de freio não fica duro demais sem hidrovácuo?

A entrada no coletor que é do Hidrovácuo tampe ela, um pedaço e mangueira e um tarugo dentro (ou parafuso) preso com abraçadeira.
A do respiro, ou deixe ligado no coletor, ou tampe ele também (coletor) e deixe um respiro na tampa.

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Olha o pedal fica um pouco duro sim mas eu acostumei faz 2 anos que está assim
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Mensagem por JonasJf em Sab 14 Nov - 23:06:07

Não sou entendedor não mas já passei uns apertos com esses respiros. Como dito ai pra cima, eles servem pra aliviar a pressão interna do motor (e por isso nunca se pode fechar os dois respiros)!

O esquema de ligação dele cria um fluxo de ar que entra pelo filtro de ar > respiro da frente > interior da tampa de válvula > coletor de admissão. Isso faz com que o vapor de óleo seja readmitido e queimado, além de ajudar na lubrificação de válvulas. Detalhe importante é que no "T" que vai no coletor de admissão, a perna que recebe a mangueira da tampa de válvulas, apesar de ser mais grossa, tem um furo pequeno pra limitar a pressão do vácuo (tipo um gicleur)...se fizer qualquer adaptação e colocar algo que não limite essa pressão do vácuo vai cair óleo na admissão e enfumaçar tudo, além de não dar lenta.

Já li também que em carros a alcool a supressão desse sistema ocasiona mais borra nas válvulas...não sei pq...

Enfim...se tá lá creio que tenha um porque...pensei em isolar no meu carro mas desisti.

Se quiser tampar vai ter que regular carburador de novo, afinal perde-se uma entrada de ar, e tem que deixar pelo menos um dos dois respiros abertos e com filtro.
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Mensagem por christian em Ter 5 Set - 22:52:38

Os mais entendidos me ajudem por favor,eu fiz o respiro principalmente porque troquei o cabecote e fui de 10 pra 13 de taxa,coloquei reservatorio e duas mangueiras de 3/4 na tampa de válvula, e no carter,e toda volta que eu dou com o carro eu ando entre uns 5 km já acumula uns 100ml de álcool no reservatorio,não tem um pingo sequer de óleo,e não parece ter água,quando eu tiro o que tem no reservatorio o cheiro é de álcool puro,alguém sabe se é normal tanto alcool assim acumulando no reservatorio?
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Mensagem por Eder Harisson em Qua 29 Ago - 15:35:31

Revivendo o tópico pra tirar uma dúvida.
Meu 6cil é a gasolina e usa comando 260 da kuir. Quero fazer o respiro do carter onde era a bomba de combustivel. Não queria instalar reservatório pro respiro pois não gosto esteticamente, e não faz muito sentido sendo a gasolina. A pergunta é, ligar uma mangueira do carter até a tampa de valvula é suficiente?
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Mensagem por christian em Qua 29 Ago - 20:57:05

Boa noite,acredito que seja suficiente,mas tu pode ligar junto no filtro de ar.
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 30 Ago - 8:27:28

Eder Harisson escreveu:Revivendo o tópico pra tirar uma dúvida.
Meu 6cil é a gasolina e usa comando 260 da kuir. Quero fazer o respiro do carter onde era a bomba de combustivel. Não queria instalar reservatório pro respiro pois não gosto esteticamente, e não faz muito sentido sendo a gasolina. A pergunta é, ligar uma mangueira do carter até a tampa de valvula é suficiente?


qual seria a vantagem nisso?


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Mensagem por Sergio Rocha em Qui 30 Ago - 8:42:25

Esses respiros jamais podem ser fechados, colocar filtro no lugar deles é  uma prática muito usada. Eu particularmente acho q o ideal é deixarorigonal, porque o vácuo formado pelo motor suga os gases  é diminue a pressão muito mais do q só com o filtro.  Quanto a respiro para o Carter ,a vareta de óleo já faz essa função.

Abs
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Mensagem por abner rodrigues de souza em Qui 30 Ago - 9:05:11

Murilo R escreveu:Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar  A SAIDA do T  do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

Também tenho essa duvida, vi uns filtros pequenos acoplados na saída lateral e até achei bacana, mas sempre me perguntei para que servem esses respiros Question

Meu filtro que já veio no carro é do tipo marmita e a abertura lateral está desobstruída, sem nada, mas, vai saber né? por via das duvidas, vou procurar esse filtro ai também  scratch
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 30 Ago - 9:20:44

abner rodrigues de souza escreveu:
Murilo R escreveu:Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar  A SAIDA do T  do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

Também tenho essa duvida, vi uns filtros pequenos acoplados na saída lateral e até achei bacana, mas sempre me perguntei para que servem esses respiros Question

Meu filtro que já veio no carro é do tipo marmita e a abertura lateral está desobstruída, sem nada, mas, vai saber né? por via das duvidas, vou procurar esse filtro ai também  scratch


o sergio acabou de responder isso logo acima......antes de vc perguntar kkkkkkkkkk


e eu tenho a mesma opiniao q a dele.


o seu filtro nao sendo original e nao tendo a ligacao correta pra encaixar essa mangueira do respiro é um caso diferente.


