Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

98 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 98 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
tabarbosa (16850)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
BANDIT (13573)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
Xann (10394)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
j ricardo (9376)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
Jean Bida (9320)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_leftVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] BarVela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Bar_right 

+4
Paulo Roberto B
opala4cc
adpachec
ghbamorim
8 participantes

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Ter 16 maio - 19:57:00

    Eu não sei se estou postando no lugar certo. Não encontrei nada sobre esse problema. O mecânico deixou cair uma arruela no carburador, que foi para um dos cilindros. Pensei em tirar as velas e acionar o motor sem combustível na esperança de que o ar expulsasse a arruela pelo furo da vela. O problema é que quando fui tirar a 4º vela ela tava presa no cabeçote. Estragou 2 chaves de vela novas. Nas tentativas de tirar, acabei quebrando a parte de cerâmica da vela. Vi que de todo jeito ia ter que tirar o cabeçote pra tirar a arruela, então removi ele. Agora não faço ideia de como tirar a vela presa. Adpachec, tá por aí amigo?


    Última edição por ghbamorim em Sáb 1 Jul - 17:05:46, editado 1 vez(es)
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Ter 16 maio - 21:05:25

    Um soquete de vela com um cabo para alavanca pode resolver ou tente aquecer a base um pouco.
    Não ligue o motor, suba o pistão manualmente, existe uma vareta tipo antena de carro com um ímã na ponta, ele pode pegar a arruela.
    Ou prenda uma mangueira fina na mangueira do aspirador de pó e tenta sugar ela.
    Mas a arruela pode ainda estar no coletor.

    OKK
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Ter 16 maio - 21:13:40

    ghbamorim escreveu:Eu não sei se estou postando no lugar certo. Não encontrei nada sobre esse problema. O mecânico deixou cair uma arruela no carburador, que foi para um dos cilindros. Pensei em tirar as velas e acionar o motor sem combustível na esperança de que o ar expulsasse a arruela pelo furo da vela. O problema é que quando fui tirar a 4º vela ela tava presa no cabeçote. Estragou 2 chaves de vela novas. Nas tentativas de tirar, acabei quebrando a parte de cerâmica da vela. Vi que de todo jeito ia ter que tirar o cabeçote pra tirar a arruela, então removi ele. Agora não faço ideia de como tirar a vela presa. Adpachec, tá por aí amigo?

    Já que você já tirou o cabeçote, leva em  um torneiro mecânico que ele tira a vela para você.

    Aqui tem uma técnica (não recomendo para cabeçotes que estejam colocados no bloco):
    https://www.youtube.com/watch?v=oOe1y2VJ9xQ

    O procedimento mais comum é, estando o cabeçote fora do bloco, furar o centro da vela caso ainda haja miolo dela no furo e colocar um macho para remover o resíduo de rosca da vela do buraco de vela do cabeçote. Deve ser feito com cuidado e com o macho de medida correta para não danificar a rosca do buraco de vela do cabeçote.

    Sei que não foi você o culpado da quebra de vela, mas sim, do "cavalo" que apertou-a no cabeçote. Mas aqui tem um vídeo de uma dica de aperto de velas:
    https://www.youtube.com/watch?v=0j2VCSBRgkw
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Ter 16 maio - 21:28:19

    Não tinha visto a parte que já tinha retirado o cabeçote.

    OKK
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Qua 17 maio - 11:52:31

    adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Qua 17 maio - 12:07:29

    ghbamorim escreveu:adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço

    Mete WD-40 ou fluido de freio nos dois lados do furo de vela e espera algumas horas antes de fazer força. Caso contrário, vai quebrar lá no miolo da vela, como nos vídeos que mostrei.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Qua 17 maio - 12:09:21

    opala4cc escreveu:
    ghbamorim escreveu:adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço

    Mete WD-40 ou fluido de freio nos dois lados do furo de vela e espera algumas horas antes de fazer força. Caso contrário, vai quebrar lá no miolo da vela, como nos vídeos que mostrei.

