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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 11:46:14

    era um sonho deixa-lo funcionando e só faltava o ar funcionar mas virou um pesadelo

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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por opala4cc Dom 1 Dez - 12:11:34

    rubens salsicha escreveu:então o sistema de ar estava desligado e sem correia

    Mas modificaram o esquema original das correias? Dá uma olhada na foto da mensagem número 8 deste tópico: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t29980-tipos-de-alternadores-que-dao-certo
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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 12:35:07

    pelo o q intendi a correia passa no virabrequim bomba dágua e compressor!!!!!!!! e a outra correia passa pelo virabreuim bomba dágua e direção hidraulica!!!!! É isso?????
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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por opala4cc Dom 1 Dez - 16:43:27

    rubens salsicha escreveu:pelo o q intendi a correia passa no virabrequim bomba dágua e compressor!!!!!!!! e a outra correia passa pelo virabreuim bomba dágua e direção hidraulica!!!!! É isso?????
    É.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 1 Dez - 17:40:05

    rubens salsicha escreveu:pelo o q intendi a correia passa no virabrequim bomba dágua e compressor!!!!!!!! e a outra correia passa pelo virabreuim bomba dágua e direção hidraulica!!!!! É isso?????

    exatamente.....


    quanto canais tem sua polia do virabrequim?


    e ele tiver apenas um canal é bem provavel q fizeram uma "ligacao direta" na polia do compressor com a polia dupla da bomba d´agua....

    dai nesse caso quem "gira" o compressor é bomba d´agua...quando na vdd quem tem q girar o compressor é virabrequim....por isso sua bomba pode estar fazendo esse barulho....a bomba d´agua serve apenas como um "apoio" pra correia.

    eu ja vi um opala com esse tipo de ligacao direta entre bomba d´agua e compressor...porem na epoca o ar desse opala estava desativado....nao cheguei a ve-lo funcionando.


    se vc reparar bem nas fotos eu tive q trocar a polia do virabrequim desse opala 89 justamente pra passar a corria do compressor nela...
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    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 19:31:23

    boa noite amigo!!!!! a minha polia do virabrequim é de 2 canais atualmente ta sendo ligada uma correia virabrequim bomba dágua outra correia compressor bomba dágua terceira correia virabrequim Dh
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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 1 Dez - 19:33:53

    nossa...


    nada a ver.....


    pode ser esse seu problema entao....compra as correias corretas.....e monta tudo original.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 1 Dez - 19:38:16

    alias....mudando o assunto.....


    meu primeiro opala comprei de um cara ai de Jaboticabal...


    Edu Valerio...vc conhece?

    acho q hoje em dia ele tem um 89
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    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 19:42:29

    poxa q coincidencia!!!!!! tem varios opaleiros aqui.....o sobrenome é conhecido aqui na cidade
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    Mensagem por aluzjunior Dom 1 Dez - 19:52:30

    Marcos Adriano escreveu:
    rubens salsicha escreveu:pelo o q intendi a correia passa no virabrequim bomba dágua e compressor!!!!!!!! e a outra correia passa pelo virabreuim bomba dágua e direção hidraulica!!!!! É isso?????

    exatamente.....


    quanto canais tem sua polia do virabrequim?


    e ele tiver apenas um canal é bem provavel q fizeram uma "ligacao direta" na polia do compressor com a polia dupla da bomba d´agua....

    dai nesse caso quem "gira" o compressor é bomba d´agua...quando na vdd quem tem q girar o compressor é virabrequim....por isso sua bomba pode estar fazendo esse barulho....a bomba d´agua serve apenas como um "apoio" pra correia.

    eu ja vi um opala com esse tipo de ligacao direta entre bomba d´agua e compressor...porem na epoca o ar desse opala estava desativado....nao cheguei a ve-lo funcionando.


    se vc reparar bem nas fotos eu tive q trocar a polia do virabrequim desse opala 89 justamente pra passar a corria do compressor nela...
    Olha, como eu carro vai ficar com direção eletrica (do astra) meu mecanico falou que para ligar o ar dava para ligar a correia direto na bomba dágua. sem precisar comprar uma damper de 2 canais.
    Agora fiquei encafifado, porque meu mecânico é muito bom e ele dificilmente está enganado
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    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 19:54:33

    esse mesmo esta a venda to pedindo 19 mil
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    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 20:01:20

    boa noite junior!!!!!!eu nao ti recomendo faz 15 anos q tenho esse opala antes de ligar o ar nunca tinha trocado bomba dágua depois q liguei o ar ja to na 4 bomba fora a raiva e os dias do carro na oficina to perdendo os amigos mecanicos por causa desse problema
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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 20:04:52

    hoje é dificil peças de reposição de qualidade urba é lixo indisa vem com rotor de plastico e eixo fino o q me restou foi por uma bomba original GM mas pelo o q o amigo marco aurelio falou não vai aguentar muito tempo o q vai tocar o compressor tem q ser o virabrequim a bomba vai servi apenas como um apoio
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    Mensagem por rubens salsicha Dom 1 Dez - 20:06:29

    desculpa é MARCOS ADRIANO o amigo da caravan saia e blusa
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 1 Dez - 20:59:00

    rubens salsicha escreveu:desculpa  é MARCOS ADRIANO o amigo da caravan saia e blusa

    Nao entendi mano lkkkkkkk


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 1 Dez - 21:01:14

    rubens salsicha escreveu:esse mesmo esta a venda to pedindo 19 mil


    Acho q vc mandou essa mensagem no tópico errado kkkkll


    Última edição por Marcos Adriano em Seg 2 Dez - 23:12:18, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 1 Dez - 21:04:16

    rubens salsicha escreveu:hoje é dificil peças de reposição de qualidade urba é lixo indisa vem com rotor de plastico e eixo fino o q me restou foi por uma bomba original GM mas pelo o q o amigo marco aurelio falou não vai aguentar muito tempo o q vai tocar o compressor tem q ser o virabrequim a bomba vai servi apenas como um apoio

    Rubens, acho que você está equivocado nas suas observações...a Urba é primeira linha, é a melhor marca de bomba d'água do mercado...até a Indisa dizem que funciona bem.


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    Mensagem por opala4cc Dom 1 Dez - 21:47:35

    Rubão6cc escreveu:
    rubens salsicha escreveu:hoje é dificil peças de reposição de qualidade urba é lixo indisa vem com rotor de plastico e eixo fino o q me restou foi por uma bomba original GM mas pelo o q o amigo marco aurelio falou não vai aguentar muito tempo o q vai tocar o compressor tem q ser o virabrequim a bomba vai servi apenas como um apoio

    Rubens, acho que você está equivocado nas suas observações...a Urba é primeira linha, é a melhor marca de bomba d'água do mercado...até a Indisa dizem que funciona bem.

