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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Instalação da antena elétrica! Empty Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 Nov - 15:24:14

    Estimados, abri esse tópico pra demonstrar umas fotos do processo de instalação da minha antena elétrica. A antena original estava defeituosa e pela dificuldade e custo do reparo optei por comprar uma nova. O modelo em questão é a Classic da Olimpus. É nada mais do que a versão moderna da mesma antena utilizada no Opala. É praticamente a mesma coisa.
    Meu rádio é um Pionner, modelo DEH-X3680UI. Pelo sistema original toda vez que se liga o rádio a antena sobe automaticamente. Não só esse modelo de rádio como outros tem esse funcionamento. Todavia só usamos a antena pra captar sinal pra AM/FM, então não tem necessidade da antena subir quando for usar a entrada USB ou o leitor de CD, por isso instalei uma chave liga/desliga pra bloquear o acionamento da antena quando eu desejar contribuindo assim pra um menor desgaste da mesma, ou seja, só vai subir quando do uso do AM/FM.
    A instalação foi simples apesar de trabalhosa pois precisei passar o fio do sinal e o cabo desde lá do porta-malas até na frente. Recomendo desmontar o painel pra passar a fiação caso seja necessário. Vamos às fotos:

    Instalação da antena elétrica! DSC00566
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    Desmontagem da antena velha:

    Instalação da antena elétrica! DSC00569
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    Instalação da antena elétrica! DSC00570
    images

    A antena velha:

    Instalação da antena elétrica! DSC00571
    image url upload

    A mãe e a filha:

    Instalação da antena elétrica! DSC00573
    adult image sharing

    Extensão nova do cabo da antena (precisei comprar pois algum corno cortou a ponta do cabo original) e a chavinha:

    Instalação da antena elétrica! DSC00576
    20mb image hosting

    A chave liga/desliga:

    Instalação da antena elétrica! DSC00577
    free image hosting

    Fiz um furinho e coloquei naquela peça plástica de acabamento da coluna de direção, não achei lugar melhor. Como a chave é pequena ficou bem discreta:

    Instalação da antena elétrica! DSC00579
    image hosting adult

    Instalação da antena elétrica! DSC00580
    image hosting 30 mb

    Instalação da antena elétrica! DSC00586
    image post

    A antena já instalada. Houve a necessidade de fazer dois furos na lataria pra instalar o suporte:

    Instalação da antena elétrica! DSC00585
    image upload with preview

    Por último um detalhe muito interessante que descobri recentemente. A antena tem um dreno de água, fica na base dela, tem um bocal pra escoamento e no fundo do porta-malas tem um buraco pra passagem do cano. Por sorte achei aqui em casa um pedaço de cano que serviu perfeitamente:

    Instalação da antena elétrica! DSC00594
    click image upload


    Considerações:

    Se a fiação do carro estiver em ordem a instalação é muito fácil. A antena possui 3 fios:
    PRETO: Negativo, vai aterrado na carcaça.
    VERMELHO: Positivo, vai conectado ao fio vermelho vindo do chicote original do carro. Alimentação.
    VERDE: Fio do sinal remoto do rádio. Esse fio vai até no rádio do carro sendo conectado ao fio AZUL do mesmo. Por padrão essa é a cor utilizada nos chicotes dos rádios para o fio remoto. É nesse fio que devemos instalar a chave liga/desliga. A chavinha tem dois pólos, podem observar na foto. É só cortar o fio e emendar uma ponta em cada pólo. Soldei as pontas pra fazer o acabamento.
    CABO: Basta conectar à extensão que leva até o rádio.

    A antena acionada:

    Instalação da antena elétrica! DSC00598
    free upload pictures

    E funciona mesmo. Com ela abaixada mal pegam as estações. Foi um investimento que valeu muito a pena, fiquei satisfeito. Vou postar um vídeo dela em funcionamento pra vcs verem.
    Qualquer dúvida podem perguntar.
    Um abraço.


    Última edição por Rubão6cc em Sáb 19 Nov - 16:06:42, editado 1 vez(es)


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    willianscmotta e marcola gostam desta mensagem

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    Mensagem por Will/SP Dom 16 Nov - 15:42:57

    Oh Rubão, valeu pelo tópico, muito bem explicado, ilustrado e excelente serviço. Agradeço a dica do dreno d´ água, não tinha me atentado ao detalhe. Abraços
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    Mensagem por thallisguimaraes Dom 16 Nov - 16:56:24

    Muito bom o topico.


