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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15319
Data de inscrição : 14/02/2013
É...ele não posta muito mas vejo ele on às vezes
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Data de inscrição : 24/08/2012
Interessantíssima essa caravan ehm... bem que ele poderia postar fotos detalhadas da adaptação... ficou show
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
http://www.opaleirosdoparana.com/t36227-caravan-comodoro-1981-82-6cc-automatic-video-do-programa-fanatico-por-antigos-pag-2
jonas olha ela aqui
jonas olha ela aqui
Nicoloco- Opaleiro
- Número de Mensagens : 27
Idade : 42
Localização : Ceará
Modelo do carro : Comodoro SL/E 90/90
Cilindros : 4
Data de inscrição : 16/10/2014
Que substituição eu poderia fazer em relação a tubulação da ventilação interna. O larápio que rodou no carro antes levou junto com um módulo que havia embaixo do painel. Passei onde o opala estava a venda antes de minha mãe comprar (é próximo do meu local de trabalho)e o antigo dono falou que o carro tinha um modulo para o som. Descobri até quem fez o test drive e sei onde o cara mora mas depois de quase 2 anos o modulo deve nem existir mais. Rubão6cc, o comodoro tem até a cobertura que direciona todo o ar que entra pela grade dianteira para o radiador.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15319
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Nicoloco escreveu:Que substituição eu poderia fazer em relação a tubulação da ventilação interna. O larápio que rodou no carro antes levou junto com um módulo que havia embaixo do painel. Passei onde o opala estava a venda antes de minha mãe comprar (é próximo do meu local de trabalho)e o antigo dono falou que o carro tinha um modulo para o som. Descobri até quem fez o test drive e sei onde o cara mora mas depois de quase 2 anos o modulo deve nem existir mais. Rubão6cc, o comodoro tem até a cobertura que direciona todo o ar que entra pela grade dianteira para o radiador.
Sim..foi feito em concessionária...serviço de primeira e com peças originais...
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
Marcos, serviço de primeira hein amigo.
Só a titulo de curiosidade aos amigos, o suporte do compressor do motor 4 cilindros não da certo no motor 6 cilindros, o compressor vai pegar no capo. No 6 cilindros usa-se aquele suporte dividido em duas peças.
Só a titulo de curiosidade aos amigos, o suporte do compressor do motor 4 cilindros não da certo no motor 6 cilindros, o compressor vai pegar no capo. No 6 cilindros usa-se aquele suporte dividido em duas peças.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Admilson- Opaleiro
- Número de Mensagens : 97
Idade : 48
Localização : Sao Bernardo do Campo
Modelo do carro : Diplomata SE 92
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 23/09/2015
Amigos.
Alguém sabe dizer onde vai montado essa defletor do ar ???
Alguém sabe dizer onde vai montado essa defletor do ar ???
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
cara por essa foto nao consegui identificar essa peça....
pelo q eu vi é um anuncio do ml....posta mais uma fotos dela ou o link do ml pra eu ver....dai eu te falo se sei ou nao
pelo q eu vi é um anuncio do ml....posta mais uma fotos dela ou o link do ml pra eu ver....dai eu te falo se sei ou nao
Admilson- Opaleiro
- Número de Mensagens : 97
Idade : 48
Localização : Sao Bernardo do Campo
Modelo do carro : Diplomata SE 92
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 23/09/2015
Marcos Adriano escreveu:cara por essa foto nao consegui identificar essa peça....
pelo q eu vi é um anuncio do ml....posta mais uma fotos dela ou o link do ml pra eu ver....dai eu te falo se sei ou nao
Bom dia.
Estou montando o ar do meu opala, e pesquisando peças no ML eu encontrei esse defletor de ar. Nunca ví essa peça antes então gostaria de saber se é utilizada no meu 92 e onde.
Segue o link do anúncio.
Obrigado
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721963980-defletor-de-ar-do-condensador-do-ar-condicionado-do-opala-_JM
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
olha.....só se ele for do opala 91/92 mesmo....pois nao acredito q tenha nos opalas mais antigos
pelo q eu saiba o condensador dos opalas mais antigos nao tem nenhum defletor de ar no condensador.....
posso ta enganado....mas nunka ouvi falar....vamo esperar alguem q tenha opala 91 92.
pelo q eu saiba o condensador dos opalas mais antigos nao tem nenhum defletor de ar no condensador.....
posso ta enganado....mas nunka ouvi falar....vamo esperar alguem q tenha opala 91 92.
Andre83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : São Bernardo do Campo
Modelo do carro : Opala Comodoro 83
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 11/05/2015
Eu me encaixo na segunda opção e agora vi que faltam muita coisa que eu não tinha ideia que precisaria tipo a válvula silenoide. E pior que não sei nem onde eu posso conseguir. Belo trabalho espero que logo mais seja eu mostrando o resultado... Parabéns.....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Andre83 escreveu:Eu me encaixo na segunda opção e agora vi que faltam muita coisa que eu não tinha ideia que precisaria tipo a válvula silenoide. E pior que não sei nem onde eu posso conseguir. Belo trabalho espero que logo mais seja eu mostrando o resultado... Parabéns.....
opa.....vamos la em!!!
sobre a valvula acho q a do 3E é igual....porem do 3E fica fixada no proprio carburador.....é só vc tirar ela e fixar na lata la pra ficar igual o original...e do 3E acha mais facil.
qualquer duvida eu tento te ajudar em algo...é só postar aqui!!!
silvamsa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 132
Idade : 63
Localização : Curitiba
Modelo do carro : CARAVAN COMODORO 90 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 15/04/2014
Admilson escreveu:Amigos.
Alguém sabe dizer onde vai montado essa defletor do ar ???
Verifiquei a título de curiosidade no CEP Chev e encontrei esta figura. COmo os modelos 91/92 tem parachoque envolvente provavelmente inseriram este defletor para direcionar melhor o ar, já que nos modelos anteriores o parachoque era fino e não obstruía a entrada de ar frontal...
Andre83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : São Bernardo do Campo
Modelo do carro : Opala Comodoro 83
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 11/05/2015
Marcos Adriano escreveu:Andre83 escreveu:Eu me encaixo na segunda opção e agora vi que faltam muita coisa que eu não tinha ideia que precisaria tipo a válvula silenoide. E pior que não sei nem onde eu posso conseguir. Belo trabalho espero que logo mais seja eu mostrando o resultado... Parabéns.....
opa.....vamos la em!!!
