Pessoal,me corrijam se estiver feito isso da forma errada(espero que esse seja o local correto para o assunto desse tópico)
venho compartilhar com vocês minha experiência com uma falha elétrica no meu carro. Sofri um bom tempo com um defeito intermitente no meu Opala com kit gnv. Meu carro funcionava bem na gasolina,mas quando eu passava para o gnv,de forma aleatória o motor morria. Era uma dor de cabeça pois não estava tendo tempo($) para levar a uma oficina.
Depois de muito pensar e estudar o esquema elétrico do kit gnv,cheguei a conclusão que a caixa comutadora estava com problema,pois não saia a tensão de 12 volts da comutadora(fio azul) para alimentar a bobina da válvula solenóide do redutor de pressão(que libera o gás para o carburador).
Meu carro usa o comutador D1000 C da IGT. Ele possui 2 mini relés,como indicam setas a seguir:
Desmontei a caixa comutadora e deduzi que a única coisa que poderia estar "bixada" eram os mini relés,pois quando comutava a chave frontal,conseguia ouvir os relés chavearem,mas a tensão não chegava ao pino D,conforme esquema:
Com um pequeno ferro de solda e um sugador manual troquei os benditos relés (R$ 4,00 cada um na loja de componentes eletrônicos). Como estou mais quebrado que arroz de terceira,economizar a grana de uma comutadora nova foi muito bom.
Também instalei um diodo retificador (código 1N4007) em antiparalelo com cada bobina, para eliminar o pico de tensão que aparece quando a comutadora desliga a alimentação das bobinas
Dados dos mini relés:
http://www.sunhold.com/upload/prd1/24-3.pdf
Manual de instalação IGT
http://www.igtmotors.com.br/wp-content/uploads/2014/08/manualdoinstalador.pdf
venho compartilhar com vocês minha experiência com uma falha elétrica no meu carro. Sofri um bom tempo com um defeito intermitente no meu Opala com kit gnv. Meu carro funcionava bem na gasolina,mas quando eu passava para o gnv,de forma aleatória o motor morria. Era uma dor de cabeça pois não estava tendo tempo($) para levar a uma oficina.
Depois de muito pensar e estudar o esquema elétrico do kit gnv,cheguei a conclusão que a caixa comutadora estava com problema,pois não saia a tensão de 12 volts da comutadora(fio azul) para alimentar a bobina da válvula solenóide do redutor de pressão(que libera o gás para o carburador).
Meu carro usa o comutador D1000 C da IGT. Ele possui 2 mini relés,como indicam setas a seguir:
Desmontei a caixa comutadora e deduzi que a única coisa que poderia estar "bixada" eram os mini relés,pois quando comutava a chave frontal,conseguia ouvir os relés chavearem,mas a tensão não chegava ao pino D,conforme esquema:
Com um pequeno ferro de solda e um sugador manual troquei os benditos relés (R$ 4,00 cada um na loja de componentes eletrônicos). Como estou mais quebrado que arroz de terceira,economizar a grana de uma comutadora nova foi muito bom.
Também instalei um diodo retificador (código 1N4007) em antiparalelo com cada bobina, para eliminar o pico de tensão que aparece quando a comutadora desliga a alimentação das bobinas
Dados dos mini relés:
http://www.sunhold.com/upload/prd1/24-3.pdf
Manual de instalação IGT
http://www.igtmotors.com.br/wp-content/uploads/2014/08/manualdoinstalador.pdf
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