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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Problema na Bobina ? Empty Problema na Bobina ?

    Mensagem por LucasGGomes Seg 29 maio - 14:05:55

    Rapaziada, eu juro que eu procurei, pra não ficar enchendo nosso fórum com coisas repetitivas e desnecessárias.

    É uma dúvida besta, eu não quero arriscar comprar uma bobina por conta, decidi consultar vocês.

    Vou dizer alguns problemas que estão acontecendo comigo (meu carro) :

    - Carro falha um pouco (buraco) na saída, bem pouco.
    - Conforme ele esquenta o problema piora.
    - Se andar forte, forçando a terceira e pisando na quarta, quando volto a andar devagar parece que o carro ta querendo falhar.. não tem mais a mesma resposta.
    - Quando paro o carro e abro o capô, a bobina está quente, não está fervendo, só quente. Hoje eu fiz o teste, estava um sol bem legal, o motor estava quente também (só pra criar o cenário). Eu parei o carro, dei uns 10 ou 15 minutos e voltei pra ver se estava quente, e estava bem quente a bobina.
    - O cabo supressor que vai da Bobina na tampa do distribuidor estragou, ela ficou inchada perto do conector, estragou mesmo. Comprei uma hoje o carro voltou a funcionar normalmente (Do jeito que eu falei que funciona).

    Alguém sabe me dizer um teste que eu posso fazer pra testar a bobina ? Lógico que está funcionando senão o carro não funcionava, mas como saber se está tudo certo ?
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por adpachec Seg 29 maio - 14:58:44

    Por norma em redes elétricas, circuitos que passam corrente a temperatura normal é até uns 45 graus de calor.
    Então a bobina esquenta um pouco.
    Os valores dependem da marca e modelo.
    A Bosch dispõe de um catálogo na internet para teste com valores de suas bobinas.
    Digite sistema de ignição convencional Bosch na internet.
    Mas falhar quente pode ser módulo ou velas também.
    avatar
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Hainra Seg 29 maio - 15:44:05

    Verifique se não falta o pré-resistor no positivo da bobina.
    Pode ser aterramento (ou falta de aterramento), módulo de marca não confiável (http://www.opaleirosdoparana.com/t43841-aviso-sobre-modulo-de-igncao-de-marca-vagabunda).
    Também tive más experiências com bobina da marca Marflex.
    Ah, o final do código da Bosch da bobina para ignição eletrônica é 067 (KW 12V)
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por tagliaferro Ter 30 maio - 8:24:52

    Bom dia pessal!

    Lucas, seu chicote da ignição eletrônica é original do carro?
    Caso não seja, vale a pena colocar o resistor de cerâmcia
    antes do positivo da bobina, para atenuar a tensão para a
    quantia correta.

    Quando comprei o meu Opala o chicote não era original, a
    bobina fervia de não poder por a mão, o carro falhava e era
    uma bagunça.

    Coloquei o resistor de cerâmica e troquei a bobina e nunca mais
    tive problemas.

    Abs
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por jeniferdracena Qua 22 Ago - 12:11:14

    aproveitando o tópico,uso uma bobina do gol mi,já a muito tempo e hj percebi que ao dar a meia chave,quando volta dava um estralinho,então pedi para fazerem isso e fui rastrear esse barulho e cheguei na bobina,somente quando volta a chave faz o barulho,tirei a alimentacao dela e fiz o teste e não tem barulho,ao voltar a alimentar o estralo volta,é normal?
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por adpachec Qua 22 Ago - 12:34:30

    jeniferdracena escreveu:aproveitando o tópico,uso uma bobina do gol mi,já a muito tempo e hj percebi que ao dar a meia chave,quando volta dava um estralinho,então pedi para fazerem isso e fui rastrear esse barulho e cheguei na bobina,somente quando volta a chave faz o barulho,tirei a alimentacao dela e fiz o teste e não tem barulho,ao voltar a alimentar o estralo volta,é normal?

    Ao "voltar" a chave de corta a corrente da bobina e gera uma faísca.
    Seria o mesmo princípio do platinado abrindo e fechando (ligando e desligando).
    jeniferdracena
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por jeniferdracena Qua 22 Ago - 12:51:39

    adpachec escreveu:
    jeniferdracena escreveu:aproveitando o tópico,uso uma bobina do gol mi,já a muito tempo e hj percebi que ao dar a meia chave,quando volta dava um estralinho,então pedi para fazerem isso e fui rastrear esse barulho e cheguei na bobina,somente quando volta a chave faz o barulho,tirei a alimentacao dela e fiz o teste e não tem barulho,ao voltar a alimentar o estralo volta,é normal?

    Ao "voltar" a chave de corta a corrente da bobina e gera uma faísca.
    Seria o mesmo princípio do platinado abrindo e fechando (ligando e desligando).

    Então seria normal?
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por adpachec Qua 22 Ago - 14:11:34

    jeniferdracena escreveu:
    adpachec escreveu:

    Ao "voltar" a chave de corta a corrente da bobina e gera uma faísca.
    Seria o mesmo princípio do platinado abrindo e fechando (ligando e desligando).

    Então seria normal?

    Sim, fica mais evidente em sistema de sensor hall.
    Mas como o módulo opala de 6 pinos não tem proteção igual ao módulo de 7 pinos deixar a chave virada pode queimar a bobina.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por jeniferdracena Qua 22 Ago - 14:37:05

    Sempre salvando adapachec Problema na Bobina ? 255810 Problema na Bobina ? 255810 OKK OKK
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Sex 5 Ago - 20:39:06

    Boa noite pessoal, se alguém puder dar uma olhada nessa bobina da foto. Li muito aqui que a bobina do opala é 067, essa que está no meu é 487. Alguém sabe se é de outro carro? O carro roda legal, mas sempre tive essa curiosidade e nunca achei nada.
    Problema na Bobina ? Bobina10
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Rubão6cc Sex 5 Ago - 21:01:28

    Marcos Marcos escreveu:Boa noite pessoal, se alguém puder dar uma olhada nessa bobina da foto. Li muito aqui que a bobina do opala é 067, essa que está no meu é 487. Alguém sabe se é de outro carro? O carro roda legal, mas sempre tive essa curiosidade e nunca achei nada.
    Problema na Bobina ? Bobina10

    Tem o modelo de bobina certa sim. Tem uma que não pode ficar virada de cabeça pra baixo, senão ela vaza. Sai um negócio preto dela. Até funciona mas tem esse problema. Tem um tópico por aí que o Adpachec explica isso.


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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Gerald Sáb 6 Ago - 9:06:49

    Marcos Marcos escreveu:Boa noite pessoal, se alguém puder dar uma olhada nessa bobina da foto. Li muito aqui que a bobina do opala é 067, essa que está no meu é 487. Alguém sabe se é de outro carro? O carro roda legal, mas sempre tive essa curiosidade e nunca achei nada.
    Problema na Bobina ? Bobina10

    Desconfio que o número 487 não tenha nada a ver com o código da bobina de ignição. Talvez esse número represente apenas o lote de fabricação.

