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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 12 Out - 9:12:50

    realmente parece existem muitas diferencças em pequenos intervalos de tempo de fabricacao e em modelos - comodoro/diplomata/sl.....

    recentemente troquei o cabo do velocimetro da minha caravan....e apos mexer nisso percebi os marcadores de combustivel e temperatura marcando um pouco a mais do q o comum (isso me fez ficar sem combustivel domingo retrasado em outra cidade...cheguei perto de um posto no bizzzzzzz)

    ontem retirei o painel pra tentar resolver o problema q acredito ser aterramento....pois apos os marcadores indicarem um pouco a mais percebi q quando ligo a seta (pra qualquer lado) no momento em que arma o rele e pisca a lamapada os dois ponteiros citado ficam pulando junto...

    vou aproveitar q meu painel esta fora e vou desmotar ele e tiro umas fotos.....ja era uma vontade minha desmontar pra tirar um pedaco de papel q descolou de algum lugar la dentro e parou na frente do odometro de baixo...q mede os 999 metros....bom pra fazer a media....

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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por opala4cc Qui 12 Out - 9:25:17

    Marcos Adriano escreveu:realmente parece existem muitas diferencças em pequenos intervalos de tempo de fabricacao e em modelos - comodoro/diplomata/sl.....

    recentemente troquei o cabo do velocimetro da minha caravan....e apos mexer nisso percebi os marcadores de combustivel e temperatura marcando um pouco a mais do q o comum (isso me fez ficar sem combustivel domingo retrasado em outra cidade...cheguei perto de um posto no bizzzzzzz)

    ontem retirei o painel pra tentar resolver o problema q acredito ser aterramento....pois apos os marcadores indicarem um pouco a mais percebi q quando ligo a seta (pra qualquer lado) no momento em que arma o rele e pisca a lamapada os dois ponteiros citado ficam pulando junto...

    vou aproveitar q meu painel esta fora e vou desmotar ele e tiro umas fotos.....ja era uma vontade minha desmontar pra tirar um pedaco de papel q descolou de algum lugar la dentro e parou na frente do odometro de baixo...q mede os 999 metros....bom pra fazer a media....

    É, tá com todo jeito de aterramento. Em alguns casos, também é causado pela instalação de vários aterramentos de múltiplos dispositivos no mesmo local da carroceria.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por LucasPiologo Qui 12 Out - 14:44:43

    Fala galera, como fiquei encucado com as lampadas não acenderem, fui mexer no carro e....pá, achei os dois fios do afogador enrolados, foi conectar e a luz do painel acendeu, mas, a luz do alerta não achei o fio...quando ligo o pisca alerta só acende as luzes laterias das setas, troquei também a lampada do botão do desembaçador, agora ela acende, e a lampada da gavetinha tbm tinha queimado, agora está acendendo quase tudo, alguém sabe me dizer da onde vem o fio que comanda a luz do alerta do painel?

    Com  relação a luz do reservatório, essa vou ter que trocar o reservatório e fuçar nos fios pra fazer ela acender de novo, pois meu reservatório não tem a boia.

    A luz de temperatura não quero saber se funciona kkkkkkkkkkkk
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 16 Out - 20:02:24

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:realmente parece existem muitas diferencças em pequenos intervalos de tempo de fabricacao e em modelos - comodoro/diplomata/sl.....

    recentemente troquei o cabo do velocimetro da minha caravan....e apos mexer nisso percebi os marcadores de combustivel e temperatura marcando um pouco a mais do q o comum (isso me fez ficar sem combustivel domingo retrasado em outra cidade...cheguei perto de um posto no bizzzzzzz)

    ontem retirei o painel pra tentar resolver o problema q acredito ser aterramento....pois apos os marcadores indicarem um pouco a mais percebi q quando ligo a seta (pra qualquer lado) no momento em que arma o rele e pisca a lamapada os dois ponteiros citado ficam pulando junto...

    vou aproveitar q meu painel esta fora e vou desmotar ele e tiro umas fotos.....ja era uma vontade minha desmontar pra tirar um pedaco de papel q descolou de algum lugar la dentro e parou na frente do odometro de baixo...q mede os 999 metros....bom pra fazer a media....

