Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» alguem pode me dizer de onde sao essas chapas?
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyHoje à(s) 19:38:38 por Hugo_R

» Caravan amarra nos 3000rpm
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyHoje à(s) 17:35:44 por Gerald

» Tampa do estepe da caravan
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyHoje à(s) 13:16:25 por Müller

» Bloqueio sistema Pino + Planetárias
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:04:22 por -GTO-

» [Pedido] para-choque 92 dianteiro quebrado
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyHoje à(s) 7:02:46 por jose taveira

» Feliz ano novo a todos
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:32:10 por Diplo87

» O Dana 30 vai suportar meu motor?
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyOntem à(s) 16:00:57 por parrud0www

» Pinças Vargas sistema Bendix
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:54:01 por parrud0www

» Ar Condicionado do Opala - Retrofit com MO49 Plus
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 EmptyOntem à(s) 14:46:15 por Gerald

Quem está conectado?

60 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 59 visitantes :: 3 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17581)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16851)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (14109)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9375)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8733)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8678)
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_leftDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 BarDiplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Bar_right 

+37
Paulo Corso
Lucas Uliana
Rubão6cc
Murilo R
aluzjunior
pacato
bruno silverstar83
Stéfano Henrique
tcheco 8687
LucasPiologo
Müller
FF Rodrigues
Fernandohluiz
Caravan88
Rgosilva
abner rodrigues de souza
Gabriel NS Avelar
MARCELO DE PAIVA
willian fóquinha
pcsilva
blacknegao
Gabriel.ZERO
tabarbosa
Marcelo Crid
Rodacki
raphaelcaronti
MaiaCoupe88
ALEXANDRO.GABRIEL
kanalha 88
Cris
Xann
comodoro86
Eduardo SSa
Erik6bocao
Renat1nh0
Samuel Renner
thallisguimaraes
41 participantes

Diplomata Coupe 1988 - 250S


Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Número de Mensagens : 3417
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qui 26 Jul - 9:16:51

Em relação ao carburador, como ja tinha relatado em outros posts, optei pela aquisição de uma versão chinesa da weber, da marca FAJS, muito utilizada atualmente e com ótimos resultados. Resolvi eu mesmo importar, tanto peça facilidade como pelo preço. US$ 135,00 + taxa de importação, que no meu caso deu em meados de 2016 R$700,00 no total.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Rgosilva
Opaleiro
Opaleiro


Número de Mensagens : 115
Data de inscrição : 23/08/2017

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rgosilva Qui 26 Jul - 9:43:13

E ai, como ficou?

Deu muita diferença?

Vale a troca?
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qui 26 Jul - 9:45:24

Com tudo em mãos, em outubro/novembro de 2016 chegou a hora da montagem, que é um processo simples para quem tem algum conhecimento. Montar é simples, agora acertar é outra história. O acerto da weber foi relativamente fácil devido ao fato do meu motor ser original e ao fato de que atualmente como muitos usam com sucesso esse carburador é facil saber qual a medida dos gicles a serem usados para um pré acerto, aqui agradeço novamente ao brother Bruno. No meu caso acabou ficando da seguinte maneira: Lenta 55, Ar 200, Principais 160 e Rapida 100.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 446_-_06

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Tive receio do fato de eu não usar coletor 6x2, se haveria problemas de incompatibilidade entre os coletores, por sorte não houve, inclusive aqui descobri que o coletor de escape que eu estava utilizando desde a retirada do 6x2 que veio no diplomata na epoca da compra, era o coletor que equipava as verões que vinham com 3E, isto é, como podem ver na foto acima, ele não tem a passagem dos gases para aquecer a base da admissão.
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image


Giro sobe rapidinho e como assovia a 40.
https://www.youtube.com/watch?v=ne3bUoPKFDU

Ja na fase final de acerto:
https://www.youtube.com/watch?v=Nt_0BruWlmE&feature=youtu.be


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qui 26 Jul - 9:55:14

Bom a mudança no carburador foi um divisor de água no funcionamento do diplomata, que se tornou mais liso e estável de funcionamento, melhor ate que nos melhores momentos da antiga 446. Como podem ver no video do post anterior o giro sobe muito rápido. Além disso o funcionamento tb é mais confiável, de uma semana para outra não tenho mais aqueles famosos problemas de partida devido a cuba vazia. Quando optei pela w40 não pensei em termos de desempenho, e sim por estabilidade de funcionamento, ate me questionei por colocar outra 446, ou ate uma H34 ou 3E, mantendo a linha original dele, mas a weber 40 tb era um gosto a ser realizado. Em questão de consumo, a média ficou dentro do esperando, isto é, praticamente o mesmo que fazia com a 446, na casa dos 5 km/l na cidade e 8km/l na estrada (só com ar ligado).