    A Bosch até tem uma bobina de ignição moderna, cujo código termina em 487, mas é para carros sem distribuidor, como o Fiesta e Mondeo:

    Problema na Bobina ? 0-221-503-487-ignition-coil

    O código das bobinas de ignição Bosch originais para Opala é 9 220 081 067. Para evitar confusões é sempre bom usar o código completo. Esse código vem na etiqueta de identificação colada ou impressa no corpo da bobina de ignição.

    Sobre a posição de montagem, as bobinas de ignição podem ser montadas em qualquer posição, mas nas cilíndricas costuma-se montar com os terminais para baixo, para que os terminais fiquem mais protegidos contra batidas acidentais, contaminação por água, poeira, óleo e outros fluidos do motor.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 6 Ago - 11:10:17

    Rubão6cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Boa noite pessoal, se alguém puder dar uma olhada nessa bobina da foto. Li muito aqui que a bobina do opala é 067, essa que está no meu é 487. Alguém sabe se é de outro carro? O carro roda legal, mas sempre tive essa curiosidade e nunca achei nada.
    Problema na Bobina ? Bobina10

    Tem o modelo de bobina certa sim. Tem uma que não pode ficar virada de cabeça pra baixo, senão ela vaza. Sai um negócio preto dela. Até funciona mas tem esse problema. Tem um tópico por aí que o Adpachec explica isso.
    Sim, essa minha é virada pra baixo.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 6 Ago - 11:16:51

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Boa noite pessoal, se alguém puder dar uma olhada nessa bobina da foto. Li muito aqui que a bobina do opala é 067, essa que está no meu é 487. Alguém sabe se é de outro carro? O carro roda legal, mas sempre tive essa curiosidade e nunca achei nada.
    Problema na Bobina ? Bobina10

    Desconfio que o número 487 não tenha nada a ver com o código da bobina de ignição. Talvez esse número represente apenas o lote de fabricação.

    A Bosch até tem uma bobina de ignição moderna, cujo código termina em 487, mas é para carros sem distribuidor, como o Fiesta e Mondeo:

    Problema na Bobina ? 0-221-503-487-ignition-coil

    O código das bobinas de ignição Bosch originais para Opala é 9 220 081 067. Para evitar confusões é sempre bom usar o código completo. Esse código vem na etiqueta de identificação colada ou impressa no corpo da bobina de ignição.

    Sobre a posição de montagem, as bobinas de ignição podem ser montadas em qualquer posição, mas nas cilíndricas costuma-se montar com os terminais para baixo, para que os terminais fiquem mais protegidos contra batidas acidentais, contaminação por água, poeira, óleo e outros fluidos do motor.
    É, essa minha deveria ser adesivada, não encontrei nenhum outro número gravado. Eu só queria me precaver de futuros problemas, pois como tive problemas elétricos alguns dias atrás por causa de um positivo que ficava ralando na lataria, com isso não danificou nada definitivamente, mas pode ter diminuído a vida útil de alguns componentes que ficaram recebendo esse curto, vou testar a bobina e o módulo( esse ainda não sei como), para saber se estão dentro dos valores normais de funcionamento.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por adpachec Sáb 6 Ago - 11:40:15

    Rubão6cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Boa noite pessoal, se alguém puder dar uma olhada nessa bobina da foto. Li muito aqui que a bobina do opala é 067, essa que está no meu é 487. Alguém sabe se é de outro carro? O carro roda legal, mas sempre tive essa curiosidade e nunca achei nada.
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    Tem o modelo de bobina certa sim. Tem uma que não pode ficar virada de cabeça pra baixo, senão ela vaza. Sai um negócio preto dela. Até funciona mas tem esse problema. Tem um tópico por aí que o Adpachec explica isso.

    Sua bobina é a 1° geração para platinado e tem baixa voltagem e alta corrente (8 A).

    E 12- Prata (12 volts,  8 amperes e 18.000 volts + ou -).

    K 12- Azul (12 volts, 8 amperes e 26.000 volts + ou -).

    KW- 12- Vermelha (12 volts, 4 amperes e 38.000 volts + ou -).

    O opala é a KW 12 com resistor, ela trabalha com 4 amperes.

    Bobina prata se estiver de cabeça para baixo ou deitada pode vazar.

    Ela possui baixa tensão e tempo para recarregar maior que o especificado para o opala.

    E verifique se não torrou o rotor do distribuidor.


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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 6 Ago - 17:44:45

    adpachec escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Tem o modelo de bobina certa sim. Tem uma que não pode ficar virada de cabeça pra baixo, senão ela vaza. Sai um negócio preto dela. Até funciona mas tem esse problema. Tem um tópico por aí que o Adpachec explica isso.

    Sua bobina é a 1° geração para platinado e tem baixa voltagem e alta corrente (8 A).

    E 12- Prata (12 volts,  8 amperes e 18.000 volts + ou -).

    K 12- Azul (12 volts, 8 amperes e 26.000 volts + ou -).

    KW- 12- Vermelha (12 volts, 4 amperes e 38.000 volts + ou -).

    O opala é a KW 12 com resistor, ela trabalha com 4 amperes.

    Bobina prata se estiver de cabeça para baixo ou deitada pode vazar.

    Ela possui baixa tensão e tempo para recarregar maior que o especificado para o opala.

    E verifique se não torrou o rotor do distribuidor.


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    Opa Adpachec, obrigado pela explicação, vou dar uma olhada, mas o carro tá rodando liso, em alta e em baixa, creio que não afetou nenhum componente a ponto de prejudicar o funcionamento. O tempo de carregamento da bobina afeta a resposta lá na ponta da vela? Se for isso posso ter perca de potência por causa dessa bobina de 8A?
    adpachec
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por adpachec Sáb 6 Ago - 19:19:39

    Marcos Marcos escreveu:
    adpachec escreveu:

    Sua bobina é a 1° geração para platinado e tem baixa voltagem e alta corrente (8 A).

    E 12- Prata (12 volts,  8 amperes e 18.000 volts + ou -).

    K 12- Azul (12 volts, 8 amperes e 26.000 volts + ou -).

    KW- 12- Vermelha (12 volts, 4 amperes e 38.000 volts + ou -).

    O opala é a KW 12 com resistor, ela trabalha com 4 amperes.

    Bobina prata se estiver de cabeça para baixo ou deitada pode vazar.

    Ela possui baixa tensão e tempo para recarregar maior que o especificado para o opala.

    E verifique se não torrou o rotor do distribuidor.


    Problema na Bobina ? Bobinas%2Bbosch
    Opa Adpachec, obrigado pela explicação, vou dar uma olhada, mas o carro tá rodando liso, em alta e em baixa, creio que não afetou nenhum componente a ponto de prejudicar o funcionamento. O tempo de carregamento da bobina afeta a resposta lá na ponta da vela? Se for isso posso ter perca de potência por causa dessa bobina de 8A?


    Se você tem um módulo de ignição que "carrega" a bobina em 3,5 milissegundos e a bobina necessita de 4,5 milissegundos para ter carga plena, a bobina somente vai trabalhar com 65% de sua carga.

    Se você coloca uma bobina de 3,5 milissegundos em um módulo que fornece carga por 4,5 milissegundos a bobina vai receber carga acima do tempo necessário e começa a aquecer até queimar.

    Mas isto (tempo até dar defeito) depende do tempo de uso constante, localização (presa no motor ou paralamas) e outros fatores.

