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MOTOR ORIGINAL DE FABRICA?

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MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? Empty MOTOR ORIGINAL DE FABRICA?

Mensagem por alex force em Dom 24 Fev - 15:41:22

Olá amigos opaleiros !

Recentemente comprei um opala coupe 1981 e queria saber se tem alguma maneira de verificar se o motor que está no carro é original de fabrica, já pesquisei aqui no site e como são centenas de tópicos resolvi pedir ajuda a todos !


agradeço a colaboração.
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MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? Empty Re: MOTOR ORIGINAL DE FABRICA?

Mensagem por Müller em Dom 24 Fev - 15:48:25

Pelo chassi dá pra saber se é 4 ou 6 cil. Agora, o original de fábrica...meio difícil.......talvez pelo número do motor.

Quais os 5 primeiros caracteres do chassi?


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MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? Empty Re: MOTOR ORIGINAL DE FABRICA?

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 24 Fev - 16:12:57

importante é saber se o carro saiu de fabrica com motor 4 ou 6

isso é facil descobrir com os 5 primeiros numeros do chassi


agora saber se o motor q esta la é exatamente o q saiu da fabrica ja é mais complicado.....vejo muitos topicos com duvidas sobre isso...e eu nao entendo porque  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742


perdoe a opiniao.....mas se for por questoes de originalidade buscando placa preta isso nao influencia em nada......ate pq ja vi opala com rodas e volante modificado....motor preparado com weber msd....cabo de vela amarelo......motor de outra cor....com ar condicionado e q tem placa preta......

ja vi um maverick luxo caracterizado gt v8 com placa preta.....



a questao do numero do motor nao interfere nisso......ate mesmo pelo fato de uma parte da numeracao dos motores serem pinados em dois ou motores diferentes....eu conheco uns tres casos de amigos q ja aconteceu isso


um motor aqui numa oficina esta cadastrado em 3 opalas....e o outro de um amigo esta cadastrado em outro opala alem do dele.....outro amigo meu reformou um e caracterizou ss e gastou uma grana preta....quando foi transferir o motor esta dado como roubado e o opala dele ficou preso na delegacia.....deu maior trabalho pra ele tirar.


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Mensagem por alex force em Dom 24 Fev - 16:31:30

O nº do chassis começa com 5P87EAB...

eu sei que fica dificil saber se o motor é do carro quando saiu de fabrica,mas como o carro está bastante original fiquei curioso !
A algum tempo atráz no extinto Opala.com tinha um tópico que você consultava um link na internet colocando o nº do chassis e esse link de dava todos os dados do seu carro quando saiu de fabrica,mas agora não existe mais o site.
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Mensagem por Müller em Dom 24 Fev - 16:36:04

alex force escreveu:O nº do chassis começa com 5P87EAB...

eu sei que fica dificil saber se o motor é do carro quando saiu de fabrica,mas como o carro está bastante original fiquei curioso !
A algum tempo atráz no extinto Opala.com tinha um tópico que você consultava um link na internet colocando o nº do chassis e esse link de dava todos os dados do seu carro quando saiu de fabrica,mas agora não existe mais o site.

Olha, originalmente, trata-se de um Opala Comodoro 4 cilindros a gasolina.


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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 24 Fev - 16:37:28

existe sim...e seu opala por esse numero de chassi é opala comodoro 4cil


http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=26


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Mensagem por alex force em Dom 24 Fev - 17:10:47

O nº do motor é 1J07224MB na cor azul.
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 24 Fev - 17:22:28

O motor é 4 ou 6?


Só uma dica....nao exponha o numero do motor na internet.....nao é seguro......pessoas com más intencoes podem pegar pra pinar motores roubados e etc....


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Mensagem por Müller em Dom 24 Fev - 17:23:17

Normalmente, são só oito caracteres. Tem um a mais no seu.....


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Mensagem por alex force em Dom 24 Fev - 18:59:36

Obrigado pessoal pela ajuda,meu carro realmente é um Comodoro 4cil a gasolina,vou acabar fazendo uma consulta com o Detran para ter certeza e não ter aborrecimentos na transferência de propriedade,mas segundo o antigo dono esse motor é original.
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Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Dom 24 Fev - 20:17:20

Marcos Adriano escreveu:importante é saber se o carro saiu de fabrica com motor 4 ou 6

isso é facil descobrir com os 5 primeiros numeros do chassi


agora saber se o motor q esta la é exatamente o q saiu da fabrica ja é mais complicado.....vejo muitos topicos com duvidas sobre isso...e eu nao entendo porque  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742  MOTOR ORIGINAL DE FABRICA? 695742


