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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Aprenda Afinar sua Weber

Jean Michel Colet
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weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  Empty Aprenda Afinar sua Weber

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 8 Ago - 14:41:31

Olá amigos Opaleiros,

Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

LENTA: 52
PRINCIPAL: 115
AR: 200
CANETAS: F11
INJETOR DE RAPIDA : 55
VENTURES: 28 mm

CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

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Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

GICLES DE LENTA

Figura 1 - Gicle de Lenta
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O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

Características de má funcionamento do gicle de lenta:

1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

GICLES PRINCIPAIS

Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

Figura 2 - Gicle Principal
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Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

- Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

- Gicle principal grande cheira combustível.

A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

E agora JOSÉ o que devemos mexer?

GICLES DE RÁPIDA

Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

GICLES DE AR

Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

Segue também esse vídeo:
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Mensagem por frederico santos em Sab 8 Ago - 14:51:37

Parabéns pelo post. Detalhes preciosos bem detalhado. weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  122938
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Mensagem por Regera6 em Sab 8 Ago - 15:07:27

Show de bola Jean, já salvei pra ficar no jeito pra pesquisar. Valeu pelo empenho. Abraço.
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Mensagem por opaleiro ss em Sab 8 Ago - 20:05:38

Muito bom!!!

Parabéns.
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Mensagem por grechejr em Sab 8 Ago - 20:25:00

Mais simples, objetivo e melhor explicação que eu já ví. Obrigado Jean!
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Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 8 Ago - 21:27:26

Parabéns pelo tópico Jean,excelente texto e vai ser de grande ajuda pra muitos.

Esse tópico é um exemplo que a weber não é o bicho de 7 cabeças pra lidar,acreditem é mais facil afinar a weber IDF do que uma 446.Sem duvida esse carburador foi um dos melhores investimentos que fiz no silver até hoje.


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Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 8 Ago - 21:48:10

grechejr escreveu:Mais simples, objetivo e melhor explicação que eu já ví. Obrigado Jean!

Nossa, assim me deixa até sem graça rapaz, Obrigado pelos elogios!
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Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 8 Ago - 21:48:44

bruno silverstar83 escreveu:Parabéns pelo tópico Jean,excelente texto e vai ser de grande ajuda pra muitos.

Esse tópico é um exemplo que a weber não é o bicho de 7 cabeças pra lidar,acreditem é mais facil afinar a weber IDF do que uma 446.Sem duvida esse carburador foi um dos melhores investimentos que fiz no silver até hoje.

Por nada Bruno, agradeço o carinho.
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Mensagem por Pedrão B. em Sab 8 Ago - 22:04:23

Assim que eu chegar em casa, vou ler tudo!
E re-ler...
Pra tentar entender!
Mas de ante-mão, show de bola o tópico!
[]'s


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Mensagem por Andre_SP em Dom 9 Ago - 0:03:27

Aproveitando esse excelente tópico sobre carburador, Meu 4cc álcool original está usando uma H34 com venturis de 23 e 27, Tenho os venturis 20 e 21, gostaria de saber qual a melhor combinação de venturis para um 151 original ?.

Muito Obrigado.

Andre_SP
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Mensagem por SevenFifty em Dom 9 Ago - 10:19:05

Muito obrigado por disponibilizar parte do seu conhecimento!

Eu antes tinha "medo" desse carburador, mas apenas por não conhecê-lo. Agora ele entrou na lista dos planos!
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Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 9 Ago - 11:54:57

Andre_SP escreveu:Aproveitando esse excelente tópico sobre carburador, Meu 4cc álcool original está usando uma H34 com venturis de 23 e 27, Tenho os venturis 20 e 21, gostaria de saber qual a melhor combinação de venturis para um 151 original ?.

Muito Obrigado.

Andre_SP

Como citado no texto, quanto menor os venturis melhor a baixa do motor e mais prende de alta.

Você deve escolher os venturis em função da rotação que deseja o carro liso.
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Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 9 Ago - 11:59:44

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Irei instalar no meu carro essa semana.

Postarei videos!
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Mensagem por pedrolimajr em Ter 11 Ago - 9:51:56

Parabéns Jean, mais um excelente tópico, ajudando sempre a nós usuários deste carburador.
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Mensagem por Paulo Corso em Qui 13 Ago - 13:19:00

Jean parabéns pelo tópico e por compartilhar as informações. Fica mais fácil pra todos.


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Mensagem por SEISCANECO em Ter 8 Set - 16:33:18

Jean Michel Colet escreveu:weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  11863418_734070200051958_1017092344167898916_n

Irei instalar no meu carro essa semana.

Postarei videos!
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weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  Empty Dúvida de consumo

Mensagem por andreropelato em Sex 3 Nov - 18:39:08

Boa noite Jean, boa explicação sobre a regulagem.

