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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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4100 turbo não sobe o giro

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Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Empty 4100 turbo não sobe o giro

Mensagem por Fernandinho SP em Qui 11 Jan - 15:47:37

Boa tarde, rapaziada !
Sou novo aqui no Forum e mega inexperiente em motores Turbo ( trabalhei a vida inteira com aspirado). Recentemente adquiri um 6 boca turbo (4100 Álcool, turbina .50/.63 pulsativa, pressão 0,7 Bar, pressão de combustível 1,3 bar, coletor 3x1/3x1, ponto 30° final, comando original, carb. 3E, mistura ideal no Hallmeter) cheio de "errinhos básicos", coletor vazando, pressão de combustivel alta(2,5 bar), distribuidor com folga, giclagem monstro, enfim, corrigi tudo mas estou achando ele meio "aleijado".
O motor está bom, 200 de compressão no manômetro, não queima óleo, não raja nem bate mancal, pressão de óleo quente em 1,5 bar na lenta e 3 bar acelerando.
Na rua responde bem, acho que pelo motivo de não ter espaço para acelerar o que realmente o motor deveria, mas na estrada senti que algo está errado.
A turbina enche à partir de 2300 rpm e rápido mas o giro do motor demora "1 mês e 14 dias" pra chegar a 4000 rpm (achei muito pouco mesmo sendo um comando original).
Um detalhe que vi, e se fosse aspirado eu diria que foi um serial killer de motor que montou, foi a flange de fixação da turbina. A boca do coletor é quadrada (acho que T4) e foi colocado um "redutor" para a fixação da flange  da turbina, que é retangular (acho que T3) o que forma um degrau reduzindo muito a passagem dos gases. Não sei se é prática comum utilizada em turbos mas achei estranho.
Esse motor não deveria subir acima de 4000 rpm e rápido ???

Se puderem me ajudar mesmo que esclarecendo dúvidas eu agradeço !!
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Mensagem por Pedrão B. em Qui 11 Jan - 16:27:06

Depois dos 2,3k/rpm o giro era pra ser igual coice de porco!
Manda fotos desse coletor e dessa restrição.
[]’s


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Mensagem por BenKenobi em Qui 11 Jan - 17:00:58

A turbina quando enche o giro deveria subir absurdamente rapido.

Voce usa manometros de turbo e sonda? O que ela acusa quando voce acelera fundo e tem essa demora pra encher?

A turbina chega encher pressao? Tem combustivel pra alimentar tudo?

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Mensagem por adpachec em Qui 11 Jan - 17:08:15

Eu acho que é a válvula de alívio de pressão.
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Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Empty Re: 4100 turbo não sobe o giro

Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 12 Jan - 4:52:57

Que tucho está usando?
Se for hidráulico, está ai seu problema!
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Mensagem por Fernandinho SP em Sex 12 Jan - 15:18:18

Boa tarde, rapaziada !
Vamos lá, tirei umas foto

Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Img_2012
Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Img_2013
Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Img_2010
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Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Img_2011



Última edição por Fernandinho SP em Sex 12 Jan - 17:16:47, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fernandinho SP em Sex 12 Jan - 15:38:49

Enviei as fotos mas não estou visualzando...também não achei um meio de responder individualmente...tenho um pouco de dificuldade pra me entender com esse treco aki....héhé
Bom...uso manômetro e sonda...a pressão da turbina está em 0,7 bar e sobe rápido...sonda, na hora que estou de pé em baixo entta no inicio da faixa de mistura rica...ptedsão de combustível tem de sobra, está rehulada para 1,3 bar...
A valvula de alívio está quase estrangulada...já verifiquei todos os ossiveis pontos de perda de pressao, mangueiras, abraçadeiras, mufla, carburador....mas o que vejo aki não é perfa de pressão senão a mesma não subiria rápido....
Vou verificar os tuchos quanto a serem hidraulicos ou não...ainda não fiz isso.
Só tenho tempo aos Sábados pra ver isso, minha semana é corrida...
Por fim acho qie vou ao bäsico...desmontar tudo e partir do zero, pelo menos vou saber com certeza o que tenho nas mãos...comando, turbina, carburador, etc...

Agradeço a colaboração de todos até aki...vou continuar mandando informaçoes...
Só achei estranho as fotos não aparecerem...indicou que foram enviadas com sucesso.


