Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 174 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 173 visitantes :: 1 motor de busca
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15319) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+6
Murilo R
Marcos Adriano
Pedrão B.
GustavoBraga
opala4cc
Laercio Tomaz Jr
10 participantes
RADIADOR DE ÓLEO!!!
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 43
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº1
RADIADOR DE ÓLEO!!!
A algum tempo tenho pesquisado sobre radiadores, e vejo q vários carros com alta performance, tem radiador de óleo e vi também que da pra colocar no opala, agora, compensa qual é a sua real função.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº2
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Laercio Tomaz Jr escreveu:A algum tempo tenho pesquisado sobre radiadores, e vejo q vários carros com alta performance, tem radiador de óleo e vi também que da pra colocar no opala, agora, compensa qual é a sua real função.
Saiu de fábrica opalas com radiador de óleo. Ele era destinado a refrigerar o óleo dos câmbios automáticos (mas acredito que os opalas automáticos mais antigos não tinham esse radiador). No carros de performance, a função do radiador de óleo é óbvia: refrigerar o óleo do motor envenenado.
GustavoBraga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 463
Idade : 29
Localização : Canguçu RS
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
Data de inscrição : 11/12/2013
- Mensagem nº3
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Na pratica, como é instalado no motor do opala? Tem que usar uma bomba de oleo especial com saida e entrada remotas/externas? Ou tem que furar alguma galeria de oleo pra ligar por la p aproveitar a pressão pra mandar o oleo circular pelo radiador e voltar?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº4
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
GustavoBraga escreveu:Na pratica, como é instalado no motor do opala? Tem que usar uma bomba de oleo especial com saida e entrada remotas/externas? Ou tem que furar alguma galeria de oleo pra ligar por la p aproveitar a pressão pra mandar o oleo circular pelo radiador e voltar?
Aí eu não sei. Eu já vi instalarem em opalas de performance no mesmo lugar aonde ficava o radiador de óleo do câmbio dos automáticos. Também já vi instalado mais pro meio da saia dianteira, logo abaixo do radiador do líquido de arrefecimento. Mas onde fica a entrada e a saída, não sei. Acredito que uma das conexões seja no cárter, perto do pescador, fazendo um furo e abrindo uma rosca ali. A outra, não faço a menor ideia. Mas logo alguém entra no tópico aí e dá uma força!
Pedrão B.- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4495
Idade : 40
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
Ex-Coupé Standard 76
Ex-Sedan Diplomata 85
Sedan SL 88
Cilindros : 4
6
6
4
Data de inscrição : 15/09/2011
- Mensagem nº5
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Nos Opalas mais antigos o radiador de óleo fica embutido dentro do radiador de água.
Para colocar radiador de óleo no Opala, tem um adaptador que vai junto com o filtro de óleo.
[]'s
Para colocar radiador de óleo no Opala, tem um adaptador que vai junto com o filtro de óleo.
[]'s
_________________
"In Torque We Trust!"
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº6
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
opala ja tem um serio problema de lubrificacao
colocar um radiador de oleo seria mais uma barreira galera
originalmente nao existe opala com radiador de oleo lubrificante do motor...apenas do oleo do cambio automatico...
entao nao ha necessidade disso num motor original e nem em um com alguma preparacao taaaaaao forte......
eu acredito muuuuito q nao compensa!!!!
colocar um radiador de oleo seria mais uma barreira galera
originalmente nao existe opala com radiador de oleo lubrificante do motor...apenas do oleo do cambio automatico...
entao nao ha necessidade disso num motor original e nem em um com alguma preparacao taaaaaao forte......
eu acredito muuuuito q nao compensa!!!!
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1521
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº7
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
vou acompaanhar esse topico
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº8
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
http://www.opaleirosdoparana.com/t33203-radiador-de-oleo-como-fazer?
olha esse tbem!!!
olha esse tbem!!!
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº9
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Marcos Adriano escreveu:http://www.opaleirosdoparana.com/t33203-radiador-de-oleo-como-fazer?
olha esse tbem!!!
