Sei que existe coletor do 3E para motor 4 e 6cil com e sem o aquecimento, sei tambem q o aquecimento dos a alcool é muito melhor q do H34 e o fluxo de gases tambem é melhor.....
Porém estao pedindo muito caro nesses coletores devido sua melhor eficiencia e raridade pelo seu poucos anos de producao.
Mas nao estou aqui pra discutir isso.
Esse mes instalei um Brosol 3E na minha caravan 6cil 87 q originalmente era um H34. Optei por instalar com essa flange.
Agora vou aqui mostrar pra vcs como foi o passo a passo dessa mudança.
Primeiramente a flange:
Ja existe uma flange no mercado "quase pronta" pra gente comecar a trabalhar em cima dela. É uma basee de aluminio da VW usada nos coletores dos motores AP's para o 3E/2E. Paguei 30 reais pela minha usada numa oficina.
Parte de cima da flange. Reparem q esta marcado os 4 furos, eu fiz apenas pra ver....isso é um processo um pouco mais a frente.
Aqui a parte de baixo da flange.
Reparem q na parte de baixo tem tipo de um "degrauzinho" no formato de um losango. Se preferir poderá montar assim mesmo, porém eu prefiro mandar numa oficina pra eles plainarem pra mim. E tbem se deixar esse losango ai nao poderá fazer uma das coisas q eu farei la na frente. Mas é possivel usar assim mesmo!
Aqui a parte de baixo ja plainada, notem q nao existe mais aquele losango em alto relevo.
Aproveitei e mandei passar a plaina na parte de cima tbem pra ficar tudo certinho.
O procedimento abaixo é apenas pra estetica: eu cortei as "4 pontas" do losango pra ficar somente o retangulo da flange. Porem se preferir pode deixar essas pontas sem problemas. Eu cortei com serrinha mesmo e depois acertei no esmeril e escova de aço, poderia ter falado pro meu amigo tirar na plaina, mas achei q ia ser muito trabalho pra um servico de graça.
A peça ficou assim:
Parte de cima
parte de baixo
Agora vamos marcar os furos do parafusos q irão prender a flange no coletor. Para isso pegue uma junta da base do H34 e faça a marcação do 4 furos. Esse é um procedimento delicadissimo, se fizer um furo um pouco sequer q seja fora do lugar exato vc nao conseguirá parafusar a flange no coletor!!! Use furadeira de bancada com a flange presa na morça dela e faça o furo no local exato!
Tente posicionar a junta no melhor ponto do centro possivel entre os dois estagios da flange. Tambem fique de olho se o furo marcado nao vai ficar muito perto de um dos furos q ja esta na flange onde se parafusa 1 dos 3 parafusos do 3E. Mas isso vou mostrar mais adiante.
Aqui a flange ja furada nos 4 lugares.
Agora é q vem o segredo da flange! Vc nao poderá usar parafuso normal e nem o prisioneiro original com uma porca, pois a base do 3E vai ficar bem em cima desses parafusos ou porcas. O segredo é usar parafusos allen e aumentar os furos ate a metade da flange pra fazer o "encosto de cabeça" para o parafuso allen.
Procedimento:
compre 4 parafusos allen (nao sei a medida - levei o prisioneiro na loja e o cara pegou esses pra mim). Os parafusos q eu comprei eram muito compridos, vc terá q medir o tamanho no seu coletor com a flange. Use algum parafuso ou ferrinho mais fino q o furo do coletor e faça a medida com a flange ja em cima do coletor e corte o parafuso e lembre de descontar o encosto de cabeça tbem. Se colocar o parafuso allen muito comprido ele chegara no fim do curso e nao apertará a flange. Na foto um deles.
Depois com uma broca do tamanho, ou um pouco maior, do q a cabeça do parafuso allen reabra os 4 furos até dar a medida da cabeça do allen, NÃO FURE ATÉ O OUTRO LADO!!!! Somente até o necessario pra que a cabeça do allen fique no mesmo nivel da superficie da flange.
Aqui os 4 furos ja aumentados pela broca do tamanho da cabeça do allen, porem ate mais ou menos a matade flange.
Porém tive um problema: a maior broca q tinha na oficina nao era suficiente pra fazer o furo q coubesse a cabela do parafuso allen. Duas alternativas: Aumentar o furo com a mesma broca com a flange na mao e ir mexendo ela enquanto faz o furo, ou gastar a cabeça do parafuso allen no esmeril. Das duas eu acho mais facil a primeira, tanto é que fiz em 3 parafusos, um deles eu gastei no esmeril e mais pra frente explico por que!
aqui os 4 "encostos de cabeça" ja feitos e os parafusos allen estao bem rentes a superficie onde irá se apoiar o carburador.
Como comentado anteriormente, esse furo do parafuso ficou muito proximo ao furo do prisioneiro do 3E, por isso eu preferi nao aumenta-lo pra caber a cabeça do allen.
Aumenta-lo mais iria ficar muito proximo e poderia estragar a rosca na hora do aperto. Poderia espanar, trincar, rachar ou quebrar ali, ja que o material é aluminio.
Como ja tive q gastar em volta da cabeça dele ja aproveitei e gastei a altura dela tbem pra nao aprofundar muito o furo maior do encosto de cabeça, visando deixar mais reforçado o furo onde vai o prisioneiro do 3E. Como eu ja sabia disso ja tinha deixado esse encosto de cabeça mais "raso" do q os outros antes de chegar aqui.
A flange esta pronta!
Agora vamos trabalhar o coletor!
Primeiro retire os 4 prisioneiros do H34 (acho essa parte a mais dificil nesse processo, alguns dao muito trabalho pra sair)
Todos eles tirados
Aqui tirei a chapa q "tampa" o aquecimento da base do H34. Esse procedimento é necessario ja pra fazer uma manutencao nessa area, trocar a junta e dar uma limpada onde circula a agua do aquecimento. Porem ela (tampa) sera removida. Isso graças ao procedimento q eu fiz na plaina pra plainar a base da flange e tirar aquele "losango". Com a base plana a flange funciona muito bem como "tampa". Isso tbem ja ajuda a baixar um pouco o carburador já q provavelmente teremos problemas na instalacao do purificador de ar, pois ele pode pegar no capo - se bem q meu h34 orignalzim de tudo ja estava pegando no capo!
Aqui tapei os dois buracos pra nao cair sujeira na hora de lixar e limpar bem o local onde vai a junta.
Aqui lixado e quase limpo, ja esta bom pra montar.
Primeiro colocamos a junta.
Depois a flange.
Agora com os 4 parafusos ja apertados.
Carburador recem colocado.
Bom pessoal, agora falta uma coisa muito importante: O suporte do cabo do acelerador!!!
No coletor do 3E o suporte do cabo é parafusado no proprio coletor.
Como nao tive onde parafusa-lo no coletor do h34 tive q adaptar o do h34 (ja q eu tbem nao tinha o do 3E). A coisa mais versatil do h34 é o seu suporte do acelerador, pois ele ja foi:
da minha weber 446, da minha weber 40 e agora do meu 3E. Porem no 3E tive q cortar uma das "argolas" q prende ele no coletor original.
O lugar q eu achei melhor pra instalar o suporte foi o parafuso q prende o cilindro mestre no servo freio. Fazendo alguns testes e entortando um lado e desentortando outro e tal cheguei num lugar em q o cabo ficou muito bom e macio na pisada e retorno.
Aqui com o kit do afogador montado, este nao foi mexido.
OBS:
Reparem q na flange tem um prisioneiro e os outros dois furos com rosca pra colocar os parafusos. No dia nao montei pq achei apenas aquela barra de rosca pra colocar mas eu prefiro montar com os 3 prisioneiros. Porque? por que um parafuso de ferro ou aço numa rosca de aluminio com o tira e poe do bura pode ter um tempo muito pequeno de vida util da rosca q vai se desgastando e irá espanar. O prisioneiro fixo na flange evita isso, dai o bura é preso por porcas na parte de cima no prisioneiro q tera muito mais durabilidade da rosca.
Essa mesma flange q eu fiz é vendida por 120 reais no ML (isso a mesma flange porem ate menos trabalhada do q a minha duvido q tiram o losango da parte de baixo igual eu fiz) eu gastei 30 reais e uma tarde de domingo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724109907-flange-carburador-brosol-solex-h34-seie-soleco-para-2e-e-3e-_JM
Bom....essa é a dica!
vlw!!!!
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