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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Adaptação de radiador Empty Adaptação de radiador

    Mensagem por pacato Qua 16 Nov - 10:05:10

    Senhores, um amigo meu mandou adaptar o radiador do opala acima de 80 nos moldes do radiador abaixo de 79. Para isso foi necessário reduzir o tamanho, principalmente a altura. Esse projeto foi concebido para deixar o radiador nos moldes originais do ano e para que fossem aproveitados os suportes, que, como todos sabem, é diferente nos modelos abaixo de 80. Estou pensando em fazer o mesmo. Esse meu amigo gostou do serviço, mas como o carro dele está com ele há pouco tempo, creio que ele não teve experiência para afirmar categoricamente se não existe superaquecimento ou coisas do tipo com o uso prolongado, em uma viagem por exemplo. Alguém já fez esse tipo de serviço ou conhece do assunto e possa relatar as impressões que tem? Será que vale a pena e fica bom?
    Eu tenho os suportes do radiador 79; por isso a adaptação. Caso contrário eu tenho que adquirir o modelo mais novo. Eu terei que revisar o carburador de qualquer forma, independente da adaptação ou não. Muito obrigado!
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por pacato Qui 17 Nov - 15:39:58

    Ninguém? Puxa vida.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Pedrão B. Qui 17 Nov - 17:54:24

    Acho difícil achar alguém mais que tenha feito isso...
    Pra mim, é como ter um carro que não cabe na garagem, e ao invés de aumentar a garagem, você cortar um pedaço do carro.
    O radiador dos antigos é mais largo e mais baixo.
    Por que não compra um de alumínio da Denizio Peças?
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por opala4cc Qui 17 Nov - 18:28:29

    pacato escreveu:Ninguém? Puxa vida.

    Melhor mandar fazer um, todo novo. É caro, mas é novo.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por marcusvb Sex 18 Nov - 10:45:21

    Amigo to colocando de vectra no meu
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por opala4cc Sex 18 Nov - 14:55:41

    marcusvb escreveu:Amigo to colocando de vectra no meu

    O problema dos radiadores modernos como o de vectra, é que eles têm aquela lateral plástica maldita. Aquela prensagem entre o corpo de alumínio e as caixas plásticas laterais vai pro brejo mais cedo ou mais tarde, aparecendo vazamentos. E ainda continua o problema dos pontos de fixação do radiador. A vantagem é encontrar o radiador com facilidade.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por rrodriguesap Sex 18 Nov - 20:08:25

    Cara o meu esta com um de omega, eu pessoalmente nao gosto, mas eh mais barato! Se quiser te mando fotos!
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por opala4cc Sex 18 Nov - 20:31:55

    rrodriguesap escreveu:Cara o meu esta com um de omega, eu pessoalmente nao gosto, mas eh mais barato! Se quiser te mando fotos!

    WOW! Radiador de ômega mais barato??? A que ponto chegou esse radiador de opala!
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por sheilos Sáb 19 Nov - 9:52:41

    cara radiador de opala é coisa de louco o quanto estão caros...estou montado um 6cc na minha caravan, so acho uns lixos de radiador do 6cc e são caros.
    tbm estou pensando e estudando a adaptar um radiador
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por rrodriguesap Sáb 19 Nov - 12:15:17

    É cara aqui pros lados de casa, o de opala 6 cilindros eh mais caro que os de omega! por incrivel que pareça!
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por pacato Sáb 19 Nov - 12:53:41

    Ainda estou estudando essa possibilidade, Vamos ver o que resolvo. Obrigado a todos.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Projeto 676 Sáb 5 Out - 6:56:18

    Esse esquema de adaptar radiador tem que ficar muito esperto na altura do radiador, em relação ao motor, pois se ficar mais baixo que a posição do original atrapalha no fluxo, e o que acontece depois é o carro aquecendo e ninguém sabe porque. OKK
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Diego Darth Sáb 5 Out - 15:15:04

    O radiador do meu está com um pequeno vazamento, ele está como radiador original, vou acompanhar esse tópico para ver as soluções apresentadas, caso fique muito caro para recuperar o meu eu vou partir para uma adaptação também.

    Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.

    abraço a todos.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por pacato Sáb 5 Out - 15:42:43

    Diego Darth escreveu:O radiador do meu está com um pequeno vazamento, ele está como radiador original, vou acompanhar esse tópico para ver as soluções apresentadas, caso fique muito caro para recuperar o meu eu vou partir para uma adaptação também.

    Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.

    abraço a todos.

    Na minha cidade, para trocar a colmeia de um radiador 6 cilindros, fica em torno de 600 a 700 contos.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Diego Darth Sáb 5 Out - 15:48:15

    pacato escreveu:
    Diego Darth escreveu:O radiador do meu está com um pequeno vazamento, ele está como radiador original, vou acompanhar esse tópico para ver as soluções apresentadas, caso fique muito caro para recuperar o meu eu vou partir para uma adaptação também.

    Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.

    abraço a todos.

    Na minha cidade, para trocar a colmeia de um radiador 6 cilindros, fica em torno de 600 a 700 contos.


    É um absurdo!!!! Muito dificil.... encontrei uns amigos no encontro da semana passada que tinham Opala, todos venderam e hoje tem outros carros, todos reclamaram dos valores das peças...
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por chevy250 Sáb 5 Out - 17:15:38

    Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
    Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Diego Darth Dom 6 Out - 14:48:57

    chevy250 escreveu:Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
    Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.


    Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO??? scratch
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por opala4cc Dom 6 Out - 15:54:07

    Diego Darth escreveu:
    chevy250 escreveu:Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
    Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.


    Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO??? scratch

    http://www.apsdistribuidora.com.br/noticias/Diferencas-entre-radiadores-e-intercoolers-brasados-e-expandidos
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por OpaleiroJlle Dom 6 Out - 15:54:17

    Diego Darth escreveu:
    chevy250 escreveu:Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
    Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.


    Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO??? scratch

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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por hittokiri Dom 6 Out - 17:58:17

    No meu 4 cilindros coloquei do chevette, até hoje tah tranquilo hehe, se nao me engano paguei 240,00 da Valeo no mercado Car.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Out - 18:31:26

    eu acho q do chevete e do opala 4cil sao iguais.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por hittokiri Dom 6 Out - 18:50:18

    Marcos Adriano escreveu:eu acho q do chevete e do opala 4cil sao iguais.
    bem parecidos, só o bucal da mangueira de baixo que é mais fino, mas só comprar a mangueira e ja era.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 6 Out - 18:51:52

    a tah
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Diego Darth Dom 6 Out - 20:19:19

    OpaleiroJlle escreveu:
    Diego Darth escreveu:


    Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO??? scratch


    Muito obrigado pelo video.... muito bom e agora já sei o que é brasado!!! OKK

    abraço. OKK
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por chevy250 Ter 8 Out - 19:12:17

    Diego Darth escreveu:
    OpaleiroJlle escreveu:


    Muito obrigado pelo video.... muito bom e agora já sei o que é brasado!!! OKK

    abraço. OKK

    Eu também não sabia até pouco tempo atrás. Aprendi aqui no forum também Smile
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 8 Out - 19:41:50

    eu descobri esse esquema de brasado e tubular ha um tempo atraz fazendo umas pesquisas sobre o condensador do ar.....

    q no caso do opala é tubular de serpentina....

    os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por tiagojborges Seg 1 Mar - 10:35:48

    Aproveitando o tópico pessoal...vale mais a pena trocar a colméia do radiador original por 750 reais e adaptar uma ventoinha elétrica auxiliar, ou meter um radiador de alumínio de uma vez, com o custo de uns 1300…com a mesma adaptação da ventoinha auxiliar?
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    Adaptação de radiador Empty Re: Adaptação de radiador

    Mensagem por opala4cc Seg 1 Mar - 11:24:35

    Marcos Adriano escreveu:eu descobri esse esquema de brasado e tubular ha um tempo atraz fazendo umas pesquisas sobre o condensador do ar.....

    q no caso do opala é tubular de serpentina....

    os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
    É. Mas sabe por que os condensadores eram de serpentina?
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 Mar - 15:32:15

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:eu descobri esse esquema de brasado e tubular ha um tempo atraz fazendo umas pesquisas sobre o condensador do ar.....

    q no caso do opala é tubular de serpentina....

    os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
    É. Mas sabe por que os condensadores eram de serpentina?


    pq?
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 Mar - 15:32:44

    tiagojborges escreveu:Aproveitando o tópico pessoal...vale mais a pena trocar a colméia do radiador original por 750 reais e adaptar uma ventoinha elétrica auxiliar, ou meter um radiador de alumínio de uma vez, com o custo de uns 1300…com a mesma adaptação da ventoinha auxiliar?


    eu optaria pela troca da colmeia original.
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    Mensagem por opala4cc Seg 1 Mar - 16:59:04

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:
    É. Mas sabe por que os condensadores eram de serpentina?


    pq?