Boa Marquinho... quando comecei a ler esse tópico já lembrei desse que vc colou aí... esse aí encerra as dúvidas.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº10
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
FR1974 escreveu:Marcos Adriano escreveu:http://www.opaleirosdoparana.com/t33203-radiador-de-oleo-como-fazer?
olha esse tbem!!!
Boa Marquinho... quando comecei a ler esse tópico já lembrei desse que vc colou aí... esse aí encerra as dúvidas.
minhas palavras sairam de uma resposta do bandit
achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....
só nao reparem na briga q deu
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 43
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº11
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Marcos Adriano escreveu:FR1974 escreveu:
Boa Marquinho... quando comecei a ler esse tópico já lembrei desse que vc colou aí... esse aí encerra as dúvidas.
minhas palavras sairam de uma resposta do bandit
achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....
só nao reparem na briga q deu
Cara fora o pau que rolou o tópico e show de bola mesmo, em relação ao MILITEC coloquei no diferencial e na caixa de cambio ficou muito macio e impressionante, desculpem a ignorância mas sera que poderia utiliza lo na caixa de direção hidráulica?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº12
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Laercio Tomaz Jr escreveu:Marcos Adriano escreveu:
minhas palavras sairam de uma resposta do bandit
achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....
só nao reparem na briga q deu
Cara fora o pau que rolou o tópico e show de bola mesmo, em relação ao MILITEC coloquei no diferencial e na caixa de cambio ficou muito macio e impressionante, desculpem a ignorância mas sera que poderia utiliza lo na caixa de direção hidráulica?
Pode e deve.
cazecrazy- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 40
Localização : lençóis paulista
Modelo do carro : 78 coupe
[|O|------ss------|O|]
4.40+525-b+ms+ig.crower= 328hp
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 17/05/2013
- Mensagem nº13
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
se for para usar afim de melhorar lubrificação do motor cai fora disso. só mais um monte de lugar para vazar oleo, o oleo mais frio até que é bom fica um pouco mais viscoso q quente e ajuda a fazer a camada de proteção na peças. mas um oleo bom dispensa isso.
Gustavo Godoy- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Localização : votorantim-sp
Data de inscrição : 10/08/2014
- Mensagem nº14
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Tive uma má experiencia com Radiador de óleo...foi com uma moto Honda CB400., ela fazia parte da primeira fase da CB que não tinha radiador de óleo, mais como as últimas tinham eu achei que seria uma boa idéia colocar um na minha..achei um radiador genérico, muito bonito, cromado, não tinha marca , porém estava escrito a palavra TURBO na comeia do mesmo ( só aí ja deveria ter visto que ia dar merda..)
Moral da história: um belo dia o radiador entupiu (provavelmente nao 100%, mais o suficiente para prejudicar muito a lubrificação)..e o motor fundiu!
Moral da história: um belo dia o radiador entupiu (provavelmente nao 100%, mais o suficiente para prejudicar muito a lubrificação)..e o motor fundiu!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº15
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Laercio Tomaz Jr escreveu:Marcos Adriano escreveu:
minhas palavras sairam de uma resposta do bandit
achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....
só nao reparem na briga q deu
Cara fora o pau que rolou o tópico e show de bola mesmo, em relação ao MILITEC coloquei no diferencial e na caixa de cambio ficou muito macio e impressionante, desculpem a ignorância mas sera que poderia utiliza lo na caixa de direção hidráulica?
exatamente hoje um amigo meu disse q gastou uma grana preta no cambio da s10 dele.....ficou zerado
mas alguns dias pois colocou militec e apos isso o cambio comecou raspar nas trocas de marcha meio rapido...tem q levar alavanca meio devagar
segundo ele (e muitos outros comentarios de outras pessoas) o militec diminui atritos e o sincronizado precisa desse atrito pra freiar a engrenagem
ele disse q se arrependeu de ter colocado....e que vai esgotar e trocar o oleo varias vezes pra tentar tirar o militec do cambio....
ele usa no dif e na direcao hidraulica...e tbem..logico...no cambio!
eu coloquei semana passada no meu dif e ia colocar no cambio....vo mais nao!!!!
