Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Carburador dfv 446
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptyOntem à(s) 22:06:45 por Marcos Adriano

» Nova Gasolina
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptyOntem à(s) 19:57:04 por chevy250

» Opala 6cc Coupe 75
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptyOntem à(s) 13:43:10 por opala79_4cc

» Tapetes para a linha Opala e Caravan
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptyOntem à(s) 13:11:45 por fauzi

» "CONCLUI" meu Opala 72 TURBO 650whp
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptyOntem à(s) 12:32:55 por opala79_4cc

» Pivôs
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptyOntem à(s) 9:51:32 por juninho ribeiro

» Graduação do comando original 4.1
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptySex 18 Set - 21:19:00 por possantemarrom

» Motor nao sobe oleo pelas varetas
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptySex 18 Set - 21:06:04 por sezil

» Terror na funilaria
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 EmptySex 18 Set - 21:04:42 por raphaelcaronti

Quem está conectado

9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17536)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
tabarbosa (16851)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
BANDIT (13573)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
Rubão6cc (12582)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
Xann (10394)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
j ricardo (9367)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
raphaelcaronti (8693)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
Eduardo SSa (8678)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 
Marcos Adriano (8410)
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_leftInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 BarInstalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Bar_right 

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 27 Jan - 17:27:54

Apesar de eu ter ficado bastante satisfeito com a restauração que realizei no meu carro, graças à sugestões (a maioria boa) de "opaleiros" do site e de fora dele, acabei avançando na parte mecânica.
Tendo adquirido todas as peças de Motor (Injeção, Cabeçote, Comando, Molas, Roda Fônica, etc.) acabei avançando para a parte de tração, seguindo então 2 novos projetos que consistem na instalação de uma Caixa de Câmbio de 5 marchas (quero um carro de tocada suave na estrada) e Eixo Traseiro com Freios à Disco.
Depois de estudar bastante, sempre ouvindo e lendo de quem já tinha andado por esse terreno,acabei optando e encontrando um Clark de 5 marchas 2205B.

Gostaria então de receber alguma dica e/ ou orientação de colega que tenha instalado esse Câmbio em um 74 2 Portas.
De cara já vi que terei que alterar o Rasgo no Túnel do Assoalho, uma vez que a Alavanca de Marchas ao contrário do Cambio Original (deslocado para o lado Esquerdo), parece centralizada em relação ao conjunto.
Todavia, parece que ela está na mesma posição em relação à Borda da Capa Seca.

Outra coisa que chama a atenção é o Eixo cardã, que no Diplomata 92 era seccionado e no 74 é inteiriço.
Alguma sugestão/ dica de o que usar nessa instalação?

O Eixo Traseiro original, Braseixos, deverá também ser substituído por um Dana.
Alguém sabe informar qual diferencial o Diplomata 92 usava?

Muito obrigado e abraços

Alexandre
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 27 Jan - 19:10:50

o cara certo pra te explicar isso é o Jonas (FR1974) vamo ve se ele aparece....

momentaneamente vou dar minha opiniao....

vc tera, alem de cortar o tunel pra entrada do trambulador e alavanca dentro do carro, q soldar os dois suportes para a travessa q nesse camio fica mais na parte de traz do cambio e é mais curta....o FR1974 comprou os dois q foram retirados de um assoalho de opala moderno e vai soldar no assoalho do opala 74 dele....acho q fica um servico muito bom...

eu fiz um trampo parecido com isso em um 82 q eu tive...era cambio varetado e eu coloquei o 5m moderno.....no meu caso o mecanico fez os dois suportes com duas chapas de ferro de 8mm....ele soldou e moldou elas pra ficarem na posicao correta dos furos dos parafusos da travessa...ficou bom.....tbem tive q cortar o tunel pra entrar o trambulador....o fato do meu carro ser 82 e o cambio ser o 5m do 4cil nao muda em nada sobre o seu....pois tudo é absolutamente igual.....vai mudar apenas a posicao da alavanca do 5m do 4cil e do 6cil....mas terá q cortar do mesmo jeito....

vc tbem pode optar em trocar todo o tunel onde fica o cambio....é algo mais demorado e trabalhoso ....mas fica muito bom.....conheco um cara q fez isso no opala 73 dele...estava andando com um 4m moderno....e agora vai andar com um cambio 5m do kridao.....


sobre o carda....o seccionado q vc disse ou bi-partido (como é mais conhecido) evita algumas vibrações....em teoria é muito bom...mas na pratica existem muitas reclamações e muita gente tira pra por o inteirico devido manutencao do rolamento intermediario ser constante e nao acharem peças boas hj em dia no mercado....

o diplomata 92 usava tanto dana quanto braseixos....3.07 ou 2.73 isso dependia muito da versao....dizem q os 92 a gasolina sairam com 3.07 (braseixos ou dana) com cambio 5m 2205B e os 92 a alcool sairam com 4m e braseixos 2.73


uma dica minha: com esse cambio 5m coloque um dana 3.07 e vc tera uma transmissao perfeita e confiavel.....eu uso um cambio 2215A na minha caravan (q é muito parecido com o 2210B) com o 2.73 achei ele muito longo na pista....giro muito baixo a 100kmh.....dai montei um dana 3.07 e ficou perfeito....mais curto na cidade...melhor nas retomadas e arrancadas...melhor de saida....e tbem ficou muito bom na pista....

com 5m e 2.73 100kmh ficava entre 1600 e 1700 giros
com 5m e 3.07 100kmh fica 2000 giros....


