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Opala só liga com ponto atrasado

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Mensagem por Diegoj em Sex 14 Set - 21:28:41

Boa noite galera, to com um problemão aqui e preciso de ajuda.
Eu tenho um opala 88 4.1 alcool e GNV q funcionava normalmente até o dia q quebrou a maldita polia de celeron do comando...

Agora o carro simplesmente não liga quando ta com o ponto regulado, fica virando pesado até descarregar a bateria. Ai vc atrasa o ponto e o carro liga na hora, mas fica um lixo pra andar. Se ligar ele com o ponto atrasado e dai regular o ponto com ele ainda ligado, fica perfeito pra andar, mas nao pode desligar pq dai ele vai virar pesado e nao pega mais.

Resumindo um pouco a história ja se passaram 8 meses, duas oficinas diferentes, troca de bronzinas, aneis, feito cabeçote, polias, comando, tuchos, bobina, caixinha de igniçao, cabos, velas, distribuidor, bateria, motor de arranque, carburador foi todo refeito, foi refeita a fiação toda da parte de igniçao, foi ligado tudo direto na bateria pra testar e mesmo assim nao vai.

Agora o segundo mecanico ja ta abandonando tambem pq não sabe mais o q fazer.

Alguem ja passou por um problema desse? Oq eu faço agora?
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Mensagem por adpachec em Sex 14 Set - 21:37:54

Ou montou a engrenagem não alinhada....

Ou fiação do distribuidor invertida...

Ou se está usando este rotor de abas grandes vai fazer a faísca sair mais cedo.

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Mensagem por Diegoj em Sex 14 Set - 21:50:13

adpachec escreveu:Ou montou a engrenagem não alinhada....

Ou se está usando este rotor de abas grandes vai fazer a faísca sair mais cedo.

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Ela está alinhada. Quando quebrou a polia de celeron, foi botado um comando usado q ja tava com uma de alumínio (estava funcionando em outro motor), porem nao ligava, ai foi botado novamente o comando original mas com polia nova e dai ligou mas só no ponto atrasado.
Depois comprei um comando novo, o motor responde melhor mas ainda tem o problema pra ligar. Essa semana o mecanico botou uma polia de omega nesse comando só pra testar mais uma vez e continua igual...

E quanto ao rotor, ja foi conferido tambem. Usamos 2 distribuidores usados, trocando as peças entre eles pra testar (tanto com rotor novo quanto os usados) e depois um distribuidor completamente novo. Fiação tambem foi completamente revisada e verificada se nao estava invertida. Não era esse o problema.
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Mensagem por adpachec em Sex 14 Set - 22:17:22

Sobra somente o avanço a vácuo.
Preso na carcaça do distribuidor afrouxe os parafusos dele e empurre para trás, sentido horário.
Os furos são oblongos.
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Mensagem por Rubão6cc em Sex 14 Set - 22:17:49

DIEGOJ....Mas que milagre o senhor por aqui ....Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?


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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

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Mensagem por Diegoj em Sex 14 Set - 22:26:21

adpachec escreveu:Sobra somente o avanço a vácuo.
Preso na carcaça do distribuidor afrouxe os parafusos dele e empurre para trás, sentido horário.
Os furos são oblongos.

Também já foi testado   Crying or Very sad

Rubão6cc escreveu:DIEGOJ....Mas que milagre o senhor por aqui ....Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Hahahahaha
Eu tava um bom tempo sem acessar aqui pq tava sem opala, comprei outro brinquedo.... E por incrivel q pareça, me incomoda menos q opala
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Mensagem por Rubão6cc em Sex 14 Set - 23:44:14

Misericórdia!!


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Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Sab 15 Set - 8:29:53

E o GNV? Seu carro tem variador de avanço?
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Mensagem por Diegoj em Sab 15 Set - 10:20:36

RHCESPECIAL1974 escreveu:E o GNV? Seu carro tem variador de avanço?

Tem variador de avanço sim, mas ja passamos a fiação toda por fora do variador e não é ali o problema.
Quando ta funcionando no GNV e com o variador ligado até fica melhor, mas longe de 100%...
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Mensagem por adpachec em Sab 15 Set - 13:31:14

Já montou as engrenagens no ponto e deu uma volta completa manualmente para ver se tudo volta na marcação inicial?
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Mensagem por Diegoj em Sab 15 Set - 15:34:15

adpachec escreveu:Já montou as engrenagens no ponto e deu uma volta completa manualmente para ver se tudo volta na marcação inicial?