    Boa opala4cc. Não tinha pensado nisso. Obrigado
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Qua 17 maio - 12:11:38

    Aproveitando, a junta do cabeçote parece boa, mas acho que é melhor trocar não é? Eu nunca fiz esse tipo de serviço, mas eu imagino que é só limpar, colocar a junta nova na posição certa e apertar os parafusos com o torquímetro na sequência certa. Tem mais algum segredo ou conselho?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Qua 17 maio - 12:18:39

    Troque a junta, o aperto é cruzado e o torque e sequência de aperto vem geralmente descrito na junta.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Qua 17 maio - 12:47:32

    Não precisa passar nenhum tipo de cola, nem tinta, nem graxa, não é?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Qua 17 maio - 13:02:25

    Limpe bem as partes, raspe o excesso da junta velha.
    Um pingo de super bonder só para deixar no lugar.
    Aperte os parafusos até começar a endurecer (pré torque) e depois o aperto final.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t19404-cabecote-remocao-inspecao-limpeza-e-troca-da-junta
    Paulo Roberto B
    Paulo Roberto B
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Idade : 38
    Localização : Sumaré São Paulo
    Modelo do carro : 1988 opala comodoro sl/e
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 06/09/2015

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Paulo Roberto B Qua 17 maio - 13:26:21

    Existe um soquete alongado próprio p a troca de vela q encaixa nos soquetes de 1/2 e duvido q esse vc quebre e é desse q uso, se n me engano paguei 6,00. Referente junta de cabeçote,n aperte sem torquimetro
    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 49
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por diplomata1985 Qua 17 maio - 14:25:36

    Essa chave de Vela que você usou deve ser aquelas chaves bem porcaria.
    Use uma chave 21mm longa de marca boa que não vai quebrar e nem deformar conforme o amigo acima falou.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Qua 17 maio - 14:26:21

    ghbamorim escreveu:Aproveitando, a junta do cabeçote parece boa, mas acho que é melhor trocar não é? Eu nunca fiz esse tipo de serviço, mas eu imagino que é só limpar, colocar a junta nova na posição certa e apertar os parafusos com o torquímetro na sequência certa. Tem mais algum segredo ou conselho?

    SEMPRE que você tirar o cabeçote... a junta vai para o lixo. Não re-aproveite.
    Sim, a colocação da nova junta - conforme já foi explicado pelo adpachec - é basicamente isso. Certifique-se de que a nova junta está bem posicionada e não obstruiu nenhuma passagem entre o bloco e cabeçote e nem saiu do lugar ao colocar o cabeçote em cima. Por isso foi sugerido o pinguinho de super bonder.
    O torque e sequência de aperto é o segredo. Faça conforme já foi mencionado (em forma de caracol, partindo dos parafusos do centro do cabeçote.
    Aproveite a oportunidade de estar com o cabeçote fora do bloco e veja se as galerias internas do cabeçote estão com muita ferrugem. Essa é uma EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA TROCA DOS SELOS DO CABEÇOTE.
    Paulo Roberto B
    Paulo Roberto B
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Idade : 38
    Localização : Sumaré São Paulo
    Modelo do carro : 1988 opala comodoro sl/e
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 06/09/2015

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Paulo Roberto B Qua 17 maio - 16:11:47

    Arrume um soquete alongado,proprio p vela com soquete de 1/2 p uso na maioria das catracas,esse eu duvido q vc espane. Referente a junta,jamais aperte os parafusos sem Torquimetro
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15334
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Rubão6cc Qui 18 maio - 9:52:05

    Preste atenção onde posta os tópicos!! Seção ERRADA!! Corrigido..


