Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Aberrações
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 23:49:20 por opala4cc

» Bons negocios que achamos por aí...
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 23:26:28 por Rubão6cc

» Primeiro carro: Opala 79
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 20:12:00 por dokehostt

» Distribuidor
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:32:43 por Marcos Adriano

» Opala SS 78 6 cilindros
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:32:13 por Marcos Adriano

» Dúvida farol de neblina e acendedor de cigarros - DIPLOMATA
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:29:03 por Marcos Adriano

» Motor nao sobe oleo pelas varetas
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:27:18 por Marcos Adriano

» Quadrijet em 250s todo original
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:14:41 por Marcos Adriano

» Aceleração rápida do carburador 3e
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:12:47 por Marcos Adriano

Quem está conectado

21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17536)
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 Bar_leftAgua mt enferrujada e com borro. - Página 2 BarAgua mt enferrujada e com borro. - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16851)
Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 Bar_leftAgua mt enferrujada e com borro. - Página 2 BarAgua mt enferrujada e com borro. - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Rubão6cc (12482)
Xann (10394)
j ricardo (9367)
Jean Bida (9320)
raphaelcaronti (8686)
Eduardo SSa (8678)
Marcos Adriano (8243)

Agua mt enferrujada e com borro.

omalvadeza
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 228

Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 Empty Re: Agua mt enferrujada e com borro.

Mensagem por omalvadeza em Qua 2 Maio - 17:40:28

Faça o seguinte: Troque a água do sistema e roda com o carro uns 20-30 km. Espera esfriar, repita a operação até que a água esgotada do sistema fique totalmente limpa. O número de trocas vai depender do grau de sujeira no sistema. Quando a água do sistema estiver límpida, ok, é hora de por aditivo. Se puder, tira o radiador do carro, encha-o de água e chacoalhe para retirar detritos.

Se o seu carro tiver aquecimento interno mantenha-o acionado para que a água suja circule. Aproveita e chama o mecânico pra dar uma volta com o ar quente ativado.

Abasteça o sistema com aditivo + água desmineralizada conforme o manual. Geralmente 30% de aditivo e 70% de água.

O aditivo reduz o ponto de fervura da água e talvez resolva seu problema com evaporação. Outra: por ser colorido, fica mais fácil visualizar vazamentos.

Vale dizer que aditivo não corrói, tampouco acelera o processo de corrosão dos selos. Se os selos estão bichados, vai vazar, mais cedo ou mais tarde, não por culpa do aditivo.

Mas atenção: No mercado existem produtos que limpam radiador. Esses sim são perigosos pro sistema pois contém ácido orgânico e prometem limpar todo o sistema. O vendedor me recomendou por, dar umas voltas e após uma semana esgotar a água. Esse eu não usei e nem recomendo. Fico com as minhas craquinhas.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 12482

Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 Empty Re: Agua mt enferrujada e com borro.

Mensagem por Rubão6cc em Qui 3 Maio - 21:48:29

Was escreveu:A tampa do radiador troquei recentemente. Vou fazer a caça:
Uma ajudinha: O que vocês me recomendam a fazer, passo-a-passo?
Meu carro está a 5 anos andando só na água, cerca de 500km/mês.

-Trocar a água do radiador pelo aditivo, rodar uns dias e fazer o "ciclo de lavagem" como disse o Eleandro na mensagem 10? Corre-se o risco de sair revelando os furos nos selos, radiador e demais lugares? E será que posso ficar na mão com isso?

- Aonde eu devo começar e terminar?

Acho que você está muito encanado pra deixar a água transparente..isso vai levar um tempo. Eu recomendaria você ir limpando aos poucos, pelo menos eu fiz assim (na verdade ainda preciso continuar fazendo).
Quando comprei meu Opala em 2009 a água era puro barro, tinha barro dentro do vaso de expansão, ou seja, meu carro estava usando somente água de torneira havia muitos anos. Na verdade o sistema de arrefecimento estava todo comprometido. Encurtando a estória, mandei pro lixo o radiador, bomba d'água, mangueiras, tampa do radiador, botei tudo novo. Mas não mexi com aditivo inicialmente.
O que me motivou a colocar o aditivo foi meu radiador novo (o meu é 6 cc)...aquilo me custou uma verdadeira fortuna, então eu não queria que meu radiador novo fosse corroído em pouco tempo. Então decidi começar fazendo uma limpeza básica no sistema..esgotei a água e botei a mangueira dentro do radiador pra limpar o máximo que poderia. Terminado o processo coloquei aditivo superconcentrado (Radiex verde, troca a cada 6 meses)....eu sabia do risco de estouro dos selos até porque não sabia exatamente como estavam pois eram os únicos componentes do sistema que eu não tinha trocado mas do resto eu sabia que estava em ordem. Batata...2 ou 3 meses depois os selos do cabeçote começaram vazar. Eu precisava trocar a junta do coletor de exaustão então já aproveitei pra mandar trocar os selos que haviam estourado. Depois em sequência após os 6 meses de duração do aditivo fiz nova escoação e limpeza do sistema e procedi colocando aditivo concentrado (Radiex rosa, troca a cada 12 meses)...já tem uns 3 anos que está assim...eu já devia ter efetuado nova limpeza e reposição de aditivo mas acabei relaxando.
Depois de todo esse processo a água se mantém praticamente transparente. O jeito pra deixar cada vez mais limpa é sempre repetindo o processo e nunca deixar faltar aditivo.
A dica do Omalvadeza sobre deixar aberta a válvula do AQ é válida pois dentro do radiador correspondente também fica sujeira.
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12482
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 3 Maio - 21:50:37

E sobre o risco de estourar o que já está podre sim, não tem erro, vai estourar sim, como mencionei isso ocorreu comigo.

