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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por opala4cc Qua 9 Mar - 0:23:39

    Esta postagem é um faça-você-mesmo sobre a trava elétrica de dois fios que equipou as portas traseiras dos opalas de 1985 até 1987, evidentemente que naqueles veículos que saíram de fábrica com este ítem. A marca delas é desconhecida - provavelmente CARTO - porém não há indicativo na carcaça. Não há a pretensão de ensinar a consertar, pois todas as travas deste tipo que tenho funcionam perfeitamente sem o menor sinal de necessidade de intervenção e não conheço queixas de problemas crônicos nesses componentes especificamente.
    O único motivo deste conteúdo é mostrar o desmonte, limpeza (quase que desnecessária) e lubrificação do mecanismo, o que pode ser útil a quem por ventura necessite abrir um para fins de conserto.
    Seu funcionamento é bem mais simples que a CARTO de três fios e está bem menos sujeita a problemas. Na parte inferior há dois terminais elétricos. Quando um é energizado com 12V DC e o outro é ligado ao negativo, a haste da trava se expande. Invertendo-se a ligação dos fios, a haste se retrai.
    Assim como seu funcionamento e teste é mais simples do que o modelo de três fios, seu mecanismo interno também o é.
    Tive uma grata surpresa de descobrir que praticamente não há sujeira por dentro, saindo apenas uma pequena quantidade de particulado acumulado por anos de uso, sem sinais de infiltração e acúmulo interno de água, ferrugem excessiva ou travamento por desgaste. Também fiquei intrigado ao perceber o quão parca é a quantidade de graxa colocada nas partes móveis, chegando até a total ausência desta em alguns locais onde se faz necessária...
    A primeira coisa a se fazer neste dispositivo seria testá-lo direto em uma bateria, tendo-se o evidente cuidado de não curto-circuitar os pólos, que são muito próximos. Como a minha trava estava funcionando, fui direto para a etapa do desmonte.
    A foto 1 e a foto 2 mostram a trava elétrica em questão.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 14npc41
    Foto 1: trava elétrica do opala de dois fios.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 34ir2fn
    Foto 2: outro ângulo.

    Começa-se levantando o fole da haste na direção da ponta.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Leb7a
    Foto 3: sentido para soltar o fole.

    Removidos os quatro parafusos da campânula do motor, esta sai sendo alavancada com uma chave-de-fenda conforme a foto 4.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 5odr0g
    Foto 4: extraindo a campânula do motor.

    Removida a campânula, o induzido pode ser retirado puxando-o para cima. Quando o induzido é retirado, as microescovas ("A", foto 5) são expulsas de seus alojamentos ("C", foto 5). Virando a carcaça, caem as duas molinhas das escovas ("B", foto 5) de dentro de "C". ATENÇÃO: as molinhas e as escovas são propensas ao desaparecimento. Guarde-as bem até a remontagem!
    Então, com uma pequena chave-de-fenda introduzida na fenda entre as duas metades da carcaça como na foto 5, o corpo da trava é aberto e tem-se a visão da foto 6.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 33axw2d
    Foto 5: separando as duas metades da carcaça da trava.


    Na foto 6, "E" é a cremalheira da haste acionadora, "F" é um rolete-guia da haste e "D" é o pinhão acionado pelo induzido para mover a cremalheira.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 5xzzo
    Foto 6: componentes internos da trava elétrica.

    A remoção da placa "G" da foto 7 é a parte mais difícil do processo de desmontagem e deve ser feita - mais uma vez - alavancando com uma chave de fenda. Essa placa plástica não tem necessidade de ser removida, a não ser em caso de necessidade de conserto de componentes que por ventura estejam encobertos por ela.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Xo1fl4
    Foto 7: removendo a placa plástica.

    Sem a placa plástica, tem-se a visão da foto oito, que expõe a parte mais suscetível desta trava: as duas trilhas elétricas que alimentam o induzido ("G", foto oito). Das duas que abri, ambas apresentavam algum dano superficial nestas trilhas, mas que não impediam o bom funcionamento desse excelente projeto de trava elétrica.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 259ai47
    Foto oito: o ponto fraco deste modelo de trava.