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Mensagem por BenKenobi em Sex 12 Jan - 15:56:40

Depois q envia as fotos vc precisa copiar o link delas e colocar na resposta do post, ai elas aparecem. Wink
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Mensagem por Fernandinho SP em Sex 12 Jan - 16:27:44

entendi, vou fazer isso .. vlw
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Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 12 Jan - 22:16:21

Antes de tudo, vejas os tuchos, se for hidráulicos em alta rotação eles flutuam e não sobe a rotação.
Opala turbo é recomendável tuchos mecânicos.
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Mensagem por eleandro kalckmann em Sab 13 Jan - 10:53:08

acompanhando
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Mensagem por Fernandinho SP em Ter 16 Jan - 17:53:48

Boa noite, rapaziada !

nâo sei quem citou essa frase mas quem é mecânico sabe que é verdade :

"Dois motores iguais são tão diferentes..."

Infelizmente o meu é o aleijado dessa história, mas não é culpa dele, e sim do MEXÂNICO maldito que cuidava dele.

Ontem comecei a desmontar tudo para saber ao certo o que tenho nas mãos... tinha 4 válvulas justas, mas não presas, e eu já havia regulado...desconfiei..desmontei os balanceiros, retirei as varetas ( todas perfeitas) mas... quem disse que os tuchos saiam ?...com muito custo retirei e estavam em péssimo estado, e o pior !!!... dos 12 tuchos , 4 eram hidráulicos !!!...pqp...passei o dedo no comando e deu pra sentir que está riscado ( provavelmente desgastado)...Olhando com mais cuidado vi que 2 molas de válvulas estão sem o dumper, sinal de serviço de cabeçote mal feito...No final de semana vou continuar com a desmontagem e vamos ver o que mais encontro... O negócio agora é preparar o bolso pra gastar um dimdim $$$$$...já tenho algumas peças mas nunca é o suficiente...

Volto com mais novidades. Turbo - 4100 turbo não sobe o giro 851505
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Mensagem por Fernandinho SP em Sex 19 Jan - 16:37:33

Rapaziada, hoje retirei a tampa do comando e adivinhem... engrenagem de fibra..e bem desgastada...Bom, depois de tanta mer.. num motor só decidi que vou montá-lo com umas peças usadas que tenho por aki (engrenagem do comando tuchos mecânicos, etc) e vou ficar rodando com ele, maneirando o pé é claro, até eu comprar tudo e parar o danado de uma vez só... Ficar sem a Opaleta pro rolê no final de semana não dá...héhé...quando montar dou continuidade a esse tópico com as novidades...

vlw

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Mensagem por Fernandinho SP em Seg 5 Fev - 17:47:52

Rapaziada, voltei dando continuidade à minha briga com o motor... Fiz os reparos necessários com peças usadas em bom estado que eu tinha aqui, com exceção das molas de válvulas. Vou tentar passar algumas dicas sobre uns probleminhas que percebi durante o acerto do bicho e sobre alguns tópicos que li aqui no fórum para me ajudar na resolução do problema. Por favor me corrijam se eu estiver dizendo alguma besteira, afinal estamos todos em constante aprendizado. No final passo como ficou a configuração do motor para se chegar há um bom resultado (nota Cool.

Primeiramente, li em vários tópicos sobre alimentação (carburados e injetados), a galera dizendo que aumentou isso, diminuiu aquilo até chegar em um resultado plausível mas, em momento algum (só se me passou despercebido) vi comentários sobre o SISTEMA DE ARREFECIMENTO. O sistema de arrefecimento é uma das partes mais importantes na hora de acertar um motor, seja ele carburado ou injetado, principalmente se for Álcool. Se não estiver funcionando corretamente e com a temperatura correta de trabalho para o combustível utilizado, nada vai funcionar como se deve. TEM QUE TER VÁLVULA TERMOSTÁTICA e CARBURADOS A ÁLCOOL TEM QUE TER AQUECIMENTO NO COLETOR !!!. Isso vale tanto para turbo como para aspirado.

Utilização do Hallmeter: Percebi que no L6 CARBURADO, no meu caso turbo, os valores apresentados tem que estar sempre nas faixas limite (ideal e rico). Comecei acertando a giclagem para ficar na faixa ideal, tanto em baixa como em alta, a quase mandei os cilindros 1 e 6 pra "casa do chapéu". Utilizei até um multímetro para ter certeza que o hallmeter estava marcando corretamente. O motor ficava xôxo e embolava. Aumentei a giclagem até que, em baixa, o último led da faixa ideal ficasse acesso constantemente e, em alta, faltando um led para o final da escala da faixa rica. O motor ficou um "cavalo", outro carro.

