Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 140 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 140 visitantes :: 2 motores de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15334) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+4
MARRAFA
gilmareu
eleandro kalckmann
GustavoZorzi
8 participantes
Regulagem de válvulas - Método EOIC
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
Idade : 26
Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro
Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº1
Regulagem de válvulas - Método EOIC
Nunca fui fã da regulagem tradicional, apontando rotor pois sempre achei q ela seria imprecisa, ao pesquisar em fóruns americanos encontrei um método chamado EOIC(Escape abrindo, admissão fechando do inglês) que é muito utilizado por lá, por sorte o Franzoni, piloto do old-stock e preparador do fez um vídeo recentemente compartilhando o método e gostaria que apresentar a todos. Acredito que servirá para muitos que como eu preza por uma regulagem perfeita.
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1043
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº2
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
gilmareu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 636
Idade : 50
Localização : Cosmopolis - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
4.1 12v
Renault Fluence 2013 2.0 16v
Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
Astra 2006 2.0 8v (ex)
Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
Fusca 76 1.5 (ex)
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 10/06/2012
- Mensagem nº3
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Não sei quanto a eficiência, mas na prática, imaginando o motor no cofre, acho que ele dá mais trabalho que do método tradicional de por em PMS, pois tem que tirar a tampa de válvula e as tampas laterais, isso já quer dizer que já vai um joguinho de juntas para o saco da viola.
Enxergar direito os tuchos subindo e descendo com 700 coisas que tenho ali daquele lado do motor: distribuidor, suporte do ar condicionado, trocentos fios, cabo de bateria, parede corta fogo, mangueira do ar quente, etc também não é assim tão fácil para mim que já passei dos 40 anos e não enxergo tão bem, rsrsrs
Mas se assim ficar bom, vale o sacrifício.
Eu geralmente não olho rotor, acho muito impreciso também, eu ponho pistão a pistão no PMS e regulo admissão e exaustão ao mesmo tempo, assim não tenho que olhar qual valvula que tenho que regular naquele momento, porque são as duas igualmente.
Agora eu acho aquela regulagem de por o primeiro no PMS e sair regulando uma sequência pré-definida como vi em uns tópicos talvez seja bem imprecisa também, eu fiz assim da primeira vez e não deu muito certo, o carro ficou com aquele barulho de máquina de escrever, talvez até eu tenha me confundido em algum cilindro, pois a ordem deles é meio confusa, na hora de por a mão na massa (
E A A E E A A E E A A E ).
Já quem regula com o carro ligado e a tampa de válvulas abertas no ouvido, aí das duas uma na minha opinião: ou o cara sabe muito e é NINJA no que tá fazendo, ou só tá cagando e postando porque é "fróids". Eu tentei isso e só sujei a garagem, kkkk.
Enxergar direito os tuchos subindo e descendo com 700 coisas que tenho ali daquele lado do motor: distribuidor, suporte do ar condicionado, trocentos fios, cabo de bateria, parede corta fogo, mangueira do ar quente, etc também não é assim tão fácil para mim que já passei dos 40 anos e não enxergo tão bem, rsrsrs
Mas se assim ficar bom, vale o sacrifício.
Eu geralmente não olho rotor, acho muito impreciso também, eu ponho pistão a pistão no PMS e regulo admissão e exaustão ao mesmo tempo, assim não tenho que olhar qual valvula que tenho que regular naquele momento, porque são as duas igualmente.
Agora eu acho aquela regulagem de por o primeiro no PMS e sair regulando uma sequência pré-definida como vi em uns tópicos talvez seja bem imprecisa também, eu fiz assim da primeira vez e não deu muito certo, o carro ficou com aquele barulho de máquina de escrever, talvez até eu tenha me confundido em algum cilindro, pois a ordem deles é meio confusa, na hora de por a mão na massa (
E A A E E A A E E A A E ).
Já quem regula com o carro ligado e a tampa de válvulas abertas no ouvido, aí das duas uma na minha opinião: ou o cara sabe muito e é NINJA no que tá fazendo, ou só tá cagando e postando porque é "fróids". Eu tentei isso e só sujei a garagem, kkkk.