    _________________
    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Sex 19 maio - 19:12:53

    Rubão6cc escreveu:Preste atenção onde posta os tópicos!! Seção ERRADA!! Corrigido..
    Foi mal Rubão6cc. É que é muito raro eu postar um tópico, então não me atentei a isso. Onde foi que eu postei mesmo?
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Sáb 20 maio - 19:45:14

    Levei o cabeçote num mecânico aqui perto e ele tirou a vela com uma chave dessas que Paulo Roberto B falou. Fui comprar uma igual, mas não encontrei alongada. Comprei uma chave de vela Gedore, disseram que era boa. Não conheço, vou testar. As que eu tava usando eram vagabundas mesmo.
    Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
    A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
    Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Dom 21 maio - 0:02:33

    ghbamorim escreveu:Levei o cabeçote num mecânico aqui perto e ele tirou a vela com uma chave dessas que Paulo Roberto B falou. Fui comprar uma igual, mas não encontrei alongada. Comprei uma chave de vela Gedore, disseram que era boa. Não conheço, vou testar. As que eu tava usando eram vagabundas mesmo.
    Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
    A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
    Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos

    Gedore é uma excelente marca. Foi uma boa compra. Você repetiu a boa compra comprando uma junta da Sabó.
    Ainda bem que você resolveu olhar os selos do cabeçote. Melhor olhar também os selos do bloco, para ver se não há enjambrações estúpidas. Não confio em ex-dono que fez fechamento de furo de selo com durepoxi. É desagradável correr o risco de fundir o motor por causa dessas porquices feitas por outras pessoas.
    Sobre o tosquímetro, compre o melhor tosquímetro que seu orçamento permitir. Não compre os tosquímetros de vareta mais baratinhos, de marcas desconhecidas. Já vi vários ainda dentro da embalagem com a haste torta - ou seja, descalibrados. Não compre tosquímetros usados, compre NOVOS.
    O meu foi escolhido sopesando orçamento X bom senso. Tenho um tosquímetro de estalo waft, como esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780090535-torquimetro-de-estalo-12-_JM

    Veio com um certificado de calibração que não me inspirou confiança, mas veio.
    É claro que eu gostaria de ter comprado algo melhor e de marca renomada (gedore, etc...), mas os tosquímetros nacionais e de boa marca estavam (e são) caríssimos. Achei melhor não investir em ferramenta excessivamente profissional por causa do alto preço, conforme já disse.

    Sobre as chaves de vela, as que tenho são as vagabundas mesmo. Investi em chave de vela longa e outra curta de marca fuleira mesmo, já que a chance de me deparar com uma vela presa no cabeçote é rara, pois só acontece na ocasião da compra de um carro usado quando as velas são retiradas pela primeira vez pelo novo dono (no caso, eu). Depois disso, dificilmente acontecerá de novo, já que as oficinas mecânicas em que mando o carro (quando mando) são selecionadas e quem costuma trocar as velas sou eu. Depois dessa situação que você acabou de passar com a vela, você provavelmente vai levar muitos anos até se deparar com isso de novo.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Sáb 27 maio - 16:38:07

    Comprei o torquímetro ontem e hoje troquei a junta do cabeçote e dos coletores. Coloquei o cabeçote no lugar, apertei conforme manda a embalagem da junta. Coloquei tudo no lugar. Ante de desmontar, o carro estava funcionando muito bem, com a marcha lenta em pouco mais de 500 rpm, sem vibrar nem bater nada. Mas pra colocar as varetas eu tive que folgar os balancins e perdi a regulagem de válvula. O que aconteceu foi que o carro ficou muito ruim de pegar, vibrando muito e com a marcha oscilando. A última vez que ele ficou assim foi sujeira nos giclês de ar. Esse comportamento estranho pode estar relacionado às válvulas folgadas? Ou tá mais pra giclê sujo, já que faz quinze dias que o carburador estava fora do lugar?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Sáb 27 maio - 17:14:43

    Se apertou demais deixou as válvulas meio abertas, com isto o motor gira fácil e as vezes nem funciona.
    Se apertou pouco, elas abrem pouco.
    Tucho mecânico a folga do balancim a válvula é de 0,25 mm admissão e 0,35 mm escape.
    Tem gente que padroniza em 0,10 mm no escape e admissão.
    Tucho hidráulico é sem folga, mas aperte os balancins somente até eles ficarem firmes e com capacidade de mexer com a mão os balancins para os lados sem que desgrude do topo da válvula.
    Após mil quilômetros reaperte o cabeçote.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Sáb 27 maio - 17:32:06