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ja vi um maverick luxo caracterizado gt v8 com placa preta.....



a questao do numero do motor nao interfere nisso......ate mesmo pelo fato de uma parte da numeracao dos motores serem pinados em dois ou motores diferentes....eu conheco uns tres casos de amigos q ja aconteceu isso


um motor aqui numa oficina esta cadastrado em 3 opalas....e o outro de um amigo esta cadastrado em outro opala alem do dele.....outro amigo meu reformou um e caracterizou ss e gastou uma grana preta....quando foi transferir o motor esta dado como roubado e o opala dele ficou preso na delegacia.....deu maior trabalho pra ele tirar.

Penso que é uma pena não ser considerado o motor que nasceu com o carro. Nos EUA os Dodge/Chrysler, pelo que sei, eram os carros mais completos em numeração de partes do veículos e os matchnumber(números das peças que saíram na linha de montagem) valem fortunas, mesmo que praticamente mortos. Por aqui no caso do Opala interessa mais se ele tem um 6 cilindros de um 92 num Opala 1970 do que se ele saiu originalmente com 4 cilindros.

Com relação aos placa preta, como você disse tem cada aberração com placa preta, que para mim a placa preta pouco interessa, virou um comércio que hoje em dia é fácil de obter. Em tempos em que era coisa séria era legal ter um PP na garagem. Circulou na internet ano passado um C-10 V8 rebaixada e cheia dos terecotecos e o dono enchia a boca pra falar que era PP. A pergunta que fica é que clube sério e homologado pela Anfavea que assina uma laudo de originalidade desses? Tem até uma empresa que vende laudos pela internet depois que você envia fotos do carro, não sei como funciona, mas existe. Triste...
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 25 Fev - 19:16:10

exato.....o q nao se vende no brasil.


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Mensagem por Pedro Fagundes em Seg 25 Fev - 20:53:49

Marcos Adriano escreveu:

um motor aqui numa oficina esta cadastrado em 3 opalas....e o outro de um amigo esta cadastrado em outro opala alem do dele.....outro amigo meu reformou um e caracterizou ss e gastou uma grana preta....quando foi transferir o motor esta dado como roubado e o opala dele ficou preso na delegacia.....deu maior trabalho pra ele tirar.

carro antigo tem muitos assim.. eu troquei o motor e cadastrei no documento, não da problema nenhum pra transferir.

que zica este último aí.. foda, aqui em casa já teve uma brasília.. transferimos na compra, mas na venda não passou. Esses dias recebi uma carta
depois de uns 15 anos falando que seria baixado..



RHCESPECIAL1974 escreveu:

Com relação aos placa preta, como você disse tem cada aberração com placa preta, que para mim a placa preta pouco interessa, virou um comércio que hoje em dia é fácil de obter. Em tempos em que era coisa séria era legal ter um PP na garagem. Circulou na internet ano passado um C-10 V8 rebaixada e cheia dos terecotecos e o dono enchia a boca pra falar que era PP. A pergunta que fica é que clube sério e homologado pela Anfavea que assina uma laudo de originalidade desses? Tem até uma empresa que vende laudos pela internet depois que você envia fotos do carro, não sei como funciona, mas existe. Triste...

mas muita gente coloca a placa preta original e modifica depois o carro.. acontece demais.. eles não olham de novo, então já era.
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Mensagem por opala4cc em Seg 25 Fev - 22:20:57

Pedro Fagundes escreveu:
Marcos Adriano escreveu:

um motor aqui numa oficina esta cadastrado em 3 opalas....e o outro de um amigo esta cadastrado em outro opala alem do dele.....outro amigo meu reformou um e caracterizou ss e gastou uma grana preta....quando foi transferir o motor esta dado como roubado e o opala dele ficou preso na delegacia.....deu maior trabalho pra ele tirar.

carro antigo tem muitos assim.. eu troquei o motor e cadastrei no documento, não da problema nenhum pra transferir.

que zica este último aí.. foda, aqui em casa já teve uma brasília.. transferimos na compra, mas na venda não passou. Esses dias recebi uma carta
depois de uns 15 anos falando que seria baixado..



