Tenho um opala comodoro 1989 e eu não consegui achar uma dica de quanto que vai de oleo no compressor do ar condicionado e nem da quantidade de gas que se coloca. se alguem souber por favor colabore comigo
desde ja agradeço...
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Renoir escreveu:Ola opaleiros!
Tenho um opala comodoro 1989 e eu não consegui achar uma dica de quanto que vai de oleo no compressor do ar condicionado e nem da quantidade de gas que se coloca. se alguem souber por favor colabore comigo
desde ja agradeço...
omalvadeza escreveu:Valeu Rubão, grato.
Esse material que você mencionou é algum daqueles que a gente rateou?
vicomodoro escreveu:Acho, digo acho que eu deveria tentar baixar a temperatura de saída do ar nos difusores. Porque quando ar ligado em dia de sol quente não esfria dentro do carro. Referencia Celta CHT e Uno dos novos.
Pelo que lembro o sujeito que fez o reparo disse que temperatura de saída havia ficado em 8 graus. Pela informação acima deveria ser em torno de 5 graus. Só não tentei nada ainda porque alguém me falou que se congelar pode vir a danificar o compressor . Procede isto?? Tipo quebrar o compressor em função do gelo formado.
vicomodoro escreveu:Acho, digo acho que eu deveria tentar baixar a temperatura de saída do ar nos difusores. Porque quando ar ligado em dia de sol quente não esfria dentro do carro. Referencia Celta CHT e Uno dos novos.
Pelo que lembro o sujeito que fez o reparo disse que temperatura de saída havia ficado em 8 graus. Pela informação acima deveria ser em torno de 5 graus. Só não tentei nada ainda porque alguém me falou que se congelar pode vir a danificar o compressor . Procede isto?? Tipo quebrar o compressor em função do gelo formado.
vicomodoro escreveu:isso mesmo. Foi o que pensei em fazer. Mas tinha que conversar com alguém antes de fazer. Sabe como é trocar uma idéia.
E sim o gas hoje é o R134 com kits do compressor, mangueiras filtro secador tudo novo. É,agora tem uns 4 anos instalados.
E só para constar tenho bom conhecimento de refrigeração pois trabalho com venda de equipamentos e entre eles secadores de ar comprimido.Utilidade desumidificar redes de ar.
Douglas Vaciliev escreveu:O ar do opala não vai gelar igual carros mais novos, pelo no mínimo dois motivos:
1- Isolamento térmico como foi relatado pelo rubão 6 caneco;
2- O evaporador do opala é muito pequeno, se for comparar com os dos carros mais novos, é 3, 4 vezes menor.
Hoje por exemplo vim trabalhar de opala, está calor aqui, e resfria legal mesmo sob sol forte e camisa manga longa. Mas não gela que nem o civic por exemplo. O Meu opala mede 8º a 9º graus na saída do painel.
adpachec escreveu:Renoir escreveu:Ola opaleiros!
Tenho um opala comodoro 1989 e eu não consegui achar uma dica de quanto que vai de oleo no compressor do ar condicionado e nem da quantidade de gas que se coloca. se alguem souber por favor colabore comigo
desde ja agradeço...
Internet, achei nela, pelo modelo do compressor e o seu volume de óleo e do gás.
Você procurou ou veio aqui direto?
E bem vindo.
Douglas Vaciliev escreveu:Eu recomendo.
Lógico, fiz todo o trabalho também de isolamento, o insulfilme ajudou muito na eficiência e também nas saídas de ar no painel, meu painel é aquele de ferro e adaptei a caixa evaporado dos mais novos lá dentro do cofre, liguei certo para sair no centro e nas duas laterais e recircular o ar de dentro do carro.
Renoir escreveu:adpachec escreveu:
Internet, achei nela, pelo modelo do compressor e o seu volume de óleo e do gás.
Você procurou ou veio aqui direto?
E bem vindo.
já procurei na internet e não achei. E eu não tenho o modelo do compressor porque o compressor não tem nenhuma plaquinha que o identifique
Renoir escreveu:adpachec escreveu:
Internet, achei nela, pelo modelo do compressor e o seu volume de óleo e do gás.
Você procurou ou veio aqui direto?
E bem vindo.
já procurei na internet e não achei. E eu não tenho o modelo do compressor porque o compressor não tem nenhuma plaquinha que o identifique
Renoir escreveu:Muito obrigado pelas informações.
Renoir escreveu:Obrigado pelas informações Rubão6cc.