    Eu tinha feito uma regulagem tabajara, marcando mais ou menos a posição da chave antes de folgar e voltando depois de encaixar a vareta. Mas fiquei com medo de apertar demais e acho que deixei folgado. Dei uma pesquisada e vou tentar fazer como tem no livro Conheça seu Opala, pois achei mais fácil fazer com o motor desligado. Sobre o método que tem lá, eu achei confuso só a questão de dar "meia e uma volta completa" depois que a vareta para de girar. Eu entendo que "meia e uma volta completa" seriam 180º + 360º. Fui olhar no fórum e vi que tem gente que dá uma volta de 270º, tem gente que dá só 90º e tem gente que não dá volta nenhuma. Qual seria o mais seguro?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Sáb 27 maio - 18:33:25

    Sempre fiz no zóio, dando uns toques na chave até às válvulas do mesmo pistão ficarem para cima, se faltar um pouco girava o motor na mão.
    Desligue a ignição.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Sáb 27 maio - 20:32:29

    ghbamorim escreveu:Eu tinha feito uma regulagem tabajara, marcando mais ou menos a posição da chave antes de folgar e voltando depois de encaixar a vareta. Mas fiquei com medo de apertar demais e acho que deixei folgado. Dei uma pesquisada e vou tentar fazer como tem no livro Conheça seu Opala, pois achei mais fácil fazer com o motor desligado. Sobre o método que tem lá, eu achei confuso só a questão de dar "meia e uma volta completa" depois que a vareta para de girar. Eu entendo que "meia e uma volta completa" seriam 180º + 360º. Fui olhar no fórum e vi que tem gente que dá uma volta de 270º, tem gente que dá só 90º e tem gente que não dá volta nenhuma. Qual seria o mais seguro?

    Vai ño youtoba, no canal do tonella e assista a série sobre o opala 1978, lá no canal dele. Nada melhor do que um video explicativo.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Seg 29 maio - 12:06:19

    Eu me guiei pelo vídeo de Tonella, só que apertando menos. O barulho de válvulas desreguladas sumiu, mas o comportamento do motor ficou o mesmo. Vibrando muito, falhando e com a aceleração oscilando. Será que entrou sujeira no carburador enquanto ele tava fora do carro? Toda vez que eu tiro o carburador, quando vou colocar de volta fica ruim. Sempre tenho que pedir pra um mecânico ajeitar pra mim. Da última vez que mexi no carburador, a marcha lenta ficou oscilando e quando soltava o acelerador ele estancava. Na época, tirei os 2 giclês de cima (é um H-34 a gasolina), limpei com WD-40 e soprei, mas não fez diferença. Levei no mecânico, ele tirou os mesmos giclês e levou pra dentro da oficina. Depois trouxe, colocou de volta e o carro ficou bom.
    Dessa vez eu tirei os dois giclês e deixei uma noite mergulhados em gasolina, mas quando coloquei de volta, não teve diferença Sad
    O carro tava funcionando muito bem antes de eu desmontar. Não mexi no ponto, coloquei velas novas, passei limpa contato nos cabos de velas. Também não mexi na regulagem da marcha lenta nem no parafuso da mistura do carburador. Estrangulei a mangueira do suspiro do cárter e a do hidrovácuo, mas também não fez diferença Sad
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 12:31:45

    ghbamorim, verificou o pé desse bura? dá uma olhada com seu mecânico pois costumam dar um leve empeno, quase imperceptível e só é detectado com o passar do tempo, quando piora. Já passei por isso aí.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Seg 29 maio - 14:57:28

