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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Mensagem por gilmareu em Sab 23 Fev - 10:51:01

Olá pessoal, andei meio sumido com muito trabalho, pois abri uma casa de troca de óleo em Cosmópolis, interior de são paulo.

Até hoje não atendi nenhum opala, de carro antigo só me veio APs e Tempra, dos bem cuidados que poderia se chamar de coleção.

Sei que a cidade tem um clube legal mas ainda não consegui me enturmar por aqui devido a muito trabalho e mudanças e tals, pois vim de são paulo.

Mas não abri o tópico para chorar não, rsrsrs

Além do meu Opala tenho um Monza que está na família desde 0Km, ambos usam o 20w50, no Opala estou de Castrol GTX e no Monza AC-Delco, ambos 20w50 atualmente.

Conversando com meus fornecedores, a marca que tá melhor no momento na minha humilde opinião é a Motul, pois castrol manteve a qualidade mas subiu demais os preços, Shell tb é muito cara, Ipiranga e Lubrax é mais barato mas tb não fala mal de ninguém...

Agora o Motul de moto tem o blend de petróleo importado da arábia saudita e o de carro, o blend é importado do golfo do mexico e não passa pela nossa lei brasileira, de por 30% de oleo reciclado.

Vou fazer um teste colocando motul, a única diferença é que o óleo é 15w50...
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Mensagem por Rubão6cc em Sab 23 Fev - 14:01:16

Gilmar,
Com relação ao óleo Castrol GTX depende do lugar o preço..há variações grandes..aqui na minha cidade eu encontro em mercados atacadistas por 12,90 o litro...20W50...por aqui compensa muito comprar esse óleo..aliás, vou precisar comprar pra trocar do Opala..


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Mensagem por chevy250 em Sab 23 Fev - 17:44:42

Lembrando que o Opala aceita várias especificações de óleo.
Do manual do 88 segue:

10W30
15W40 (eu uso este)
20W40
20W50

Entendo que o 15W50 é melhor que o 20W50, pois quando frio ficará menos viscoso e, portanto, lubrificará melhor na fase frio. Na época as faixas de viscosidade eram mais estreitas.
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Mensagem por Coupe 76 em Sab 23 Fev - 18:32:07

Não abro mão do Castro Magnatec!!!
Uso a muitos anos em todos em todos os carros.

No de Plástico vou de 5W30
Nos Opalas 76 10W40 e no 91 10W30 (mas o motor foi retificado.

A partida a frio é excelente e ele tem um ótimo poder de limpeza.
Limpeza interna de motor o melhor é dirigir por estrada por 1h ou mais. Vi isso uma vez uma vez em um livro técnico de óleo gringo...



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Mensagem por Roberto Jorge em Dom 24 Fev - 6:46:26

Bom dia. O meu Opala 4100 está com a tampa de fixação do motor de partida quebrando com frequência. Quando eu desligo a bobina, o motor de partida funciona perfeitamente macio e sem tranco. Já com a bobina ligada, as vezes, na partida surge um barulho enorme. Estou achando que a cremalheira esteja parando por um instante com o motor de partida funcionando. Ou seja o motor trava por um instante na partida. Já troquei 4 tampas e não conseguimos achar a causa deste defeito. Alguém já passou por essa situação? Me indicaram em instalar o motor de partida mini start com flange de adaptação. O que vocês acham?
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Mensagem por Rubão6cc em Dom 24 Fev - 9:37:57

Roberto Jorge escreveu:Bom dia. O meu Opala 4100 está com a tampa de fixação do motor de partida quebrando com frequência. Quando eu desligo a bobina, o motor de partida funciona perfeitamente macio e sem tranco. Já com a bobina ligada, as vezes, na partida surge um barulho enorme. Estou achando  que a cremalheira esteja parando por um instante com o motor de partida funcionando. Ou seja o motor trava por um instante na partida. Já troquei 4 tampas e não conseguimos achar a causa deste defeito. Alguém já passou por essa situação? Me indicaram em instalar o motor de partida mini start com flange de adaptação. O que vocês acham?

O que vossa pergunta tem a ver com o tópico em questão?


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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 24 Fev - 13:32:20

Roberto Jorge escreveu:Bom dia. O meu Opala 4100 está com a tampa de fixação do motor de partida quebrando com frequência. Quando eu desligo a bobina, o motor de partida funciona perfeitamente macio e sem tranco. Já com a bobina ligada, as vezes, na partida surge um barulho enorme. Estou achando  que a cremalheira esteja parando por um instante com o motor de partida funcionando. Ou seja o motor trava por um instante na partida. Já troquei 4 tampas e não conseguimos achar a causa deste defeito. Alguém já passou por essa situação? Me indicaram em instalar o motor de partida mini start com flange de adaptação. O que vocês acham?


ponto muito adiantado.