    É, tá com todo jeito de aterramento. Em alguns casos, também é causado pela instalação de vários aterramentos de múltiplos dispositivos no mesmo local da carroceria.


    pior q nao é eterramento...esse fds tirei o painel e soldei um fio na trilha do aterramento do painel e fiz um aterramento novo.....e os ponteiros continuaram marcando a mais.....dai me lembrei q o dia q eu mexi pra trocar o cabo tirei o acrilico e passei ar comprimido no painel....e isso dever ter descalibrado os ponteiros.....dai esse fds com ele aberto tirei os ponteiros e calibrei novamente do meu jeito.....agora acho q esta tudo ok......
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 16 Out - 20:06:43

    LucasPiologo escreveu:Fala galera, como fiquei encucado com as lampadas não acenderem, fui mexer no carro e....pá, achei os dois fios do afogador enrolados, foi conectar e a luz do painel acendeu, mas, a luz do alerta não achei o fio...quando ligo o pisca alerta só acende as luzes laterias das setas, troquei também a lampada do botão do desembaçador, agora ela acende, e a lampada da gavetinha tbm tinha queimado, agora está acendendo quase tudo, alguém sabe me dizer da onde vem o fio que comanda a luz do alerta do painel?

    Com  relação a luz do reservatório, essa vou ter que trocar o reservatório e fuçar nos fios pra fazer ela acender de novo, pois meu reservatório não tem a boia.

    A luz de temperatura não quero saber se funciona kkkkkkkkkkkk


    a luz do reservatorio pode ser algo exclusivo ate 87....PODE SER!!! nao sei se é

    pois estou vendo q seu diplomata 88 nao tem e o diplomata 89 do rubens tbem nao tem.....estou achando estranho.


    sera q saiu somente ate 87???


    mais algum pos 88 pra dar uma luz???
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por LucasPiologo Ter 17 Out - 7:22:20

    Marcos Adriano escreveu:
    LucasPiologo escreveu:Fala galera, como fiquei encucado com as lampadas não acenderem, fui mexer no carro e....pá, achei os dois fios do afogador enrolados, foi conectar e a luz do painel acendeu, mas, a luz do alerta não achei o fio...quando ligo o pisca alerta só acende as luzes laterias das setas, troquei também a lampada do botão do desembaçador, agora ela acende, e a lampada da gavetinha tbm tinha queimado, agora está acendendo quase tudo, alguém sabe me dizer da onde vem o fio que comanda a luz do alerta do painel?

    Com  relação a luz do reservatório, essa vou ter que trocar o reservatório e fuçar nos fios pra fazer ela acender de novo, pois meu reservatório não tem a boia.

    A luz de temperatura não quero saber se funciona kkkkkkkkkkkk


    a luz do reservatorio pode ser algo exclusivo ate 87....PODE SER!!! nao sei se é

    pois estou vendo q seu diplomata 88 nao tem e o diplomata 89 do rubens tbem nao tem.....estou achando estranho.


    sera q saiu somente ate 87???


    mais algum pos 88 pra dar uma luz???

    Então, não tem soquete atras do desenho da gasolina e nem do desenho da temperatura, acredito que as imagens sejam apenas para ilustrar os marcadores acima (combustível e temperatura), lembro também que quando troquei o mortozinho do injetor o meu tinha o logo da GM, mas não sei dizer se é original..

    Com relação ao Alerta, achei o frio preto e vermelho que vem da chave de seta e que vai na entrada n° 5 do plug das setas, ele estava desligado, conectei e o a continuidade dele vai até o pino 16 do painel, porém a luz continuou sem acender, vou ver se tem corrente nesse fio para acender a lampada, ou pode ser mal contato no soquete.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por leandrogouveia Ter 26 Jun - 18:44:30

    adpachec escreveu:O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.

    amogo muito bom este esquema deu pra entender bem, pelo que entendi o sistema precisa desta luz do painel pra funcionar parece-me que ela fecha o cirquito no entanto o meu opala é 86 painel nao tem esta luz ai fiquei sem entender.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Ter 26 Jun - 20:48:30

    @leandrogouveia Você pode ignorar a Luz do Esquema, Não vai alterar o funcionamento.