    A URBA era a fornecedora da GMB. Indisa é um pouco inferior. O rotor é de plástico e quando o eixo enferruja um pouco, seu diâmetro aumenta e racha o rotor. É um problema bastante recorrente nas bombas de água dos carros modernos, quando o pessoal não usa aditivo, usa na proporção errada ou usa aditivo picareta. Especificamente sobre a bomba de água do opala com o rotor de plástico, o que me preocupa é a durabilidade do plástico submetido ao líquido de arrefecimento quente.
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    Mensagem por opala4cc Dom 1 Dez - 21:58:39

    aluzjunior escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:

    exatamente.....


    quanto canais tem sua polia do virabrequim?


    e ele tiver apenas um canal é bem provavel q fizeram uma "ligacao direta" na polia do compressor com a polia dupla da bomba d´agua....

    dai nesse caso quem "gira" o compressor é bomba d´agua...quando na vdd quem tem q girar o compressor é virabrequim....por isso sua bomba pode estar fazendo esse barulho....a bomba d´agua serve apenas como um "apoio" pra correia.

    eu ja vi um opala com esse tipo de ligacao direta entre bomba d´agua e compressor...porem na epoca o ar desse opala estava desativado....nao cheguei a ve-lo funcionando.


    se vc reparar bem nas fotos eu tive q trocar a polia do virabrequim desse opala 89 justamente pra passar a corria do compressor nela...
    Olha, como eu carro vai ficar com direção eletrica (do astra) meu mecanico falou que para ligar o ar dava para ligar a correia direto na bomba dágua. sem precisar comprar uma damper de 2 canais.
    Agora fiquei encafifado, porque meu mecânico é muito bom e ele dificilmente está enganado

    A formação do mecânico é reparação automotiva. Não é reprojeto/modificação de projeto. Transmissão por correias é a formação do engenheiro da área e a mudança da forma de transmissão exige o engenheiro. Entre a polia do compressor e a da bomba de água, a que oferece mais resistência ao giro é a do COMPRESSOR (situação em que o ar está ligado) e estaria sendo tracionada pela da bomba de água que por sua vez seria tracionada pela polia do virabrequim, que é polia motora.
    O reprojeto dessa traquitana exige cálculo que envolve o diâmetro das polias envolvidas, qual é a motriz e qual é a guiada, torque aplicado, distância entre centros, ângulo de abraçamento da correia nas polias, e blá-blá-blá... napoleão, whiskas sachê... blá-blá-blá-blá... whiskas sachê...


    Melhor colocar a polia de dois canais no virabrequim e não correr risco de desgastar prematuramente o canal da polia da bomba dentre outras surpresas futuros de médio e longo prazo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 2 Dez - 23:09:55

    Rubão6cc escreveu:
    rubens salsicha escreveu:hoje é dificil peças de reposição de qualidade urba é lixo indisa vem com rotor de plastico e eixo fino o q me restou foi por uma bomba original GM mas pelo o q o amigo marco aurelio falou não vai aguentar muito tempo o q vai tocar o compressor tem q ser o virabrequim a bomba vai servi apenas como um apoio

    Rubens, acho que você está equivocado nas suas observações...a Urba é primeira linha, é a melhor marca de bomba d'água do mercado...até a Indisa dizem que funciona bem.


    a urba é marca original de montadora.....é a melhor q tem hoje em dia.


    nao acredito q vc tenha comprado uma bomba da GM....ela pode ate ter vindo dentro de uma caixa da GM mas pode olhar q estara escrito URBA....a gm nao fabricava bombas d´agua....a urba era a fornecedora dessas peças pra GM


    alias poucas peças mecanicas eram fabricadas pela GM.....apesar de muitas virem com o emblema GM nao era faricado por ela.....um exemplo classico disso é o cambio mecanico q sempre foi fabricado pela clark q só foi "dar as caras" em 1991.


    eu uso uma indisa ha quase 2 anos.....ja rodei bastante com ela....inclusive uma viagem de 700 diretao....por enquanto ela ta aqui...kkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 2 Dez - 23:12:43

    Marcos Adriano escreveu:
    rubens salsicha escreveu:desculpa  é MARCOS ADRIANO o amigo da caravan saia e blusa

    Nao entendi mano lkkkkkkk





    agora eu entendi....vc me chamou de marco aurelio kkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por adriano_ribeiro Ter 3 Dez - 8:04:35

    Marcos, esse trabalho é pra quem sabe mesmo. Eu nunca teria coragem...

    Uma dúvida, fez o trabalho pra vc ou pra alguém? Quanto ficou essa brincadeira?

    Parabéns!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 3 Dez - 18:10:55

    fiz pra um amigo meu....


    eu comprei um opala 88 e vendi o ar pra ele


    fiz por 1500....todas as peças e a montagem no carro dele....


    porem depois ele gastou 700 reais com um tecnico em A/C pra por ele pra funcionar....minha parte foi só colocar as peças no lugar.




    é q ultimamente devido meu novo emprego eu ando sem tempo pra nada....mas talvez ano q vem apareca mais um pra montar....dessa vez um coupe 88....


    mas ainda sao planos do dono...vamos ver!!!
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    Mensagem por adriano_ribeiro Ter 3 Dez - 19:24:11

    Pagaria esses 1500 hein... Carro sem ar é difícil!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 4 Dez - 18:26:38

    faz tempo q quero religar o meu mas ta complicado....nao sobra grana.....


    mas ar é muito bom mesmo....


    infelizmente as duas graaandes viagens q eu fiz (1600 Km ida + volta) fiz sem ar...ja estava desligado devido ter travado meu compressor....
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    Mensagem por Diego Darth Sex 6 Dez - 7:43:50

    Esse tópico vai ficar salvo aqui para consultas em data posterior, vou colocar o AC no meu Comodoro tbm... mesmo usando apenas fds o AC é um conforto que hoje não é dispensável!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 6 Dez - 21:24:48

    eu obtive boas noticias essa semana sobre ligar meu ar novamente....


    meu compressor travou e quebrou ate pistao...entao o ar foi pro beleleu...e mesmo ganhando um compressor do rubens (ano passado) ainda nao consegui ligar novamente.....ta meio apertado a coisa aqui.....


    um amigo meu esta mexendo com ar aqui onde eu moro (acreditem....nao tem nenhuma oficina de ar aqui)....dai animei de tentar fazer um orçamento com ele pra ver quanto ficaria a revisao basica pra voltar ele a gelar......
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    Mensagem por Diego Darth Sáb 7 Dez - 7:15:19

    Marcos Adriano escreveu:eu obtive boas noticias essa semana sobre ligar meu ar novamente....


    meu compressor travou e quebrou ate pistao...entao o ar foi pro beleleu...e mesmo ganhando um compressor do rubens (ano passado) ainda nao consegui ligar novamente.....ta meio apertado a coisa aqui.....


    um amigo meu esta mexendo com ar aqui onde eu moro (acreditem....nao tem nenhuma oficina de ar aqui)....dai animei de tentar fazer um orçamento com ele pra ver quanto ficaria a revisao basica pra voltar ele a gelar......

    No seu caso o carro já tem tudo né? Pelo visto só o compressor que deu pau, trocou, colocou carga de gás já deve voltar a funcionar.

    O meu não tem AC de fábrica, então vou levar numa casa de AC e pagar para instalar um... acho que ir atrás de um original para colocar aqui além de gastar os tubos na compra, depois gastar mais uns tubos na instalação, ainda corro o risco de não ficar bom e talvez gaste até mais do que levar numa casa de AC e colocar um novo... além do mais os caras parcelam em 10x.... tem garantia... acho que será melhor, andei pensando nisso de ontem para hoje e cheguei nessa conclusão...

