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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por Lukas em Dom 22 Jul - 9:10:17

Bom dia irmão opalaleiros! Eu troquei os quatro pivos colocando marca NAKATA do meu opala ano 92 6cc, porém em menos de 1 ano o pivo inferior lado motorista soltou-se e ainda bem que eu estava na faixa de 30 km/h. Eu estou pensando desistir do opala porque se eu estivesse trafegando na BR na velocidade 100 km/h a coisa ficaria bem feia. Já ouvi comentarios que tem como colocar um reforço no pivo ou seria uma
proteção, colocando uma chapa com furo no pivo e outra chapa por baixo da bandeja e coloca-se parafusos para unir as duas chapas, alguem do forum já ouviu algum comentario sobre isso?



abraço!

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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por adpachec em Dom 22 Jul - 13:39:07

Lukas escreveu:Bom dia irmão opalaleiros! Eu troquei os quatro pivos colocando marca NAKATA do meu opala ano 92 6cc, porém em menos de 1 ano o pivo inferior lado motorista soltou-se e ainda bem que eu estava na faixa de 30 km/h. Eu estou pensando desistir do opala porque se eu estivesse trafegando na BR na velocidade 100 km/h a coisa ficaria bem feia. Já ouvi comentarios que tem como colocar um reforço no pivo ou seria uma
proteção, colocando uma chapa com furo no pivo e outra chapa por baixo da bandeja e coloca-se parafusos para unir as duas chapas, alguem do forum já ouviu algum comentario sobre isso?
             


abraço!

Lukas

Nossa!
Que perigo!

affraid

Isto é sintoma e pivô mal instalado.
Determinadas peças ao serem trocadas podem sofrer um "assentamento" com o tempo e ficaram frouxas.
No caso do pivô eu tenho soquetes sextavados grandes (o popular "pito"), coloco ele na parte onde está a rosca e com um grampo (sargento) apoio uma parte do grampo na base do pivô e a outra sobre o soquete e vou apertando até o pivô encaixar por completo.
Depois disto é colocar a porca castelo e uma cupilha nova.

Colocar chapa de reforço isto é desculpa de mecânico incompetente.

5:40 segundos do vídeo.
No opala pode se fazer no carro.

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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por Rubão6cc em Dom 22 Jul - 15:47:22

Lukas escreveu:Bom dia irmão opalaleiros! Eu troquei os quatro pivos colocando marca NAKATA do meu opala ano 92 6cc, porém em menos de 1 ano o pivo inferior lado motorista soltou-se e ainda bem que eu estava na faixa de 30 km/h. Eu estou pensando desistir do opala porque se eu estivesse trafegando na BR na velocidade 100 km/h a coisa ficaria bem feia. Já ouvi comentarios que tem como colocar um reforço no pivo ou seria uma
proteção, colocando uma chapa com furo no pivo e outra chapa por baixo da bandeja e coloca-se parafusos para unir as duas chapas, alguem do forum já ouviu algum comentario sobre isso?
             


abraço!

Lukas

Se vai desistir de opala por causa de pivô então vai precisar desistir de todos os demais carros ...pois todos tem pivô e quando da falta de manutenção ou má instalação estão todos sujeitos a isso.


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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por Rubão6cc em Dom 22 Jul - 15:50:59

Um funcionário de um lugar que eu trabalhava quase morreu na pista numa Fiat Strada...alguma coisa quebrou e a direção travou pra um lado, rodou na pista e foi parar no acostamento. Isso porque o dono do escritório babava ovo da Fiat, só tinha Fiat na frota. Definitivamente prefiro Opala do que Strada. Ou melhor, prefiro qualquer carro que não seja da Fiat.


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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por Lukas em Seg 23 Jul - 9:14:08

Não foi falta de manutenção, porque eu troco os pivos a cada dois anos e se prestar bem atenção na suspensão, os pivos inferiores suportam o peso PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Thumbn15
PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Thumbn13
PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Thumbn14
dianteira do carro.