Outra dica é à respeito do giclê do 2° estágio do carburador 3E. O povo, quando chega ao limite de giclê 280 e quer aumentar mais, retira o giclê passando diretamente dos 280 para 400, que é a medida interna da rosca. Tem uma solução mais interessante, a rosca original é M5, passe ela para M6 com o auxílio de um macho apropriado e utilize o GICLÊ DE AR do carburador do FUSCA ou BRASÍLIA DUPLA CARBURAÇÃO, com isso você chegará até 400 indo de 10 em 10. Fica bem melhor !!

Enfim, ficou bom para andar na cidade como na estrada. Na estrada, de 80 Km/h para 203 Km/h, foi um "peido" (medido com GPS). Na cidade não gosto de acelerar, mesmo por que, utilizo um diferencial Braseixos e todos sabem que é uma casca de ovo.

Configuração Final:

-Motor 4100 Àlcool (original) gaxeta.
-Tuchos Mecânicos
-Cãmbio 4 marchas ré pra frente
-Diferencial Braseixos LONGO
-Ponto final de ignição 30°
-Válvula Termostática 90°c
-Velas grau 9 com 1mm de abertura
-Bobina do Gol Mi
-Turbina .50/.63
-Pressão 0,7 Bar
-Pressão de combustível 0,2 na lenta e 1,7 Bar em alta.
-Carburador 3E
1° 180
2º 300 sem econostat
agulha 350
injetor de rápida 140

Mais pra frente vou testar com uma WEBER 44, só falta a mufla adequada ao meu tipo de coletor mas o projeto final é retirar tudo isso e passá-lo para aspirado. Opala, pra mim, tem que ter barulho e embaralhar !!! Cool Turbo - 4100 turbo não sobe o giro 562542 Turbo - 4100 turbo não sobe o giro 851505 Turbo - 4100 turbo não sobe o giro 215399





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Mensagem por Douglas Vaciliev em Ter 6 Fev - 8:32:39

Que bom que conseguiu acertar!!
Parabéns.

Como estão os freios para segurar essa máquina?! rss.
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Mensagem por André Henrique em Ter 6 Fev - 11:22:31

Fernandinho SP escreveu:Rapaziada, voltei dando continuidade à minha briga com o motor... Fiz os reparos necessários com peças usadas em bom estado que eu tinha aqui, com exceção das molas de válvulas. Vou tentar passar algumas dicas sobre uns probleminhas que percebi durante o acerto do bicho e sobre alguns tópicos que li aqui no fórum para me ajudar na resolução do problema. Por favor me corrijam se eu estiver dizendo alguma besteira, afinal estamos todos em constante aprendizado. No final passo como ficou a configuração do motor para se chegar há um bom resultado (nota [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_cool.gif[/smiley].

Primeiramente, li em vários tópicos sobre alimentação (carburados e injetados), a galera dizendo que aumentou isso, diminuiu aquilo até chegar em um resultado plausível mas, em momento algum (só se me passou despercebido) vi comentários sobre o SISTEMA DE ARREFECIMENTO. O sistema de arrefecimento é uma das partes mais importantes na hora de acertar um motor, seja ele carburado ou injetado, principalmente se for Álcool. Se não estiver funcionando corretamente e com a temperatura correta de trabalho para o combustível utilizado, nada vai funcionar como se deve. TEM QUE TER VÁLVULA TERMOSTÁTICA e CARBURADOS A ÁLCOOL TEM QUE TER AQUECIMENTO NO COLETOR !!!. Isso vale tanto para turbo como para aspirado.

Utilização do Hallmeter: Percebi que no L6 CARBURADO, no meu caso turbo, os valores apresentados tem que estar sempre nas faixas limite (ideal e rico). Comecei acertando a giclagem para ficar na faixa ideal, tanto em baixa como em alta, a quase mandei os cilindros 1 e 6 pra "casa do chapéu". Utilizei até um multímetro para ter certeza que o hallmeter estava marcando corretamente. O motor ficava xôxo e embolava. Aumentei a giclagem até que, em baixa, o último led da faixa ideal ficasse acesso constantemente e, em alta, faltando um led para o final da escala da faixa rica. O motor ficou um "cavalo", outro carro.

Outra dica é à respeito do giclê do 2° estágio do carburador 3E. O povo, quando chega ao limite de giclê 280 e quer aumentar mais, retira o giclê passando diretamente dos 280 para 400, que é a medida interna da rosca. Tem uma solução mais interessante, a rosca original é M5, passe ela para M6 com o auxílio de um macho apropriado e utilize o GICLÊ DE AR do carburador do FUSCA ou BRASÍLIA DUPLA CARBURAÇÃO, com isso você chegará até 400 indo de 10 em 10. Fica bem melhor !!