    O induzido pode ser testado com o uso do multímetro, do mesmo jeito que se testa o induzido de um motor de arranque. As escovas deste motor são minúsculas e nunca as vi para reposição, mas não parecem propensas a dar problema exceto pelo desgaste natural do uso.
    Igual às travas elétricas carto de três fios, o estator desta também é um imã. Como não havia presença de corrosão interna, não houve necessidade de removê-lo de dentro da campânula metálica.
    As peças da foto 9 NÃO FORAM LAVADAS (escovas e eixo do induzido).

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Dvhqft
    Foto 9: as escovas e o induzido.

    A foto 10 mostra as peças que foram lavadas com um pincel no rás, exceto pela parte circulada em vermelho da haste acionadora.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Vngswg
    Foto 10: peças lavadas no rás.


    A remontagem começa pela colocação das molinhas das escovas, conforme mostra a foto 11:

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 15801ew
    Foto 11: colocando as molinhas.

    A seguir, coloca-se as escovas sobre as molinhas. ATENÇÃO à correta posição das escovas, conforme a foto 12. Há diferença nas extremidades das escovas. Um lado assenta na mola e o outro assenta na superfície do coletor do induzido.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 257zokk
    Foto 12: o jeito certo de colocar as escovas.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 15zph1s
    Foto 13: as escovas posicionadas nos seus respectivos lugares.

    Coloque um pingo de graxa na ponta do eixo do induzido conforme a foto 14 e insira o induzido dentro da campânula.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 4uyzpc
    Foto 14: encaixando o induzido na campânula do estator.

    Com cuidado para não sacudir a metade da carcaça onde estão posicionadas as escovas, desça o conjunto do estator sobre esta última, sem se preocupar com a queda do induzido, pois o imã segura-o dentro da campânula (foto 15):

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Zmz4ef
    Foto 15: Encaixando o conjunto do estator na carcaça.

    Quando a campânula encostar no alojamento, pressione-a com força contra seu assento SEM inclinar, virar ou sacudir o conjunto, para que as escovas não caiam da posição. Quando o flange da campânula se encaixar totalmente até o fim (foto 16), vire o conjunto de ponta-cabeça de modo que a campânula fique para baixo e coloque uma chave-de-fenda onde mostra a foto 17 encaixando no chanfro da ponta do induzido e tente girar SEM ESFORÇO.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 6xrjv4
    Foto 16: o flange completamente encaixado.

    Se estiver travado remova de novo a campânula e repita o processo de posicionar as escovas.
    Se a chave-de-fenda girou sem esforço, sacuda de leve o conjunto para escutar se há peças soltas, normalmente uma das escovas que caiu do alojamento antes do encaixe do estator. Nesse caso, volte ao procedimento de reposicionar as escovas.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 2ag94k2
    Foto 17: testando o giro livre do induzido.

    Recoloque a placa plástica.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 34oy2b4
    Foto 18: reencaixada a placa plástica.

    Passe um pouquinho de graxa no pino do rolete (foto 19).

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 2m6lsn9
    Foto 19: engraxando o pino do rolete.

    Encaixe o rolete e passe graxa na periferia externa dele.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 2ptcjty
    Foto 20: o rolete em seu alojamento.

    Encaixe o pinhão na ponta do induzido e engraxe os locais indicados.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Vrpwes
    Foto 21: engraxar os locais indicados.

    Engraxe a cremalheira da haste.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 5jtb94
    Foto 22: engraxando a cremalheira.

    Posicione a cremalheira como na foto 23 e encaixe as duas metades da carcaça. Não é necessário se preocupar com a posição do pinhão na cremalheira para fins de encaixe.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 25gh474
    Foto 23: cremalheira em seu local, pronta para o fechamento.

    Encaixe o suporte metálico na carcaça e aparafuse os quatro parafusos de união das metades da carcaça. Agora teste o funcionamento da trava energizando-a.

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    Mensagem por Diplo87 Qui 10 Mar - 7:39:13

    Excelente trabalho opala 4cc!