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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 24 Fev - 13:35:12

sobre o motul ja ouvi falar muito bem dele para as motocicletas..


desde q tenho minha moto cg uso motul nela 20w50 jaso ma2


muito bom


na caravan estava usando o mobil.....agora dessa vez coloquei o lubrax

mas nunca fugi da casa dos 20w50.


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Mensagem por BenKenobi em Seg 25 Fev - 8:34:47

Me chamem de medroso, mas eu tenho receio de usar oleo mais fino no meu carro, pois quando usei a titulo de curiosidade, a pressao caiu bastante com ele quente, e em alto rpm tambem. Como uso meu carro em usos um tanto quanto extremos, eu optei a voltar pro original 20w50.

Sempre olho os componentes do oleo, a letra quanto mais perto do Z geralmente é mais próximo de sintético com mais propriedades de proteção ao óleo.

Atualmente uso Lubrax, e é muito bom. Uso motul no outro opala , com mecânica toda original. Nao senti nenhuma diferença de temperatura ou comportamento do motor. Atendeu todas expectativas. E o preco é bem interessante tambem.

Nas proximas trocar vou arriscar um motul a titulo de teste.

E uso tambem no freio o Motul RBF 666, que é melhor que um dot 5.1. Recomendo a todos que querem um fluido de freio melhor.
Paulo Corso
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Mensagem por Paulo Corso em Seg 25 Fev - 12:28:30

Você sabia que o óleo Motul Classic é aprovado pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos)?

Por que?

- Porque a maioria dos motores até 1950 ainda possuem metal amarelo (bronze, latão, etc.) que os aditivos dos óleos "normais" agridem.

- Porque os carros antigos possuem junta de papel e os óleos "normais" possuem aditivos que corroem o material ocasionando vazamentos e até mesmo a queima da junta por desgaste antecipado.

- Porque ele é anti-borra

- Porque cria uma camada de proteção dentro do seu motor, permitindo que ele fique longos períodos sem funcionar sem correr o risco de uma "partida com bloco seco" quando resolver funcioná-lo.

- Porque ele tem antioxidantes que permitem você funcionar o seu carro antigo, só naquele dia tranquilo, por 10 minutinhos, onde mesmo desligando o carro com o motor ainda frio os resíduos que vão descer da câmara de combustão para o óleo, no cárter, não irão contaminá-lo.

- Porque ele tem garantia de um ano.

- Ah sim, ele também é mais caro que um óleo normal, para carros modernos. Mas, para ser o melhor óleo do mundo para o seu carro antigo, a gente acha que você não vai fazer essa desfeita para o seu amigo que te orgulha tanto nos eventos de carros antigos.

Fonte: https://www.facebook.com/MotulClassic/posts/957256634295974


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Mensagem por chevy250 em Seg 25 Fev - 20:26:28

BenKenobi escreveu:Me chamem de medroso, mas eu tenho receio de usar oleo mais fino no meu carro, pois quando usei a titulo de curiosidade, a pressao caiu bastante com ele quente, e em alto rpm tambem. Como uso meu carro em usos um tanto quanto extremos, eu optei a voltar pro original 20w50.

Sempre olho os componentes do oleo, a letra quanto mais perto do Z geralmente é mais próximo de sintético com mais propriedades de proteção ao óleo.

Atualmente uso Lubrax, e é muito bom. Uso motul no outro opala , com mecânica toda original. Nao senti nenhuma diferença de temperatura ou comportamento do motor. Atendeu todas expectativas. E o preco é bem interessante tambem.

Nas proximas trocar vou arriscar um motul a titulo de teste.

E uso tambem no freio o Motul RBF 666, que é melhor que um dot 5.1. Recomendo a todos que querem um fluido de freio melhor.

Mas quando quente, o 15W50 e o 20W50 deveriam ter exatamente a mesma viscosidade (50). A vantagem do 15W50 é que quando frio é menos viscoso que o 20W50 (15<20), que é melhor pois lubrifica mais facilmente na fase frio e partida. Estou certo?
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 25 Fev - 20:39:08

Eu nunca vi oleo 15w50


Pra mim é  15w40
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Mensagem por opala4cc em Seg 25 Fev - 22:33:34

Roberto Jorge escreveu:Bom dia. O meu Opala 4100 está com a tampa de fixação do motor de partida quebrando com frequência. Quando eu desligo a bobina, o motor de partida funciona perfeitamente macio e sem tranco. Já com a bobina ligada, as vezes, na partida surge um barulho enorme. Estou achando  que a cremalheira esteja parando por um instante com o motor de partida funcionando. Ou seja o motor trava por um instante na partida. Já troquei 4 tampas e não conseguimos achar a causa deste defeito. Alguém já passou por essa situação? Me indicaram em instalar o motor de partida mini start com flange de adaptação. O que vocês acham?