RHCESPECIAL1974 escreveu:

Com relação aos placa preta, como você disse tem cada aberração com placa preta, que para mim a placa preta pouco interessa, virou um comércio que hoje em dia é fácil de obter. Em tempos em que era coisa séria era legal ter um PP na garagem. Circulou na internet ano passado um C-10 V8 rebaixada e cheia dos terecotecos e o dono enchia a boca pra falar que era PP. A pergunta que fica é que clube sério e homologado pela Anfavea que assina uma laudo de originalidade desses? Tem até uma empresa que vende laudos pela internet depois que você envia fotos do carro, não sei como funciona, mas existe. Triste...

mas muita gente coloca a placa preta original e modifica depois o carro.. acontece demais.. eles não olham de novo, então já era.

Sim, mas no ato de inspeção, o avaliador tira um monte de fotos do veículo para documentar o estado em que estava na hora da avaliação. Se concedida a placa preta e o dono do carro mudar o veículo depois, a entidade a que pertence o avaliador pode se defender.
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Mensagem por opala4cc em Seg 25 Fev - 22:25:56

alex force escreveu:Obrigado pessoal pela ajuda,meu carro realmente é um Comodoro 4cil a gasolina,vou acabar fazendo uma consulta com o Detran para ter certeza e não ter aborrecimentos na transferência de propriedade,mas segundo o antigo dono esse motor é original.

Você pode chegar em uma concessionária e fazer o pedido para saber qual a numeração original do motor que veio de fábrica no seu carro. Acho que cobram alguma taxa. A concessionária envia pedido por escrito para a fábrica, tudo protocolado. Mas você tem que ser o proprietário e tem de levar documentos seus e do veículo (obviamente em seu nome). Eles lhe pedem um prazo para cumprir seu pedido.
O próprio BESTRAN aciona a fábrica quando há algum xabú com a documentação relativa à numeração de motor que não possa ser dirimida nos próprios registros do órgão.
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Mensagem por Convidado em Ter 26 Fev - 6:52:39

Olha, qual a diferença entre ser original o motor? Se vc tem um 6 bocas anda mais, se tem 4 anda tbem. Na época em que os opalas saíram, tinham 2 opções. E nada impedia de mudar de 4 para 6. Hoje com ajuda de um bom despachante, vc faz fácil. Ambos são da chevrolet, ambos andaram em paralelo.
Só tomar cuidado para não ser um motor de c10,c20, porque aí potência vira torque kkkk.
E abaixo minha opinião pessoal:
Placa preta é só uma decoração, quem gosta de opala, quer é desfilar com o carro do século e não em tom de "funeral" kkkkk. Desculpe quem tem as plaquinhas, é só minha opinião, eu não gosto de placa preta. O meu até pegaria uma, porque quase tudo é original, só não o alarme e a trava. Mas quando o vermelho vinho passa na rua cantando pneus, todo mundo gosta.
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Mensagem por LucasPiologo em Ter 26 Fev - 7:43:33

Se não me engano despachante faz uma pesquisa que da pra saber se o motor já foi trocado !!
Quando comprei o meu constava que o motor era o mesmo desde sempre. Paguei 10 reais na pesquisa na época (2014).
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Mensagem por Diplo87 em Ter 26 Fev - 8:33:57

E aí gurizada, blz?

Acho legal isso de mexer no carro, modernizar e tal, mas me preocupo ainda com a originalidade, não para obter PP, pois como já foi dito hoje é apenas um comércio que não significa mais nada em termos de originalidade, se tem motor 4, 6 ou 8 cilindros, vai do gosto de cada um. O importante é manter fiel ao projeto e ao espirito do Opala, para não transformá-lo numa aberração em 4 rodas.
Voltando ao assunto do tópico, é muito difícil saber se o motor saiu originalmente em determinado Opala, pois naquela época isto mal era registrado, datilografados sei lá, se ainda existem dever estar de posse da GMB ou já viraram lixo (minha opinião).
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Mensagem por opala4cc em Ter 26 Fev - 9:41:32

LucasPiologo escreveu:Se não me engano despachante faz uma pesquisa que da pra saber se o motor já foi trocado !!
Quando comprei o meu constava que o motor era o mesmo desde sempre. Paguei 10 reais na pesquisa na época (2014).

O ideal mesmo é ter o documento fornecido pela fábrica, já que existem motores com mesma numeração ou motores registrados em mais de um veículo, sei lá! Quando um carro é roubado e tem o mesmo número do motor (e que está registrado no Bestran), os outros motores/proprietários podem ter problemas no futuro.
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Mensagem por Eder Harisson em Qui 28 Fev - 21:12:06

Se conseguir falar com o Marcelo Lima Monteiro, restaurador de Itaúna-MG, ele consegue verificar se é o bloco original do carro, com o numero do chassi e do motor

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