    Obrigado!
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    Mensagem por opala4cc Qui 10 Mar - 8:03:14

    Diplo87 escreveu:Excelente trabalho opala 4cc!

    Obrigado!

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    Mensagem por ghbamorim Sex 30 Set - 19:57:31

    Oi, eu não entendo muito de travas, tô desmontando a do meu pra colocar pra funcionar. Uma coisa que eu não entendi, o que faz com que o motor pare de girar quando a cremalheira atinge o fim do curso? Eu não vi nenhum interruptor de fim de curso no motor.
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    Mensagem por opala4cc Sex 30 Set - 20:59:44

    Dentro da trava tem uma chave liga/desliga dentro de um bulbo de vidro que atua em conjunto com um relé da ITALAMEC que faz a inversão da polaridade dos fios da trava elétrica.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 30 Set - 23:15:12

    study OKK


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    Mensagem por opala4cc Sáb 1 Out - 0:51:52

    Rubão6cc escreveu:study OKK

    Se lembra do cara que jurava que tinha uma "centralina" para as travas elétricas nos opalas 85 até 87? drunken Teimou que era uma centralina de fábrica. eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 787251 Quando pedimos que mostrasse a foto da centralina, o cara desapareceu. eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 502313 Ele achava que o relé era centralina. Sem comentários... eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 420889
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    Mensagem por ghbamorim Sáb 1 Out - 15:15:44

    Por falar em relé, o meu é original, daquele que tem escrito "Made in Germany", mas eu acho que tá ruim, pq tava aquecendo e fazendo barulho. Eu fiz um diagrama pra usar 2 relés universais e tô pra montar e ver se funciona:

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 2dt4tw1
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    Mensagem por opala4cc Sáb 1 Out - 17:46:35

    ghbamorim escreveu:Por falar em relé, o meu é original, daquele que tem escrito "Made in Germany", mas eu acho que tá ruim, pq tava aquecendo e fazendo barulho. Eu fiz um diagrama pra usar 2 relés universais e tô pra montar e ver se funciona:

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 2dt4tw1
    Seu carro é um cupê. Você tem certeza de que a trava elétrica na porta do passageiro é de dois fios e que ele tem o relé inversor de polaridade?
    Caso positivo, será que vale a pena mexer na elétrica original para instalar dois relés? A partir de R$79,00 + custo de envio você consegue outro igual e funcionando, sem precisar mexer em nada de fios.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717539223-rele-trava-portas-opala-caravan-85-87-monza-85-87-_JM


    Mas antes de comprar outro, que tal abrir esse e ver se entrou água/umidade? De repente, só precisa de uma limpeza interna nos contatos, nas trilhas internas e nos terminais externos...
    Que "barulho" seu relé estava fazendo que você achou anormal?

    Mais: se você pretende mexer na elétrica original colocando esses 4 relés, acho que vai sair mais barato comprar um kit de travas elétricas do paralelo já com a centralina para carro duas portas. Com certeza sai mais barato do que comprar 4 relés. E tem a vantagem da centralina das travas se comunicar diretamente com o alarme e você não precisar mais colocar a chave na fechadura da porta para travas as portas.

    Sem centralina:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715737206-kit-motor-de-trava-eletrica-auxiliar-escrava-5-fios-_JM

    Com centralina:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771541533-kit-trava-eletrica-2-portas-2-mestres-_JM


    Quanto ao seu diagrama, funciona sim.
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    Mensagem por ghbamorim Sáb 1 Out - 22:26:00

    É um cupê. Eu desmontei a trava pra limpar e é de 2 fios mesmo. O relé é idêntico a esse do link, mas tem escrito "Made in Germany". Não quis mexer nele porque achei muito complexo o funcionamento dele. Muitos terminais. Prefiro coisas mais práticas pra dar manutenção.
    Na verdade esse esquema que fiz tem só 2 relés, desses universais de 10 reais cada. A imagem de cima é o circuito recebendo o sinal negativo para travar e a de baixo para destravar. Não gosto de alarme então pra mim não vale a pena colocar a centralina. Eu vi que esse bulbo que tem dentro do motor é um relé disjuntor térmico. Ele abre o contato caso force o motor. Mas pelo que entendi, o fim de curso é controlado na porta do motorista. Acho que tem alguma mola que faça a chave voltar pra a posição de repouso depois de travar/destravar. Vou desmontar esse mecanismo pra ter certeza
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    Mensagem por opala4cc Dom 2 Out - 2:05:35