Veja se a peça que quebra é da marca CINAP. Se for, jogue fora e troque por ZEN.
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Mensagem por Andre Gimenes em Qua 27 Fev - 17:29:26

estou usando um Oleo lubrax tecno 15w40 no meu opala, na próxima troca estou querendo colocar Motul tbm o 4100 power 15w50 e junto com militec para garantir vida longa ao 6zao .... !!!!
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 27 Fev - 18:54:07

o tecno ja é da classe dos semi sinteticos.....

eu nao usaria.....ja q o recomendado é o mineral.


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Mensagem por Sergio Rocha em Qui 28 Fev - 7:53:06

Marcos Adriano escreveu:o tecno ja é da classe dos semi sinteticos.....

eu nao usaria.....ja q o recomendado é o mineral.

Recomendado por quem?

Abs
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Mensagem por Pedrão B. em Qui 28 Fev - 10:48:57

Óleo nacional é tudo a mesma base.
Só a Petrobrás refina petróleo no Brasil.
Daí, cada marca aditiva essa base ao seu "gosto".

O que o Paulo postou está certo, o ZDDP faz falta nos óleos atuais.
Lá nos USA existe esse aditivo pra vender separado.

Sobre Motul, sem novidades, marca muito boa.
Mas o povo insiste em chamar de Mutum...

[]'s


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Mensagem por chevy250 em Qui 28 Fev - 16:28:14

Sergio Rocha escreveu:
Marcos Adriano escreveu:o tecno ja é da classe dos semi sinteticos.....

eu nao usaria.....ja q o recomendado é o mineral.

Recomendado por quem?

Abs

O manual recomendava os minerais. Mas a questão que fica é se recomendavam mineral porque era o que tinha ou por que realmente é o melhor para esses motores antigos?

Até 1990, por exemplo, eu acho que nem existia um 5W40 semi-sintetico ou sintetico. Assim, esse oleo não poderia ser recomendável pois não existia. Mas hoje em dia, com 5w40 fartamente disponível, seria bom para um motor de Opala?

Lembrando que quando quente, um 5w40, 10w40, 15w40 ou 20w40 todos tem a mesma viscosidade.
A vantagem de um 5w ou 10w seria a boa lubrificação na partida e na fase frio. Já enche logo os tuchos e circula bem mais facilmente.

É claro que um motor de Opala, por ter comando lateral não precisa que o óleo suba rapidamente na cabeça do motor assim como precisa ocorrer com todos os motores com comando no cabeçote (OHC).

O que pensam?
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Mensagem por Sergio Rocha em Qui 28 Fev - 16:38:17

Pois é, não era recomendado porque não existia. Kkkk
Um bom óleo sintético é muito melhor do que qualquer óleo mineral. Muito mais detergente, atura altas temperaturas, etc etc.
Qualquer sintético q seja w40, para um motor normal, será muito bom pro Opala. Já um motor gastando óleo, fumando aí a coisa muda. Eu gosto muito do Ipiranga, mas é gosto pessoal, simpatia pela marca, nenhum embasamento técnico.
Abs
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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 1 Mar - 18:03:24

Sergio Rocha escreveu:
Marcos Adriano escreveu:o tecno ja é da classe dos semi sinteticos.....

eu nao usaria.....ja q o recomendado é o mineral.

Recomendado por quem?

Abs


pelo manual do proprietario.

oleo mineral.


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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 1 Mar - 18:13:38

chevy250 escreveu:
Sergio Rocha escreveu:

Recomendado por quem?

Abs

O manual recomendava os minerais. Mas a questão que fica é se recomendavam mineral porque era o que tinha ou por que realmente é o melhor para esses motores antigos?

Até 1990, por exemplo, eu acho que nem existia um 5W40 semi-sintetico ou sintetico. Assim, esse oleo não poderia ser recomendável pois não existia. Mas hoje em dia, com 5w40 fartamente disponível, seria bom para um motor de Opala?

Lembrando que quando quente, um 5w40, 10w40, 15w40 ou 20w40 todos tem a mesma viscosidade.
A vantagem de um 5w ou 10w seria a boa lubrificação na partida e na fase frio. Já enche logo os tuchos e circula bem mais facilmente.

É claro que um motor de Opala, por ter comando lateral não precisa que o óleo suba rapidamente na cabeça do motor assim como precisa ocorrer com todos os motores com comando no cabeçote (OHC).

O que pensam?

