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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 17:34:20

    willianscmotta escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sempre que você conseguir extrair mais calor do condensador, vai ajudar no desempenho. Só acho que essa ventoinha é muito pequena, cobrindo uma área muito pequena do condensador. Sei que há o problema do espaço aí na frente. Mas não há nada a perder colocando (exceto o consumo de energia elétrica). Eu experimentaria colocar duas dessas, acionadas simultaneamente. Minha experiência com essas ventoinhas chinesas é que o mancal que tem rolamento fica barulhento muito cedo.

    Acabei de descobrir que estou com um probleminha, olhei na sacola onde estava guardada essa ventoinha e não achei as 4 peças de fixação comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 77560

    Amanhã procuro direito. O interessante Müller é que a de 7 polegadas tem a mesma potência que a de 8". achei um anúncio no ML vendendo 3 de 7" por 199,99 (também tem preço unitário a 68 pratas). Se eu não achar as 4 pecinhas da minha, terei mais essa despesa.

    Comecei a dá uma pequena melhoria na evaporadora também.Por cima da manta aluminizada ire colar um feltro que tenho aqui em casa, é o mesmo usado no capô.
    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2016.jpg

    Olha as fotos aí Marcos, pelo menos uma dá rsrs

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2015.jpg
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    Última edição por willianscmotta em Sáb 11 Abr - 17:36:07, editado 1 vez(es)

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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 17:35:25

    willianscmotta escreveu:Olha o anúncio que falei.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1110369040-kit-3-ventoinha-eletro-ventilador-universal-7-polegadas-_JM?quantity=1



    eu mandei uma pergunta pra esse cara do ml pra ver se ele tem de 8 tbem.....vamo ve.....


    essas do ali eu ja tinha visto....foi la q vi as medidas....

    algumas tem uma carcaça maior e medem 21cm ou mais

    agora tem umas mais "enxutas" q sao de 20.32cm...acho q essas seriam as ideais.
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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 17:39:23

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    é vdd.....ja dei uma pesquisada e vi alguns valores....nada menos de 100 reais cada uma.....o engraçado é q de 10 12 polegadas acham por 50 ou 60 reais....e as menores sao mais caras...vai entender...kkkkkkk


    talvez eu volte o ar e use assim mesmo durante um tempo se ficar bom com o isolamento termico q fiz na caixa evaporadora e no assoalho da caravan......dai quando o dolar baixar ou eu achar uma ventoinha mais em conta eu coloco...ja é bom ate pra ver a diferença do ar COM e SEM elas.....


    É porque provavelmente as ventoinhas de 10 a 12 polegadas concorrem com as ventoinhas de condensador, originais de fábrica.



    ahhhhh é vdd......nao tinha pensado nisso.....deve ser isso mesmo.
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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 17:42:50

    willianscmotta escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Acabei de descobrir que estou com um probleminha, olhei na sacola onde estava guardada essa ventoinha e não achei as 4 peças de fixação comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 77560

    Amanhã procuro direito. O interessante Müller é que a de 7 polegadas tem a mesma potência que a de 8". achei um anúncio no ML vendendo 3 de 7" por 199,99 (também tem preço unitário a 68 pratas). Se eu não achar as 4 pecinhas da minha, terei mais essa despesa.

    Comecei a dá uma pequena melhoria na evaporadora também.Por cima da manta aluminizada ire colar um feltro que tenho aqui em casa, é o mesmo usado no capô.
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    sim....isso eu ja vi.....ai na frente cabem duas de 8....ou uma de 9 talvez.....


    mas o q eu to dizendo é sobre colocar as ventoinhas ATRAZ.
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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 17:49:48

    Marcos Adriano escreveu:ai atraz.


    acho q na frente nao da.

    Mas então, por que não pegar algo pronto? Mede as dimensões do radiador e procura um sistema de ventoinha dupla cuja moldura do retângulo tenha as dimensões mais próximas do radiador:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1449937094-defletor-e-ventoinha-dupla-mondeo-98-99-00-01-_JM#position=16&type=item&tracking_id=6acc01da-7c93-4ab2-84fe-0290859a111e

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1486527181-ventoinha-dupla-fiat-tempra-_JM?quantity=1#position=11&type=item&tracking_id=6acc01da-7c93-4ab2-84fe-0290859a111e

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1477448777-ventoinha-dupla-com-suporte-omega-australiano-de-98-a-2004-_JM#position=20&type=item&tracking_id=6acc01da-7c93-4ab2-84fe-0290859a111e

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877717980-ventoinha-completa-nissan-xtrail-dupla-2007-acima-23512-_JM#position=47&type=item&tracking_id=6acc01da-7c93-4ab2-84fe-0290859a111e