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
Idade : 26
Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro
Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº4
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Na verdade não precisa abrir as duas tampas, pois você tem que prestar atenção apenas no movimento das válvulas, os tuchos a mostra foram mais para questões de visualização melhor do método. Agora sobre regular na sequência definida, tem essa informação no manual de reparações oficial da Chevrolet, mas cada caso é um caso se o seu não deu muito certo... O importante é funcionar bem, aprendi recentemente também um método para os motores boxergilmareu escreveu:Não sei quanto a eficiência, mas na prática, imaginando o motor no cofre, acho que ele dá mais trabalho que do método tradicional de por em PMS, pois tem que tirar a tampa de válvula e as tampas laterais, isso já quer dizer que já vai um joguinho de juntas para o saco da viola.
Enxergar direito os tuchos subindo e descendo com 700 coisas que tenho ali daquele lado do motor: distribuidor, suporte do ar condicionado, trocentos fios, cabo de bateria, parede corta fogo, mangueira do ar quente, etc também não é assim tão fácil para mim que já passei dos 40 anos e não enxergo tão bem, rsrsrs
Mas se assim ficar bom, vale o sacrifício.
Eu geralmente não olho rotor, acho muito impreciso também, eu ponho pistão a pistão no PMS e regulo admissão e exaustão ao mesmo tempo, assim não tenho que olhar qual valvula que tenho que regular naquele momento, porque são as duas igualmente.
Agora eu acho aquela regulagem de por o primeiro no PMS e sair regulando uma sequência pré-definida como vi em uns tópicos talvez seja bem imprecisa também, eu fiz assim da primeira vez e não deu muito certo, o carro ficou com aquele barulho de máquina de escrever, talvez até eu tenha me confundido em algum cilindro, pois a ordem deles é meio confusa, na hora de por a mão na massa (
E A A E E A A E E A A E ).
Já quem regula com o carro ligado e a tampa de válvulas abertas no ouvido, aí das duas uma na minha opinião: ou o cara sabe muito e é NINJA no que tá fazendo, ou só tá cagando e postando porque é "fróids". Eu tentei isso e só sujei a garagem, kkkk.
eu achei meio confuso no início, mas depois de rever umas 5 vezes entendi
MARRAFA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8
Localização : Natal
Data de inscrição : 27/06/2018
- Mensagem nº5
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Boas pessoal!
Estou com uma dúvida aqui... O primeiro vídeo do post, o do Franzoni, ele fala aos 9:21 min que na regulagem de tucho que não é novo o tucho deve ser descarregado. Eu sempre vejo que o pessoal ensina a regular as válvulas com o carro aquecido (e obviamente, com o tucho carregado) e o pessoal diz que se fizer com o tucho descarregado quando ele carregar a válvula vai ficar aberta.
Então pergunto: E aí? A regulagem se faz com o tucho carregado ou descarregado???
Estou com uma dúvida aqui... O primeiro vídeo do post, o do Franzoni, ele fala aos 9:21 min que na regulagem de tucho que não é novo o tucho deve ser descarregado. Eu sempre vejo que o pessoal ensina a regular as válvulas com o carro aquecido (e obviamente, com o tucho carregado) e o pessoal diz que se fizer com o tucho descarregado quando ele carregar a válvula vai ficar aberta.
Então pergunto: E aí? A regulagem se faz com o tucho carregado ou descarregado???
MARRAFA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8
Localização : Natal
Data de inscrição : 27/06/2018
- Mensagem nº6
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
E mais duas dúvidas... no 6 cilindros existe outro motivo para se transformar um tucho hidráulico em mecânico que não seja usar um comando mais agressivo? Dá certo usar tucho novo com comando usado?
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1043
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº7
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
normalmente se coloca tucho mecanico para o carro ter uma pegada mais esportiva,,,,pouca coisa,quase imperceptivel ....
na questao de ser tucho novo e comando usado ....acredito que o risco é bem maior de acorrer desgaste no comando ou no tucho,ou ambos...
pois as peças nao casariam com perfeiçao....gerando desgaste prematuro e excessivel ....
na questao de ser tucho novo e comando usado ....acredito que o risco é bem maior de acorrer desgaste no comando ou no tucho,ou ambos...
pois as peças nao casariam com perfeiçao....gerando desgaste prematuro e excessivel ....