    Quando o fluido de trabalho sai do compressor, ele sai comprimido (alta pressão) e totalmente gasoso. Ao ser comprimido no compressor, ele também aquece (fenômeno comum em gases). Então, ele entra na serpentina do condensador com alta temperatura e pressão e à medida em que o fluido de trabalho percorre a serpentina do condensador, ele perde calor (baixando de temperatura) e também troca de fase, tornando-se líquido. É aquela porcaria que a gente aprende no colégio chamada de "calor latente". Então, ele sai do condensador líquido e em alta pressão (porém, uma pressão sensivelmente menor do que a de entrada no condensador). Os condensadores tinham a forma de uma serpentina para garantir a total troca de fase para líquido na saída do condensador. Se o condensador tem a geometria de uma serpentina, o fluido de trabalho precisa percorrer um trajeto "longo" perdendo calor. Se na saída do condensador o fluido de trabalho não estiver totalmente líquido, o ciclo de refrigeração perde eficiência, pois haverá menos expansão na válvula de expansão (ou furo de expansão nos sistemas mais fuleiros).
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    Mensagem por fauzi Seg 1 Mar - 20:01:44

    Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
    Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
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    Mensagem por opala4cc Seg 1 Mar - 20:10:31

    fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
    Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.

    É que ainda existem proprietários que acham que não é necessário colocar aditivo na água do arrefecimento. E também tem aqueles que compraram os opalas quando estavam desvalorizados. Como o objetivo era moer o carro, nunca acharam o veículo digno de merecer a despesa do aditivo para a água do arrefecimento.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Mar - 15:28:38

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    pq?

    Quando o fluido de trabalho sai do compressor, ele sai comprimido (alta pressão) e totalmente gasoso. Ao ser comprimido no compressor, ele também aquece (fenômeno comum em gases). Então, ele entra na serpentina do condensador com alta temperatura e pressão e à medida em que o fluido de trabalho percorre a serpentina do condensador, ele perde calor (baixando de temperatura) e também troca de fase, tornando-se líquido. É aquela porcaria que a gente aprende no colégio chamada de "calor latente". Então, ele sai do condensador líquido e em alta pressão (porém, uma pressão sensivelmente menor do que a de entrada no condensador). Os condensadores tinham a forma de uma serpentina para garantir a total troca de fase para líquido na saída do condensador. Se o condensador tem a geometria de uma serpentina, o fluido de trabalho precisa percorrer um trajeto "longo" perdendo calor. Se na saída do condensador o fluido de trabalho não estiver totalmente líquido, o ciclo de refrigeração perde eficiência, pois haverá menos expansão na válvula de expansão (ou furo de expansão nos sistemas mais fuleiros).



    ahhhh ta


    isso eu sei.......é o principio basico da refrigeracao.


    pelo jeito q vc falou eu achei q havia algum outro motivo pelo qual ele foi quase q totalmente substituído pelo brasado de fluxo paralelo....pelo menos na linha automotiva leve.


    q é o q eu pretendo fazer no meu...


    ou algum serpentina com o duto achatado....nao queria usar mais esse tubo expandido.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Mar - 15:31:40

    fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
    Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por opala4cc Ter 2 Mar - 18:42:03

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Quando o fluido de trabalho sai do compressor, ele sai comprimido (alta pressão) e totalmente gasoso. Ao ser comprimido no compressor, ele também aquece (fenômeno comum em gases). Então, ele entra na serpentina do condensador com alta temperatura e pressão e à medida em que o fluido de trabalho percorre a serpentina do condensador, ele perde calor (baixando de temperatura) e também troca de fase, tornando-se líquido. É aquela porcaria que a gente aprende no colégio chamada de "calor latente". Então, ele sai do condensador líquido e em alta pressão (porém, uma pressão sensivelmente menor do que a de entrada no condensador). Os condensadores tinham a forma de uma serpentina para garantir a total troca de fase para líquido na saída do condensador. Se o condensador tem a geometria de uma serpentina, o fluido de trabalho precisa percorrer um trajeto "longo" perdendo calor. Se na saída do condensador o fluido de trabalho não estiver totalmente líquido, o ciclo de refrigeração perde eficiência, pois haverá menos expansão na válvula de expansão (ou furo de expansão nos sistemas mais fuleiros).



    ahhhh ta


    isso eu sei.......é o principio basico da refrigeracao.


    pelo jeito q vc falou eu achei q havia algum outro motivo pelo qual ele foi quase q totalmente substituído pelo brasado de fluxo paralelo....pelo menos na linha automotiva leve.


    q é o q eu pretendo fazer no meu...


    ou algum serpentina com o duto achatado....nao queria usar mais esse tubo expandido.