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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 30 Ago - 9:28:48

Marcos Adriano escreveu:
Eder Harisson escreveu:Revivendo o tópico pra tirar uma dúvida.
Meu 6cil é a gasolina e usa comando 260 da kuir. Quero fazer o respiro do carter onde era a bomba de combustivel. Não queria instalar reservatório pro respiro pois não gosto esteticamente, e não faz muito sentido sendo a gasolina. A pergunta é, ligar uma mangueira do carter até a tampa de valvula é suficiente?


qual seria a vantagem nisso?


li o topico todo......ja descobri qual é a vantagem OKK


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 4 Set - 19:31:28

pessoal aproveitando q o assunto veio a tona:

apos ter trocado os tuchos, bronzinas, comando, bomba de oleo e etc do meu motor percebi q o mesmo baixa oleo quando esta no nivel "CHEIO"

ou seja: se eu completar o oleo e deixar bem no nivel cheio da vareta ele baixa de 0.5L a 1L e depois para de baixar....nunka baixa menos q do minimo....

o oleo q baixa vaza pela vareta de oleo, escorre pelo arranque e etc etc etc...dai vira aquele meleiro.


quando tiro a vareta com o motor em funcionamento percebo vir uma grande quantidade de vapor de oleo e respingos de oleo por ali....quanto mais giro mais vapor e respingos.

um respiro de carter ajudaria nisso?

hj comecei a bolar um respiro em cima da tampinha q eu fiz pra tapar o lugar original da minha bomba mecanica ha um tempo atraz assim q comecei a usar bomba eletrica com comando de omega...

essa mangueira do respiro eu estou pensado em ligar em um T junto com a mangueira q sai de cima da tampa de vavula q vai ficar ligada na tomada de vacuo do coletor de admissao (original)

é algo bem simples e pra teste....totalmente possivel reverter.....

alguem me da alguma dica?


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Mensagem por Eder Harisson em Ter 4 Set - 20:07:44

Acho que você tem que fazer exatamente isso mesmo! Vai aliviar bastante a pressão no carter, evitar vazamentos e porque não tirar até um rendimento a mais. Eu vou fazer um respiro do buraco da bomba ligando na tampa de valvula, mais pra frente devo colocar um reservatorio e ligar tampa de valvula e respiro do carter, não faço agora pq nao quero comprar esses baratos do ML, acho muito feio.
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Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 4 Set - 20:11:25

Marcos Adriano escreveu:pessoal aproveitando q o assunto veio a tona:

apos ter trocado os tuchos, bronzinas, comando, bomba de oleo e etc do meu motor percebi q o mesmo baixa oleo quando esta no nivel "CHEIO"

ou seja: se eu completar o oleo e deixar bem no nivel cheio da vareta ele baixa de 0.5L a 1L e depois para de baixar....nunka baixa menos q do minimo....

o oleo q baixa vaza pela vareta de oleo, escorre pelo arranque e etc etc etc...dai vira aquele meleiro.


quando tiro a vareta com o motor em funcionamento percebo vir uma grande quantidade de vapor de oleo e respingos de oleo por ali....quanto mais giro mais vapor e respingos.

um respiro de carter ajudaria nisso?

hj comecei a bolar um respiro em cima da tampinha q eu fiz pra tapar o lugar original da minha bomba mecanica ha um tempo atraz assim q comecei a usar bomba eletrica com comando de omega...

essa mangueira do respiro eu estou pensado em ligar em um T junto com a mangueira q sai de cima da tampa de vavula q vai ficar ligada na tomada de vacuo do coletor de admissao (original)

é algo bem simples e pra teste....totalmente possivel reverter.....

alguem me da alguma dica?

Já testou a compressão dos cilindros?Quando joga óleo pela vareta não é bom sinal,pode estar escapando compressão pelos anéis.
Experimente deixar as 2 saídas dos respiros livres.


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Mensagem por chevy250 em Ter 4 Set - 20:22:33

JonasJf escreveu:Não sou entendedor não mas já passei uns apertos com esses respiros. Como dito ai pra cima, eles servem pra aliviar a pressão interna do motor (e por isso nunca se pode fechar os dois respiros)!