    ghbamorim escreveu:Eu me guiei pelo vídeo de Tonella, só que apertando menos. O barulho de válvulas desreguladas sumiu, mas o comportamento do motor ficou o mesmo. Vibrando muito, falhando e com a aceleração oscilando. Será que entrou sujeira no carburador enquanto ele tava fora do carro? Toda vez que eu tiro o carburador, quando vou colocar de volta fica ruim. Sempre tenho que pedir pra um mecânico ajeitar pra mim. Da última vez que mexi no carburador, a marcha lenta ficou oscilando e quando soltava o acelerador ele estancava. Na época, tirei os 2 giclês de cima (é um H-34 a gasolina), limpei com WD-40 e soprei, mas não fez diferença. Levei no mecânico, ele tirou os mesmos giclês e levou pra dentro da oficina. Depois trouxe, colocou de volta e o carro ficou bom.
    Dessa vez eu tirei os dois giclês e deixei uma noite mergulhados em gasolina, mas quando coloquei de volta, não teve diferença Sad
    O carro tava funcionando muito bem antes de eu desmontar. Não mexi no ponto, coloquei velas novas, passei limpa contato nos cabos de velas. Também não mexi na regulagem da marcha lenta nem no parafuso da mistura do carburador. Estrangulei a mangueira do suspiro do cárter e a do hidrovácuo, mas também não fez diferença Sad

    O sintoma é típico de entrada falsa de ar. Conforme já disseram, a base do H34 é propensa a empenar, principalmente quando se aperta demais os parafusos. Porém, apertar de menos, vira um ponto de entrada falsa de ar. O H34 também é propenso à corrosão na face inferior da base dele.
    Estrangular a mangueira do hidrovácuo e constatar que nada mudou indica que a entrada falsa de ar não é no hidrovácuo.
    Você está usando aquelas mangueirinhas lonadas no carburador? Caso positivo, elas são novas?
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Seg 29 maio - 18:22:03

    Da última vez que tive problema com o carburador, eu até retirei ele e levei pra um rapaz daqui da cidade que é especialista em carburador. Ele disse que não tinha empeno nem folga. Inclusive o carburador é relativamente novo, comprei em 2014. Depois disso mostrei pra o mecânico e ele disse a mesma coisa. Foi quando ele fez uma mágica lá que eu não vi com os giclês (eu tinha dito giclês de ar, mas na verdade são os 2 giclês de marcha lenta). Ele colocou os giclês de volta e regulou o parafuso da mistura e o carro ficou bom. Eu monto e desmonto um bocado de coisa no carro, mas parece que não levo jeito com carburador. Falei com o mecânico e ele ficou de vir aqui pra ver o carro no sábado. Depois eu posto o resultado


    Última edição por ghbamorim em Seg 29 maio - 18:26:12, editado 1 vez(es)
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Seg 29 maio - 18:22:31

    Opala4cc, as mangueira são lonadas mesmo. Eu não troquei ainda pelas de injeção pq só achei de 8mm, mas vou trocar todas. Faz sentido achar que o problema seja as mangueiras soltando pedaços, mas o que é estranho é que o carro tava funcionando perfeitamente antes de eu tirar o carburador do lugar
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Seg 29 maio - 18:35:14

    Olhe se não encharcou alguma vela... aí o Opala fica oscilando...
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Seg 29 maio - 23:49:09

    ghbamorim escreveu:Opala4cc, as mangueira são lonadas mesmo. Eu não troquei ainda pelas de injeção pq só achei de 8mm, mas vou trocar todas. Faz sentido achar que o problema seja as mangueiras soltando pedaços, mas o que é estranho é que o carro tava funcionando perfeitamente antes de eu tirar o carburador do lugar

    Isso não quer dizer nada. As manguerinhas de carburador lonadas, depois de 3 meses colocadas, até podem ainda estar flexíveis. Entretanto, as extremidades delas onde encaixam nos tubinhos do carburador, depois que você retira e recoloca após algum tempo de uso, podem não voltar a dar estanqueidade, porque as pontas delas esgaçam muito rápido. Então, se houver comprimento hábil nelas, é necessário cortar as pontas para reencaixá-las nos tubinhos caso ainda tenham flexibilidade aceitável.
    Pelo menos as mangueirinhas vendidas por aqui são assim. Então, inspecione se a ponta da mangueirinha não está dilatada antes de reconectá-la.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Seg 29 maio - 23:53:52