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Was
Was
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 89
Modelo do carro : Opala Standard 1977
Cilindros : 6cc

Mensagem por Was em Sex 4 Maio - 0:41:41

Eu acho que estou precisando mesmo mexer detalhadamente com isso.
Meu radiador é um grandão, 6cc.
Estou completando com aprox 500ml de água por semana(rodando apenas 150km/semana). Quando a água baixa pra este nível,a ventoinha fica acionada quase que o tempo todo, mas mantém a temperatura ok. Isso não está certo.

Para fazer a limpeza grossa e basicona do radiador e escoar a água: coloca-e se a mangueira dentro do radiador com ele funcionando.
Para drenar toda a água do radiador e galerias do motor, basta soltar aquela mangueira que fica logo abaixo da tampa do radiador (que é presa por abraçadeira)com o motor funcionando?

Eu vou fazer a dica que vocês me derem pra melhorar um pouco até eu ter uma grana e uma boa indicação de um lugar para eu fazer a limpeza.
omalvadeza
omalvadeza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 228
Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
Cilindros : 4cc

Mensagem por omalvadeza em Sex 4 Maio - 7:17:23

Was escreveu:Eu acho que estou precisando mesmo mexer detalhadamente com isso.
Estou completando com aprox 500ml de água por semana(rodando apenas 150km/semana). Quando a água baixa pra este nível,a ventoinha fica acionada quase que o tempo todo, mas mantém a temperatura ok. Isso não está certo.

Para fazer a limpeza grossa e basicona do radiador e escoar a água: coloca-e se a mangueira dentro do radiador com ele funcionando.
Para drenar toda a água do radiador e galerias do motor, basta soltar aquela mangueira que fica logo abaixo da tampa do radiador (que é presa por abraçadeira)com o motor funcionando?

Eu vou fazer a dica que vocês me derem pra melhorar um pouco até eu ter uma grana e uma boa indicação de um lugar para eu fazer a limpeza.

Motor desligado. A água sai por gravidade. Evita superaquecimento do bloco, choque térmico do cabeçote e acionamento da ventoinha durante o manuseio.
Solte as mangueiras, ponha a mangueira de jardim jorrando água na superior e deixe escoar pela inferior.
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12482
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sab 5 Maio - 11:21:55

Was escreveu:Eu acho que estou precisando mesmo mexer detalhadamente com isso.

Já tive esse problema de baixar muita água...era a mangueira inferior do radiador que estava furada...como a água passa quente ela evapora e você não percebe que está tendo vazamento. Pode ser que seja o caso.
Com relação à limpeza, deixe o carro desligado. Retire a tampa do radiador e a mangueira inferior. Caso não consiga retirar a mangueira pode retirar o cebolão (caso o seu seja com ventoinha elétrica). Coloque uma mangueira no bocal do radiador e deixe ligada a torneira pra ir limpando por uns minutos. Vai sair muita água barrenta até ficar transparente. Depois coloque aditivo na proporção ideal e preferencialmente água desmineralizada para completar. Vá repetindo todo este processo de tempos em tempos para ir limpando aos poucos.

Fotos da limpeza que eu fiz anos atrás:

Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 10462468_1062152637152460_2085868217372854623_n

Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 11230580_1062152570485800_6496325553729866264_n

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Was
Was
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Was em Ter 15 Maio - 20:14:56

Galera, mexi hoje no meu radiador. Ele estava vazando em uma parte que não sei aonde seria, mas estava pingando no suporte inferior... e estava vazando um pouco na tampa, pois ela já estava enferrujando. Engraçado que, esta tampa foi trocado a uns 6 meses no máximo. Mas claro, trabalhando com água, o resultado foi o esperado: Muita borra de ferrugem e perdido a eficácia do selo.

Foi feito uma limpeza completa, troca de selos e limpeza da varetas, se é que não foi trocada. Ou seja: ok, radiador 100%
Mas agora, o ponteiro de temperatura nao sai do meio, não resfria... e a ventoinha não pára de desligar. Detalhe: A temperatura
do motor > radiador é de 75 graus e do radiador > motor chegou até 65graus... mas a ventoinha e o ponteiro não páram.
Jogando um pouco de água no cebolão, ele desliga a ventoinha na hora...
Was
Was
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Was em Qua 16 Maio - 12:01:34

Abri o radiador hoje de manhã e completei a água; entrou 1 litro nele. Rodei um pouquinho e notei que ele voltou a esfriar; 2min ligado/2min desligado. Parece ok, mas vou continuar acompanhando
adriano_ribeiro
adriano_ribeiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 276
Modelo do carro : Opala Comodoro 89
Cilindros : 6 Cilindros

Mensagem por adriano_ribeiro em Ter 2 Abr - 13:26:48

Rubão6cc escreveu:
Was escreveu:A tampa do radiador troquei recentemente. Vou fazer a caça:
Uma ajudinha: O que vocês me recomendam a fazer, passo-a-passo?
Meu carro está a 5 anos andando só na água, cerca de 500km/mês.