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Rgosilva
Rgosilva
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 39
Localização : Sao Paulo/SP
Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

e agora, Opala Comodoro 78
Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
Data de inscrição : 23/08/2017

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rgosilva Qui 26 Jul - 10:40:38

Outra duvida: com esse tipo de carburador, como ficou a questao do filtro de ar?

Me parece meio alto pra por um... Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 695742
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qui 26 Jul - 12:49:21

Rgo Silva, vou postar como ficou a questão do filtro. Mas você tem razão fica alto mesmo, tanto devido ao coletor drago como a Weber ser mais alta tb.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Caravan88
Caravan88
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 1034
Idade : 37
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Caravan88 Qui 26 Jul - 14:42:21

Paulo Corso escreveu:Rgo Silva, vou postar como ficou a questão do filtro. Mas você tem razão fica alto mesmo, tanto devido ao coletor drago como a Weber ser mais alta tb.

Considerando apenas a estética, esse visual sem filtro ficou perfeito só com os canecos (me fugiu o nome agora desse tubo que vai na weber)!!!
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qui 26 Jul - 15:14:38

Estéticamente é claro que fica mais atraente o uso da weber com as cornetas, mas nos modelos pós 80 as cornetas ficam muito próximas ao capô, cerca de 10mm a 15mm com uso das cornetas que vem no carburador que são de 55mm, existem cornetas de 35mm que podem ser usadas tb. Mas pra mim é inconcebível o uso de qualquer carburador sem filtro de ar, ainda mais se tem um carro para uso em viagens.
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 20161204_140546_1
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 IMG_20170630_105532_1

Desde a decisão pela weber minha intenção foi manter o layout original do motor. Como eu ja tinha vendido o kit da 446 (coletor, carburador e filtro), consegui um filtro da H34 para trabalhar, na base do filtro foi soldado uma chapa que posteriormente foi refurada para a weber e soldado o suporte da tampa e bocal do respiro do motor na posição correta. Como a weber permite maior aspiração de mistura, para aumentar a oferta de ar dentro do filtro fizemos vários furos na sua base (6 furos de 10 mm). No carburador a única modificação que fiz foi a troca dos porta canetas por outros de tamanho curto, pois os longos pegavam no suporte da tampa.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 20170204_110719_1
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 20170204_113632_1

Esteticamente ficou bom, podia ter ficado melhor, mas como nem tudo são flores, o filtro encostava no feltro do capo (muito pouco) devido ao capo mais baixo. Momentaneamente acabei deixando de lado essa idéia e parti para o uso do filtro tipo marmita, o que na minha opinião deixa o cofre destoado, mas permite admirar a beleza desse carburador.
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 IMG_20170617_102211_1


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Diplo87
Diplo87
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 2374
Idade : 48
Localização : Volta Redonda - RJ
Cilindros : 6 cilindros a álcool na weber 40!
Data de inscrição : 05/10/2010

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Diplo87 Qui 26 Jul - 15:33:10

Show Paulo,

Ficou animal!!!!
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Sex 27 Jul - 9:05:20

Creio que o que não deu certo na adaptação do filtro do opala foi o fato de ter usado a peça do H34, comparando com uma do 446, deu pra perceber que essa é mais baixa, e procurando achei outras pessoas que fizeram com sucesso essa adaptação, conforme segue:

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 32983946_2068172553419520_5488004409331810304_n

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 33035720_1733085216772328_7311166177638612992_o

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 33052098_1884588658229135_353737114271088640_n

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 33180109_2068172590086183_3106197842562121728_n

Particularmente eu não gosto desses filtros estilo marmita, mas como dizem "é o que tem pra hoje", uma pena que não existam outras opções de filtro para weber.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Sex 27 Jul - 13:36:37

