Montei um ar completo em um opala 89 vou tentar explicar a experiência aqui. Já aviso q não foi fácil e o tópico tem quase 300 fotos. Fui fazendo por partes e ás vezes deixava uma coisa de lado pra ir fazendo outra dependendo do meu estado de cansaço (pois fazia isso após o meu horário de serviço – das 18 horas ate começar a escurecer – e alguns domingos q eu não trabalhei) e dependendo daquela parte ter me enchido o saco kkkkkk. Vcs poderão ver q as fotos estão todas na sequencia que eu fui fazendo o serviço as vezes eu vou e volto pra alguma coisa...nao liguem.
O q é preciso?
Um lindo opala 89
Um ar condicionado completo
Primeiramente eu mesmo q tirei o ar de um opala Comodoro SL/E 88 isso tornou a tarefa de colocar o no Comodoro SL/E 89 um pouco mais fácil, comecei pelas partes q ficam no cofre:
Condensador, compressor seu suporte, evaporadora e mangueiras
Depois passei para a parte interna:
Consoles mangueiras controles do ar reostato difusores e etc
Esse é o reostato ele fica atrás do porta luvas. Pouquíssimo conhecido.
Peças q ficam atrás do painel e consoles
Aqui o ar já quase completo retirado do carro. Faltando apenas algumas peças e o chicote elétrico.
Aqui lavei evaporadora e condensador
Reparem q a evaporadora esta com um trincado em um determinado lugar, resolvi desmonta-la para fazer o reparo e tbem já fazer uma manutenção dela como por exemplo: limpar por dentro, refazer a vedação de silicone entre as partes e arrumar aquele trincado.
Aqui tirei aquela parte plástica meio arredondada, é só tirar uns parafusos Philips q ele sai, as vezes aquela massa de calafetar esta prendendo um pouco...é só tirar com jeito.
Essas são as massas pra vedação e já tem quase 30 anos, então já estão ressecadas, quebradas e ruins. Isso da fuga do ar pela própria caixa, então vou vedar ela com silicone.
Aqui tirei a tampa intermediaria de metal, ela é presa por vários parafusos 8 se não me engano.
Aqui tirei aquela parte q encaixa na parede corta fogo (q é a parte q esta trincada), pra tirar ela são 4 parafusos 10 se não me engano. Já da pra ver uma boa parte do “radiador” do evaporador.
Soltando uma abraçadeira do cano é possível tirar o “radiador” do evaporador, o cano e o filtro da caixa.
Aqui a tampa q esta trincada, vou fazer o reparo nela com arame resina e la de vidro. Passei resina e la de vidro dos dois lados da peça pra garantir.
Montando a caixa. Raparem nas ultimas fotos q meu silicone branco acabou, terminei o serviço com um silicone preto e tbem eu esqueci de tirar as fotos das duas ultimas tampas sendo colocadas, mas isso não é segredo: após a ultima foto vai a tampa metálica com os parafusos 8 e após a tampa metálica vai aquela parte curvada de plástico com os parafusos Philips. Reparem duas fotos com um circulo vermelho q indica um local onde tbem esta quebrado porem não tinham as pedaços q devem ter perdido, porem depois da caixa montada eu tbem fiz um reparo com resina e la de vidro, ficou muito bom.
Aqui comecei um processo de isolamento térmico na caixa q é uma coisa q pretendo fazer na caixa evaporadora da minha caravan tbem. Fiz com a própria manta térmica do capo do opala q tirei o ar. Usei cola de sapateiro pincel, e alicate de corte (sim, aqueles alicates de cortar fios, é muuuuuito mais fácil cortar do que qualquer coisa). Ates de colocar no carro passei bate pedra em toda a caixa, mas isso foi mais pra frente pois fiquei de saco cheio de mexer nessa caixa.
Aqui tirei o chicote elétrico. Ele não tem segredo pra tirar ao contrario do q eu pensei. Ele não vai ligado na caixa de fusíveis do carro. Suas ligações são apenas no alternador, válvula selenoide do carburador, rele da ventoinha, compressor, interruptor de pressão das mangueiras, caixa evaporadora, rele do ar, bobina, reostato e os comandos do console, se vc for seguindo o chicote dos comandos do painel é fácil tirar o chicote. Basta ir soltando as coisas e guardando na cabeça ou em fotos o lugar de onde saiu cada fio.