    ghbamorim escreveu:Da última vez que tive problema com o carburador, eu até retirei ele e levei pra um rapaz daqui da cidade que é especialista em carburador. Ele disse que não tinha empeno nem folga. Inclusive o carburador é relativamente novo, comprei em 2014. Depois disso mostrei pra o mecânico e ele disse a mesma coisa. Foi quando ele fez uma mágica lá que eu não vi com os giclês (eu tinha dito giclês de ar, mas na verdade são os 2 giclês de marcha lenta). Ele colocou os giclês de volta e regulou o parafuso da mistura e o carro ficou bom. Eu monto e desmonto um bocado de coisa no carro, mas parece que não levo jeito com carburador. Falei com o mecânico e ele ficou de vir aqui pra ver o carro no sábado. Depois eu posto o resultado

    Nessa ocasião, das duas, uma: ou ele bateu um jato de ar nos giclês que ele levou quando se afastou porque viu que estavam sujos, ou então ele foi pegar outros giclês de medida diferente e os instalou no seu carburador.
    avatar
    Natan.Araldi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 104
    Idade : 33
    Localização : Bento Gonçalves - RS
    Modelo do carro : Opala coupe 77/78 Azul
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2014

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Natan.Araldi Ter 30 maio - 8:02:27

    Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Ter 30 maio - 8:29:55

    Natan.Araldi escreveu:Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.

    A principal função desta graxa é evitar corrosão galvânica por diferença de potencial elétrico em blocos de alumínio, o que ocorreu aqui foi excesso de torque.
    Grafite na rosca ajudaria.
    avatar
    Natan.Araldi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 104
    Idade : 33
    Localização : Bento Gonçalves - RS
    Modelo do carro : Opala coupe 77/78 Azul
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2014

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Natan.Araldi Ter 30 maio - 9:18:48

    adpachec escreveu:
    Natan.Araldi escreveu:Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.

    A principal função desta graxa é evitar corrosão galvânica por diferença de potencial elétrico em blocos de alumínio, o que ocorreu aqui foi excesso de torque.
    Grafite na rosca ajudaria.

    Boa!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Ter 30 maio - 11:56:03

    Natan.Araldi escreveu:Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.

    A melhor opção é ter dois torquímetros: um de estalo e outro de porrete. O de estalo, bem caro, usa-se para torquear corretamente porcas e parafusos. O de porrete... bem, o de porrete substitui a técnica do gato morto.
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Mirão Ter 30 maio - 13:43:40

    Pérolas do opala4cc, Kkkkkk, essa foi boa.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Ter 30 maio - 15:52:05

    Mirão escreveu:Pérolas do opala4cc, Kkkkkk, essa foi boa.

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] 986324
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Dom 4 Jun - 16:08:48

    Adpachec, você acha que uma vela encharcada ou falhando poderia causar também oscilação de marcha lenta? Por eu ter colocado velas novas, pode ser preciso regular o ponto? E será que o ponto errado pode causar oscilação?
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Dom 4 Jun - 16:08:59

    Opala4cc, as mangueiras eu cortei pra reconectar, inclusive vou ter que que substituir a do retorno (meu h-34 tem retorno na própria tampa) por que tá ficando curta de tanto eu cortar. Eu nunca tive problemas com as mangueiras lonadas, exceto pelo ressecamento. Mas perdi minha confiança nelas depois de ver comentários no fórum, inclusive comentários seus em outros tópicos. Vou trocar todas elas por mangueiras de injeção em breve. O problema é que só tô encontrando por aqui as de injeção ou muito grossas ou muito finas. Acho que o ideal para a linha de combustível e para o retorno para o tanque seria de 6mm não é?
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Dom 4 Jun - 16:09:17

    O mecânico que vinha me ajudar não veio. Combinou comigo, mas sem me avisar foi fazer outro serviço e me deixou na mão. Vou continuar tentando resolver o problema eu mesmo.