    A minha caravan tem a antena, nem sei se funciona mais


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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Dom 16 Nov - 17:00:12

    Amigo eu tenho uma antena elétrica olimpus sera que eu consigo instalar no lugar da original no coupe 76?
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    Mensagem por amedeiros Dom 16 Nov - 17:16:02

    Fiz a mesma instalação no meu Coupe 77, com a mesma localização porém mais inclinada para tráz como era antigamente. Laercio se instalar na frente terá de furar a caixa do paralama e poderá entrar agua no local.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 16 Nov - 17:39:39

    Muito bacana essa antena


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    Mensagem por Alexandre Opaleiro Dom 16 Nov - 18:02:07

    Muito bom mesmo o tópico, show!

    Não sabia que existia fabricação nova dessa antena, é igual as das antigas!

    Valeu!!
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 Nov - 18:23:17

    Laercio Tomaz Jr escreveu:Amigo eu tenho uma antena elétrica olimpus sera que eu consigo instalar no lugar da original no coupe 76?

    Essas antenas são facilmente adaptáveis...essa mesmo serve em vários modelos GM...não sei qual é sua antena...mas é teta pra instalar...eu aproveitei e coloquei uma borrachinha na junção com o para-lama pra vedar contra a água...modéstia parte caprichei bastante no serviço.


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 Nov - 18:24:37

    Agradeço muito aos demais...vou postar um vídeo pequeno do funcionamento da antena.


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    Mensagem por tcheco 8687 Dom 16 Nov - 19:37:16

    Valeu Rubao,

    Bem explicadinho........

    Otimo topico.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 Nov - 19:45:55

    Obrigado Tcheco..

    Segue pequeno vídeo que gravei demonstrando a antena em funcionamento. Quando ligo o rádio a chave que instalei está ON sendo o funcionamento no modo original...depois boto a chave em OFF pra bloquear a antena:



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    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 Nov - 19:48:19

    Se quiserem continuar a ouvir a música do Van Halen vão ter que baixar..rsrs


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    Mensagem por Ronaldo Arujá Seg 17 Nov - 6:01:06

    Muito bom Rubão.... Ainda mais com a trilha sonora... Vou ver se eu consigo adquirir uma antena elétrica e tentar fazer o mesmo esquema que o você fez, para colocar no meu também... como tudo está desmontado, vai ser mais fácil puxar a fiação....
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    Mensagem por renonjr Seg 17 Nov - 7:08:27

    Rubao, quanto pagou nessa antena? Acha fácil em lojas ou só pela net?
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 17 Nov - 7:32:02

    renonjr escreveu:Rubao, quanto pagou nessa antena? Acha fácil em lojas ou só pela net?

    Renon, comprei mês passado pelo ML, paguei 209 $
    Mas já subiu o preço, com certeza é o efeito Dilma:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604125006-antena-eletrica-olimpus-original-universal-monza-diplomata-_JM

    Pode ser encontrada em lojas de instalação de som mas é meio difícil, eu procurei aqui na cidade e não achei. Fica mais fácil achar no ML mesmo.

    Abraço..


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 17 Nov - 7:41:36

    A antena não é barata mas vale a pena o investimento, gostei muito do resultado...acho que já comentei...com ela abaixada mal pegam as estações, com ela acionada o som fica bem limpo...sem contar que as antenas de para-brisa não proporcionam a mesma qualidade de recepção segundo relatos.

    Valeu muito a pena o investimento.


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    Mensagem por tcheco 8687 Seg 17 Nov - 19:38:00

    Belo video Rubao.

    Eu achei a minha em uma loja de pecas bem estragadinha a caixa, veio por 180,00 mas fz uns 2 anos.

    E da mesma marca.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 18 Nov - 6:14:37

    tcheco 8687 escreveu:Belo video Rubao.

    Eu achei a minha em uma loja de pecas bem estragadinha a caixa, veio por 180,00 mas fz uns 2 anos.

    E da mesma marca.

    Preço velho mesmo, a inflação veio e acabou com tudo..


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    Mensagem por Alex Marinho Ter 18 Nov - 7:56:36

    Muito show essa antena.
    A minha funciona perfeitamente, porem, nunca fica reta.
    Toda vez que ela sobe, esta um pouquinho torta pra um lado, geralmente pra traz. Ai vou lá e desentorto, deixo retinha.
    No outro dia, entorta de novo. Muito estranho.
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    Mensagem por *Mix* Ter 18 Nov - 8:17:44

    Alex Marinho escreveu:Muito show essa antena.
    A minha funciona perfeitamente, porem, nunca fica reta.
    Toda vez que ela sobe, esta um pouquinho torta pra um lado, geralmente pra traz. Ai vou lá e desentorto, deixo retinha.
    No outro dia, entorta de novo. Muito estranho.

    No minimo é alguém que faz isso escondido de ti, pra te sacanear kkkkkkk
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por Alex Marinho Ter 18 Nov - 9:39:23

    *Mix* escreveu:
    Alex Marinho escreveu:Muito show essa antena.
    A minha funciona perfeitamente, porem, nunca fica reta.
    Toda vez que ela sobe, esta um pouquinho torta pra um lado, geralmente pra traz. Ai vou lá e desentorto, deixo retinha.
    No outro dia, entorta de novo. Muito estranho.

    No minimo é alguém que faz isso escondido de ti, pra te sacanear kkkkkkk

    Kkkkkk não pode ser.
    não tem como, ela só estende se o carro estiver ligado, ou seja, andando. Enquanto parado fica recolhida. Não fica estendida sem eu por perto ou dentro do carro. Muito estranho
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    Mensagem por Paulo Corso Qua 19 Nov - 10:31:42

    Ficou show de bola, sem contar que é tesão ver a antena funcionando. Deu um charme a mais no diplomata.

    Gostei desse lance da chavinha, no meu eu coloquei um fusível no porta malas, qaudno quero desativar a antena eu retiro ele, mas dai fico sem FM, se bem que raramente ouço FM, só USB mesmo.


    Última edição por Paulo Corso em Sex 26 Jan - 12:35:06, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por Rubão6cc Qua 19 Nov - 14:27:05

    Paulo Corso escreveu:Ficou show de bola, sem contar que é tesão ver a antena levantando (vixe ficou meio gay isso). Deu um charme a mais no diplomata.

    Gostei desse lance da chavinha, no meu eu coloquei um fusível no porta malas, qaudno quero desativar a antena eu retiro ele, mas dai fico sem FM, se bem que raramente ouço FM, só USB mesmo.

    Valeu Paulo!! Quero te agradecer novamente por mais uma dica que me passou...sobre o dreno da antena...eu nem imaginava que existia isso...se não tivesse me falado iria ficar sem o caninho e provavelmente iria ficar entrando água no porta-malas..


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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Qua 19 Nov - 17:23:51

    Galera sera que essa mais fina daria certo no lugar da original no coupe antigo
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 12 Fev - 11:28:57

    Tava navegando na net e achei por acaso esse texto muito bom e explicativo sobre a instalação de antena elétrica automotiva e achei interessante compartilhar por aqui:

    http://pt.wikihow.com/Substituir-a-Antena-El%C3%A9trica-do-R%C3%A1dio-do-Carro


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    Mensagem por Augusto Siqueira Qui 12 Fev - 18:34:59

    Alguém poderia afirmar se o Comodoro 4P vinha de fábrica com antena no para-lama traseiro (esquerdo) ou dianteiro (direito)??
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    Mensagem por maximoidemar Qui 12 Fev - 19:04:14

    Rubão6cc escreveu:Obrigado Tcheco..

    Segue pequeno vídeo que gravei demonstrando a antena em funcionamento. Quando ligo o rádio a chave que instalei está ON sendo o funcionamento no modo original...depois boto a chave em OFF pra bloquear a antena:


    Parabéns Rubbao pela informação, tem até trilha sonora , ficou show de bola.
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    Mensagem por Müller Qui 12 Fev - 20:08:15

    Augusto Siqueira escreveu:Alguém poderia afirmar se o Comodoro 4P vinha de fábrica com antena no para-lama traseiro (esquerdo) ou dianteiro (direito)??

    No meu Comodoro 90 fica na traseira.


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    Mensagem por Augusto Siqueira Qui 12 Fev - 20:14:07

    Desculpem-me!! Na verdade a minha duvida é sobre o Comodoro 86
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 13 Fev - 6:43:28

    Augusto Siqueira escreveu:Alguém poderia afirmar se o Comodoro 4P vinha de fábrica com antena no para-lama traseiro (esquerdo) ou dianteiro (direito)??

    Creio que seja no para-lama traseiro..a maioria saiu assim..

    maximoidemar escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Obrigado Tcheco..

    Segue pequeno vídeo que gravei demonstrando a antena em funcionamento. Quando ligo o rádio a chave que instalei está ON sendo o funcionamento no modo original...depois boto a chave em OFF pra bloquear a antena:


    Parabéns Rubbao pela informação, tem até trilha sonora , ficou show de bola.

    Valeu amigo...a trilha sonora foi escolhida especialmente para o vídeo Cool
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    Mensagem por Augusto Siqueira Seg 16 Fev - 19:00:38

    Rubao,

    qual a dica que você dá para marcar o local correto de furação no para-lama traseiro?

    E a furação no assoalha para o dreno da antena?
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 16 Fev - 19:05:13

    Augusto Siqueira escreveu:Rubao,

    qual a dica que você dá para marcar o local correto de furação no para-lama traseiro?

    E a furação no assoalha para o dreno da antena?

    Orra Augusto...é difícil dizer..mas posso bater uma foto da vista por cima que dá pra basear o local pela tampa do porta malas..e tem uma foto lá em cima mostrando certinho o buraco do dreno...não tem muito erro não..


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 16 Fev - 19:07:27

    Obs: finalmente agora estou recolocando o carpete pra fechar a antena...depois de tanto tempo aguardando o momento certo de comprar uma nova..depois bato umas fotos..


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    Mensagem por opala4cc Qui 19 Fev - 2:43:15

    Rubão6cc escreveu:Obs: finalmente agora estou recolocando o carpete pra fechar a antena...depois de tanto tempo aguardando o momento certo de comprar uma nova..depois bato umas fotos..

    Fala, Rubão!

    Só por curiosidade: qual era o defeito da antena elétrica antiga?
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 19 Fev - 6:06:38

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Obs: finalmente agora estou recolocando o carpete pra fechar a antena...depois de tanto tempo aguardando o momento certo de comprar uma nova..depois bato umas fotos..

    Fala, Rubão!

    Só por curiosidade: qual era o defeito da antena elétrica antiga?

    A antena disparou sozinha com o carro parado na garagem, ficou girando o motor mas a antena não subia...isso porque o macarrão estava partido...sobre ter disparado creio que deve ter sido pau no rele..um eletricista me disse que pode acontecer do macarrão novo não casar lá dentro, fora isso dei uma pesquisada e achei o preço do mesmo meio salgado..por isso optei por comprar uma antena nova..aliás, um rapaz aqui do fórum apareceu querendo comprar a antena antiga...de 2 ele vai tentar fazer uma..


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    Mensagem por Augusto Siqueira Qui 19 Fev - 7:15:28

    Uma pergunta Rubao:

    Existe diferenças estéticas destes modelos atualmente disponíveis no mercado, quando comparado com os modelos da época?
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 19 Fev - 10:20:45

    Augusto Siqueira escreveu:Uma pergunta Rubao:

    Existe diferenças estéticas destes modelos atualmente disponíveis no mercado, quando comparado com os modelos da época?

    Sim, já tinha até postado uma foto comparativa, vou repetir:

    Instalação da antena elétrica! DSC00573
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    Mensagem por Diplo87 Qui 19 Fev - 10:31:37

    Bacana o tópico Rubão,

    To com uma dessas há tempos jogada na mala esperando arrumar um tempo pra instalar...

    Abraço.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 19 Fev - 11:04:07

    Diplo87 escreveu:Bacana o tópico Rubão,

    To com uma dessas há tempos jogada na mala esperando arrumar um tempo pra instalar...

    Abraço.

    Legal Andre...vale a pena, além do visual que deixa o carro mais bonito, funciona muito bem...é bom pra escutar uma notícia no AM..


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    Mensagem por opala4cc Qui 19 Fev - 11:47:44

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Fala, Rubão!

    Só por curiosidade: qual era o defeito da antena elétrica antiga?

    A antena disparou sozinha com o carro parado na garagem, ficou girando o motor mas a antena não subia...isso porque o macarrão estava partido...sobre ter disparado creio que deve ter sido pau no rele..um eletricista me disse que pode acontecer do macarrão novo não casar lá dentro, fora isso dei uma pesquisada e achei o preço do mesmo meio salgado..por isso optei por comprar uma antena nova..aliás, um rapaz aqui do fórum apareceu querendo comprar a antena antiga...de 2 ele vai tentar fazer uma..


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    Nisso eu concordo com você: se o preço do "macarrão" da antena é muito alto (a última vez que vi estava em torno de R$50 a 60 reais, sem o custo de envio), o melhor remédio para baixar o preço é não comprar e optar pelo produto novo. Não que R$50 a R$60 seja economicamente inviável, já que a nova tá pelos R$200, mas acho que uma peça plástica dessas (macarrão) não vale o que estão pedindo.
    Sobre o relé ter ficado acionado, não é pau no relé, não. Existe um dispositivo mecânico QUE ATUA no final de curso do macarrão (tanto na subida quanto na descida) que para a energia que alimenta o relé. Se o DISPOSITIVO se rompeu, ele não atua com o fim-de-curso DO TELESCÓPIO e o relé fica sempre girando a roda de extensão/recolhimento da antena telescópica.


    (Editei o parágrafo acima porque, quando escrevi, estava cansado e acabei formulando mal as frases, de modo que ficou tecnicamente errado.)


    Última edição por opala4cc em Dom 10 maio - 1:39:37, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Augusto Siqueira Qui 19 Fev - 13:44:29

    Rubão6cc escreveu:
    Augusto Siqueira escreveu:Uma pergunta Rubao:

    Existe diferenças estéticas destes modelos atualmente disponíveis no mercado, quando comparado com os modelos da época?

    Sim, já tinha até postado uma foto comparativa, vou repetir:

    Instalação da antena elétrica! DSC00573
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    A duvida surgiu Rubao, pelo fato de você não ter usado o suporte original, tendo o substituído por uma fita perfurada. O suporte original não aceita a antena nova?
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por Rubão6cc Qui 19 Fev - 15:04:40

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    A antena disparou sozinha com o carro parado na garagem, ficou girando o motor mas a antena não subia...isso porque o macarrão estava partido...sobre ter disparado creio que deve ter sido pau no rele..um eletricista me disse que pode acontecer do macarrão novo não casar lá dentro, fora isso dei uma pesquisada e achei o preço do mesmo meio salgado..por isso optei por comprar uma antena nova..aliás, um rapaz aqui do fórum apareceu querendo comprar a antena antiga...de 2 ele vai tentar fazer uma..


    _____________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Nisso eu concordo com você: se o preço do "macarrão" da antena é muito alto (a última vez que vi estava em torno de R$50 a 60 reais, sem o custo de envio), o melhor remédio para baixar o preço é não comprar e optar pelo produto novo. Não que R$50 a R$60 seja economicamente inviável, já que a nova tá pelos R$200, mas acho que uma peça plástica dessas (macarrão) não vale o que estão pedindo.
    Sobre o relé ter ficado acionado, não é pau no relé, não. Existe um dispositivo mecânico no final de curso do macarrão (tanto na subida quanto na descida) que pára a energia que alimenta o relé. Se o macarrão se rompeu, esse dispositivo não atua como fim-de-curso e o relé fica sempre girando a roda de extensão/recolhimento da antena telescópica.


    Foi nessa base de preço que eu vi o macarrão mesmo, o que me desestimulou, fora o que o eletricista me disse...mas então qual seria a explicação pra disparar sozinha de uma hora pra outra? Vai dizer que o macarrão se rompeu sozinho do nada?

    Augusto Siqueira escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Sim, já tinha até postado uma foto comparativa, vou repetir:

    Instalação da antena elétrica! DSC00573
    image upload

    A duvida surgiu Rubao, pelo fato de você não ter usado o suporte original, tendo o substituído  por uma fita perfurada. O suporte original não aceita a antena nova?

    Isso mesmo...não deu certo...essa chapinha metálica bem simples é o suporte da antena nova, vem junto com ela, pode ver que ela tem diversos furos pra se achar a posição adequada, entretanto nenhum serviu adequadamente pra deixar a antena com a angulação correta, pode observar na foto que tive que fazer nova furação. A antena nova não encaixa como uma luva, tem que fazer um esforço ali. Inclusive precisei usar um calço da antena antiga pra pra poder dar encosto com o para-lama e tb as peças da parte de cima.
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por opala4cc Qui 19 Fev - 21:02:13

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:


    _____________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Nisso eu concordo com você: se o preço do "macarrão" da antena é muito alto (a última vez que vi estava em torno de R$50 a 60 reais, sem o custo de envio), o melhor remédio para baixar o preço é não comprar e optar pelo produto novo. Não que R$50 a R$60 seja economicamente inviável, já que a nova tá pelos R$200, mas acho que uma peça plástica dessas (macarrão) não vale o que estão pedindo.
    Sobre o relé ter ficado acionado, não é pau no relé, não. Existe um dispositivo mecânico no final de curso do macarrão (tanto na subida quanto na descida) que pára a energia que alimenta o relé. Se o macarrão se rompeu, esse dispositivo não atua como fim-de-curso e o relé fica sempre girando a roda de extensão/recolhimento da antena telescópica.


    Foi nessa base de preço que eu vi o macarrão mesmo, o que me desestimulou, fora o que o eletricista me disse...mas então qual seria a explicação pra disparar sozinha de uma hora pra outra? Vai dizer que o macarrão se rompeu sozinho do nada?

    Augusto Siqueira escreveu:

    A duvida surgiu Rubao, pelo fato de você não ter usado o suporte original, tendo o substituído  por uma fita perfurada. O suporte original não aceita a antena nova?

    Isso mesmo...não deu certo...essa chapinha metálica bem simples é o suporte da antena nova, vem junto com ela, pode ver que ela tem diversos furos pra se achar a posição adequada, entretanto nenhum serviu adequadamente pra deixar a antena com a angulação correta, pode observar na foto que tive que fazer nova furação. A antena nova não encaixa como uma luva, tem que fazer um esforço ali. Inclusive precisei usar um calço da antena antiga pra pra poder dar encosto com o para-lama e tb as peças da parte de cima.

    Infelizmente, sem ter examinado a antena elétrica e a instalação elétrica do carro, fica difícil diagnosticar... confused
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por flavio.x Qui 7 maio - 19:50:25

    A antena do meu carro ta mais ou menos como tava a do rubão: ela sobe normalmente e para, só que quando ele desce não desliga o motorzinho e eu sou obrigado a desconectar a alimentação dela. Será que tem conserto?
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por Rubão6cc Qui 7 maio - 20:24:33

    flavio.x escreveu:A antena do meu carro ta mais ou menos como tava a do rubão: ela sobe normalmente e para, só que quando ele desce não desliga o motorzinho e eu sou obrigado a desconectar a alimentação dela. Será que tem conserto?

    Ah..acho que tem sim hein! tá subindo e descendo...o Opala4cc sabe como funciona o sistema..ele me explicou uma vez mas esqueci..ele pode te informar.


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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por opala4cc Sex 8 maio - 1:15:36

    flavio.x escreveu:A antena do meu carro ta mais ou menos como tava a do rubão: ela sobe normalmente e para, só que quando ele desce não desliga o motorzinho e eu sou obrigado a desconectar a alimentação dela. Será que tem conserto?

    Flavio:

    O motor da antena elétrica gira para um lado ou para o outro, impulsionando o mecanismo através de um fuso do tipo sem-fim. Se a antena sobe ou desce, pelo menos o problema não está no motor. Infelizmente, você terá de retirá-la do carro para diagnosticar. O interessante é que o mecanismo que faz ela subir e parar é o mesmo que faz descer e parar. A inversão no sentido se faz através do relé anexado à antena que inverte o giro do motorzinho e a parada automática é feita por uma engrenagem contadora de voltas, que avisa o relé quando o fim de curso do telescópio da antena é atingido. Porém, antes de abrir a antena, é necessário testá-la e ver se o problema se repete fora do carro.
    Com a antena elétrica na bancada e uma bateria 12V DC perto:

    1)Antena elétrica de carcaça plástica (três fios: vermelho, preto e verde).
           A) antena elétrica está com o telescópio recolhido: fio vermelho no positivo, o fio preto no negativo. Não acontecerá nada. Então encoste também o fio verde no positivo. A antena deverá expandir o telescópio até o fim do curso do telescópio e parar automáticamente. Então você desconecta o fio verde e a antena deverá recolher e se desligar automaticamente no máximo 2 segundos após atingir o fim do curso de recolhimento do telescópio.
           B)antena elétrica está com o telescópio expandido: fio vermelho no positivo, o fio preto no negativo. A antena se recolherá até o fim do curso de recolhimento e se desligará automaticamente no máximo 2 segundos após atingir o fim do curso de recolhimento do telescópio.


    2)Antena elétrica de carcaça metálica (dois fios: vermelho e verde).
            A) antena elétrica está com o telescópio recolhido: fio vermelho no positivo e a carcaça em contato com o negativo da bateria. Não acontecerá nada. Então, ligue também o fio verde no positivo e a antena se expandirá até o fim do curso do telescópio, parando até no máximo dois segundos após atingir esse limite. Desconectando o fio verde, ela recolherá até o fim do curso de recolhimento de seu telescópio, desligando no máximo até dois segundos após atingir esse limite.
            B) antena elétrica está com o telescópio expandido: fio vermelho no positivo e a carcaça em contato com o negativo da bateria. A antena recolherá seu telescópio até o final do curso, desligando até no máximo dois segundos após atingir esse limite.

    O fio vermelho das antenas elétricas está sempre energizado com 12V DC pelo rádio e o preto está sempre em contato com a massa. O fio verde é um "12V pós-chave", só que a "chave" dele é o botão liga/desliga do rádio.

    Então, qual dos dois tipos é a sua antena (1 ou 2) e como ela se comportou nos testes?
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por flavio.x Sex 8 maio - 11:12:01

    Rubão6cc escreveu:
    flavio.x escreveu:A antena do meu carro ta mais ou menos como tava a do rubão: ela sobe normalmente e para, só que quando ele desce não desliga o motorzinho e eu sou obrigado a desconectar a alimentação dela. Será que tem conserto?

    Ah..acho que tem sim hein! tá subindo e descendo...o Opala4cc sabe como funciona o sistema..ele me explicou uma vez mas esqueci..ele pode te informar.

    Valeu!

    opala4cc escreveu:
    flavio.x escreveu:A antena do meu carro ta mais ou menos como tava a do rubão: ela sobe normalmente e para, só que quando ele desce não desliga o motorzinho e eu sou obrigado a desconectar a alimentação dela. Será que tem conserto?

    Flavio:

    O motor da antena elétrica gira para um lado ou para o outro, impulsionando o mecanismo através de um fuso do tipo sem-fim. Se a antena sobe ou desce, pelo menos o problema não está no motor. Infelizmente, você terá de retirá-la do carro para diagnosticar. O interessante é que o mecanismo que faz ela subir e parar é o mesmo que faz descer e parar. A inversão no sentido se faz através do relé anexado à antena que inverte o giro do motorzinho e a parada automática é feita por uma engrenagem contadora de voltas, que avisa o relé quando o fim de curso do telescópio da antena é atingido. Porém, antes de abrir a antena, é necessário testá-la e ver se o problema se repete fora do carro.
    Com a antena elétrica na bancada e uma bateria 12V DC perto:

    1)Antena elétrica de carcaça plástica (três fios: vermelho, preto e verde).
           A) antena elétrica está com o telescópio recolhido: fio vermelho no positivo, o fio preto no negativo. Não acontecerá nada. Então encoste também o fio verde no positivo. A antena deverá expandir o telescópio até o fim do curso do telescópio e parar automáticamente. Então você desconecta o fio verde e a antena deverá recolher e se desligar automaticamente no máximo 2 segundos após atingir o fim do curso de recolhimento do telescópio.
           B)antena elétrica está com o telescópio expandido: fio vermelho no positivo, o fio preto no negativo. A antena se recolherá até o fim do curso de recolhimento e se desligará automaticamente no máximo 2 segundos após atingir o fim do curso de recolhimento do telescópio.


    2)Antena elétrica de carcaça metálica (dois fios: vermelho e verde).
            A) antena elétrica está com o telescópio recolhido: fio vermelho no positivo e a carcaça em contato com o negativo da bateria. Não acontecerá nada. Então, ligue também o fio verde no positivo e a antena se expandirá até o fim do curso do telescópio, parando até no máximo dois segundos após atingir esse limite. Desconectando o fio verde, ela recolherá até o fim do curso de recolhimento de seu telescópio, desligando no máximo até dois segundos após atingir esse limite.
            B) antena elétrica está com o telescópio expandido: fio vermelho no positivo e a carcaça em contato com o negativo da bateria. A antena recolherá seu telescópio até o final do curso, desligando até no máximo dois segundos após atingir esse limite.

    O fio vermelho das antenas elétricas está sempre energizado com 12V DC pelo rádio e o preto está sempre em contato com a massa. O fio verde é um "12V pós-chave", só que a "chave" dele é o botão liga/desliga do rádio.

    Então, qual dos dois tipos é a sua antena (1 ou 2) e como ela se comportou nos testes?

    Caramba! affraid valeu pela explicação! hehehe

    Então, tirei ela do carro e fiz os testes que vc citou. A minha antena tem 3 fios (vermelho, verde e preto). Com a antena recolhida, quando eu energizo o vermelho/preto a antena fica fazendo barulho do motorzinho funcionando, e só para quando eu desligo a alimentação. Quando eu energizo o verde também, ela sobe normalmente e para no fim de curso dela. Quando eu desconecto o verde ela volta normalmente mas não desliga o motorzinho no fim do curso.

    Valeu!!
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por opala4cc Sex 8 maio - 15:08:49

    flavio.x escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Ah..acho que tem sim hein! tá subindo e descendo...o Opala4cc sabe como funciona o sistema..ele me explicou uma vez mas esqueci..ele pode te informar.

    Valeu!

    opala4cc escreveu:

    Flavio:

    O motor da antena elétrica gira para um lado ou para o outro, impulsionando o mecanismo através de um fuso do tipo sem-fim. Se a antena sobe ou desce, pelo menos o problema não está no motor. Infelizmente, você terá de retirá-la do carro para diagnosticar. O interessante é que o mecanismo que faz ela subir e parar é o mesmo que faz descer e parar. A inversão no sentido se faz através do relé anexado à antena que inverte o giro do motorzinho e a parada automática é feita por uma engrenagem contadora de voltas, que avisa o relé quando o fim de curso do telescópio da antena é atingido. Porém, antes de abrir a antena, é necessário testá-la e ver se o problema se repete fora do carro.
    Com a antena elétrica na bancada e uma bateria 12V DC perto:

    1)Antena elétrica de carcaça plástica (três fios: vermelho, preto e verde).
           A) antena elétrica está com o telescópio recolhido: fio vermelho no positivo, o fio preto no negativo. Não acontecerá nada. Então encoste também o fio verde no positivo. A antena deverá expandir o telescópio até o fim do curso do telescópio e parar automáticamente. Então você desconecta o fio verde e a antena deverá recolher e se desligar automaticamente no máximo 2 segundos após atingir o fim do curso de recolhimento do telescópio.
           B)antena elétrica está com o telescópio expandido: fio vermelho no positivo, o fio preto no negativo. A antena se recolherá até o fim do curso de recolhimento e se desligará automaticamente no máximo 2 segundos após atingir o fim do curso de recolhimento do telescópio.


    2)Antena elétrica de carcaça metálica (dois fios: vermelho e verde).
            A) antena elétrica está com o telescópio recolhido: fio vermelho no positivo e a carcaça em contato com o negativo da bateria. Não acontecerá nada. Então, ligue também o fio verde no positivo e a antena se expandirá até o fim do curso do telescópio, parando até no máximo dois segundos após atingir esse limite. Desconectando o fio verde, ela recolherá até o fim do curso de recolhimento de seu telescópio, desligando no máximo até dois segundos após atingir esse limite.
            B) antena elétrica está com o telescópio expandido: fio vermelho no positivo e a carcaça em contato com o negativo da bateria. A antena recolherá seu telescópio até o final do curso, desligando até no máximo dois segundos após atingir esse limite.

    O fio vermelho das antenas elétricas está sempre energizado com 12V DC pelo rádio e o preto está sempre em contato com a massa. O fio verde é um "12V pós-chave", só que a "chave" dele é o botão liga/desliga do rádio.

    Então, qual dos dois tipos é a sua antena (1 ou 2) e como ela se comportou nos testes?

    Caramba! affraid valeu pela explicação! hehehe

    Então, tirei ela do carro e fiz os testes que vc citou. A minha antena tem 3 fios (vermelho, verde e preto). Com a antena recolhida, quando eu energizo o vermelho/preto a antena fica fazendo barulho do motorzinho funcionando, e só para quando eu desligo a alimentação. Quando eu energizo o verde também, ela sobe normalmente e para no fim de curso dela. Quando eu desconecto o verde ela volta normalmente mas não desliga o motorzinho no fim do curso.

    Valeu!!

    Pelo jeito, alguém mexeu nas ligações elétricas do relé ou então o telescópio da antena está dessincronizado com a engrenagem contadora de voltas.
    Vamos ver se a engrenagem contadora de voltas está sincronizada. Acho que a sua antena elétrica é o modelo da foto abaixo. Se for, solte os parafusos "A" e remova a tampinha "C" mostrada na foto 1 pressionando a borrachinha "B" para que ela não saia junto com a tampinha. Há uma junta delgada de borracha que veda esse compartimento da tampinha "C", então tome cuidado para não danificá-la.

    Instalação da antena elétrica! 295deae
    Foto 1: removendo a tampa dos terminais elétricos.

    Com o telescópio da antena totalmente RECOLHIDO, veja se o disco "D" mostrado na foto 2 está na mesma posição da foto, tendo como referência o ressalto branco de plástico indicado em "E". O disco "D" gira solidário à engrenagem contadora de voltas, que acionada pela engrenagem recolhedora e expansora da cremalheira (macarrão) do telescópio. "H" é o terminal "comum" e "F" e "G" são os terminais que se comutam no relé, sendo o ressalto plástico "E" o fim-de-curso que avisa que o telescópio deve parar, interrompendo o contato elétrico de "H" com "F" ou de "H" com "G", dependendo se o telescópio estava se expandindo ou recolhendo. "I" é o sentido de giro do disco "D"

    Instalação da antena elétrica! 2iru3kh
    Foto 2: esquema eletro-mecânico.


    E então, "D" está na posição da foto?


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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por flavio.x Sáb 9 maio - 18:54:06

    Desculpe a demora pra responder, só consegui ver isso hoje, mas você matou a charada! A engrenagem estava fora de sincronismo, coloquei ela conforme vc falou e ficou boa!
    Uma coisa que eu achei estranho é que o "macarrão" fica pra fora da antena, é isso mesmo?

    Muito obrigado!
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    Instalação da antena elétrica! Empty Re: Instalação da antena elétrica!

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 9 maio - 19:01:39

    Muito bom Flavio, parabéns!

    Parabéns tb ao Opala4cc pela ajuda.


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