Aqui o opala q vai receber o ar. Detalhe q o interior dele é azul e o console q eu tirei do outro é preto, logo, não poderia usar o preto tive q cortar o console azul – morrendo de medo diga se de passagem – porem fiz um serviço bem feito q vcs verão mais pra frente (isso se ainda tiverem seguindo o tópico kkkkk)
Aqui tirei a grade frontal, e posteriormente o radiador hélice e correias para ter um acesso melhor onde vou colocar o condensador.
Aqui é o furo superior de onde sera preso o suporte esquerdo do condensador, não foi eu q fiz ele já estava la (ainda bem pois seria difícil uma furadeira encaixar ali)
Aqui com o suporte parafusado
Aqui o lado direito já com o suporte parafusado
Aqui os dois supores parafusados. Eles não irão ficar ai definitivos, precisei coloca-los para fazer a marcação de onde eu teria q fazer o furo do outro parafuso de suporte q não tinha como os furos superiores.
Aqui tirei as tampas do motor pra pintar....aproveitar o embalo. Dai tbem já tirei a bomba d´água q é necessário trocar.
Aqui o condensador....antes de montar fiz uma manutenção nele tbem. Essa manutenção foi tentar desentortar o máximo possível das abas de alumínio q ficam em volta dos canos por onde passa o gas, quando mais abertas essas abas maior quantidade de ar q passa no meio do condensador favorecendo a troca de calor. Essas abas amassam pelo próprio uso ou manuseio inadequado (q não foi o meu caso kkkkkk tirei ele assim kkkkk). Usei uma chave de fenda bem fininha e muita paciência.
Antes
Depois
Outro lado antes
Depois
Aqui umas fotos do condensador com os suportes presos.....só uma ideia....pois pra por no carro é necessário primeiro por os suportes depois o condensador. Os suportes são presos por dois parafusos cada: um em cima (q já estava furado) e um embaixo (q é necessário ver o lugar pra furar).
Aqui tirei a “churrasqueira” e comecei a mexer na parte interna e atraz do painel (cansei do motor kkkkk)
Essa aba serve para não entrar agua no difusor original ela tem q ser tirada....
Aqui a vista do buraco sem a ventarola....esse buraco vai ser encaixado uma peça q vai fazer a ponte da passagem do ar q esta dentro do carro para a caixa evaporadora. Ele tem q ser aumentado.
Aqui a vista por baixo de dentro do carro desse buraco, é possível ver a central de segurança e uma ponta da caixa do porta luva.
Aqui a vista pela porta do porta luva aberto e sem a caixa de papelão.
Começando a desmontar os dutos internos atraz do painel.
Após tirar o painel central completo e a tampa do porta luvas para facilitar tirei um tipo de direcionador de ar (dois – um de cada lado)
Esse é do lado direito, moleza.
Esse é o lado esquerdo, acredito ter sido uma das coisas mais chatas de se fazer nessa instalação (não somente tirar essa peça mais tbem pra por o tampão no lugar)
Depois tirei os dutos da caixa de ar forçado e tbem mais dois direcionadores de ar.
Aqui o direcionador de ar para os difusores do console central
Após tirar todos os dutos, todos os direcionadores de ar forçado é hora de colocar as coisas do ar condicionado.
Essas duas mangueiras se unem deixei as duas setinhas alinhadas q da certinho as curvas pro encaixe. Depois passe a parte quadrada por cima da coluna de direção e leve ate o encaixe da coifa do difusor e tente encaixar bem pra não escapar ar por ali. A outra ponta apesar de ser quadrada é um pouco menos quadrada...ela vai ficar ali embaixo perto do console central pra encaixar na caixa direcionadora do ar condicionado. Uma dica é passar fita isolante pra unir bem as mangueiras.
Essas são as mangueiras do ar forçado q eu tbem deixei instalado porem tive q mudar as ligações dai ficou assim: essa primeira do lado esquerdo do carro vai ligada naquela peça q manda o ar para o vidro do para brisa. Uma dica q eu falo é colocar a do ar forçado primeiro depois a do ar condicionado...pois no dia coloquei do a/c e fui tentar por depois do a/f porem tive q tirar do a/c pq foi muito difícil passar a do a/f com ela la. As duas ultimas são do a/f do lado direito...essa não tem crise...é fácil.