    Quando eu montei os coletores, eu coloquei uma junta nova e coloquei aquela junta líquida da Orbi apenas na face da junta que vai no coletor. Do lado do cabeçote não coloquei nada. Fiquei desconfiado que podia ser ali a entrada de ar.

    Hoje eu removi o coletor e vi que a junta líquida continuava líquida, depois de uma semana. Então eu comprei aquela cola de junta da 3m. Removi toda a junta líquida dos coletores, do cabeçote e da junta e passei a cola da 3m nas duas faces da junta. Coloquei de volta no carro e quando liguei ele pegou e diminuiu um pouco a oscilação da marcha lenta. Mas continua muito ruim, muito diferente do que tava antes de eu desmontar. Eu tô investigando o problema por eliminação, partindo da ideia de que a marcha tá oscilando por conta de entrada de ar.

    Acho que a entrada de ar pelo coletor, posso descartar. Vou continuar investigando por eliminação. Vou trocar a junta do carburador e se não der resultado, vou procurar por empenos e folgas.

    Já que esse tópico é sobre vela presa no cabeçote, seria melhor eu colocar ele como resolvido e continuar pedindo ajuda a vocês em outro tópico sobre marcha lenta oscilando que já exista?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Dom 4 Jun - 16:10:24

    A troca de velas não influencia no ponto, mas necessita regular o Gap da vela para 1,0 mm mais ou menos no quarto cilindros.
    Velas encharcadas influenciam na faísca.
    Se estiverem encharcadas tem que se descobrir o defeito.
    Pode ser o carburador ou a ignição, tente voltar às velas antigas.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Dom 4 Jun - 16:12:59

    Aplicando um desengripante em volta do coletor pode identificar se é ar falso, com o motor ligado.
    E se estiver encharcadas talvez deixar o motor ligado para queimar o excesso pode resolver.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Dom 4 Jun - 18:05:25

    ghbamorim escreveu:Opala4cc, as mangueiras eu cortei pra reconectar, inclusive vou ter que que substituir a do retorno (meu h-34 tem retorno na própria tampa) por que tá ficando curta de tanto eu cortar. Eu nunca tive problemas com as mangueiras lonadas, exceto pelo ressecamento. Mas perdi minha confiança nelas depois de ver comentários no fórum, inclusive comentários seus em outros tópicos. Vou trocar todas elas por mangueiras de injeção em breve. O problema é que só tô encontrando por aqui as de injeção ou muito grossas ou muito finas. Acho que o ideal para a linha de combustível e para o retorno para o tanque seria de 6mm não é?

    O ideal é comprar mangueira para injeção que mantenha o diâmetro interno da mangueira original. Se não encontrar, compre a medida imediatamente acima. Normalmente não fica com folga nas conexões, mas é sempre bom usar braçadeiras. Se o diâmetro da mangueira é muito pequeno, use braçadeira elástica pequena (igual àquela que é usada na mangueirinha do vaso de expansão do radiador.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Sáb 17 Jun - 9:16:32

    Passei esses dias sem mexer no carro, mas o problema continua. Eu tenho um outro opala que tá parado até eu decidir o que fazer com ele. Ele estava rodando bem com um h-40. Então arranquei os coletores com carburador, mangueiras e tudo pra colocar no outro. Inclusive o desborbulhador. Comprei uma junta de admissão nova Sabó, aquela de metal que tem uma junta de papel no lugar onde pega a admissão. Coloquei sem cola. Liguei o retorno e coloquei o carro pra funcionar. Ficou do mesmo jeito. Eu refiz a regulagem de válvulas deixando elas mais folgadas e melhorou um pouco. Mas ainda não dá pra andar com o carro.
    Na primeira vez ele ligou bem. Mas depois foi oscilando até morrer. Daí não pega mais. Já tive esse problema quando tava com excesso de combustível por causa da boia. Isso não faz muito tempo. Minha dúvida é: excesso de combustível também pode fazer o carro oscilar a rotação? Pq caso sim, vou me concentrar nessa linha de investigação.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Sáb 17 Jun - 9:49:47