Sergio Rocha escreveu:Pois é, não era recomendado porque não existia. Kkkk
Um bom óleo sintético é muito melhor do que qualquer óleo mineral. Muito mais detergente, atura altas temperaturas, etc etc.
Qualquer sintético q seja w40, para um motor normal, será muito bom pro Opala. Já um motor gastando óleo, fumando aí a coisa muda. Eu gosto muito do Ipiranga, mas é gosto pessoal, simpatia pela marca, nenhum embasamento técnico.
Abs


bom...tudo bem....realmente nao existia e tal....e por esse mesmo motivo o motor foi desenvolvido pra funcionar com esse tipo de oleo.

ate pq é o q eu penso.....e nao mexeria no q esta dando certo há anos...ate pq minha caravan é 87 motor fabricado em 86 e abri a parte de baixo ele ha 2 anos e verifiquei q as bronzinas de mancais e bielas eram std originais da GM.....retirei o virabrequim e levei na retifica pra retificar e montar com bronzinas novas e o pessoal mediu la e viram q o vira gastou 7 centesimos se nao me engano.....e nao era necessario retificar e poderia montar com bronzinas std.....e foi o q eu fiz....

pistao tbem ainda é sdt GM.....meu motor nunca havia sido mexido por dentro.....

um motor com mais de 30 anos ainda std......sinceramente.....nunca q eu vou trocar de oleo.

oleo mineral 20w50 sempre!!!!


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Mensagem por Sergio Rocha em Sab 2 Mar - 6:37:02

O óleo mineral atende perfeitamente ao motor jurássico do opala. O q se está dizendo é que o óleo sintético é melhor q o mineral. Evolução. Experimente colocar um pouco de óleo sintético numa panela (sua mulher vai te matar) leve ao fogo e veja o resultado. Faça a mesma coisa com o mineral. . Depois tire suas conclusões.
Isso é um teste extremo, seu motor nunca vai atingir a temperatura da panela, mas é interessante ver o resultado.


Em vez de panela use uma latinha, do tipo das de creme de leite, basta colocar 2 dedinhos de óleo.

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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 2 Mar - 9:50:55

nao coloquei em cheque a qualidade do oleo sintetico....nao disse qual deles é melhor....ou indicando a superioridade de um ou de outro.....com ctz o oleo no geral evoluiu muito.


eu disse q nao usaria oleo semi ou sintetico no motor da minha caravan.....pois nao vejo necessidade de "mudar de oleo" ja q esta dando certo ha muito tempo....mesmo com o conhecido e comentado sistema de lubrificacao do motor do opala q nao é dito como um dos mais eficientes....o mineral 20w50 sempre deu conta do recado....

tbem tem a questao financeira...o oleo mineral custa em media metade do valor do oleo sintetico.


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Mensagem por Sergio Rocha em Sab 2 Mar - 14:12:27

Só completando o resultado da fervura. Depois q esfriam o mineral, apesar de ser 20x50, fica igual agua. Perde muito da viscosidade.
Com certeza um bom óleo mineral atende perfeitamente ao uso normal.

Abs

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Mensagem por gilmareu em Sab 2 Mar - 17:06:01

Andre Gimenes escreveu:estou usando um Oleo lubrax tecno 15w40 no meu opala, na próxima troca estou querendo colocar Motul tbm o 4100 power 15w50 e junto com militec para garantir vida longa ao 6zao .... !!!!

Eu acho que é a melhor pedida, lembrando que Militec-1 é para 20mil km..
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Mensagem por gilmareu em Sab 2 Mar - 17:07:36

Pedrão B. escreveu:Óleo nacional é tudo a mesma base.
Só a Petrobrás refina petróleo no Brasil.
Daí, cada marca aditiva essa base ao seu "gosto".

O que o Paulo postou está certo, o ZDDP faz falta nos óleos atuais.
Lá nos USA existe esse aditivo pra vender separado.

Sobre Motul, sem novidades, marca muito boa.
Mas o povo insiste em chamar de Mutum...

[]'s


O blend de petróleo do MOTUL para carros vem do golfo do México e o de motos vem da Arábia saudita....

Este não passa pela Petrobras cheers
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Mensagem por Andre Gimenes em Sab 2 Mar - 18:56:06

gilmareu escreveu:
Andre Gimenes escreveu:estou usando um Oleo lubrax tecno 15w40 no meu opala, na próxima troca estou querendo colocar Motul tbm o 4100 power 15w50 e junto com militec para garantir vida longa ao 6zao .... !!!!

Eu acho que é a melhor pedida, lembrando que Militec-1 é para 20mil km..

e quanto a filtro de óleo, qual a melhor marca a se usar ??? não achei nada aqui no forum sobre .... ?
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 3 Mar - 9:21:25

recomendam mann e fran


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Mensagem por BenKenobi em Seg 4 Mar - 15:14:32

Sergio Rocha escreveu:O óleo mineral atende perfeitamente ao motor jurássico do opala. O q se está dizendo é que o óleo sintético é melhor q o mineral. Evolução. Experimente colocar um pouco de óleo sintético numa panela (sua mulher vai te matar) leve ao fogo e veja o resultado. Faça a mesma coisa com o mineral. . Depois tire suas conclusões.
Isso é um teste extremo, seu motor nunca vai atingir a temperatura da panela, mas é interessante ver o resultado.