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-914149913-ventoinha-completa-captiva-dupla-08-v6-36-96629054-_JM?quantity=1#position=5&type=item&tracking_id=76f56ea7-83d3-4ff6-9cff-58d7a2327082

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1295238426-ventoinha-ford-fusion-2014-acima-dupla-22131-_JM#position=18&type=item&tracking_id=76f56ea7-83d3-4ff6-9cff-58d7a2327082

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1466685806-ventoinha-completo-dupla-renault-master-23-2015-2016-2017-_JM#position=23&type=item&tracking_id=76f56ea7-83d3-4ff6-9cff-58d7a2327082

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-850516827-ventoinha-eletro-comp-toyota-rav-4-2013-acima-dupla-23809-_JM?quantity=1#position=35&type=item&tracking_id=76f56ea7-83d3-4ff6-9cff-58d7a2327082

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1132602885-ventuinha-dupla-stratus-lx-97-_JM#position=14&type=item&tracking_id=6acc01da-7c93-4ab2-84fe-0290859a111e

    A maioria destas ventoinhas, sozinhas, já são mais eficientes que a ventoinha original do opala. Foram feitas para carros que foram fabricados já nos tempos do anda-e-para do trânsito congestionado. Mas ainda por cima, são duplas! Claro que alguns cuidados devem ser tomados: não escolher ventoinhas com embreagem viscosa, não escolher ventoinhas muito velhas cujo rolamento está roncando* e, acima de tudo, escolher um sistema cujo retângulo da moldura plástica case com as dimensões do retângulo do radiador (senão, a adaptação vai ser complexa... algo como aquela situação da apollo 13, de encaixar o redondo no quadrado, kkkk!!!!).

    *Obs.: em algumas ventoinhas é possível abrir o motor e trocar o rolamento sem muito esforço/complexidade.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 18:07:06

    eu ja tinha pensado nisso tbem...ate achei uma do tempra aqui num ferro velho da minha cidade....


    mas o cara pediu 250 reais e na epoca com esse valor eu comprava duas novas de 8" e ainda sobrava dinheiro....dai acabei deixando pra la....


    se eu achasse uma dessa dupla q custasse menos do q as duas de 8 novas eu ate topava....mas se o custo for igual ou maior eu prefiro as novas de 8 mesmo....

    ate pq como vc disse tem q tomar cuidado com rolamento...muito velhas.....e etc....peças usadas é complicado....eu teria q comprar na internet uma peça dessa o q dificultaria ainda mais no caso de uma possivel troca ou devolucao...principalmente no caso de dar problema uns 2 ou 3 meses apos a compra....


    o rubens esta a 5 anos com as deles la.....


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    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 18:08:30

    willianscmotta escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Acabei de descobrir que estou com um probleminha, olhei na sacola onde estava guardada essa ventoinha e não achei as 4 peças de fixação comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 77560

    Amanhã procuro direito. O interessante Müller é que a de 7 polegadas tem a mesma potência que a de 8". achei um anúncio no ML vendendo 3 de 7" por 199,99 (também tem preço unitário a 68 pratas). Se eu não achar as 4 pecinhas da minha, terei mais essa despesa.

    Comecei a dá uma pequena melhoria na evaporadora também.Por cima da manta aluminizada ire colar um feltro que tenho aqui em casa, é o mesmo usado no capô.
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    Olha as fotos aí Marcos, pelo menos uma dá rsrs

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    William:
    Você tem as dimensões "x" e "y" da ventoinha?

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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 18:13:10

    Marcos Adriano escreveu:eu ja tinha pensado nisso tbem...ate achei uma do tempra aqui num ferro velho da minha cidade....


    mas o cara pediu 250 reais e na epoca com esse valor eu comprava duas novas de 8" e ainda sobrava dinheiro....dai acabei deixando pra la....


    se eu achasse uma dessa dupla q custasse menos do q as duas de 8 novas eu ate topava....mas se o custo for igual ou maior eu prefiro as novas de 8 mesmo....

    ate pq como vc disse tem q tomar cuidado com rolamento...muito velhas.....e etc....peças usadas é complicado....eu teria q comprar na internet uma peça dessa o q dificultaria ainda mais no caso de uma possivel troca ou devolucao...principalmente no caso de dar problema uns 2 ou 3 meses apos a compra....


    o rubens esta a 5 anos com as deles la.....


    e sem falar no caso de adaptacao.....

