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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Qui 7 Mar - 20:16:34

Boa Noite galera!
Sou novo aqui e venho pedir uma ajuda e se puderem desde já agradeço.
Adquiri um Opala Comodoro SL/E 4cc ano 90, fui buscar o Opalão em São Paulo na ultima sexta feira como sou de Francisco Beltrão no PR, da uma viagem de aproximadamente de 1.000 Km e o bagual véio se saiu muito bem na viagem, só um problema no freio que puxava para a direita.
Ai resolvi consertar e fui logo trocando os cilindros traseiros, lembrando que o sistema é bendix, e após a troca fomos sangrar e só ficava saindo ar na sangria traseira, ai o mecânico disse que tinha dado problema no cilindro mestre por ter ficado muito tempo parado. Ai vamos lá trocar o cilindro mestre comprei um da marca controil, instalado e sangrado e não conseguimos mais fazer dar freio, o freio fica lá no fundo, já fizemos varias vezes o sangramento e nada.
Não sei mais oque fazer se alguém puder me dar um sinal de que posso fazer agradeceria.
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Mensagem por OpaleiroJlle em Qui 7 Mar - 20:40:51

Boa noite, seja bem vindo..

Cara, pode ser varias coisas, procure por vazamentos em flexiveis, inclusive no traseiro que geralmente é esquecido ou ignorado pela galera..

Confira a regulagem das lonas, se estiver muito afastado o freio fica la no fundo mesmo..

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Mensagem por adpachec em Qui 7 Mar - 22:04:24

Olá.
Possivelmente os pistões das pinças não estão voltando.
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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Sex 8 Mar - 8:39:38

Sobre os Flexiveis estão quase novos, e não tem vazamento e lugar nenhum.
Sobre as pinças não foi verificado não, tanto que só pega freio na dianteira, mas vou trocar o cilindro mestre novamente, vai que tenha vindo com problema, aí vou aproveitar e olhar os dianteiros
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Mensagem por adpachec em Sex 8 Mar - 9:15:20

Se o problema é o traseiro pode ser a válvula reguladora de pressão.

Ou defeito ou é demora para o fluido encher a tubulação.

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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Sex 8 Mar - 10:27:16

Se caso eu deixar sem ela e colocar o cano direto sem a válvula para fazer um triste, será daria certo, aí viu fazer isso agora a tarde, porque aqui na cidade não encontrei a válvula
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Mensagem por DanielSS76 em Sex 8 Mar - 10:41:37

Gláucio Jonas Reck escreveu:     Boa Noite galera!
    Sou novo aqui e venho pedir uma ajuda e se puderem desde já agradeço.
    Adquiri um Opala Comodoro SL/E 4cc ano 90, fui buscar o Opalão em São Paulo na ultima sexta feira como sou de Francisco Beltrão no PR, da uma viagem de aproximadamente de 1.000 Km e o bagual véio se saiu muito bem na viagem, só um problema no freio que puxava para a direita.
     Ai resolvi consertar e fui logo trocando os cilindros traseiros, lembrando que o sistema é bendix, e após a troca fomos sangrar e só ficava saindo ar na sangria traseira, ai o mecânico disse que tinha dado problema no cilindro mestre por ter ficado muito tempo parado. Ai vamos lá trocar o cilindro mestre comprei um da marca controil, instalado e sangrado e não conseguimos mais fazer dar freio, o freio fica lá no fundo, já fizemos varias vezes o sangramento e nada.
     Não sei mais oque fazer se alguém puder me dar um sinal de que posso fazer agradeceria.

Boa tarde amigo!

Passei recentemente pelo mesmo problema.

Após a troca do cilindro mestre por um da marca Controil, o pedal de freio ficou baixo, dando freio somente no final de curso, o que me parece ser o caso relatado por vc...

No meu caso, após inspecionar todo o sistema de freio, regular as lonas traseiras, verificar as pinças dianteiras quanto a encravamentos, inspecionar todo o sistema quanto à vazamentos e após infindáveis sangrias de fluido de freio, o problema estava na haste interna do Servo Freio. Após soltar algumas voltas no parafuso que fica na ponta desta haste, o pedal de freio voltou a acionar bem encima, só encostar no pedal e já freia.

Se o problema de altura do pedal surgiu após a troca do cilindro mestre o do servo freio, aconselho a verificar essa regulagem que falei. Só soltar as porcas que prendem o cilindro mestre ao servo freio e desencostar o cilindro do servo, não precisa soltar a tubulação de freio. Após acione o pedal de freio até o final e coloque um calço no pedal até o banco, pode ser uma madeira mesmo, que mantenha o pedal do freio pressionado até o final.
Segure a haste com uma chave ou alicate de pressão e solte umas 2 voltas completas na porca que fica na ponta da haste. Monte o sistema (pra montar, o pedal de freio tem de estar solto, sem o calço antes colocado) e verifique se a altura ficou do seu agrado. Caso não tenha ficado, só repetir o procedimento anterior.

Agora, se me permite, freio puxando é problema de pinça de freio dianteira encravada, entupimento ou pastilhas com desgaste irregular. O freio traseiro não faz o carro puxar para um dos lados.

Outra coisa que notei no seu relato: Se não vem fluído para o sistema traseiro, possivelmente, tem ar no cilindro mestre. Precisa sangrar o cilindro mestre antes de instalar ou, se já instalado, soltar o tubinho que vai para as rodas traseiras e sangrar para tirar o ar do cilindro mestre, somente a partir desta sangria é que ele vai mandar fluido para as rodas traseiras.

Qualquer dúvida, prende o grito.
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Mensagem por DanielSS76 em Sex 8 Mar - 10:45:31

Gláucio Jonas Reck escreveu:Se caso eu deixar sem ela e colocar o cano direto sem a válvula para fazer um triste, será daria certo, aí viu fazer isso agora a tarde, porque aqui na cidade não encontrei a válvula

A válvula tem no mercado livre. Se não me engano, algumas da linha corsa com freio traseiro a tambor também podem ser usadas.

Sem esta válvula, vc corre um sério risco de travamento das rodas traseiras e acidentes.
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Mensagem por adpachec em Sex 8 Mar - 10:58:08

O que o amigo disse acima é importante, existe regulagem na haste do servo freio com o cilindro mestre.

No meu caso eu lixei para reduzir o contato.

Faz tanto tempo que nem me lembrava.


Freio Muito Baixo Img_2040

A válvula reguladora evita travamento da rodas traseiras fazendo o carro derrapar.
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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Sex 8 Mar - 11:24:47

Por enquanto obrigado amigos, e vou a luta qualquer coisa aviso o resultado!
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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Sex 8 Mar - 12:36:33

Pessoal não deu certo mexer na regulagem do servo, não resolveu, que loucura, aí tentei retirar a válvula e testar sem ela assim mesmo o pedal fica baixo.
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Mensagem por adpachec em Sex 8 Mar - 13:22:01

Gláucio Jonas Reck escreveu:Pessoal não deu certo mexer na regulagem do servo, não resolveu, que loucura, aí tentei retirar a válvula e testar sem ela assim mesmo o pedal fica baixo.

Você retirou a válvula e não sangrou os freios?
Entrou ar.
Qual o nível do reservatório do fluido de freio?

O freio traseiro possui regulagem, o mecânico ajustou as lonas, TEM CERTEZA QUE ELE AJUSTOU, ou ele só disse que AJUSTOU.
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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Sex 8 Mar - 18:03:10

Retirei a válvula e ai sangremos, o reservatório sempre no nível certo, e foi ajustado varias vezes já os freios traseiros, porque já foi desmontado varias vezes os cubos traseiros.
   Ai resolvemos trocar novamente o cilindro mestre é novo mas vai que tenha vindo com defeito e nada de ficar bom, não sei mais oque fazer.
  já faz 3 dias de peleia e nada
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Mensagem por adpachec em Sex 8 Mar - 18:58:03

Olhe os freios dianteiros também.
Levante uma roda por vez, pise 1/4 do pedal e tente girar na mão.
As vezes o problema é em uma roda específica.
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Mensagem por adpachec em Sex 8 Mar - 20:04:14

Qual a sequência de sangramento?

O opala se sangra a traseira primeiro e depois a dianteira.
Não é em "X" como muitos carros.
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Mensagem por Rubão6cc em Sab 9 Mar - 9:53:42

DanielSS76 escreveu:
Gláucio Jonas Reck escreveu:Se caso eu deixar sem ela e colocar o cano direto sem a válvula para fazer um triste, será daria certo, aí viu fazer isso agora a tarde, porque aqui na cidade não encontrei a válvula

A válvula tem no mercado livre. Se não me engano, algumas da linha corsa com freio traseiro a tambor também podem ser usadas.

Sem esta válvula, vc corre um sério risco de travamento das rodas traseiras e acidentes.

Por acaso em uma freada mais brusca, se as rodas traseiras travarem e derraparem...isso obrigatoriamente indica que essa válvula está com defeito?


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Mensagem por adpachec em Sab 9 Mar - 10:17:10

Rubão6cc escreveu:
DanielSS76 escreveu:

A válvula tem no mercado livre. Se não me engano, algumas da linha corsa com freio traseiro a tambor também podem ser usadas.

Sem esta válvula, vc corre um sério risco de travamento das rodas traseiras e acidentes.

Por acaso em uma freada mais brusca, se as rodas traseiras travarem e derraparem...isso obrigatoriamente indica que essa válvula está com defeito?

Os primeiros opalas não tinham, daí vem a fama de que ao frear o carro rabeava.
No caso de travamento das rodas dianteiras as rodas traseiras girando permite o carro ficar alinhado na pista.

Respondendo sua pergunta sim o travamento traseiro pode ser problema na válvula, mas o carro com a traseira leve pode travar as rodas.