    De qualquer forma, se o condensador do teu carro não estiver bom, acredito que nem vai mais encontrar um novo com tubo expandido. Tem que ver se o "comprimento equivalente" do condensador novo de tubos brasados paralelos é igual ou maior ao original do opala. O comprimento equivalente está relacionado à capacidade de extrair calor do fluido de trabalho.
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    Mensagem por opala4cc Ter 2 Mar - 18:46:50

    O problema dos condensadores novos de tubos brasados é que a espessura da parede dos tubos de alumínio do trocador de calor diminuiu drasticamente de espessura. O resultado disso é a menor vida útil, principalmente por causa das pedrinhas do piso (asfalto e principalmente estradas de chão batido) que eventualmente são arremessadas contra o trocador e acabam por furá-lo. Isso acontece toda hora nos carros mais novos!
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    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 13 Mar - 8:44:46

    fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
    Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.

    E o cobre tem uma troca térmica melhor, mas é mais caro.

    Usam alumínio pois é barato, e atende a refrigeração também.


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    Mensagem por opala4cc Sáb 13 Mar - 8:49:12

    thallisguimaraes escreveu:
    fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
    Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.

    E o cobre tem uma troca térmica melhor, mas é mais caro.

    Usam alumínio pois é barato, e atende a refrigeração também.

    Rsrsrsrs... Não, alumínio não é barato. Ele é MENOS CARO! lol!
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    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 13 Mar - 9:08:25

    opala4cc escreveu:

    Rsrsrsrs... Não, alumínio não é barato. Ele é MENOS CARO! lol!


    Isso mesmo kkkkkkk


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    Mensagem por eduviggiano Ter 10 Jan - 12:38:50

    hittokiri escreveu:No meu 4 cilindros coloquei do chevette, até hoje tah tranquilo hehe, se nao me engano paguei 240,00 da Valeo no mercado Car.
    Opa! estou na mesma!, preciso trocar, tirando o "bocal menor da parte de baixo", o do chevette não precisou de nenhuma adaptação? ( laterais e embaixo )? vc se recorda o modelo?
    4cc 73, aqui sem ar, não acho por nada um pra trocar, alias acho, mas ai preciso escolher entre o opala ou o radiador kkkkkk
    obrigado!
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    Mensagem por adpachec Ter 10 Jan - 21:24:06

    eduviggiano escreveu:
    hittokiri escreveu:No meu 4 cilindros coloquei do chevette, até hoje tah tranquilo hehe, se nao me engano paguei 240,00 da Valeo no mercado Car.
    Opa! estou na mesma!, preciso trocar, tirando o "bocal menor da parte de baixo", o do chevette não precisou de nenhuma adaptação? ( laterais e embaixo )? vc se recorda o modelo?
    4cc 73, aqui sem ar, não acho por nada um pra trocar, alias acho, mas ai preciso escolher entre o opala ou o radiador kkkkkk
    obrigado!


    Se for o radiador que estou pensando precisa calçar o bocal com uma mangueira e colocar a do opala por cima.

    A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro.

    É so medir os diâmetros do bocal e mangueira original.

    Adaptação de radiador Images?q=tbn:ANd9GcSH8bexomvVgJ2ttIisCcNaebUjT9klJU_RlA&usqp=CAU
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    Mensagem por eduviggiano Seg 16 Jan - 16:53:43

    adpachec escreveu:
    eduviggiano escreveu:
    Opa! estou na mesma!, preciso trocar, tirando o "bocal menor da parte de baixo", o do chevette não precisou de nenhuma adaptação? ( laterais e embaixo )? vc se recorda o modelo?
    4cc 73, aqui sem ar, não acho por nada um pra trocar, alias acho, mas ai preciso escolher entre o opala ou o radiador kkkkkk
    obrigado!


    Se for o radiador que estou pensando precisa calçar o bocal com uma mangueira e colocar a do opala por cima.

    A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro.

    É so medir os diâmetros do bocal e mangueira original.