O meu carburador é um dfv 228, então terei que fazer uma adaptação para ele?
sobre a valvula acho q a do 3E é igual....porem do 3E fica fixada no proprio carburador.....é só vc tirar ela e fixar na lata la pra ficar igual o original...e do 3E acha mais facil.
qualquer duvida eu tento te ajudar em algo...é só postar aqui!!!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
vixxxx andre ai lascou em
agora nao sei nao......o h34 tem o esquema da compensasao do rpm pore o 228 acho q nao tem...nunka ouvi falar
agora nao sei nao......o h34 tem o esquema da compensasao do rpm pore o 228 acho q nao tem...nunka ouvi falar
Andre83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : São Bernardo do Campo
Modelo do carro : Opala Comodoro 83
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 11/05/2015
Marcos Adriano escreveu:vixxxx andre ai lascou em
agora nao sei nao......o h34 tem o esquema da compensasao do rpm pore o 228 acho q nao tem...nunka ouvi falar
Andei pesquisando e descobri que essa válvula no 3e é para compensar a queda da lenta quando o ar é ligado e se eu aumentar a lenta no 228 fica bom. Um outro rapaz fez assim e ficou bom. Acho que vou testar sem essa válvula.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
Segue foto desse defletor, que nada mais é que uma calha para direcionar o vento para o condensador.
Última edição por LipCamaro em Qua 1 Jun - 21:52:49, editado 1 vez(es)
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
Segue foto de um parachoque sem os defletores ( o de cima ) e o outro com eles.
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 37
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
FR1974 escreveu:Interessantíssima essa caravan ehm... bem que ele poderia postar fotos detalhadas da adaptação... ficou show
Parabéns amigo vou fazer o mesmo no meu Opala SL 92.............
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
Vi esta matéria e parabenizo o trabalho bem feito, mas queria deixar umas dicas:
Com o tempo, troque os suportes do radiador por um afastado do motor, assim como nos 6cc, instale um radiador de 4cc de alumínio e assim seu opala ficará original.
Caso queira deixar desse jeito, faça um suporte de metal( ferro ou alumínio) para a ventoinha do condensador. Abraçadeiras de nylon com o calor irão esticar e criar uma folga, que com o tempo irá furar seu condensador.
Espero ter ajudado
Com o tempo, troque os suportes do radiador por um afastado do motor, assim como nos 6cc, instale um radiador de 4cc de alumínio e assim seu opala ficará original.
Caso queira deixar desse jeito, faça um suporte de metal( ferro ou alumínio) para a ventoinha do condensador. Abraçadeiras de nylon com o calor irão esticar e criar uma folga, que com o tempo irá furar seu condensador.
Espero ter ajudado
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 37
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
Andre83 escreveu:Eu me encaixo na segunda opção e agora vi que faltam muita coisa que eu não tinha ideia que precisaria tipo a válvula silenoide. E pior que não sei nem onde eu posso conseguir. Belo trabalho espero que logo mais seja eu mostrando o resultado... Parabéns.....
Amigo pode ser qualquer valvula solenoide de 2 ou 3 via. De uma olhada nesse video que te passei do Silvio Carburadores o cara é fera.
https://www.youtube.com/watch?v=qzBu3NNlivY
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Andre83 escreveu:Marcos Adriano escreveu:vixxxx andre ai lascou em
agora nao sei nao......o h34 tem o esquema da compensasao do rpm pore o 228 acho q nao tem...nunka ouvi falar
Andei pesquisando e descobri que essa válvula no 3e é para compensar a queda da lenta quando o ar é ligado e se eu aumentar a lenta no 228 fica bom. Um outro rapaz fez assim e ficou bom. Acho que vou testar sem essa válvula.
isso mesmo é pra compensar a queda da marcha lenta com o peso criado pelo compressor......nao somente no 3E mas no h34 tbem....porem nao seria muito legal acelerar o carro parafuso da lenta....pois com o ar desligado o carro fica acelerado....eu (EU) usava um metodo alternativo:
- No meu h34 tirei aquela borboleta do eixo q fica na tampa dele, aquele é o eixo e borboleta do afogador, quando se puxa o afogador ele acelera o carro e fecha essa borboleta na parte de cima pra mandar uma mistura rica pro motor e fazer o alcool funcionar com o motor gelado. Tirando essa borboleta eu puxo o afogador e ele nao fecha a parte de cima....ou seja: quando eu ligo o ar eu puxo um poquinho o afogador e deixo o rpm do jeito q eu quiser sem afetar a mistura.....
alias eu fazia isso pois agora estou com weber 40....porem estou tentando bolar algum esquema com o afogador do h34 pra fazer isso nele tbem.
como o 228 tem o esquema do afogador tavez daria pra vc fazer isso tbem.....é só tirar aquela borboletona q fica la em cima...é facil.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
LipCamaro escreveu:Segue foto desse defletor, que nada mais é que uma calha para direcionar o vento para o condensador.
LipCamaro escreveu:Segue foto de um parachoque sem os defletores ( o de cima ) e o outro com eles.
caramba.....muito bom!!!!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
LipCamaro escreveu:Vi esta matéria e parabenizo o trabalho bem feito, mas queria deixar umas dicas:
Com o tempo, troque os suportes do radiador por um afastado do motor, assim como nos 6cc, instale um radiador de 4cc de alumínio e assim seu opala ficará original.
Caso queira deixar desse jeito, faça um suporte de metal( ferro ou alumínio) para a ventoinha do condensador. Abraçadeiras de nylon com o calor irão esticar e criar uma folga, que com o tempo irá furar seu condensador.
Espero ter ajudado
entao o radiador foi opcao do dono deixar assim...mais pra frente talvez ele compre um original de opala com ar,
sobre o suporte pode ser pensado tbem....eu achei a as abracadeiras guentavam
Andre83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : São Bernardo do Campo
Modelo do carro : Opala Comodoro 83
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 11/05/2015
Marcos Adriano escreveu:Andre83 escreveu:
Andei pesquisando e descobri que essa válvula no 3e é para compensar a queda da lenta quando o ar é ligado e se eu aumentar a lenta no 228 fica bom. Um outro rapaz fez assim e ficou bom. Acho que vou testar sem essa válvula.
isso mesmo é pra compensar a queda da marcha lenta com o peso criado pelo compressor......nao somente no 3E mas no h34 tbem....porem nao seria muito legal acelerar o carro parafuso da lenta....pois com o ar desligado o carro fica acelerado....eu (EU) usava um metodo alternativo:
- No meu h34 tirei aquela borboleta do eixo q fica na tampa dele, aquele é o eixo e borboleta do afogador, quando se puxa o afogador ele acelera o carro e fecha essa borboleta na parte de cima pra mandar uma mistura rica pro motor e fazer o alcool funcionar com o motor gelado. Tirando essa borboleta eu puxo o afogador e ele nao fecha a parte de cima....ou seja: quando eu ligo o ar eu puxo um poquinho o afogador e deixo o rpm do jeito q eu quiser sem afetar a mistura.....
alias eu fazia isso pois agora estou com weber 40....porem estou tentando bolar algum esquema com o afogador do h34 pra fazer isso nele tbem.
como o 228 tem o esquema do afogador tavez daria pra vc fazer isso tbem.....é só tirar aquela borboletona q fica la em cima...é facil.