    Mas como isso é para o segundo semestre do ano que vem.... tem muuuuito tempo pra pensar e cotar... kkkkkk
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    Mensagem por adriano_ribeiro Sáb 7 Dez - 7:59:22

    Já pensei em instalar um universal, mas sem usar as saídas originais acho que fica feio. Conhecem algum projeto com ar não original saindo pelas saídas originais?
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    Mensagem por rubens salsicha Sáb 7 Dez - 16:12:05

    boa tarde amigos opaleiros!!!!!!!!! depois de mais uma semana sem minha barca... peguei o carro na sexta feira o q posso acrescentar ao q ja foi dito aqui... a bomba dágua foi substituida por uma bem mais reforçada em todos os sentidos e a oficina após muitas pesquisas acrescentaram um tensor ate agora funcionou bem mas quando liga o compressor andando escuto barulho creio q seja a correia vou aguardar segunda pra conferir a tensão
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Dez - 17:10:44

    Diego Darth escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:eu obtive boas noticias essa semana sobre ligar meu ar novamente....


    meu compressor travou e quebrou ate pistao...entao o ar foi pro beleleu...e mesmo ganhando um compressor do rubens (ano passado) ainda nao consegui ligar novamente.....ta meio apertado a coisa aqui.....


    um amigo meu esta mexendo com ar aqui onde eu moro (acreditem....nao tem nenhuma oficina de ar aqui)....dai animei de tentar fazer um orçamento com ele pra ver quanto ficaria a revisao basica pra voltar ele a gelar......

    No seu caso o carro já tem tudo né? Pelo visto só o compressor que deu pau, trocou, colocou carga de gás já deve voltar a funcionar.

    O meu não tem AC de fábrica, então vou levar numa casa de AC e pagar para instalar um... acho que ir atrás de um original para colocar aqui além de gastar os tubos na compra, depois gastar mais uns tubos na instalação, ainda corro o risco de não ficar bom e talvez gaste até mais do que levar numa casa de AC e colocar um novo... além do mais os caras parcelam em 10x.... tem garantia... acho que será melhor, andei pensando nisso de ontem para hoje e cheguei nessa conclusão...

    Mas como isso é para o segundo semestre do ano que vem.... tem muuuuito tempo pra pensar e cotar... kkkkkk



    entao....realmente pode ser q saia mais em conta mesmo...


    porem o ar do opala se tiver um compressror NOVO feito um bom servico nao dara problema tao cedo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Dez - 17:12:34

    rubens salsicha escreveu:boa tarde amigos opaleiros!!!!!!!!! depois de mais uma semana sem minha barca... peguei o carro na sexta feira o q posso acrescentar ao q ja foi dito aqui... a bomba dágua foi substituida por uma bem mais reforçada em todos os sentidos e a oficina após muitas pesquisas acrescentaram um tensor ate agora funcionou bem mas quando liga o compressor andando escuto barulho creio q seja a correia vou aguardar segunda pra  conferir a tensão


    meu deus.


    colocou um tensor??



    o q seria uma bomba d´agua mais reforçada?????


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    Mensagem por rubens salsicha Dom 8 Dez - 9:54:21

    bom dia amigos!!!!!! sim meu opala ja tinha A.C. eu comprei ele há 15 anos e veio sem a correia.mas o tempo passou e a necessidade de ligar o AC veio a tona fui num autocenter renomado em minha cidade e fiz um orçamento a principio ficaria em R$1200.00 revisão completa do sistema fiação etc. mas ao ligar o sistema o compressor a mais de 15 anos sem uso começou a desmanchar foi aonde foi pedido um compressor zero tudo instalado gelando muito mas começou a aquecer o motor ai veio uma ventoinha maior saiu a original não deu conta colocamos 2 grandes da S10 problema resolvido ai veio o problema com a bomba dágua ouve modificações em suportes colocou bomba urba indisa 4 no total ate q depois de muita pesquisa foi recomendado uma bomba "original" eixo mais grosso rotor de metal uma diferença visivel de qualidade foi dito q é usada em opalas de alta perfomance e foi passada as correias como foi dito aqui 2 correias virabrequim bomba compressor,virabrequim bomba DH só q foi recomendado instalar 1 tensor pra deixar a correia q vai pro AC alegando q já havia ate a furação no bloco tudo instalado ao longo de 6 meses de vai e volta a oficina erros e acertos a barca diplomata esta na minha garagem mas eu creio q vai ter q achar a tensão mais apropriada para a correia sinto q no liga e desliga do compressor em movimento ela faz barulho em alguns momentos. mas pelo menos vou poder da aquele talento na barcae curti o domingão
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    Mensagem por rubens salsicha Dom 8 Dez - 9:58:39

    tenho algumas fotos eu ainda não descobri como posto aqui mas quem quiser mando por zap ou por  e mail o suporte do tensor a foto das 2 ventoinhas e a foto das correias e si precisar de alguma foto de outro local tiro na hora estou a disposição
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 8 Dez - 10:14:09

    Hospede as fotos neste site de hospedagem:

    https://postimages.org/pt/

    Copie o link do campo "hotlink para foruns" e cole o link aqui


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 8 Dez - 10:16:18

    rubens salsicha escreveu:boa tarde amigos opaleiros!!!!!!!!! depois de mais uma semana sem minha barca... peguei o carro na sexta feira o q posso acrescentar ao q ja foi dito aqui... a bomba dágua foi substituida por uma bem mais reforçada em todos os sentidos e a oficina após muitas pesquisas acrescentaram um tensor ate agora funcionou bem mas quando liga o compressor andando escuto barulho creio q seja a correia vou aguardar segunda pra  conferir a tensão

    Se for um ruído bem alto é a correia patinando...É bem característico...vira e mexe a gente se depara com algum carro na rua com esse problema..


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 8 Dez - 18:54:47

    rubens salsicha escreveu:bom dia amigos!!!!!! sim meu opala ja tinha A.C. eu comprei ele há 15 anos e veio sem a correia.mas o tempo passou e a necessidade de ligar o AC veio a tona fui num autocenter renomado em minha cidade e fiz um orçamento a principio ficaria em R$1200.00 revisão completa do sistema fiação etc. mas ao ligar o sistema o compressor a mais de 15 anos sem uso começou a desmanchar foi aonde foi pedido um compressor zero tudo instalado gelando muito mas começou a aquecer o motor ai veio uma ventoinha maior saiu a original não deu conta colocamos 2 grandes da S10 problema resolvido ai veio o problema com a bomba dágua ouve modificações em suportes colocou bomba urba indisa 4 no total ate q depois de muita pesquisa foi recomendado uma bomba "original" eixo mais grosso rotor de metal uma diferença visivel de qualidade foi dito q é usada em opalas de alta perfomance e foi passada as correias como foi dito aqui 2 correias virabrequim bomba compressor,virabrequim bomba DH só q foi recomendado instalar 1 tensor pra deixar a correia q vai pro AC alegando q já havia ate a furação no bloco tudo instalado ao longo de 6 meses de vai e volta a oficina erros e acertos a barca diplomata esta na minha garagem mas eu creio q vai ter q achar a tensão mais apropriada para a correia sinto q no liga e desliga do compressor em movimento ela faz barulho em alguns momentos. mas pelo menos vou poder da aquele talento na barcae curti o domingão    


    ta....vc comprou essa bomba "original GM" (mesmo a GM nunca ter fabricado uma bomba) com o eixo mais grosso e teve q aumentar o furo na polia dupla da bomba d´agua?


    pois todos os eixos sao feitos na medida pra encaixar certinho no furo da polia....q é esse do meio:
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    mano....meu ar funcionava certinho.....gelava tudo certinho....ate q meu compressor quebrou um pistao e travou...eu estava na rodovia no momento....só percebi pelo cheiro da correia derretendo quando o compressor parou....nem ruido fez.....minha correia nunca cantou nada......e detalhe: SEMPRE USEI VENTOINHA ORIGINAL...sem nenhuma adicional ou de suporte....nem maior e nem menor....meu motor nunca aquecia quando ligava o A/C.....outro detalhe importante minha bomba é INDISA!!! Com rotor de plastico.....ate hoje esta tudo ok


    vc deve estar com algum problema q o pessoal dessa renomada oficina nao estao conseguindo enxergar ou esta fingindo nao enxergar....pode ser polia....correia errada...alinhamento das polias.....ou ate mesmo ligacao errada das correias....como ja foi dito antes...


    eu vou deixando aqui minha intencao de te ajudar.......pois tudo esta perfeito ...tudo esta novo.....ate bomba d água "original GM reforçada" e mesmo assim tem o ruido....entao nao serei eu pela internet q vou resolver....eu ja mexi em dois carros com ar (o meu e esse do topico) e nenhum nunca cantou correia e nem subiu temperatura.....


    boa sorte

    OKK
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    Mensagem por rubens salsicha Sáb 14 Dez - 12:02:05

    boa tarde amigos opaleiros!!!!!!! bom como disse estava fazendo barulho nas correias q foi re esticadas ate o momento esta tudo funcionando graças a Deus a respeito da polia ela é original nao sei ti dizer se foi mexida no furo....a unica coisa q nao destaquei é q o compressor não é mais o original é um denso enorme por sinal
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    Mensagem por eleandro kalckmann Dom 22 Dez - 5:16:09

    adriano_ribeiro escreveu:Já pensei em instalar um universal,  mas sem usar as saídas originais acho que fica feio. Conhecem algum projeto com ar não original saindo pelas saídas originais?


    A uns 2 anos atrás eu desmonte um Comodoro 88 que tinha AC universal e estava instalado da seguinte forma:
    *compressor no local original
    *caixa evaporadora universal escondida atrás do porta-luva com dutos ligados na saída de ar original
    *mangueiras adaptando a ligação entre evaporadora-compressor-condensador.
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    Mensagem por aluzjunior Dom 22 Dez - 19:18:47

    eleandro kalckmann escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Já pensei em instalar um universal,  mas sem usar as saídas originais acho que fica feio. Conhecem algum projeto com ar não original saindo pelas saídas originais?
     

    A uns 2 anos atrás eu desmonte um Comodoro 88 que tinha AC universal e estava instalado da seguinte forma:
    *compressor no local original
    *caixa evaporadora universal escondida atrás do porta-luva com dutos ligados na saída de ar original
    *mangueiras adaptando a ligação entre evaporadora-compressor-condensador.
    Vou fazer isso. Mas com compressor elétrico.
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    Mensagem por Diego Darth Dom 22 Dez - 20:07:49

    Marcos Adriano escreveu:
    Diego Darth escreveu:

    No seu caso o carro já tem tudo né? Pelo visto só o compressor que deu pau, trocou, colocou carga de gás já deve voltar a funcionar.

    O meu não tem AC de fábrica, então vou levar numa casa de AC e pagar para instalar um... acho que ir atrás de um original para colocar aqui além de gastar os tubos na compra, depois gastar mais uns tubos na instalação, ainda corro o risco de não ficar bom e talvez gaste até mais do que levar numa casa de AC e colocar um novo... além do mais os caras parcelam em 10x.... tem garantia... acho que será melhor, andei pensando nisso de ontem para hoje e cheguei nessa conclusão...

    Mas como isso é para o segundo semestre do ano que vem.... tem muuuuito tempo pra pensar e cotar... kkkkkk



    entao....realmente pode ser q saia mais em conta mesmo...


    porem o ar do opala se tiver um compressror NOVO feito um bom servico nao dara problema tao cedo.


    O problema Marcos é que primeiro será dificil achar um AC completo em bom estado, sem faltar peças e segundo... o pessoal tem viajado demais nos preços de peças de Opala, pedem em peças velhas sem revisão quase o preço de peças novas... por isso acabei descartando colocar um kit original... o que irão me cobrar num kit original completo usado sem nenhuma revisão é o que pagarei num kit novo e com garantia.
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    Mensagem por willianscmotta Seg 6 Abr - 13:31:48

    Marcos Adriano escreveu:a titulo de informacao

    o ar foi instalado no Opala Comodoro SL/E 89 do amigo Toni Meira.

    http://www.opaleirosdoparana.com/u28147

    Parabéns pelo serviço de primeira Marcos, muito bom mesmo!

    Eu que estou revisando algumas coisas no sistema de ar do meu Opala, esse tópico vai me ajudar muito! De cara, vou precisar instalar a válvula kicker pra compensar a rotação durante o uso do ar condicionado. Por conta do comando 260-S que meu carro tem, a rotação tem que ser um pouco mais alta, próximo dos 1000 RPM, quando ligo o ar ela cai e fica entre 500 e 650, sinto o carro dando umas cabeçadas (coisas de carro com comando), hoje fiz umas medições no ar do meu, na saída dos difusores centrais (fotos abaixo). Medi a temperatura com um pirômetro (termômetro infravermelho) e percebi que o compressor desarmou com 16,1°C só que por desatenção minha, não vi com qual temperatura ele rearmou rsrs...

    O sistema do meu está incompleto, faltando os tubos flexíveis que saem da caixa de ar interna (central) até o difusor do lado esquerdo, os demais estão ok.

    Medição feita hoje de manhã.
    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2011.jpg

    A caixa evaporadora está sem a mangueira e/ou tubo em destaque abaixo. Posso colocar qualquer uma no lugar pra substituir?
    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/mangue10.jpg

    RPM da lenta com o ar ligado.
    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2012.jpg

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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 6 Abr - 18:07:21

    willianscmotta escreveu:
    Medição feita hoje de manhã.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Img_2011


    exite um butao no modulo q controla esse desligamento do sistema pela temperatura....eu mexi um pouco no meu e ele desligava com uma temperatura bem menor do q essa....nessa foto usei um termometro de mercurio digital e o sensor estava enroscado em uma das aletas desse difusor central.

    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 20150513


    willianscmotta escreveu:
    A caixa evaporadora está sem a mangueira e/ou tubo em destaque abaixo. Posso colocar qualquer uma no lugar pra substituir?
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Mangue10


    Pode sim.....se eu nao me engano essa mangueira é para fazer o resfriamento do motor do ventilador da caixa....se conseguir colocar alguma q encaixe certinho pode ser sim....só nao vale deixar aquelas amarelas.....laranjadas....verdes... Mad  Mad  Mad  Mad  Mad  pinta ela de preto  Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 260807  Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 260807  Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 260807  Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 260807

    willianscmotta escreveu:
    RPM da lenta com o ar ligado.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Img_2012


    depende de qual carburador vc usa as chances de ligar esse sistema sao maiores....

    qual é o carburador??
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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por willianscmotta Seg 6 Abr - 18:18:08

    Opa Marcos, uso um H-34. Pode deixar, vou colocar uma mangueira preta ali pra resfriar o motor kkkkkkk...