Sim, foi conferido tambem.


Estava pensando aqui... Caso as velas forem frias demais, poderia acontecer um problema assim?
O motor é alcool, pistão cabeçudo e tal, mas o cabeçote o cara da retifica disse q parece ser de um motor a gasolina, então possivelmente nao tem muita taxa de compressão.
O opala q eu tinha antes era aspirado na gasolina, meio taxado e ainda usava velas de grau original a gasolina sem problemas.
Vale a pena comprar mais velas só q dessa vez pra gasolina? Ja tinha comprado 2 jogos de velas novos pra testar, mas ambos eram pra motor alcool original. Ou essa diferença não é tanta a ponto de causar um problema desse?
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Mensagem por adpachec em Sab 15 Set - 16:13:29

Diegoj escreveu:
adpachec escreveu:Já montou as engrenagens no ponto e deu uma volta completa manualmente para ver se tudo volta na marcação inicial?

Sim, foi conferido tambem.


Estava pensando aqui... Caso as velas forem frias demais, poderia acontecer um problema assim?
O motor é alcool, pistão cabeçudo e tal, mas o cabeçote o cara da retifica disse q parece ser de um motor a gasolina, então possivelmente nao tem muita taxa de compressão.
O opala q eu tinha antes era aspirado na gasolina, meio taxado e ainda usava velas de grau original a gasolina sem problemas.
Vale a pena comprar mais velas só q dessa vez pra gasolina? Ja tinha comprado 2 jogos de velas novos pra testar, mas ambos eram pra motor alcool original. Ou essa diferença não é tanta a ponto de causar um problema desse?

A retífica acha que é um cabeçote a gasolina?
Qual a taxa real de compressão?
As velas neste caso nada teriam a ver porque já pesa na partida.

Se a taxa está muito elevada pode pesar sim na partida.

Já deu partida com o avanço desligado?
Ou adiantou o ponto depois de dar partida?
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Mensagem por Diegoj em Sab 15 Set - 17:02:22

adpachec escreveu:
Diegoj escreveu:

Sim, foi conferido tambem.


Estava pensando aqui... Caso as velas forem frias demais, poderia acontecer um problema assim?
O motor é alcool, pistão cabeçudo e tal, mas o cabeçote o cara da retifica disse q parece ser de um motor a gasolina, então possivelmente nao tem muita taxa de compressão.
O opala q eu tinha antes era aspirado na gasolina, meio taxado e ainda usava velas de grau original a gasolina sem problemas.
Vale a pena comprar mais velas só q dessa vez pra gasolina? Ja tinha comprado 2 jogos de velas novos pra testar, mas ambos eram pra motor alcool original. Ou essa diferença não é tanta a ponto de causar um problema desse?

A retífica acha que é um cabeçote a gasolina?
Qual a taxa real de compressão?
As velas neste caso nada teriam a ver porque já pesa na partida.

Se a taxa está muito elevada pode pesar sim na partida.

Já deu partida com o avanço desligado?
Ou adiantou o ponto depois de dar partida?

Eu pedi pro mecanico medir a taxa de compressao mas ele mediu só a compressao do cilindro (tava dando uns 140 pelo q me lembro) e pelo q eu tava pesquisando, isso é compressão do motor a gasolina.
Ja foi testado com avanço desligado e não resolveu...
Se adiantar o ponto depois da partida ele funciona normalmente, só q se desligar o motor, nao liga mais, só atrasando o ponto novamente.

Eu fiquei com dúvida sobre as velas pq parece q ele nao da explosão (embora venha faisca), fica virando, virando... E não pega, ai vc atrasa o distribuídor, ele pega na hora e ja pode adiantar novamente q ele fica redondo...