Em vez de panela use uma latinha, do tipo das de creme de leite, basta colocar 2 dedinhos de óleo.

Abs

De fato, a viscosidade é muito melhor. Mas acho bem arriscado vc falar para todos no Forum: Podem usar oleo mais fino, não tem problemas.

Se o motor é recém retificado, folgas Zero, tudo dentro do padrao, pode ser Sim que nao de nenhum problema.

Mas a pressao de oleo dentro do motor, com sabe-se quantos kilometros que muitos carros ja devem ter rodados, pode cair, e cair bastante, não atendendo o minimo necessario, e ocasionando em outros problemas que antes nao tinha, como falta de lubrificacao nos mancais e gerando desgaste prematuro.

Meu motor aconteceu isso, tanto que nao rodei nem 200km com oleo 10w40. A pressao caiu para 0.5 bar na lenta, aonde antes era 1.5 com motor quente. E meu motor era novo, tinha cerca de 1000km rodados.

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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 4 Mar - 15:39:00

BenKenobi escreveu:
Sergio Rocha escreveu:O óleo mineral atende perfeitamente ao motor jurássico do opala. O q se está dizendo é que o óleo sintético é melhor q o mineral. Evolução. Experimente colocar um pouco de óleo sintético numa panela (sua mulher vai te matar) leve ao fogo e veja o resultado. Faça a mesma coisa com o mineral. . Depois tire suas conclusões.
Isso é um teste extremo, seu motor nunca vai atingir a temperatura da panela, mas é interessante ver o resultado.


Em vez de panela use uma latinha, do tipo das de creme de leite, basta colocar 2 dedinhos de óleo.

Abs

De fato, a viscosidade é muito melhor. Mas acho bem arriscado vc falar para todos no Forum: Podem usar oleo mais fino, não tem problemas.

Se o motor é recém retificado, folgas Zero, tudo dentro do padrao, pode ser Sim que nao de nenhum problema.

Mas a pressao de oleo dentro do motor, com sabe-se quantos kilometros que muitos carros ja devem ter rodados, pode cair, e cair bastante, não atendendo o minimo necessario, e ocasionando em outros problemas que antes nao tinha, como falta de lubrificacao nos mancais e gerando desgaste prematuro.

Meu motor aconteceu isso, tanto que nao rodei nem 200km com oleo 10w40. A pressao caiu para 0.5 bar na lenta, aonde antes era 1.5 com motor quente. E meu motor era novo, tinha cerca de 1000km rodados.


Mas eu não estou falando pra ninguém usar óleo mais fino. Só estou dizendo q óleo sintético e melhor q mineral.

Sds
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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 4 Mar - 15:40:32

Existem óleos sinteticos 40. Q é a viscosidade  para opala em bom estado.A Mobil tem até 50 sintético.
Sds
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Mensagem por chevy250 em Seg 4 Mar - 17:53:58

Sergio Rocha escreveu:
BenKenobi escreveu:

De fato, a viscosidade é muito melhor. Mas acho bem arriscado vc falar para todos no Forum: Podem usar oleo mais fino, não tem problemas.

Se o motor é recém retificado, folgas Zero, tudo dentro do padrao, pode ser Sim que nao de nenhum problema.

Mas a pressao de oleo dentro do motor, com sabe-se quantos kilometros que muitos carros ja devem ter rodados, pode cair, e cair bastante, não atendendo o minimo necessario, e ocasionando em outros problemas que antes nao tinha, como falta de lubrificacao nos mancais e gerando desgaste prematuro.

Meu motor aconteceu isso, tanto que nao rodei nem 200km com oleo 10w40. A pressao caiu para 0.5 bar na lenta, aonde antes era 1.5 com motor quente. E meu motor era novo, tinha cerca de 1000km rodados.


Mas eu não estou falando pra ninguém usar óleo mais fino. Só estou dizendo q óleo sintético e melhor q mineral.

Sds

Vamos equalizar o que estamos falando e comentem se não concordarem, pois aqui aprendemos juntos!

Oleo 10w40 (ou melhor escrito 10w-40) quando quente a 100C (padrão de medida SAE), é um oleo com características de oleo 40.
Quando frio é um oleo com caracteristicas de oleo 10.

No manual do Opala, para a fase quente do motor, é permitido 30, 40 ou 50. O que tinha na época para atender a essa especificação era o 10w-30, o 15w-40, 20w-40 e o 20w-50.

Quanto maior a amplitude entre a fase fria e a quente mais dificil e mais caro é produzir o oleo.
Bem antigamente a amplitude era zero, ou seja nem existiam os oleos multiviscosos.