    O Opala teve algumas variações no sistema de partida a frio. Se não estou enganado até porque isso é realmente complicado de confirmar.
    Acho que o Opala teve a partir de 81, 3 ou 4 painéis diferentes.
    Um Indicava a partida a frio na luz do lado do velocímetro.
    Outro usava essa luz para indicar a partida a frio e quando o nível do reservatório estava baixo.
    Acho que teve um que tinha duas luzes separadas.
    E posso estar enganado mas me lembro de ter visto um esquema. Que acendia a Luz no Puxador do Afogador quando era necessário a partida a frio e usava a luz do painel para indicar o nivel do reservatório.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por leandrogouveia Qui 28 Jun - 11:00:10

    Bom obrigado pela informação, acabei conseguindo resolver aqui era: 1- sensor
    2- rele errado

    No entanto gostaria de acrescentar mais uma informação ao forum

    - Nos opalas automáticos de 3 marchas cambio TH180 (que é o caso do meu) o fio que trás o sinal do arranque é o mesmo que passa pelo interruptor da alavanca seletora de marchas que faz o corte da ignição quando o seletor não esta em N ou P.

    estava com problema neste fio também.


    mInternauta escreveu:@leandrogouveia Você pode ignorar a Luz do Esquema, Não vai alterar o funcionamento.

    O Opala teve algumas variações no sistema de partida a frio. Se não estou enganado até porque isso é realmente complicado de confirmar.
    Acho que o Opala teve a partir de 81, 3 ou 4 painéis diferentes.
    Um Indicava a partida a frio na luz do lado do velocímetro.
    Outro usava essa luz para indicar a partida a frio e quando o nível do reservatório estava baixo.
    Acho que teve um que tinha duas luzes separadas.
    E posso estar enganado mas me lembro de ter visto um esquema. Que acendia a Luz no Puxador do Afogador quando era necessário a partida a frio e usava a luz do painel para indicar o nivel do reservatório.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por opala4cc Qui 28 Jun - 11:13:56

    leandrogouveia escreveu:Bom obrigado pela informação, acabei conseguindo resolver aqui era: 1- sensor
          2- rele errado

    No entanto gostaria de acrescentar mais uma informação ao forum

    - Nos opalas automáticos de 3 marchas cambio TH180 (que é o caso do meu) o fio que trás o sinal do arranque é o mesmo que passa pelo interruptor da alavanca seletora de marchas que faz o corte da ignição quando o seletor não esta em N ou P.

    estava com problema neste fio também.


    mInternauta escreveu:@leandrogouveia Você pode ignorar a Luz do Esquema, Não vai alterar o funcionamento.

    O Opala teve algumas variações no sistema de partida a frio. Se não estou enganado até porque isso é realmente complicado de confirmar.
    Acho que o Opala teve a partir de 81, 3 ou 4 painéis diferentes.
    Um Indicava a partida a frio na luz do lado do velocímetro.
    Outro usava essa luz para indicar a partida a frio e quando o nível do reservatório estava baixo.
    Acho que teve um que tinha duas luzes separadas.
    E posso estar enganado mas me lembro de ter visto um esquema. Que acendia a Luz no Puxador do Afogador quando era necessário a partida a frio e usava a luz do painel para indicar o nivel do reservatório.

    Deixa eu ver se entendi... seu carro é um diplomata 1986 a álcool com o câmbio de três marchas???
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por leandrogouveia Qui 28 Jun - 11:17:14

    exatamente 3 marchas automático 6c


    opala4cc escreveu:
    leandrogouveia escreveu:Bom obrigado pela informação, acabei conseguindo resolver aqui era: 1- sensor
          2- rele errado

    No entanto gostaria de acrescentar mais uma informação ao forum

    - Nos opalas automáticos de 3 marchas cambio TH180 (que é o caso do meu) o fio que trás o sinal do arranque é o mesmo que passa pelo interruptor da alavanca seletora de marchas que faz o corte da ignição quando o seletor não esta em N ou P.

    estava com problema neste fio também.




    Deixa eu ver se entendi... seu carro é um diplomata 1986 a álcool com o câmbio de três marchas???
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por opala4cc Qui 28 Jun - 14:04:03

    leandrogouveia escreveu:exatamente 3 marchas automático 6c


    opala4cc escreveu:


    Deixa eu ver se entendi... seu carro é um diplomata 1986 a álcool com o câmbio de três marchas???