    A bobina E-12 é para platinado com tempo dewell (carga) maiores, no fim ela acaba trabalhando abaixo do seu rendimento.

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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 6 Ago - 19:48:10

    adpachec escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Opa Adpachec, obrigado pela explicação, vou dar uma olhada, mas o carro tá rodando liso, em alta e em baixa, creio que não afetou nenhum componente a ponto de prejudicar o funcionamento. O tempo de carregamento da bobina afeta a resposta lá na ponta da vela? Se for isso posso ter perca de potência por causa dessa bobina de 8A?


    Se você tem um módulo de ignição que "carrega" a bobina em 3,5 milissegundos e a bobina necessita de 4,5 milissegundos para ter carga plena, a bobina somente vai trabalhar com 65% de sua carga.

    Se você coloca uma bobina de 3,5 milissegundos em um módulo que fornece carga por 4,5 milissegundos a bobina vai receber carga acima do tempo necessário e começa a aquecer até queimar.

    Mas isto (tempo até dar defeito) depende do tempo de uso constante, localização (presa no motor ou paralamas) e outros fatores.

    A bobina E-12 é para platinado com tempo dewell (carga) maiores, no fim ela acaba trabalhando abaixo do seu rendimento.


    Entendi, talvez esse seja o motivo de centelhamento fraco, notei esse dias quando dei uma olhada nos cabos de vela, senti a centelha fraca (todas). Estranho que o carro não demostra nenhuma falha por esses pequenos desvios. Talvez ficaria uma pouco mais forte se fosse utilizar a bobina correta.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Gerald Dom 7 Ago - 16:37:53

    Marcos Marcos escreveu:O tempo de carregamento da bobina afeta a resposta lá na ponta da vela? Se for isso posso ter perca de potência por causa dessa bobina de 8A?

    Uma idéia muito comum é que a centelha da vela é que queima a mistura e, assim, a potência da centelha afeta a potência do motor. Não, a centelha não queima a mistura, a centelha apenas INICIA a queima da mistura.

    A centelha ocorre entre os dois eletrodos da vela, que no caso do Opala, devem estar espaçados para uma distância de 0.8mm. É fácil de entender que a centelha da vela ocorre num volume de cerca de 1mm3.

    É somente nesse minúsculo volume de 1mm3 que a mistura sofre a ação direta da centelha.

    Considere agora que a mistura comprimida na câmara de combustão de um cilindro de um Opala ocupa um volume de 85417 mm3. Dai a questão: Se a  centelha da vela produz a queima de apenas 1mm3 da mistura, quem queima os restantes 85416 mm3 da mistura? scratch scratch scratch

    Resposta: Depois que a chama é iniciada pela centelha da vela no primeiro mm3 da mistura, a chama se PROPAGA espontaneamente sem depender absolutamente da centelha da vela. Podemos dizer, portanto, que depois da chama iniciar, é a própria mistura que queima a si mesma. Aliás, esse é o princípio físico do fogo.


    CONCLUSÃO: A potência da centelha não afeta a potência do motor. O importante no projeto de um sistema de ignição é garantir que a centelha ocorra SEMPRE, independentemente da temperatura, rotação do motor, mistura excessivamente rica, alta compressão, vela com espaçamento errado ou suja de óleo, etc.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 7 Ago - 17:23:24

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:O tempo de carregamento da bobina afeta a resposta lá na ponta da vela? Se for isso posso ter perca de potência por causa dessa bobina de 8A?

    Uma idéia muito comum é que a centelha da vela é que queima a mistura e, assim, a potência da centelha afeta a potência do motor. Não, a centelha não queima a mistura, a centelha apenas INICIA a queima da mistura.

    A centelha ocorre entre os dois eletrodos da vela, que no caso do Opala, devem estar espaçados para uma distância de 0.8mm. É fácil de entender que a centelha da vela ocorre num volume de cerca de 1mm3.

    É somente nesse minúsculo volume de 1mm3 que a mistura sofre a ação direta da centelha.

    Considere agora que a mistura comprimida na câmara de combustão de um cilindro de um Opala ocupa um volume de 85417 mm3. Dai a questão: Se a  centelha da vela produz a queima de apenas 1mm3 da mistura, quem queima os restantes 85416 mm3 da mistura? scratch scratch scratch

    Resposta: Depois que a chama é iniciada pela centelha da vela no primeiro mm3 da mistura, a chama se PROPAGA espontaneamente sem depender absolutamente da centelha da vela. Podemos dizer, portanto, que depois da chama iniciar, é a própria mistura que queima a si mesma. Aliás, esse é o princípio físico do fogo.


    CONCLUSÃO: A potência da centelha não afeta a potência do motor. O importante no projeto de um sistema de ignição é garantir que a centelha ocorra SEMPRE, independentemente da temperatura, rotação do motor, mistura excessivamente rica, alta compressão, vela com espaçamento errado ou suja de óleo, etc.
    Talvez eu tenha usado o termo potência no lugar errado, o termo 'desempenho' talvez fique melhor. Mas Gerald, falando assim fica a impressão que o centelhamento pode chegar de qualquer jeito e forma que a ignição acontecendo tá valendo, logo, qualquer vela daria conta.Digamos que a centelha só atinja 0.5mm3, ou 1mm3 com menos intensidade, possivelmente isso vai impactar no tempo final de queima,  claro que trata-se de uma fração muito pequena de tempo, e a explosão é tão instantânea que pode ser imperceptível, mas não desconsiderada no projeto.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Gerald Dom 7 Ago - 18:10:15

    Marcos Marcos escreveu:
    Gerald escreveu:

    Uma idéia muito comum é que a centelha da vela é que queima a mistura e, assim, a potência da centelha afeta a potência do motor. Não, a centelha não queima a mistura, a centelha apenas INICIA a queima da mistura.

    A centelha ocorre entre os dois eletrodos da vela, que no caso do Opala, devem estar espaçados para uma distância de 0.8mm. É fácil de entender que a centelha da vela ocorre num volume de cerca de 1mm3.

    É somente nesse minúsculo volume de 1mm3 que a mistura sofre a ação direta da centelha.

    Considere agora que a mistura comprimida na câmara de combustão de um cilindro de um Opala ocupa um volume de 85417 mm3. Dai a questão: Se a  centelha da vela produz a queima de apenas 1mm3 da mistura, quem queima os restantes 85416 mm3 da mistura? scratch scratch scratch

    Resposta: Depois que a chama é iniciada pela centelha da vela no primeiro mm3 da mistura, a chama se PROPAGA espontaneamente sem depender absolutamente da centelha da vela. Podemos dizer, portanto, que depois da chama iniciar, é a própria mistura que queima a si mesma. Aliás, esse é o princípio físico do fogo.


    CONCLUSÃO: A potência da centelha não afeta a potência do motor. O importante no projeto de um sistema de ignição é garantir que a centelha ocorra SEMPRE, independentemente da temperatura, rotação do motor, mistura excessivamente rica, alta compressão, vela com espaçamento errado ou suja de óleo, etc.
    Talvez eu tenha usado o termo potência no lugar errado, o termo 'desempenho' talvez fique melhor. Mas Gerald, falando assim fica a impressão que o centelhamento pode chegar de qualquer jeito e forma que a ignição acontecendo tá valendo, logo, qualquer vela daria conta.Digamos que a centelha só atinja 0.5mm3, ou 1mm3 com menos intensidade, possivelmente isso vai impactar no tempo final de queima,  claro que trata-se de uma fração muito pequena de tempo, e a explosão é tão instantânea que pode ser imperceptível, mas não desconsiderada no projeto.

    Na verdade, a queima da mistura não é instantânea. Para um taxa de compressão de 10:1,  a frente da chama se propaga numa velocidade de 16.5 m/s (Wikipedia). Ou seja, para se propagar a uma distância de 5 cm, a frente da chama precisa de 3 ms.

    A velocidade de propagação da chama não depende da intensidade da centelha, desde que a centelha seja suficientemente forte para iniciar a chama. Usando-se mais que uma vela por cilindro, pode-se controlar parcialmente a propagação da chama. A Fiat, a Honda e outros fabricantes até tentaram usar duas velas por cilindro, mas na prática, o ganho foi pequeno e acabaram abandonando a idéia. O motor i-DSI do Honda Fit é um desses motores que rodam com duas velas por cilindro.

    Potência e torque são formas de "desempenho" de um motor que pouco dependem do sistema de ignição. O objetivo principal de um sistema de ignição é garantir que a centelha da vela ocorra e que a centelha seja suficientemente forte para iniciar a combustão da mistura, não importa as condições de trabalho do motor.

    Como disse acima, se a centelha for muito fraca, pode acontecer da chama não conseguir se iniciar e o motor falha. Entretanto, num sistema de ignição minimamente bem projetado, a intensidade da centelha é várias vezes mais forte que o mínimo necessária, DESDE, e claro, que os componentes do sistema de ignição (velas, cabos, platinado, condensador, módulo eletrônico, distribuidor) não estejam em perfeitas condições.

    Muita gente coloca nos Opalas sistemas de ignição de alta potência, na esperança que isso vai aumentar o desempenho do motor. Geralmente, o ganho é mais subjetivo que real. Esses sistemas de ignição de alta potência são necessários apenas em motores de competição que usam grande número de cilindros (V8), trabalham com misturas muito concentradas (turbo) e alta rotação (8 a 10 mil RPM). Num Opala, melhor é manter o sistema de ignição com as características originais.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 7 Ago - 18:50:52

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Talvez eu tenha usado o termo potência no lugar errado, o termo 'desempenho' talvez fique melhor. Mas Gerald, falando assim fica a impressão que o centelhamento pode chegar de qualquer jeito e forma que a ignição acontecendo tá valendo, logo, qualquer vela daria conta.Digamos que a centelha só atinja 0.5mm3, ou 1mm3 com menos intensidade, possivelmente isso vai impactar no tempo final de queima,  claro que trata-se de uma fração muito pequena de tempo, e a explosão é tão instantânea que pode ser imperceptível, mas não desconsiderada no projeto.

    Na verdade, a queima da mistura não é instantânea. Para um taxa de compressão de 10:1,  a frente da chama se propaga numa velocidade de 16.5 m/s (Wikipedia). Ou seja, para se propagar a uma distância de 5 cm, a frente da chama precisa de 3 ms.

    A velocidade de propagação da chama não depende da intensidade da centelha, desde que a centelha seja suficientemente forte para iniciar a chama. Usando-se mais que uma vela por cilindro, pode-se controlar parcialmente a propagação da chama. A Fiat, a Honda e outros fabricantes até tentaram usar duas velas por cilindro, mas na prática, o ganho foi pequeno e acabaram abandonando a idéia. O motor i-DSI do Honda Fit é um desses motores que rodam com duas velas por cilindro.

    Potência e torque são formas de "desempenho" de um motor que pouco dependem do sistema de ignição. O objetivo principal de um sistema de ignição é garantir que a centelha da vela ocorra e que a centelha seja suficientemente forte para iniciar a combustão da mistura, não importa as condições de trabalho do motor.

    Como disse acima, se a centelha for muito fraca, pode acontecer da chama não conseguir se iniciar e o motor falha. Entretanto, num sistema de ignição minimamente bem projetado, a intensidade da centelha é várias vezes mais forte que o mínimo necessária, DESDE, e claro, que os componentes do sistema de ignição (velas, cabos, platinado, condensador, módulo eletrônico, distribuidor) não estejam em perfeitas condições.

    Muita gente coloca nos Opalas sistemas de ignição de alta potência, na esperança que isso vai aumentar o desempenho do motor. Geralmente, o ganho é mais subjetivo que real. Esses sistemas de ignição de alta potência são necessários apenas em motores de competição que usam grande número de cilindros (V8), trabalham com misturas muito concentradas (turbo) e alta rotação (8 a 10 mil RPM). Num Opala, melhor é manter o sistema de ignição com as características originais.
    Caramba, e eu achando que o sistema de ignição era projetado de acordo com a potência do motor do veículo e a isso o sistema estivesse relacionado diretamente.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Gerald Dom 7 Ago - 19:36:47

    Marcos Marcos escreveu:Caramba, e eu achando que o sistema de ignição era projetado de acordo com a potência do motor do veículo e a isso o sistema estivesse relacionado diretamente.

    Pois é, muitas vezes é possível usar componentes do sistema de ignição de um carro em outro completamente diferente. Só para ilustrar, veja os modelos de carros que usam a vela de ignição NGK BPR6EYD:

    Compatível com os Modelos:
    - Engesa 2.5 / 4 Cil. Motor Opala ( 151 ) Etanol / GNV 1985 a 1994
    - Engesa 4.1 / 6 Cil. Motor Opala Etanol / GNV 1985 a 1994
    - Doblò 1.8 8v / Flex ( 112 cv gas./ 114 cv álc. ) Bicombustível / GNV Desde 2006
    - Doblò Adventure 1.8 8v Gasolina / GNV 2004 a 2006
    - Doblò Adventure 1.8 8v / Flex ( 112 cv gas. / 114 cv álc ) Bicombustível / GNV Desde 2006
    - Idea Adventure 1.8 8v / Flex ( 112 cv gas. / 114 cv álc. ) Bicombustível / GNV Desde 2006
    - Palio Weekend 1.8 8v Gasolina / GNV Desde 2003
    - 1.8 8v / HLX Flex Bicombustível / GNV Desde 2004
    - Palio Adventure 1.8 8v / Flex ( 112 cv gas. / 114 cv álc. ) Bicombustível / GNV Desde 2005
    - Punto 1.8 8v MPI / Flex ( 113 cv gas. 115 cv álc. ) Bicombustível / GNV Desde 2007
    - Tempra 2.0 16v / com distribuidor Gasolina / GNV
    - 2.0 16v / sem distribuidor Gasolina / GNV
    - Belina / Corcel / Del Rey 1.8 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Del Rey 1.8 (AP) Etanol / GNV 1992
    - Escort 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1993 a 1994
    - Escort 1.6 / 1.8 (AP) inj. Etanol / GNV Desde 1995
    - Escort 1.8 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Escort 1.8 (AP) Etanol / GNV 1992
    - Escort 2.0 efi (AP) Etanol / GNV Desde 1995
    - Escort 2.0 i (AP) / XR3 Etanol / GNV 1992
    - Escort 2.0 i (AP) / XR3 Etanol / GNV 1993 a 1994
    - Pampa 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1993 a 1996
    - Pampa 1.8 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Pampa 1.8 (AP) Etanol / GNV 1992
    - Royalle / Versailles 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Royalle / Versailles 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV Desde 1992
    - Royalle / Versailles 1.8 / 2.0 (AP) cfi / efi e-core com pino no transformador Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Royalle / Versailles 1.8 / 2.0 (AP) cfi / efi i-core sem pino no transformado Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Royalle / Versailles 2.0 i (AP) Gasolina / GNV 1990 a 01/1991
    - Verona 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1993 a 1994
    - Verona 1.6 / 1.8 (AP) inj. Etanol / GNV Desde 1995
    - Verona 1.8 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Verona 1.8 (AP) Etanol / GNV 1992
    - Verona 2.0 (AP) efi Etanol / GNV Desde 1995
    - Verona 2.0 (AP) inj. Etanol / GNV 1993 a 1994
    - A-10 / A-20 4 Cil. 151 Etanol / GNV
    - A-10 / A-20 6 Cil. 250 Etanol / GNV
    - Astra 2.0 8v / Flexpower (121cv gás. / 128cv alc. ) Bicombustível / GNV Desde 2004
    - Blazer 2.4 - mpfi Gasolina / GNV Desde 2001
    - Bonanza 4.1 / 6Cil. (141cv - L30) Etanol / GNV 1985 a 1995
    - Brasinca Blazer 4.1 / 6 Cil. (L30) Etanol / GNV 1985 a 1995
    - Caravan / Comodoro 4Cil. (ign. conv.) Etanol / GNV
    - Caravan / Comodoro 4Cil. (ign. eletr.) Etanol / GNV
    - Caravan / Comodoro 6Cil. (ign. conv./ eletr.) Etanol / GNV
    - Celta 1.0 8v / SOHC mpfi (60 cv) Gasolina / GNV Desde 2000
    - Celta 1.4 8v / SOHC mpfi Gasolina / GNV Desde 07/2003
    - Corsa 1.0 / 1.4 / 1.6 8v efi Gasolina / GNV
    - Corsa 1.0 / 1.4 / 1.6 8v mpfi Gasolina / GNV
    - Corsa 1.8 8v SOHC mpfi Gasolina / GNV Desde 2002
    - Corsa 1.8 8v / Flexpower Bicombustível / GNV Desde 2003
    - Diplomata 4 Cil. (ign. conv.) Etanol / GNV
    - Diplomata 4 Cil. (ign. eletr.) Etanol / GNV
    - Diplomata 6 Cil. / (ign. conv./ eletr.) sem Ar Condicionado Etanol / GNV
    - Diplomata 6 Cil. / (ign. conv./ eletr.) com Ar Condicionado Etanol / GNV
    - Gran Blazer 4.1 6 cil Gasolina / GNV 1997 a 2001
    - Meriva 1.8 8v / Flexpower Bicombustível / GNV Desde 2003
    - Meriva 1.8 8v SOHC mpfi Gasolina / GNV Desde 2002
    - Montana 1.8 8v / Flexpower Bicombustível / GNV Desde 2003
    - Omega / Suprema 4.1 L6 mpfi Gasolina / GNV
    - Opala 4Cil. ign. conv. Etanol / GNV
    - Opala 4Cil. ign. eletr. Etanol / GNV- 6Cil. ign. conv./ ign. eletr Etanol / GNV
    - S-10 2.4 mpfi (Bobina atrás do motor) Gasolina / GNV Desde 2001
    - Silverado 4.1 L6 Gasolina / GNV
    - Vectra 2.0 8v / Flexpower (121 cv gas. / 128 cv álc. ) Bicombustível / GNV Desde 2005
    - Vectra GT / GTX 2.0 8v / Flexpower (121 cv gas. 128 cv álc.) Bicombustível / GNV Desde 2007
    - Zafira 2.0 8v / Flexpower (121 cv gas. 128 cv álc.) Bicombustível / GNV Desde 2004
    - Vitara 1.6 8v / 3 DR tranf. Integrado ao distribuidor injeção (G16A) Gasolina / GNV
    - Vitara 1.6 8v / 3 DR com distribuidor (G16P) Gasolina / GNV Desde 1993
    - 940 2.3 (B230F / FT / B234F) Gasolina / GNV 1991 a 1995
    - Apollo 1.8 - carb. (AP) / Bobina com pino Etanol / GNV 06/1990 a 09/1991
    - Apollo 1.8 carb. (AP) / Bobina sem pino Etanol / GNV 06/1990 a 11/1992
    - Fusca 1.3 / 1.6 - rosca longa Etanol / GNV 1984 a 10/1986
    - Fusca 1.6 (com catalisador) rosca longa Etanol / GNV 08/1993 a 06/1996
    - Fusca 1.6 (sem catalisador) rosca longa Etanol / GNV 08/1993 a 06/1996
    - Gol 1.3 / 1.6 (refrigeração a ar) rosca longa Etanol / GNV B
    - Gol 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Gol 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Gol 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV 1992 a 1996
    - Gol 1.6i / 1.8i (AP) Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Gol 1.6i / 1.8i (AP) (e-core) com pino no transformador Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Gol 2.0i (AP) Gasolina / GNV
    - Gol 2.0i (AP) / GTI Gasolina / GNV
    - Gol 2.0i CFI (AP) Etanol / GNV
    - Kombi 1.6 (sem catalisador) rosca longa Etanol / GNV Até 1991
    - Kombi 1.6 (com catalisador) rosca longa Etanol / GNV Desde 1992
    - Logus 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV 1993 a 1994
    - Logus 1.6 CFI / 1.8 CFI / 2.0 EFI (AP) Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Parati 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1982 a 1991
    - Parati 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1992 a 1995
    - Parati 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Parati 1.6i / 1.8i (AP) Etanol / GNV
    - Parati 2.0i CFI / EFI (AP) Etanol / GNV
    - Passat 1.5 / 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1974 a 1986
    - Pointer 1.8 / 2.0 - cfi / efi (AP) Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Santana / Quantum 1.6 / 1.8 Etanol / GNV Até 1991
    - Santana / Quantum 1.6 / 1.8 Etanol / GNV Até 1991
    - Santana / Quantum 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV 1992 a 1994
    - Santana / Quantum 1.8 / 2.0 cfi / efi (AP) e-core com pino no transformador Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Santana / Quantum 1.8 / 2.0 cfi / efi (AP) i-core sem pino no transformador Etanol / GNV 1995 a 1996
    - Santana / Quantum 2.0i (AP) Gasolina / GNV Até 1996
    - Saveiro 1.3 / 1.6 refrigeração a ar rosca longa Etanol / GNV
    - Saveiro 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Saveiro 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV Até 1991
    - Saveiro 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV 1992 a 1996
    - Voyage 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1982 a 1991
    - Voyage 1.6 / 1.8 (AP) Etanol / GNV 1992 a 1995
    - Voyage 1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Etanol / GNV Até 1991


    https://www.decorpecas.com.br/produto/jogo-vela-de-ignicao-ngk-bpr6ey-d-70384




    Um outro exemplo interessante é o caso da vela NGK BKR6EK que pode ser usada desde os motores da BMW, o Porsche 911 Carrera com motor turbo de 3.6 litros e até o Renault Sandero 1.6 8V.