Vamos a 3 pontos:

1) Agora o exercício. Um óleo 15w-40 atende o manual do Opala quando o motor está quente, certo?
Então um oleo 40 está ok para o Opalão na fase quente..
Aqui a conclusão e me corrijam se estiver errado.
Um oleo 5w-40, na fase quente, não é mais "fino" que um 15w-40, pois na fase quente as viscosidades são iguais.
Desta forma, um 5w-40 atenderia a fase quente do Opala - mas esse oleo não existia na época do Opala (ou era caríssimo e só importado).

2) A diferença estará na fase fria. Ai sim, o 5w-40 será mais fino que o 15w-40.
A questão agora é se na fase fria é melhor ter um oleo 5 ou um oleo 15. Me parece que seria melhor um oleo 5.
Pelo menos o oleo 10 na fase fria atende a Manual do Opala. Assim, pelo menos o 10w-40 está ok!

3) Outra questão para a qual eu não tenho a resposta: a pressão de marcha lenta estar em 0.5 ou 1.5. O que é melhor?
Um oleo mais grosso é mais dificil de bombear e a pressão vai aumentar mesmo. [EDITADO: aqui eu pensei na saida da bomba e não nas partes que interessam...Falei um pouco de bobagem]
Mas o que interessa é a pressão ou a capacidade de lubrificação?
Um motor frio com oleo grosso vai ter a pressào na bomba bem alta mas não vai lubrificar corretamente, certo?
Claro que um oleo muito fino vai rapidamente circular com pressao baixa mas também pode não ser suficiente para formar o filme adequado.
Qual seria o ponto otimo? Pelo menos oleo 10 está ok no manual para a fase fria.


Última edição por chevy250 em Seg 4 Mar - 19:01:19, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 4 Mar - 18:12:01

Exatamente isso. Eu prefiro um 10x40 porque moro num local de temperaturas altas. Se eu morasse em região fria ia preferir um 5x40.
Se não fosse tão caro eu usaria no verão o Mobil sintético w50. Aki a temperatura passa dos 35 o verão todo.

Sds
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Mensagem por Julio D em Seg 4 Mar - 18:24:47

boa noite, assunto muito importante, acompanhando
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Mensagem por chevy250 em Seg 4 Mar - 18:33:20

E ainda tem a questào do ZDDP.

Os fabricantes de oleos sintéticos modernos têm removido o ZDDP que era importante para motores antigos, com mais fricção como, por exemplo, no comando de valvulas. Motores com comandos roletados modernos tem menos problema com isso.
E motores modernos tem catalizador, que é afetado pelo ZDDP.

https://www.youtube.com/watch?v=VtO82qWbv5I

https://www.thoughtco.com/debunking-the-motor-oil-additive-urban-legend-726162

Nao sei se os oleos minerais modernos tem o ZDDP ou não.
Vou pesquisar. Se tiverem, ai a briga fica feia. O sintético é melhor em geral, mas não tem ZDDP.
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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 4 Mar - 18:44:56

Olha o q achei. https://mobiloil.com/en/faq/ask-our-auto-experts/questions-for-auto-experts/mixing-motor-oil-to-reach-the-right-zddp-level-for-classic-cars

Sds
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Mensagem por chevy250 em Seg 4 Mar - 19:13:35

Bom a galera que mora em país frio sofre muito com a partida.
Veja que falam de 0w-40!!!
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Mensagem por BenKenobi em Ter 5 Mar - 9:12:20

chevy250 escreveu:
Sergio Rocha escreveu:

Mas eu não estou falando pra ninguém usar óleo mais fino. Só estou dizendo q óleo sintético e melhor q mineral.

Sds

Vamos equalizar o que estamos falando e comentem se não concordarem, pois aqui aprendemos juntos!

Oleo 10w40 (ou melhor escrito 10w-40) quando quente a 100C (padrão de medida SAE), é um oleo com características de oleo 40.
Quando frio é um oleo com caracteristicas de oleo 10.

No manual do Opala, para a fase quente do motor, é permitido 30, 40 ou 50. O que tinha na época para atender a essa especificação era o 10w-30, o 15w-40, 20w-40 e o 20w-50.

Quanto maior a amplitude entre a fase fria e a quente mais dificil e mais caro é produzir o oleo.
Bem antigamente a amplitude era zero, ou seja nem existiam os oleos multiviscosos.

Vamos a 3 pontos:

1) Agora o exercício. Um óleo 15w-40 atende o manual do Opala quando o motor está quente, certo?
Então um oleo 40 está ok para o Opalão na fase quente..
Aqui a conclusão e me corrijam se estiver errado.
Um oleo 5w-40, na fase quente, não é mais "fino" que um 15w-40, pois na fase quente as viscosidades são iguais.
Desta forma, um 5w-40 atenderia a fase quente do Opala - mas esse oleo não existia na época do Opala (ou era caríssimo e só importado).