Pessoal substitui os pivos colocando novamente a marca NAKATA, eu achei estranho o endereço que esta na embalagem que é CHINA, eu achei estranho isso... Fiz uma adaptação colocando uma corrente interligando a bandeja inferior à manga de eixo, fiz o teste para verificar se não irá atrapalhar nas curvas e conclui que ficou otimo, esse dispositivo que inventei é uma forma de segurança, porque eu troco os pivos com pouco tempo, mais ou menos 2 anos ou um pouco mais. Antes do pivo soltar-se a direção ficou um pouco dura e rangendo nas curvas para ambos os lados, um abraço a todos do Forum.


Última edição por Lukas em Qui 9 Ago - 18:27:51, editado 1 vez(es)
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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por adpachec em Seg 23 Jul - 12:49:23

Lukas escreveu:Não foi falta de manutenção, porque eu troco os pivos a cada dois anos e se prestar bem atenção na suspensão, os pivos inferiores suportam o peso da dianteira do carro.

O pivô soltou ou quebrou?

Se soltou é problemas na manutenção e instalação sim.
Se quebrou o assunto é outro.
E quem disse que o pivô suporta sozinho o peso do carro?
A pressão é maior sobre o ponto de articulação da bandeja com o agregado, o pivô da roda encontra na própria roda um ponto de apoio com o solo que faz o pneu com ar ser um "amortecedor".
Já no agregado se tem um ponto de apoio sendo comprimido para baixo pela força da mola.

Colocou cupilha na porca do pivô?
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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por abner rodrigues de souza em Seg 23 Jul - 15:35:27

[quote="Lukas"]Bom dia irmão opalaleiros! Eu troquei os quatro pivos colocando marca NAKATA do meu opala ano 92 6cc, porém em menos de 1 ano o pivo inferior lado motorista soltou-se e ainda bem que eu estava na faixa de 30 km/h. Eu estou pensando desistir do opala porque se eu estivesse trafegando na BR na velocidade 100 km/h a coisa ficaria bem feia. Já ouvi comentarios que tem como colocar um reforço no pivo ou seria uma
proteção, colocando uma chapa com furo no pivo e outra chapa por baixo da bandeja e coloca-se parafusos para unir as duas chapas, alguem do forum já ouviu algum comentario sobre isso?
             


Cara, que bom que você está bem, mas analisando o seu relato, podemos esperar 2 situações:
1° O Pivo foi mal instalado e ou avariado no momento da instalação, vindo a se romper ou se soltar posteriromente.
2° O Pivo em questão apresentou uma falha na fabricação e se rompeu durante o uso.

Para ter certeza do que houve, só analisando a peça!

Não conheço um meio de reforçar o Pivo fazendo um sanduiche com 2 chapas e parafusando, desse modo, se a esfera escapar do copinho as chapas ficarão fixas no mesmo lugar do reforço, enquanto o eixo esférico vai embora junto com a manga de eixo.

Enfim, não desista do Opala não cara, tem muito carrio 0km de 40 pila que já nasce ruim kkkkk.

abraço!
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PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Empty Re: PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE

Mensagem por Lukas em Seg 23 Jul - 18:12:19

O pivo não quebrou ele soltou-se da parte que fica na bandeja e aquela peça que parece uma esfera ficou presa na manga de eixo, o que eu pude notar é que a coifa de proteção estava rasgada, ocasionando a entrada de sujeira, lama, areia etc..
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Mensagem por francisco6>8 em Seg 23 Jul - 20:17:59

adpachec escreveu:No caso do pivô eu tenho soquetes sextavados grandes (o popular "pito"), coloco ele na parte onde está a rosca e com um grampo (sargento) apoio uma parte do grampo na base do pivô e a outra sobre o soquete e vou apertando até o pivô encaixar por completo.
Depois disto é colocar a porca castelo e uma cupilha nova.