Puts.... Bem bolado, acho mais viável esse seu esquema... Vou fazer dessa maneira.
Muito obrigado pela dica.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Andre83 escreveu:Marcos Adriano escreveu:
isso mesmo é pra compensar a queda da marcha lenta com o peso criado pelo compressor......nao somente no 3E mas no h34 tbem....porem nao seria muito legal acelerar o carro parafuso da lenta....pois com o ar desligado o carro fica acelerado....eu (EU) usava um metodo alternativo:
- No meu h34 tirei aquela borboleta do eixo q fica na tampa dele, aquele é o eixo e borboleta do afogador, quando se puxa o afogador ele acelera o carro e fecha essa borboleta na parte de cima pra mandar uma mistura rica pro motor e fazer o alcool funcionar com o motor gelado. Tirando essa borboleta eu puxo o afogador e ele nao fecha a parte de cima....ou seja: quando eu ligo o ar eu puxo um poquinho o afogador e deixo o rpm do jeito q eu quiser sem afetar a mistura.....
alias eu fazia isso pois agora estou com weber 40....porem estou tentando bolar algum esquema com o afogador do h34 pra fazer isso nele tbem.
como o 228 tem o esquema do afogador tavez daria pra vc fazer isso tbem.....é só tirar aquela borboletona q fica la em cima...é facil.
Puts.... Bem bolado, acho mais viável esse seu esquema... Vou fazer dessa maneira.
Muito obrigado pela dica.
entao foi a alternativa q eu tive.....
o rubao aqui do forum comprou a capsula de vacuo q prende no carburador.....eu nao quis compra-la (falta R$) dai fiz isso....
minha regiao eh bastante quente eu nao precisava tanto do afogador funcionando 100% mesmo....injetou poxou um pouco ja pega e mantem
veja se seu 228 tem o acionamento do afogador completo...o 228 por ser a gasolina e dispensar muito o uso do afogador muita gente tira fora
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
Agora que vi esse tópico,muito bem montado Marcos,deu até vontade de colocar um no silver
Tá de parabéns
Tá de parabéns
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
bruno silverstar83 escreveu:Agora que vi esse tópico,muito bem montado Marcos,deu até vontade de colocar um no silver
Tá de parabéns
opaaa
vlww bruno!!!
ar é muito bom cara......ha muito tempo deixou de ser conforto e passou a ser necessidade!!! kkkkkkkkkkkk
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
Marcos Adriano escreveu:bruno silverstar83 escreveu:Agora que vi esse tópico,muito bem montado Marcos,deu até vontade de colocar um no silver
Tá de parabéns
opaaa
vlww bruno!!!
ar é muito bom cara......ha muito tempo deixou de ser conforto e passou a ser necessidade!!! kkkkkkkkkkkk
Com certeza,antigamente era artigo de luxo
A parte que não gosto é volume que fica no cofre,um sistema igual do Wanderson ficaria perfeito.
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
ahhh sim.....muito bom daquele jeito....e mais eficiente ainda por cima.....
onde ja se viu....pior erro de projeto da gm foi colocar a evaporadora dentro do cofre....
mesma coisa q colocar um fogareiro dentro de uma geladeira!
onde ja se viu....pior erro de projeto da gm foi colocar a evaporadora dentro do cofre....
mesma coisa q colocar um fogareiro dentro de uma geladeira!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15319
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....muito bom daquele jeito....e mais eficiente ainda por cima.....
onde ja se viu....pior erro de projeto da gm foi colocar a evaporadora dentro do cofre....
mesma coisa q colocar um fogareiro dentro de uma geladeira!
Fizeram isso por limitações no projeto...não cabe nada atrás do painel do Opala
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Rubão6cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....muito bom daquele jeito....e mais eficiente ainda por cima.....
onde ja se viu....pior erro de projeto da gm foi colocar a evaporadora dentro do cofre....
mesma coisa q colocar um fogareiro dentro de uma geladeira!
Fizeram isso por limitações no projeto...não cabe nada atrás do painel do Opala
por isso mesmo...poderiam ter projetado melhor o painel e a propria caixa evaporadora e colocado ela atraz do painel....
mas parece q a GM nao aprende...pq ate hj as S10 sae assim
silvamsa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 132
Idade : 63
Localização : Curitiba
Modelo do carro : CARAVAN COMODORO 90 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 15/04/2014
Marcos Adriano escreveu:Rubão6cc escreveu:
Fizeram isso por limitações no projeto...não cabe nada atrás do painel do Opala
por isso mesmo...poderiam ter projetado melhor o painel e a propria caixa evaporadora e colocado ela atraz do painel....
mas parece q a GM nao aprende...pq ate hj as S10 sae assim
Sabe o que é mais interessante: Assistindo a série FantonWorks no Discovery Turbo, vi que um Chevrolet Nova (acho que 69) e outro Chevy, 61 (não lembro exatamente o modelo), ambos usavam as evaporadoras muiiiiito parecidas com as do Opala. Olhei na etiqueta da evaporadora da minha Caravan e ela é fabricada em Dalas, pelo mesmo fornecedor dos Chevys que mencionei. Acredito que seja uma padronização mesmo, o que permite baixo custo.
Última edição por silvamsa em Seg 6 Jun - 17:26:39, editado 1 vez(es)
willian fóquinha- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4642
Idade : 31
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009
O a/c da S10 mesmo no cofre gela bem,
Quanto a questão do opala
Sinto que perde um pouco na seguinte situação,quando estou com o carro quente e ligo o ar ele demora um pouco mais para gelar ,porque a caixa esta bem quente por causa do motor,agora se assim que ligo o carro ja ligo o ar não perde em nada eficiência e gela muito rapido.
Quanto a questão do opala
Sinto que perde um pouco na seguinte situação,quando estou com o carro quente e ligo o ar ele demora um pouco mais para gelar ,porque a caixa esta bem quente por causa do motor,agora se assim que ligo o carro ja ligo o ar não perde em nada eficiência e gela muito rapido.
Marcos Adriano- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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silvamsa escreveu:Marcos Adriano escreveu:
por isso mesmo...poderiam ter projetado melhor o painel e a propria caixa evaporadora e colocado ela atraz do painel....
mas parece q a GM nao aprende...pq ate hj as S10 sae assim
Sabe o que é mais interessante: Assistindo a série FantonWorks no Discovery Turbo, vi que um Chevrolet Nova (acho que 69) e outro Chevy, 61 (não lembro exatamente o modelo), ambos usavam as evaporadoras muiiiiito parecidas com as do Opala. Olhei na etiqueta da evaporadora da minha Caravan e ela é fabricada em Dalas, pelo mesmo fornecedor dos Chevys que mencionei. Acredito que seja uma padronização mesmo, o que permite baixo custo.
faz sentido poder ser sim....
mas mesmo sendo dos states.....é um grande erro de projeto.
Marcos Adriano- Opaleiro
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willian fóquinha escreveu:O a/c da S10 mesmo no cofre gela bem,
Quanto a questão do opala
Sinto que perde um pouco na seguinte situação,quando estou com o carro quente e ligo o ar ele demora um pouco mais para gelar ,porque a caixa esta bem quente por causa do motor,agora se assim que ligo o carro ja ligo o ar não perde em nada eficiência e gela muito rapido.
willian o meu tbem é assim....
acontece q a caixa da s10 tem todo um revestimento termico correto....o interior do carro tbem é bem isolado.....a s10 tem duas ventoinhas eletricas muito boas.....
enfim o ar da s10 apesar de ser "parecidao" com o do opala é bem mais moderno....
mas eu sempre bato na mesma tecla: é um tremendo erro de projeto!!!!!!
ninguem vai tirar essa ideia q eu tenho....kkkkkkkkkkkkk
Rubão6cc- Opaleiro
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Marcos Adriano escreveu:Rubão6cc escreveu:
Fizeram isso por limitações no projeto...não cabe nada atrás do painel do Opala
por isso mesmo...poderiam ter projetado melhor o painel e a propria caixa evaporadora e colocado ela atraz do painel....
mas parece q a GM nao aprende...pq ate hj as S10 sae assim
O projeto do Opala foi baseado no Rekord....foi desenvolvido na década de 60...naquela época nenhum carro tinha cx evaporadora dentro do habitáculo..eram modelos gela-SACO...
A cx atrás do painel surgiu na década de 80 mais um menos...então a gente não pode crucificar a Gm..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc- Opaleiro
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Falaram aí do ar da S-10....todo ar de picape gela bem especialmente de cabine simples....pelo simples fato de que o habitáculo é reduzido em comparação com o de outros carros...
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willian fóquinha- Opaleiro
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Marcos Adriano escreveu:willian fóquinha escreveu:O a/c da S10 mesmo no cofre gela bem,
Quanto a questão do opala
Sinto que perde um pouco na seguinte situação,quando estou com o carro quente e ligo o ar ele demora um pouco mais para gelar ,porque a caixa esta bem quente por causa do motor,agora se assim que ligo o carro ja ligo o ar não perde em nada eficiência e gela muito rapido.
willian o meu tbem é assim....
acontece q a caixa da s10 tem todo um revestimento termico correto....o interior do carro tbem é bem isolado.....a s10 tem duas ventoinhas eletricas muito boas.....
enfim o ar da s10 apesar de ser "parecidao" com o do opala é bem mais moderno....
mas eu sempre bato na mesma tecla: é um tremendo erro de projeto!!!!!!
ninguem vai tirar essa ideia q eu tenho....kkkkkkkkkkkkk
Te entendo seria muito melhor se fosse interna, ja pensei em fazer o isolamento na caixa,com manta de alumínio porém internamente .Para ficar esteticamente original
Marcos Adriano- Opaleiro
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Rubão6cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:
por isso mesmo...poderiam ter projetado melhor o painel e a propria caixa evaporadora e colocado ela atraz do painel....
mas parece q a GM nao aprende...pq ate hj as S10 sae assim
O projeto do Opala foi baseado no Rekord....foi desenvolvido na década de 60...naquela época nenhum carro tinha cx evaporadora dentro do habitáculo..eram modelos gela-SACO...
A cx atrás do painel surgiu na década de 80 mais um menos...então a gente não pode crucificar a Gm..
entao na epoca q saiu a caixa atraz do painel a GM meteu essa caixa aqui la atras "apenas" pra direcionar o ar nas mangueiras dos difusores.
com um pouco mais de estudo e planejamento a GM poderia muito bem ter feito dessa caixa a propria caixa evaporadora atras do painel ai eu ficaria mais feliz!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcos Adriano- Opaleiro
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Rubão6cc escreveu:Falaram aí do ar da S-10....todo ar de picape gela bem especialmente de cabine simples....pelo simples fato de que o habitáculo é reduzido em comparação com o de outros carros...
ahhh isso é vdd...com certeza....a caravan demora um bocado pra gelar....o espaco la é muito grande.
o ar da s10 ja é bem mais isolado termicamente....e o interior da s10 tbem assim como de todos os carros de hj em dia.
isso ajuda muito
Admilson- Opaleiro
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Preciso comprar um condensador para meu Diplo 92. Alguém sabe qual condensador dá para adaptar no meu carro ?
Qual a medida do condensador que serve nele ?
Estou pensando em comprar um importado, preciso da medida ( comprimento e altura ).
Os suportes originais eu tenho !
abraço.
Qual a medida do condensador que serve nele ?
Estou pensando em comprar um importado, preciso da medida ( comprimento e altura ).
Os suportes originais eu tenho !
abraço.
Rubão6cc- Opaleiro
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Admilson escreveu:Preciso comprar um condensador para meu Diplo 92. Alguém sabe qual condensador dá para adaptar no meu carro ?
Qual a medida do condensador que serve nele ?
Estou pensando em comprar um importado, preciso da medida ( comprimento e altura ).
Os suportes originais eu tenho !
abraço.
Dizem servir o de Gol...mas eu recomendo vc procurar o original pois já é projetado pro sistema do Opala...pode ser que vc tenha perdas em rendimento com um de outro tipo.
_________________
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Marcos Adriano- Opaleiro
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Rubão6cc escreveu:Admilson escreveu:Preciso comprar um condensador para meu Diplo 92. Alguém sabe qual condensador dá para adaptar no meu carro ?
Qual a medida do condensador que serve nele ?
Estou pensando em comprar um importado, preciso da medida ( comprimento e altura ).
Os suportes originais eu tenho !
abraço.
Dizem servir o de Gol...mas eu recomendo vc procurar o original pois já é projetado pro sistema do Opala...pode ser que vc tenha perdas em rendimento com um de outro tipo.
eu ja penso totalmente o contrario
os modernos vc teria muito mais ganho.....pois o condensador do opala tem os canos cilindricos e muito grossos.....
enquanto os condensadores modernos tem os canos retangulares e bem finos, logo-se, tem maior area de contato do gas com a parede do cano havendo maior troca de calor....
se eu nao me engano ele tem 60 de comprimento e 40 de altura....isso nao é exato....medi isso no começo desse ano.....qualquer coisa eu vejo novamente pra vc...meço o meu...
se vc nao tem o condensandor original do opala tente adaptar um mais de carro moderno....alem do original estar muuuuito dificil pra achar ele sairia bem caro devido a raridade.....
eu comprei um usado pra por na minha caravan paguei 150 reais em bom estado (tive sorte)...mas no caso desse dar pau ou eu vender essa caravan e pegar outro q precise de condensador vou adaptar com certeza!!!!!!
Gudi021- Opaleiro
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Marcos Adriano escreveu:Vemos muitos anuncios por ai dizendo estarem vendendo o ar “completo” do opala, porem quando entramos pra conferir tem compressor, condensador, caixa evaporadora e mangueiras. Hoje vou mostrar q um ar completo de um opala (a partir de 81) tem muito mais peças do q isso.
Montei um ar completo em um opala 89 vou tentar explicar a experiência aqui. Já aviso q não foi fácil e o tópico tem quase 300 fotos. Fui fazendo por partes e ás vezes deixava uma coisa de lado pra ir fazendo outra dependendo do meu estado de cansaço (pois fazia isso após o meu horário de serviço – das 18 horas ate começar a escurecer – e alguns domingos q eu não trabalhei) e dependendo daquela parte ter me enchido o saco kkkkkk. Vcs poderão ver q as fotos estão todas na sequencia que eu fui fazendo o serviço as vezes eu vou e volto pra alguma coisa...nao liguem.
O q é preciso?
Um lindo opala 89
Um ar condicionado completo
Primeiramente eu mesmo q tirei o ar de um opala Comodoro SL/E 88 isso tornou a tarefa de colocar o no Comodoro SL/E 89 um pouco mais fácil, comecei pelas partes q ficam no cofre:
Condensador, compressor seu suporte, evaporadora e mangueiras
Depois passei para a parte interna:
Consoles mangueiras controles do ar reostato difusores e etc
Esse é o reostato ele fica atrás do porta luvas. Pouquíssimo conhecido.
Peças q ficam atrás do painel e consoles
Aqui o ar já quase completo retirado do carro. Faltando apenas algumas peças e o chicote elétrico.
Aqui lavei evaporadora e condensador
Reparem q a evaporadora esta com um trincado em um determinado lugar, resolvi desmonta-la para fazer o reparo e tbem já fazer uma manutenção dela como por exemplo: limpar por dentro, refazer a vedação de silicone entre as partes e arrumar aquele trincado.
Aqui tirei aquela parte plástica meio arredondada, é só tirar uns parafusos Philips q ele sai, as vezes aquela massa de calafetar esta prendendo um pouco...é só tirar com jeito.
Essas são as massas pra vedação e já tem quase 30 anos, então já estão ressecadas, quebradas e ruins. Isso da fuga do ar pela própria caixa, então vou vedar ela com silicone.
Aqui tirei a tampa intermediaria de metal, ela é presa por vários parafusos 8 se não me engano.
Aqui tirei aquela parte q encaixa na parede corta fogo (q é a parte q esta trincada), pra tirar ela são 4 parafusos 10 se não me engano. Já da pra ver uma boa parte do “radiador” do evaporador.
Soltando uma abraçadeira do cano é possível tirar o “radiador” do evaporador, o cano e o filtro da caixa.
Aqui a tampa q esta trincada, vou fazer o reparo nela com arame resina e la de vidro. Passei resina e la de vidro dos dois lados da peça pra garantir.
Montando a caixa. Raparem nas ultimas fotos q meu silicone branco acabou, terminei o serviço com um silicone preto e tbem eu esqueci de tirar as fotos das duas ultimas tampas sendo colocadas, mas isso não é segredo: após a ultima foto vai a tampa metálica com os parafusos 8 e após a tampa metálica vai aquela parte curvada de plástico com os parafusos Philips. Reparem duas fotos com um circulo vermelho q indica um local onde tbem esta quebrado porem não tinham as pedaços q devem ter perdido, porem depois da caixa montada eu tbem fiz um reparo com resina e la de vidro, ficou muito bom.
Aqui comecei um processo de isolamento térmico na caixa q é uma coisa q pretendo fazer na caixa evaporadora da minha caravan tbem. Fiz com a própria manta térmica do capo do opala q tirei o ar. Usei cola de sapateiro pincel, e alicate de corte (sim, aqueles alicates de cortar fios, é muuuuuito mais fácil cortar do que qualquer coisa). Ates de colocar no carro passei bate pedra em toda a caixa, mas isso foi mais pra frente pois fiquei de saco cheio de mexer nessa caixa.
Aqui tirei o chicote elétrico. Ele não tem segredo pra tirar ao contrario do q eu pensei. Ele não vai ligado na caixa de fusíveis do carro. Suas ligações são apenas no alternador, válvula selenoide do carburador, rele da ventoinha, compressor, interruptor de pressão das mangueiras, caixa evaporadora, rele do ar, bobina, reostato e os comandos do console, se vc for seguindo o chicote dos comandos do painel é fácil tirar o chicote. Basta ir soltando as coisas e guardando na cabeça ou em fotos o lugar de onde saiu cada fio.
Aqui o opala q vai receber o ar. Detalhe q o interior dele é azul e o console q eu tirei do outro é preto, logo, não poderia usar o preto tive q cortar o console azul – morrendo de medo diga se de passagem – porem fiz um serviço bem feito q vcs verão mais pra frente (isso se ainda tiverem seguindo o tópico kkkkk)
Aqui tirei a grade frontal, e posteriormente o radiador hélice e correias para ter um acesso melhor onde vou colocar o condensador.
Aqui é o furo superior de onde sera preso o suporte esquerdo do condensador, não foi eu q fiz ele já estava la (ainda bem pois seria difícil uma furadeira encaixar ali)
Aqui com o suporte parafusado
Aqui o lado direito já com o suporte parafusado
Aqui os dois supores parafusados. Eles não irão ficar ai definitivos, precisei coloca-los para fazer a marcação de onde eu teria q fazer o furo do outro parafuso de suporte q não tinha como os furos superiores.
Aqui tirei as tampas do motor pra pintar....aproveitar o embalo. Dai tbem já tirei a bomba d´água q é necessário trocar.
Aqui o condensador....antes de montar fiz uma manutenção nele tbem. Essa manutenção foi tentar desentortar o máximo possível das abas de alumínio q ficam em volta dos canos por onde passa o gas, quando mais abertas essas abas maior quantidade de ar q passa no meio do condensador favorecendo a troca de calor. Essas abas amassam pelo próprio uso ou manuseio inadequado (q não foi o meu caso kkkkkk tirei ele assim kkkkk). Usei uma chave de fenda bem fininha e muita paciência.
Antes
Depois
Outro lado antes
Depois
Aqui umas fotos do condensador com os suportes presos.....só uma ideia....pois pra por no carro é necessário primeiro por os suportes depois o condensador. Os suportes são presos por dois parafusos cada: um em cima (q já estava furado) e um embaixo (q é necessário ver o lugar pra furar).
Aqui tirei a “churrasqueira” e comecei a mexer na parte interna e atraz do painel (cansei do motor kkkkk)
Essa aba serve para não entrar agua no difusor original ela tem q ser tirada....
Aqui a vista do buraco sem a ventarola....esse buraco vai ser encaixado uma peça q vai fazer a ponte da passagem do ar q esta dentro do carro para a caixa evaporadora. Ele tem q ser aumentado.
Aqui a vista por baixo de dentro do carro desse buraco, é possível ver a central de segurança e uma ponta da caixa do porta luva.
Aqui a vista pela porta do porta luva aberto e sem a caixa de papelão.
Começando a desmontar os dutos internos atraz do painel.
Após tirar o painel central completo e a tampa do porta luvas para facilitar tirei um tipo de direcionador de ar (dois – um de cada lado)
Esse é do lado direito, moleza.
Esse é o lado esquerdo, acredito ter sido uma das coisas mais chatas de se fazer nessa instalação (não somente tirar essa peça mais tbem pra por o tampão no lugar)
Depois tirei os dutos da caixa de ar forçado e tbem mais dois direcionadores de ar.
Aqui o direcionador de ar para os difusores do console central
Após tirar todos os dutos, todos os direcionadores de ar forçado é hora de colocar as coisas do ar condicionado.
Essas duas mangueiras se unem deixei as duas setinhas alinhadas q da certinho as curvas pro encaixe. Depois passe a parte quadrada por cima da coluna de direção e leve ate o encaixe da coifa do difusor e tente encaixar bem pra não escapar ar por ali. A outra ponta apesar de ser quadrada é um pouco menos quadrada...ela vai ficar ali embaixo perto do console central pra encaixar na caixa direcionadora do ar condicionado. Uma dica é passar fita isolante pra unir bem as mangueiras.
Essas são as mangueiras do ar forçado q eu tbem deixei instalado porem tive q mudar as ligações dai ficou assim: essa primeira do lado esquerdo do carro vai ligada naquela peça q manda o ar para o vidro do para brisa. Uma dica q eu falo é colocar a do ar forçado primeiro depois a do ar condicionado...pois no dia coloquei do a/c e fui tentar por depois do a/f porem tive q tirar do a/c pq foi muito difícil passar a do a/f com ela la. As duas ultimas são do a/f do lado direito...essa não tem crise...é fácil.
Agora coloquei o direcionador do ar dos difusores do painel central.
Agora enjoei do interior e voltei pro motor kkkkk (mentira eu estava esperando pegar com um amigo o sacador da polia do vira – por isso eu tbem não tinha terminado as peças do motor como condensador e compressor...antes eu tinha q trocar a polia do vira pois ela era simples e é necessário a polia dupla.
Aqui a bomba d´ água q tem q ser trocada devido à diferença do recuo do calço da polia, a polia dupla é mais curta e precisa q o calço seja mais recuado para dar o alinhamento das correias....colocar a polia dupla na bomba “velha” as correias iam ficar desalinhadas. Eu tem fiz uma junta com velumoide...ficou boa não vazou..adoro velumoide...é muito bom.
Agora q já troquei a polia do vira e coloquei a bomba d´agua posso colocar o condensador. Primeiro passo coloque os dois suportes presos pelo parafuso superior (não aperte tudo – de apenas algumas voltas na rosca do parafuso para ele ficar meio “bambo” isso ajuda a encaixar o condensador) depois tente encaixar o condensador por cima – não é uma tarefa fácil mas mexendo com jeito ele vai. Quando ele descer ate embaixo coloque o parafuso superior do condensador no suporte (aquele q fica no buraco da grade frontal – não é necessário muito aperto) depois coloque os dois parafusos inferiores do suporte no condensador (os dois pela mini frente – tbem não é necessário aperto). Quando fizer isso reaperte o parafuso superior do suporte e tente marcar o local exato de onde sera feito o furo do parafuso inferior do suporte. O processo de marcar com o condensador no lugar é necessário devido se vc marcar errado não vai conseguir colocar os parafusos interiores do suporte no condensador pois vai sair do esquadro. Eu usei um errorex ou corretivo pra marcar pois os canos do condensador impede marcar com caneta e essas coisas....o q vc conseguir usar pra marcar ta valendo desde q o furo seja no lugar certo.
Suportes
Colocando condensador
Local do furo direito marcado
Local do furo esquerdo marcado
Agora é hora de apertar bem os parafusos superiores do suporte.
Suporte direito furado e parafusado
Suporte esquerdo furado e parafusado
Condensador com os parafusos superiores no suporte
Esses parafusos são importantíssimos: é muito importante prender essas abraçadeiras no suporte por esses dois parafusos isso impede q as ponteiras peguem as vibrações do motor e do carro e evita q ela trinque ou quebre.
Aqui no detalhe os parafusos do lado esquerdo que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.
Aqui no detalhe os parafusos do lado direito que prendem o suporte na lata e o condensador no suporte.
Aqui boa parte já montada com condensador hélice correia radiador e etc. Pronto pra dar partida depois de muitos dias.
Agora colocar o compressor e a correia
Agora eu parti pra parte mais trabalhosa e delicada desse trabalho...cortar a parede corta fogo pra encaixar a caixa evaporadora.
Usei uma frente de opala q tinha ar q estava aqui na frente da oficina de um amigo pra tirar as marcas dos lugares a serem cortados. Usei um papelão e uma caneta piloto....um amigo meu segurou o papelão por fora e eu risquei por dentro. Depois foi só cortar o local riscado no papelão e passar pra parede corta fogo do opala a ser cortado.
Frente usada de molde
Frente a ser cortada
Papelão no lugar da frente molde
Molde já riscado
Molde cortado já na frente a ser cortada
Frente marcada pra ser cortada
Agora é só cortar
Agora vou tirar aquela lata q impede q entre agua no difusor....tirei com taiadeira mesmo.....morrendo de medo do martelo escapar no para brisa...kkkkk
Agora tem q aumentar esse buraco pra encaixar o duto q pega o ar do interior do carro para a caixa evaporadora.
Primeiro tbem fiz um molde.
Depois de riscado e cortado seguindo os procedimentos do corte acima
Riscado na lata
Depois foi soh cortar
Frente com todos os cortes, ainda faltam os furos....kkkkk
Agora o serviço terminado na caixa evaporadora, foi passado bate pedra em toda ela.
Agora terminar a montagem das peças do cofre.
Primeiro coloquei essa peça q é o “túnel” q faz a caixa evaporadora puxar o ar de dentro do carro. Isso faz com que na medida q o ar do interior do carro for gelando vai melhorando se existir esse ciclo. Nela existe um cabo com uma pequena portinhola na lateral q é aberta ou fechada pelo botão dos controles do painel do ar, ela aberta faz com q entre o ar de fora junto com o ar q a caixa evaporadora puxa. Recomenda-se – para maior – eficiência do sistema deixar ela fechada.
Aqui ela colocada (deu muito, muito trabalho encaixar ela ai)
Agora passei bastante massa pra vedação pois ali corre bastante agua quando chove ou lava o carro
Depois parafusei a peça e passei mais massa por cima
Vista de dentro do carro, da pra ver certinho essa portinhola q abre e fecha.