    Compatível com os Modelos:
    - BMW 316i 1.6 / Compact Gasolina / GNV Desde 09/1993
    - BMW 318i 1.8 16v / Compact Gasolina / GNV Desde 1991
    - BMW 318is 1.8 Gasolina / GNV
    - BMW 318Ti / iS 1.9 16v Gasolina / GNV Desde 1996
    - BMW 320i 2.0 ( M50 / M52 ) Gasolina / GNV
    - BMW 320i 2.0 24v Gasolina / GNV Desde 09/1992
    - BMW 323i 2.5 24v / I / iA / Ci / CiA / Ti Gasolina / GNV Desde 09/1997
    - BMW 325i 2.5 24v / I / iC Gasolina / GNV Desde 1993
    - BMW 325i 2.5 ( M50 ) Gasolina / GNV
    - BMW 328i 2.8 / 24v / Touring ( M52 ) Gasolina / GNV Desde 05/1995
    - BMW 520i 2.0 / E34 ( 150 cv - M50 B20 ) Gasolina / GNV 03/1989 a 06/1996
    - BMW 525i 2.5 24v Gasolina / GNV Desde 1991
    - BMW 528i 2.8 24v ( E39 / M52 ) Gasolina / GNV 06/1995 a 08/1998
    - BMW Z3 1.9 ( M44 / E36 ) Gasolina / GNV 11/1995 a 02/1999
    - BMW Z3 2.8 24v ( M52 / E36 ) Gasolina / GNV 1997 a 08/1998
    - Citroën Xantia 1.8 8v ( XU7JB LFX ) Gasolina / GNV Desde 1998
    - Porsche 911 3.6 / Carrera turbo SOHC Gasolina / GNV Desde 03/1995
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    - Renault Sandero 1.6 8V - Hi-Torque / Flex ( 92 cv gas. / 95 cv álc. - K7M ) Bicombustível / GNV Desde 2008
    - Renault Symbol 1.6 8v / Hi-Torque (95 cv álc./92 cv gas. - K7M) Bicombustível / GNV Desde 2009


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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por adpachec Dom 7 Ago - 21:00:35

    O sistema de ignição é projetado para uma faixa de desempenho.

    O módulo de 07 pinos do AP serve no opala mais novos (80 e 90).

    O módulo opala serve nos motores AP's anos 80.

    O motor opala biela curta (153) é outra numeração de módulo, a mesma do VW MD 270, o pai do motor AP no passat anos 70.

    E existe a questão de ponto e avanço.

    Vela de ignição é genérico, a vela do AP e CHT servem no opala.

    A vela do chevette não, pelo formato do sextavado.

    A tampa do distribuidor do AP e do fusca cabem no opala, cabos também.

    E nenhuma bobina descarrega numa vela só, ela divide a descarga.

    E quanto maior a compressão maior deve ser a potência da ignição ou menor o GAP de vela, por causa da compressão a descarga elétrica precisa de muita energia para atravessar a mistura ar combustível.

    Opala 4cc: GAP 1,0 mm.
    Opala 6cc: GAP 0,8 mm

    Em alta rotações a bobina não tem tempo de descarga completa, se a bobina já estiver ruim a descarga ficará muito fraca.

    Se o motor falha SOMENTE em baixa pode ser ponto, marcha lenta muito baixa, mistura, temperatura baixa ou ar falso.

    Se falha em diversas faixas pode sim ser esta bobina de fusca que está nele.

    E o anternador ARNO opala 32 A na marcha lenta manda apenas 8 amperes de carga.

    Isto com rotação correta da marcha lenta.

    4cc: 850 rpm's.
    6cc: 650 rpm's, alguns é 750 rpm's e automáticos eu acho ser 850 rpm's.

    Marcha lenta abaixo do normal é menas carga produzida pelo alternador.

    E A BOBINA PRATA USA VELAS NÃO RESISTIVAS DEVIDO A SUA BAIXA POTÊNCIA E O OPALA ACIMA DE 1980 USA VELAS RESISTIVAS.

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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 7 Ago - 22:23:59

    adpachec escreveu:O sistema de ignição é projetado para uma faixa de desempenho.

    O módulo de 07 pinos do AP serve no opala mais novos (80 e 90).

    O módulo opala serve nos motores AP's anos 80.

    O motor opala biela curta (153) é outra numeração de módulo, a mesma do VW MD 270, o pai do motor AP no passat anos 70.

    E existe a questão de ponto e avanço.

    Vela de ignição é genérico, a vela do AP e CHT servem no opala.

    A vela do chevette não, pelo formato do sextavado.

    A tampa do distribuidor do AP e do fusca cabem no opala, cabos também.

    E nenhuma bobina descarrega numa vela só, ela divide a descarga.

    E quanto maior a compressão maior deve ser a potência da ignição ou menor o GAP de vela, por causa da compressão a descarga elétrica precisa de muita energia para atravessar a mistura ar combustível.

    Opala 4cc: GAP 1,0 mm.
    Opala 6cc: GAP 0,8 mm

    Em alta rotações a bobina não tem tempo de descarga completa, se a bobina já estiver ruim a descarga ficará muito fraca.

    Se o motor falha SOMENTE em baixa pode ser ponto, marcha lenta muito baixa, mistura, temperatura baixa ou ar falso.

    Se falha em diversas faixas pode sim ser esta bobina de fusca que está nele.

    E o anternador ARNO opala 32 A na marcha lenta manda apenas 8 amperes de carga.

    Isto com rotação correta da marcha lenta.

    4cc: 850 rpm's.
    6cc: 650 rpm's, alguns é 750 rpm's e automáticos eu acho ser 850 rpm's.

    Marcha lenta abaixo do normal é menas carga produzida pelo alternador.

    E A BOBINA PRATA USA VELAS NÃO RESISTIVAS DEVIDO A SUA BAIXA POTÊNCIA E O OPALA ACIMA DE 1980 USA VELAS RESISTIVAS.
    Obrigado pela resposta, com essas informações consigo fazer uma conferência nessa parte de ignição do carro. Apesar que não tenho nenhuma falha acontecendo durante o funcionamento. Mais por precaução e entendimento do sistema. Depois que peguei o Opala, não rodei grandes trechos, e parte elétrica (ignição), seria minha maior preocupação quando pegar estrada
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Dragon Boy Ter 16 Ago - 11:20:32

    Caramba... Que aula, parabéns !!!

    Estou passando por um perrengue envolvido este sistema de ignição:
    - para tirar um vazamento na tampa de tucho, precisei tirar o distribuidor do lugar, resultado? O carro não pega mais... Levantamos o eixo traseiro pra girar a roda e movimentar o motor, procurando o ponto das velas, alinhamento do rotor com o 1° cilindro, a marquinha da polia do virabrequim com a régua do motor, ahh, fizemos um monte de coisas, e nada.... A bateria zerou, trocamos ela de carro, e deixamos os dois interligados pelo cabo, e nada... Até que a bobina passou a fritar ovo... detalhe, não estávamos forçando a partida (Motor de Arranque), eram tentativas curtas, mas mesmo sem tentar, ela estava fervendo muito... Estou no trampo agora (horário de almoço) e meu pai está esperando o mecânico chegar lá em casa pra ver se resolve...
    Como sempre, curioso que sou, já meti a faca no chicote dentro do cofre do motor, e um único cabo que sai do polo Positivo da bateria, vai direto pro m.arranque, dele sai outro e atravessa a parede pra dentro do carro... Perto dali, tinha um caroço enorme de fita isolante, abrindo ela, vejo esse cabo vindo da bateria, se ramificando em outros 8 cabos... Oito !!! Um deles ia pro alternador.... Odeio gambiarra... Vou ver o que faço pra eliminar isso.

