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    Mensagem por marcelomkp Sáb 13 Out - 10:29:43

    O câmbio de 5 marchas do Opala moderno aguenta turbo? Se não, qual câmbio de 5 marchas comprar?
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    Mensagem por Pedrão B. Sáb 13 Out - 10:36:27

    O que quer dizer com Opala moderno?
    []’s


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 14 Out - 10:58:18

    ngv

    cl2205a

    cl2205b (nao requer adaptacoes dependendo do ano do opala)

    cl2205e

    cl2215a

    fso2405


    eu nao usaria o cl2205c.
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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 10:13:23

    Pedrão B. escreveu:O que quer dizer com Opala moderno?
    []’s
    É como chamam o câmbio de 5 marchas
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 15 Out - 11:21:29

    O Opala saiu com 2 cambios 5 marchas.
    Um aguenta mais desaforo, o outro não...
    []’s


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    Mensagem por opala4cc Seg 15 Out - 15:10:47

    Pedrão B. escreveu:O Opala saiu com 2 cambios 5 marchas.
    Um aguenta mais desaforo, o outro não...
    []’s

    Pois é. Como citou o Marcos Adriano, o que aguenta desaforo é o CL2205B, que saiu nos 92 6 cilindros. O que não aguenta é o CL2205C, que tem a relação 3,54 e saiu na maioria esmagadora dos 4 cilindros.
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 15 Out - 16:14:30

    Exatamente!
    Precisa saber de qual deles o amigo dispõe...
    []’s


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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 17:49:10

    Com certeza é o fraco... ele é do 4 cilindros, de 5 marchas... tem algum câmbio sem dificéis adaptações de 5 marchas que aguentaria turbo?
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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 18:04:45

    A idéia é uns 300cv com uns 35kg de torque, será que esse câmbio de 5 marchas do 4c não aguenta não?
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 15 Out - 18:14:59

    marcelomkp escreveu:A idéia é uns 300cv com uns 35kg de torque, será que esse câmbio de 5 marchas do 4c não aguenta não?

    o cambio 5m do 4cil da problema no proprio 4cil


    cambio - Câmbio de 5 marchas Opala moderno Clark2205


    aqui pra vc ter uma ideia.....


    alias...acho q 35kg de torque nem o cambio 5m do 6cil 92 aguenta.....


    vc teria q partir mesmo pra um ngv ou o fso 2405 e ambos requer algumas adaptacoes......


    se nao quiser muita adaptacao vá atraz de um 260f porem é 4 marchas.....


    o q vc vai montar ai? motor 6cil com qual diferencial?
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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 18:16:04

    Vou perguntar o mêcanico qual câmbio é, pra ter certeza
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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 18:18:44

    Marcos Adriano escreveu:
    marcelomkp escreveu:A idéia é uns 300cv com uns 35kg de torque, será que esse câmbio de 5 marchas do 4c não aguenta não?

    o cambio 5m do 4cil da problema no proprio 4cil


    cambio - Câmbio de 5 marchas Opala moderno Clark2205


    aqui pra vc ter uma ideia.....


    alias...acho q 35kg de torque nem o cambio 5m do 6cil 92 aguenta.....


    vc teria q partir mesmo pra um ngv ou o fso 2405 e ambos requer algumas adaptacoes......


    se nao quiser muita adaptacao vá atraz de um 260f porem é 4 marchas.....


    o q vc vai montar ai? motor 6cil com qual diferencial?
    Rapaz... a idéia é turbinar meu 4 cilindros, com 1kg, 1,5 de pressão, pra ser sincero acho que nem a 30kg de torque chega kkkk
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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 18:21:52

    Desculpa qualquer coisa, sou leigo no assunto ;-;
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 15 Out - 18:27:06

    olha....

    4cil com 300cv e 35kg eu acho q é muito dificil em....


    ja ouvi relatos q nao chega em 200cv se nao me engano.....posso ta falando besteira....


    acredito q o cambio do opala 92 da conta sim...ou c20, a20, f1000....

    porem todos requer adaptacao!

    TODOS!!! sem excessao!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 15 Out - 18:27:55

    marcelomkp escreveu:Desculpa qualquer coisa, sou leigo no assunto ;-;


    nao esquenta...se nao fossem nos q nao sabemos das coisas o forum nao existiria kkkkkkkkkk

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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 18:39:11

    Você sabe de algum 5 marchas que aguentaria? Vou colocar um diferencial longo também, quero giro baixo em rodovia, pra ''economizar'' kkk e deixar a turbina o mais vazio possível
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 15 Out - 18:50:03

    marcelomkp escreveu:Desculpa qualquer coisa, sou leigo no assunto ;-;

    Acha!

    Se alguém aqui sabe algo, é porque uma vez perguntou e aprendeu com alguém.
    []’S


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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 15 Out - 19:17:27

    marcelomkp escreveu:Você sabe de algum 5 marchas que aguentaria? Vou colocar um diferencial longo também, quero giro baixo em rodovia, pra ''economizar'' kkk e deixar a turbina o mais vazio possível

    Sim....os cambios q eu citei acima.
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 15 Out - 20:30:41

    marcelomkp escreveu:Você sabe de algum 5 marchas que aguentaria? Vou colocar um diferencial longo também, quero giro baixo em rodovia, pra ''economizar'' kkk e deixar a turbina o mais vazio possível

    Me desculpe, mas acho que está querendo demais.
    Não dá para ter o melhor dos mundos, principalmente em um projeto antigo como o do Opala.
    Talvez vai acabar matando o carro, no intuito de economizar.
    Se quer economia, deixe o turbo de lado.
    Vai alongar demais a relação, o carro vai trabalhar na faixa de lag da turbina e vai ficar ruim.
    Pense no projeto como um todo.
    E lembre-se: fugiu do original, começa vir problemas de todo quanto é lado.

    []’s


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    Mensagem por BenKenobi Seg 15 Out - 20:49:50

    Todo carro turbo a tendencia é ter mais torque que um aspirado. Ja vi opalas turbos 4cil  com mesma potencia que o meu 6 aspirado, e com torque significativamente maior. Logo, quem vai sofrer é o cambio.

    Se voce tem muita potencia, passa pelo cambio, passa pelo diferencial e a roda patina. Ok a tendencia é que ninguem sofra tanto.

    Agora se tem pneu maior, que faça o carro ter aderencia, quem sofre é o diferencial. Ai as pessoas tem a ilustre ideia de blocar o diferencial para dar maior tracao. Diferencial nao quebra mais, mas quem quebra é o cambio.

    Pra terminar de judiar do coitado do cambio, a unica peça que aliviaria o tranco que ele sofre seria a embreagem, mas como seu carro sera turbo voce vai colocar uma embreagem com mais carga, que nao deixa ela patinar. E ai, o coitado do clarkinho é moido em pedacinhos.

    Cambio que nao vai dar problema seria 260f. Mas é 4 marchas. O único 5 marchas que aguenta pancada seria o da blazer, fso 2405 ou os ngv 3500 que o Marcos citou. Mas vai ter bastante adaptação e vai perder o velocímetro. Do 92 se achar, vai pagar muito mais caro que um eaton de blazer, e vai ser mais fraco tambem.

    Recomendação pra todo mundo que quer algo simples. Deixa mais próximo do original, que vc curte mais o carro. Faco minha as palavras do Pedrão:

    fugiu do original, começa vir problemas de todo quanto é lado.
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    Mensagem por marcelomkp Seg 15 Out - 22:27:59

    Obrigado gente ❤
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    Mensagem por super5 Qui 18 Out - 13:15:15

    Caros srs
    Quais modelos de opala usam os câmbios: CL-2205A, d, e ,f ?
    agradeco
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 19:01:26

    nenhum


    opala usa o cl 2205c ou 2205b


    os outros sao de chevete, f1000 silverado e etc.

    o D e o F eu acho q é do chevete

    o A e o E eu acho sao da c20 a20 e f1000

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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 19:05:18

    aquela tabela é da clark com a linha de cambio da familia 2205.....

    tbem tem a linha 2215 q sao bem parecido os cambios....
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    Mensagem por GustavoZorzi Qui 18 Out - 22:23:25

    Marcos Adriano escreveu:aquela tabela é da clark com a linha de cambio da familia 2205.....

    tbem tem a linha 2215 q sao bem parecido os cambios....
    Marcos já vi uns tópicos e mensagens suas sobre câmbios quero deixar algumas dúvidas que eu tenho:
    -É fácil de arrumar os câmbio do opala?
    -Os anéis sincronizados são iguais? Exceto o da ré pelo que vi vendendo?
    -O meu qnd to em terceira e vou engatar a segunda ele não chega a entrar e da um barulho de tipo moendo sabe
    -Qual o modelo do câmbio 4 marchas ré pra frente(4cil)
    -Vi que você recomendava a nafil para comprar essas peças, mas o site deles parece q não ta funcionando a venda de peças, qual você recomenda hoje para compra?
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 23:00:57

    GustavoZorzi escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:aquela tabela é da clark com a linha de cambio da familia 2205.....

    tbem tem a linha 2215 q sao bem parecido os cambios....
    Marcos já vi uns tópicos e mensagens suas sobre câmbios quero deixar algumas dúvidas que eu tenho:
    -É fácil de arrumar os câmbio do opala?

    nao é um bixo de 7 cabeças...tem q ver certinho a odem as peças e das travas....o mais chatinho é mexer com o trambulador (interno) e kit sincronizador...

    -Os anéis sincronizados são iguais? Exceto o da ré pelo que vi vendendo?

    os cambios 5m de opala 4cil todos os aneis sincronizados sao iguais....a ré NAO TEM ANEL SINCRONIZADO....tem apenas um pequeno anel de seguimento....(q eu perdi do meu kkkkk)

    -O meu qnd to em terceira e vou engatar a segunda ele não chega a entrar e da um barulho de tipo moendo sabe

    pode ser o sincronizado da segunda q esta ruim....no momento da reduzida é exigido muito do sincronizado (muito mais q na subida de marcha)


    -Qual o modelo do câmbio 4 marchas ré pra frente(4cil)

    a numeração clarck eu nao sei nao....acredito q ninguem vai saber...nem do re pra frente 4cil nem do re pra frente do 6cil....creio eu q na epoca a clark nao tinha esse tipo de nomenclatura pros cambios.


    -Vi que você recomendava a nafil para comprar essas peças, mas o site deles parece q não ta funcionando a venda de peças, qual você recomenda hoje para compra?


    eu compro em auto peças ou pelo mercado livre mesmo....eu recomendava a nafil pq era muito barato as peças la.....uma coisa q nao recomendo comprar novo sao os macaquinhos....hj dia eles nao prestam...quebram e podem ferrar com o cambio.

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    Mensagem por GustavoZorzi Qui 18 Out - 23:55:54

    Marcos Adriano escreveu:
    GustavoZorzi escreveu:
    Marcos já vi uns tópicos e mensagens suas sobre câmbios quero deixar algumas dúvidas que eu tenho:
    -É fácil de arrumar os câmbio do opala?

    nao é um bixo de 7 cabeças...tem q ver certinho a odem as peças e das travas....o mais chatinho é mexer com o trambulador (interno) e kit sincronizador...

    -Os anéis sincronizados são iguais? Exceto o da ré pelo que vi vendendo?

    os cambios 5m de opala 4cil todos os aneis sincronizados sao iguais....a ré NAO TEM ANEL SINCRONIZADO....tem apenas um pequeno anel de seguimento....(q eu perdi do meu kkkkk)

    -O meu qnd to em terceira e vou engatar a segunda ele não chega a entrar e da um barulho de tipo moendo sabe

    pode ser o sincronizado da segunda q esta ruim....no momento da reduzida é exigido muito do sincronizado (muito mais q na subida de marcha)


    -Qual o modelo do câmbio 4 marchas ré pra frente(4cil)

    a numeração clarck eu nao sei nao....acredito q ninguem vai saber...nem do re pra frente 4cil nem do re pra frente do 6cil....creio eu q na epoca a clark nao tinha esse tipo de nomenclatura pros cambios.


    -Vi que você recomendava a nafil para comprar essas peças, mas o site deles parece q não ta funcionando a venda de peças, qual você recomenda hoje para compra?


    eu compro em auto peças ou pelo mercado livre mesmo....eu recomendava a nafil pq era muito barato as peças la.....uma coisa q nao recomendo comprar novo sao os macaquinhos....hj dia eles nao prestam...quebram e podem ferrar com o cambio.