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº16
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
O Motor do opala é de um projeto extremamente antigo, então imaginem a tecnologia aplicada aos óleos lubrificantes da época, no manual do 78 recomenda-se óleo SD ou SE, em 92 recomendava-se óleo SE ou SF, os lubrificantes de hoje estão muito mais avançados, isto é, na categoria SM ou mais.
Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.
Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº17
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Paulo Corso escreveu:O Motor do opala é de um projeto extremamente antigo, então imaginem a tecnologia aplicada aos óleos lubrificantes da época, no manual do 78 recomenda-se óleo SD ou SE, em 92 recomendava-se óleo SE ou SF, os lubrificantes de hoje estão muito mais avançados, isto é, na categoria SM ou mais.
Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.
levou meu positivo paulo
muito bem lembrando sobre o API dos oleos de hj em dia....
falando nisso ouvi dizer q em 2017 sera proibida a fabricacao de oleos com API SJ
ou seja sairam do mercado o famoso havoline 20w50 e o lubrax 20w50 alem de inumeras outras marcas....
ou eles mudam o API para SL como o promax da bardhal ou pra SM como o mobil original senao saem do mercado
ano passado ou retrasado foram proibidas as fabricacao e as vendas dos oleo com API SE SG SF e afins....agora a casa ta caindo pro lado ate do SJ
q coisa nao
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº18
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
Marcos Adriano escreveu:Paulo Corso escreveu:O Motor do opala é de um projeto extremamente antigo, então imaginem a tecnologia aplicada aos óleos lubrificantes da época, no manual do 78 recomenda-se óleo SD ou SE, em 92 recomendava-se óleo SE ou SF, os lubrificantes de hoje estão muito mais avançados, isto é, na categoria SM ou mais.
Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.
levou meu positivo paulo
muito bem lembrando sobre o API dos oleos de hj em dia....
falando nisso ouvi dizer q em 2017 sera proibida a fabricacao de oleos com API SJ
ou seja sairam do mercado o famoso havoline 20w50 e o lubrax 20w50 alem de inumeras outras marcas....
ou eles mudam o API para SL como o promax da bardhal ou pra SM como o mobil original senao saem do mercado
ano passado ou retrasado foram proibidas as fabricacao e as vendas dos oleo com API SE SG SF e afins....agora a casa ta caindo pro lado ate do SJ
q coisa nao
Que estranho. Eu não fazia a menor ideia que uma classificação de óleo caía fora do mercado por causa de proibição. Sempre achei que era por obsolescência ou simples procura do mercado consumidor por óleos de classificações melhores.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº19
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
eu sou frentista de posto e foi isso q aconteceu com os SE SF SG ano passado se nao me engano
tinhamos poucos em estoque...senao iamos ter q descartar junto com o oleo queimado das trocas
tinhamos poucos em estoque...senao iamos ter q descartar junto com o oleo queimado das trocas
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº20
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
opala4cc escreveu: Sempre achei que era por obsolescência ou simples procura do mercado consumidor por óleos de classificações melhores.
Acho que a grande maioria dos consumidores nem sabe da importância do API.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº21
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
a maioria dos consumidores pedem o oleo mais barato
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº22
Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!
eu ja vi colocarem oleo gl5 90 no motor!!!!!
|
|
Hoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS
» Tampão Caravan Diplomata
Ontem à(s) 18:50:37 por Müller
» Motor 4cil 2.8
Ontem à(s) 14:17:19 por LEOGC
» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Ontem à(s) 12:56:23 por bybecker
» Ferramenta para travar volante do opala
Ontem à(s) 11:33:01 por opala4cc
» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Ontem à(s) 8:42:36 por Bre4100
» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Seg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena
» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Seg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS
» chaves do opala
Seg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86