Se desse pra fazer um botao pra atrasar o ponto só na partida ia ""resolver"" o problema.
Sergio Rocha
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Mensagem por Sergio Rocha em Sab 15 Set - 18:04:17

Já experimentou colocar outro distribuidor ? Acredito q valha a pena experimentar
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Mensagem por adpachec em Sab 15 Set - 19:50:50

Diegoj escreveu:
adpachec escreveu:

A retífica acha que é um cabeçote a gasolina?
Qual a taxa real de compressão?
As velas neste caso nada teriam a ver porque já pesa na partida.

Se a taxa está muito elevada pode pesar sim na partida.

Já deu partida com o avanço desligado?
Ou adiantou o ponto depois de dar partida?

Eu pedi pro mecanico medir a taxa de compressao mas ele mediu só a compressao do cilindro (tava dando uns 140 pelo q me lembro) e pelo q eu tava pesquisando, isso é compressão do motor a gasolina.
Ja foi testado com avanço desligado e não resolveu...
Se adiantar o ponto depois da partida ele funciona normalmente, só q se desligar o motor, nao liga mais, só atrasando o ponto novamente.

Eu fiquei com dúvida sobre as velas pq parece q ele nao da explosão (embora venha faisca), fica virando, virando... E não pega, ai vc atrasa o distribuídor, ele pega na hora e ja pode adiantar novamente q ele fica redondo...

Se desse pra fazer um botao pra atrasar o ponto só na partida ia ""resolver"" o problema.

"Aparenta não dar explosão" com ponto adiantado?

Com o motor funcionando qual a tensão nos terminais da bobina?
Qual a tensão no positivo do módulo?

Pode ser tensão baixa, não gerando faísca em compressão elevada (pico do PMS).
Pode ser por mal aterramento do bloco ou positivo do comutador com fuga de corrente.
A bobina usa resistência?
Gap de velas (6cc é 0,7 a 0,8 mm).

Com o motor girando, se me lembro a tensão entre os contatos da bobina Bosch é de 2,3 a 2,8 volts.
12,8 ou mais no positivo do módulo e 0,32 milivolts no positivo do distribuidor.

Nestas Medições o multímetro digital pode falhar devido ao pulso magnético da bobina.

E se possuir um positivo do arranque ao módulo/bobina tente desligar e dar partida com o módulo ligado somente no pós chave.
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Mensagem por Diegoj em Sab 15 Set - 20:37:44

Sergio Rocha escreveu:Já experimentou colocar outro distribuidor ? Acredito q valha a pena experimentar

Ja testamos tambem, 2 distribuidores usados e 1 novo.

adpachec escreveu:
Diegoj escreveu:

Eu pedi pro mecanico medir a taxa de compressao mas ele mediu só a compressao do cilindro (tava dando uns 140 pelo q me lembro) e pelo q eu tava pesquisando, isso é compressão do motor a gasolina.
Ja foi testado com avanço desligado e não resolveu...
Se adiantar o ponto depois da partida ele funciona normalmente, só q se desligar o motor, nao liga mais, só atrasando o ponto novamente.

Eu fiquei com dúvida sobre as velas pq parece q ele nao da explosão (embora venha faisca), fica virando, virando... E não pega, ai vc atrasa o distribuídor, ele pega na hora e ja pode adiantar novamente q ele fica redondo...

Se desse pra fazer um botao pra atrasar o ponto só na partida ia ""resolver"" o problema.

"Aparenta não dar explosão" com ponto adiantado?

Com o motor funcionando qual a tensão nos terminais da bobina?
Qual a tensão no positivo do módulo?

Pode ser tensão baixa, não gerando faísca em compressão elevada (pico do PMS).
Pode ser por mal aterramento do bloco ou positivo do comutador com fuga de corrente.
A bobina usa resistência?
Gap de velas (6cc é 0,7 a 0,8 mm).

Com o motor girando, se me lembro a tensão entre os contatos da bobina Bosch é de 2,3 a 2,8 volts.
12,8 ou mais no positivo do módulo e 0,32 milivolts no positivo do distribuidor.

Nestas Medições o multímetro digital pode falhar devido ao pulso magnético da bobina.

E se possuir um positivo do arranque ao módulo/bobina tente desligar e dar partida com o módulo ligado somente no pós chave.