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 28 Jan - 6:31:35

Bom dia Marcos. Eu realmente não tinha pensado no Trambulador, que parece sim ser bem mais alto que o Varetado. Certamente terá que adentrar na carroceria através do Túnel.
Como o carro está ainda sem o Motor (iniciamos ontem a montagem peça a peça), vai ser muito fácil retirar o Cambio original e fazer testes com o 5 M. O Funileiro já está de sobreaviso para trabalhar...kkk
Quanto ao Diferencial consegui um Dana zero Km com relação 3:07, que deverá dar conta do recado.
Agradeço imensamente pelas valiosas informações.
Grande abraço
NB: parabéns pela Caravan.
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 28 Jan - 9:13:31

os opalas modernos nao dao tanto a impressao q o trambulador "entra" dentro do carro devido um ressalto q tem no tunel

tunel do opala antigo:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20150310


tunel do opala moderno
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Foto0188

diferença entre eles:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Mqdefault


aqui as fotos do suporte q foi feito no meu opala 82 pra trocar o cambio varetado pelo moderno:

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2012
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2013
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2011
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2017
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2014
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2010
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2016
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img_2015


quanto ai dif da conta tranquilo!!! teve sorte achar um zerado desse!!! o meu ta bom...ronca um pouco mas o escape encobre o ronco kkkkkkkkkk


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 28 Jan - 9:36:05

Olá Marcos. Excelente adaptação. Vamos considerar no projeto. Muito obrigado mesmo. Forte abraço.
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 28 Jan - 11:41:20

se vc conseguir pode soldar os suportes originais no lugar dessas chapas ai é só despontilhar de um assoalho de opala moderno e soldar no seu......fica visualmente um trampo mais bonitinho do q esse meu....

boa sorte ai!!

OKK OKK


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
LucasPiologo
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1018
Idade : 30
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por LucasPiologo em Seg 29 Jan - 5:53:40

Marcos Adriano escreveu:o cara certo pra te explicar isso é o Jonas (FR1974) vamo ve se ele aparece....

momentaneamente vou dar minha opiniao....

vc tera, alem de cortar o tunel pra entrada do trambulador e alavanca dentro do carro, q soldar os dois suportes para a travessa q nesse camio fica mais na parte de traz do cambio e é mais curta....o FR1974 comprou os dois q foram retirados de um assoalho de opala moderno e vai soldar no assoalho do opala 74 dele....acho q fica um servico muito bom...

eu fiz um trampo parecido com isso em um 82 q eu tive...era cambio varetado e eu coloquei o 5m moderno.....no meu caso o mecanico fez os dois suportes com duas chapas de ferro de 8mm....ele soldou e moldou elas pra ficarem na posicao correta dos furos dos parafusos da travessa...ficou bom.....tbem tive q cortar o tunel pra entrar o trambulador....o fato do meu carro ser 82 e o cambio ser o 5m do 4cil nao muda em nada sobre o seu....pois tudo é absolutamente igual.....vai mudar apenas a posicao da alavanca do 5m do 4cil e do 6cil....mas terá q cortar do mesmo jeito....

vc tbem pode optar em trocar todo o tunel onde fica o cambio....é algo mais demorado e trabalhoso ....mas fica muito bom.....conheco um cara q fez isso no opala 73 dele...estava andando com um 4m moderno....e agora vai andar com um cambio 5m do kridao.....


sobre o carda....o seccionado q vc disse ou bi-partido (como é mais conhecido) evita algumas vibrações....em teoria é muito bom...mas na pratica existem muitas reclamações e muita gente tira pra por o inteirico devido manutencao do rolamento intermediario ser constante e nao acharem peças boas hj em dia no mercado....

o diplomata 92 usava tanto dana quanto braseixos....3.07 ou 2.73 isso dependia muito da versao....dizem q os 92 a gasolina sairam com 3.07 (braseixos ou dana) com cambio 5m 2205B e os 92 a alcool sairam com 4m e braseixos 2.73


uma dica minha: com esse cambio 5m coloque um dana 3.07 e vc tera uma transmissao perfeita e confiavel.....eu uso um cambio 2215A na minha caravan (q é muito parecido com o 2210B) com o 2.73 achei ele muito longo na pista....giro muito baixo a 100kmh.....dai montei um dana 3.07 e ficou perfeito....mais curto na cidade...melhor nas retomadas e arrancadas...melhor de saida....e tbem ficou muito bom na pista....

com 5m e 2.73 100kmh ficava entre 1600 e 1700 giros
com 5m e 3.07 100kmh fica 2000 giros....