    Adaptação de radiador Images?q=tbn:ANd9GcSH8bexomvVgJ2ttIisCcNaebUjT9klJU_RlA&usqp=CAU

    Opa adpachec, beleza?
    Então nem esse modelo e nem o do chevette deram certo(encaixe), desisti e então mandei dar uma geral no meu mesmo, peguei hoje, vou limpar pintar e acompanhar.

    "A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro."
    Dá certo se colocar uma do chevette e ai colocar a do opala por cima, mas como disse, preferi deixar o meu revisado mesmo!
    abs e vms pra próxima pendência haha
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    Mensagem por adpachec Qua 18 Jan - 8:51:09

    eduviggiano escreveu:
    adpachec escreveu:


    Se for o radiador que estou pensando precisa calçar o bocal com uma mangueira e colocar a do opala por cima.

    A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro.

    É so medir os diâmetros do bocal e mangueira original.

    Adaptação de radiador Images?q=tbn:ANd9GcSH8bexomvVgJ2ttIisCcNaebUjT9klJU_RlA&usqp=CAU

    Opa adpachec, beleza?
    Então nem esse modelo e nem o do chevette deram certo(encaixe), desisti e então mandei dar uma geral no meu mesmo, peguei hoje, vou limpar pintar e acompanhar.

    "A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro."
    Dá certo se colocar uma do chevette e ai colocar a do opala por cima, mas como disse, preferi deixar o meu revisado mesmo!
    abs e vms pra próxima pendência haha

    Calcei com mangueira de 1" e 1/8", dupla camada.

    Na foto não aparece a mangueira mas o radiador é o mesmo da outra imagem.

    Adaptação de radiador Radiad10
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    Mensagem por eduviggiano Qua 18 Jan - 9:22:15

    adpachec escreveu:
    eduviggiano escreveu:

    Opa adpachec, beleza?
    Então nem esse modelo e nem o do chevette deram certo(encaixe), desisti e então mandei dar uma geral no meu mesmo, peguei hoje, vou limpar pintar e acompanhar.

    "A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro."
    Dá certo se colocar uma do chevette e ai colocar a do opala por cima, mas como disse, preferi deixar o meu revisado mesmo!
    abs e vms pra próxima pendência haha

    Calcei com mangueira de 1" e 1/8", dupla camada.

    Na foto não aparece a mangueira mas o radiador é o mesmo da outra imagem.

    Adaptação de radiador Radiad10

    Ótimo!, já no meu caso(73) é mais tenso porque o radiador fica colado na frente do carro,
    e o radiador precisa descer exatamente passando nos coxins laterais, esse modelo ai da foto no seu carro, tem essa haste
    lateral(no meu caso iria atrapalhar), e mesmo cortando essa haste, e o seu tbm é menor em largura, o que faz com que passe pelos coxins aqui e fique solto.
    Tentei 2 modelos esse seu e o do chevette, ambos não deram certo, mas como consegui revisar o meu mesmo, segue o jogo.

    Adaptação de radiador Ht9D4pqi_t
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    Mensagem por adpachec Qua 18 Jan - 10:50:27

    eduviggiano escreveu:
    adpachec escreveu:

    Calcei com mangueira de 1" e 1/8", dupla camada.

    Na foto não aparece a mangueira mas o radiador é o mesmo da outra imagem.

    Adaptação de radiador Radiad10

    Ótimo!, já no meu caso(73) é mais tenso porque o radiador fica colado na frente do carro,
    e o radiador precisa descer exatamente passando nos coxins laterais, esse modelo ai da foto no seu carro, tem essa haste
    lateral(no meu caso iria atrapalhar), e mesmo cortando essa haste, e o seu tbm é menor em largura, o que faz com que passe pelos coxins aqui e fique solto.
    Tentei 2 modelos esse seu e o do chevette, ambos não deram certo, mas como consegui revisar o meu mesmo, segue o jogo.

    Adaptação de radiador Ht9D4pqi_t

    O "fique solto" me fez lembrar, eu tive que alterar o suporte inferior da travessa para não deixar o radiador solto, vai um parafuso e calço lá embaixo, eu já aproveitei, cortei todo metal enferrujado e soldei tudo e apliquei anti corrosão mais o fundo..

    O radiador Valeo na posição original bate na hélice, PORÉM, se me lembro, o 73 tem diferenças na frente por causa do capô abrir para trás (todos modelos com este capô).

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