Enfim, ficou bom para andar na cidade como na estrada. Na estrada, de 80 Km/h para 203 Km/h, foi um "peido" (medido com GPS). Na cidade não gosto de acelerar, mesmo por que, utilizo um diferencial Braseixos e todos sabem que é uma casca de ovo.

Configuração Final:

-Motor 4100 Àlcool (original) gaxeta.
-Tuchos Mecânicos
-Cãmbio 4 marchas ré pra frente
-Diferencial Braseixos LONGO
-Ponto final de ignição 30°
-Válvula Termostática 90°c
-Velas grau 9 com 1mm de abertura
-Bobina do Gol Mi
-Turbina .50/.63
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-Pressão de combustível 0,2 na lenta e 1,7 Bar em alta.
-Carburador 3E
1° 180
2º 300 sem econostat
agulha 350
injetor de rápida 140

Mais pra frente vou testar com uma WEBER 44, só falta a mufla adequada ao meu tipo de coletor mas o projeto final é retirar tudo isso e passá-lo para aspirado. Opala, pra mim, tem que ter barulho e embaralhar !!! [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_cool.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/u/1813/90/69/51/smiles/562542.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/u/1813/90/69/51/smiles/851505.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/u/1813/90/69/51/smiles/215399.gif[/smiley]

Deve estar um monstrinho hehehe
Melhor de tudo é ver um resultado bom assim com o motor original.

Enviado pelo Topic'it
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Mensagem por Fernandinho SP em Ter 6 Fev - 14:15:35

Douglas Vaciliev escreveu:Que bom que conseguiu acertar!!
Parabéns.

Como estão os freios para segurar essa máquina?! rss.

Originais totalmente revisados...kkkk...mas se precisar parar em curto espaço tem que ser ligeiro pra cambiar as reduzidas....senão não pára não !!
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Turbo - 4100 turbo não sobe o giro Empty Re: 4100 turbo não sobe o giro

Mensagem por Fernandinho SP em Ter 6 Fev - 14:26:12

Mais pra frente passo como ficou o consumo. Não tive tempo de ver isso ainda. Agora no Carnaval o "Brancão" vai ficar debaixo da capa descansando na garagem. Turbo - 4100 turbo não sobe o giro 851505 Turbo - 4100 turbo não sobe o giro 56741
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Mensagem por André Henrique em Qua 7 Fev - 2:43:57

Fernandinho SP escreveu:Mais pra frente passo como ficou o consumo. Não tive tempo de ver isso ainda. Agora no Carnaval o "Brancão" vai ficar debaixo da capa descansando na garagem. [smiley]https://2img.net/u/1813/90/69/51/smiles/851505.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/u/1813/90/69/51/smiles/56741.gif[/smiley]

Enquanto os bloquinhos desfilam no carnaval, o verdadeiro bloco descansa na garagem kkkkkkk
Brincadeiras (idiotas) a parte, tô acompanhando... Ansioso pra saber a resposta da pergunta que nunca cala: "e o consumo"?

Enviado pelo Topic'it
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Mensagem por paulo_bomber em Qua 7 Fev - 15:18:08

Parabéns meu amigo, certamente um dos prazeres dos antigos é poder meter a mão e resolver o problema, quanto ao seu comando eu sugeria retirar e dar um polimento e montar com um joguinho de tuchos novos, afim de evitar de ficar liberando farelo e desgastando o resto do motor, outra que ouvi falar é q 1mm é muita abertura de vela para o turbo, que a centelha tem dificuldade devido a turbulência do ar, e quanto as molas do cabeçote, elas podem ser trocadas com ele no lugar, da um pouco de trabalho, mas é possível, eu fiz uma ferramenta que vai no lugar da vela e manda ar de um compressor, a pressão do ar ajuda a manter a válvula fechada, e no prisioneiro monto outra ferramenta que serve como alavanca, é bom ter um imã para prender as chavetas.
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Mensagem por Fernandinho SP em Qua 7 Fev - 17:07:18

paulo_bomber escreveu:Parabéns meu amigo, certamente um dos prazeres dos antigos é poder meter a mão e resolver o problema, quanto ao seu comando eu sugeria retirar e dar um polimento e montar com um joguinho de tuchos novos, afim de evitar de ficar liberando farelo e desgastando o resto do motor, outra que ouvi falar é q 1mm é muita abertura de vela para o turbo, que a centelha tem dificuldade devido a turbulência do ar, e quanto as molas do cabeçote, elas podem ser trocadas com ele no lugar, da um pouco de trabalho, mas é possível, eu fiz uma ferramenta que vai no lugar da vela e manda ar de um compressor, a pressão do ar ajuda a manter a válvula fechada, e no prisioneiro monto outra ferramenta que serve como alavanca, é bom ter um imã para prender as chavetas.