    O Rubão usa pouco o carro dele. Não é carro do dia-a-dia.
    Nesse sistema de ventoinha dupla, tem pelo menos um dos links que a ventoinha dupla é recente e de carro japonês. Durabilidade garantida!
    Claro... o preço é de doer. Mas é um investimento. Não é componente descartável. Essa combinação de 3 ventoinhas, quando envelhecer, vai gerar muito ronco, não só do vento mas também dos mancais. Lembre-se de que são chinesas...


    Última edição por opala4cc em Sáb 11 Abr - 18:25:24, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 18:23:07

    opala4cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Olha as fotos aí Marcos, pelo menos uma dá rsrs

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2015.jpg
    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2013.jpg
    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/img_2014.jpg

    William:
    Você tem as dimensões "x" e "y" da ventoinha?

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    Essa ventoinha é de 8 polegadas.

    É igual a essa do link.
    https://pt.aliexpress.com/item/4000207296090.html?spm=a2g0o.cart.0.0.2d483c00vmLLHc&mp=1
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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 18:25:10

    ultimamente minha caravan tbem nao esta sendo pro dia-a-dia tbem nao kkkkkkkkkk


    desde q sai do posto ano passado eu dei uma boa maneirada de andar com ela durante a semana.....hoje fazem 8 dias q nao funciono ela....talvez vou funcionar amanha quando montar um cambio e sair na rua pra testar..... dai ja olho tbem o esquema do multimetro....comprei a bateria nova pra ele....medi hoje cedo e a bateria da caravan tava com 12,7v com 8 dias parada....sem chave geral.


    mas sobre as ventoinhas eu ainda vou dar umas olhadas....mas as ideias sao boas.....e vou ver certinho.....é q agora q estao tocando no assunto eu to me animando sobre isso....porem o ar ainda nem ta funfando kkkkkk
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    comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 Empty Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 18:47:23

    Marcos Adriano escreveu:ultimamente minha caravan tbem nao esta sendo pro dia-a-dia tbem nao kkkkkkkkkk


    desde q sai do posto ano passado eu dei uma boa maneirada de andar com ela durante a semana.....hoje fazem 8 dias q nao funciono ela....talvez vou funcionar amanha quando montar um cambio e sair na rua pra testar..... dai ja olho tbem o esquema do multimetro....comprei a bateria nova pra ele....medi hoje cedo e a bateria da caravan tava com 12,7v com 8 dias parada....sem chave geral.


    mas sobre as ventoinhas eu ainda vou dar umas olhadas....mas as ideias sao boas.....e vou ver certinho.....é q agora q estao tocando no assunto eu to me animando sobre isso....porem o ar ainda nem ta funfando kkkkkk

    Em climatização, seja de ambientes habitados ou câmaras frias, existe um ditado de ouro:"O barato sai caro e o caro sai barato". O significado é que se você economiza antes (projeto), vai gastar depois (retrabalho, reprojeto, enjambrações paliativas, troca pelo equipamento mais dispendioso, etc...). Eu penso que em arrefecimento é a mesma coisa.
    Ventoinha, seja de radiador ou de condensador, não é como amortecedores, pneus, material de fricção dos freios, etc... Ou seja, não é considerada peça de "desgaste natural" do carro. Espera-se boa duração. cheers

    Que tal colocar uma ventoinha dupla de um chery A3? Question

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1009537855-ventoinha-dupla-com-defletor-chery-a3-13-1015-_JM#position=37&type=item&tracking_id=8df5052e-16d2-420c-80e8-9421d29c990a

    Não? Por quê? Ah... é chinês. comodoro - Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89 - Página 7 610284 Não vai durar. Olhe a última foto do anúncio acima. Não dá medo? affraid
    Veja, eu não estou dizendo que se você não colocar uma ventoinha dupla vai cometer um erro. É perfeitamente compreensível não fazê-lo se nenhum dos sistemas de ventoinha dupla tiver o retângulo de mesma dimensão do retângulo das dimensões do radiador da caravan. Eu apenas acho que a prioridade, antes de buscar essa combinação de três ventoinhas CHINESAS, deveria ser tentar o sistema de ventoinha dupla nas condições que mencionei, kkkkk!!!! lol!
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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 18:58:11

    Para que serve essa abertura na lateral dessa peça?

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/peza_i10.jpg

    Posso tampar? Quando liga o ar condicionado sai vento por ali!

    Outra dúvida, onde fica o sensor de temperatura do ar condicionado do Opala?


    Última edição por willianscmotta em Sáb 11 Abr - 18:59:58, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 18:59:26

    sim eu entendi....