    Então eu encontrei nesse site a venda os anéis parecem um preço bom, mas não tenho base para esse tipo de peça:
    https://brunocar.com.br/39577-anel-sincronizador-1-2-3-4-5-marcha-decar-blazer-chevette-chevy-500-marajo-opala-s10-124312?search=opala%20anel
    O macaquinho seria esta peça? E se ele já tiver ferrada faz como
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 19 Out - 8:59:41

    é

    ta um preco bom o sincronizado sim....

    o macaquinho se for esse da foto parece o modelo "bom" tem alguns a venda q nessa parte de baixo q ta mostrando na foto tem um "rebaixo" e esse nao vale nada.....quebra facil

    um tempo atraz eu fui num ferro velho e achei um monte de macaquinhos originais....trouxe todos embora e estao aqui guardados pra eu nao depender mais desses q sao vendidos hj.

    mas se os seus macaquinhos estiverem bons nao precisa trocar....vc só troca eles se tiverem marcados na parte de cima q fica "pegando" na parte interna da luva ou se ele tiver quebrado...

    se ele tiver bom nao precisa trocar.
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    Mensagem por marcoskle Ter 27 Nov - 11:10:09

    Só a título de curiosidade...
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    Mensagem por marcelomkp Ter 25 Dez - 7:47:46

    Bem que o amigo aí de cima disse, fugiu do original pode preparar a cabeça pra ter dor kkkkkk, primeira vez na rodovia com ele, o câmbio simplesmente se perdeu na quinta marcha e não quis voltar, depois de um mês pra ''arrumar'' esse câmbio, lá em vai meu velho de volta pra oficina de novo
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 25 Dez - 14:34:35

    marcelomkp escreveu:Bem que o amigo aí de cima disse, fugiu do original pode preparar a cabeça pra ter dor kkkkkk, primeira vez na rodovia com ele, o câmbio simplesmente se perdeu na quinta marcha e não quis voltar, depois de um mês pra ''arrumar'' esse câmbio, lá em vai meu velho de volta pra oficina de novo


    nao entendi


    o q aconteceu?
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    Mensagem por marcelomkp Ter 25 Dez - 14:54:05

    Câmbio travou na quinta marcha, e não reduzia nem jogava neutra, ta na quinta travada aqui na garagem, essa semana vou levar ele na oficina de novo, fiquei bem bolado, tava curtindo ele com 5 marchas kk
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 25 Dez - 15:09:22

    ah tah

    cara..... ja aconteceu comigo.....uma vez no 4m e algumas no 5m do opala 4cil e ate mesmo no 5m da c20 q eu uso hj em dia....


    acontece o seguinte: a alta rotacao do eixo entalhado (isso explica acontecer mais em 4ª ou 5ª marcha) o cubo do sincronizador tbem esta em alta rotacao (a mesma rotacao do entalhado e do carda por exemplo)....a forca centrifuga aplicada nos macaquinhos é muito grande e qualquer folguinha q estiver neles eles vao sair fora do lugar...porem eles sempre saem a metade e ficam presos....

    dai ele forma um calço na luva e fica impossivel desengatar a marcha.....a unica saida é desmontando e arrumando ele....ooooou do jeito q eu faço....eu forço a alavanca ate a luva quebrar ele no meio....dai a marcha desengata.....quando chego da viagem eu abro o cambio e troco o macaquinho quebrado...


    porem isso ja faz muito tempo q nao acontece comigo graças a Deus.


    a primeira vez q isso aconteceu comigo foi com o cambio 4m moderno....chegando em uma cidade ha 100km da minha (presidente prudente) viz a viagem inteira em 4ª marcha quando fui chegando no trevo pra reduzir nao conseguia....entrei na cidade em quarta e em um determinado momento nao teve como andar mais em quarta....no desespero dei uma supetada na alavanca e desengatou....porem quando comecei andar na cidade de vez em quando eu ouvia alguns estalos dentro do cambio.....e os estalos foram alguns e depois pararam.

    quando abri o cambio um tempo depois eu vi o q ocorreu faltava um dos 3 macaquinhos do cubo do sincronizador da 3ª e 4ª marcha....e o resultado com ele quebrado la dentro durante uns dois anos foi esse:

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    Mensagem por marcelomkp Dom 30 Dez - 18:39:03

    Kkkk sim, foi isso mesmo que aconteceu, meu mecânico já me disse, ele chama isso de ''travinhas'', começo do ano ele vai abrir pra arrumar, aí vou fazer toda a eletrica do bixão, com direito a painel da ODG *-*
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 1 Jan - 15:22:14

    pois é.....isso é o famoso encavalar marchas no cambio moderno....


    as vezes acontece....comigo uma vez no do opala 4m e algumas no 5m da c20....graças a deus eu acho q consegui resolver.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Qui 26 Set - 8:10:51

    Devido ao problema do cambio relatado no outro post estive pensando em colocar um 5M

    Meu 6 cilindros é praticamente original (fora a W40) e o diferencial um 2,73 (também coloquei um cardã inteiriço.

