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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Mensagem por MarlboroMan em Qui 19 Jul - 20:37:41

Boa noite, amigos!
Estou terminando de restaurar o opala, e ele está parado por conta do freio...
Instalei freio a disco na traseira (pinça do golf), canos de cobre novos, flexíveis novos,
cilindro mestre novo, hidrovácuo bendix usado, valvula equalizadora no freio traseiro,
fizemos a sangria do freio e mesmo assim o freio só funciona após dar uma pisada no pedal.
Toda vez para frear tem que fazer esse processo, pisa uma vez no pedal (ele desce até
quase encostar no assoalho) e na segunda pisada já dá freio.
Após soltar o freio o pedal fica mole de novo e é preciso repetir o processo. Tanto faz o
carro estar ligado ou desligado, sempre acontece a mesma coisa com o freio, após a primeira
pisada no pedal mole e sem freio, ele endurece e dá freio. O sistema já foi sangrado e não
tem mais ar, quais as possíveis causas deste problema, se alguém puder ajudar... Obrigado!
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Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 19 Jul - 21:23:28

Boa noite MarlboroMan

Qual ordem que foi feita a sangria?isso pode influenciar

Ou pode ser azar tambem de pegar um cilindro com defeito.


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Mensagem por opala4cc em Qui 19 Jul - 23:42:14

Você instalou as pinças traseiras com o parafuso sangrador na parte mais alta da pinça?
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Mensagem por MarlboroMan em Dom 22 Jul - 17:03:07

Boa tarde amigos! Obrigado por responderem...
Qto a ordem de sangria, ja foi feita de várias maneiras,
em Z da mais longe do cilindro pra mais perto, em X,
começando pela frente... rs Acho q toda combinação
possivel rs! A posição do sangrador das pinças traseiras
eu não to lembrado, vou tirar uma foto e postar aqui...
Agradeço a atenção de voces! Valeu!
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Mensagem por allantomazi em Sab 4 Ago - 8:59:31

resolveu amigo?
Fiquei curioso para saber qual era o problema e como resolveu
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Mensagem por Julio D em Sab 4 Ago - 9:33:55

quero fazer essa adaptação e estou curioso também sobre seu problema
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Mensagem por Bruno Catrambi em Ter 7 Ago - 20:39:27

tambem estou com o mesmo problema!
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Mensagem por opala4cc em Ter 7 Ago - 20:41:34

Da última vez em que alguém aqui no fórum fez uma adaptação nos freios e se queixou deste tipo de sintoma, as pinças tinham sido instaladas de cabeça para baixo (a da esquerda, no lado direito e vice-versa), de forma que não havia como fazer sangria eficiente.
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Mensagem por abner rodrigues de souza em Qua 8 Ago - 16:05:48

Cara, a maioria da galera que faz essa adaptação relata um tipo de problema, por exemplo, o freio a disco traseiro fica menos eficiente que o freio a tambor original e a principal causa é a válvula equalizadora.

To acompanhando pra saber como desenrola essa pegada!

Aliás, posta umas fotos da sua instalação, esse é um trampo que acho muito bom pra acrescentar um pouco mais de frenagem a barca e tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original.

Abraço OKK
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Mensagem por Fellipe Hoppe em Qua 8 Ago - 17:25:57

tentando agregar, adaptei no meu o traseiro usando pinças de honda fit(so tom sem freio de mao ainda, um pouco de relaxo diria, ja deveria ter adaptado) porem diria q funciona bem melhor q o tambor, recentemente descobri q adaptaram um hidrovacuo e cilindro de kadet ou monza (é o mesmo), se melhor q original, bom acho q nem tanto mas funciona, na saida do fluido q vai para as pincas traseira esta com valvula, para evitar q elas travem, ja q exige menos força q os a tambor.


Quanto fato q colega ja disse antes o mais provavel do problema do nosso amigo ou seja ar ou realmente o cilindro veio com defeito, se as sangrias estao na posição correta, seria uma tentativa tentar outro cilindro, tmb se ficou por um tempo parado e exposto, comprou abriu pra ver (sabe como é emoçao de peça nova) e deixou pra intalar um tempo depois pode enferujar e ja zua, ou se alguem deu umas bombadas nele seco tmb pode danificar. (*ja perdi um cilindro de chevette por deixar uns meses guardado)

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Mensagem por opala4cc em Qua 8 Ago - 17:32:07

abner rodrigues de souza escreveu:Cara, a maioria da galera que faz essa adaptação relata um tipo de problema, por exemplo, o freio a disco traseiro fica menos eficiente que o freio a tambor original e a principal causa é a válvula equalizadora.

To acompanhando pra saber como desenrola essa pegada!

Aliás, posta umas fotos da sua instalação, esse é um trampo que acho muito bom pra acrescentar um pouco mais de frenagem a barca e tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original.