    é q na vdd eu nao usaria 3 chinesas....usaria a original e duas chinesas de 8" se eu fosse seguir esse plano.....e as chinesas seriam acionadas apenas com o A/C....a original trabalharia mais.


    andei olhando essas duplas no ML.....achei algumas interessantes sim.....

    uma q achei bastante curiosa é essa:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1444633718-ventoinha-dupla-com-correria-golf-gti-94-a-98-_JM

    tem apenas um motor...e a outra é tocada por correia kkkkkkkk


    acabei de medir a colmeia do radiador e tem 58cm x 45cm.....é um retangulo quaaaaase quadrado.....kkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 19:00:42

    willianscmotta escreveu:Para que serve essa abertura na lateral dessa peça?

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/peza_i10.jpg

    Posso tampar? Quando liga o ar condicionado sai vento por ali!


    o correto ai é ter uma portinhola acionada por um cabo q fica num botao de correr la no painel dos botoes do ar condicionado


    ele tem aquela funcao "circular" q nos carros modernos é um carro com uma flechinha na frente.
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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 19:03:31

    Marcos Adriano escreveu:
    willianscmotta escreveu:Para que serve essa abertura na lateral dessa peça?

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/peza_i10.jpg

    Posso tampar? Quando liga o ar condicionado sai vento por ali!


    o correto ai é ter uma portinhola acionada por um cabo q fica num botao de correr la no painel dos botoes do ar condicionado


    ele tem aquela funcao "circular" q nos carros modernos é um carro com uma flechinha na frente.

    Como se fosse pra circular o ar só dentro da cabine ou puxar ar de fora?
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 19:06:09

    exatamente


    costuma-se usar isso aberto quando o carro esta fechado e muito quente por dentro quando fica parado no sol....dia o motor puxa um pouco do ar de fora (q estaria mais frio) pra melhorar o rendimento....

    depois do interior ja frio essa portinhola fechada o sistema vai circular o ar q ja esta frio dentro do carro.
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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 19:18:11

    Marcos Adriano escreveu:exatamente


    costuma-se usar isso aberto quando o carro esta fechado e muito quente por dentro quando fica parado no sol....dia o motor puxa um pouco do ar de fora (q estaria mais frio) pra melhorar o rendimento....

    depois do interior ja frio essa portinhola fechada o sistema vai circular o ar q ja esta frio dentro do carro.

    Entendi Marcos, eu estava querendo fechar ela rsrs

    Com relação a caixa evaporadora, acha que vale a pena fazer somente a cobertura da parte esquerda (originalmente só vinha ali) ou é melhor cobrir toda a caixa?
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    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 19:24:21

    Marcos Adriano escreveu:sim eu entendi....

    é q na vdd eu nao usaria 3 chinesas....usaria a original e duas chinesas de 8" se eu fosse seguir esse plano.....e as chinesas seriam acionadas apenas com o A/C....a original trabalharia mais.


    andei olhando essas duplas no ML.....achei algumas interessantes sim.....

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    tem apenas um motor...e a outra é tocada por correia kkkkkkkk


    acabei de medir a colmeia do radiador e tem 58cm x 45cm.....é um retangulo quaaaaase quadrado.....kkkkkkkkkkkk

    É, eu vi essa. Seria uma boa opção, as duas ventoinhas tem um bom número de pás e bom diâmetro, mas... como as duas são de mesmo diâmetro e estão alinhadas lado a lado, é uma obviedade que as dimensões do quadrilátero se aproximam demais de um retângulo bem horizontal, ao invés de algo mais próximo do quadrado, que é o que se ajustaria no radiador da caravan. Ademais, uma das pás de uma das ventoinhas está claramente faltando um pedacinho. É razoável supor que tal ventoinha está desbalanceada. Se já não está roncando, vai roncar logo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 19:40:14

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:exatamente


    costuma-se usar isso aberto quando o carro esta fechado e muito quente por dentro quando fica parado no sol....dia o motor puxa um pouco do ar de fora (q estaria mais frio) pra melhorar o rendimento....

    depois do interior ja frio essa portinhola fechada o sistema vai circular o ar q ja esta frio dentro do carro.

    Entendi Marcos, eu estava querendo fechar ela rsrs

    Com relação a caixa evaporadora, acha que vale a pena fazer somente a cobertura da parte esquerda (originalmente só vinha ali) ou é melhor cobrir toda a caixa?


    qualquer coisa é valida....porem é o mesmo esquema da ventoinha: quanto mais, melhor. visto as dificuldades de fazer na caixa inteira igual eu fiz por ela esta montada no carro vc pode colocar apenas ali mesmo....ja ajuda.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 19:45:41

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:sim eu entendi....

    é q na vdd eu nao usaria 3 chinesas....usaria a original e duas chinesas de 8" se eu fosse seguir esse plano.....e as chinesas seriam acionadas apenas com o A/C....a original trabalharia mais.


    andei olhando essas duplas no ML.....achei algumas interessantes sim.....