Colocar chapa de reforço isto é desculpa de mecânico incompetente.

No opala pode se fazer no carro.

Bacana, eu nunca tinha pensado nessa forma de prensar o pivô novo. Sem sombra de dúvidas é muito melhor que espancar o coitado até assentar na balança.

Coincidentemente hoje presenciei um Opala quebrando o pivô; fiquei traumatizado.
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Mensagem por adpachec em Seg 23 Jul - 20:22:09

francisco6>8 escreveu:
adpachec escreveu:No caso do pivô eu tenho soquetes sextavados grandes (o popular "pito"), coloco ele na parte onde está a rosca e com um grampo (sargento) apoio uma parte do grampo na base do pivô e a outra sobre o soquete e vou apertando até o pivô encaixar por completo.
Depois disto é colocar a porca castelo e uma cupilha nova.

Colocar chapa de reforço isto é desculpa de mecânico incompetente.

No opala pode se fazer no carro.

Bacana, eu nunca tinha pensado nessa forma de prensar o pivô novo. Sem sombra de dúvidas é muito melhor que espancar o coitado até assentar na balança.

Coincidentemente hoje presenciei um Opala quebrando o pivô; fiquei traumatizado.

Pancadas somente em último caso.

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Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 23 Jul - 21:17:19

Lukas escreveu:O pivo não quebrou ele soltou-se da parte que fica na bandeja e aquela peça que parece uma esfera ficou presa na manga de eixo, o que eu pude notar é que a coifa de proteção estava rasgada, ocasionando a entrada de sujeira, lama, areia etc..


Isso acontece quando ele tem muito desgaste,então algo não está certo.





Tem um esquema de acorrentar a bandeja pra não amassar o paralama caso o pivô solte ou quebre.


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Mensagem por Pedrão B. em Seg 23 Jul - 22:05:45

O bom é que pivô de Opala só quebra quando está devagar.
Precisa ver o alojamento da sua bandeja como está.

[]’s


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Mensagem por adpachec em Seg 23 Jul - 22:10:33

Lukas escreveu:O pivo não quebrou ele soltou-se da parte que fica na bandeja e aquela peça que parece uma esfera ficou presa na manga de eixo, o que eu pude notar é que a coifa de proteção estava rasgada, ocasionando a entrada de sujeira, lama, areia etc..

Aquilo se chama terminal esférico.
É um corpo cilíndrico com um terminal esférico e uma bucha de nylon em volta.
Se ela está sendo arrancada é que está sofrendo tensão.
Possivelmente a culpa está na bandeja superior, quando a mola se expande o carro "sobe" mas a mola continua a querer se expandir a bandeja superior bate a borracha de batente na torre mas a pressão continua a causa estresse no pivô inferior.
Até que ele escapa.
Olhe o batente da bandeja superior se possui deformação ou fica "esmagado" em contato com a torre com o carro na posição normal.
Também pode ser a forma de dirigir o opala não tem a mesma tolerância a lombadas e valetas que um Honda Civic ou Corolla.

Eu arrebentei as borrachas do amortecedor Nakata porque ele tinha um curso menor que as molas.
Uma vez a porca saiu voando.
Quando o amortecedor chegava ao final do curso a mola continuava em frente.
Hoje uso Cofap e acabou o problema.

Você precisa achar o causador disto porque colocar um reforço sem saber o motivo vai transferir o estresse para outro ponto.

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Mensagem por Lukas em Qui 26 Jul - 12:43:27

PIVO DA BANDEJA INFERIOR SOLTOU-SE Opalze11
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Estou postando a foto do pivo como ficou apos ser retirado da bandeja, a coifa estava rasgada.