Abraço  OKK  

Qual tipo de sistema é mais eficiente? Obviamente que é o freio a disco nas 4 rodas! Afinal, o freio a disco tem maior torque frenante do que o freio a tambor. Só que se não for respeitada a proporção de torque frenante entre o eixo dianteiro e traseiro, fica perigoso e/ou até menos eficiente.
abner rodrigues de souza
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Mensagem por abner rodrigues de souza em Qui 9 Ago - 15:23:18

opala4cc escreveu:
abner rodrigues de souza escreveu:Cara, a maioria da galera que faz essa adaptação relata um tipo de problema, por exemplo, o freio a disco traseiro fica menos eficiente que o freio a tambor original e a principal causa é a válvula equalizadora.

To acompanhando pra saber como desenrola essa pegada!

Aliás, posta umas fotos da sua instalação, esse é um trampo que acho muito bom pra acrescentar um pouco mais de frenagem a barca e tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original.

Abraço  OKK  

Qual tipo de sistema é mais eficiente? Obviamente que é o freio a disco nas 4 rodas! Afinal, o freio a disco tem maior torque frenante do que o freio a tambor. Só que se não for respeitada a proporção de torque frenante entre o eixo dianteiro e traseiro, fica perigoso e/ou até menos eficiente.


Opala4cc, obrigado por me atentar, entendi sua colocação, não foi minha intenção comparar a eficiência entre freios a Disco X Tambor, algo indiscutivel, eu não me expressei direito!

Quando disse "tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original" me referi ao sistema de freio a disco adaptado, uma vez que, já vi adaptações com pinças de Tempra, Omega, Golf e agora do Honda Fit como informou o amigo acima, mas as que vi pessoalmente, gritavam de longe "ADAPTADO" e gostaria de ver uma adaptação que mais se aproximasse da original inclusa no 92.

Quanto ao problema da descompensação de pressão na linha de freio causada pela válvula equalizadora, é totalmente sanável, porém, pegava muitos de surpresa quando iam fazer o teste de frenagem do INMETRO, quando se constatava a ineficiência do sistema e por vezes inferior aos freios a tambor.

Mas é isso, acho que agrega muito valor quando, trazemos mais segurança ao carro por as adaptações feitas com pouca agressão a originalidade, trazendo maior eficiência a sistemas ultrapassados.

Forte abraço amigo OKK
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Mensagem por opala4cc em Qui 9 Ago - 16:50:35

abner rodrigues de souza escreveu:
opala4cc escreveu:

Qual tipo de sistema é mais eficiente? Obviamente que é o freio a disco nas 4 rodas! Afinal, o freio a disco tem maior torque frenante do que o freio a tambor. Só que se não for respeitada a proporção de torque frenante entre o eixo dianteiro e traseiro, fica perigoso e/ou até menos eficiente.


Opala4cc, obrigado por me atentar, entendi sua colocação, não foi minha intenção comparar a eficiência entre freios a Disco X Tambor, algo indiscutivel, eu não me expressei direito!

Quando disse "tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original" me referi ao sistema de freio a disco adaptado, uma vez que, já vi adaptações com pinças de Tempra, Omega, Golf e agora do Honda Fit como informou o amigo acima, mas as que vi pessoalmente, gritavam de longe "ADAPTADO" e gostaria de ver uma adaptação que mais se aproximasse da original inclusa no 92.

Quanto ao problema da descompensação de pressão na linha de freio causada pela válvula equalizadora, é totalmente sanável, porém, pegava muitos de surpresa quando iam fazer o teste de frenagem do INMETRO, quando se constatava a ineficiência do sistema e por vezes inferior aos freios a tambor.

Mas é isso, acho que agrega muito valor quando, trazemos mais segurança ao carro por as adaptações feitas com pouca agressão a originalidade, trazendo maior eficiência a sistemas ultrapassados.

Forte abraço amigo OKK

Sabe que você suscitou uma questão interessante? Sabiam que o sistema de freio a disco dianteiro do opala é melhor do que o sistema dos carros mais novos que usam o sistema de cavalete deslizante ou mesmo cavalete flutuante? O sistema de dois pistões na pinça pressionado cada um uma pastilha em direções opostas contra o disco é um dos fatores que propicia melhor torque frenante. Claro que esse torque frenante também depende do tamanho da pastilha (área em contato com o disco), dentre outros fatores. Mas os carros modernos utilizam em sua maioria o sistema de cavalete flutuante visando redução de custos, já que o sistema do opala (cujo nome não me lembro agora) é mais custoso de fabricar e dar manutenção.
Sobre as pinças traseiras de freio, as que ficam mais fisicamente PARECIDAS com o freio traseiro a disco dos opalas 91/92 que já vi até hoje são as pinças traseiras do GOLF da década de 90. O único problema é o freio de estacionamento, que em um carro fica em cima da pinça e no outro fica embaixo. É claro que não medi a área das pastilhas de cada um nem o diâmetro do êmbolo, mas foi o que constatei até hoje. Já a seleção da válvula equalizadora vai depender do diâmetro do pistão da pinça traseira (supondo que os freios dianteiros já foram selecionados)...

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