Agora coloquei o direcionador do ar dos difusores do painel central.
Agora enjoei do interior e voltei pro motor kkkkk (mentira eu estava esperando pegar com um amigo o sacador da polia do vira – por isso eu tbem não tinha terminado as peças do motor como condensador e compressor...antes eu tinha q trocar a polia do vira pois ela era simples e é necessário a polia dupla.
Aqui a bomba d´ água q tem q ser trocada devido à diferença do recuo do calço da polia, a polia dupla é mais curta e precisa q o calço seja mais recuado para dar o alinhamento das correias....colocar a polia dupla na bomba “velha” as correias iam ficar desalinhadas. Eu tem fiz uma junta com velumoide...ficou boa não vazou..adoro velumoide...é muito bom.
Agora q já troquei a polia do vira e coloquei a bomba d´agua posso colocar o condensador. Primeiro passo coloque os dois suportes presos pelo parafuso superior (não aperte tudo – de apenas algumas voltas na rosca do parafuso para ele ficar meio “bambo” isso ajuda a encaixar o condensador) depois tente encaixar o condensador por cima – não é uma tarefa fácil mas mexendo com jeito ele vai. Quando ele descer ate embaixo coloque o parafuso superior do condensador no suporte (aquele q fica no buraco da grade frontal – não é necessário muito aperto) depois coloque os dois parafusos inferiores do suporte no condensador (os dois pela mini frente – tbem não é necessário aperto). Quando fizer isso reaperte o parafuso superior do suporte e tente marcar o local exato de onde sera feito o furo do parafuso inferior do suporte. O processo de marcar com o condensador no lugar é necessário devido se vc marcar errado não vai conseguir colocar os parafusos interiores do suporte no condensador pois vai sair do esquadro. Eu usei um errorex ou corretivo pra marcar pois os canos do condensador impede marcar com caneta e essas coisas....o q vc conseguir usar pra marcar ta valendo desde q o furo seja no lugar certo.
Suportes
Colocando condensador
Local do furo direito marcado
Local do furo esquerdo marcado
Agora é hora de apertar bem os parafusos superiores do suporte.
Suporte direito furado e parafusado
Suporte esquerdo furado e parafusado
Condensador com os parafusos superiores no suporte
Esses parafusos são importantíssimos: é muito importante prender essas abraçadeiras no suporte por esses dois parafusos isso impede q as ponteiras peguem as vibrações do motor e do carro e evita q ela trinque ou quebre.
Aqui no detalhe os parafusos do lado esquerdo que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.
Aqui no detalhe os parafusos do lado direito que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.
Aqui boa parte já montada com condensador hélice correia radiador e etc. Pronto pra dar partida depois de muitos dias.
Agora colocar o compressor e a correia
Agora eu parti pra parte mais trabalhosa e delicada desse trabalho...cortar a parede corta fogo pra encaixar a caixa evaporadora.
Usei uma frente de opala q tinha ar q estava aqui na frente da oficina de um amigo pra tirar as marcas dos lugares a serem cortados. Usei um papelão e uma caneta piloto....um amigo meu segurou o papelão por fora e eu risquei por dentro. Depois foi só cortar o local riscado no papelão e passar pra parede corta fogo do opala a ser cortado.
Frente usada de molde
Frente a ser cortada
Papelão no lugar da frente molde
Molde já riscado
Molde cortado já na frente a ser cortada
Frente marcada pra ser cortada
Agora é só cortar
Agora vou tirar aquela lata q impede q entre agua no difusor....tirei com taiadeira mesmo.....morrendo de medo do martelo escapar no para brisa...kkkkk
Agora tem q aumentar esse buraco pra encaixar o duto q pega o ar do interior do carro para a caixa evaporadora.
Primeiro tbem fiz um molde.
Depois de riscado e cortado seguindo os procedimentos do corte acima
Riscado na lata
Depois foi soh cortar
Frente com todos os cortes, ainda faltam os furos....kkkkk
Agora o serviço terminado na caixa evaporadora, foi passado bate pedra em toda ela.
Agora terminar a montagem das peças do cofre.