Caraca, 100km/h a 1700 giros... fico imaginando esticar a 4° até uns 3 mil rpm que é quando se chega a uns 130~140 km/h e colocar 5° marcha, hehehehehe !
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 29 Jan - 11:27:29

LucasPiologo escreveu:Caraca, 100km/h a 1700 giros... fico imaginando esticar a 4° até uns 3 mil rpm que é quando se chega a uns 130~140 km/h e colocar 5° marcha, hehehehehe !


mas ai q ta...com 2.73 a quinta fica muito pesada.....no meu motor quase original sem muitas frescuras (apenas comando de omega e taxa de alcool andando na gasolina) ela pesava muito e nao desenvolvia tanto assim.....

com o 3.07 apesar de ser mais curto anda muito mais.


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 11 Fev - 8:45:31

Caros.
A coisa começa a evoluir, sendo que recebi o Cambio que além de ter vindo completo (Capa Seca, Trambulador, Alavanca com Manopla/ Guarda-pó e suporte Traseiro), está em muito boas condições (as marchas engatando com suavidade, sem qualquer tipo de enrosco).
Baseado nos inputs recebidos eu fui atras do Suporte Interno, que vinha soldado na parte interna do Tunel.
Consegui um em Anápolis-GO, sendo que o rapaz recortou até um pedaço do Tunel para me dar mais flexibilidade no momento da adaptação.
Por ele já deu para ter uma ideia do retrabalho que terá que ser feito no Tunel do 74, para que a coisa fique boa.
Vamos então interromper a montagem do Motor e partir para a adaptação do Cambio.
A ideia é retirar o cleck-cleck e apresentar o 2205B para abrir o Túnel o mínimo possível.
A ideia também é retrabalhar o Suporte Interno para que o Console original do 74 seja mantido. Todavia vai ser necessário retrabalhar o Console na região da alavanca, pois esta é centralizada no novo Cambio. Entretanto, nada que um novo Chapéu de Bruxa fabricado com uma base maior não resolva.
Outra coisa também, achei um sujeito no ML que fornece a Bola da Alavanca de Câmbio para o 5M (sem rosca) e com desenho da original 74.
Vamos trabalhar no sentido de usar o Suporte original, ou até mesmo construir um novo mais reforçado, deslocando no Assoalho para a posição requerida pelo novo Cambio (vou tentar escapar da Solda).
Como informado antes, o Diferencial já está na mão (Dana 44, 3,07, Fever Edition - http://dana44.com.br/), e deveremos fazer a conexão através de um cardã único ao invés do bi-partido (vamos trabalhar para um balanceamento preciso).
Na medida em que a coisa evoluir eu irei mostrando aqui.

Obrigado pelos inputs e abraço.

Alexandre
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 11 Fev - 9:00:56

muito bom amigo.....


quero acompanhar!!!

se possivel vá postando fotos.....sera um topico muito interessante.



se tiver um tempinho livre e boa vontade pra ver muitas fotos da uma olhada no meu topico do meu cambio OKK

http://www.opaleirosdoparana.com/t43931-cambio-de-c20-na-caravan



_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 24 Fev - 13:48:13

Caros, seguindo com o upgrade de Motor e Transmissão resolvemos não alterar o Eixo Traseiro neste momento (o Dana e Freios a Disco vão ficar para mais tarde).
Agora estou empenhado na instalação do Cambio de 5 Marchas junto com o Motor devidamente preparado e injetado. Felizmente o Eixo Cardã original assim como o Disco de Embreagem, acopla perfeitamente no CL-2205B não havendo necessidade de se fazer qualquer tipo de adaptação.
Todavia, vamos retrabalhar o Túnel e adicionar o Suporte LD/ LE de Fixação da Travessa do Câmbio 5 Marchas (vide fotos), fundamental para a localização e centralização do Câmbio em relação ao Motor e Diferencial:Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180210
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180211
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180212
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180215
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180214
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180213
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180217
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180216
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 24 Fev - 13:54:58

Complementos do Câmbio (Disco, Garfo e Eixo Cardã) originais do 74 6cc, apreentaram compatibilidade total com o novo Câmbio:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2010
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2011
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2012
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2013
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 25 Fev - 7:19:15

Marcos Adriano escreveu:muito bom amigo.....


quero acompanhar!!!

se possivel vá postando fotos.....sera um topico muito interessante.



se tiver um tempinho livre e boa vontade pra ver muitas fotos da uma olhada no meu topico do meu cambio OKK

http://www.opaleirosdoparana.com/t43931-cambio-de-c20-na-caravan


Olá Marcos. Sim, o seu tópico foi bastante instrutivo e fundamental para as decisões que estamos tomando. Na medida em que progredir, vamos postando.

Obrigado e forte abraço.

Alexandre
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 25 Fev - 9:02:14

maravilha meu amigo vai ser um projeto muito top!!! parecidissimo com do meu amigo q infelizmente teve q deixar pra mais tarde......


sobre a adaptacao do cambio realmente carda, disco, plato, garfo e etc nao muda absolutamente nada!

esse cambio é perfeitamente identico ao cambio 4m do 6cil.....

eu tive q mudar meu disco de embreagem devido o eixo piloto do meu cambio ser de 10 estrias...pois trata-se de um cambio de caminhonete....


um detalhe q eu faria é trocar esse disco de embreagem por um novo com 6 molas....acho q isso esta explicado no meu topico do cambio da c20....eu adquiri um disco de 10 estrias porem com 4 molas e me recomendaram trocar por um de 6 molas pois isso aliviaria a pressao na hora de pisar no pedal fazendo ele ficar mais macio.....foi o q eu fiz antes montar....nao sei se mudou algo pois nao usei....mas fiz antes isso....

meu pedal de embreagem da pra pressionar com a mao....é muito leve.