    Pois é, durante a recarga do gás o cara mediu com um termômetro tipo uma caneta, colocou dentro dos difusores centrais, chegou a 15°C e não mais q isso. O cara colocou +/- 700 gramas de gás, não sei se realmente é essa quantidade msm, também não vi a pressão no manifold na hora. Sei q da pra deixar melhor q isso, dando um talento na caixa evaporadora, mas confesso a vc q tô com medo de tirar essa caixa e ter mais zica kkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 6 Abr - 19:24:35

    se eu nao me engano o ar do opala utiliza 1.4kg de gas....é q maioria dos carros novos usam entre 400 500 e 600....dai o cara coloca 700 e ja acha q é muito e para pq ta acostumado


    bom...isso é o q eu acho......nao sei se to errado.


    eu me lembro bem q quando mandei revisar meu ar em dias de muito calor ele refrescava....dava pro gasto......

    porem quando montei o ar desse opala do topico e levei em outro cara pra revisar ele deu um up a mais na carga de gas do meu pq ele disse q estava baixa....e o ar mudou totalmente.....

    e infelizmente parou quando o compressor travou alguns anos depois.


    realmente mexer na evaporadora pode ser algo complicado devido o encaixe dela na parede corta fogo ser de um plastico estranho....facil de quebrar....sem falar na massa de calafetar....e etc.....
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    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por abner rodrigues de souza Ter 7 Abr - 10:59:41

    Marcos Adriano escreveu:Vemos muitos anuncios por ai dizendo estarem vendendo o ar “completo” do opala, porem quando entramos pra conferir tem compressor, condensador, caixa evaporadora e mangueiras. Hoje vou mostrar q um ar completo de um opala (a partir de 81) tem muito mais peças do q isso.
    Montei um ar completo em um opala 89 vou tentar explicar a experiência aqui. Já aviso q não foi fácil e o tópico tem quase 300 fotos. Fui fazendo por partes e ás vezes deixava uma coisa de lado pra ir fazendo outra dependendo do meu estado de cansaço (pois fazia isso após o meu horário de serviço – das 18 horas ate começar a escurecer – e alguns domingos q eu não trabalhei) e dependendo daquela parte ter me enchido o saco kkkkkk. Vcs poderão ver q as fotos estão todas na sequencia que eu fui fazendo o serviço as vezes eu vou e volto pra alguma coisa...nao liguem.

    O q é preciso?

    Um lindo opala 89
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 OzsuwLY
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 XbOpxF9

    Um ar condicionado completo
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 6PieTOQ
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 M1Vb9jO
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 SvbcBpb
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 H77eIVm

    Primeiramente eu mesmo q tirei o ar de um opala Comodoro SL/E 88 isso tornou a tarefa de colocar o no Comodoro SL/E 89 um pouco mais fácil, comecei pelas partes q ficam no cofre:

    Condensador, compressor seu suporte, evaporadora e mangueiras
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 HCvRjiT
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 1Vp440N
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 RiYGqzP
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 P1dk8HT
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 WjSxCjj
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 BlPI2ng
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 FKqldIw

    Depois passei para a parte interna:

    Consoles mangueiras controles do ar reostato difusores e etc

    Esse é o reostato ele fica atrás do porta luvas. Pouquíssimo conhecido.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 ZG0DJNk

    Peças q ficam atrás do painel e consoles
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 A6xR124
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 NahuTJq
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 F239jBt
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 RREjHPz
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 58lFxLe

    Aqui o ar já quase completo retirado do carro. Faltando apenas algumas peças e o chicote elétrico.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Vp6OVwD
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 0elTl5I
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 U57tUDp

    Aqui lavei evaporadora e condensador
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 MNhpKGG
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 RDeIk0Y
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GvaPcU9
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 7ruB84T
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 4NYZpCA
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 4nyRo0U
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 EUQYkhQ
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Ii4So4L
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GwXoghy
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 XjNBCin
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 TybMNiQ
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 YUvyPQn
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 H0xgATl
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 XmoOfhL

    Reparem q a evaporadora esta com um trincado em um determinado lugar, resolvi desmonta-la para fazer o reparo e tbem já fazer uma manutenção dela como por exemplo: limpar por dentro, refazer a vedação de silicone entre as partes e arrumar aquele trincado.

    Aqui tirei aquela parte plástica meio arredondada, é só tirar uns parafusos Philips q ele sai, as vezes aquela massa de calafetar esta prendendo um pouco...é só tirar com jeito.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Wn1NTRr
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 KnoiUCG

    Essas são as massas pra vedação e já tem quase 30 anos, então já estão ressecadas, quebradas e ruins. Isso da fuga do ar pela própria caixa, então vou vedar ela com silicone.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GdJcHdI

    Aqui tirei a tampa intermediaria de metal, ela é presa por vários parafusos 8 se não me engano.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 TfLCeSB
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 8Mzdkwt

    Aqui tirei aquela parte q encaixa na parede corta fogo (q é a parte q esta trincada), pra tirar ela são 4 parafusos 10 se não me engano. Já da pra ver uma boa parte do “radiador” do evaporador.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 XvD16lC
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 SUWrBUy

    Soltando uma abraçadeira do cano é possível tirar o “radiador” do evaporador, o cano e o filtro da caixa.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 S69HMPA
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 PXFlfe1
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 DovSTUA
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 MeTMyhQ
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 FWGt2Gq
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 IC3JS27
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 CNveQGj
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 HRzmcUt
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 7IxWqmY
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 BMP0g0G

    Aqui a tampa q esta trincada, vou fazer o reparo nela com arame resina e la de vidro. Passei resina e la de vidro dos dois lados da peça pra garantir.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 7rosvNC
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 JFw0oaf
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Yr1PrpY
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 KCYAG9Y
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 T3d7pPY
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 P3S4XGq
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 QejQs7z
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 KDR80j7
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 FmHGhgs

    Montando a caixa. Raparem nas ultimas fotos q meu silicone branco acabou, terminei o serviço com um silicone preto e tbem eu esqueci de tirar as fotos das duas ultimas tampas sendo colocadas, mas isso não é segredo: após a ultima foto vai a tampa metálica com os parafusos 8 e após a tampa metálica vai aquela parte curvada de plástico com os parafusos Philips. Reparem duas fotos com um circulo vermelho q indica um local onde tbem esta quebrado porem não tinham as pedaços q devem ter perdido, porem depois da caixa montada eu tbem fiz um reparo com resina e la de vidro, ficou muito bom.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 5Pxaj16
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 UYEAstd
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 XCuqifM
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 RCl62SY
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 MbVPAVZ
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Y1MoUXw
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 HlUrwws
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 9JcDabw
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 SegwtQ8
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 BEmg578

    Aqui comecei um processo de isolamento térmico na caixa q é uma coisa q pretendo fazer na caixa evaporadora da minha caravan tbem. Fiz com a própria manta térmica do capo do opala q tirei o ar. Usei cola de sapateiro pincel, e alicate de corte (sim, aqueles alicates de cortar fios, é muuuuuito mais fácil cortar do que qualquer coisa). Ates de colocar no carro passei bate pedra em toda a caixa, mas isso foi mais pra frente pois fiquei de saco cheio de mexer nessa caixa.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 HUFCe0H
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 EyN8bc4
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 VhBZrrY
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 TJL2y13
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 O4FhpZ6
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 YfZLxqw
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 YXilhTW
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 AGUcFcb
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 UPopUpy
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 R5IkfWe
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 9sfty7E
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 BDqT7Vi
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GCV4wsT