Porque senão com o carro pesado o sistema nem teria força.
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Mensagem por adpachec em Sab 9 Mar - 10:21:22

Gláucio Jonas Reck escreveu:     Boa Noite galera!
    Sou novo aqui e venho pedir uma ajuda e se puderem desde já agradeço.
    Adquiri um Opala Comodoro SL/E 4cc ano 90, fui buscar o Opalão em São Paulo na ultima sexta feira como sou de Francisco Beltrão no PR, da uma viagem de aproximadamente de 1.000 Km e o bagual véio se saiu muito bem na viagem, só um problema no freio que puxava para a direita.
     Ai resolvi consertar e fui logo trocando os cilindros traseiros, lembrando que o sistema é bendix, e após a troca fomos sangrar e só ficava saindo ar na sangria traseira, ai o mecânico disse que tinha dado problema no cilindro mestre por ter ficado muito tempo parado. Ai vamos lá trocar o cilindro mestre comprei um da marca controil, instalado e sangrado e não conseguimos mais fazer dar freio, o freio fica lá no fundo, já fizemos varias vezes o sangramento e nada.
     Não sei mais oque fazer se alguém puder me dar um sinal de que posso fazer agradeceria.

"Ao frear o carro puxava para direita".

E você foi trocar os cilindros traseiros?

Se o carro puxa para direita é porque o freio DIANTEIRO ESQUERDO não está bom.

E, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, problemas de alinhamento e cambagem.
Mas isto em último caso.

E quando se mexe nas pinças dianteiras, ao abrir elas é bom "fechar um pouco" porque elas podem ter dificuldade em retornar.

O bom é limpar e lubrificar os pistões das pinças.


Última edição por adpachec em Sab 9 Mar - 13:24:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por adpachec em Sab 9 Mar - 10:28:01

E se me lembro bem o manual opala pede calços entre os pistões e as pastilhas para compensar o "defeito".

Vou procurar no manual depois.
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Mensagem por adpachec em Sab 9 Mar - 10:52:57

Os calços, está escrito acima de cilindro mestre, fica entre a pastilha e a pinça.

Freio Muito Baixo Screen14

Problemas sobre o carro puxar para o lado ao frear.

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Mensagem por Gláucio Jonas Reck em Sab 9 Mar - 16:52:20

adpachec escreveu:Os calços, está escrito acima de cilindro mestre, fica entre a pastilha e a pinça.

Freio Muito Baixo Screen14

Problemas sobre o carro puxar para o lado ao frear.

Freio Muito Baixo Screen15



   Agradeço a ajuda e empenho amigo. Li as figuras e não sabemos mais oque fazer, com relação a puxar para o lado já está normal, ele pega um freio bem baixo e dei umas freadas bruscas para testar e não puxou mais!

  Sobre o pedal continua baixo, e pode bombar que não adianta, troquemos os cilindros traseiros e o flexível traseiro, e também o cilindro mestre e tornamos a trocar o cilindro mestre desconfiando que tinha vindo com defeito, já testemos sem a válvula reguladora da traseira, sabendo que sem ela o freio irá pegar mas não daria para circular assim, isso só para teste e nada de ficar bom, já regulamos no parafuso que tem dentro do hidro vácuo e também na regulagem no pedal !
   sobre a sangria foi feita varias vezes e começando pela roda mais longe do cilindro, que é a traseira direita e assim sucessivamente. E ainda sem solução !
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Mensagem por adpachec em Sab 9 Mar - 17:38:58

É muito mais simples postar fotos.
Talvez esteja usando o cilindro mestre errado.
E outra coisa, ao sangrar é bom deixar o reservatório cheio até a boca porque ele é inclinado para trás.
E se o reservatório está bem vedado com o cilindro mestre.
Ou se a borracha que veda entre o reservatório e o cilindro mestre possui furo para o fluido descer.

Eu já comprei junta de carburador faltando o furo da marcha lenta.

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Mensagem por OpaleiroJlle em Sab 9 Mar - 18:38:49

Vc ja tentou regular a haste do servo que vai no pedal?

Fiz a mesma coisa que voce, troquei praticamente TUDO, cilindros de roda, lonas, flexiveis, cilindro mestre. Só nao troquei pastilha pq estao zeradas ainda.

Depois de sangrado ele pegou freio, mas bemm la no final do curso (mesmo com lonas reguladas certinhas) apenas soltei os dois parafusos que prendem o servo na parede corta fogo, soltei o pino que vai no pedal e desrosqueei ele bastante e coloquei novamente, o freio ficou la em cima, ótimo.

Tem que atentar para nao dar uma pre carga no conjunto ou deixar muito justo pois pode travar as rodas quando esquentar, tem que ter uma pequena folga no pedal.
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Mensagem por OpaleiroJlle em Sab 9 Mar - 19:46:30

Puts.. nao tinha visto que ja tinha tentado a regulagem do pedal.. foi mal..
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Mensagem por adpachec em Sex 5 Abr - 12:57:44

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