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    tem apenas um motor...e a outra é tocada por correia kkkkkkkk


    acabei de medir a colmeia do radiador e tem 58cm x 45cm.....é um retangulo quaaaaase quadrado.....kkkkkkkkkkkk

    É, eu vi essa. Seria uma boa opção, as duas ventoinhas tem um bom número de pás e bom diâmetro, mas... como as duas são de mesmo diâmetro e estão alinhadas lado a lado, é uma obviedade que as dimensões do quadrilátero se aproximam demais de um retângulo bem horizontal, ao invés de algo mais próximo do quadrado, que é o que se ajustaria no radiador da caravan. Ademais, uma das pás de uma das ventoinhas está claramente faltando um pedacinho. É razoável supor que tal ventoinha está desbalanceada. Se já não está roncando, vai roncar logo.


    sim sim....é vdd.....eu nao cogitei comprar uma dessa.....apenas mencionei pq achei curiosa pelo funcionamento....nao sabia desse esquema da correia kkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 19:52:17

    Marcos Adriano escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Entendi Marcos, eu estava querendo fechar ela rsrs

    Com relação a caixa evaporadora, acha que vale a pena fazer somente a cobertura da parte esquerda (originalmente só vinha ali) ou é melhor cobrir toda a caixa?


    qualquer coisa é valida....porem é o mesmo esquema da ventoinha: quanto mais, melhor. visto as dificuldades de fazer na caixa inteira igual eu fiz por ela esta montada no carro vc pode colocar apenas ali mesmo....ja ajuda.

    Na caixa evaporadora do meu, fiz somente na metade, onde fica o conector elétrico, limpei, apliquei manta asfáltica aluminizada e depois um feltro.
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    Mensagem por Müller Sáb 11 Abr - 19:53:03

    willianscmotta escreveu:Para que serve essa abertura na lateral dessa peça?

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/peza_i10.jpg

    Posso tampar? Quando liga o ar condicionado sai vento por ali!

    Outra dúvida, onde fica o sensor de temperatura do ar condicionado do Opala?

    O sensor fica dentro do duto principal, aquele grande debaixo do painel e q distribui os demais dutos. Ele fica apontado pra dentro da caixa evaporadora. Tirando a evaporadora vc já vê o chicotinho com a ponta encapsulada. Chama-se termistor.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 19:56:12

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    qualquer coisa é valida....porem é o mesmo esquema da ventoinha: quanto mais, melhor. visto as dificuldades de fazer na caixa inteira igual eu fiz por ela esta montada no carro vc pode colocar apenas ali mesmo....ja ajuda.

    Na caixa evaporadora do meu, fiz somente na metade, onde fica o conector elétrico, limpei, apliquei manta asfáltica aluminizada e depois um feltro.


    é...com ela montada é complicado fazer tudo


    mas isso ja ajuda sim.....originalmente é aplicado só ai mesmo.
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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 19:58:40

    Müller escreveu:
    willianscmotta escreveu:Para que serve essa abertura na lateral dessa peça?

    https://i.servimg.com/u/f48/20/10/37/14/peza_i10.jpg

    Posso tampar? Quando liga o ar condicionado sai vento por ali!

    Outra dúvida, onde fica o sensor de temperatura do ar condicionado do Opala?

    O sensor fica dentro do duto principal, aquele grande debaixo do painel e q distribui os demais dutos. Ele fica apontado pra dentro da caixa evaporadora. Tirando a evaporadora vc já vê o chicotinho com a ponta encapsulada. Chama-se termistor.

    Valeu! Como estou em fase de testes no ar condicionado, precisava saber onde ficava o sensor, ele é ligado direto na caixinha do termostato?
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    Mensagem por Müller Sáb 11 Abr - 20:14:39

    willianscmotta escreveu:
    Müller escreveu:

    O sensor fica dentro do duto principal, aquele grande debaixo do painel e q distribui os demais dutos. Ele fica apontado pra dentro da caixa evaporadora. Tirando a evaporadora vc já vê o chicotinho com a ponta encapsulada. Chama-se termistor.

    Valeu! Como estou em fase de testes no ar condicionado, precisava saber onde ficava o sensor, ele é ligado direto na caixinha do termostato?

    Não. Os dois fios são ligados nos controladores do console. No meu diagrama são os fios cinza/verde e cinza. Dos controladores saem 4 fios para o módulo, atrás da caixa do porta luvas.


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    Mensagem por willianscmotta Sáb 11 Abr - 20:38:43

    Müller escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Valeu! Como estou em fase de testes no ar condicionado, precisava saber onde ficava o sensor, ele é ligado direto na caixinha do termostato?