MARRAFA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8
Localização : Natal
Data de inscrição : 27/06/2018
- Mensagem nº8
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
eleandro kalckmann escreveu:normalmente se coloca tucho mecanico para o carro ter uma pegada mais esportiva,,,,pouca coisa,quase imperceptivel ....
na questao de ser tucho novo e comando usado ....acredito que o risco é bem maior de acorrer desgaste no comando ou no tucho,ou ambos...
pois as peças nao casariam com perfeiçao....gerando desgaste prematuro e excessivel ....
Pois é... ainda batendo cabeça com essa regulagem. Meus tuchos são mecânicos, então fiz a regulagem de válvulas uma a uma. Acontece que basta dar uma saída com o carro pro tec tec começar forte de novo, ou seja, a regulagem parece que está se perdendo e eu não sei mais o que fazer. Jà regulei com o motor frio e com o motor quente, não tem tucho nem came gasto e nem vareta empenada. Será que esse tec tec é normal? Parece uma máquina de costura...
Alguém poderia dar uma luz?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº9
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
nao é normal
seu tucho ta descarregando....ou a bomba de oleo esta com pressao baixa....ou o oleo esta muito fino..
o q eu indico: troque os tuchos....muito provavel serem eles.
seu tucho ta descarregando....ou a bomba de oleo esta com pressao baixa....ou o oleo esta muito fino..
o q eu indico: troque os tuchos....muito provavel serem eles.
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 33
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
- Mensagem nº10
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
.MARRAFA escreveu:eleandro kalckmann escreveu:normalmente se coloca tucho mecanico para o carro ter uma pegada mais esportiva,,,,pouca coisa,quase imperceptivel ....
na questao de ser tucho novo e comando usado ....acredito que o risco é bem maior de acorrer desgaste no comando ou no tucho,ou ambos...
pois as peças nao casariam com perfeiçao....gerando desgaste prematuro e excessivel ....
Pois é... ainda batendo cabeça com essa regulagem. Meus tuchos são mecânicos, então fiz a regulagem de válvulas uma a uma. Acontece que basta dar uma saída com o carro pro tec tec começar forte de novo, ou seja, a regulagem parece que está se perdendo e eu não sei mais o que fazer. Jà regulei com o motor frio e com o motor quente, não tem tucho nem came gasto e nem vareta empenada. Será que esse tec tec é normal? Parece uma máquina de costura...
Alguém poderia dar uma luz?
tucho mecanico faz barulho mesmo !
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº11
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
eu entendi errado.....achei q os tuchos do MARRAFA nao eram mecanicos....
mas segundo ele sao mecanicos...
entao é normal fazer um barulho sim.....porem nao é muito alto a ponto de incomodar com o carro andando......
quando vc regula o barulho some e depois volta?
mas segundo ele sao mecanicos...
entao é normal fazer um barulho sim.....porem nao é muito alto a ponto de incomodar com o carro andando......
quando vc regula o barulho some e depois volta?
Diosefer- Opaleiro
- Número de Mensagens : 122
Idade : 32
Localização : Bagé-RS
Modelo do carro : Opala Diplomata ano 83/83
Cilindros : 4 CC https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq_pP4hT0sw
Data de inscrição : 16/09/2013
- Mensagem nº12
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Primeiramente parabéns pelo video, muito didático, excelente, principalmente para quem não entende nada de mecânica que nem eu. Pareceu bem simples fazer a regulagem eu pergunto alguem já testou?
Agora vem a minha situação depois que meu carro foi para o mecânico e ele mexeu eu fiquei com a impressão dos tuchos do 4 cilindro estarem com o barulho de máquina de escrever, pois parecem bem mais alto que os outros. Então pergunto como eu sei se os tuchos são mecânicos ou hidráulicos? e posso regular só o cilindro 4?