Tenho um diplomata 4.1 91, já peguei ele com o motor feito e estou meio surpreso com o consumo, não está fazendo 2km/L. O motor está usando um comando Iskenderian 278x278, pistões flat, cabeçote trabalhado, coletores de admissão e escapamento dimensionados, Weber 40 original. Porém percebi que as canetas estão arrombadas, você poderia indicar alguma configuração visando um pouco mais de "economia"? Sei que o carro vai beber de qualquer jeito, mas se chegar nuns 4 ou 5km/L já está perfeito.
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Mensagem por Eduardo Cruz em Sex 3 Nov - 19:18:31

parabéns Jean otimo post, Vai ajudar muito a nós opaleiros
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Mensagem por adpachec em Sex 3 Nov - 20:10:10

andreropelato escreveu:Boa noite Jean, boa explicação sobre a regulagem.

Tenho um diplomata 4.1 91, já peguei ele com o motor feito e estou meio surpreso com o consumo, não está fazendo 2km/L. O motor está usando um comando Iskenderian 278x278, pistões flat, cabeçote trabalhado, coletores de admissão e escapamento dimensionados, Weber 40 original. Porém percebi que as canetas estão arrombadas, você poderia indicar alguma configuração visando um pouco mais de "economia"? Sei que o carro vai beber de qualquer jeito, mas se chegar nuns 4 ou 5km/L já está perfeito.

Eduardo Cruz escreveu:parabéns Jean otimo post, Vai ajudar muito a nós opaleiros


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O Jean não participa mais do fórum....
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Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 3 Nov - 21:44:08

andreropelato escreveu:Boa noite Jean, boa explicação sobre a regulagem.

Tenho um diplomata 4.1 91, já peguei ele com o motor feito e estou meio surpreso com o consumo, não está fazendo 2km/L. O motor está usando um comando Iskenderian 278x278, pistões flat, cabeçote trabalhado, coletores de admissão e escapamento dimensionados, Weber 40 original. Porém percebi que as canetas estão arrombadas, você poderia indicar alguma configuração visando um pouco mais de "economia"? Sei que o carro vai beber de qualquer jeito, mas se chegar nuns 4 ou 5km/L já está perfeito.

Com essa configuração do motor dificilmente vai fazer 4 km/l


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Mensagem por Fernandinho SP em Ter 6 Fev - 14:40:11

Jean Michel Colet escreveu:Olá amigos Opaleiros,

Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

LENTA: 52
PRINCIPAL: 115
AR: 200
CANETAS: F11
INJETOR DE RAPIDA : 55
VENTURES: 28 mm

CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

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Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

GICLES DE LENTA

Figura 1 - Gicle de Lenta
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O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

Características de má funcionamento do gicle de lenta:

1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

GICLES PRINCIPAIS

Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

Figura 2 - Gicle Principal
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Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

- Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

- Gicle principal grande cheira combustível.

A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

E agora JOSÉ o que devemos mexer?

GICLES DE RÁPIDA

Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

GICLES DE AR

Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

Segue também esse vídeo:

Parabéns, Jean Michel, pelas suas postagens. Estão sendo de grande utilidade e aprimorando nossos conhecimentos técnicos.
Só fiquei com uma dúvida, e acho que outros colegas também.
Para que serve aquele 3° parafuso de regulagem ao lado da regulagem da mistura e do by pass ?
já procurei em outros canais a resposta mas sem sucesso.
Paulo Roberto B
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Mensagem por Paulo Roberto B em Ter 6 Fev - 15:37:43

Esse parafuso vc retira e coloca um bico p fazer injecao de gasolina, quando o veiculo ė a alcool
Fernandinho SP
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Mensagem por Fernandinho SP em Ter 6 Fev - 16:07:25

Paulo Roberto B escreveu:Esse parafuso vc retira e coloca um bico p fazer injecao de gasolina, quando o veiculo ė a alcool

Só pra isso ?!!

Interessante, Obrigado Paulo.
eleandro kalckmann
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Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 6 Fev - 16:51:59

Jean Michel Colet escreveu:Olá amigos Opaleiros,

Vou escrever esse tutorial, para iniciantes e até para alguns experientes de mecânica de Opala, tenho amigos aqui que são experientes, que me apoiaram na ideia que muitos de vocês que estão lendo o conhecem por JRicardo e outros amigos como o Bruno, Pedro, Pedrão, Sergio e demais que acompanham o meu trabalho em carburadores.

O texto de hoje se limita em afinar um carburador weber 40 - 44 - 48 e outros.

Vou escrever sem cálculos, ou pelo menos vou tentar, não sou muito fã de passar informação, sem demonstrar de onde vem a informação, a quem não goste de calculo o texto será uma bandeja cheia.

OBS: A INFORMAÇÕES AQUI ESCRITAS SÃO VALIDAS PARA MOTORES DE QUALQUER COMBUSTÍVEL OPERANTE,COM SUAS DEVIDAS AFINIDADES.

ADOTO AQUI QUE VOCÊ ESTÁ COM UM CARBURADOR NOVO NA MÃO, CASO NÃO ESTEJA, DEIXE NA CONFIGURAÇÃO DE NOVO PARA COMEÇAR OS TESTES, CARBURADOR ARROMBADO TÊM FALHAS PROVENIENTES DE EXCESSO.

LENTA: 52
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CONFIGURAÇÃO DE UMA IDF 40 DE FABRICA.

Segue imagens para saber exatamente do que eu estou falando.

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Começaremos pela coisa mais importante é ligar o carro e segurar lenta!

GICLES DE LENTA

Figura 1 - Gicle de Lenta
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O gicle de marcha lenta está ideal quando você (operante de uma chave fenda) varia o parafuso da mistura e sente o motor mudar sua rotação e suavidade de funcionamento, caso você mexa no parafuso e não mude é por que ele está totalmente fora do padrão esperado pelo seu motor,grande ou pequeno, lembrando, faça isso com o by-pass fechado.

By - pass é uma ferramenta praticamente " a mais" que as weber têm, têm como função deixar passar mais ar por baixo da borboleta, ajudando acertar a marcha lenta, SIM só a marcha lenta.( Usada para correção de marcha lenta em variação de temperaturas e elevação onde a pressão muda).

Características de má funcionamento do gicle de lenta:

1° - Parafuso totalmente fechado da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta GRANDE).

2° - Parafuso totalmente aberto da mistura para deixar o carro relativamente razoável ( Sintoma de gicle de marcha lenta PEQUENO).

Finalizando o gicle de lenta, na variação do parafuso, quando totalmente fechado deve estar com funcionamento ruim e muito aberto ruim, no meio termo alisa o motor ( em torno de 2,5 voltas), sintoma de gicle de lenta ideal.

SENDO ASSIM PRECISAMOS DESENVOLVER O MOTOR, ONDE MEXEMOS?

GICLES PRINCIPAIS

Quando você retira a caneta ele se encontra oposto ao local que você usou para desparafusar com uma chave de fenda.

Figura 2 - Gicle Principal
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Como eu sei se ele está pequeno ou grande, ambos sintomas de excesso e falta sem muito parecidos, algumas técnicas fáceis de se descobrir é:

- Gicle principal fino não têm tendência a cheirar combustível e aquece o motor.

- Gicle principal grande cheira combustível.

A minha técnica é coloque um pequeno e comece os teste, tirar o buraco de falta é mais fácil que de excesso.

O teste se faz da seguinte maneira: Deixe o motor em marcha lenta, pois você acabou de acertar ela, correto? Acelere gradativamente, bem devagar não rápido, pois se acelerar rápido você irá solicitar ajuda de combustível dos injetores de rápida e ele ainda não está calibrado, pois bem, acelere gradativo, você terá que chegar em alta rotação sem falhar pois o sistema principal estará alimentado corretamente.

Começando de gicles pequenos as falhas serão obvias por falta de combustível, você irá aumentando gradativo de 10 em 10 pontos(MODO GROSSEIRO).

Em motores 6 cilindros a gasolina comece com gicles 140 e a álcool 170, a certeza de falhar é grande. (Por favor acelere bem devagar, pois não pode solicitar ajuda da rápida).

E agora JOSÉ o que devemos mexer?

GICLES DE RÁPIDA

Gicles de rápida são os mais complicados de acertar, e o que mais aparece gente me procurando para acertos de carburação é por causa desse gicle. Deixam pequenos, ou originais achando que só muda principal.

Primeiro de tudo lembrem-se que o motor que vocês estão tentando acertar têm uma cilindrada a se considerar, mesmo o 4 cilindros, são 2500 cm³ de ar por ciclo.

Por seguinte, quando você pisa de uma vez, o motor precisa ser bem alimentado, senão embola,(falha), por excesso de ar e falta de combustível.

O segredo do acerto dele, e começar do original e ir aumentando até parar de falhar. Como você faz isso, ande devagar em segunda marcha e afunde o pé relativamente rápido, se der buraco, ele está pequeno, aumente até parar o buraco na aceleração.

GICLES DE AR

Devemos deixar no gicle de ar original (n° 200) por enquanto, esse cara é extremamente sistemático de acertar ele, ande com o carro, veja o comportamento, aqui nesse momento a probabilidade de seu carro estar quase liso é grande.

Bom, para acerto fino, você pode fechar o gicle e passar uma broca 150 para ir testando, e vai aumentando de 10 em 10 pontos e encontre o valor que mais se adeque ao funcionamento, esse não têm segredo é teste mesmo.

Uma ajuda, deixe 180 para álcool e 200 para gasolina, caso não queira fazer o teste.

TESTES AVANÇADOS " Aqui seu carro já consegue andar normalmente, mas não ideal"

Varie valores de canetas para encontrar melhores funcionamentos, quanto menor o valor da caneta mais rica deixa a mistura, exemplo F2, já as canetas F16 são opostas.

Recomendo uso de F7 para etanol e F16 para gasolina, para acertos finíssimos, ( Uma sugestão).

Etanol é quase essencial o uso das F7, mas a gasolina dá um ajuste bom com as F11 originais.

Da mesma forma você poderá fazer testes com os venturis do carro, quanto menor o venturi melhor a baixa do carro, consequentemente prende de alta, veja sua faixa de rotação preferida e ajuste de modo a priorizar a rotação que goste.

Carros movidos a etanol tendem a dar acerto com venturis menores, por a relação de ar que o etanol precisa é de 65% do valor da gasolina BR.

OBS: Caso use IDF 44 em motores originais a troca de venturis é indispensável, originalmente vem com 36 mm o ganho em arrasto é muito pequeno.

Use os venturis da IDF 40 para começar seu acerto.

Segue também esse vídeo:

show!!!!! parabens !!!!
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Mensagem por A Richetti em Seg 27 Abr - 20:55:52

Boa noite gente.

Vou aproveitar este tópico para falar um pouco da dor de cabeça que tive com meu carburador replica da weber 40 (FAJS 40) e a solução não muito convencional que achei para o problema. Claro, é uma solução temporária, mas funcionou bem.

A parte ruim deste carburador é que as peças de reposição você encontra praticamente só na internet e nem sempre temos uma pessoa que saiba regulá-lo direitinho. Recentemente, levei o carro para um mecânico que iria trocar o comando por um mais forte e regular o carburador, uma FAJS 40. Quando peguei o carro novamente, a lenta estava muito aquém do que eu imaginava para um comando 260, oscilava muito, o carro morria, parecia que sempre estava dando excesso, foi só dor de cabeça. Estes dias eu resolvi tirar o carburador para fazer uma boa limpeza e verificar o ajuste da altura da bóia. Quando tirei o gicle de lenta, pude perceber que os orifícios haviam sido demasiadamente aumentados e estavam irregulares, com rebarbas e a ponta deles estava meio desgastada, talvez por aperto excessivo no parafuso. Isso me fez acreditar que o carburador estava realmente dando excesso na lenta.

Para ajustar o carburador, eu precisaria trocar os dois gicles de lenta, mas e aí, como saber o tamanho para essa configuração do motor? Teria que começar de um valor pequeno, digamos 50, ou 55 e ir aumentando gradativamente se fosse o caso. Teria que solicitar um par de gicle pela internet, torcer para vir corretamente e trabalhar neles. Outro problema é o fato de eu não ter a ferramente para ir aumentando o orifício do gicle.

Não vou negar que a solução que eu encontre foi uma bela de uma gambiarra. Eu fui numa loja antiga de autopeças (uma bem antiga aqui na cidade) e pedi para olhar todo o material que eles tinham de carburadores, esses que eram normalmente utilizados nos nossos carros (opala, corcel, gol, etc). Achei o gicle de lenta, se não me engano, do carburador weber 460, muito parecido em formato com o da FAJS 40, porém, menor em tamanho. A loja tinha todas as medidas de orifício a pronta entrega e cobrava 5 reais por peça. Eu comprei duas peças do número 62, imaginando que esta numeração pudesse ser normalizada, ou seja, orifício 62 do gicle do weber 460 seria equivalente ao orifício 62 do FAJS 40 (não sei se procede). Como ele é menor do que o que veio originalmente no FAJS 40, tive de improvisar uma luva, para obter a mesma altura final. O que deu certinho aí, foi uma seção daqueles pinos de conectores de tomada, serviu como uma luva (vide figuras abaixo).

Depois de pronto, instalei no carburador esse gicle improvisado e, por incrível que pareça, funcionou muito bem, a lenta ficou muito melhor do que quando o carro voltou do mecânico especialista, ahahaha!

Bom, então, já que está funcionando bem, vou deixar assim por enquanto, mas desse jeito ficou bem fácil de eu testar vários tamanhos de gicle para só depois, se for o caso, comprar o tamanho correto do gicle da weber 40.

Apesar de ser uma solução não convencional, espero que possa ajudar outros que estejam tentando regular seus carburadores Weber 40.

weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  Gicleurs-de-lenta

weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  Gicleur-lenta-montado
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Mensagem por abner rodrigues de souza em Ter 28 Abr - 9:06:32

A Richetti escreveu:Boa noite gente.

Vou aproveitar este tópico para falar um pouco da dor de cabeça que tive com meu carburador replica da weber 40 (FAJS 40) e a solução não muito convencional que achei para o problema. Claro, é uma solução temporária, mas funcionou bem.

A parte ruim deste carburador é que as peças de reposição você encontra praticamente só na internet e nem sempre temos uma pessoa que saiba regulá-lo direitinho. Recentemente, levei o carro para um mecânico que iria trocar o comando por um mais forte e regular o carburador, uma FAJS 40. Quando peguei o carro novamente, a lenta estava muito aquém do que eu imaginava para um comando 260, oscilava muito, o carro morria, parecia que sempre estava dando excesso, foi só dor de cabeça. Estes dias eu resolvi tirar o carburador para fazer uma boa limpeza e verificar o ajuste da altura da bóia. Quando tirei o gicle de lenta, pude perceber que os orifícios haviam sido demasiadamente aumentados e estavam irregulares, com rebarbas e a ponta deles estava meio desgastada, talvez por aperto excessivo no parafuso. Isso me fez acreditar que o carburador estava realmente dando excesso na lenta.

Para ajustar o carburador, eu precisaria trocar os dois gicles de lenta, mas e aí, como saber o tamanho para essa configuração do motor? Teria que começar de um valor pequeno, digamos 50, ou 55 e ir aumentando gradativamente se fosse o caso. Teria que solicitar um par de gicle pela internet, torcer para vir corretamente e trabalhar neles. Outro problema é o fato de eu não ter a ferramente para ir aumentando o orifício do gicle.

Não vou negar que a solução que eu encontre foi uma bela de uma gambiarra. Eu fui numa loja antiga de autopeças (uma bem antiga aqui na cidade) e pedi para olhar todo o material que eles tinham de carburadores, esses que eram normalmente utilizados nos nossos carros (opala, corcel, gol, etc). Achei o gicle de lenta, se não me engano, do carburador weber 460, muito parecido em formato com o da FAJS 40, porém, menor em tamanho. A loja tinha todas as medidas de orifício a pronta entrega e cobrava 5 reais por peça. Eu comprei duas peças do número 62, imaginando que esta numeração pudesse ser normalizada, ou seja, orifício 62 do gicle do weber 460 seria equivalente ao orifício 62 do FAJS 40 (não sei se procede). Como ele é menor do que o que veio originalmente no FAJS 40, tive de improvisar uma luva, para obter a mesma altura final. O que deu certinho aí, foi uma seção daqueles pinos de conectores de tomada, serviu como uma luva (vide figuras abaixo).

Depois de pronto, instalei no carburador esse gicle improvisado e, por incrível que pareça, funcionou muito bem, a lenta ficou muito melhor do que quando o carro voltou do mecânico especialista, ahahaha!

Bom, então, já que está funcionando bem, vou deixar assim por enquanto, mas desse jeito ficou bem fácil de eu testar vários tamanhos de gicle para só depois, se for o caso, comprar o tamanho correto do gicle da weber 40.

Apesar de ser uma solução não convencional, espero que possa ajudar outros que estejam tentando regular seus carburadores Weber 40.

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Pois é "A Richetti", li seu outro tópico sobre as copias da Weber e percebi que a galera tem certo receio desse carburador mas, acredito que tudo tenha seu jeito de resolução e digamos que, com o passo a passo do amigo Jean que não faz mais parte do fórum, já tenhamos um norte no pré acerto da Weber.

Estou acompanhando para ver sua evolução com esse "bura" e achei interessante sua solução com o pedaço de pino de tomada como luva, essas horas nos orgulhamos de sermos opaleiros kkkkk OKK

Boa sorte e abraço.
André Márcio
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Mensagem por André Márcio em Sab 30 Maio - 21:30:33

Boa noite amigos!

Estou tendo muita dificuldade em acertar a weber 40 do meu carro. Só esta fazendo 2,3km/l na gasolina
Configurações do motor:
1. Cabeçote com fluxo trabalhado e valvulas de admissão e escape da Blazer
2. Comando CompCams 260h
3. Coletor santilli
4. Escape 6x2
5. taxa 8.9


A weber 40 está com as seguintes configurações
1. Canetas f7
2. Giclê de lenta 65
3. Giclê principal 160
4. Giclê de ar 200
5. Venturi 30mm

Tenho tentado de tudo, inclusive, o carro quase nem altera o funcionamento quando fecho totalmente os parafusos do ar (obs. bypass todo fechado).
Ele falha um pouco na lenta, mas tem uma progressão inicial ruim, mas uma alta excelente.
Nas acelerações rápidas ele tb não engasga, responde bem... o problema é só a lenta.

Eu estava pensando em reduzir de giclê de lenta para 50 e colocar uma canetas f16.
O que os amigos mais experientes dizem?
A Richetti
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Mensagem por A Richetti em Seg 1 Jun - 17:13:01

Essa lenta e início de progressão  ruins podem indicar excesso de combustível. O meu carro está com configuração parecida, mas o gicle da lenta é o 55. Eu tentaria, inicialmente, verificar a altura da bóia. A minha eu tive que deixar uma altura em repouso sobre a agulha
maior que os 11 mm que dizem ser o ideal para esse carburador. Depois que fiz isso, resolvi em grande parte o problema de excesso.

Verificar se os giclês de lenta e progressão não estão amassados na ponta. Tem gente que aperta demais e pode danificar a ponta.

Se for uma Fajs, como a minha, pode ter travamento da bóia. A tampa de cima do carburador tem um certo jogo, verifique a posição correta que faz com que a bóia não trave. No caso do meu, eu forço a tampa em direção ao paralama do lado do motorista enquanto aperto os parafusos.

Coisa de louco, kkkk

Desejo boa sorte aí.
André Márcio
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Mensagem por André Márcio em Seg 1 Jun - 17:46:25

Obg meu amigo. Comprei um jogo de gicles virgens. Quando chegar vou ver a altura da boia e mudar o de lenta para 50... depois vou vendo os outros.
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Mensagem por GustavoZorzi em Seg 1 Jun - 18:48:45

André Márcio escreveu:Obg meu amigo. Comprei um jogo de gicles virgens. Quando chegar vou ver a altura da boia e mudar o de lenta para 50... depois vou vendo os outros.
Caso não de um resultado tãoo bom assim tenta ver esse seu venturi, pois normalmente se usa 28mm.
André Márcio
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Mensagem por André Márcio em Seg 1 Jun - 19:34:07

Mas acho que o venturi de 28mm deve restringir na alta (e ele ta excelente) vou começar pelos gicles de lenta, depois vou na caneta depois vou no do ar, por ultimo vou no de alta... assim que chegar, vou fazer esse remap oldschool e posto o resultado. Vlw rapaziada
André Márcio
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Mensagem por André Márcio em Qua 8 Jul - 9:17:23

Amigos, concluí o acerto. (achei até que já tinha postado o resultado)
Lembrando que o carro está com cabeçote trabalhado (aumento dos dutos, valvulas blazer ADM e ESC), escape 6x2, comando 260H compcams e W40.

Segue a medida utilizada:
1. Lenta 50
2. Principal 140
3. Ar 200
4. Venture 30mm
5. Canetas F7
6. econostat com saída 0.60mm (pescador do fundo da cuba até a tampa com 3mm internos e continuação em direção ao venturi de capilar de 0.60mm interno). obs. esse dutos de cobre, consegui em uma oficina que conserta geladeira.

Quando reduzir os gicles de lenta e principal o carro ficou muito bom e liso, sem nenhum buraco (fazendo 5,1 km/l na cidade e 7,6km/l na estrada a 110km/h), mas ficou um pouco mais manso, mas a sonda marcando todo tempo entre 0.85 a 0.95. Por outro lado, se eu pisasse fundo na alta (em 4ª marcha) a sonda ficava muito pobre (marcando até 1.20).

Então, depois, coloquei o econostat nas medidas indicadas acima, aí a falta na alta normalizou (inclusive com puxada de 5500RPM de 2ª marcha), e a sonda marcou no máximo 0.95. Porém, não medi mais o consumo. O carro voltou a ficar violento e a sonda, em qualquer faixa de giro e torque, fica entre 0.85 a 0.95).

Fiquei bem satisfeito, pois tive muitas frustrações tentando o acerto ideal.

Retribuindo aos amigos que me ajudaram, deixo meu contato para quem quiser saber mais detalhes (88 99300 6873)
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Mensagem por thialmeidatt em Qua 8 Jul - 22:44:26

Boa noite. Existe a possibilidade de ligar o avanço do distribuidor numa Weber 40?

Alguém teria uma foto lateral da Weber dizendo pra que serve cada parafuso de regulagem?

Obrigado
GustavoZorzi
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Mensagem por GustavoZorzi em Qua 8 Jul - 23:07:49

thialmeidatt escreveu:Boa noite. Existe a possibilidade de ligar o avanço do distribuidor numa Weber 40?

Alguém teria uma foto lateral da Weber dizendo pra que serve cada parafuso de regulagem?

Obrigado
só desparafurar uma fenda que tem no lado direito do carburador e ligar o avanço
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Mensagem por André Márcio em Qui 9 Jul - 6:58:57

É só vc substituir o parafuso por um tubinho de cobre. Ele fica ao lado do parafuso de regulagem de ar (um que tem uma molinha e fica na base do carburador. Vou colocar a foto de onde fica ligado o vácuo do distribuidor.

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Mensagem por André Márcio em Qui 9 Jul - 6:58:57

Não consegui postar as fotos.... o upload poderia ser mais intuitivo...
Bem, mas na base do carburador há três parafusos: 1. By pass; 2. Regulagem do ar; 3. tomada de vácuo.

1. o by pass, é o tem uma porca travando. Quanto mais vc abrir, a mistura vai ficando pobre.
2. o parafuso de regulagem de ar (tem uma molinha nele), na medida que vc abre, a mistura vai ficando rica.