Na minha opinião, esses pivos inferiores deveriam ficar na posição inversa do que eles ficam, porque podem acreditar que eles suportam bastante peso do veiculo, tanto é que depois que o pivo solta, o carro desce totalmente no solo, com risco até de capotamento depedendo da velocidade, eu estou pensando adaptar uma corrente de elos bem resistente entre a manga de eixo e a bandeja.
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Mensagem por adpachec em Qui 26 Jul - 13:10:19

Pelas marcas pretas no cromado é estresse no metal.
Necessita saber o porque.
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Mensagem por Lukas em Qui 26 Jul - 13:47:33

Acho que pelo motivo da coifa de proteção estar rasgada, ocasionou a entrada de lama, areia, etc... diminuindo a vida util do pivo. eu me lembro que a direção ficou um pouco pesada e rangendo nas manobras, este tipo de acidente é muito perigoso principalmente se tiver trafegando na BR, estou adaptando uma corrente entre a bandeja inferior e a manga de eixo para suportar nesse caso, porque aconteceu comigo e não fez um ano que instalei os quatro pivos no meu opala.
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Mensagem por Lukas em Qui 26 Jul - 13:49:23

Lukas escreveu:Acho que pelo motivo da coifa de proteção estar rasgada, ocasionou a entrada de lama, areia, etc... diminuindo a vida util do pivo. eu me lembro que a direção ficou um pouco pesada e rangendo nas manobras, este tipo de acidente é muito perigoso principalmente se tiver trafegando na BR, estou adaptando uma corrente entre a bandeja inferior e a manga de eixo para suportar nesse caso, porque aconteceu comigo e não fez um ano que instalei os quatro pivos no meu opala.
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Mensagem por LucasPiologo em Qui 26 Jul - 13:57:13

Lukas escreveu:Acho que pelo motivo da coifa de proteção estar rasgada, ocasionou a entrada de lama, areia, etc... diminuindo a vida util do pivo. eu me lembro que a direção ficou um pouco pesada e rangendo nas manobras, este tipo de acidente é muito perigoso principalmente se tiver trafegando na BR, estou adaptando uma corrente entre a bandeja inferior e a manga de eixo para suportar nesse caso, porque aconteceu comigo e não fez um ano que instalei os quatro pivos no meu opala.

Certa vez o meu começou a ranger ao esterçar a direção, levei no mecânico e foi constatado que a coifa havia rompido permitindo que entrasse água no pivô (era época de chuva), sendo assim o pivô enferrujou, troquei o pivô e ficou tudo certo até hoje !


Suspensão não é brinquedo, está fazendo barulho é melhor arrumar logo !
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Mensagem por Mau_Glad em Sex 27 Jul - 7:11:19

vai saber se esse pivô é Nakata mesmo. Do jeito que estão as coisas. Um ano é pouco tempo para arrebentar dessa maneira.
Se encontrar algum problema na sua suspensão que possa ter ocasionado isto, compartilhe com o forum.
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Mensagem por Lukas em Sex 27 Jul - 10:18:44

Me falaram que os pivos da marca nakata e TRW são os melhores. Eu comprei os quatro pivos ( inferiores e superiores ) no mercado livre, então pode ser uma peça similar com a embalagem nakata, melhor comprar na loja de peças GM.
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Mensagem por Mau_Glad em Sex 27 Jul - 11:13:33

Lukas escreveu:Me falaram que os pivos da marca nakata e TRW são os melhores. Eu comprei os quatro pivos ( inferiores e superiores ) no mercado livre, então pode ser uma peça similar com a embalagem nakata, melhor comprar na loja de peças GM.

faz uns 30 anos que eu uso Nakata, Nunca tive problemas. Pode ter ter sido um caso isolado. Mas que tem muita peça falsificada para compra via internet é fato.

O duro é que vc tem mais 3 peças, dessa compra, no carro.
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Mensagem por abner rodrigues de souza em Sex 27 Jul - 13:13:14

Fico com os dois pés atras quando se trata de compras online Suspect

Realmente, a vida útil desse pivô foi muito curta, como estão os outros pivos? há algum sinal de stress ou fadiga como apresentado no pivô que cedeu?





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