vou mostrar aqui como fiz o meu retorno na minha caravan 6cil q usa Carburador 3E, comando de omega, gasolina e BOMBA ELETRICA foguetinho do monza.
Uma coisa interessante de se fazer é trocar as mangueiras por novas, eu usei as mangueiras comuns de silicone mesmo....nao ha uma extrema necessidade de ser de tecnil, ou alguma especifica...essa comum serviu......dai vc tbem precisa passar uma a mais JUNTO com a principal de succao ate o cofre:
aqui mangueira de SUCCAO esta ligada na boia e a outra (RETORNO) esta entrando dentro do porta malas pelo furo q desce o fio do sensor do ponteiro do painel. Na foto a mangueirinha preta fininha é o fio do sensor com uma protecao plastica q eu coloquei pra evitar q a lataria corte ele e de interferencia no marcador...o mesmo fiz com a mangueira do retorno colocando em volta dela um pedaco de mangueira lonada....pois ali havia uma protecao de borracha para o fio mas tive q tirar pra passar a mangueira.
aqui é a entrada da mangueira do retorno no porta malas da caravan junto com o fio do sensor do painel
aqui é conexao da mangueira do retorno no niple do q existe no tanque da caravan (existe somente no tanque da caravan)
aqui uma foto mais abrangente podemos ver as duas coisas:
aqui no cofre apos a bomba eletrica (q tbem esta no cofre) fiz a ligacao de um "T"....ele esta posicionado exatamente atraz da tampa de valvulas bem embaixo da tranca do capo.....a ponta de baixo é a "entrada" de combustivel do "T" e esta ligada diretamente na bomba, a saida do lado esquerdo é a mangueira do retorno q vai diretamente ate o tanque.....e a saida do lado direito é a mangueira q vai diretamente ate o carburador:
essa mangueira laranja q passa em cima do T é a mangueira esguicho de agua do para brisa...e nao tem nada a ver com a ligacao do retorno.
O sistema funciona muito bem e nao da falta e nem excesso em momento algum....mesmo sem DOSADOR, nunca usei dosador.
Uma dica interessante é q quanto mais PERTO DO CABURADOR O "T" ESTIVER MAIS PRESSAO VC TERÁ NA AGULHA, QUANDO MAIS LONGE MENOS PRESSAO. O meu T esta uns 30 ou 40cm de distancia do carburador e esta perfeito.
Vc pode ligar no lugar do T um desborbulhador, q na vdd, é o mais recomendado no uso de bomba mecanica, eu ja tentei usar porem devido o cálibre q eles possuem deu excesso no meu bura por causa da pressao da bomba eletrica dai eu voltei o T novamente.
resumindo:
- da boia do tanque sai uma mangueira (succao) e vai diretamente ate a bomba eletrica q fica no cofre em cima da longarina perto do motor de arranque.
- da bomba eletrica sai uma mangueira q ligada diretamente na parte de baixo do "T".
- uma saida do T esta ligada na mangueira (retorno) q vai ligada diretamente no tanque pelo niple lateral q existe (somente) no tanque da caravan.
- a outra saida do T esta ligada diretamente no carburador.
Pra quem vai ligar em algum opala precisa ver algum esquema pra ligar o retorno no tanque, pode ser ligado no gargalo (originalmente é assim) agora nao sei exatamente se é no mesmo niple do respiro ou se tem dois niples nesse caso....ou se tem algum esquem certo pra ligar no mesmo niple do respiro.
Acredito q quem ligou no gargalo e mesmo assim esta dando excesso seria interessante ligar um desobulhador, q alem de tirar as bolhas de ar gerado pelo diafragma da bomba mecanica ja tem o cálibre certinho pra nao mandar muita pressao pro bura.
nao sou expert nesse assunto, nao sei exatamente como sao os sistemas de retorno originais...apenas fiz esse no meu apos a instalacao B. E. e ficou legal....
Hoje à(s) 11:35:40 por opala4cc
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Hoje à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 21:36:57 por opala4cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Ontem à(s) 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin
» PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL
Ter 19 Nov - 19:06:32 por Goettens