2) A diferença estará na fase fria. Ai sim, o 5w-40 será mais fino que o 15w-40.
A questão agora é se na fase fria é melhor ter um oleo 5 ou um oleo 15. Me parece que seria melhor um oleo 5.
Pelo menos o oleo 10 na fase fria atende a Manual do Opala. Assim, pelo menos o 10w-40 está ok!

3) Outra questão para a qual eu não tenho a resposta: a pressão de marcha lenta estar em 0.5 ou 1.5. O que é melhor?
Um oleo mais grosso é mais dificil de bombear e a pressão vai aumentar mesmo. [EDITADO: aqui eu pensei na saida da bomba e não nas partes que interessam...Falei um pouco de bobagem]
Mas o que interessa é a pressão ou a capacidade de lubrificação?
Um motor frio com oleo grosso vai ter a pressào na bomba bem alta mas não vai lubrificar corretamente, certo?
Claro que um oleo muito fino vai rapidamente circular com pressao baixa mas também pode não ser suficiente para formar o filme adequado.
Qual seria o ponto otimo? Pelo menos oleo 10 está ok no manual para a fase fria.

Entao, teoria X pratica tem uma diferença sim. Manual desse motor recomendação de lenta 18-20 psi, ou 1,2 a 1,4 kgfm de pressão do oleo a marcha lenta. Abaixo disso a luz de óleo comeca a ascender.

Se voce me falar que motor em baixa rotação não tem problema, pois não esta sofrendo esforço, Ok Concordo.

Mas vamos la:
1) Sim, ajudaria na fase fria a economia de combustivel. Porem nao encontrei que o 15w40 é compatível com motor do opala. Qual manual vc achou (seja de opala ou de outro carro que partilhe do mesmo motor)? Fiquei curioso.

2) Teria que avaliar a regiao que o carro vai andar, se é extremo sul do pais ou extremo norte, aonde as temperaturas variam bastante. O 5w40 acho besteira, pois é desenvolvido para temperaturas muito baixas, como em invernos rigorosos da europa.

3)Sempre lembrando que todos componentes do opala, são de ferro fundido, as temperaturas demoram a se dissipar das partes moveis. Nao temos bielas / pistoes / cabecote e outros em aluminio(salvo excessoes de pecas forjadas). Logo, se voce tem um carro com taxa de compressao mais elevada, a temperatura do motor vai ser maior, o oleo vai afinar mais, logo a pressão vai cair usando oleo de viscosidade menor. O 40 é menor viscosidade quente do que um 50 por ex.

Óleo é coração do motor, se faltar lubrificação, chance de dar problemas é alta.

E lembrando que esse motor, teve problema cronico de lubrificação, especialmente em regimes de rotação mais altos.
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Mensagem por Sergio Rocha em Ter 5 Mar - 9:43:35

No manual da minha caravan 92 4.1 diz exatamente isso. Os óleos recomendados são 10w30, 15w40, 20w40 e 20w50.

Sds.
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Mensagem por chevy250 em Qua 6 Mar - 8:12:31

BenKenobi escreveu:
chevy250 escreveu:

Vamos equalizar o que estamos falando e comentem se não concordarem, pois aqui aprendemos juntos!

Oleo 10w40 (ou melhor escrito 10w-40) quando quente a 100C (padrão de medida SAE), é um oleo com características de oleo 40.
Quando frio é um oleo com caracteristicas de oleo 10.

No manual do Opala, para a fase quente do motor, é permitido 30, 40 ou 50. O que tinha na época para atender a essa especificação era o 10w-30, o 15w-40, 20w-40 e o 20w-50.

Quanto maior a amplitude entre a fase fria e a quente mais dificil e mais caro é produzir o oleo.
Bem antigamente a amplitude era zero, ou seja nem existiam os oleos multiviscosos.

Vamos a 3 pontos:

1) Agora o exercício. Um óleo 15w-40 atende o manual do Opala quando o motor está quente, certo?
Então um oleo 40 está ok para o Opalão na fase quente..
Aqui a conclusão e me corrijam se estiver errado.
Um oleo 5w-40, na fase quente, não é mais "fino" que um 15w-40, pois na fase quente as viscosidades são iguais.
Desta forma, um 5w-40 atenderia a fase quente do Opala - mas esse oleo não existia na época do Opala (ou era caríssimo e só importado).

2) A diferença estará na fase fria. Ai sim, o 5w-40 será mais fino que o 15w-40.
A questão agora é se na fase fria é melhor ter um oleo 5 ou um oleo 15. Me parece que seria melhor um oleo 5.
Pelo menos o oleo 10 na fase fria atende a Manual do Opala. Assim, pelo menos o 10w-40 está ok!

