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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Polia do Vira quebrada

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Polia do Vira quebrada Empty Polia do Vira quebrada

Mensagem por diplomata1985 em Dom 4 Set - 21:54:32

Boa noite Galera.

Hoje cedo eu e meu amigo fomos sacar a polia do vira para retirar as engrenagens de comando e vira.
Usei o sacador próprio para a tarefa porém a polia colou no eixo do vira e não saiu por nada.
Infelizmente ao forçar a polia quebrou em pedaços e o cubo ficou apenas uma pequena parte preza no vira.

Sugestões para sacar o cubo serão muito bem vindas.
Lembrando que não sobrou nada dele para usar o sacador.

Vejam o resultado:

Polia do Vira quebrada 29174320730_8cfee47646_c

Polia do Vira quebrada 29174314290_d392a9a9a9_c

Polia do Vira quebrada 29428435066_74a3efecb5_c

Polia do Vira quebrada 29174297600_2cded863ed_c

Esse foi o estrago pra tentar sacar a polia.

Agradeço a ajuda.
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Mensagem por Pedrão B. em Dom 4 Set - 22:04:22

Que porcaria de polia!
O motor está no carro?
Pode tentar fazer um canal na circunferencia externa do tubo do cubo, pra tentar encaixar outro tipo de saca-polia.
Talvez com uma serra ou uma lima.
Outra coisa, é fazer um furo em cima da chaveta, com cuidado, pra não danificá-la pra aliviar a tensão do resto do cubo no vira.
Mas se prepara psicologicamente que o trampo vai ser fod@!
Boa sorte!
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Mensagem por Pedrão B. em Dom 4 Set - 22:07:43

Ou então, termina de remover os raios do cubo, deixa o tubo liso, e tira a tampa de distribuição, daí consegue sacar o pedaço que ficou mais fácil!
Compre boas limas, coma bastante feijão e mãos a obra!
[]'s


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Polia do Vira quebrada Empty polia

Mensagem por diplomata1985 em Dom 4 Set - 22:35:08

Pedrão B. escreveu:Ou então, termina de remover os raios do cubo, deixa o tubo liso, e tira a tampa de distribuição, daí consegue sacar o pedaço que ficou mais fácil!
Compre boas limas, coma bastante feijão e mãos a obra!
[]'s

Pois é Pedrão. kkkkk. Rindo pra não chorar.

Eu e meu amigo pensamos a mesma coisa. Tentar furar o cubo bem onde está a chaveta pois lá tem menos material pra remover. E com isso enfraquecer a peça.

O duro vai ser remover a tampa das engrenagens sem danificar a peça. Tarefa quase impossível por ter que retirar o material do cubo a ponto de passar a tampa. Vai ser bem difícil já que o motor está no carro.

Essas polias de hoje não valem nada.

Agraço a ajuda.

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Mensagem por Pedrão B. em Dom 4 Set - 22:37:12

Se usar uma esmerilhadeira pequena e um disco de desbaste, acho que consegue deixar a peça lisa pra tampa passar...
[]'s


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Mensagem por Diplo87 em Seg 5 Set - 8:51:56

Nossa, nunca tinha visto isso antes!

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Mensagem por diplomata1985 em Seg 5 Set - 14:25:09


Alguém conhece essa marca?

http://seatcar-autopeas.mercadoshops.com.br/polia-do-virabrequim-opala-6cc-omega-4100-todos-cilindros-82190568xJM

Sabe se presta?
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Mensagem por Diplo87 em Seg 5 Set - 14:35:59

Essa eu não conheço.

To usando uma da marca VETORE desde 2010 e até hoje tá firme
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695187525-polia-virabrequim-opala-caravan-com-ar-e-direco-dupla-_JM

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Polia do Vira quebrada Empty Polia.

Mensagem por diplomata1985 em Seg 5 Set - 15:36:32

Diplo87 escreveu:Essa eu não conheço.