    Encontrei aqui em SP a Cambiobras que me sugeriu um câmbio de C20, o problema é o custo R$ 6900,00 (já instalado).

    O que acham do valor? Dentro da realidade? Conhecem alguma outra oficina que faça isso?
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 26 Set - 18:02:44

    eu achei muito caro......

    com 5mil vc compra um CL2205B e nao teria nenhum problema com adaptacoes.....só tirar o seu 4m e colocar o 5m CL2205B.....console original....embreagem original.....suportes e etc....

    o cambio da c20 é um meio de vc "economizar um pouco" em relacao ao 2205b pois um cambio desse (c20) compra por 3500 se tiver sorte ate por menos.....eu comprei 2 com defeito por 1500....as peças q sobraram da montagem q eu ja vendi ja superou o valor investido nos 2 cambios...e ainda tenho peças aqui q optei nao vender pra ter de reserva!!!


    mas quase 7mil reais??? com menos q isso eu montaria um de c20 identico ao CL2205B pra vc kkkkkkkkkkkk

    igual eu fiz no meu q uso ha quase 3 anos.....só nao esta mais na caravan (por enquanto) pq to testando um 5m fusado q montei em maio.


    ate iria buscar de caravan ai em sp montava ele aqui depois e levava ele rodando ate ai pra vc kkkkkkkkkkk
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    Mensagem por adriano_ribeiro Dom 29 Set - 20:24:05

    Depois que o Marcos falou sobre o câmbio cl2205b fui pesquisar na internet pra ver se achava um a venda, não que pense em investir em um no momento, mas pra ver quanto valia.

    Resultado: ou eu não sei procurar ou não tem nenhum a venda!!

    Onde encontrar essa "mosca branca"?
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 29 Set - 20:35:33

    ate esses dias atraz tinham 3 a venda no olx....agora só tem 1

    https://ms.olx.com.br/mato-grosso-do-sul/autos-e-pecas/pecas-e-acessorios/carros-vans-e-utilitarios/cambio-clarck-2205b-para-linha-opala-668787215?xtmc=2205b&xtnp=1&xtcr=1


    no ml tinha 1 só....mas hoje fui olhar a vi mais 1

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1306173395-opala-caravan-caixa-5-marchas-6-cilindros-2205b-diplomata-se-comodoro-_JM#position=4&type=item&tracking_id=7401104c-5980-45f0-a379-735b0f845dbb

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1303481561-cambio-clarck-opala-92-2205b-revisado-_JM#position=7&type=item&tracking_id=7401104c-5980-45f0-a379-735b0f845dbb



    se vc tem intencao de comprar um teria q ver isso logo....pois ano passado isso girava entre 3 a 4 mil....agora ja saiu da casa do 4 e ta entrando na casa do 5 a 6 mil.


    sei la....é um palpite.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 29 Set - 20:46:08

    tbem tem esse no face:


    https://www.facebook.com/marketplace/item/703918633450483/


    mas o phoda é a caixa seca do chevete....

    se esse cambio é raro e caro....mais raro e caro ainda é achar só a caixa seca dele pra comprar.


    tem um cara no ml q vende umas de aluminio q ele mesmo funde num molde q ele diz ser da GM....

    ela custa quase 900 reais.



    no face tbem tem esse

    https://www.facebook.com/marketplace/item/703918633450483/


    mas acho q é o mesmo do ml.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Seg 30 Set - 15:03:29

    Valeu Marcos, eu que não soube procurar mesmo.

