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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Mensagem por Andre_SP em Seg 1 Abr - 14:05:04

Gostaria de saber qual sonda ( de qual carro e ano, e se possível a mais barata) que posso usar com um hallmeter ou até um multimetro só pra ter a noção da mistura da minha weber 40 ???. Básica.
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Mensagem por Eder Harisson em Seg 1 Abr - 17:43:31

Eu montei um hallmeter no meu 6cil, sonda bosch. Ouvi muita gente dizendo que não adiantava se não fosse wideband. Resolvi arriscar e confirmei, não adianta nada, ela marcando rico enquanto na verdade tava com um pouco de falta já. Vá pelas velas, elas te contam diretamente oq está acontecendo. Um wide é caro, um comum é barato, mas é um barato jogado fora.
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Mensagem por Andre_SP em Seg 1 Abr - 18:33:16

Eder Harisson escreveu: Eu montei um hallmeter no meu 6cil, sonda bosch. Ouvi muita gente dizendo que não adiantava se não fosse wideband. Resolvi arriscar e confirmei, não adianta nada, ela marcando rico enquanto na verdade tava com um pouco de falta já. Vá pelas velas, elas te contam diretamente oq está acontecendo. Um wide é caro, um comum é barato, mas é um barato jogado fora.

OKK Muito Obrigado.
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 1 Abr - 18:39:53

eu acho q ja vi um sistema desse no opala de um amigo meu


ele usava um carburador 2E da mecar uma sonda (acredito eu ser dessa simples citada pelo eder) e um reloginho no painel.


era um troço muito doido.....nao ficava no verde nem a pau.....em alta era ficava em uma cor e baixa era outro....sé doido

aquilo deixa o piao doido.....


só se o 2E da mecar nao dava regulagem....mas aquela graduacao do vermelho ate o verde era bem maluca kkkkkkkkkkk


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Mensagem por adpachec em Seg 1 Abr - 19:30:29

Vai no zóio.

Hallmeter. Images?q=tbn%3AANd9GcSz1CgnFBGFUzr5Pw4BPTHf90UtDuDkvwtsiT6OgxfH_QriopjQ
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Mensagem por chevy250 em Seg 1 Abr - 20:06:02

Marcos Adriano escreveu:eu acho q ja vi um sistema desse no opala de um amigo meu


ele usava um carburador 2E da mecar uma sonda (acredito eu ser dessa simples citada pelo eder) e um reloginho no painel.


era um troço muito doido.....nao ficava no verde nem a pau.....em alta era ficava em uma cor e  baixa era outro....sé doido

aquilo deixa o piao doido.....


só se o 2E da mecar nao dava regulagem....mas aquela graduacao do vermelho ate o verde era bem maluca kkkkkkkkkkk

O comportamento da narrowband é esse mesmo. Ela não serve para medir o AFR (air fuel ratio) em números. O que ela fornece sào 3 estados. Para gasolina por exemplo, ela diz se a mistura está pobre (acima de 14.7), rica (abaixo de 14.7) ou se está em torno de 14.7 - Esse estado de estar em torno de 14.7 é mostrado como sempre variando para cima e para baixo constantemente sem ficar mais para cima ou mais para baixo. Não é que o reloginho está louco. Ele está refletindo o sinal da narrowband como deve ser. Veja no gráfico abaixo. Imagine que voce está em marcha lenta e quer o motor na proporcao ar/combustivel ótima para eficiência/consumo. Essa condição é obtida quando o reloginho fica variando o tempo todo.

Ja a wideband tem uma curva de tensão (voltagem) mais larga e, assim, pode indicar em números quanto está o AFR.  Se o AFR estiver na proporcao ótima, o reloginho vai mostrar um sinal estável em 14.7. E assim será para valores acima ou abaixo. Sempre estável e, portanto, quantificável.

Note nos gráficos que na narrowband, qualquer mudança minima de proporcao acima ou abaixo do ideal otimo faz o sinal pular bem para cima ou bem para baixo. Não há linearidade.
Já na wide, o sinal varia proporcionalmente ao AFR.

Veja o video
https://www.youtube.com/watch?v=0dc4FSOxBVc

Hallmeter. 6621be9s-960

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Mensagem por Andre_SP em Ter 2 Abr - 16:29:34

chevy250 escreveu:
Marcos Adriano escreveu:eu acho q ja vi um sistema desse no opala de um amigo meu


ele usava um carburador 2E da mecar uma sonda (acredito eu ser dessa simples citada pelo eder) e um reloginho no painel.


era um troço muito doido.....nao ficava no verde nem a pau.....em alta era ficava em uma cor e  baixa era outro....sé doido

aquilo deixa o piao doido.....


só se o 2E da mecar nao dava regulagem....mas aquela graduacao do vermelho ate o verde era bem maluca kkkkkkkkkkk

O comportamento da narrowband é esse mesmo. Ela não serve para medir o AFR (air fuel ratio) em números. O que ela fornece sào 3 estados. Para gasolina por exemplo, ela diz se a mistura está pobre (acima de 14.7), rica (abaixo de 14.7) ou se está em torno de 14.7 - Esse estado de estar em torno de 14.7 é mostrado como sempre variando para cima e para baixo constantemente sem ficar mais para cima ou mais para baixo. Não é que o reloginho está louco. Ele está refletindo o sinal da narrowband como deve ser. Veja no gráfico abaixo. Imagine que voce está em marcha lenta e quer o motor na proporcao ar/combustivel ótima para eficiência/consumo. Essa condição é obtida quando o reloginho fica variando o tempo todo.