Primeiro coloquei essa peça q é o “túnel” q faz a caixa evaporadora puxar o ar de dentro do carro. Isso faz com que na medida q o ar do interior do carro for gelando vai melhorando se existir esse ciclo. Nela existe um cabo com uma pequena portinhola na lateral q é aberta ou fechada pelo botão dos controles do painel do ar, ela aberta faz com q entre o ar de fora junto com o ar q a caixa evaporadora puxa. Recomenda-se – para maior – eficiência do sistema deixar ela fechada.
Aqui ela colocada (deu muito, muito trabalho encaixar ela ai)
Agora passei bastante massa pra vedação pois ali corre bastante agua quando chove ou lava o carro
Depois parafusei a peça e passei mais massa por cima
Vista de dentro do carro, da pra ver certinho essa portinhola q abre e fecha.
Agora coloquei essa peça grande aqui, ela faz a distribuição do ar pros ventures. Ela foi um pouco trabalhosa de colocar devido os parafusos de fixação serem nas 4 pontas e 3 delas estavam quebradas, resolvi não colar elas achei melhor fazer vários furos nas laterais e prender bem. Ficou ótimo, foram 3 parafusos em cada aba, totalizando 12 parafusos pra peça nunca mais sair de la kkkkkkk. Deu trabalho pra parafusar alguns, mas pelo menos ficou bom.
Agora passei o chicote elétrico
Pra prender a caixa evaporadora não teve muito segredo (ao contrario do q eu pensei): encaixei ela o máximo certo possível na parede corta fogo pra fazer a marcação de onde furar o para lama q seriam 2 furos, quando fui ver muito próximo ao local de marcar estava um tipo de cavidade, tipo uma marca ou um pontilhado, não pensei duas vezes e furei ali mesmo. Os dois furos ficaram no local perfeito pra parafusar. Detalhe importante foi necessário entortar o cano do freio q passava rente o para lama. Tive q afastar ele pra caixa encaixar certo la.
Furo de baixo perto da longarina
Furo de cima perto do modulo de ignição (quase no meio da “cruz” do para lama)
Aqui os dois furos na mesma foto
Depois encaixei a evaporadora parafusei os dois parafusos q eu havia furado no para lama porem não dei aperto, tentei ao máximo puxar a caixa pra parede corta fogo pra fazer o furo do parafuso “principal” na parede corta fogo.
Furado
Agora depois de tudo ok pra colocar a evaporadora definitivamente é hora de passar massa no encaixe dela na parede corta fogo pra não escapar a/c. tbem usei a borracha original q ajudou muito.
Aqui o parafuso da parede corta fogo totalmente apertado. Após apertar ele tbem dei o aperto nos outros dois parafusos. Todos ele usei parafuso e porca atraz.
Aqui no detalhe o parafuso de baixo.
Aqui todo o chicote elétrico q logo logo sera ligado.
Vejam no detalhe essas duas pequenas saliências, são elas q eu relatei logo acima da tal marcação q eu furei.
Aqui as peças do cofre todas montadas, faltando apenas a válvula selenoide do carburador e a ventoinha eletrica. O rele preto (de cima) é o rele do ar q já estava sem o porta fusível e o rele cinza (de baixo) é o rele auxiliar da partida.
Finalizando passei pra parte mais delicada do serviço: fazer o corte do controle do painel no console e os cortes dos dois difusores traseiros.
Repare q no console já tinha uma marcação retangular então eu cortei com uma policorte pequena (pra adiantar) porem não cortei em cima do risco, cortei alguns milímetros antes pra não errar e depois eu terminei na lima. A todo momento fui testando o corte com a moldura do controle. Ate q ela encaixou perfeita.
Depois coloquei a placa de interface do controlador
Depois o controlador já parafusado e bem fixado.
Posteriormente utilizando o mesmo método fiz o recorte dos dois difusores traseiros do console.
Essa “coifa” é onde se liga a mangueira do ar e ela direciona o ar para os dois difusores, ela era colada no console anterior, foi difícil tirar ela sem quebrar.
Depois foi só colar ela la tbem.
Aqui uma vista por baixo do console com a coifa e a mangueira
Seria fácil encaixar o console assim, mas a gm não quis dar esse gostinho, vc tem q colocar o console e depois com ele no lugar passar a mangueira por baixo desse suporte onde vc parafusa e encaixar a mangueira na coifa com a mao pelo buraco dos controle do vidro e retrovisor. Confesso q pra encaixar a mangueira na coifa com o console fora do carro (foto acima) já foi difícil, imagina nessa situação?? Eu acredito q se tirar os bancos daria pra encaixar a mangueira na coifa e depois ir passando ela por baixo daquele suporte ate chegar no lugar, mas tirar os bancos tbem é outra buxa danada pois depois tem q por novamente.