    ghbamorim escreveu:É um cupê. Eu desmontei a trava pra limpar e é de 2 fios mesmo. O relé é idêntico a esse do link, mas tem escrito "Made in Germany". Não quis mexer nele porque achei muito complexo o funcionamento dele. Muitos terminais. Prefiro coisas mais práticas pra dar manutenção.
    Na verdade esse esquema que fiz tem só 2 relés, desses universais de 10 reais cada. A imagem de cima é o circuito recebendo o sinal negativo para travar e a de baixo para destravar. Não gosto de alarme então pra mim não vale a pena colocar a centralina. Eu vi que esse bulbo que tem dentro do motor é um relé disjuntor térmico. Ele abre o contato caso force o motor. Mas pelo que entendi, o fim de curso é controlado na porta do motorista. Acho que tem alguma mola que faça a chave voltar pra a posição de repouso depois de travar/destravar. Vou desmontar esse mecanismo pra ter certeza

    Sim, eu sei que seu desenho significa duas situações para o mesmo mecanismo. Eu quis dizer DOIS relés onde escrevi 4. Mas se você vai usar relé de R$10,00, então você se refere a MINI-RELÉ auxiliar. Porque o relé mesmo, é mais caro.

    Sim, o bulbo é um disjuntor térmico (não confundir com relé). E NÃO, o fim de curso não é controlado na porta do motorista. Se bem me lembro, o interruptor da porta do motorista apenas seleciona qual dos dois pólos dele será o negativo, o que depende de para qual lado você gira a chave na fechadura da porta. O interruptor da porta apenas alterna o negativo entre seus dois terminais. Já na trava elétrica, quando um terminal dela é negativo, o outro se torna automaticamente positivo pela configuração do relé original ou desse par de relés do diagrama que você fez. O disjuntor térmico dá o sinal de fim de curso para algo que tem dentro do relé original da ITALAMEC. Quando o motor da trava chega no final da cremalheira, ele tranca e há um aumento instantâneo de corrente elétrica. Isso faz o disjuntor térmico abrir o circuito e a corrente cessa momentaneamente servindo de sinal para o relé italamec interromper a energia. O que faz isso dentro do relé eu não sei, já que não tenho um desses nem nunca tive. Veja que no relé da italamec, M1 é o motor 1 e M2 é o motor 2 das travas elétricas. 30 é o positivo da bateria e 31 é o negativo. Porém, aquela porra de terminal "zu" e "auf" eu não faço a menor ideia do que é, pois não sei alemão. Teria de abrir um relé desses para decifrar. No seu carro, provavelmente um dos terminais M1 ou M2 do relé não é usado, já que ele só tem um motor de trava elétrica e esse relé pode comandar dois motores.

    Seu diagrama de relés funciona, mas é provável que fique sobrecarregando o disjuntor térmico. Talvez até descarregue a bateria. Acho que o trabalho de fazer essas ligações de fios nos dois relés mini, com terminais elétricos, etc, não compensa.
    Melhor você comprar um outro desses relés da italamec, ou abrir o seu para tentar consertar ou então, como última alternativa,  instalar o kit de travas para carros duas portas. É meu conselho.
    Ainda há uma outra alternativa: caso eu esteja certo sobre um dos terminais M1 ou M2 não estar sendo usado, você pode pegar o terminal que está ligado em um deles e colocar no outro e assim pode ser que o relé volte a funcionar normal.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por ghbamorim Dom 2 Out - 10:09:13