3) Outra questão para a qual eu não tenho a resposta: a pressão de marcha lenta estar em 0.5 ou 1.5. O que é melhor?
Um oleo mais grosso é mais dificil de bombear e a pressão vai aumentar mesmo. [EDITADO: aqui eu pensei na saida da bomba e não nas partes que interessam...Falei um pouco de bobagem]
Mas o que interessa é a pressão ou a capacidade de lubrificação?
Um motor frio com oleo grosso vai ter a pressào na bomba bem alta mas não vai lubrificar corretamente, certo?
Claro que um oleo muito fino vai rapidamente circular com pressao baixa mas também pode não ser suficiente para formar o filme adequado.
Qual seria o ponto otimo? Pelo menos oleo 10 está ok no manual para a fase fria.

Entao, teoria X pratica tem uma diferença sim. Manual desse motor recomendação de lenta 18-20 psi, ou 1,2 a 1,4 kgfm de pressão do oleo a marcha lenta. Abaixo disso a luz de óleo comeca a ascender.

Se voce me falar que motor em baixa rotação não tem problema, pois não esta sofrendo esforço, Ok Concordo.

Mas vamos la:
1) Sim, ajudaria na fase fria a economia de combustivel. Porem nao encontrei que o 15w40 é compatível com motor do opala. Qual manual vc achou (seja de opala ou de outro carro que partilhe do mesmo motor)? Fiquei curioso.

2) Teria que avaliar a regiao que o carro vai andar, se é extremo sul do pais ou extremo norte, aonde as temperaturas variam bastante. O 5w40 acho besteira, pois é desenvolvido para temperaturas muito baixas, como em invernos rigorosos da europa.

3)Sempre lembrando que todos componentes do opala, são de ferro fundido, as temperaturas demoram a se dissipar das partes moveis. Nao temos bielas / pistoes / cabecote e outros em aluminio(salvo excessoes de pecas forjadas). Logo, se voce tem um carro com taxa de compressao mais elevada, a temperatura do motor vai ser maior, o oleo vai afinar mais, logo a pressão vai cair usando oleo de viscosidade menor. O 40 é menor viscosidade quente do que um 50 por ex.

Óleo é coração do motor, se faltar lubrificação, chance de dar problemas é alta.

E lembrando que esse motor, teve problema cronico de lubrificação, especialmente em regimes de rotação mais altos.

Olá!

Sobre a pressão do óleo na experiencia que você fez com o 10w-40 ter ficado abaixo do recomendado, foi na fase fria ou na quente? Não é estranho ter dado problema? O 10w existe na recomendação fase fria do 10w-30 e o 40 existe na recomendação na fase quente do 15w-40 ou mesmo na 20w-40. Assim, o 10w-40 seria a combinação das duas recomendações no meu entendimento.

Sobre a questão 1)
O 15w-40 está no manual do Opala 1988 e dos 1991/92.
Mas no manual do 1974, por exemplo, tinha só 10w-30, 20w-40 e 20w-50. O 15w-40 apareceu nos mais novos, porém o motor era essencialmente o mesmo. E esse é o ponto da discussão. A gente observa que o motor é o mesmo, mas à medida em que surgiram novos oleos, a especificação agregou pelo menos um modelo de oleo com amplitude maior de viscosidade (15w-40). Como seria hoje se o motor 4.1 ainda estivesse em produção?

Sobre a questào 2)
Realmente em clima muito frio há problema sério com os oleos na fase fria/partida (eles ficam quase que uma pasta - isso, de fato, não existe no Brasil). Mas a maioria dos motores modernos usam o 5w ou até o 0w para todos os climas atualmente. Isso facilita muito a circulaçào do óleo na fase fria e/ou na partida - são poucos minutos mas são cruciais. Depois que esquenta, o que interessa é o valor 40, no caso do 5w-40. E ai é independente do clima, pois uma vez o motor aquecido a temperatura ambiente pouco influencia já que o motor tem como bloquear a circulação da água e manter a temperatura correta.
Em um manual da Silverado americana (nada a ver com a brasileira), só como exemplo, os oleos recomendados são 5w-30 e 10w-30. Mas o manual diz:

As shown in the chart, SAE 5W-30 is best for your vehicle. However, you can use SAE 10W-30 if it’s going to be 0_F (-18_C) or above.

Entendo que o melhor é o 5W para todas as temperaturas, mas se a temperatura embiente foi acima de 0C, aceita-se o 10W.
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Mensagem por chevy250 em Qua 6 Mar - 8:36:02

Apenas como curiosidade, o manual do Omega 4.1 (a partir de 1995) ainda recomendava os oleos: 15w-40, 20w-40 e 20w-50.
Eles removeram o oleo 30 na fase quente (10w-30).
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Mensagem por Sergio Rocha em Qua 6 Mar - 9:36:41

Óleo é um assunto apaixonante. Tem milhares de variações. A Mobil lançou os série fórmula 1 q se não me engano tem o 0w40. Sabemos q um óleo 0, vai circular muito mais rápido no motor frio. Agirá quase de imediato. Mas a dúvida é o q e melhor pro motor um 10 ou um 0?

Sds

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