    Aqui tirei o chicote elétrico. Ele não tem segredo pra tirar ao contrario do q eu pensei. Ele não vai ligado na caixa de fusíveis do carro. Suas ligações são apenas no alternador, válvula selenoide do carburador, rele da ventoinha, compressor, interruptor de pressão das mangueiras, caixa evaporadora, rele do ar, bobina, reostato e os comandos do console, se vc for seguindo o chicote dos comandos do painel é fácil tirar o chicote. Basta ir soltando as coisas e guardando na cabeça ou em fotos o lugar de onde saiu cada fio.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 7KbThMi

    Aqui o opala q vai receber o ar. Detalhe q o interior dele é azul e o console q eu tirei do outro é preto, logo, não poderia usar o preto tive q cortar o console azul – morrendo de medo diga se de passagem – porem fiz um serviço bem feito q vcs verão mais pra frente (isso se ainda tiverem seguindo o tópico kkkkk)
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 QXVg5v0
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Ph5jbJu
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 KfJwGao
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 UpM4Zif
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 59qeZs7
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 5ncSzFG

    Aqui tirei a grade frontal, e posteriormente o radiador hélice e correias para ter um acesso melhor onde vou colocar o condensador.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 RPQ04WU
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 TRd6jNa

    Aqui é o furo superior de onde sera preso o suporte esquerdo do condensador, não foi eu q fiz ele já estava la (ainda bem pois seria difícil uma furadeira encaixar ali)
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 HwRKkGM

    Aqui com o suporte parafusado
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 DDDtnlc

    Aqui o lado direito já com o suporte parafusado
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GWW3OQ4

    Aqui os dois supores parafusados. Eles não irão ficar ai definitivos, precisei coloca-los para fazer a marcação de onde eu teria q fazer o furo do outro parafuso de suporte q não tinha como os furos superiores.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 VlJqYet
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 H2UYlbV

    Aqui tirei as tampas do motor pra pintar....aproveitar o embalo. Dai tbem já tirei a bomba d´água q é necessário trocar.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 SlG35xR
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 HEtrLrD
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 RKPDN2F
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 P8OIAsB

    Aqui o condensador....antes de montar fiz uma manutenção nele tbem. Essa manutenção foi tentar desentortar o máximo possível das abas de alumínio q ficam em volta dos canos por onde passa o gas, quando mais abertas essas abas maior quantidade de ar q passa no meio do condensador favorecendo a troca de calor. Essas abas amassam pelo próprio uso ou manuseio inadequado (q não foi o meu caso kkkkkk tirei ele assim kkkkk). Usei uma chave de fenda bem fininha e muita paciência.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Q93fSqE

    Antes
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 WFdh5UI

    Depois
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 F9Hql4a

    Outro lado antes
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Ug6Fir7

    Depois
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 6jZ7Ihk

    Aqui umas fotos do condensador com os suportes presos.....só uma ideia....pois pra por no carro é necessário primeiro por os suportes depois o condensador.  Os suportes são presos por dois parafusos cada: um em cima (q já estava furado) e um embaixo (q é necessário ver o lugar pra furar).
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GP9PdDo
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 TL0UfkL
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 QTX0Jy3

    Aqui tirei a “churrasqueira” e comecei a mexer na parte interna e atraz do painel (cansei do motor kkkkk)

    Essa aba serve para não entrar agua no difusor original ela tem q ser tirada....
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 WLpr0ZH
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Fo1dblG

    Aqui a vista do buraco sem a ventarola....esse buraco vai ser encaixado uma peça q vai fazer a ponte da passagem do ar q esta dentro do carro para a caixa evaporadora. Ele tem q ser aumentado.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Um201JT

    Aqui a vista por baixo de dentro do carro desse buraco, é possível ver a central de segurança e uma ponta da caixa do porta luva.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 4rGxzbF

    Aqui a vista pela porta do porta luva aberto e sem a caixa de papelão.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 0xENZbi

    Começando a desmontar os dutos internos atraz do painel.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Ap1orUH
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 73wNYXK

    Após tirar o painel central completo e a tampa do porta luvas para facilitar tirei um tipo de direcionador de ar (dois – um de cada lado)
    Esse é do lado direito, moleza.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 T8P3wQG
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 GHmoUEO
    Esse é o lado esquerdo, acredito ter sido uma das coisas mais chatas de se fazer nessa instalação (não somente tirar essa peça mais tbem pra por o tampão no lugar)
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 AE0UpVq
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 Xb7vimy

    Depois tirei os dutos da caixa de ar forçado e tbem mais dois direcionadores de ar.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 XoG625H
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 BIeFicj
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 VbIIWzU
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 4HJbg6a
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 1Vjtks6

    Aqui o direcionador de ar para os difusores do console central
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 8rWc7ip
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 BRaugUT

    Após tirar todos os dutos, todos os direcionadores de ar forçado é hora de colocar as coisas do ar condicionado.
    Essas duas mangueiras se unem deixei as duas setinhas alinhadas q da certinho as curvas pro encaixe. Depois passe a parte quadrada por cima da coluna de direção e leve ate o encaixe da coifa do difusor e tente encaixar bem pra não escapar ar por ali. A outra ponta apesar de ser quadrada é um pouco menos quadrada...ela vai ficar ali embaixo perto do console central pra encaixar na caixa direcionadora do ar condicionado. Uma dica é passar fita isolante pra unir bem as mangueiras.
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 0wA1wCc
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 DyOkM3f
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 J1mXYAa
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 K6yVYqc
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 AYElts8
    Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 CBJ6wxO

    Essas são as mangueiras do ar forçado q eu tbem deixei instalado porem tive q mudar as ligações dai ficou assim: essa primeira do lado esquerdo do carro vai ligada naquela peça q manda o ar para o vidro do para brisa. Uma dica q eu falo é colocar a do ar forçado primeiro depois a do ar condicionado...pois no dia coloquei do a/c e fui tentar por depois do a/f porem tive q tirar do a/c pq foi muito difícil passar a do a/f com ela la. As duas ultimas são do a/f do lado direito...essa não tem crise...é fácil.
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    Agora coloquei o direcionador do ar dos difusores do painel central.
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    Agora enjoei do interior e voltei pro motor kkkkk (mentira eu estava esperando pegar com um amigo o sacador da polia do vira – por isso eu tbem não tinha terminado as peças do motor como condensador e compressor...antes eu tinha q trocar a polia do vira pois ela era simples e é necessário a polia dupla.
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    Aqui a bomba d´ água q tem q ser trocada devido à diferença do recuo do calço da polia, a polia dupla é mais curta e precisa q o calço seja mais recuado para dar o alinhamento das correias....colocar a polia dupla na  bomba “velha” as correias iam ficar desalinhadas. Eu tem fiz uma junta com velumoide...ficou boa não vazou..adoro velumoide...é muito bom.
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    Agora q já troquei a polia do vira e coloquei a bomba d´agua posso colocar o condensador. Primeiro passo coloque os dois suportes presos pelo parafuso superior (não aperte tudo – de apenas algumas voltas na rosca do parafuso para ele ficar meio “bambo” isso ajuda a encaixar o condensador) depois tente encaixar o condensador por cima – não é uma tarefa fácil mas mexendo com jeito ele vai. Quando ele descer ate embaixo coloque o parafuso superior do condensador no suporte (aquele q fica no buraco da grade frontal – não é necessário muito aperto) depois coloque os dois parafusos inferiores do suporte no condensador (os dois pela mini frente – tbem não é necessário aperto). Quando fizer isso reaperte o parafuso superior do suporte e tente marcar o local exato de onde sera feito o furo do parafuso inferior do suporte. O processo de marcar com o condensador no lugar é necessário devido se vc marcar errado não vai conseguir colocar os parafusos interiores do suporte no condensador pois vai sair do esquadro. Eu usei um errorex ou corretivo pra marcar pois os canos do condensador impede marcar com caneta e essas coisas....o q vc conseguir usar pra marcar ta valendo desde q o furo seja no lugar certo.

    Suportes
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    Colocando condensador
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    Local do furo direito marcado
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    Local do furo esquerdo marcado
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    Agora é hora de apertar bem os parafusos superiores do suporte.

    Suporte direito furado e parafusado
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    Suporte esquerdo furado e parafusado
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    Condensador com os parafusos superiores no suporte
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    Esses parafusos são importantíssimos: é muito importante prender essas abraçadeiras no suporte por esses dois parafusos isso impede q as ponteiras peguem as vibrações do motor e do carro e evita q ela trinque ou quebre.
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    Aqui no detalhe os parafusos do lado esquerdo que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.
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    Aqui no detalhe os parafusos do lado direito que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.
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    Aqui boa parte já montada com condensador hélice correia radiador e etc. Pronto pra dar partida depois de muitos dias.
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    Agora colocar o compressor e a correia
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    Agora eu parti pra parte mais trabalhosa e delicada desse trabalho...cortar a parede corta fogo pra encaixar a caixa evaporadora.

    Usei uma frente de opala q tinha ar q estava aqui na frente da oficina de um amigo pra tirar as marcas dos lugares a serem cortados. Usei um papelão e uma caneta piloto....um amigo meu segurou o papelão por fora e eu risquei por dentro. Depois foi só cortar o local riscado no papelão e passar pra parede corta fogo do opala a ser cortado.

    Frente usada de molde
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    Frente a ser cortada
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    Papelão no lugar da frente molde
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    Molde já riscado
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    Molde cortado já na frente a ser cortada
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    Frente marcada pra ser cortada
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    Agora é só cortar
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    Agora vou tirar aquela lata q impede q entre agua no difusor....tirei com taiadeira mesmo.....morrendo de medo do martelo escapar no para brisa...kkkkk
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    Agora tem q aumentar esse buraco pra encaixar o duto q pega o ar do interior do carro para a caixa evaporadora.

    Primeiro tbem fiz um molde.
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    Depois de riscado e cortado seguindo os procedimentos do corte acima
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    Riscado na lata
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    Depois foi soh cortar
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    Frente com todos os cortes, ainda faltam os furos....kkkkk
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    Agora o serviço terminado na caixa evaporadora, foi passado bate pedra em toda ela.
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    Agora terminar a montagem das peças do cofre.
    Primeiro coloquei essa peça q é o “túnel” q faz a caixa evaporadora puxar o ar de dentro do carro. Isso faz com que na medida q o ar do interior do carro for gelando vai melhorando se existir esse ciclo. Nela existe um cabo com uma pequena portinhola na lateral q é aberta ou fechada pelo botão dos controles do painel do ar, ela aberta faz com q entre o ar de fora junto com o ar q a caixa evaporadora puxa. Recomenda-se – para maior – eficiência do sistema deixar ela fechada.
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    Aqui ela colocada (deu muito, muito trabalho encaixar ela ai)
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    Agora passei bastante massa pra vedação pois ali corre bastante agua quando chove ou lava o carro
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    Depois parafusei a peça e passei mais massa por cima
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    Vista de dentro do carro, da pra ver certinho essa portinhola q abre e fecha.
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    Agora coloquei essa peça grande aqui, ela faz a distribuição do ar pros ventures. Ela foi um pouco trabalhosa de colocar devido os parafusos de fixação serem nas 4 pontas e 3 delas estavam quebradas, resolvi não colar elas achei melhor fazer vários furos nas laterais e prender bem. Ficou ótimo, foram 3 parafusos em cada aba, totalizando 12 parafusos pra peça nunca mais sair de la kkkkkkk. Deu trabalho pra parafusar alguns, mas pelo menos ficou bom.
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    Agora passei o chicote elétrico
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    Pra prender a caixa evaporadora não teve muito segredo (ao contrario do q eu pensei): encaixei ela o máximo certo possível na parede corta fogo pra fazer a marcação de onde furar o para lama q seriam 2 furos, quando fui ver muito próximo ao local de marcar estava um tipo de cavidade, tipo uma marca ou um pontilhado, não pensei duas vezes e furei ali mesmo. Os dois furos ficaram no local perfeito pra parafusar. Detalhe importante foi necessário entortar o cano do freio q passava rente o para lama. Tive q afastar ele pra caixa encaixar certo la.

    Furo de baixo perto da longarina
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    Furo de cima perto do modulo de ignição (quase no meio da “cruz” do para lama)
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    Aqui os dois furos na mesma foto
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    Depois encaixei a evaporadora parafusei os dois parafusos q eu havia furado no para lama porem não dei aperto, tentei ao máximo puxar a caixa pra parede corta fogo pra fazer o furo do parafuso “principal” na parede corta fogo.
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    Furado
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    Agora depois de tudo ok pra colocar a evaporadora definitivamente é hora de passar massa no encaixe dela na parede corta fogo pra não escapar a/c. tbem usei a borracha original q ajudou muito.
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    Aqui o parafuso da parede corta fogo totalmente apertado. Após apertar ele tbem dei o aperto nos outros dois parafusos. Todos ele usei parafuso e porca atraz.
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    Aqui no detalhe o parafuso de baixo.
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    Aqui todo o chicote elétrico q logo logo sera ligado.
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    Vejam no detalhe essas duas pequenas saliências, são elas q eu relatei logo acima da tal marcação q eu furei.
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    Aqui as peças do cofre todas montadas, faltando apenas a válvula selenoide do carburador e a ventoinha eletrica. O rele preto (de cima) é o rele do ar q já estava sem o porta fusível e o rele cinza (de baixo) é o rele auxiliar da partida.
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    Finalizando passei pra parte mais delicada do serviço: fazer o corte do controle do painel no console e os cortes dos dois difusores traseiros.
    Repare q no console já tinha uma marcação retangular então eu cortei com uma policorte pequena (pra adiantar) porem não cortei em cima do risco, cortei alguns milímetros antes pra não errar e depois eu terminei na lima. A todo momento fui testando o corte com a moldura do controle. Ate q ela encaixou perfeita.
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    Depois coloquei a placa de interface do controlador
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    Depois o controlador já parafusado e bem fixado.
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    Posteriormente utilizando o mesmo método fiz o recorte dos dois difusores traseiros do console.
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    Essa “coifa” é onde se liga a mangueira do ar e ela direciona o ar para os dois difusores, ela era colada no console anterior, foi difícil tirar ela sem quebrar.
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    Depois foi só colar ela la tbem.
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    Aqui uma vista por baixo do console com a coifa e a mangueira
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    Seria fácil encaixar o console assim, mas a gm não quis dar esse gostinho, vc tem q colocar o console e depois com ele no lugar passar a mangueira por baixo desse suporte onde vc parafusa e encaixar a mangueira na coifa com a mao pelo buraco dos controle do vidro e retrovisor. Confesso q pra encaixar a mangueira na coifa com o console fora do carro (foto acima) já foi difícil, imagina nessa situação?? Eu acredito q se tirar os bancos daria pra encaixar a mangueira na coifa e depois ir passando ela por baixo daquele suporte ate chegar no lugar, mas tirar os bancos tbem é outra buxa danada pois depois tem q por novamente.
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    Ainda faltavam uns detalhes na parte elétrica pra serem acertados por isso decidi colocar o console do cambio por ultimo.

    Aqui coloquei o reostato no lugar original q ele fica no carro.
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    Depois fiz a vedação com a massa tbem no túnel q leva o ar para os difusores do painel central. Ele estava bastante aberto aquela boca dele, empenada devido ao tempo, dai coloquei bastante massa em volta.
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    Aqui uma vista de tudo já montado faltando apenas a caixa de papelão do porta luvas e a tampa do porta luvas
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    Aqui tudo devidamente montado e terminado na parte interna.
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    Agora que – a bosta - a ventoinha chegou fui instalar ela.
    Prendi ela no condensador com abraçadeiras de nylon (lagartixa, enforca-gato) ficou bem firme. Usei 6.
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    Agora coloquei a válvula selenoide do avanço de rpm do carburador. Dois furos na lata e já era.
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    Detalhe importante q eu esqueci de tirar foto, pouca gente vai se lembrar dele aqui a essa altura do campeonato.
    Se lembram dos dois direcionadores de ar q retirei? Um do lado direito e outro do lado esquerdo. O buraco LD foi cortado maior pra encaixar o “túnel” q vai na evaporadora. E o esquerdo??? O LE na vdd vai um tipo de um tampão q eu tirei do outro opala e já coloquei nesse e esqueci de tirar fotos. Porem assim como é ruim tirar o direcionador tbem é ruim colocar esse tampão...pois é o mesmo esquema.

    Aqui:
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    Tirei isso:
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    Depois de tudo montado foi a vez de levar para um profissional (um veio muito gente boa chamado Mario) da área revisar o sistema pra por o gás pra gelar. Foi feita uma limpeza completa no sistema pra tirar os resíduos de óleo velho e eventuais sujeiras. Após isso foi trocado rolamento da polia do compressor, selo do compressor, kit de reparos do compressor, filtro secador/acumulador, caneta expanssora, todos os oring’s. Foi dado uma boa carga de gás R134a. O serviço dele ficou em 700 reais.

    Um detalhe importante q eu descobri com esse véio é o seguinte:

    Em 2014 fiz uma revisão no ar da minha caravan e botei pra funcionar o serviço ficou em 1100 reais em uma outra oficina (eu ainda não conhecia o Mario). Durante os dias de fazer o orçamento e levar o opala la pra o Mario comentei sobre minha caravana e tal, dai eu disse mais ou menos como funciona o ar dela dai ele me disse q meu ar estava faltando gas. Quando fui buscar o opala fui com a caravan junto com o dono do opala para ele trazer o opala dele. Chegando la ele viu e disse q tava com pouco gas, q o sistema estava com pouca pressão de gas, ele mediu e estava com 220 (não lembro a unidade de medida...se são libras ou psi) dai ele colocou mais e deixou com 235 na hora congelou a agua q estava no cano e no filtro suado. No opala ele deixou com 260 de pressão, e segundo ele, não deu pra colocar mais devido a ventoinha fraca de ventilação, se colocar uma melhor da pra deixar perto dos 300 dai gela muuuuuito bem. No meu ar ele não colocou mais gas pois foi no 0800 e tbem eu já havia comentado com ele sobre q eu vou tirar minha evaporadora pra fazer o isolamento térmico igual fiz nesse opala e depois tem q dar outra carga de gas.

    Algumas fotos do q aconteceu após por mais gas
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    Antes (em quase dois anos) nunca vi isso acontecer.

    Quando eu tirar e fazer o isolamento térmico na minha evaporadora vou por mais gas e posto o resultado aqui, mas de ante mao o ar com mais pressão no gas ficou muito bom.

    Sobre o serviço: foi muito trabalhoso e demorado, porem muito gratificante graças a Deus saiu tudo certo. Se vc mesmo tirar do carro e depois por no outro é mais fácil...agora pegar tudo aquele entulho e saber de onde veio é mais difícil, com o tópico (enorme) espero ajudar quem esta nessa segunda situação.

    Eu disse q tinham muitas fotos......kkkkkkkkkk

    Qualquer duvida entre em contato.



    Cara, parabéns pelo tópico, Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 122938 Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 122938 Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 122938

    Este é aquele tipo de serviço que a gente fica adiando e deu um orgulho alheio ver você desenrolar esse trampo com tamanha calma e sangue frio pra cortar a lata do carro kkkk

    Só agregou mais valor e conforto ao belo Opala que você tem ai, parabéns! OKK
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 7 Abr - 21:32:38

    abner rodrigues de souza escreveu:Cara, parabéns pelo tópico, Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 122938 Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 122938 Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 5 122938

    Este é aquele tipo de serviço que a gente fica adiando e deu um orgulho alheio ver você desenrolar esse trampo com tamanha calma e sangue frio pra cortar a lata do carro kkkk

    Só agregou mais valor e conforto ao belo Opala que você tem ai, parabéns! OKK



    vlw amigo!!!

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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 7 Abr - 21:34:22

    willianscmotta escreveu:Opa Marcos, uso um H-34. Pode deixar, vou colocar uma mangueira preta ali pra resfriar o motor kkkkkkk...



    acabei passando batido nessa parte


    o h34 é relativamente facil de fazer a kikcer funcionar....tem um topico aqui falando sobre isso.


    se nao me engano é do rubonaceos.
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    Mensagem por willianscmotta Ter 7 Abr - 21:37:30

    Sim sim, pelo entendi a solenóide é acionada junto com o compressor do ar, daí quando vai caindo a rotação a kicker vai atuando, puxando uma haste no came do acelerador e deixando o carro acelerado conforme ajuste da mesma.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 7 Abr - 22:33:45

    isso mesmo....

    as peças mais chatas de achar pra esse sistema é a propria capsula...e PRINCIPALMENTE o came q fica no eixo....pesquisas datafolha apontam q 103% dos mecanicos tiram ela fora quando vao mexer.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 7 Abr - 22:37:23

    willianscmotta escreveu:Sim sim, pelo entendi a solenóide é acionada junto com o compressor do ar, daí quando vai caindo a rotação a kicker vai atuando, puxando uma haste no came do acelerador e deixando o carro acelerado conforme ajuste da mesma.

    E funciona perfeitamente bem e a contento! Recomendo a instalação! A sorte de nós, que temos H34, é que a Brosol voltou a fabricar a cápsula fazem alguns anos, caso contrário, estaríamos na roça.


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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 7 Abr - 22:59:06

    Rubão6cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:Sim sim, pelo entendi a solenóide é acionada junto com o compressor do ar, daí quando vai caindo a rotação a kicker vai atuando, puxando uma haste no came do acelerador e deixando o carro acelerado conforme ajuste da mesma.

    E funciona perfeitamente bem e a contento! Recomendo a instalação! A sorte de nós, que temos H34, é que a Brosol voltou a fabricar a cápsula fazem alguns anos, caso contrário, estaríamos na roça.



    e aquela peça q é como se fosse o "came" da capsula q fica no eixo?? é facil achar aquilo???


    olha....pra ser realmente sincero q eu me recorde o seu é o unico h34 q eu vi ate hoje com essa peça.

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