Como eu não achei na internet nada que fale sobre o assunto fui obrigado como voce diz sugar essa informação dos opaleiros. mas como eu não tenho nenhum material tecnico sobre o opala não tenho como contribuir. Se algum dia eu tiver qualquer material sobre esse ou qualquer outro assunto com certeza colocarei a disposição de todos, sendo um material que eu tenha pago ou não, e quanto o serviço do ar condicionado, eu mesmo vou fazer. De qualquer maneira eu fico muito grato por você ter contribuido com esse material, onde me deu um ponto de partida.
vicomodoro escreveu:Acho, digo acho que eu deveria tentar baixar a temperatura de saída do ar nos difusores. Porque quando ar ligado em dia de sol quente não esfria dentro do carro. Referencia Celta CHT e Uno dos novos.
Pelo que lembro o sujeito que fez o reparo disse que temperatura de saída havia ficado em 8 graus. Pela informação acima deveria ser em torno de 5 graus. Só não tentei nada ainda porque alguém me falou que se congelar pode vir a danificar o compressor . Procede isto?? Tipo quebrar o compressor em função do gelo formado.
Douglas Vaciliev escreveu:O ar do opala não vai gelar igual carros mais novos, pelo no mínimo dois motivos:
1- Isolamento térmico como foi relatado pelo rubão 6 caneco;
2- O evaporador do opala é muito pequeno, se for comparar com os dos carros mais novos, é 3, 4 vezes menor.
Hoje por exemplo vim trabalhar de opala, está calor aqui, e resfria legal mesmo sob sol forte e camisa manga longa. Mas não gela que nem o civic por exemplo. O Meu opala mede 8º a 9º graus na saída do painel.
Douglas Vaciliev escreveu:Isso foi praticamente uma aula hehe.
Para suprir a demanda elétrica, tive que colocar um Bosch de 120a, na lenta com ar ligado, luzes e som carrega 13,5, uma aceleradinha já sobe para 14.
Antes estava com um de 70a. Deu conta não. Tudo ligado caia para 11,8.
Sobre congelamento, eu coloquei termostato universal também para ar condicionado, fixei o bulbo bem próximo ao evaporador, regulei. Assim percebe-se ele armando e desarmando padrão.
Douglas Vaciliev escreveu:No 4cc também, o meu está a gasolina, se eu quiser consigo deixar a lenta redondinha bem baixinha, porém, para aguentar o ar e a direção no esterçar, preciso regular ela para ficar uma pouco mais alta, se não o motor morre. Aí carrega filé.
Douglas Vaciliev escreveu:3e.
Então, ouvi relatos que não funciona direito, que da muito problema, e onde eu levei para por o gás também falou mau. E abandonei.
A lenta não fica tão alta com o ar desligado. Aumentei pouco.
Acabei de ver seu post de intalação dele. O que você me fala?
Douglas Vaciliev escreveu:3e.
Então, ouvi relatos que não funciona direito, que da muito problema, e onde eu levei para por o gás também falou mau. E abandonei.
A lenta não fica tão alta com o ar desligado. Aumentei pouco.
Acabei de ver seu post de intalação dele. O que você me fala?
opala4cc escreveu:Douglas Vaciliev escreveu:3e.
Então, ouvi relatos que não funciona direito, que da muito problema, e onde eu levei para por o gás também falou mau. E abandonei.
A lenta não fica tão alta com o ar desligado. Aumentei pouco.
Acabei de ver seu post de intalação dele. O que você me fala?
Bobagem. O kicker do 3E funciona perfeitamente, além de ser fácil de regular. O que acontece é que 1)imbecis, quando limpam o carburador, mergulham o kicker no produto de limpeza (gasolina, creolina, thinner, descarbonizante, viadagem alienígena, etc...), estragando a membrana interna dele e 2) é dificílimo de achar, principalmente o do 3E de opala. Você já acha com dificuldade o kicker do kadett, monza, vw sacana, etc...
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Bobagem. O kicker do 3E funciona perfeitamente, além de ser fácil de regular. O que acontece é que 1)imbecis, quando limpam o carburador, mergulham o kicker no produto de limpeza (gasolina, creolina, thinner, descarbonizante, viadagem alienígena, etc...), estragando a membrana interna dele e 2) é dificílimo de achar, principalmente o do 3E de opala. Você já acha com dificuldade o kicker do kadett, monza, vw sacana, etc...
Por esta dificuldade o Marcos adaptou um do Santana..que é praticamente igual e funcionou.
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