    Não. Os dois fios são ligados nos controladores do console. No meu diagrama são os fios cinza/verde e cinza. Dos controladores saem 4 fios para o módulo, atrás da caixa do porta luvas.

    Show! Conhecendo essa parte do sistema, já fica mais fácil caso precise trocar esse sensor.
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    Mensagem por Müller Sáb 11 Abr - 20:55:23

    willianscmotta escreveu:
    Müller escreveu:

    Não. Os dois fios são ligados nos controladores do console. No meu diagrama são os fios cinza/verde e cinza. Dos controladores saem 4 fios para o módulo, atrás da caixa do porta luvas.

    Show! Conhecendo essa parte do sistema, já fica mais fácil caso precise trocar esse sensor.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1372025632-polako-rs-duto-central-distribuidor-ar-condicionado-opala-_JM

    Na sexta foto desse anúncio é possível ver o termistor.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 21:25:19

    é engraçado como o mercado livre passou de um site de compra e venda e aos poucos esta se tornando uma enciclopédia pra consulta de fotos de peças....isso se ja nao se tornou kkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 21:55:51

    Marcos Adriano escreveu:é engraçado como o mercado livre passou de um site de compra e venda e aos poucos esta se tornando uma enciclopédia pra consulta de fotos de peças....isso se ja nao se tornou kkkkkkkkkkkk

    Verdade! Foi no mercadolivre que vi pela primeira vez fotos boas do conta-giros digital do diplomata 1979/1980.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Sáb 4 Jul - 9:29:42

    Marcos com que tampou aquela entrada de ar do lado esquerdo? É obrigatório tampar?
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jul - 11:54:06

    nos opalas q tem ar aquela abertura vem um tampao de borracha.....

    eu tirei do 88 e coloquei nele



    o correto é tampar sim pq senao vai ficar um buraco aberto entrando ar de fora.


    e isso as vezes pode atrapalhar o desempenho do a/c no calor entrando "ar quente"

    e incomodar no frio entrando ar frio.

    adriano_ribeiro gosta desta mensagem

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    Mensagem por Müller Sáb 4 Jul - 12:17:21

    adriano_ribeiro escreveu:Marcos com que tampou aquela entrada de ar do lado esquerdo? É obrigatório tampar?

    Eu usei uma tampa de pote de margarina, mediante ajustes. Pintei com spray preto, dos dois lados, e vedei com massa de calafetar.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jul - 12:20:24

    Müller escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Marcos com que tampou aquela entrada de ar do lado esquerdo? É obrigatório tampar?

    Eu usei uma tampa de pote de margarina, mediante ajustes. Pintei com spray preto, dos dois lados, e vedei com massa de calafetar.


    é ai vai de cada um......


    qualquer coisa q sirva pra tampar pode ser usada....


    desde q tenha resistencia a agua e for feito um servico de vedacao legal.


    acredito q o seu tenha ficado muito bom com esse plastico e massa de calafetar.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Sáb 4 Jul - 12:24:45

    Em breve ar original!!!
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    Mensagem por Müller Sáb 4 Jul - 12:29:46

    Marcos Adriano escreveu:
    Müller escreveu:

    Eu usei uma tampa de pote de margarina, mediante ajustes. Pintei com spray preto, dos dois lados, e vedei com massa de calafetar.


    é ai vai de cada um......


    qualquer coisa q sirva pra tampar pode ser usada....


    desde q tenha resistencia a agua e for feito um servico de vedacao legal.


    acredito q o seu tenha ficado muito bom com esse plastico e massa de calafetar.

    Tá cumprindo a missão!!!

    A maior questão é o ar e ruído. Não chega a cair água aos montes ali e ainda tem uma chapinha de metal na vertical como defletor.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jul - 12:32:15

    sim....com ctz.....um plastico e massa de calafetar fica otimo....


    o q nao pode é tecido, papel e etc....





    ahhhh é vdd

    eu havia me esquecido q pode fazer um ruido consideravel com aquilo aberto.

    OKK
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    Mensagem por Müller Sáb 4 Jul - 12:33:34

    adriano_ribeiro escreveu:Em breve ar original!!!

    Eu tbem queria fazer isso no meu Opala......mas ainda não criei coragem pra cortar parede corta fogo....e se eu for fazer, vou querer colocar radiador e condensador originais....tbem não tenho coragem de cortar os suportes originais do radiador....


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jul - 13:29:59

    adriano_ribeiro escreveu:Em breve ar original!!!


    muito bom
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jul - 13:31:30

    Müller escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Em breve ar original!!!