-Trocar a água do radiador pelo aditivo, rodar uns dias e fazer o "ciclo de lavagem" como disse o Eleandro na mensagem 10? Corre-se o risco de sair revelando os furos nos selos, radiador e demais lugares? E será que posso ficar na mão com isso?

- Aonde eu devo começar e terminar?

Acho que você está muito encanado pra deixar a água transparente..isso vai levar um tempo. Eu recomendaria você ir limpando aos poucos, pelo menos eu fiz assim (na verdade ainda preciso continuar fazendo).
Quando comprei meu Opala em 2009 a água era puro barro, tinha barro dentro do vaso de expansão, ou seja, meu carro estava usando somente água de torneira havia muitos anos. Na verdade o sistema de arrefecimento estava todo comprometido. Encurtando a estória, mandei pro lixo o radiador, bomba d'água, mangueiras, tampa do radiador, botei tudo novo. Mas não mexi com aditivo inicialmente.
O que me motivou a colocar o aditivo foi meu radiador novo (o meu é 6 cc)...aquilo me custou uma verdadeira fortuna, então eu não queria que meu radiador novo fosse corroído em pouco tempo. Então decidi começar fazendo uma limpeza básica no sistema..esgotei a água e botei a mangueira dentro do radiador pra limpar o máximo que poderia. Terminado o processo coloquei aditivo superconcentrado (Radiex verde, troca a cada 6 meses)....eu sabia do risco de estouro dos selos até porque não sabia exatamente como estavam pois eram os únicos componentes do sistema que eu não tinha trocado mas do resto eu sabia que estava em ordem. Batata...2 ou 3 meses depois os selos do cabeçote começaram vazar. Eu precisava trocar a junta do coletor de exaustão então já aproveitei pra mandar trocar os selos que haviam estourado. Depois em sequência após os 6 meses de duração do aditivo fiz nova escoação e limpeza do sistema e procedi colocando aditivo concentrado (Radiex rosa, troca a cada 12 meses)...já tem uns 3 anos que está assim...eu já devia ter efetuado nova limpeza e reposição de aditivo mas acabei relaxando.
Depois de todo esse processo a água se mantém praticamente transparente. O jeito pra deixar cada vez mais limpa é sempre repetindo o processo e nunca deixar faltar aditivo.
A dica do Omalvadeza sobre deixar aberta a válvula do AQ é válida pois dentro do radiador correspondente também fica sujeira.

Rubão terminou a limpeza? Estou irritado com o barro do sistema do meu radiador, o carro tem uma temperatura ótima, radiador parece ser novo (estou com o carro há apenas 1 mês), ventuinha troquei pois queimou na primeira viagem, mas o reservatório está marrom, pensei em esgotar toda a água, colocar água desmineralizada e algum aditivo e inclusive trocar o reservatório.

Não terei problema nos selos, pois acabei de trocar os 6.

Alguma recomendação para um opaleiro de primeira viagem?
Joaovitortj
Joaovitortj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 77
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 86
Cilindros : 4

Mensagem por Joaovitortj em Ter 2 Abr - 14:33:21

No meu caso o motor foi retificado e o mecânico montou o motor e colocou só água, não deu nem tempo, já estava tudo enferrujado, fui trocar as velas e a do primeiro cilindro estava com um pouco de ferrugem na ponta, a tampa do radiador nem se fala, ainda mais que moro perto do mar, maresia já levo as caixa de ar. Tô só esperando resolver o problema do bura pra colocar 2 litros de aditivo, o valeo protect ultra 100, cor rosa, dai eu tenho filtro de água aqui e completo o resto com essa água de filtro.
chevy250
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 380
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil

Mensagem por chevy250 em Ter 2 Abr - 17:42:39

Só para martelar... Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 239940 Agua mt enferrujada e com borro. - Página 2 314864 hehehe

Sistema de arrefecimento de motor e cabeçote de ferro TEM SEMPRE que ter aditivo com anti-corrosivos na água.
Mesmo se quiser apenas "lavar" o sistema por alguns dias.

A água oxida o ferro em horas. Só fazer o teste - pegue um bombril ou um prego e deixe dentro de um copo. Volte após algumas horas e estará tudo oxidado.

Assim, se algum mecânico ou pessoa mais "experiente" disser que antigamente só se usava água, isso só significa que antigamente se cometia um erro.

Antigamente, também se tirava a termostática dos carros - meu pai me contou que era assim mesmo - ele fez isso várias vezes. Diziam que termostática era para carro que rodava nos paises frios como EUA ou na Europa. Era simples ignorância. É mais um erro do passado que não deve ser repetido.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 13 Ago - 5:23:37