Troquei o omando, amigo. Olquei um usado mas em bom estado que tinha qui.

Tenho uma ferramenta dessa. Eu utili,ava para trocar retentor de valvulas. Mas tem que ter muito cuidado.

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Mensagem por frederico santos em Ter 13 Fev - 6:59:40

Olá bom dia, uma relação dessas não deve durar muito, pelo menos dos relatos que ouço. Mas continue nos atualizando. Outro detalhe importante sobre rendimento é o controle da contra pressão, que contribui na falta de rendimento e temperatura.
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Mensagem por krust em Qua 14 Fev - 16:16:57

Amigo voce sabe as médias de eixo e rotor da sua turbina ou o número do modelo dela? pelo que vi parece uma Garret. E qual a faixa de rotação que ela começa a empurrar?
Pergunto porque vou turbinar o meu aí estou com dúvida quanto as medidas e faixa de rotação que empurra
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Mensagem por Fernandinho SP em Qui 15 Fev - 5:38:34

krust escreveu:Amigo voce sabe as médias de eixo e rotor da sua turbina ou o número do modelo dela?  pelo que vi parece uma Garret. E qual a faixa de rotação que ela começa a empurrar?
Pergunto porque vou turbinar o meu aí estou com dúvida quanto as medidas e faixa de rotação que empurra

Bom dia, amigo !

Não sei as medidas de eixo e rotor pois a turbina já veio no carro, não tem plaqueta de identificação e eu nunca desmontei.

Olhando por fora o rotor não passa de 55 mm, é pequeno.

A parte quente é Garret .63 e a fria Master Power .50

Ela começa a entrar entre 2300 e 2400 RPM.

Para rua eu achei excelente. Na estrada também tem uma pegada legal mas nem perto da turbina de caminhão que os caras usam por aí (com eixo de 82mm).

Uma dica: Fuja de carburador 3E, é um pé no saco pra acertar. Quando você acerta a giclagem, começa as "faltas" (cuba vazia)...quando acerta a cuba, a agulha começa não querer vedar ( essas agulhas de alta vazão que os caras vendem são um lixo ! )... resumindo...é uma mer...

Invista numa Weber, pode ser uma Mr/Mk, é boa, mais barata e tem niquelada para álcool.

Se tiver um troquinho sobrando esqueça tudo isso e monte um sistema de injeção FT 250 ou superior e seja feliz !!! acerto preciso em todas as rotações, economia de combustível e um ótimo custo benefício.

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Mensagem por krust em Qui 15 Fev - 9:19:58

Opa blz , eu já tenho uma w40 mas não é niquelada , 1vez por semana tenho que abrir limpar ...quando for montar o turbo eu vou mandar pra niquelar . Vou acabar montando uma ZR5658 .70/.70 só vou trocar o comando e tuchos pelo do Omega pq o meu é 298 de resto vou deixar como está taxa 10,5 e pistão grande com um 0,6 só pra divertir quase nem.uso ele e não viajo
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Mensagem por França em Dom 9 Set - 0:16:24

paulo_bomber escreveu:Parabéns meu amigo, certamente um dos prazeres dos antigos é poder meter a mão e resolver o problema, quanto ao seu comando eu sugeria retirar e dar um polimento e montar com um joguinho de tuchos novos, afim de evitar de ficar liberando farelo e desgastando o resto do motor, outra que ouvi falar é q 1mm é muita abertura de vela para o turbo, que a centelha tem dificuldade devido a turbulência do ar, e quanto as molas do cabeçote, elas podem ser trocadas com ele no lugar, da um pouco de trabalho, mas é possível, eu fiz uma ferramenta que vai no lugar da vela e manda ar de um compressor, a pressão do ar ajuda a manter a válvula fechada, e no prisioneiro monto outra ferramenta que serve como alavanca, é bom ter um imã para prender as chavetas.

Para turbo qual o GAP ideal para velas ??
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Mensagem por Fernandinho SP em Ter 13 Nov - 4:52:01

Eaew rapaziada!!!

Para dar continuidade a mais um capítulo da novela "4100 turbo não sobe o giro", vou pegar carona no tópico do colega Ewerton.

"Acerto de weber 44 Opala 6 cil. Turbo"


https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45455-acerto-weber-44-opala-6cil-turbo


Fiquei todo esse tempo com o Brancão parado pois estava fazendo um up grade no motor e dando um trato no cofre. Não terminei ainda mas o motor ja começou a respirar sem a ajuda de aparelhos...héhé

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