    WOOOOWWW! Você sabe como é raro essa configuração? Se fosse o 3 marchas de câmbio manual já seria raro, mas ainda por cima câmbio automático!!!!
    Tem fotos do interior dele?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por leandrogouveia Qui 28 Jun - 14:19:21

    haaaaaaaaaa então é por isso que é tao difícil achar informações e peças especificas desse carro.

    segue link das fotos:
    https://s476.photobucket.com/user/gouveiamaster02/library/Diversas/Opala?sort=3&page=6



    opala4cc escreveu:
    leandrogouveia escreveu:exatamente 3 marchas automático 6c




    WOOOOWWW! Você sabe como é raro essa configuração? Se fosse o 3 marchas de câmbio manual já seria raro, mas ainda por cima câmbio automático!!!!
    Tem fotos do interior dele?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Fernandohluiz Qui 28 Jun - 15:47:14

    leandrogouveia escreveu:haaaaaaaaaa então é por isso que é tao difícil achar informações e peças especificas desse carro.

    segue link das fotos:
    https://s476.photobucket.com/user/gouveiamaster02/library/Diversas/Opala?sort=3&page=6



    opala4cc escreveu:

    WOOOOWWW! Você sabe como é raro essa configuração? Se fosse o 3 marchas de câmbio manual já seria raro, mas ainda por cima câmbio automático!!!!
    Tem fotos do interior dele?


    Lindo seu carro! Esse motor, você pintou ele a pouco tempo?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por leandrogouveia Qui 28 Jun - 16:42:21

    foi todo refeito ha 2 anos


    Fernandohluiz escreveu:
    leandrogouveia escreveu:haaaaaaaaaa então é por isso que é tao difícil achar informações e peças especificas desse carro.

    segue link das fotos:
    https://s476.photobucket.com/user/gouveiamaster02/library/Diversas/Opala?sort=3&page=6






    Lindo seu carro! Esse motor, você pintou ele a pouco tempo?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Fernandohluiz Qui 15 Nov - 19:54:23

    adpachec escreveu:O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.

    Adpachec, desculpe minha ignorância, mas essa lâmpada que você menciona é mesma da bóia do reservatório da partida a frio?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por adpachec Qui 15 Nov - 22:49:33

    Fernandohluiz escreveu:
    adpachec escreveu:O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.

    Adpachec, desculpe minha ignorância, mas essa lâmpada que você menciona é mesma da bóia do reservatório da partida a frio?

    Esta aqui.

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcTO-GFG7x2GTnvCIGOXyP90ksaTtiM-k-2nPjSLgbeG6lJ68R61
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    Mensagem por Fernandohluiz Sex 16 Nov - 3:27:43

    adpachec escreveu:
    Fernandohluiz escreveu:

    Adpachec, desculpe minha ignorância, mas essa lâmpada que você menciona é mesma da bóia do reservatório da partida a frio?

    Esta aqui.

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcTO-GFG7x2GTnvCIGOXyP90ksaTtiM-k-2nPjSLgbeG6lJ68R61

    Entendi. Esse painel é dos modelos até 84. Minha Caravan e 86, possui somente a Luz da bóia do reservatório. O sistema dela deve ser outro então..?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por adpachec Sex 16 Nov - 8:56:41

    Eu olhei o manual do 88 e não achei nada.
    Também não sei se existe lâmpada ou ela é conjugada com outra ligação.
    Mas se fosse apareceria no manual.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 16 Nov - 19:54:59

    nossa...nunca vi um painel desse com essa lampada


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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 16 Nov - 20:12:11

    Difícil ver essa lampada hoje,o meu mesmo só tem do nível do reservatório.