To usando uma da marca VETORE desde 2010 e até hoje tá firme
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695187525-polia-virabrequim-opala-caravan-com-ar-e-direco-dupla-_JM


Legal Diplo87.

Você chegou a precisar sacar alguma vez a sua ou desde que colocou nunca mais mexeu?

Valeu.
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Mensagem por Diplo87 em Seg 5 Set - 15:41:39

Depois que coloquei não mexi mais...
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Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 5 Set - 15:44:53

Isso aí avisa quando está com problema?
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Mensagem por Diplo87 em Seg 5 Set - 16:03:20

Glaucio Missioneiro escreveu:Isso aí avisa quando está com problema?

Oi Glaucio, infelizmente não tem muita indicação, um belo dia quando voce está andando ela pula fora e voce sente a direção endurecer e a luz do alternador acender...
Talvez seja possível identificar quando a polia gira desalinhada, isso é uma indicação de que a borracha que tem no meio dela está indo pro vinagre.
Já ouvi pessoas falando de trocar com algum tempo justamente para evitar isso, mas nada oficial.
Aqui tem um outro tópico que fala sobre essa polia: http://www.opaleirosdoparana.com/t7168-polia-damper




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Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 5 Set - 16:14:06

Então pra fazer viagem longa com segurança é interessante trocar o conjunto.
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Mensagem por diplomata1985 em Seg 5 Set - 16:20:34


No meu caso a peça era nova, porém de péssima qualidade.
Quebrou justamente ao tentar sacar do eixo do virabrequim usando o sacador próprio.

Nos pedaços que estão na foto da pra ver o tipo de material de baixa qualidade.

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Mensagem por Diplo87 em Seg 5 Set - 16:26:54

Glaucio Missioneiro escreveu:Então pra fazer viagem longa com segurança é interessante trocar o conjunto.

Não sei se seria o caso de trocar logo, as vezes voce vai tirar uma peça de qualidade boa que está lá há um certo tempo mas que está boa ainda e vai colocar uma de qualidade inferior como essas que estão disponíveis no mercado.
Seria interessante procurar uma bom mecanico pra ver se tem como avaliar o estado da polia antes de trocar.
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Mensagem por Diplo87 em Seg 5 Set - 16:29:44

diplomata1985 escreveu:
No meu caso a peça era nova, porém de péssima qualidade.
Quebrou justamente ao tentar sacar do eixo do virabrequim usando o sacador próprio.

Nos pedaços que estão na foto da pra ver o tipo de material de baixa qualidade.


Depois voce coloca aqui qual a marca dessa polia pra gente nunca comprar igual...
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Mensagem por gilmareu em Qua 7 Set - 22:37:39

eu procuraria um sacador de polia igual a esse no mercado livre

http://pafemar.com.br/product_info.php?products_id=6180&oscsid=6a9f927246b4d167cf20b09e7cf032dc


quando eu saquei a minha, usei um sacadorzinho de máquina de lavar e muita paciência, arrancamos primeiro a parte mais externa e depois a mais interna.

mas nada de pancada ali para não ferrar o eixo.

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Polia do Vira quebrada Empty Sacador.

Mensagem por diplomata1985 em Qui 8 Set - 12:50:07

gilmareu escreveu:eu procuraria um sacador de polia igual a esse no mercado livre

http://pafemar.com.br/product_info.php?products_id=6180&oscsid=6a9f927246b4d167cf20b09e7cf032dc


quando eu saquei a minha, usei um sacadorzinho de máquina de lavar e muita paciência, arrancamos primeiro a parte mais externa e depois a mais interna.

mas nada de pancada ali para não ferrar o eixo.


Foi exatamente esse sacador que usei.

Sem pancada. Senão mata o motor.
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Polia do Vira quebrada Empty Desfecho Polia do Vira quebrada

Mensagem por diplomata1985 em Qui 8 Set - 13:37:14

Desfecho polia do Virabrequim.