Ainda faltavam uns detalhes na parte elétrica pra serem acertados por isso decidi colocar o console do cambio por ultimo.
Aqui coloquei o reostato no lugar original q ele fica no carro.
Depois fiz a vedação com a massa tbem no túnel q leva o ar para os difusores do painel central. Ele estava bastante aberto aquela boca dele, empenada devido ao tempo, dai coloquei bastante massa em volta.
Aqui uma vista de tudo já montado faltando apenas a caixa de papelão do porta luvas e a tampa do porta luvas
Aqui tudo devidamente montado e terminado na parte interna.
Agora que – a bosta - a ventoinha chegou fui instalar ela.
Prendi ela no condensador com abraçadeiras de nylon (lagartixa, enforca-gato) ficou bem firme. Usei 6.
Agora coloquei a válvula selenoide do avanço de rpm do carburador. Dois furos na lata e já era.
Detalhe importante q eu esqueci de tirar foto, pouca gente vai se lembrar dele aqui a essa altura do campeonato.
Se lembram dos dois direcionadores de ar q retirei? Um do lado direito e outro do lado esquerdo. O buraco LD foi cortado maior pra encaixar o “túnel” q vai na evaporadora. E o esquerdo??? O LE na vdd vai um tipo de um tampão q eu tirei do outro opala e já coloquei nesse e esqueci de tirar fotos. Porem assim como é ruim tirar o direcionador tbem é ruim colocar esse tampão...pois é o mesmo esquema.
Aqui:
Tirei isso:
Depois de tudo montado foi a vez de levar para um profissional (um veio muito gente boa chamado Mario) da área revisar o sistema pra por o gás pra gelar. Foi feita uma limpeza completa no sistema pra tirar os resíduos de óleo velho e eventuais sujeiras. Após isso foi trocado rolamento da polia do compressor, selo do compressor, kit de reparos do compressor, filtro secador/acumulador, caneta expanssora, todos os oring’s. Foi dado uma boa carga de gás R134a. O serviço dele ficou em 700 reais.
Um detalhe importante q eu descobri com esse véio é o seguinte:
Em 2014 fiz uma revisão no ar da minha caravan e botei pra funcionar o serviço ficou em 1100 reais em uma outra oficina (eu ainda não conhecia o Mario). Durante os dias de fazer o orçamento e levar o opala la pra o Mario comentei sobre minha caravana e tal, dai eu disse mais ou menos como funciona o ar dela dai ele me disse q meu ar estava faltando gas. Quando fui buscar o opala fui com a caravan junto com o dono do opala para ele trazer o opala dele. Chegando la ele viu e disse q tava com pouco gas, q o sistema estava com pouca pressão de gas, ele mediu e estava com 220 (não lembro a unidade de medida...se são libras ou psi) dai ele colocou mais e deixou com 235 na hora congelou a agua q estava no cano e no filtro suado. No opala ele deixou com 260 de pressão, e segundo ele, não deu pra colocar mais devido a ventoinha fraca de ventilação, se colocar uma melhor da pra deixar perto dos 300 dai gela muuuuuito bem. No meu ar ele não colocou mais gas pois foi no 0800 e tbem eu já havia comentado com ele sobre q eu vou tirar minha evaporadora pra fazer o isolamento térmico igual fiz nesse opala e depois tem q dar outra carga de gas.
Algumas fotos do q aconteceu após por mais gas
Antes (em quase dois anos) nunca vi isso acontecer.
Quando eu tirar e fazer o isolamento térmico na minha evaporadora vou por mais gas e posto o resultado aqui, mas de ante mao o ar com mais pressão no gas ficou muito bom.
Sobre o serviço: foi muito trabalhoso e demorado, porem muito gratificante graças a Deus saiu tudo certo. Se vc mesmo tirar do carro e depois por no outro é mais fácil...agora pegar tudo aquele entulho e saber de onde veio é mais difícil, com o tópico (enorme) espero ajudar quem esta nessa segunda situação.
Eu disse q tinham muitas fotos......kkkkkkkkkk
Qualquer duvida entre em contato.
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