    Mas com esse valor eu junto um pouco mais e compro o opala 92 junto kkkk

    Abraço
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    Marcos Adriano
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 30 Set - 20:01:45

    mas ainda assim é mais barato do q gastar quase 7mil em um q vai ter q cortar tunel....adaptar travessa.....cortar console....alavanca ficar encostada nos controles do ar condicionado.....e etc.


    a mensagem q eu tentei passar foi essa.....nao disse q seria barato.


    mesmo sendo um cambio caro vc gastaria menos em algo q ficaria "original"
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    Mensagem por adriano_ribeiro Ter 1 Out - 7:59:15

    Entendi o que disse Marcos e faz todo o sentido não fazer adaptação. Além de ser mais barato. Quis dizer que de qualquer forma o custo é bem salgado.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 1 Out - 19:13:08

    ah sim.....é um custo alto sim....

    eu aproveitei pq pra mim nem digo q saiu barato....eu ate sai ganhando....

    pois o cambio 4m moderno q tirei da caravan vendi por 1200.....e acho q as peças q sobraram do cambio da c20 q eu vendi ja deve ter chego perto dos 2mil.....sendo q paguei 1500 nos dois.....só o entalhado e moringa e alavanca foi 850 pra um cara da old stok.....ontem vendi o eixo piloto por 380 reais.....sem falar algumas outras coisas q ja esqueci....e o q ainda esta aqui.


    eu digo q o mais interessante nessa mudanca é poder usar um diferencial mais curto (no caso 2.73 para 3.07 ou ate mesmo o 3.54)

    fica muito mais legal pra andar na cidade e o giro nao fica alto na pista.


    um 4m com 2.73 em quarta fica uns 400 rpm a mais q um 5m com 3.07 em quinta.....se for ver nao é muito.....mas a diferença deles na cidade é interessante.....o 2.73 na cidade é mais "pesadao"

    muita gente q tem 2.73 diz q nao tem nada a ver etc e tal.....mas pouca gente ja tirou um 2.73 num dia e colocou um 3.07 no mesmo dia e saiu andando com o mesmo carro e mesmo motor sem mexer em nada.....tirar um 2.73 e montar um 3.07 uma semana ou um mes depois nao da muito parametro.

    eu ja troquei bastante entre 2.73 e 3.07 pois eu arrisco arrumar alguns diferenciais aqui pra revender....e testo todos eles na minha caravan....(assim como esse 5m fusado q esta nela ha uns 3 meses)


    unico q eu ainda nao testei foi o 3.54 com 5m.....acabei vendendo um q eu tinha sem testar....o cara veio buscar e nem deu tempo de montar na caravan.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Ter 1 Out - 23:45:18

    Me fala desse fusado... Vale a pena? Quanto vale $$$?
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    cambio - Câmbio de 5 marchas Opala moderno Empty Re: Câmbio de 5 marchas Opala moderno

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 2 Out - 18:23:46

    olha....

    dificil achar um fusado por menos de 2mil.....pois vc perde 2 cambios pra fazer 1....eu mesmo nao vou vender o meu por menos q isso....prefiro montar (novamente) os dois cambios e vende-los separados originais....ja q tinha os dois completos: um 5m do 4cil e um 4m do 6cil.


    se vale a pena eu nao sei....talvez sim....devido ao custo mais baixo em relacao ao 2205b q ja comentamos.......porem depende muito do uso.....se a pessoa viaja muito....nao adianta gastar 2 ou 5 mil reais se o cara só da volta no quarteirao ou vai tomar um sorvete no fds......ai melhor ficar com o 4m mesmo......eu viajo muito.....ja fiz viagens de 700km sem parar num unico dia.....sem falar as cidades vizinhas por aqui q sempre to indo q dao entre 50 a 200km......pra mim valeu sim....só tiro o 5m em um caso extremo.

    questao de resistencia o bruno aqui do forum usa um 5m de 4cil ha 8 anos no opala 6cil dele....o cambio original...nem fusado é....e ha uns 2 anos ele colocou w40 e comando kuir 260S.....e o cambio ta la....porem ainda esta com o dif 3.54....e isso no meu ponto de vista tbem ajuda o cambio...


    um dos lances é saber usar....e a peça estar em bom estado.....e nao dar muito giro em primeira nem em quinta....isso eu nao costumo fazer nem no meu cambio 5m de 6cil original....estico de segunda a quarta.

    na minha opiniao "o algo a mais" do cambio fusado é q a relacao das primeiras marchas mais longas do cambio do 6cil ajuda na integridade do eixo entalho na parte da lubrificacao dele....