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 3 Mar - 9:41:05

Caros. E segue o jogo. O trabalho da semana apresentar o conjunto Motor & Câmbio visando o correto posicionamento dos suportes da Travessa (peitos) e definição do corte no Túnel do Assoalho. Agora cedo, retiramos o conjunto e levamos o carro para que o Funileiro-Pintor possa complementar a solda e pintura das peças, mais a colocação do reforço interno do Túnel. Vamos fazer o mais original possível:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2015
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2017
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2018
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2016
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2014
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 3 Mar - 9:47:44

Mais alguns detalhes da adaptação:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180324
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180325
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180326
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180317
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180318
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180321
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180319
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180320
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180323
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180322
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180329
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180327
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180328
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180330
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 3 Mar - 10:00:13

Por coincidência, ontem no voo de volta para casa, encontrei um sujeito que hoje é empresario no ramo de auto peças e serviços. Me contava ele, que trabalhou no passado como Engenheiro de Produto na GMB, entre a década de 80 e 90.
Acabei contando sobre o que fazíamos no Opala atualmente, sendo que ele me falou que foi um dos Engenheiros responsáveis para instalação do 2205B no Opala 92.
Mostrei as fotos que havia recebido do Mecânico.
Parece que ele (o Engenheiro) gostou do que viu mas recomendou a substituição do Eixo Cardã inteiriço pelo bi-partido.
Disse que foi a única solução que funcionou na época para eliminar as vibrações e ruídos dos protótipos. Optaram por um Eixo mais fino e bi-partido, e o problema teria sumido.
Só que aí temos o outro, ou seja, o desgaste precoce da Junta.
Mas isso fica para mais tarde.
O Cardã deu montagem perfeita com o posicionamento do Câmbio, e vamos mante-lo assim.
Mais para a frente deveremos substituir o Eixo Traseiro pelo Dana, e aí ao invés de encurtar o Cardã poderemos substituí-lo pelo bi-partido, com controle da integridade da Junta.

Abraços

Alexandre
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5211
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por opala4cc em Sab 3 Mar - 18:41:46

ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Por coincidência, ontem no voo de volta para casa, encontrei um sujeito que hoje é empresario no ramo de auto peças e serviços. Me contava ele, que trabalhou no passado como Engenheiro de Produto na GMB, entre a década de 80 e 90.
Acabei contando sobre o que fazíamos no Opala atualmente, sendo que ele me falou que foi um dos Engenheiros responsáveis para instalação do 2205B no Opala 92.
Mostrei as fotos que havia recebido do Mecânico.
Parece que ele (o Engenheiro) gostou do que viu mas recomendou a substituição do Eixo Cardã inteiriço pelo bi-partido.
Disse que foi a única solução que funcionou na época para eliminar as vibrações e ruídos dos protótipos. Optaram por um Eixo mais fino e bi-partido, e o problema teria sumido.
Só que aí temos o outro, ou seja, o desgaste precoce da Junta.
Mas isso fica para mais tarde.
O Cardã deu montagem perfeita com o posicionamento do Câmbio, e vamos mante-lo assim.
Mais para a frente deveremos substituir o Eixo Traseiro pelo Dana, e aí ao invés de encurtar o Cardã poderemos substituí-lo pelo bi-partido, com controle da integridade da Junta.

Abraços

Alexandre

Ai, ai... Já cansei de falar neste fórum que o cardã bi-partido é melhor (pelo menos para opalas que não sejam de corrida).
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 3 Mar - 20:20:28

muito top!!!!


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 3 Mar - 20:21:28

opala4cc escreveu:
ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Por coincidência, ontem no voo de volta para casa, encontrei um sujeito que hoje é empresario no ramo de auto peças e serviços. Me contava ele, que trabalhou no passado como Engenheiro de Produto na GMB, entre a década de 80 e 90.
Acabei contando sobre o que fazíamos no Opala atualmente, sendo que ele me falou que foi um dos Engenheiros responsáveis para instalação do 2205B no Opala 92.
Mostrei as fotos que havia recebido do Mecânico.
Parece que ele (o Engenheiro) gostou do que viu mas recomendou a substituição do Eixo Cardã inteiriço pelo bi-partido.
Disse que foi a única solução que funcionou na época para eliminar as vibrações e ruídos dos protótipos. Optaram por um Eixo mais fino e bi-partido, e o problema teria sumido.
Só que aí temos o outro, ou seja, o desgaste precoce da Junta.
Mas isso fica para mais tarde.
O Cardã deu montagem perfeita com o posicionamento do Câmbio, e vamos mante-lo assim.
Mais para a frente deveremos substituir o Eixo Traseiro pelo Dana, e aí ao invés de encurtar o Cardã poderemos substituí-lo pelo bi-partido, com controle da integridade da Junta.