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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Fernandohluiz Sáb 17 Nov - 3:35:45

    Seria muito bacana colocar ela para funcionar
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Partida a frio caravan 85

    Mensagem por Marcelooc Ter 21 Jul - 20:40:11

    Boa noite amigos. Tenho uma caravan 85 à alcool. Estou tentando colocar o sistema de partida a frio para funcionar como sai de fabrica. Para mim estava tudo certo faltando somente o sensor. Comprei o mesmo pela internet MTE 3017,mas quando montei nao funcionou. Entao descobri q ele funcio ao contrario do q eu pensava. Com motor frio nao aterra,qdo esquenta aterra. Sera q alguem poderia me explicar o q pode esta errado? Obrigado
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por adpachec Ter 21 Jul - 21:19:08

    Marcelooc escreveu:Boa noite amigos. Tenho uma caravan 85 à alcool. Estou tentando colocar o sistema de partida a frio para funcionar como sai de fabrica. Para mim estava tudo certo faltando somente o sensor. Comprei o mesmo pela internet MTE 3017,mas quando montei nao funcionou. Entao descobri q ele funcio ao contrario do q eu pensava. Com motor frio nao aterra,qdo esquenta aterra. Sera q alguem poderia me explicar o q pode esta errado? Obrigado

    Para funcionar com este sensor somente com um relé de 5 pinos.

    A ligação de acionamento do injetor fica entre os pinos 30 e 87a e o positivo de alimentação da bobina do relé em um dos pinos 85 ou 86 e o pino que sobrou (do 85 ou 86) é ligado o sensor.

    Quando ele (sensor) aterrar os pinos 30 e 87a se desacoplam e o injetor desliga.

    O pino 87 pode ficar desligado, ou ligar nele uma led no painel para informar que o injetor está desligado.

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcROCHTwYXff5JqIG_bQe164stzhCAXvIl0J9w&usqp=CAU

    Depois se "apresente aos opaleiros".


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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Marcelooc Ter 21 Jul - 21:26:45

    Boa noite adpachec. Assim q possivel vou tentar desvendar esse misterio. Obrigado pela sua atencao. Vou me apresentar sim ok. Perdao.
    Marcelooc
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Partida a frio caravan 85

    Mensagem por Marcelooc Qua 22 Jul - 12:03:33

    Boa tade amigos. Ainda nao consegui. O fio do pos arranque,liga em qual pino do rele???
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por leandrogouveia Seg 31 Ago - 13:57:20

    descobri outra peculiaridade aqui mexendo hoje, meu carro é automático então esse fio que tem o diodo no opala automatico alem do diodo ele passa pelo cirquito do cambio o que faz com que seja evitada partida com a alavanca fora da posição N ou P, o meu carro acontecia que o motor de arranque disparava apos a partida ai eu fui descobrir que era esse tal diodo ele vai num fio preto com lista vermelha que no meu caso como falei passa pelo circuito do cambio



    mInternauta escreveu:@leandrogouveia Você pode ignorar a Luz do Esquema, Não vai alterar o funcionamento.

    O Opala teve algumas variações no sistema de partida a frio. Se não estou enganado até porque isso é realmente complicado de confirmar.
    Acho que o Opala teve a partir de 81, 3 ou 4 painéis diferentes.
    Um Indicava a partida a frio na luz do lado do velocímetro.
    Outro usava essa luz para indicar a partida a frio e quando o nível do reservatório estava baixo.
    Acho que teve um que tinha duas luzes separadas.
    E posso estar enganado mas me lembro de ter visto um esquema. Que acendia a Luz no Puxador do Afogador quando era necessário a partida a frio e usava a luz do painel para indicar o nivel do reservatório.
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    Mensagem por Diplo87 Ter 1 Set - 6:58:26

    Eu desativei esse sistema no meu carro, pq primeiro precisei dele muito poucas vezes e descobri que tá zoado, tem algum curto, pq se ligo os fios do sensor e do motor da bomba quando viro a chave o arranque fica funcionando direto...
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    Mensagem por leandrogouveia Qua 2 Set - 15:53:53



    Diplo87 escreveu:Eu desativei esse sistema no meu carro, pq primeiro precisei dele muito poucas vezes e descobri que tá zoado, tem algum curto, pq se ligo os fios do sensor e do motor da bomba quando viro a chave o arranque fica funcionando direto...