Materiais usados:

Furadeira
Disco de corte pra metais Bosch
Adaptador M22 (para usar o disco na furadeira.
Broca para metais 3mm Bosch.
Martelo
Talhadeira.
Ogiva nuclear ...rsrsrs (Brincadeira).

Usei o Disco de Corte pra tirar o excesso de material que ficou no cubo.

Polia do Vira quebrada 28919986564_aa95d09c33_k

Polia do Vira quebrada 29464613071_29b713d717_k

Polia do Vira quebrada 28919986874_6eeeda30fb_k

O motivo do desbaste é deixar o mais próximo possível pra passar a tampa de distribuição sem danificar a mesma.

Aqui com a tampa fora:

Polia do Vira quebrada 29545312385_7470e3b7a5_k

Polia do Vira quebrada 29464612831_87f725272f_k

O desbaste foi feito cuidadosamente pra não afetar a ponta do Vira.

Depois com a tampa fora identifiquei a posição da chaveta pra tirar o material bem em cima dela afim de enfraquecer a peça.

Usei a broca para metais para fazer o vinco:

Polia do Vira quebrada 29511112126_4537cf7f76_k

Não pode esquecer de proteger o espaço com um pano entre o bloco e o cárter para não deixar cair limalha de ferro.

Polia do Vira quebrada 29464612631_38e4a1c043_k

Caso a broca ultrapassasse o cubo pegaria em cima da chaveta. Mas sempre furando com muito cuidado e paciência.

Apos fazer o vinco com a broca pequei a talhadeira e dei uma pequena batida no vinco mas de lado para o mesmo abrir. Uma batidinha só já trincou o cubo.

Depois disso o mesmo saiu na mão.

Polia do Vira quebrada 29511111776_82e026340e_k

Polia do Vira quebrada 29464612331_6971175813_k

Perceba a fina camada entre o vinco externo e o interno da Chaveta.

Polia do Vira quebrada 29545312905_fa0e613e38_k


Resumo:

Polia do Vira quebrada 29464611631_5743658b1e_k

Polia do Vira quebrada 29511111466_9ced42f7e4_k

E aqui o Objetivo alcançado:

Polia do Vira quebrada 29464612001_a1cf938e80_k

Comando fora para a troca da engrenagem.

Agradecimentos ao meu amigo Antonio que ajudou na tarefa e ao pessoal do grupo.

Caso aconteça com vocês já tem mais ou menos uma alternativa.

Tentei ver a marca da polia mas não consegui. Deve ter moido junto com a quebra.

Valeu galera.
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Polia do Vira quebrada Empty Re: Polia do Vira quebrada

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 8 Set - 14:34:41

Ainda bem que tirou, mas que trampo danado.
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Polia do Vira quebrada Empty Re: Polia do Vira quebrada

Mensagem por diplomata1985 em Qui 8 Set - 14:54:38


Fiquei pensando nisso a semana toda. Enquanto não tirasse não iria sossegar.

Pelo menos o feriado foi proveitoso.
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Polia do Vira quebrada Empty Re: Polia do Vira quebrada

Mensagem por opala4cc em Qui 8 Set - 23:25:58

Colega:

Essa coisa quebrou porque você colocou o sacador ao contrário. O lado do sacador que tem a parte protuberante do disco fica voltada pra fora, no lado voltado para o radiador.

Polia do Vira quebrada 1zc0lu0
Foto 1: assim, bagulho quebra.

Polia do Vira quebrada F2n58w
Foto 2: assim, bagulho não quebra.

Na foto 1, o disco do sacador também está encostado no miolo da polia (como na foto 2) porque não há a presença da ponta do virabrequim. O único jeito do disco do sacador se manter encostado no miolo da polia na presença da ponta do virabrequim durante a remoção é na posição da foto 2.
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Mensagem por FabioM em Sex 9 Set - 10:39:40

Carai, sempre usei aqueles sacadores de polia com as garras, nunca tinha usado esse ai. Com o modelo que usa as garras pra puxar, pode quebrar fácil ou dá pra usar normal?
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Polia do Vira quebrada Empty Re: Polia do Vira quebrada

Mensagem por opala4cc em Sex 9 Set - 10:51:40

FabioM escreveu:Carai, sempre usei aqueles sacadores de polia com as garras, nunca tinha usado esse ai. Com o modelo que usa as garras pra puxar, pode quebrar fácil ou dá pra usar normal?