Agora coloquei essa peça grande aqui, ela faz a distribuição do ar pros ventures. Ela foi um pouco trabalhosa de colocar devido os parafusos de fixação serem nas 4 pontas e 3 delas estavam quebradas, resolvi não colar elas achei melhor fazer vários furos nas laterais e prender bem. Ficou ótimo, foram 3 parafusos em cada aba, totalizando 12 parafusos pra peça nunca mais sair de la kkkkkkk. Deu trabalho pra parafusar alguns, mas pelo menos ficou bom.
Agora passei o chicote elétrico
Pra prender a caixa evaporadora não teve muito segredo (ao contrario do q eu pensei): encaixei ela o máximo certo possível na parede corta fogo pra fazer a marcação de onde furar o para lama q seriam 2 furos, quando fui ver muito próximo ao local de marcar estava um tipo de cavidade, tipo uma marca ou um pontilhado, não pensei duas vezes e furei ali mesmo. Os dois furos ficaram no local perfeito pra parafusar. Detalhe importante foi necessário entortar o cano do freio q passava rente o para lama. Tive q afastar ele pra caixa encaixar certo la.
Furo de baixo perto da longarina
Furo de cima perto do modulo de ignição (quase no meio da “cruz” do para lama)
Aqui os dois furos na mesma foto
Depois encaixei a evaporadora parafusei os dois parafusos q eu havia furado no para lama porem não dei aperto, tentei ao máximo puxar a caixa pra parede corta fogo pra fazer o furo do parafuso “principal” na parede corta fogo.
Furado
Agora depois de tudo ok pra colocar a evaporadora definitivamente é hora de passar massa no encaixe dela na parede corta fogo pra não escapar a/c. tbem usei a borracha original q ajudou muito.
Aqui o parafuso da parede corta fogo totalmente apertado. Após apertar ele tbem dei o aperto nos outros dois parafusos. Todos ele usei parafuso e porca atraz.
Aqui no detalhe o parafuso de baixo.
Aqui todo o chicote elétrico q logo logo sera ligado.
Vejam no detalhe essas duas pequenas saliências, são elas q eu relatei logo acima da tal marcação q eu furei.
Aqui as peças do cofre todas montadas, faltando apenas a válvula selenoide do carburador e a ventoinha eletrica. O rele preto (de cima) é o rele do ar q já estava sem o porta fusível e o rele cinza (de baixo) é o rele auxiliar da partida.
Finalizando passei pra parte mais delicada do serviço: fazer o corte do controle do painel no console e os cortes dos dois difusores traseiros.
Repare q no console já tinha uma marcação retangular então eu cortei com uma policorte pequena (pra adiantar) porem não cortei em cima do risco, cortei alguns milímetros antes pra não errar e depois eu terminei na lima. A todo momento fui testando o corte com a moldura do controle. Ate q ela encaixou perfeita.
Depois coloquei a placa de interface do controlador
Depois o controlador já parafusado e bem fixado.
Posteriormente utilizando o mesmo método fiz o recorte dos dois difusores traseiros do console.
Essa “coifa” é onde se liga a mangueira do ar e ela direciona o ar para os dois difusores, ela era colada no console anterior, foi difícil tirar ela sem quebrar.
Depois foi só colar ela la tbem.
Aqui uma vista por baixo do console com a coifa e a mangueira
Seria fácil encaixar o console assim, mas a gm não quis dar esse gostinho, vc tem q colocar o console e depois com ele no lugar passar a mangueira por baixo desse suporte onde vc parafusa e encaixar a mangueira na coifa com a mao pelo buraco dos controle do vidro e retrovisor. Confesso q pra encaixar a mangueira na coifa com o console fora do carro (foto acima) já foi difícil, imagina nessa situação?? Eu acredito q se tirar os bancos daria pra encaixar a mangueira na coifa e depois ir passando ela por baixo daquele suporte ate chegar no lugar, mas tirar os bancos tbem é outra buxa danada pois depois tem q por novamente.
Ainda faltavam uns detalhes na parte elétrica pra serem acertados por isso decidi colocar o console do cambio por ultimo.
Aqui coloquei o reostato no lugar original q ele fica no carro.
Depois fiz a vedação com a massa tbem no túnel q leva o ar para os difusores do painel central. Ele estava bastante aberto aquela boca dele, empenada devido ao tempo, dai coloquei bastante massa em volta.
Aqui uma vista de tudo já montado faltando apenas a caixa de papelão do porta luvas e a tampa do porta luvas
Aqui tudo devidamente montado e terminado na parte interna.
Agora que – a bosta - a ventoinha chegou fui instalar ela.
Prendi ela no condensador com abraçadeiras de nylon (lagartixa, enforca-gato) ficou bem firme. Usei 6.
Agora coloquei a válvula selenoide do avanço de rpm do carburador. Dois furos na lata e já era.
Detalhe importante q eu esqueci de tirar foto, pouca gente vai se lembrar dele aqui a essa altura do campeonato.
Se lembram dos dois direcionadores de ar q retirei? Um do lado direito e outro do lado esquerdo. O buraco LD foi cortado maior pra encaixar o “túnel” q vai na evaporadora. E o esquerdo??? O LE na vdd vai um tipo de um tampão q eu tirei do outro opala e já coloquei nesse e esqueci de tirar fotos. Porem assim como é ruim tirar o direcionador tbem é ruim colocar esse tampão...pois é o mesmo esquema.
Aqui:
Tirei isso:
Depois de tudo montado foi a vez de levar para um profissional (um veio muito gente boa chamado Mario) da área revisar o sistema pra por o gás pra gelar. Foi feita uma limpeza completa no sistema pra tirar os resíduos de óleo velho e eventuais sujeiras. Após isso foi trocado rolamento da polia do compressor, selo do compressor, kit de reparos do compressor, filtro secador/acumulador, caneta expanssora, todos os oring’s. Foi dado uma boa carga de gás R134a. O serviço dele ficou em 700 reais.
Um detalhe importante q eu descobri com esse véio é o seguinte:
Em 2014 fiz uma revisão no ar da minha caravan e botei pra funcionar o serviço ficou em 1100 reais em uma outra oficina (eu ainda não conhecia o Mario). Durante os dias de fazer o orçamento e levar o opala la pra o Mario comentei sobre minha caravana e tal, dai eu disse mais ou menos como funciona o ar dela dai ele me disse q meu ar estava faltando gas. Quando fui buscar o opala fui com a caravan junto com o dono do opala para ele trazer o opala dele. Chegando la ele viu e disse q tava com pouco gas, q o sistema estava com pouca pressão de gas, ele mediu e estava com 220 (não lembro a unidade de medida...se são libras ou psi) dai ele colocou mais e deixou com 235 na hora congelou a agua q estava no cano e no filtro suado. No opala ele deixou com 260 de pressão, e segundo ele, não deu pra colocar mais devido a ventoinha fraca de ventilação, se colocar uma melhor da pra deixar perto dos 300 dai gela muuuuuito bem. No meu ar ele não colocou mais gas pois foi no 0800 e tbem eu já havia comentado com ele sobre q eu vou tirar minha evaporadora pra fazer o isolamento térmico igual fiz nesse opala e depois tem q dar outra carga de gas.
Algumas fotos do q aconteceu após por mais gas
Antes (em quase dois anos) nunca vi isso acontecer.
Quando eu tirar e fazer o isolamento térmico na minha evaporadora vou por mais gas e posto o resultado aqui, mas de ante mao o ar com mais pressão no gas ficou muito bom.
Sobre o serviço: foi muito trabalhoso e demorado, porem muito gratificante graças a Deus saiu tudo certo. Se vc mesmo tirar do carro e depois por no outro é mais fácil...agora pegar tudo aquele entulho e saber de onde veio é mais difícil, com o tópico (enorme) espero ajudar quem esta nessa segunda situação.
Eu disse q tinham muitas fotos......kkkkkkkkkk
Qualquer duvida entre em contato.
Parabéns amigo muito legal mesmo eu tenho um Opala 92 SL basicão e sempre tive um sonho de deixa lo completão vou tentar fazer com base no seu ficou topi de mais......
LipCamaro- Opaleiro
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O pessoal comentou sobre a caixa evaporador ser um erro da GM, por ter deixado no cofre do motor.
Vcs não levaram em consideração que o opala era destinado ao puro conforto, então na minha opinião, a idéia era deixar o AC silencioso, pois vc não ouve barulho nenhum do ventilador.
O que pode ser feito para melhorar a eficiência é colocar um isolamento térmico ( ex: manta asfáltica aluminizada ) por dentro da caixa ou por fora como já vi aqui no forum mas achei q ficou feio.
Se eles quisessem, teriam mantido o gela saco.
Vcs não levaram em consideração que o opala era destinado ao puro conforto, então na minha opinião, a idéia era deixar o AC silencioso, pois vc não ouve barulho nenhum do ventilador.
O que pode ser feito para melhorar a eficiência é colocar um isolamento térmico ( ex: manta asfáltica aluminizada ) por dentro da caixa ou por fora como já vi aqui no forum mas achei q ficou feio.
Se eles quisessem, teriam mantido o gela saco.
Marcos Adriano- Opaleiro
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LipCamaro escreveu:O pessoal comentou sobre a caixa evaporador ser um erro da GM, por ter deixado no cofre do motor.
Vcs não levaram em consideração que o opala era destinado ao puro conforto, então na minha opinião, a idéia era deixar o AC silencioso, pois vc não ouve barulho nenhum do ventilador.
O que pode ser feito para melhorar a eficiência é colocar um isolamento térmico ( ex: manta asfáltica aluminizada ) por dentro da caixa ou por fora como já vi aqui no forum mas achei q ficou feio.
Se eles quisessem, teriam mantido o gela saco.
nao precisava do gela saco em si.....mas deixar a caixa atraz do painel como eu citei.....tem uma peça q poderia muito bem ser a propria caixa evaporadora atraz do painel porem é um simples e gigante direcionador de ar.....
quanto a acustica do ventilador acho q iria dar na mesma....pois o barulho do vento saindo pelos difusores ja é chato!!
LipCamaro- Opaleiro
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Marcos Adriano escreveu:LipCamaro escreveu:O pessoal comentou sobre a caixa evaporador ser um erro da GM, por ter deixado no cofre do motor.
Vcs não levaram em consideração que o opala era destinado ao puro conforto, então na minha opinião, a idéia era deixar o AC silencioso, pois vc não ouve barulho nenhum do ventilador.
O que pode ser feito para melhorar a eficiência é colocar um isolamento térmico ( ex: manta asfáltica aluminizada ) por dentro da caixa ou por fora como já vi aqui no forum mas achei q ficou feio.
Se eles quisessem, teriam mantido o gela saco.
nao precisava do gela saco em si.....mas deixar a caixa atraz do painel como eu citei.....tem uma peça q poderia muito bem ser a propria caixa evaporadora atraz do painel porem é um simples e gigante direcionador de ar.....
quanto a acustica do ventilador acho q iria dar na mesma....pois o barulho do vento saindo pelos difusores ja é chato!!
Muitas coisas poderiam ter sido melhoradas no opala, não acho que o AC do opala seja ruim, acho até muito bom.
Marcos Adriano- Opaleiro
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realmente ele nao eh ruim nao.....
levando em consideracao q o clima de antigamente nao era o mesmo q hj em dia.....
hj em dia é muito mais quente q antigamente....e a tendencia é piorar....
levando em consideracao q o clima de antigamente nao era o mesmo q hj em dia.....
hj em dia é muito mais quente q antigamente....e a tendencia é piorar....
LipCamaro- Opaleiro
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Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89
Kkk
Vem pro Rio de Janeiro para vc ver o que é calor!!!
Eu melhorei o isolamento do fundo do meu 92, da parede do cofre por dentro e internamente na caixa evaporadora.
Mas ainda não botei ele para andar...
Vem pro Rio de Janeiro para vc ver o que é calor!!!
Eu melhorei o isolamento do fundo do meu 92, da parede do cofre por dentro e internamente na caixa evaporadora.
Mas ainda não botei ele para andar...
Marcos Adriano- Opaleiro
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Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89
kkkkkkkkkkk
eu pretendo melhorar sim o isolamento da minha caravan tbem....como dito vou colocar uma ventoinha auxiliar na frente....tirar a evaporadora e revestir ela de manta igual q eu fiz nesse opala 88 do meu amigo......
agora q estou com alternador bom vou tentar fazer esses corres.....verao ta logo ali!!!!
kkkkkkkkk
eu pretendo melhorar sim o isolamento da minha caravan tbem....como dito vou colocar uma ventoinha auxiliar na frente....tirar a evaporadora e revestir ela de manta igual q eu fiz nesse opala 88 do meu amigo......
agora q estou com alternador bom vou tentar fazer esses corres.....verao ta logo ali!!!!
kkkkkkkkk
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº102
Re: Instalando Ar Condicionado completo em um Comodoro 89
Eu isolei tudo por dentro.
Faltam algumas fotos, mas coloquei manta inclusive naquele duto por trás do porta luvas e naquela parte de plástico que tem isolamento externo.
Coloquei manta de 1mm eu acho ( uma das mais grossas que achei ) e em vários lugares coloquei 2 ou 3 camadas.
[img][/img]
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Faltam algumas fotos, mas coloquei manta inclusive naquele duto por trás do porta luvas e naquela parte de plástico que tem isolamento externo.
Coloquei manta de 1mm eu acho ( uma das mais grossas que achei ) e em vários lugares coloquei 2 ou 3 camadas.
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Última edição por LipCamaro em Dom 3 Jul - 19:12:23, editado 2 vez(es)
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