    Ah, tem um fio positivo e um negativo saindo direto dos bornes da bobina e entrando no carro tbm... Até então, do sistema de ignição (módulo, bobina, distribuidor, etc) não deveriam ir somente dois, que seria um do módulo de ignição para ligar no conta giros, e outro (não sei da onde) pra ir pro comutador de partida??

    (Primeira vez usando o Fórum pelo Cell, não sei se deu certo carregar as fotos), agora depois das 12:30h, só volto a mexer na Net depois das 18h. Espero que tenha dado certo...
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Gerald Ter 16 Ago - 19:26:50

    Dragon Boy escreveu:Caramba... Que aula, parabéns !!!

    Estou passando por um perrengue envolvido este sistema de ignição:
    - para tirar um vazamento na tampa de tucho, precisei tirar o distribuidor do lugar, resultado? O carro não pega mais... Levantamos o eixo traseiro pra girar a roda e movimentar o motor, procurando o ponto das velas, alinhamento do rotor com o 1° cilindro, a marquinha da polia do virabrequim com a régua do motor, ahh, fizemos um monte de coisas, e nada.... A bateria zerou, trocamos ela de carro, e deixamos os dois interligados pelo cabo, e nada... Até que a bobina passou a fritar ovo... detalhe, não estávamos forçando a partida (Motor de Arranque), eram tentativas curtas, mas mesmo sem tentar, ela estava fervendo muito... Estou no trampo agora (horário de almoço) e meu pai está esperando o mecânico chegar lá em casa pra ver se resolve...
    Como sempre, curioso que sou, já meti a faca no chicote dentro do cofre do motor, e um único cabo que sai do polo Positivo da bateria, vai direto pro m.arranque, dele sai outro e atravessa a parede pra dentro do carro... Perto dali, tinha um caroço enorme de fita isolante, abrindo ela, vejo esse cabo vindo da bateria, se ramificando em outros 8 cabos... Oito !!! Um deles ia pro alternador.... Odeio gambiarra... Vou ver o que faço pra eliminar isso.

    Ah, tem um fio positivo e um negativo saindo direto dos bornes da bobina e entrando no carro tbm... Até então, do sistema de ignição (módulo, bobina, distribuidor, etc) não deveriam ir somente dois, que seria um do módulo de ignição para ligar no conta giros, e outro (não sei da onde) pra ir pro comutador de partida??

    (Primeira vez usando o Fórum pelo Cell, não sei se deu certo carregar as fotos), agora depois das 12:30h, só volto a mexer na Net depois das 18h. Espero que tenha dado certo...


    "... a bobina passou a fritar ovo."
    ?????? O que isso quer dizer? que a temperatura chegou a 60 ºC, 100 ºC, 200 ºC...?

    Bem, não vou analisar os detalhes do procedimento utilizado, mas quem quiser trabalhar com  manutenção deve saber que não se "mexe" em partes que estavam funcionando antes, a menos que haja uma boa razão para tal. Em outras palavras, o chicote não deveria ter sido cortado!

    Antes de ficar dando partida até descarregar a bateria, você deveria ter verificado se havia centelha. Se havia, o próximo passo seria examinar os fios do distribuidor, que talvez estivessem trocados.

    Se havia centelha e os fios do distribuidor estavam ligados corretamente, em seguida deveria verificar a alimentação de combustível.

    Sobre o aquecimento da bobina de ignição, nos Opalas com ignição eletrônica usa-se um resistor ballast de 0.8 ohms em série com a bobina de ignição. Esse resistor é curto-circuitado durante a partida pelo solenóide ("automático") do motor de partida.

    Depois da partida, ou seja, durante o funcionamento normal do motor, o resistor "ballast" entra no circuito para reduzir a corrente na bobina para um valor seguro, impedindo assim o sobreaquecimento.

    Por outro lado, se ficar dando partida por muito tempo, na esperança do motor "pegar" algum dia, além de descarregar a bateria e forçar o motor de partida, a bobina irá sobreaquecer e possivelmente queimar.  Evil or Very Mad
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Dragon Boy Ter 16 Ago - 23:21:46

    Gerald escreveu:
    Dragon Boy escreveu:Caramba... Que aula, parabéns !!!

    Estou passando por um perrengue envolvido este sistema de ignição:
    - para tirar um vazamento na tampa de tucho, precisei tirar o distribuidor do lugar, resultado? O carro não pega mais... Levantamos o eixo traseiro pra girar a roda e movimentar o motor, procurando o ponto das velas, alinhamento do rotor com o 1° cilindro, a marquinha da polia do virabrequim com a régua do motor, ahh, fizemos um monte de coisas, e nada.... A bateria zerou, trocamos ela de carro, e deixamos os dois interligados pelo cabo, e nada... Até que a bobina passou a fritar ovo... detalhe, não estávamos forçando a partida (Motor de Arranque), eram tentativas curtas, mas mesmo sem tentar, ela estava fervendo muito... Estou no trampo agora (horário de almoço) e meu pai está esperando o mecânico chegar lá em casa pra ver se resolve...
    Como sempre, curioso que sou, já meti a faca no chicote dentro do cofre do motor, e um único cabo que sai do polo Positivo da bateria, vai direto pro m.arranque, dele sai outro e atravessa a parede pra dentro do carro... Perto dali, tinha um caroço enorme de fita isolante, abrindo ela, vejo esse cabo vindo da bateria, se ramificando em outros 8 cabos... Oito !!! Um deles ia pro alternador.... Odeio gambiarra... Vou ver o que faço pra eliminar isso.

    Ah, tem um fio positivo e um negativo saindo direto dos bornes da bobina e entrando no carro tbm... Até então, do sistema de ignição (módulo, bobina, distribuidor, etc) não deveriam ir somente dois, que seria um do módulo de ignição para ligar no conta giros, e outro (não sei da onde) pra ir pro comutador de partida??

    (Primeira vez usando o Fórum pelo Cell, não sei se deu certo carregar as fotos), agora depois das 12:30h, só volto a mexer na Net depois das 18h. Espero que tenha dado certo...


    "... a bobina passou a fritar ovo."
    ?????? O que isso quer dizer? que a temperatura chegou a 60 ºC, 100 ºC, 200 ºC...?

    Bem, não vou analisar os detalhes do procedimento utilizado, mas quem quiser trabalhar com  manutenção deve saber que não se "mexe" em partes que estavam funcionando antes,  a menos que haja uma boa razão para tal. Em outras palavras, o chicote não deveria ter sido cortado!

    Antes de ficar dando partida até descarregar a bateria, você deveria ter verificado se havia centelha. Se havia, o próximo passo seria examinar os fios do distribuidor, que talvez estivessem trocados.