    é uma coisa meio estranha.....mas eu tenho isso comigo ja ha muito tempo devido desmontar e montar e entender como é o funcionamento interno do cambio......e tbem ver muitos cambios de opala dar problema no alojamento da marcha ré, primeira e quinta....e isso tem um motivo "matematico" ligado diretamente com a relacao das marchas....

    se eu for explicar por aqui seria muuuuito dificil.....eu ate ja pensei fazer um video explicando esse meu ponto de vista....porem acho q vai dar muito mimimi e preferi deixar as coisas do jeito q estao e evitar a fadiga discutindo coisas com gente q nunca nem viu um cambio e nem sabe onde fica querendo dar licao de sabido só pq ja levou o carro na oficina pra trocar retentor ou sensor de ré e ouviu algumas historias de mecancios.....

    e alias meu ponto de vista nao é muito a toa ja pq o 2205b foi muito MELHORADO o alojamento da primeira e ré q recebeu rolamentos de roletes e o alojamento da quinta q foi engrossado o eixo...tudo isso pra melhorar a lubrificacao.....

    alias ate o cambio 5m do opala 4cil 92 foi melhorado o alogamento da primeira e ré com rolamentos roletes IDENTICOS ao 2205b...só faltou um UP na quinta...q permaneceu igual a versao 82/91....e isso é uma coisa q pouquissimas pessoas sabem.


    outra coisa IMPORTANTISSIMA no cambio 5m (qualquer um) é OLEO!!! nunca deixar faltar e nao deixar ficar velho!!!! Oleo é importantissimo nesse cambio....

    ja vi cambio 4m varetado rodar quase sem oleo e nao deu nada....mas esse 5m é fatal....baixou oleo ja era....vai marcar o entalhado.
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    Mensagem por adriano_ribeiro Qui 3 Out - 6:40:08

    Valeu pelas informações Marcos. A princípio vou manter o meu 4m mesmo. O conserto ficou em 700,00 fazer o que né? Semana que vem espero que esteja tudo funcionando.

    Esse lance de usar câmbio do 4cc eu vi esses dias um vídeo do Arthur (WOT) montando um 6 com esse câmbio. Disse que nenhum câmbio do opala presta mesmo...
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 3 Out - 17:45:46

    o q foi trocado ou mexido no seu?? vc ja sabe?


    logo logo quero mexer nesse meu....e talvez seja o mesmo problema q o seu.


    se o seu der certo me da um toque....alguns fds's estarei ocupado mexendo umas coisas aqui na minha casa.....dai quando estiver de boa volto mexer nesse cambio pra ver esse ronco em 1 e 2.



    sobre nenhum cambio de opala prestar eu concordo e discordo em partes.....nenhum cambio de opala presta pra uma prepacao media / forte.....isso concordo....o mais aceitavel é justamente o 2205b....

    porem dependendo ele abre o bico facil.....


    mas pra uso normal como a gente faz....ou ate mesmo uma preparacao leve ate media o cambio do opala da conta sim.....

    nao digo o 5m do 4cil....q com uma preparacao dependendo da pegada do motorista ele abre o bico....mas os todos os outros 4m sao bons sim....ate o 3m


    todos os cambios de opala ate 91 sao identicos por dentro....digo no sentido de projeto pois mudam quantidade de dentes das engrenagens por causa das relacoes......o eixo entalhado do 4m serve em todos de todos os anos...respeitando apenas estria fina e estria grossa.

    o unico q muda é justamente o 5m do 4cil q na parte da quinta o eixo entalhado da uma rebaixada consideravel pra alojar a pequena engrenagem da quinta pra proporcionar uma relacao longa e muitos casos ele costuma quebrar ali....isso aconteceu uns dias atraz com um cara do forum....porem ele sumiu e nunca mais postou.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 4 Out - 21:30:22

    entrando de metido no assunto...hehehe
    realmente o 5m 4cil nao aguenta desaforo,quebrei 2 vezes de um 90 4cil,isso que era apenas rebaixado cabecote....e roda 15....no etanol....

    em uma das vezes partiu o eixo entalhado no meio como se tivesse sido cortado com uma maquina....

    atualmente estou com um 6cil 4m e 3,54,,,,pra brincar é uma beleza ....ja na estrada é uma bost.....
    giro la em cima e andando a 80km/h
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    Mensagem por Diego Darth Sáb 5 Out - 15:35:12

    O cambio do meu está escapando a 3º marcha... estava pensando em tirar e colocar o cambio de 5m do 92.... mas depois de ler os posts.... desisti!!!! Muito caro.... deixa o 4m mesmo aqui.... a 3º escapando de vez em quando nem me incomoda muito mesmo... é só as vezes!!! kkkkkkkkkkkk


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