    ghbamorim escreveu:Passei esses dias sem mexer no carro, mas o problema continua. Eu tenho um outro opala que tá parado até eu decidir o que fazer com ele. Ele estava rodando bem com um h-40. Então arranquei os coletores com carburador, mangueiras e tudo pra colocar no outro. Inclusive o desborbulhador. Comprei uma junta de admissão nova Sabó, aquela de metal que tem uma junta de papel no lugar onde pega a admissão. Coloquei sem cola. Liguei o retorno e coloquei o carro pra funcionar. Ficou do mesmo jeito. Eu refiz a regulagem de válvulas deixando elas mais folgadas e melhorou um pouco. Mas ainda não dá pra andar com o carro.
    Na primeira vez ele ligou bem. Mas depois foi oscilando até morrer. Daí não pega mais. Já tive esse problema quando tava com excesso de combustível por causa da boia. Isso não faz muito tempo. Minha dúvida é: excesso de combustível também pode fazer o carro oscilar a rotação? Pq caso sim, vou me concentrar nessa linha de investigação.

    O excesso de combustível faz trepidar a rotação. Se ela fica subindo e descendo, tem jeito de entrada falsa de ar. Excesso de combustível preteia as velas. Por falar em velas... elas estão com as folgas nos eletrodos corretamente calibradas? E IGUALMENTE calibradas? Se deixa cair no chão, normalmente o eletrodo descalibra.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por adpachec Sáb 17 Jun - 13:40:27

    Excesso, velas pretas, cheiro forte no escape e demora no aquecimento.
    Pode ser um pistão falhando também por problemas de ignição, alguma vela ruim.
    Um duto da marcha lenta parcialmente entupido.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Sáb 1 Jul - 17:03:52

    Hoje eu coloquei o carro no reboque e levei pra um cara que é especialista em carburador. Ele mexeu no eixo do segundo estágio e o carro pegou. Depois ele regulou a marcha lenta e o carro ficou bom como estava antes. Ele não quis me dizer o que era. Talvez eu tenha sem querer afastado a bucha que prende o parafuso de regulagem do segundo estágio e ele ficou um pouco aberto. Acho que essa era a falsa entrada de ar. Tenho muita coisa pra fazer ainda no carro e vou fazer eu mesmo o máximo que puder. Se precisar de ajuda, marco vocês em algum tópico já existente relacionado ao assunto. Muito obrigado. Um abraço a todos
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7190
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por opala4cc Sáb 1 Jul - 17:42:23

    ghbamorim escreveu:Hoje eu coloquei o carro no reboque e levei pra um cara que é especialista em carburador. Ele mexeu no eixo do segundo estágio e o carro pegou. Depois ele regulou a marcha lenta e o carro ficou bom como estava antes. Ele não quis me dizer o que era. Talvez eu tenha sem querer afastado a bucha que prende o parafuso de regulagem do segundo estágio e ele ficou um pouco aberto. Acho que essa era a falsa entrada de ar. Tenho muita coisa pra fazer ainda no carro e vou fazer eu mesmo o máximo que puder. Se precisar de ajuda, marco vocês em algum tópico já existente relacionado ao assunto. Muito obrigado. Um abraço a todos

    Em uma limpeza de rotina de um carburador, nem todas as regulagens devem ser mexidas. Principalmente em broxol 3E.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por ghbamorim Dom 2 Jul - 9:50:26

    Pior que eu nem fiz a limpeza. Se foi isso mesmo que eu tô pensando, deve ter acontecido quando eu tirei ou coloquei de volta os coletores. Agora, já que eu tava na oficina, pedi pra o cara desmontar e limpar o carburador.
    Opala4cc, eu tava vendo seu tópico sobre o 3E e notei uma peça parecida com uma bomba fixada no coletor de admissão. Eu tinha visto alguns coletores com a base pra essa peça, mas nunca tinha visto um com a peça. Pra que serve ela?
    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] 2r55e9g

    Conteúdo patrocinado


    Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO] Empty Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 2:57:13