O esquema de ligação dele cria um fluxo de ar que entra pelo filtro de ar > respiro da frente > interior da tampa de válvula > coletor de admissão. Isso faz com que o vapor de óleo seja readmitido e queimado, além de ajudar na lubrificação de válvulas. Detalhe importante é que no "T" que vai no coletor de admissão, a perna que recebe a mangueira da tampa de válvulas, apesar de ser mais grossa, tem um furo pequeno pra limitar a pressão do vácuo (tipo um gicleur)...se fizer qualquer adaptação e colocar algo que não limite essa pressão do vácuo vai cair óleo na admissão e enfumaçar tudo, além de não dar lenta.

Já li também que em carros a alcool a supressão desse sistema ocasiona mais borra nas válvulas...não sei pq...

Enfim...se tá lá creio que tenha um porque...pensei em isolar no meu carro mas desisti.

Se quiser tampar vai ter que regular carburador de novo, afinal perde-se uma entrada de ar, e tem que deixar pelo menos um dos dois respiros abertos e com filtro.

Bela explicação! Mandei um like para você.

Finalmente entendi porque existem as duas conexões (uma é entrada e outra é saída). Eu ficava encafifado pois achava que o vácuo era feito pela conexão que vai ao filtro de ar, mas não fazia sentido já que a outra mangueira ia para o coletor onde o vácuo é muito mais forte. E quando eu tirava a mangueira do filtro de ar eu sentia que tinha vácuo vindo da tampa de vávula, mas não entendia pois era um pequeno vácuo apenas. A restrição na mangueira que vai para o coletor explica tudo. O fato de pegar o ar do filtro de ar faz sentido pois já vem filtrado (dãa rsss). E as direções que voce citou deixou tudo bem claro.

Parabéns!
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Mensagem por felipeleox em Qua 5 Set - 8:03:16

Um amigo estava com este problema de vazar óleo pela vareta. Ele usava um filtro esportivo no carburador, e um filtro pequeno no respiro.
Provisoriamente ele apenas retirou esse "filtrinho" e o vazamento parou.

Obs. O dele é 6c.

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Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 5 Set - 11:53:09

Marcos Adriano escreveu:pessoal aproveitando q o assunto veio a tona:

apos ter trocado os tuchos, bronzinas, comando, bomba de oleo e etc do meu motor percebi q o mesmo baixa oleo quando esta no nivel "CHEIO"

ou seja: se eu completar o oleo e deixar bem no nivel cheio da vareta ele baixa de 0.5L a 1L e depois para de baixar....nunka baixa menos q do minimo....

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um respiro de carter ajudaria nisso?

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essa mangueira do respiro eu estou pensado em ligar em um T junto com a mangueira q sai de cima da tampa de vavula q vai ficar ligada na tomada de vacuo do coletor de admissao (original)

é algo bem simples e pra teste....totalmente possivel reverter.....

alguem me da alguma dica?


o marcos blz....tava aqui eu pensando e me ocorreu uma duvida...
ao colocar oleo vc coloca a quantia que pede na tabela ou vai colocando ate chegar namedida que deseja pela vareta????

pode ser que em algum momento tenha sido alterado a vareta ou o suporte dela dando divergencia entra a medida real e a que marca na vareta....
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 5 Set - 16:24:06

coloco 4,5 litros


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Mensagem por chevy250 em Qua 5 Set - 17:56:33

Quando não troco o filtro, o meu (6cil gasolina) vai para o meio da marcação da vareta com 3.5 litros.
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 5 Set - 18:38:07

toda troca de oleo eu troco o filtro junto....exatos 4 litros e meio da certinho no nivel cheio da vareta....

porem abortei a operacao do respiro de carter...comecer fazer mas percei q nao ficaria legal do jeito q eu descrevi....

vou deixar queto por enquanto e tentar ver o porque disso


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Mensagem por jeanbuzzello em Sex 13 Set - 7:45:44

Pessoal, pelo que eu entendi o respiro que sai da tampa de valvulas e vai para o coletor serve para jogar alguns gases para serem re-aproveitados na combustão, e que sem a valvula PCV (ou VPC, sei la) os fluxo de ar constante mesmo em marcha lenta fica empobrecendo a mistura, por isso isolam essa entrada desse respiro na admissao. Entao no fundo o mais certo seria colocar essa valvula no sistema....

É TÃO DIFICIL ENCONTRAR ESSA VALVULA ASSIM? Não exite nenhuma paralela?



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