Para fazer a regulagem de lenta (considerando que todo o resto esteja ok: altura de bóia, diâmento venturi, modelo caneta, giclagem lenta e principal, tamanho de aguda de boia, ponto do ponto, distribuidor, cabos, velas, etc), eu faço assim (mesmo usando sonda, que só uso no acerto finíssimo):

1. fecho completamente os by pass;

2. fecho totalmente os parafusos de ar, e em seguida, abro 03 voltas;

3. como o motor em temperatura de trabalho (quente), solto o parafuso do came do acelerador (fica onde o cabo de aço pega) até o motor morrer. Se a soltar todo até o parafuso desencostar do came, eu volto até encostar no came de acrescento mais 1/2 volta, ou um pouco mais (até o motor segurar uma lenta razoalvel 800 rpm, por exemplo).

4. depois vou fechando os parafusos de ar (os dois ao mesmo tempo) de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a falhar, aí vc abre 1/2 volta e espera uns 20 segundos, depois fecha 1/4 de volta e observa se o motor se manteve liso. Quando estiver bem liso, vc solta 1/4 de volta do parafuso do came para ele baixa um pouco o RPM, e repete novamente o procedimento de fechar e abrir o parafusos de ar, mas agora de 1/4 volta por vez. Quando o parafuso do came desencostar ou ficar bem proximo de desencostar e o motor quiser morrer, mas sem apagar, vc abre 1 volta do by pass. Observando o comportamento do motor, novamente vc vai mechendo nos pafusos de ar, fechando e depois abrindo, sempre tentando obter o maior RPM possível. O ideal é que o by pass não fique aberto mais de 03 voltas; o parafuso ar fique entre 1,5 volta a 3,5 voltas (se ficar menos que isso o gicle de lenta está grande, se ficar mais que isso está grande)

5. quando chegar nesse melhor resultado (no maior RPM com o parafuso mais fechado possível), vc vai abrindo o parafuso de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a ficar ruim (ficar com excesso) aí vc volta 1/4 de volta e vê se estabilizou, senão, fecha mais um pouco até estabilizar. Nessa etapa vc não mexe mais no by pass.

Esse último passo, eu uso para deixar o carro mais esperto, caso queira, mais fica mais beberrão.
Tipo, se vc no passo 4 vc conseguiu o melhor resulta com 2 voltas abertas e no passo 5 vc conseguiu com 3 voltas, com apenas as duas voltas, vc vai ter o carro mais economico, e se abrir apenas o ar em + 01 volta ele vai ficar mais esperto (mapa esportivo oldschool kkkkk).

A minha experiência com a regulagem de lenta foi essa, mas aprendi grande parte com o colega que postou no início do post, bem mais detalhada e tecnica do que a minha.

Vlw

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Mensagem por thialmeidatt em Qui 9 Jul - 10:39:58

André Márcio escreveu:Não consegui postar as fotos.... o upload poderia ser mais intuitivo...
Bem, mas na base do carburador há três parafusos: 1. By pass; 2. Regulagem do ar; 3. tomada de vácuo.

1. o by pass, é o tem uma porca travando. Quanto mais vc abrir, a mistura vai ficando pobre.
2. o parafuso de regulagem de ar (tem uma molinha nele), na medida que vc abre, a mistura vai ficando rica.

Para fazer a regulagem de lenta (considerando que todo o resto esteja ok: altura de bóia, diâmento venturi, modelo caneta, giclagem lenta e principal, tamanho de aguda de boia, ponto do ponto, distribuidor, cabos, velas, etc), eu faço assim (mesmo usando sonda, que só uso no acerto finíssimo):

1. fecho completamente os by pass;

2. fecho totalmente os parafusos de ar, e em seguida, abro 03 voltas;

3. como o motor em temperatura de trabalho (quente), solto o parafuso do came do acelerador (fica onde o cabo de aço pega) até o motor morrer. Se a soltar todo até o parafuso desencostar do came, eu volto até encostar no came de acrescento mais 1/2 volta, ou um pouco mais (até o motor segurar uma lenta razoalvel 800 rpm, por exemplo).

4. depois vou fechando os parafusos de ar (os dois ao mesmo tempo) de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a falhar, aí vc abre 1/2 volta e espera uns 20 segundos, depois fecha 1/4 de volta e observa se o motor se manteve liso. Quando estiver bem liso, vc solta 1/4 de volta do parafuso do came para ele baixa um pouco o RPM, e repete novamente o procedimento de fechar e abrir o parafusos de ar, mas agora de 1/4 volta por vez. Quando o parafuso do came desencostar ou ficar bem proximo de desencostar e o motor quiser morrer, mas sem apagar, vc abre 1 volta do by pass. Observando o comportamento do motor, novamente vc vai mechendo nos pafusos de ar, fechando e depois abrindo, sempre tentando obter o maior RPM possível. O ideal é que o by pass não fique aberto mais de 03 voltas; o parafuso ar fique entre 1,5 volta a 3,5 voltas (se ficar menos que isso o gicle de lenta está grande, se ficar mais que isso está grande)

5. quando chegar nesse melhor resultado (no maior RPM com o parafuso mais fechado possível), vc vai abrindo o parafuso de 1/2 volta em 1/2 volta até o motor começar a ficar ruim (ficar com excesso) aí vc volta 1/4 de volta e vê se estabilizou, senão, fecha mais um pouco até estabilizar. Nessa etapa vc não mexe mais no by pass.