Agora vem a minha situação depois que meu carro foi para o mecânico e ele mexeu eu fiquei com a impressão dos tuchos do 4 cilindro estarem com o barulho de máquina de escrever, pois parecem bem mais alto que os outros. Então pergunto como eu sei se os tuchos são mecânicos ou hidráulicos? e posso regular só o cilindro 4?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº13
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
o tucho hidraulico é bem caracteristico por ter uma travinha em cima onde é apoiado a vareta....
o mecanico nao tem.....
vc pode sim regular somente o cilindro q esta fazendo barulho....porem se forem tuchos hidraulicos e vc disse q os tuchos do 4º cilindro estao mais altos q os outros todos precisam de regulagem.
caso eles forem mecanicos tem q acertar do 4º mesmo....
porem ja q esta com a tampa aberta ja confere tudo.
o mecanico nao tem.....
vc pode sim regular somente o cilindro q esta fazendo barulho....porem se forem tuchos hidraulicos e vc disse q os tuchos do 4º cilindro estao mais altos q os outros todos precisam de regulagem.
caso eles forem mecanicos tem q acertar do 4º mesmo....
porem ja q esta com a tampa aberta ja confere tudo.
Diplo87- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2636
Idade : 50
Localização : Porto - Portugal
Data de inscrição : 05/10/2010
- Mensagem nº14
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Bacana este método, eu regulei o meu assim e ficou ótimo.
Diosefer- Opaleiro
- Número de Mensagens : 122
Idade : 32
Localização : Bagé-RS
Modelo do carro : Opala Diplomata ano 83/83
Cilindros : 4 CC https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq_pP4hT0sw
Data de inscrição : 16/09/2013
- Mensagem nº15
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Marcos Adriano obrigado pela dica. Aquela junta da tampa sabe se pode reaproveitar ou tem que trocar? abraço!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº16
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Diosefer escreveu:Marcos Adriano obrigado pela dica. Aquela junta da tampa sabe se pode reaproveitar ou tem que trocar? abraço!
se o ultimo cabaço nao apertou ate arrancar sangue da pra usar ela sim
e veja se ela nao esta cortada...ou muito massetada em alguns pontos....
se ela manter uma regularidade por toda sua extencao pode usar ela sim.....nao pode apertar muito senao corta ela e da vazamento
ideal é montar com o silicone locctite black 598...ajuda bastante...eu sempre to usando.
Diosefer- Opaleiro
- Número de Mensagens : 122
Idade : 32
Localização : Bagé-RS
Modelo do carro : Opala Diplomata ano 83/83
Cilindros : 4 CC https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq_pP4hT0sw
Data de inscrição : 16/09/2013
- Mensagem nº17
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Vou dar uma olhada o outro final de semana, depois que voltar do mecânico. Sabe me dizer se esse barulho de máquina de lavar pode ser alguma coisa além de mal regulado? pergunto pq quando frio ele faz o barulho,depois que aquece ele para de fazer ou diminui bastante, pode ser mal lubrificação?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº18
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
o oleo recomendado pro nosso motor é o oleo multi viscoso 20w50
ou seja frio ele tem uma viscosidade e quente ele tem outra.
é bastante comum alguns motores diminuir barulho de tucho e valvula quando motor aquece.....
comigo nesse motor 6cil q tenho na minha caravan era o contrario...o oleo frio carregava os tuchos e nao batia....mas quando esquentava comecava o tec tec tec.....quando abri o motor e troquei tudo e bomba de oleo novos ficou zerado!
ou seja frio ele tem uma viscosidade e quente ele tem outra.
é bastante comum alguns motores diminuir barulho de tucho e valvula quando motor aquece.....
comigo nesse motor 6cil q tenho na minha caravan era o contrario...o oleo frio carregava os tuchos e nao batia....mas quando esquentava comecava o tec tec tec.....quando abri o motor e troquei tudo e bomba de oleo novos ficou zerado!
Diosefer- Opaleiro
- Número de Mensagens : 122
Idade : 32
Localização : Bagé-RS
Modelo do carro : Opala Diplomata ano 83/83
Cilindros : 4 CC https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq_pP4hT0sw
Data de inscrição : 16/09/2013
- Mensagem nº19
Re: Regulagem de válvulas - Método EOIC
Excelente, valeu pela ideia!
|
|
Hoje à(s) 11:10:45 por bybecker
» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Hoje à(s) 10:35:48 por Tonho_RS
» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Hoje à(s) 10:16:36 por Tonho_RS
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos
» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Seg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1
» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Seg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS
» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Seg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS
» Ativar o Alarme Original
Sáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt
» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Sáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc