Gerald escreveu: Dragon Boy escreveu:Caramba... Que aula, parabéns !!!
Estou passando por um perrengue envolvido este sistema de ignição:
- para tirar um vazamento na tampa de tucho, precisei tirar o distribuidor do lugar, resultado? O carro não pega mais... Levantamos o eixo traseiro pra girar a roda e movimentar o motor, procurando o ponto das velas, alinhamento do rotor com o 1° cilindro, a marquinha da polia do virabrequim com a régua do motor, ahh, fizemos um monte de coisas, e nada.... A bateria zerou, trocamos ela de carro, e deixamos os dois interligados pelo cabo, e nada... Até que a bobina passou a fritar ovo... detalhe, não estávamos forçando a partida (Motor de Arranque), eram tentativas curtas, mas mesmo sem tentar, ela estava fervendo muito... Estou no trampo agora (horário de almoço) e meu pai está esperando o mecânico chegar lá em casa pra ver se resolve...
Como sempre, curioso que sou, já meti a faca no chicote dentro do cofre do motor, e um único cabo que sai do polo Positivo da bateria, vai direto pro m.arranque, dele sai outro e atravessa a parede pra dentro do carro... Perto dali, tinha um caroço enorme de fita isolante, abrindo ela, vejo esse cabo vindo da bateria, se ramificando em outros 8 cabos... Oito !!! Um deles ia pro alternador.... Odeio gambiarra... Vou ver o que faço pra eliminar isso.
Ah, tem um fio positivo e um negativo saindo direto dos bornes da bobina e entrando no carro tbm... Até então, do sistema de ignição (módulo, bobina, distribuidor, etc) não deveriam ir somente dois, que seria um do módulo de ignição para ligar no conta giros, e outro (não sei da onde) pra ir pro comutador de partida??
(Primeira vez usando o Fórum pelo Cell, não sei se deu certo carregar as fotos), agora depois das 12:30h, só volto a mexer na Net depois das 18h. Espero que tenha dado certo...
"... a bobina passou a fritar ovo."?????? O que isso quer dizer? que a temperatura chegou a 60 ºC, 100 ºC, 200 ºC...?
Bem, não vou analisar os detalhes do procedimento utilizado, mas quem quiser trabalhar com manutenção deve saber que não se "mexe" em partes que estavam funcionando antes, a menos que haja uma boa razão para tal. Em outras palavras, o chicote não deveria ter sido cortado!
Antes de ficar dando partida até descarregar a bateria, você deveria ter verificado se havia centelha. Se havia, o próximo passo seria examinar os fios do distribuidor, que talvez estivessem trocados.
Se havia centelha e os fios do distribuidor estavam ligados corretamente, em seguida deveria verificar a alimentação de combustível.
Sobre o aquecimento da bobina de ignição, nos Opalas com ignição eletrônica usa-se um resistor ballast de 0.8 ohms em série com a bobina de ignição. Esse resistor é curto-circuitado durante a partida pelo solenóide ("automático") do motor de partida.
Depois da partida, ou seja, durante o funcionamento normal do motor, o resistor "ballast" entra no circuito para reduzir a corrente na bobina para um valor seguro, impedindo assim o sobreaquecimento.
Por outro lado, se ficar dando partida por muito tempo, na esperança do motor "pegar" algum dia, além de descarregar a bateria e forçar o motor de partida, a bobina irá sobreaquecer e possivelmente queimar.
Bom, vamos lá... agora estou usando o PC, consigo desenvolver melhor o comentário do que pelo cell kkk
O carro estava funcionando "normal"... eu sentia ele um pouco frouxo (mesmo depois de ter instalado um escapamento novo só com o silenciador, sem o catalizador, e tbm sentia um "engasgo" nas retomadas... tipo, se a aceleração fosse progressiva, ele acompanhava. mas se eu desce uma cutucada mais forte, ele dava uma engasgada antes de começar a desenvolver velocidade.
Pq aconteceu tudo isso com a parte elétrica?
Como disse, o carro estava no "normal" dele... mas sou um detalhista frustrado (pq não tenho ou dinheiro, ou ferramenta, ou conhecimento técnico, ou os três juntos para arrumar do jeito que eu quero kkk), e sendo assim, identifiquei dois vazamentos de óleo no motor que estavam me incomodando: Tampa de válvulas e Tampa dos tuchos. Tentei resolver.
Depois de um tempo, consegui eliminar o da tampa de válvulas, mas o da tampa de tucho, precisei tirar o distribuidor do lugar............. ai que deu B.O.
Depois do servicinho na tampa (retirei, mandei jatear, tentei dar uma desempenada, pintei com Spray de Alta Temperatura, junta nova bezuntada de silicone vermelho (cola de motor mesmo - com fiz com a de válvulas e deu certo), tentei colocar o distribuidor no lugar e ele não quis mais dar partida...
Não forcei o Arranque, e nem descarreguei a bateria de uma vez só tentando fazer o motor pegar, só que o FDS acabou e voltei a trampar... quer dizer, tempo pra me dedicar ao carro era bem curtinho, mais o cansaço do trampo... o carro ficou novamente parado na garagem...
Meu pai sofreu um acidente no trampo dele e ficou uns meses parado em casa, e nesta segunda feira aqui na cidade (15/08/2022) foi feriado, então pegamos de sábado até ontem pra tentar descobrir o problema....
Ai que tentamos achar o ponto, procurar centelha (mas pelo tempo parado, zerou a bateria), e toda aquela historia que já contei no post anterior.
Quando disse que passei a faca no chicote, não foi no sentido de cortar os fios, e sim abrir o conduíte e as fitas isolantes pra ver quem estava indo pra onde... foi aonde achei um fio único vindo do + da bateria, e num caroço de fita, ramificando para outros 8 fios, sendo que um deles ia pro alternador, e os outros 7 atravessavam a parede corta-fogo.
Sobre esse fio resistivo, fiquei sabendo recentemente sobre ele, e pelo que analisei no meu carro, acho que não tem não... aliás, dos diagramas que já vi sobre a ignição eletrônica (Módulo, Bobina, Distribuidor, etc) os dois únicos fios que atravessam do cofre pro habitáculo seriam um saindo do módulo e indo pro conta-giros, e outro vindo do comutador de partida e ligando no motor de arranque. mas naquela maçaroca que tá lá, tem um fio saindo do - e outro do + da bobina e indo pra dentro do carro .... ??? tem muita coisa errada naquela elétrica, e eu tô tentando fazer uns cursos na área para arrumar aquele BomBril dusZinfernos que chamam de chicote elétrico kkkk
Sobre a bobina esquentar, foi sem ficar forçando a partida, ela chegou num ponto que não dava para por a mão, só da chave estar no estágio 2 (antes do giro da partida), recorremos a velha receita do pano molhado pra resfriar (e meu pai se pegou lembrando da época que fazia isso nos Fuscas, Brasílias, Kombis... kkk) e depois que ela estava mais fria, tentavamos uma ou outra partida pela chave, nem sempre dava centelha. levantando o eixo traseiro, engatando a 5ª, tirando todas as velas, eu ficava lá trás girando a roda no braço e ele ficava vendo o giro do rotor do distribuidor, o pistão subindo pro PMS, a centelha das velas.... é tentamos, mas sem resultados......
é... acho que consegui explicar melhor kkk
no fim das contas, o que me falta é grana... pra comprar tudo novo e fazer um SENAI pra nunca mais pagar para mexerem no meu enfeite de garagem kkkkkkkk
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