Esse último passo, eu uso para deixar o carro mais esperto, caso queira, mais fica mais beberrão.
Tipo, se vc no passo 4 vc conseguiu o melhor resulta com 2 voltas abertas e no passo 5 vc conseguiu com 3 voltas, com apenas as duas voltas, vc vai ter o carro mais economico, e se abrir apenas o ar em + 01 volta ele vai ficar mais esperto (mapa esportivo oldschool kkkkk).

A minha experiência com a regulagem de lenta foi essa, mas aprendi grande parte com o colega que postou no início do post, bem mais detalhada e tecnica do que a minha.

Vlw

A lenta ficou show. Obrigado cheers

Minha dificuldade agora é a rápida. Quando eu acelero rápido e forte ele engole e quer morrer.

Ainda não liguei o avanço. Será que ajuda a resolver isso?

A rápida tem como regular sem precisar abrir os furos com broca?

Flwww
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Mensagem por André Márcio em Qui 9 Jul - 10:48:48

Tem sim, mas grande maioria das vezes não precisa mexer. obs. NÃO ABRA COM BROCAS OS INJETORES, vc corre o sério risco de mata-los. se seu carro for original, ou usar comando baixo (até 268) dificilmente vai precisar reabrir.

Mas para eu possa ajuda-lo melhor, deixe a configuração do seu motor (motor, combustivel, comando) e a configuração da weber (gicles, venturi, canetas).

obs. o avanço do vácuo ajuda, mas não chega causar falhar, salvo se tiver dando entrada de ar falsa.

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Mensagem por romuloruella em Sex 10 Jul - 16:11:38

Galera boa noite,

Estou com certa dificuldade de regular a minha weber Fajs.

O que acontece, segurando a aceleração por volta de 1300rpm, ela começa a gotejar gasolina pelo difusor em apenas um lado(Lado do servo freio) e no passo que vou aumentando o rpm e vai caindo mais ainda.

Em lenta não goteja e queria saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução.
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Mensagem por André Márcio em Seg 13 Jul - 14:13:58

Amigo, provavelmente, a altura da boia esteja errada, ou com problemas de vedação na agulha

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Mensagem por Kako em Sex 28 Ago - 10:29:28

Pessoal, alguem sabe na Weber 40 réplica, se tem a entrada para a gasolina da partida à frio? Se sim, onde fica? Abraços!
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Mensagem por romuloruella em Sex 28 Ago - 12:34:46

A boia está com 11mm.

Caso fosse a agulha, ele não deveria gotejar e ou dar excesso em lenta também?


André Márcio escreveu:Amigo, provavelmente, a altura da boia esteja errada, ou com problemas de vedação na agulha
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Mensagem por André Márcio em Sab 29 Ago - 11:42:55

Mas pode ser que a bomba pressurize mais na medida que vc acelera. Agora o fato de ela só gotejar de um lado é intrigante. Vc ja verificou se as canetas são iguais e se estão em ordem?
adpachec
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Mensagem por adpachec em Sab 29 Ago - 19:48:16

romuloruella escreveu:Galera boa noite,

Estou com certa dificuldade de regular a minha weber Fajs.

O que acontece, segurando a aceleração por volta de 1300rpm, ela começa a gotejar gasolina pelo difusor em apenas um lado(Lado do servo freio) e no passo que vou aumentando o rpm e vai caindo mais ainda.

Em lenta não goteja e queria saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução.

romuloruella escreveu:A boia está com 11mm.

Caso fosse a agulha, ele não deveria gotejar e ou dar excesso em lenta também?


André Márcio escreveu:Amigo, provavelmente, a altura da boia esteja errada, ou com problemas de vedação na agulha

Falta de um dosador com retorno de combustível.
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Mensagem por Kako em Dom 30 Ago - 10:42:52

Sobre a partida à frio, recebi essas imagens do fornecedor da W40, meu mecânico vai fazer esta adaptação na tampa.weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  Img-2010
weber 40 - Aprenda Afinar sua Weber  Img-2011
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Mensagem por André Márcio em Dom 30 Ago - 11:17:46

Sobre a necessidade de uso de dosador com retorno... eu não uso. Da bomba mecanica original (nova) vai direto para o bura, e nunca me deu trabalho

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