Abraços

Alexandre

Ai, ai... Já cansei de falar neste fórum que o cardã bi-partido é melhor (pelo menos para opalas que não sejam de corrida).


sim...realmente ele é muito bom.....o q é colocado em cheque é a manutencao....pessoal comenta muito sobre isso


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 10 Mar - 9:03:44

Caros. Esta semana foi reservada para o Funileiro. Houve alguma dificuldade para o correto posicionamento do Reforço Interno do Túnel, tendo sido necessário transportar o Câmbio e posicioná-lo na carroceria. Como pretendo manter o Console original do 74 foi necessário cortar um pedaço do Reforço do Túnel para preservar o Suporte Dianteiro de fixação do Console. Aproveitamos que estávamos com tudo limpo e adicionamos um bico na parte Superior Direita do Tunel para a conexão da Mangueira do Dreno do Ar Condicionado (aparece na primeira foto). No momento da montagem final do Câmbio, faremos o corte do Bico conforme for necessário:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180333
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180334
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180332
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180335
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180331
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180336
Mirão
Mirão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1617
Idade : 58
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Mirão em Sab 10 Mar - 16:51:26

Meus amigos, vou descrever um pouco sobre o comportamento do meu opala 92. A mecânica está original, comando do 4100 (mais manso que o 250), bura 3E, caixa 2205b, diferencial braseixos rockwell com eixo Cardan bipartido relação 2.73. É um carro de economia ímpar em se tratando de opala 6cil. Muito bom pra dar rolé, nada de exageros, o 92 foi voltado para conforto e economia, não aguenta exageros. Tá fazendo 10 km/lt na estrada andando a 100 / 120 basta deixar a máquina embalar o giro cai bastante em quinta e por experiência própria digo que o carro não é fraco, responde bem. Na cidade faz entre 6 e 7, 5 km /lt, depende do tráfego. É muito gostoso de dirigir com sua direção progressiva (servotronic) e de motor extremamente silencioso. É o menos muscle car dos opalas e o mais automóvel deles. A desvantagem é que suas peças são mais raras e mais caras. Quando peguei o meu tirei o dimensionado, coloquei o 6x1 com abafador no meio e mercedes no final. Ficou encorpado e baixo, a partir de 100 km /h mal se ouve a descarga, ficou baixinho o ronco. Hoje preciso revisar os tuchos, acho que um deles está descarregando. O que quero concluir é que a modernidade do câmbio 5 marchas aliado ao cardan bipartido é benefico pra andar normalmente e traz boa economia aliado ao diferencial 3.07 ou 2.73. Mas não aguentam cacete.
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 11 Mar - 9:14:59

Olá Mirão, é exatamente isso o que eu procuro, ou seja, andar em 5ª marcha em rodovia com rotação do motor moderada. Quanto ao 2205B as informações que eu obtive é a que se trata do mais robusto dos Câmbios de Opala, ficando o Diferencial Braseixos como o "fusível" do sistema.
No meu caso vou rodar inicialmente com o Braseixos original de relação 3:08 e Cardã inteiriço, pois a cada solicitação de alteração a entrega do carro atrasa em 1 ou 2 semanas.
Aí então eu vou avaliar a substituição de todo o conjunto por um Eixo Dana 3:07 (eu preferia o 2:73, mas só encontrei o 3:07 novo) com Cardã bi-partido.
Com tudo em mãos, a meta agora é instalar já o Bloco do Motor + Câmbio, e partir para recompor o Motor.

abraço

Alexandre
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 11 Mar - 11:08:06

quando montei meu cambio 5m eu tirei o 2.73 e pra montar o 3.07.....por causa da relacao q eu achei otima!!

de principio eu tinha os dois aqui em casa...o braseixos 2.73 montado no carro e um braseixos 3.08 revisadinho esperando o teste....andei uns 2 meses de 2.73 apos isso montei o 3.08....apaixonei!!!

Vendi o 2.73 e posteriormente acabei adquirindo um dana 3.07 e vendi o braseixos 3.08 tbem.....ate entao só alegria!!! Unico detalhe é q eu inicialmente comprei um dana 3.54 e junto a isso uma relacao 3.07 usada.....quando montei a relacao na carcaça ficou roncando um pouquinho entre 60 e 80km/h....mas ta de boa!!! quase nao se ouve acelerando!!! nao me incomodo nao!!!

eu tbem acredito q meu carro deve estar fazendo uns 10km/l na rodovia com gasolina....isso levando em conta q eu uso comando de omega q tem uma graduacao bem maior q o comando original 4.1/S.....meu irmao tem um honda fit e diz q faz uns 13km/l na rodovia com gasola.....olhando a comparação essa media da de 10 a 0 entre a caravan (motor 4100 6cil de 1987 carburador e afins) e o fit (1.4 4cil 2014 injetado levinho moderninho e etc)


tbem uso carburador 3E.....porem achei o conjunto meio ruim de resposta em 5ª marcha a 100km/h com 2.73 pois o motor esta com 1600rpm...pra ultrapassar rapido tem q baixar pra 4ª.....acho q isso deve-se ao comando do omega q tem a faixa de torque em uma rotacao mais elevada....ele fica muito bom de acelerar acima dos 2mil....ai vc percebe a força forca dele....todos os comandos do opala (e da silverado) "despejam" o torque ja em baixa rotacao.......acredito q o comando do omega + 3E com 2º estagio a vacuo fizeram eu ter essa impressao....com o 3.07 isso ja fica com outra historia.....100km/h ta com 2mil rpm...sem falar q tem mais pegada na cidade.....se nao tomar cuidado ele sai cantando facil nas esquinas....