    é o que eu falei acima, existe um diodo nesse sistema é o diodo que evita que o arranque dispare quando diodo esta com defeito ele dispara o arranque, mas o diodo fica dentro do chicote entao no meu caso resolvi simplesmente pondo outro diodo
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    Mensagem por Diplo87 Qua 2 Set - 16:56:34

    Opa Leandro,  blz?
    Rapaz vou procurar esse diodo aí no chicote pra ver o que está acontecendo, obrigado pela dica.
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    Mensagem por Müller Qua 2 Set - 18:46:40

    Eu fiz esse treco funcionar de novo em todos os meus carros. Como é algo propenso a problemas, mantive um botãozinho debaixo do painel. Certeza q não vi nenhum diodo....


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    Mensagem por mInternauta Seg 30 Ago - 16:14:42

    Pode sim existir um diodo de "flyback" que é uma proteção para que a corrente "restante" da bobina do rele não seja "descarregada" no sentido contrário .
    Porem os reles modernos já incluem isto na parte interna, e isso ja a alguma tempo para aplicações em automoveis, entao podem existir sim algumas diferencas depende dos reles ..
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por tiago.coronel Seg 14 Fev - 13:39:36

    mInternauta escreveu:Bom dia Pessoal, preciso de ajuda. A Minha caravan é a álcool e por alguém motivo o antigo dono, simplesmente bagunçou a fiação da partida elétrico e colocou um botão no lugar. Estou procura o esquema elétrico para refazer toda a fiação da partida elétrica.

    Problema, Resolvido graças a resposta do adpachec, segue o esquema:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid11

    Essa é a segunda versão, ficou melhor no carro na minha opinião:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid10

    Os circuitos acima irão funcionar o ao contrário se for utilizado um sensor de temperatura do Tipo NTC (MTE - 3017 / 3025), os esquemas abaixo são para funcionar com o sensor MTE 3017 ou MTE 3025 de injeção eletrônica:
    http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-content/uploads/2014/04/MTE-Sensor-Temperatura-3025.pdf

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid12

    Segunda Versão utilizando o Positivo do POS ARRANQUE:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid13

    A Diferença entre o esquema do sensor NTC e do sensor de interruptor. É basicamente que um funciona o ao contrário do outro.

    No Primeiro esquema pode ser utilizado um Rele de 4 Pinos 12V
    No Segundo esquema é utilizado um Rele de 5 Pinos 12V

    Observação, Importante: É crucial que a resistência entre o motor e o negativo da bateria seja o menor possível, senão, mesmo com o sensor aterrado o Indutor do Rele não irá acionar.


    No meu caso o meu carro é um 76, porem coloquei toda mecanica de um diplomata 6cil 86. Posso fazer essa mesma ligação, porem tirando apenas a parte que vai para a luz do painel, já que meu carro não possui essa luz?
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Seg 18 Abr - 8:18:12

    tiago.coronel escreveu:
    mInternauta escreveu:Bom dia Pessoal, preciso de ajuda. A Minha caravan é a álcool e por alguém motivo o antigo dono, simplesmente bagunçou a fiação da partida elétrico e colocou um botão no lugar. Estou procura o esquema elétrico para refazer toda a fiação da partida elétrica.

    Problema, Resolvido graças a resposta do adpachec, segue o esquema:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid11

    Essa é a segunda versão, ficou melhor no carro na minha opinião:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid10

    Os circuitos acima irão funcionar o ao contrário se for utilizado um sensor de temperatura do Tipo NTC (MTE - 3017 / 3025), os esquemas abaixo são para funcionar com o sensor MTE 3017 ou MTE 3025 de injeção eletrônica:
    http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-content/uploads/2014/04/MTE-Sensor-Temperatura-3025.pdf

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid12

    Segunda Versão utilizando o Positivo do POS ARRANQUE:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) - Página 2 Partid13

    A Diferença entre o esquema do sensor NTC e do sensor de interruptor. É basicamente que um funciona o ao contrário do outro.

    No Primeiro esquema pode ser utilizado um Rele de 4 Pinos 12V
    No Segundo esquema é utilizado um Rele de 5 Pinos 12V

    Observação, Importante: É crucial que a resistência entre o motor e o negativo da bateria seja o menor possível, senão, mesmo com o sensor aterrado o Indutor do Rele não irá acionar.


    No meu caso o meu carro é um 76, porem coloquei toda mecanica de um diplomata 6cil 86. Posso fazer essa mesma ligação, porem tirando apenas a parte que vai para a luz do painel, já que meu carro não possui essa luz?

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