Fala pessoal sou novo aqui e já tenho uma dúvida, mechi no meu cambio faz pouco tempo e fiquei um pouco preocupado agora que peguei rodovia recentemente, meu câmbio esta zunindo/roncando apenas de 5° marcha quando eu deixo de acelerar ele(quando estou acelerando de 5° não da barulho apenas quando tiro o pé) e não sei se pode piorar sabem me ajudar?? a ré tbm está difícil entrar ela entra mas quando solto a embreagem fica zunindo e não sai do lugar dai tenho q andar 1 pouquinho pra frente pra ver se ela entra obrigado!
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Ajuda câmbio opala 4cc
vasker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Minas Gerais
Data de inscrição : 09/03/2017
- Mensagem nº1
Ajuda câmbio opala 4cc
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15334
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº2
Re: Ajuda câmbio opala 4cc
Vamos aguardar o Marcos Adriano aparecer que ele manja disso...vou avisar ele
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Ajuda câmbio opala 4cc
cara ronco ou zunido é complicado.....
pode ser rolamento...(no eixo entalhado ali bem perto da engrenagem da 5ª tem um rolamento) porem teoricamente ele roncaria em todas as marchas......mas vai saber....as vezes o "peso" da reduzida na 5ª marcha q fica perto dele faz uma forca algum angulo q ele faça o zunido.
tbem pode ser o casal (engrenagem da 5ª + extencao do carretel) com problemas as vezes nao estao acasalados...ou mau posicionados ou com desgastes nos dentes.....se uma delas foi trocado na revisao é ctz q isso é o problema
pode ser tbem o rolamento de roletes q fica na rabeta do cambio onde apoia a extencao do carretel....
eu tive um cambio 5 marchas num 4cil q eu tive e ele roncava somente na 5ª marcha e eu nao conseguia tirar ele ronco....ate q um dia joguei uma bisnaga de Bardhal G-A la e parou! Ate as trocas de marchas ficaram mais macias e tal....
sobre a ré é muito estranho em....porem meu cambio 4m da minha caravan 6cil tbem ja fez isso!!!!
algumas vezes mas fez....faz um ronco relativamente grande e o cambio fica meio q tremendo....isso aconteceu quando engatei a ré descendo a rampa da garagem de casa (engatei com o carro ja em movimento para traz) eu nao consigui entender esse fato...
porem o acionamento da ré do meu cambio é bem diferente do seu....o meu uma haste puxa um eixo q mete uma engrenagem pequena entre a engrenagem do eixo entalhado e a engrenagem q fica na ponta do carretel e faz a inversao do giro.
o seu a engrenagem ja fica la sempre girando ao contrario...porem o acionamento é feito por uma luva igual ao acionamento de todas as outras marchas.
o certo seria vc abrir novamente o cambio e trocar esse rolamento q fica ali perto da quinta e dar uma revisada no kit do sincronizador da 5ª/Ré q ficam juntos (a ré e a 5ª sao acionados pela mesma luva) talvez o problema da ré dificil de engatar seja isso ai.
veja tbem se a arruela de encosto da extencao do carretel foi montada certa...ela tem uma "lingueta" q encaixa na rabeta pra impedir q ela gire junto com a extencao do carretel.
se te interessar da uma olhada aqui....talvez ajude em algo
http://www.opaleirosdoparana.com/t43155-tutorial-desmontagem-e-montagem-do-cambio-5-marchas-4cil
pode ser rolamento...(no eixo entalhado ali bem perto da engrenagem da 5ª tem um rolamento) porem teoricamente ele roncaria em todas as marchas......mas vai saber....as vezes o "peso" da reduzida na 5ª marcha q fica perto dele faz uma forca algum angulo q ele faça o zunido.
tbem pode ser o casal (engrenagem da 5ª + extencao do carretel) com problemas as vezes nao estao acasalados...ou mau posicionados ou com desgastes nos dentes.....se uma delas foi trocado na revisao é ctz q isso é o problema
pode ser tbem o rolamento de roletes q fica na rabeta do cambio onde apoia a extencao do carretel....
eu tive um cambio 5 marchas num 4cil q eu tive e ele roncava somente na 5ª marcha e eu nao conseguia tirar ele ronco....ate q um dia joguei uma bisnaga de Bardhal G-A la e parou! Ate as trocas de marchas ficaram mais macias e tal....
sobre a ré é muito estranho em....porem meu cambio 4m da minha caravan 6cil tbem ja fez isso!!!!
algumas vezes mas fez....faz um ronco relativamente grande e o cambio fica meio q tremendo....isso aconteceu quando engatei a ré descendo a rampa da garagem de casa (engatei com o carro ja em movimento para traz) eu nao consigui entender esse fato...
porem o acionamento da ré do meu cambio é bem diferente do seu....o meu uma haste puxa um eixo q mete uma engrenagem pequena entre a engrenagem do eixo entalhado e a engrenagem q fica na ponta do carretel e faz a inversao do giro.
o seu a engrenagem ja fica la sempre girando ao contrario...porem o acionamento é feito por uma luva igual ao acionamento de todas as outras marchas.
o certo seria vc abrir novamente o cambio e trocar esse rolamento q fica ali perto da quinta e dar uma revisada no kit do sincronizador da 5ª/Ré q ficam juntos (a ré e a 5ª sao acionados pela mesma luva) talvez o problema da ré dificil de engatar seja isso ai.
veja tbem se a arruela de encosto da extencao do carretel foi montada certa...ela tem uma "lingueta" q encaixa na rabeta pra impedir q ela gire junto com a extencao do carretel.
se te interessar da uma olhada aqui....talvez ajude em algo
http://www.opaleirosdoparana.com/t43155-tutorial-desmontagem-e-montagem-do-cambio-5-marchas-4cil
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7190
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº4
Re: Ajuda câmbio opala 4cc
vasker escreveu:Fala pessoal sou novo aqui e já tenho uma dúvida, mechi no meu cambio faz pouco tempo e fiquei um pouco preocupado agora que peguei rodovia recentemente, meu câmbio esta zunindo/roncando apenas de 5° marcha quando eu deixo de acelerar ele(quando estou acelerando de 5° não da barulho apenas quando tiro o pé) e não sei se pode piorar sabem me ajudar?? a ré tbm está difícil entrar ela entra mas quando solto a embreagem fica zunindo e não sai do lugar dai tenho q andar 1 pouquinho pra frente pra ver se ela entra obrigado!
Os câmbios têm engrenagens de dentes helicoidais em todas as marchas à frente. A única que é de dentes retos, é a marcha à ré. Engrenagens de dentes helicoidais não fazem barulho, já as de dentes retos sim e o som é característico.
O que você "mexeu" no seu câmbio? Por que "mexeu" nele? Ele roncava antes?
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