seria uma questao de gosto.....q as vezes muitos nao tem essa opçao de "experimentar" igual eu tive por tinha ambos aqui.....mas se vc tiver eu com ctz indicaria esse teste.....e aposto q o 3.07 seria o escolhido.....sóóóó vc andar muuuuuuito na pista e quase nao andar na cidade.....q nao é o meu caso...eu ando digamos q meio a meio....tem gente q anda muuuuuuito na cidade e quase nao anda na pista...ai eu ja indicaria um 3.54 q fica bem curto e levinho na cidade e isso ajuda a economizar combustivel....o carro faz menos força pra sair e etc.....e quando precisar sair na pista a 5ª marcha ajuda a nao ser uma catastrofe mesmo com o 3.54


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 17 Mar - 13:37:51

Acabamos de instalar o conjunto Motor & Câmbio na Carroceria. A colocação se mostra perfeita, embora o posicionamento do Reforço interno do assoalho acabou se mostrando um pouco fora, embora sem qualquer risco de efeitos indesejáveis. Seguem as fotos:Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180344
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180345
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180337
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180338
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180341
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180342
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180343
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180347
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180346
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180350
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180348
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180352
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180349
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180351
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180354
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180353
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180355
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180359
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180356
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180358
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180357


Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 17 Mar - 14:07:14, editado 2 vez(es)
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 17 Mar - 13:43:37

Mais alguns detalhes:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180364
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180363
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180362
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180366
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180365
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180368
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180367
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180370
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180369
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180372
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180371
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 18 Mar - 18:07:12

q bacana!!!


legal o esquema do revestimento de manta asfaltica aluminizada......ajuda bastante...eu fiz isso na minha caixa evaporadora do ar condicionado.....porem depois disso nao consegui mais ter grana pra botar pra funcionar....

queria fazer isso em outras partes da carroceria tem


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
Mirão
Mirão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1617
Idade : 58
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Mirão em Ter 20 Mar - 12:52:44

Muito bom e feito no capricho. Também considerei bastante didático, colocar aquele tipo de revestimento. Parabéns e tô acompanhando o projeto. Não deixe de postar.
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sex 30 Mar - 12:48:00

Mirão escreveu:Muito bom e feito no capricho. Também considerei bastante didático, colocar aquele tipo de revestimento. Parabéns e tô acompanhando o projeto. Não deixe de postar.

Tem sido 2 semanas de correria, e não tive como visitar o projeto. O trabalho segue. Devo postar novidades no final da próxima semana.
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5211
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Mar - 15:11:56

Mirão escreveu:Muito bom e feito no capricho. Também considerei bastante didático, colocar aquele tipo de revestimento. Parabéns e tô acompanhando o projeto. Não deixe de postar.

O grande problema deste tipo de revestimento é quando você precisa fazer reparos no assoalho. Dizem que é bastante trabalhoso de tirar, inclusive os vestígios.
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 14 Abr - 8:53:57

Caros colegas. Tudo está muito corrido, sendo que o Câmbio está pronto, devidamente instalado aguardando o complemento da montagem do Motor.
Está sendo muito mais difícil do que parecia – quase ninguém conta em detalhes o que é preciso fazer.
Abraços.
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 14 Abr - 17:37:10

poxa amigo...sobre a instalacao do cambio ajudei no q pude Sad Sad Sad Sad


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 14 Abr - 18:16:48

Marcos Adriano escreveu:poxa amigo...sobre a instalacao do cambio ajudei no q pude Sad Sad Sad Sad

Grande Marcos.
O amigo faz jus a este fórum, e diria que as suas contribuições foram fundamentais para que eu tivesse sucesso na instalação do Câmbio.
A minha nota tem caráter geral, pois dificilmente um cara que se intitula "preparador" vai te dar uma dica, principalmente quando se trata de Motor.
Um exemplo é o que eu tenho apanhado com a Roda Fonica (vide o tópico do Motor). Outro dia, um sujeito do ABC que é a minha região, colocou fotos do SS 73 dele com Motor Injetado. Bonito carro, 200 fotos, consultei sobre a solução adotada para a Roda Fonica e estou esperando até agora.

Lembre-se que você é um dos que faz jus ao fórum.

Muito obrigado e grande abraço

Alexandre
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 14 Abr - 18:25:24

kkkkkkkkkkkk

ah sim.....achei q fosse do cambio kkkkkkkk levei um susto...kkkkkk

mas entao...eu to vendo o topico do motor....mas roda fonica...injecao nao é muito minha praia....sobre o cambio eu ate arrisco......isso ai ja nao opino.

realmente muita gente esconde o conhecimento.....e isso é bobagem....

mas se o cambio deu tudo certinho fico muito feliz mesmo!!!!