    Agora eu entendi. Desde o começo eu tava imaginando que o relé original só fazia a inversão dos polos. Mas pelo que você disse ele controla o fim de curso também, pela sobrecarga. Então realmente não compensa utilizar meu esquema a não ser que eu faça outro tipo de controle de fim de curso, utilizando duas chaves NF e 2 diodos. Mas vou tentar o que você falou mesmo. Vou tentar colocar o original pra funcionar. Valeu
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Dom 2 Out - 13:46:27

    ghbamorim escreveu:Agora eu entendi. Desde o começo eu tava imaginando que o relé original só fazia a inversão dos polos. Mas pelo que você disse ele controla o fim de curso também, pela sobrecarga. Então realmente não compensa utilizar meu esquema a não ser que eu faça outro tipo de controle de fim de curso, utilizando duas chaves NF e 2 diodos. Mas vou tentar o que você falou mesmo. Vou tentar colocar o original pra funcionar. Valeu

    No final das contas, o uso de relés, chaves "normalmente fechado", diodos, etc... vai ocupar mais espaço dentro da porta (ou no lugar onde você optar por colocar o conjunto) e deixar mais complexo para fazer/instalar do que a simples compra de um outro relé, abrir o relé antigo para tentar consertar ou mesmo instalar kit de trava com centralina. Isso sem contar que com o tempo, a umidade dentro da porta (caso seja colocado dentro da porta) vai cobrar um preço dos contatos elétricos de todos estes componentes de eletrônica.


    Última edição por opala4cc em Dom 2 Out - 13:50:57, editado 1 vez(es)
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Dom 2 Out - 13:49:53

    Mais uma coisa: se você resolver abrir o relé da ITALAMEC, mostra para nós ele por dentro. Poste aqui umas fotos dele por dentro. Estou curioso para ver o que dentro dele faz o fim de curso e o quanto complexo ele é por dentro. No final, pode ser até que ele possa ser substituído por componentes mais baratos, para quem eventualmente tenha esse relé estragado.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por onivaldo.gm Sex 11 Ago - 14:10:43

    vendo agora este post devido ao meu problema atual... creio que aquele bulbo nao é um disjuntor termico....termico vem de temperatura e ali no caso nao tem sentido algum...ta mais parecido com nterruptor de contato magnético...vcs viram se ali tem algum imã no pistãozinho ? to interagindo para tambem entender tudo e resolver meu problema da trava q nao funciona pelo controle do alarme...
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por morrison Sex 11 Ago - 14:50:02

    essa trava é aquela que faz um barulho de "ronco" quando funciona?
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por onivaldo.gm Sex 11 Ago - 14:55:00

    isso mesmo...a minha faz
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por morrison Sex 11 Ago - 15:02:26

    acho esse barulho muito legal.
    o meu 88 tem outra trava, aquela que estrala quan liga, prefiro a outra.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Fernandohluiz Qua 21 Fev - 18:11:48

    Pessoal, estava querendo colocar a trava da Caravan para funcionar. Será que existe algum tutorial para isso..?
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Qua 21 Fev - 18:15:16

    Fernandohluiz escreveu:Pessoal, estava querendo colocar a trava da Caravan para funcionar. Será que existe algum tutorial para isso..?

    Desconheço. Mas a trava da caravan é originalmente a de três fios.
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    Mensagem por Fernandohluiz Qua 21 Fev - 18:17:48

    Pois é, na minha está de 2 fios.
    Está desmontada, e hoje tentei colocar mas senti dificuldade. Por isso estou tentando achar algum vídeo que eu possa usar para fazer eu mesmo a instalação
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Qua 21 Fev - 18:23:27

    Fernandohluiz escreveu:Pois é, na minha está de 2 fios.
    Está desmontada, e hoje tentei colocar mas senti dificuldade. Por isso estou tentando achar algum vídeo que eu possa usar para fazer eu mesmo a instalação


    Acabei de olhar no catálogo de peças. Eu me enganei. Entre 85 e 87, tanto na dianteira quanto na traseira, a GMB usava a trava de dois fios com o relé inversor de polaridade.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Fernandohluiz Qua 21 Fev - 18:31:06

    Então, a minha é essa abaixo. Mas observe que além da trava, tem uma outra peça que eu não aonde ela vai.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 08afdd10

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios E6095310
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Qua 21 Fev - 18:44:01

    Fernandohluiz escreveu:Então, a minha é essa abaixo. Mas observe que além da trava, tem uma outra peça que eu não aonde ela vai.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 08afdd10

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios E6095310

    A trava elétrica vai na porta do passageiro e a outra peça é um interruptor que vai na porta do motorista. Este interruptor alterna o negativo em dois fios  (que saem dele) nas travas de 3 fios ( já o positivo das travas de 3 fios é sempre positivo). No seu carro, provavelmente saem dois fios deste interruptor que vão para um relé que faz um meio-de-campo com a trava. É que essa trava funciona com dois fios: um positivo e outro negativo. Quando você alimenta um dos terminais da trava com positivo e outro com negativo, ela  expande a haste. Quando você permuta os fios, ela recolhe a haste.
    O interruptor da foto é vinculado ao trinco interno de abertura da porta ( a alavanquinha) e à fechadura da porta do motorista através de liames.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Fernandohluiz Qua 21 Fev - 19:17:10

    opala4cc escreveu:
    Fernandohluiz escreveu:Então, a minha é essa abaixo. Mas observe que além da trava, tem uma outra peça que eu não aonde ela vai.

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 08afdd10

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios E6095310

    A trava elétrica vai na porta do passageiro e a outra peça é um interruptor que vai na porta do motorista. Este interruptor alterna o negativo em dois fios  (que saem dele) nas travas de 3 fios ( já o positivo das travas de 3 fios é sempre positivo). No seu carro, provavelmente saem dois fios deste interruptor que vão para um relé que faz um meio-de-campo com a trava. É que essa trava funciona com dois fios: um positivo e outro negativo. Quando você alimenta um dos terminais da trava com positivo e outro com negativo, ela  expande a haste. Quando você permuta os fios, ela recolhe a haste.
    O interruptor da foto é vinculado ao trinco interno de abertura da porta ( a alavanquinha) e à fechadura da porta do motorista através de liames.

    Valeu mesmo! Amanhã vou dar uma olhada nisso!
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Fernandohluiz Sex 23 Fev - 7:47:27

    Pessoal, deu tudo certo! Valeu pelas dicas. O carro simplesmente estava sem a trava do lado direito. Foi somente plug and play. Muito bom!
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Sex 23 Fev - 9:21:38

    Fernandohluiz escreveu:Pessoal, deu tudo certo! Valeu pelas dicas. O carro simplesmente estava sem a trava do lado direito. Foi somente plug and play. Muito bom!
    OKK
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    Mensagem por Mau_Glad Sex 23 Fev - 9:39:12

    Fernandohluiz escreveu:Pessoal, deu tudo certo! Valeu pelas dicas. O carro simplesmente estava sem a trava do lado direito. Foi somente plug and play. Muito bom!



    Olá Fernando. Acho que conheço essa trava. rsrsrs.
    Que bom que deu certo !!!


    Mauro.
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    Mensagem por Fernandohluiz Sex 23 Fev - 11:16:37

    Mau_Glad escreveu:
    Fernandohluiz escreveu:Pessoal, deu tudo certo! Valeu pelas dicas. O carro simplesmente estava sem a trava do lado direito. Foi somente plug and play. Muito bom!



    Olá Fernando. Acho que conheço essa trava. rsrsrs.
    Que bom que deu certo !!!


    Mauro.


    Sério?!? rsrsrsrs

    Não sabia que você estava por aqui também!
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    Mensagem por Mau_Glad Dom 25 Fev - 12:49:20

    Fernandohluiz escreveu:
    Mau_Glad escreveu:



    Olá Fernando. Acho que conheço essa trava. rsrsrs.
    Que bom que deu certo !!!


    Mauro.


    Sério?!? rsrsrsrs

    Não sabia que você estava por aqui também!

    É amigo, estou tentando restaurar a minha Caravan SS 78, mas não está fácil.
    Desmontei a 85 e guardei as peças que posso usar na 78. O que não é compatível, estou vendendo pra levantar fundos. rsrsrs.
    E aqui no fórum, vou adquirindo conhecimentos.

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    Mensagem por Fernandohluiz Dom 25 Fev - 13:56:42

    Mau_Glad escreveu:
    Fernandohluiz escreveu:


    Sério?!? rsrsrsrs

    Não sabia que você estava por aqui também!

    É amigo, estou tentando restaurar a minha Caravan SS 78, mas não está fácil.
    Desmontei a 85 e guardei as peças que posso usar na 78. O que não é compatível, estou vendendo pra levantar fundos. rsrsrs.
    E aqui no fórum, vou adquirindo conhecimentos.

    Legal! Depois tu me manda a lista do que a vender. Pode ser que me interesse por mais coisas.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sex 22 Jan - 20:44:33

    Show de bola essa postagem. Parabéns opala 4cc, precursor das orientações. E parabéns aos que também postaram posteriormente excelentes dicas e orientações.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sex 22 Jan - 20:46:08

    Que tipo de graxa você usou, opala 4cc?
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sex 22 Jan - 20:47:04

    Pergunta de quem não sabe nada do assunto... rsrsrs
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sex 22 Jan - 21:59:53

    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 20210122-224524

    Acabei de abrir a trava da porta traseira do lado do motorista que não estava funcionando. Vi que está faltando uma das microescovas e uma das molas está esticada. Tem algumas marcas no plástico. Devem ter mexido nessa máquina antes. Nesse caso, será que há salvação? Vocês acham que consigo essas peças no mercado de reposição?
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jan - 22:05:57

    Orlano escreveu:Que tipo de graxa você usou, opala 4cc?

    Eu usei graxa branca (à base de sabão de lítio). Tenho a impressão de que esta graxa demora mais para secar, provocando o emperramento de mecanismos.

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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jan - 22:07:51

    Orlano escreveu:eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios 20210122-224524

    Acabei de abrir a trava da porta traseira do lado do motorista que não estava funcionando. Vi que está faltando uma das microescovas e uma das molas está esticada. Tem algumas marcas no plástico. Devem ter mexido nessa máquina antes. Nesse caso, será que há salvação? Vocês acham que consigo essas peças no mercado de reposição?

    Tem no mercadolivre e tem também no e-bay (equipou alguns cadilacs e chevys). O problema - tanto no e-bay quanto no mercadolivre - é o preço dela. Acho que se o problema é exclusivamente a escova faltando e a mola, você deveria tentar a reposição disso. Não deve ser fácil, mas existem empresas que fabricam escovas para o mercado de reposição.

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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sex 22 Jan - 22:24:29

    Muito obrigado, opala4cc, pelas informações. Vou procurar.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por GustavoZorzi Sex 22 Jan - 23:06:55

    A minha já estava com a coifa toda rasgada mas funcionava perfeitamente fora do carro mas ela costumava travar no movimento e tinha que deixar ela meio bamba

    Comprei uma nova universal, é bem similar no tamanho e paguei 7 reais mas não vai ter a mesma qualidade da original....

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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sex 22 Jan - 23:30:39

    Ok, obrigado, Gustavo.
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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por opala4cc Sáb 23 Jan - 0:21:53

    GustavoZorzi escreveu:A minha já estava com a coifa toda rasgada mas funcionava perfeitamente fora do carro mas ela costumava travar no movimento e tinha que deixar ela meio bamba

    Comprei uma nova universal, é bem similar no tamanho e paguei 7 reais mas não vai ter a mesma qualidade da original....

    É, dá pra usar uma universal. O problema é que necessita fabricar um suporte que aproveite os furos já existentes na porta do suporte anterior. A trava universal tem que ser a de dois fios.
    Mas se optar por procurar as escovas, tente comprar uma escova de algum eletrodoméstico. Opte por escovas com dimensões parecidas, mesmo que seja de perfil retangular ou quadrado. Sempre é possível colocar a escova sobre um lixa em cima de uma superfície plana e lixá-la até ficar com as dimensões pretendidas. A escova não precisa ter o perfil perfeitamente redondo!

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    eletrica - trava elétrica original do opala de dois fios Empty Re: trava elétrica original do opala de dois fios

    Mensagem por Orlano Sáb 23 Jan - 5:59:02

    Ok, muito obrigado,opala4cc.

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