    Se havia centelha e os fios do distribuidor estavam ligados corretamente, em seguida deveria verificar a alimentação de combustível.

    Sobre o aquecimento da bobina de ignição, nos Opalas com ignição eletrônica usa-se um resistor ballast de 0.8 ohms em série com a bobina de ignição. Esse resistor é curto-circuitado durante a partida pelo solenóide ("automático") do motor de partida.

    Depois da partida, ou seja, durante o funcionamento normal do motor, o resistor "ballast" entra no circuito para reduzir a corrente na bobina para um valor seguro, impedindo assim o sobreaquecimento.

    Por outro lado, se ficar dando partida por muito tempo, na esperança do motor "pegar" algum dia, além de descarregar a bateria e forçar o motor de partida, a bobina irá sobreaquecer e possivelmente queimar.  Evil or Very Mad


    Bom, vamos lá... agora estou usando o PC, consigo desenvolver melhor o comentário do que pelo cell kkk

    O carro estava funcionando "normal"... eu sentia ele um pouco frouxo (mesmo depois de ter instalado um escapamento novo só com o silenciador, sem o catalizador, e tbm sentia um "engasgo" nas retomadas... tipo, se a aceleração fosse progressiva, ele acompanhava. mas se eu desce uma cutucada mais forte, ele dava uma engasgada antes de começar a desenvolver velocidade.

    Pq aconteceu tudo isso com a parte elétrica?
    Como disse, o carro estava no "normal" dele... mas sou um detalhista frustrado (pq não tenho ou dinheiro, ou ferramenta, ou conhecimento técnico, ou os três juntos para arrumar do jeito que eu quero kkk), e sendo assim, identifiquei dois vazamentos de óleo no motor que estavam me incomodando: Tampa de válvulas e Tampa dos tuchos. Tentei resolver.
    Depois de um tempo, consegui eliminar o da tampa de válvulas, mas o da tampa de tucho, precisei tirar o distribuidor do lugar............. ai que deu B.O.

    Depois do servicinho na tampa (retirei, mandei jatear, tentei dar uma desempenada, pintei com Spray de Alta Temperatura, junta nova bezuntada de silicone vermelho (cola de motor mesmo - com fiz com a de válvulas e deu certo), tentei colocar o distribuidor no lugar e ele não quis mais dar partida...
    Não forcei o Arranque, e nem descarreguei a bateria de uma vez só tentando fazer o motor pegar, só que o FDS acabou e voltei a trampar... quer dizer, tempo pra me dedicar ao carro era bem curtinho, mais o cansaço do trampo... o carro ficou novamente parado na garagem...
    Meu pai sofreu um acidente no trampo dele e ficou uns meses parado em casa, e nesta segunda feira aqui na cidade (15/08/2022) foi feriado, então pegamos de sábado até ontem pra tentar descobrir o problema....
    Ai que tentamos achar o ponto, procurar centelha (mas pelo tempo parado, zerou a bateria), e toda aquela historia que já contei no post anterior.

    Quando disse que passei a faca no chicote, não foi no sentido de cortar os fios, e sim abrir o conduíte e as fitas isolantes pra ver quem estava indo pra onde... foi aonde achei um fio único vindo do + da bateria, e num caroço de fita, ramificando para outros 8 fios, sendo que um deles ia pro alternador, e os outros 7 atravessavam a parede corta-fogo.

    Sobre esse fio resistivo, fiquei sabendo recentemente sobre ele, e pelo que analisei no meu carro, acho que não tem não... aliás, dos diagramas que já vi sobre a ignição eletrônica (Módulo, Bobina, Distribuidor, etc) os dois únicos fios que atravessam do cofre pro habitáculo seriam um saindo do módulo e indo pro conta-giros, e outro vindo do comutador de partida e ligando no motor de arranque. mas naquela maçaroca que tá lá, tem um fio saindo do - e outro do + da bobina e indo pra dentro do carro .... ??? tem muita coisa errada naquela elétrica, e eu tô tentando fazer uns cursos na área para arrumar aquele BomBril dusZinfernos que chamam de chicote elétrico kkkk

    Sobre a bobina esquentar, foi sem ficar forçando a partida, ela chegou num ponto que não dava para por a mão, só da chave estar no estágio 2 (antes do giro da partida), recorremos a velha receita do pano molhado pra resfriar (e meu pai se pegou lembrando da época que fazia isso nos Fuscas, Brasílias, Kombis... kkk) e depois que ela estava mais fria, tentavamos uma ou outra partida pela chave, nem sempre dava centelha. levantando o eixo traseiro, engatando a 5ª, tirando todas as velas, eu ficava lá trás girando a roda no braço e ele ficava vendo o giro do rotor do distribuidor, o pistão subindo pro PMS, a centelha das velas.... é tentamos, mas sem resultados......

    é... acho que consegui explicar melhor kkk

    no fim das contas, o que me falta é grana... pra comprar tudo novo e fazer um SENAI pra nunca mais pagar para mexerem no meu enfeite de garagem kkkkkkkk
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Gerald Qua 17 Ago - 8:28:33

    Acompanhar os chicotes para entender a parte elétrica de um carro é um inferno. Por isso, inventaram o diagrama esquemático! O link abaixo é para os Opalas 88 a 90, mas creio que se aplica ao seu modelo também:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44973-diagramas-eletricos-linha-opala-1988-a-1990

    A 4ª figura é o circuito principal, com as ligações da bateria, motor de partida, alternador, chave de ignição, bobina e módulo de ignição, distribuidor, etc.

    Há um pequeno erro na ligação do terminal negativo da bobina que parece que ninguém notou até agora...

    O resistor ballast é denominado de R1 e nos carros originais é um fio resistivo de 0.8 ohms, que muita gente confunde com um fio comum. Não se deve o resistor ballast quando o carro trabalha com a bobina Bosch original KW 12V, cuja resistência do primário varia entre 1.2 e 1.6 ohms:
    Problema na Bobina ? Bobina10



    Voltando à situação do carro, quando ainda estava funcionando, as falhas na aceleração sugerem que o carburador estava precisando de limpeza e manutenção. Entretanto, depois de ficar parado por dias, a cuba do carburador deve ter secado e algum giclê tenha tenha entupido. Nenhuma surpresa que o carro não quis pegar depois do serviço no distribuidor.

    Nessas horas, se o motor não pega, é importante saber se é por falta de ignição ou por falta de gasolina. Para testar a ignição, basta desconectar o cabo da vela e aproximar por alguns milímetros do bloco do motor (terra). Num ambiente escuro, um auxiliar dá na partida e a outra pessoa observa se está havendo centelha entre a ponta do cabo de vela e o terra. Bastam 2 a 3 segundos de teste para se tirar uma conclusão.

    Se estiver havendo centelha nos quatro cabos, os cabos de vela não estivem trocados e o distribuidor estiver mais ou menos na posição correta, isso significa que o sistema de ignição está bom. Em seguida, com uma bisnaga, despejar um pouco de gasolina (algum ml) no tubo venturi do carburador e dar na partida. O motor deve dar algum sinal de vida.
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    Problema na Bobina ? Empty Re: Problema na Bobina ?

    Mensagem por Berlindo Qua 17 Ago - 9:54:38

    Eu ia sugerir isso, ordem dos cabos de vela invertidos.

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