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
FabioM
FabioM
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1666
Localização : Chapecó-SC
Modelo do carro : Comodoro 76
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/07/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por FabioM em Seg 16 Abr - 7:21:04

Parabéns pela instalação, ficou melhor que original em.
Cara, essa questão do pessoal não compartilhar informações é complicada.
Já li aqui no fórum mesmo um colega que comentou sobre isso.
Aqui o cara arruma qualquer coisa, dá um jeito de resolver algum "problema" e fica escondendo o segredo, achando que vai ganhar uma mala de dinheiro com a informação.
Cara, eu tô a 3 mil km do "resolvedor do problema", acha que vou levar meu carro pra ele resolver ou vou dar um jeito com um mecânico aqui da cidade?
Não sou o rei das soluções, mas muita coisa que eu consegui fazer de um jeito mais fácil do que estava aqui no fórum, no mesmo dia que resolvi postei nos meus tópicos pra galera ver, assim ajuda todo mundo.
Mas esse é o BR, terra do "vou passar a perna na galera" uahuahauh
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 6 Maio - 11:51:08

Caros,
a parte do Câmbio agora está em marcha-lenta, uma vez que estou focando na montagem do Motor e periféricos (vide tópico do up-grade do Motor).
Assim que o carro funcionar iremos postar a sequência sobre o desempenho do Câmbio, engates, ruídos, vibrações, etc.

Abraço.
Murilo R
Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1388
Idade : 37
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Murilo R em Dom 6 Maio - 19:59:39

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 56741 to acompanhando
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 7 Maio - 19:32:21

tomara q esteja tudo ok com o cambio

peças pra ele sao dificeis.


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 2 Jun - 8:26:34

Caros. Seguimos com o trabalho do Motor, de forma que o carro ainda não rodou. A informação relevante é que a colocação do "Y" de junção da saída dos Coletores 6X2 está interferindo com o Suporte de fixação da Travessa do Câmbio original de 4 M, então teremos que tirá-lo fora.
Penso que em 30 dias teremos esse carro andando.
Maiores detalhes no tópico do Motor.

Abraço.
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 5 Ago - 8:49:39

Caros, estamos na etapa final de ligação da Injeção Eletrônica https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100 . Então, a atenção volta também para o Cambio. Pretendemos usar o Console original do Opala 74, apenas um pouco mais elevado em relação ao assoalho para eliminar interferência com o reforço interno do assoalho (Cambio moderno). Haverá necessidade de aumentar o rasgo e construir nova Coifa para a Alavanca de Câmbio. A presença da Caixa Evaporadora do AC deverá assegurara a harmonia do conjunto, reduzindo a impressão do Console estar mais alto do que na posição original. Seguem algumas fotos do que pretendemos.

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Cambio11
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Cambio12
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Cambio10
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 5 Ago - 15:08:36

muito bom....jaja esta tudo pronto!!

parabens pelo trabalho e pelo capricho.


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 9 Dez - 7:35:53

Caros colegas. Ainda não conseguimos rodar o carro para certificar se o Cambio que adaptamos está integro, devido ao atraso na instalação/ adaptação da parte elétrica do Omega 4.1 (vide o nosso tópico sobre o up-grade do Motor 4.1). Todavia voltamos a nossa atenção para o acabamento interno, mais precisamente para a instalação do Console. Tínhamos o propósito de manter a aparência interna integra em relação ao estabelecido para o 1974 pelo Depto de Estilo da GMB. Então optamos por manter o Console original, que teria que ser erguido devido à incorporação do reforço do Túnel do Assoalho que é requerido pelo Câmbio moderno (nossas primeiras fotos deste tópico mostram a peça). Frente a esse necessidade decidimos construir uma extensão/ base sacrificando um Console idêntico, com os detalhes mostrados nas próximas fotos. Ainda não fizemos um tryout efetivo para não atrapalhar e atrasar ainda mais o trabalho do Eletrecista. A intenção é "disfarçar" a base/ extensão do Console com Carpete idêntico ao do carro, que é original. O CD Player que haviamos instalado no centro do Painel de Instrumentos, entre a cabeça do Console e a Caixa Evaparoda do Ar Condicionado, perdeu o lugar sendo transferido para um Suporte fixado à parte inferior do Painel de Instrumentos no Lado Esquerdo, entre a Porta e a Coluna de Direção. A Bola da Alavanca de Câmbio mantém o estilo da original do 74, e foi construída por um sujeito que negocia no ML, nos parecendo excelente. Esperamos poder testar o sistema ainda este ano. Grande abraço.
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 9 Dez - 8:08:06

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180811
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180810
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180812
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 9 Dez - 8:11:17

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20181112
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20181111
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20181110
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 9 Dez - 8:14:21

No momento exato iremos ajustar o Console, sendo que haverá necessidade de alterar o rasgo da Coifa em extensão para o lado direito o que implicará na remoção da "bandeira do SS" e construção de nova Coifa, pois a Alavanca do Cambio moderno fica centralizada no Túnel do Assoalho contra a original que ficava deslocada para o lado esquerdo.
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8410
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 9 Dez - 13:00:28

muito bom....


uma adaptação muitas vezes considerada "simples" implica em vários detalhes a serem corrigidos...