    Eu tbem queria fazer isso no meu Opala......mas ainda não criei coragem pra cortar parede corta fogo....e se eu for fazer, vou querer colocar radiador e condensador originais....tbem não tenho coragem de cortar os suportes originais do radiador....



    quando fui instalar o ar nesse opala confesso q fiquei com medo de cortar os consoles


    eles sao azuis.....meio raros...se fossem os pretos acho q eu faria mais tranquilo.


    ate pq na epoca eu tinha os pretos aqui....nao precisava nem cortar.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Sáb 4 Jul - 18:14:18

    Os meus são azuis tb. Na parte traseira não tera ar por enquanto. O que comprei é de um modelo mais antigo, tinha um cinzeiro no lugar das saídas de ar.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jul - 18:16:31

    modelo ate 87.


    porem se vc nao costuma andar com pessoas no banco traseiro nao tem muito problema.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Dom 5 Jul - 8:29:02

    Ar atrás é luxo, nem meu carro novo têm.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jul - 19:09:54

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    carro novo é um luxo.....


    nem carro novo eu tenho kkkkkkkkkkkkkkkkk

    adriano_ribeiro gosta desta mensagem

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    Mensagem por acezario Ter 7 Jul - 16:05:45

    Prezados, inicialmente, quero parabenizar o Marcos Adriano pelos excelentes trabalhos, o primeiro para adaptar o AC no Opalão, documentar toda sua aventura e ainda compartilhar neste fórum! Meu reconhecimento pelo esforço!

    Agora que já joguei o confete... estou em um projeto de reforma/adequação do Opalão... estou na reta final.

    Acho que é minha primeira mensagem neste fórum...

    O fato, o A/C não funcionava, levei em uma oficina especializada em A/C aqui da cidade... fez a reforma completa na parte do cofre, trocou o radiador, reformou o compressor, o gás, ... e tudo mais para funcionar.

    Ficou ok ! Só que o controle do ar, aquele deslizando no painel, virou uma chave liga-desliga. Ou seja, não ficou original... ele colocou um termostato (Robertshaw 33667) para ar condicionado) só para desligar o compressor e evitar o congelamento...

    Desmontei toda a parte interna do A/C e Ventilação Forçada para fazer a limpeza interna... agora quero deixar o A/C original...

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    Verificando o circuito, está tudo lá, menos o sensor de temperatura S38 (só está o fio...) e o termostato T1... que virou uma chave liga-desliga....

    Peço ajuda aqui aos considerados... para iniciar os trabalhos de recuperação da originalidade.... partindo do princípio que vou usar o amplificador do A/C original, ...nippondenso 0670.

    Imagino que S38 na verdade seja um termistor... NTC ou PTC.... qual a resistência??

    E o T1 imagino que é um potenciômetro deslizante... qual a resistência?

    Agradeço quem puder me ajudar com a descrição/especificação destes dois componentes...

    Abraços
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    Mensagem por adriano_ribeiro Qua 8 Jul - 11:00:12

    Marcos Adriano escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    carro novo é um luxo.....


    nem carro novo eu tenho kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só tenho pra mulher não querer andar de opala!!

    Uma dúvida, será que após instalar o ar vou ter algum problema com a lenta (W40) estava redondinha.
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    Mensagem por Müller Qua 8 Jul - 11:05:37

    adriano_ribeiro escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    carro novo é um luxo.....


    nem carro novo eu tenho kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só tenho pra mulher não querer andar de opala!!

    Uma dúvida, será que após instalar o ar vou ter algum problema com a lenta (W40) estava redondinha.

    A rotação vai cair um pouquinho, sim....não chega a incomodar, mas qto mais consumidores elétricos estiverem ligados juntos, mais a rotação vai caindo. Aí começa a prejudicar funcionamento de alternador, bomba hidráulica.....


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    Mensagem por Rubão6cc Qua 8 Jul - 21:13:10

    acezario escreveu:Prezados, inicialmente, quero parabenizar o Marcos Adriano pelos excelentes trabalhos, o primeiro para adaptar o AC no Opalão, documentar toda sua aventura e ainda compartilhar neste fórum! Meu reconhecimento pelo esforço!

    Agora que já joguei o confete... estou em um projeto de reforma/adequação do Opalão... estou na reta final.

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    O fato, o A/C não funcionava, levei em uma oficina especializada em A/C aqui da cidade... fez a reforma completa na parte do cofre, trocou o radiador, reformou o compressor, o gás, ... e tudo mais para funcionar.

    Ficou ok ! Só que o controle do ar, aquele deslizando no painel, virou uma chave liga-desliga. Ou seja, não ficou original... ele colocou um termostato (Robertshaw 33667) para ar condicionado) só para desligar o compressor e evitar o congelamento...