Ele só liga com ponto beeem atrasado, se deixar com o ponto adiantado ou apenas um pouco atrasado, ele fica virando pesado e nao pega. Ja fiz um teste ligando 2 baterias + 1 carregador nele, nesse caso o motor vira bem rapido e mesmo assim nao liga, como se não tivesse faisca (quase torrei o motor de arranque kkkk). Mas nessa situação se tirar um cabo de vela fora, botar uma vela nele e dar partida, essa vela fora do motor solta faisca.

Gap ta em 0,7 e aterramento ja foi refeito e reforçado.
Segunda feira vou ver se consigo trazer ele pra casa e verificar o resto das informações q vc falou.
Esses valores servem tambem pra bobina MI? Ja uso desse modelo desde antes de dar problema e também ja troquei por uma nova, mas tbm modelo MI.
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 15 Set - 21:00:49

vc tem ideia de quantos graus tem q atrasar pra ele dar partida? com quantos graus é possivel dar a partida?

e tem ideia de quantos graus vc deixa pra ele "andar bem"


eu acho q pra um motor pesar ele tem q estar mais de 22 ou 24 graus de avanco

e pro motor a alcool "andar bem" é uma faixa entre 18 e 22


como vcs estao conferindo o ponto? pelo entalhado na polia do vira?


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Mensagem por adpachec em Dom 16 Set - 8:48:32

Diegoj escreveu:
Sergio Rocha escreveu:Já experimentou colocar outro distribuidor ? Acredito q valha a pena experimentar

Ja testamos tambem, 2 distribuidores usados e 1 novo.

adpachec escreveu:

"Aparenta não dar explosão" com ponto adiantado?

Com o motor funcionando qual a tensão nos terminais da bobina?
Qual a tensão no positivo do módulo?

Pode ser tensão baixa, não gerando faísca em compressão elevada (pico do PMS).
Pode ser por mal aterramento do bloco ou positivo do comutador com fuga de corrente.
A bobina usa resistência?
Gap de velas (6cc é 0,7 a 0,8 mm).

Com o motor girando, se me lembro a tensão entre os contatos da bobina Bosch é de 2,3 a 2,8 volts.
12,8 ou mais no positivo do módulo e 0,32 milivolts no positivo do distribuidor.

Nestas Medições o multímetro digital pode falhar devido ao pulso magnético da bobina.

E se possuir um positivo do arranque ao módulo/bobina tente desligar e dar partida com o módulo ligado somente no pós chave.

Ele só liga com ponto beeem atrasado, se deixar com o ponto adiantado ou apenas um pouco atrasado, ele fica virando pesado e nao pega. Ja fiz um teste ligando 2 baterias + 1 carregador nele, nesse caso o motor vira bem rapido e mesmo assim nao liga, como se não tivesse faisca (quase torrei o motor de arranque kkkk). Mas nessa situação se tirar um cabo de vela fora, botar uma vela nele e dar partida, essa vela fora do motor solta faisca.

Gap ta em 0,7 e aterramento ja foi refeito e reforçado.
Segunda feira vou ver se consigo trazer ele pra casa e verificar o resto das informações q vc falou.
Esses valores servem tambem pra bobina MI? Ja uso desse modelo desde antes de dar problema e também ja troquei por uma nova, mas tbm modelo MI.

Se possuir o fio do arranque a bobina , um fio auxiliar de partida, desative ele.
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Mensagem por christian em Dom 25 Nov - 5:23:27

To curioso pra saber qual o problema.
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Mensagem por felipeleox em Dom 25 Nov - 14:18:20

Diegoj escreveu:
Se desse pra fazer um botao pra atrasar o ponto só na partida ia ""resolver"" o problema.

Infelizmente não tenho nenhuma informação para te ajudar com o problema, mas depois de ler seu comentário, lembrei do ajuste do avanço dos Simca:
Opala só liga com ponto atrasado Sem_tz11


Quem tiver curiosidade para ver este sistema em funcionamento, pode pular direto para 20:40 do vídeo:
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Mensagem por RICARDOADG em Sex 30 Nov - 12:54:50

Será que a gaxeta não está pesando muito no virabrequim??
vader
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Mensagem por vader em Sex 30 Nov - 20:26:13

ja verificou o arranque?fucinho, folga nas buxas, colocou bateria nova?

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