Deixa contar a historia pra vcs primeiro pra depois tentarmos resolver o problema
Bom, a uns tempos atras comprei um motor 6cc pra por no opala, ele tinha os pistões cabeçudos e cabeçote a gasolina, motor parcial e precisando fazer retifica. tinha projeto de meter um 4400, só q me precipitei e rebaixei o cabeçote em 2mm no qual deu 65cc na camara de combustão só q quando foi abrir o motor para os 4" furou as camisas daí tive q encamisar e voltar para o STD, comprei um jogo de pistão 3 7/8 std e cabeçudo e montei o motor, coloquei uma flange no coletor pra por uma weber 40, 6x2.
Aí fui ligar o carro na gasolina, só q não conhecia muito de mecanica e nem do weber 40 então ficou uma bosta, sem lenta, pipocando pelo carburador, bem ruim mesmo, então depois de esquentar muito a cabeça eu parei para calcular a taxa na qual deu 10,5/10,8:1 nessa faixa, então coloquei alcool e ficou funcionando perfeito pra o q tinha.
Com o tempo comprei um coletor drago com aquecimento, valvula termostatica do alcool e consegui uma media boa com o cambio 3m e dif 3,07 fez 5.5km/l isso no 6x2 no toco só o coletor.
Então como todo opaleiro q sempre ta dando uns upgrades, coloquei um cambio 5m da blazer v6 para dar uma economizada, piorou, o consumo caiu para 3,5km/l, então troquei o distribuidor pelo HEI e não melhorou nada, pensei q fosse o comando ou tuchos ruins, daí troquei tb, coloquei um comando 250s kuir novo e tuchos mec crower, valvulas reguladas em 0,25 e 0,30mm adm e esc.
Só q na media com a garrafa de 5l de alcool andando na casquinha e nem passando de 2000rpm o consumo só ficou em 3km/l. isso na pista.
Meu carburador estava com as seguintes configurações antes de tudo quando estava fazendo 5.5km/l
Gicle lenta 80
principal 215
ar 150
venturi 30
injetor 130
canetas f11
depois q deu o problema e troquei td q tinha de trocar e refiz o acerto com a ajuda do jean... mudei apenas o venturi para 26 e as canetas para f7, mesmo assim não tivemos melhora no consumo.
então por conta propria, fiz essa configuração:
Lenta 80
principal 170
ar 150
venturi 26
injetor 130
canetas f7
Só q não tem jeito do carro ter uma automonia melhor, media de 3 a 3,5km/l na pista, pra um motor 250s original ??? Vi relatos no post de consumo q a galera ta fazendo 6 a 8km/l no alcool com o cambio 4m.
Meu opala tem bomba eletrica do monza de combustivel e dosador trabalhado com 0,25bar de pressão e não esta afogando e a agulha ta na medida de 10mm de altura pra ela em relação a tampa, o motor não tem valvulas presas, no teste de vazão fica em 95% e teste de compressão marca em torno de 9bar, velas novas grau 6 e de resto tudo perfeito.
Não sei o q olhar mais, será q não tem taxa suficiente pra queimar o alcool ? E se converter pra gasolina será q consigo uma media melhor ?
Pessoal desculpa ai pelo texto gigante, mas tive q explicar tudo desde o principio para entender o q esta acontecendo.
Desde já agradeço.
Valeu
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