O modelo de polia que tem a borracha amortecedora tem de ser retirado com este sacador. O modelo sem a borracha deveria ser retirado com este sacador tambem, mas se voce obteve sucesso com o sacador de tres garras e sua polia nao tem a borracha, legal!
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Mensagem por diplomata1985 em Sex 9 Set - 11:12:08

Usei o sacador igual a foto do amigo opalaeiro4cc e na posição correta como na foto2.

Esses de 3 garras sempre achei meio frágil as pontas.

Agora vou levar o comando na retífica pra fazer a rosca e colocar o parafuso M10 pra travar a engrenagem. Não to mais afim de mexer com isso.
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Mensagem por opala4cc em Sex 9 Set - 13:51:34

diplomata1985 escreveu: Usei o sacador igual a foto do amigo opalaeiro4cc e na posição correta como na foto2.

Esses de 3 garras sempre achei meio frágil as pontas.

Agora vou levar o comando na retífica pra fazer a rosca e colocar o parafuso M10 pra travar a engrenagem. Não to mais afim de mexer com isso.

Então foi um defeito na fundição do miolo da polia (demonstrando baixo controle de qualidade) ou mancada na hora da usinagem do furo central, provocando interferência excessiva no ajuste entre a ponta do virabrequim e o furo da polia (o que também demonstra baixo controle de qualidade na fabricação).
Quando vou colocar essa polia, eu sempre inspeciono a chaveta para ver se não sofreu esmagamento e o rasgo da chaveta na ponta do virabrequim para ver se não esgaçou ou criou rebarba.
Preventivamente antes de instalar a polia, eu passo silicone de alta temperatura na fenda circular onde fica prensada a borracha amortecedora, nos dois lados (o que pode ser visto nas fotos que postei). Quando o silicone seca eu pinto a polia com um primer em spray (meu motor é cinza chevrolet), já que ela vem sem tinta. Por fim, passo óleo de motor na ponta do virabrequim e no furo da polia para diminuir o esforço de instalação.
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Mensagem por diplomata1985 em Sex 9 Set - 14:39:25

opala4cc escreveu:
diplomata1985 escreveu: Usei o sacador igual a foto do amigo opalaeiro4cc e na posição correta como na foto2.

Esses de 3 garras sempre achei meio frágil as pontas.

Agora vou levar o comando na retífica pra fazer a rosca e colocar o parafuso M10 pra travar a engrenagem. Não to mais afim de mexer com isso.

Então foi um defeito na fundição do miolo da polia (demonstrando baixo controle de qualidade) ou mancada na hora da usinagem do furo central, provocando interferência excessiva no ajuste entre a ponta do virabrequim e o furo da polia (o que também demonstra baixo controle de qualidade na fabricação).
Quando vou colocar essa polia, eu sempre inspeciono a chaveta para ver se não sofreu esmagamento e o rasgo da chaveta na ponta do virabrequim para ver se não esgaçou ou criou rebarba.
Preventivamente antes de instalar a polia, eu passo silicone de alta temperatura na fenda circular onde fica prensada a borracha amortecedora, nos dois lados (o que pode ser visto nas fotos que postei). Quando o silicone seca eu pinto a polia com um primer em spray (meu motor é cinza chevrolet), já que ela vem sem tinta. Por fim, passo óleo de motor na ponta do virabrequim e no furo da polia para diminuir o esforço de instalação.

Também to achando que foi algum defeito na fundição da peça.
O importante é que saiu fora sem precisar tirar o motor ou cortar a tampa das engrenagens.

Economizei uma boa grana se tivesse que mandar para algum mecânico ou retífica. Very Happy Very Happy Very Happy




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