Participo do fórum desde 30/07/2015 e nunca me apresentei..
A história do meu opala é o seguinte.
Meu pai já teve vários opalas, sempre gostei deles.
Meu pai, irmão e eu (menor)
Há uns 8 anos, meu pai apareceu com o opala em casa, todos questionaram:
- Por que você comprou isso?
- Ele: Para ir trabalhar, e deixar a camioneta em casa.
Comprou por Mil e pouco e assumiu os impostos que não davam R$ 300,00.
Porém, apesar de estar funcionando, ele estava ruim para andar, bancos podres, ruim para pegar, carburador e distribuidor zoados, acabou que o carro ficou em casa.
Aí, o opala todo dia ali em casa, todo dia vendo ele, já conformado, começou a dar as ideias.
Cheguei para o meu pai; bom... já que o Opala está ai, vamos reformar.
Na hora ele já Rebateu:
- Olha aíi, reclamaram, acharam ruim de eu ter comprado e já estão querendo ele. Não falei que foi um bom negócio?!!
Em um sábado, desmontei todo interior, forros carpe, vidros, parte elétrica tirei todos os fios, motor, câmbio, suspendi o carro, e derrubei a suspensão no chão. Desmontei tudo.
Foi quando comecei a me apaixonar por ele. Começar a mexer, me apeguei no carro, e já comecei a sonhar com ele reformado, andando, etc.
A mecânica para mim, sempre foi próxima. Meu pai foi mecânico de tratores pesados e trabalhava com terraplenagem e aos 15 anos comecei a trabalhar com ele, e quando fundia um motor, um torque, quebrava uma lateral, um câmbio eu curioso sempre ajudava, pegando ferramenta, apertando parafusos e observando e aprendendo. Ele na época tinha uma D20, que a suspensão etc.. bem parecido com opala que quando dava problema a gente que arrumava.
Sempre gostei de mecânica, mas do que é da gente e não de prestar serviços. Me tornei um mecânico entusiasta, de fins de semana.
Novela da funilaria:
Montei todas as buchas, sem freio sem nada e levei para o 1º funileiro.
Desastre total, cara começou a meter massa em tudo.
2º Funileiro:
Desastre total, prometeu não meter massa, um dia cheguei sem avisar e metendo massa.
3º Funileiro:
Já o conhecíamos, começou a fazer as caixa de ar, dobrar chapa, tudo nos conformes, e ele desiste do trabalho, pois ficou doente.
Nisso o carro já estava lixado e começando a enferrujar.
No 4º funileiro, enfim, começou a fazer a restauração certa, sempre me mostrando as partes remendadas com chapas antes de pôr massa, preparou para pintar ficando bacana. Porém, o bendito cujo me vende a oficina.
Já havia acertado quase tudo R$ com o funileiro, ai para o outro terminar de pintar queria cobrar a mais e resumindo, aquela briga, o cara pintou e deu 6 meses começou a dar bolhas na lataria.
Resumindo, me estressei, peguei raiva do cara, e uma outra oportunidade vou repintar em algum outro lugar. (Por isso que não gosto de depender de ninguém, e pintura, não é qualquer um que faz...FODA)
Nesse meio tempo, comprei o opala do meu pai, como tinha gasto 8k na funilaria, comprei por 9k parcelado em 36x, assumindo parte de um financiamento que ele fez. Negócio de pai para filho né?! Hehe.
Comecei a motar:
Obs.: Não quis seguir a originalidade, e sim montar um carro para o meu gosto, que me agrade.
Motor retificado, pintando:
Câmbio tirei o clek clek e comprei 5ª marcha do moderno;
Direção Hidráulica;
Freio (Disco duplo ventilado, pinças, cilindro mestre, hidro vácuo, sapatas, flexíveis tudo novo);
Diferencial Revisado;
Parte elétrica desde caixa de fusíveis tudo novo (Paguei para fazer)
Estofamento em couro preto (Paguei para fazer apenas os bancos, forro de portas e Teto) resto eu fui comprado e montando;
Parte de acabamento interno vs externo, tive que comprar quase tudo novo;
Bom, fiz tudo, quase tudo peças novas.
Enfim, comecei a andar com o carro, carburador simples, rodas raspando, vamos readequando:
Comprei rodas novas aro 18, carburador 3e, parte de arrefecimento novo, e foi quando tive meu primeiro problema, qual não encontrava a solução, quebrando a cabeça para resolver.
E pesquisando na internet sobre o problema, sobre opala, sempre o google me direcionava a busca para este fórum, resolvi me cadastrar e soltei o problema nesse tópico.
http://www.opaleirosdoparana.com/t40752-motor-pipocando
Hoje ele está assim:
Ar condicionado, painel em led, tudo mão de obra minha.
No fim das contas, não é o valor do carro que conta, e sim o fato de você ter feito todo ele. Dos momentos, das etapas, dos detalhes.
Com certeza tem opalas melhores que o meu, mais bonitos, mas o meu se torna insubstituível por esses motivos. É um carro que eu não pretendo vender nunca.
Pena eu não ter registrado as etapas com fotos como a maioria aqui fazem.
Meu sonho agora, próximo passo, por motor 6 cilindros, 6 CaneCo como dizem por aqui.
Estou juntando grana, e procurando motor com medidas boas, porém, aqui no Paraná está difícil achar, quando acha pedem absurdos. Se alguém souber de um.
Abrir ele e vir montando do meu jeito.
A GENTE NASCE, CRESCE E NUNCA DEIXA DE SER CRIANÇA SÓ O QUE MUDA É O TAMANHO DO BRINQUEDO.
Última edição por Douglas Vaciliev em Qua 29 Nov - 9:01:40, editado 2 vez(es)
Ontem à(s) 18:50:37 por Müller
» Motor 4cil 2.8
Ontem à(s) 14:17:19 por LEOGC
» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Ontem à(s) 12:56:23 por bybecker
» Ferramenta para travar volante do opala
Ontem à(s) 11:33:01 por opala4cc
» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Ontem à(s) 8:42:36 por Bre4100
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc
» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Seg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena
» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Seg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS
» chaves do opala
Seg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86