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 30 Jan - 7:52:26

Caros colegas, voltamos a atenção para o Cambio uma vez que o Motor encontra-se em faze final de up-grade (vide o outro tópico). Começamos a reinstalar a tapeçaria e uma das preocupações era como colocar o Console do 74 para manter um ar de originalidade, mas condizente com a atualização que foi feita. A solução que encontramos, e tudo indica que funciona, foi sacrificar um Console idêntico para servir de Espaçador para elevar o original, visando eliminar a interferência do Console com o Reforço Interno do Túnel, específico para o Câmbio Moderno. Após ajustado iremos adicionar tiras fabricadas com o mesmo material do Tapete do Assoalho para disfarçar/ ocultar o Espaçador. As fotos mostram a condição de apresentação do Console, que ainda não está fixado aos Suportes originais soldados no Assoalho. Isso era uma preocupação. A Bola da Alavanca é idêntica à original, apenas com a indicação da arquitetura do Câmbio de 5M:

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20190110
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2015
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2014
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 30 Jan - 7:55:52

Mais alguns detalhes do Console. Importante: não houve necessidade de modificar o rasgo da Coifa da Alavanca de Câmbio, pois apesar do Console original ter sido desenhado para a Alavanca do Câmbio antigo de 4M, que era deslocada para o Lado Esquerdo (a do Câmbio moderno é centralizada), a diferença de cotas se mostra menor do que a dimensão do rasgo e Coifa originais:

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2016
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2017
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Img-2018
matheus.emanuel
matheus.emanuel
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 537
Idade : 37
Localização : Umuarama-PR
Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
Cilindros : 4 cilindros alcool
Data de inscrição : 06/09/2008

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por matheus.emanuel em Qua 30 Jan - 8:42:01

ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Acabamos de instalar o conjunto Motor & Câmbio na Carroceria. A colocação se mostra perfeita, embora o posicionamento do Reforço interno do assoalho acabou se mostrando um pouco fora, embora sem qualquer risco de efeitos indesejáveis. Seguem as fotos:
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180344
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180342
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180343
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180353
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180355
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180359
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180356
Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 20180358

Bom dia Alexandre, tudo bem.
O seu posicionamento sobre o suporte do câmbio é valido devido ao projeto do mesmo. Originalmente estes suportes são para carros com motor 4 cilindros, a furação para colocação do cambio no 6 cilindros é um pouco mais para trás, resumindo, o suporte deveria ter 4 furos com rosca.
Eu fiz exatamente o mesmo que você fez, inverti a posição do suporte do coxim, mas ele não bate com os furos, fico um pouco fora como mencionou.
Conversando com o Ivo Filho, ele me passou as medidas dos furos, vou descrever nas palavras dele "Contando do furo que fica para a frente do carro, esse vai ser o primeiro, depois o segundo, entre o segundo e o terceiro tem 38mm de centro a centro, entre o terceiro e o quarto furo tem a mesma medida entre o primeiro e o segundo. O quarto furo é o que fica voltado para a traseira.

O projeto que o Ivo fez é este https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39744-projeto-opala-78-by-ivo-filho-carro-pronto-em-aguas-de-lindoia
Dá uma olhada na página 5 do tópico dele, você conseguirá entender o que estou dizendo, lá tem fotos bem detalhadas.
Ah, não sei se disseram, mas a parte do túnel é praticamente igual em todos os opalas, nos antigos desde 1968 até 1982.
Espero ter ajudado.
ALEXANDRE BEGALLI
ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 307
Idade : 67
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3 - Injetado + preparação leve
Data de inscrição : 31/08/2010

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 30 Jan - 9:07:14

matheus.emanuel escreveu:
ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
O projeto que o Ivo fez é este https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39744-projeto-opala-78-by-ivo-filho-carro-pronto-em-aguas-de-lindoia
Dá uma olhada na página 5 do tópico dele, você conseguirá entender o que estou dizendo, lá tem fotos bem detalhadas.
Ah, não sei se disseram, mas a parte do túnel é praticamente igual em todos os opalas, nos antigos desde 1968 até 1982.
Espero ter ajudado.

Bom dia Matheus. Sim, tudo certo, e com o amigo?
Dei uma navegada pelo projeto do Ivo, que é realmente fantástico (eu não havia visto no fórum).
Eu acabei transformando o Motor original do meu carro em um da Silverado/ Omega 4.1, através da substituição do Cabeçote (Omega) e Comando um pouco mais ambicioso, embora classificado como "manso" pelos Preparadores e simpatizantes.
Quanto ao Câmbio, meu carro já era um 6cc assim como o Cambio adquirido.
Após a aplicação dos Reforços (Peitos) do assoalho, como mostram as fotos, não tivemos problemas para montar o Câmbio.
O meu Eixo Traseiro é um Braseixos 3:08, cujo Cardã deu montagem perfeita com o novo Câmbio.
Comprei também um Eixo Dana 44 3:07 novo, mas por ora abortei a instalação para colocar o carro para andar.
Obrigado pelo sue input.
Abraço.


Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 30 Jan - 14:25:35, editado 1 vez(es)

Conteúdo patrocinado

Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74 Empty Re: Instalação de Cambio CL 2205B em Opala 74

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom 20 Set - 4:20:06