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    E o T1 imagino que é um potenciômetro deslizante... qual a resistência?

    Agradeço quem puder me ajudar com a descrição/especificação destes dois componentes...

    Abraços

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    Mensagem por Rubão6cc Qua 8 Jul - 21:16:31

    adriano_ribeiro escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    carro novo é um luxo.....


    nem carro novo eu tenho kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só tenho pra mulher não querer andar de opala!!

    Uma dúvida, será que após instalar o ar vou ter algum problema com a lenta (W40) estava redondinha.

    Vai cair a rotação...infelizmente a W40 não tem um sistema de compensação igual existe pro H34 e por 3E. Pode ser até que você precise aumentar a rotação padrão da lenta caso ela fique muito baixa quando ligar o ar.


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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 8 Jul - 21:22:49

    acezario escreveu:Prezados, inicialmente, quero parabenizar o Marcos Adriano pelos excelentes trabalhos, o primeiro para adaptar o AC no Opalão, documentar toda sua aventura e ainda compartilhar neste fórum! Meu reconhecimento pelo esforço!

    Agora que já joguei o confete... estou em um projeto de reforma/adequação do Opalão... estou na reta final.

    Acho que é minha primeira mensagem neste fórum...

    O fato, o A/C não funcionava, levei em uma oficina especializada em A/C aqui da cidade... fez a reforma completa na parte do cofre, trocou o radiador, reformou o compressor, o gás, ... e tudo mais para funcionar.

    Ficou ok ! Só que o controle do ar, aquele deslizando no painel, virou uma chave liga-desliga. Ou seja, não ficou original... ele colocou um termostato (Robertshaw 33667) para ar condicionado) só para desligar o compressor e evitar o congelamento...

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    Imagino que S38 na verdade seja um termistor... NTC ou PTC.... qual a resistência??

    E o T1 imagino que é um potenciômetro deslizante... qual a resistência?

    Agradeço quem puder me ajudar com a descrição/especificação destes dois componentes...

    Abraços


    poxa....muito obrigado.



    uma pena q eu nao vou poder te ajudar.....sao muitos conceitos tecnicos.....foge dos meus conhecimentos.....kkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 8 Jul - 21:24:38

    adriano_ribeiro escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    carro novo é um luxo.....


    nem carro novo eu tenho kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só tenho pra mulher não querer andar de opala!!

    Uma dúvida, será que após instalar o ar vou ter algum problema com a lenta (W40) estava redondinha.


    vai cair um pouco sim....com ctz....compressor ligado, vetoinha puxando força....ventilador e etc....


    cai sim.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 8 Jul - 21:31:57

    Rubão6cc escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:

    Só tenho pra mulher não querer andar de opala!!

    Uma dúvida, será que após instalar o ar vou ter algum problema com a lenta (W40) estava redondinha.

    Vai cair a rotação...infelizmente a W40 não tem um sistema de compensação igual existe pro H34 e por 3E. Pode ser até que você precise aumentar a rotação padrão da lenta caso ela fique muito baixa quando ligar o ar.


    quando eu NAO tinha a capsula do ar condicionado no meu 3E e no H34 eu costumava puxar um pouquinho o afogador pra acelerar o motor e deixar num RPM aceitavel.


    porem o 3E (devido o cfm pequeno do primeiro estagio) cai muito o RPM quando liga o ar.....acredito q w40 (assim como 446) nao deve cair muito.


    um detalhe é q meu sistema do afogador do 3E e do H34 eu tirei tudo relativo à borboleta....entao ele APENAS acelerava o motor.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 8 Jul - 21:41:04

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Vai cair a rotação...infelizmente a W40 não tem um sistema de compensação igual existe pro H34 e por 3E. Pode ser até que você precise aumentar a rotação padrão da lenta caso ela fique muito baixa quando ligar o ar.


    quando eu NAO tinha a capsula do ar condicionado no meu 3E e no H34 eu costumava puxar um pouquinho o afogador pra acelerar o motor e deixar num RPM aceitavel.


    porem o 3E (devido o cfm pequeno do primeiro estagio) cai muito o RPM quando liga o ar.....acredito q w40 (assim como 446) nao deve cair muito.


    um detalhe é q meu sistema do afogador do 3E e do H34 eu tirei tudo relativo à borboleta....entao ele APENAS acelerava o motor.

    Quando eu não tinha a cápsula Kickler o carro afogava com o ar ligado. É possível utilizar o afogador como artifício se não tiver o sistema de compensação, mas é claro que não é o ideal.


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