Ja a wideband tem uma curva de tensão (voltagem) mais larga e, assim, pode indicar em números quanto está o AFR.  Se o AFR estiver na proporcao ótima, o reloginho vai mostrar um sinal estável em 14.7. E assim será para valores acima ou abaixo. Sempre estável e, portanto, quantificável.

Note nos gráficos que na narrowband, qualquer mudança minima de proporcao acima ou abaixo do ideal otimo faz o sinal pular bem para cima ou bem para baixo. Não há linearidade.
Já na wide, o sinal varia proporcionalmente ao AFR.

Veja o video
https://www.youtube.com/watch?v=0dc4FSOxBVc

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Hallmeter. 122938 Ótima explicação. Obrigado.
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Mensagem por chevy250 em Ter 2 Abr - 16:56:14

Legal! Então, lembrando que a narrowband serve perfeitamente para monitorar o ponto de máxima eficiencia no que diz respeito ao consumo e emissões de gases (queima mais perfeita possível). É utilizada em muitos motores atuais. O sinal nessas condições é um sinal que fica variando como no gráfico abaixo. Mas só serve para esse propósito.

Hallmeter. Fig03_ead_7passos21-2

Se, por outro lado, você quer um carro para competição ou desempenho e quer monitorar a mistura num ponto diferente do chamado ponto "estequiométrico", que é a combustao mais perfeita possível, ai tem que usar uma wideband.

O ponto de maior desempenho não necessariamente é o ponto da queima perfeita. Você pode querer mais rica ou mais pobre dependendo do seu projeto.
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Mensagem por adpachec em Ter 2 Abr - 19:14:43

Narrowband: avalia a estequiometria (relação de combustível/ar)

Wideband: avalia a combustão em todas as faixas do motor (nível de oxigênio na queima).

Se instala entre o coletor e o catalisador (que o opala não tem).

É necessário uma resistência ao fluxo para melhorar a leitura.

O narrowband devido ao acionamento da borboleta de aceleração existe variação no fluxo de ar e consequentemente na leitura.

O fluxo negativo/positivo do coletor também causa variação.

Por isto se conecta entre o coletor e catalisador.

Abafadores e silenciadores também ajudam.

Os de 01 fio o aterramento se faz no escapamento.

Hallmeter. Images?q=tbn%3AANd9GcRoYvSXC7VH8J-pftFmLgSWRcs4xQzfqDpaYWqwh08socPY_ArC
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Mensagem por Andre_SP em Ter 2 Abr - 23:26:52

Aproveitando o tópico, seria mais interessante instalar um vacuometro ao invés do hallmeter ????
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Mensagem por Eder Harisson em Ter 2 Abr - 23:36:43

Andre_SP escreveu:Aproveitando o tópico, seria mais interessante instalar um vacuometro ao invés do hallmeter ????

são coisas bem distintas
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Mensagem por chevy250 em Qua 3 Abr - 7:02:12

Andre_SP escreveu:Aproveitando o tópico, seria mais interessante instalar um vacuometro ao invés do hallmeter ????

Não resolve o seu problema, André.

Exemplo: em marcha lenta voce vai ter muito vácuo no coletor, pois as borboletas do carburador estão praticamente fechadas. Nessa situação voce pode regular o carburador para uma mistura super rica, ideal ou super pobre. Vai continuar com muito vácuo.

Para avaliar a mistura tem que usar uma sonda lambda.

O que voce pode fazer é regular o carburador em alguma oficina que tenha o analisador de gases, mas nesse caso vai servir apenas para o regime de marcha-lenta ou de baixa carga (andando devagar). Em alta carga, você não tem como avaliar numa oficina, a menos que tivesse um dinamometro para por o motor em carga em várias situacoes e tal - isso seria bem trabalhoso, demorado e caro.

Resumindo: se é apenas para a regulagem de baixa do carburador (lenta e baixa carga), a sonda lambda narrowband com um hallmeter pode até te atender - a regulagem vai acontecer quando ela estiver enviando um sinal sempre variado como no gráfico que postei (pulando para cima e para baixo). Porém, em se tratando de carburador, ainda pode ficar um pouco dificil. Se a sua mistura ficar digamos em 14:1, o que estaria razoavelmente boa, a narrow já pode saturar para condição "rica". Ai voce dá uma viradinha no parafuso e ela passa para 15:1 e já satura para "pobre". Em sistema eletronico de injecao, isso não é um problema pois o ajuste é constante e automatico - não é você com uma chave de fenda virando um parafuso com o olho no hallmeter. Ai realmente teria que avaliar com quem tem a narrow e carburador se no dia-a-dia é razoável.

Agora se você quer avaliar a mistura em todas as situações (baixa e alta) ai tem que ser a wideband mesmo. Exemplo: voce dá uma puxadona com pé em baixo durante 3 minutos e quer saber como está a mistura - tem que ser uma wide, pois a narrow vai saturar num valor rico ou pobre, mas você não vai saber o quão rico ou quão pobre vai estar e ai a regulagem vai ser dificil. E isso se voce quiser a regulagem para o máximo de eficiencia. Lembre que eficiencia não necessariamente é desempenho.

E se quiser regular fora do ponto "estequiométrico", digamos gasolina com mistura rica em 12:1, só a wide mesmo vai ter proporcionar essa possibilidade.

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