Seguindo a série de melhorias e considerando a instalação do alternador bosch 120a, resolvi melhorar a eficiência do ar condicionado com a instalação de duas ventoinhas auxiliares de 8 polegadas, pois essa medida é a maior que coube no reduzido espaço sem fazer corte algum. Devido ao espaço reduzido, tamanho da ventoinha e considerando a estética, seguindo a ideia da Rubens (Rubão6cc), também instalei duas ventoinhas lado a lado:

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_01

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_04

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_05

Detalhe: nessa medida (8") somente importando via e-bay ou aliexpress

A atitude que tive desde a compra do diplomata foi a de que qualquer consumidor elétrico além dos ofertados originalmente, deveria ter seu chicote elétrico separado do chicote original. A forma de acionamento das ventoinhas pode variar conforme a necessidade de cada um. No meu resolvi instalá-las para funcionar solidária a ventoinha original dele em qualquer momento de funcionamento, mas com circuitos separados e protegidos por relê e fusível.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_-_Rele_acionamento

Para quem tem duvidas de como melhorar a eficiência do ar condicionado do opala, é só acessar este dossie:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41165-ar-condicionado-dossie-completo


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Sex 27 Jul - 15:25:30

Paulo Corso escreveu:Seguindo a série de melhorias e considerando a instalação do alternador bosch 120a, resolvi melhorar a eficiência do ar condicionado com a instalação de duas ventoinhas auxiliares de 8 polegadas, pois essa medida é a maior que coube no reduzido espaço sem fazer corte algum. Devido ao espaço reduzido, tamanho da ventoinha e considerando a estética, seguindo a ideia da Rubens (Rubão6cc), também instalei duas ventoinhas lado a lado:

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_01

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_04

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_05

Detalhe: nessa medida (8") somente importando via e-bay ou aliexpress

A atitude que tive desde a compra do diplomata foi a de que qualquer consumidor elétrico além dos ofertados originalmente, deveria ter seu chicote elétrico separado do chicote original. A forma de acionamento das ventoinhas pode variar conforme a necessidade de cada um. No meu resolvi instalá-las para funcionar solidária a ventoinha original dele em qualquer momento de funcionamento, mas com circuitos separados e protegidos por relê e fusível.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Ventoinhas_Auxiliares_-_Rele_acionamento

Para quem tem duvidas de como melhorar a eficiência do ar condicionado do opala, é só acessar este dossie:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41165-ar-condicionado-dossie-completo


Paulo Corso, esse diplo esta cada dia melhor, parabéns!
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Seg 30 Jul - 9:53:33

Valeu mesmo Abner, a gente vai tentando chegar ao objetivo na medida do possível!!!


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Seg 30 Jul - 11:36:33

Fala Paulo, blz?

Cara, tenho uma duvida, você importou os eletroventiladores via Aliexpress ou E-bay, mas já vi em outros carros eletroventiladores parecidos, você tentou alguma opção nacional sem sucesso para optar por importa-los?

Pergunto isso pois, considero um Upgrade extremamente necessário e ao meu ver, totalmente inofensivo a originalidade do carro, se houver uma opção nacional mais acessível gostaria de saber.  

Abraço.


Última edição por abner rodrigues de souza em Seg 30 Jul - 11:41:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : especificação de veiculo)
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Seg 30 Jul - 12:45:16

Abner, nos modelos ate 89 6 cilindros com ar condicionado o espaço que sobra para a instalação de ventoinhas auxiliares ate muito reduzido, sendo a de 8 polegadas a maior que cabe no espaço sem fazer recorte algum como era minha intenção. No Brasil estranhamente a menor que achei foi de 9 polegadas e olha que procurei muito tanto em lojas fisicas como em lojas online. Nos modelos pós 90 ja existe um recorte na lata para instalação de uma ventoinha maior. Agora se a intenção é usar uma maior ainda no mundo das adaptações o céu é o limite.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Seg 30 Jul - 14:41:00

Desde a retirada do coletor 6x2 do diplomata em 2009, sempre tive vontade de colocar outro, preferencialmente o 6x2 do ômega por dois motivos, um porque o coletor sendo de ferro fundido teria uma durabilidade enorme outra pelo fato de reduzir a caloria que os coletores de tubo emitem, mas acabei deixando pra lá e somente em setembro de 2017 retomei esse projeto.

Meu projeto baseou-se numa receita básica muito usada no opala, isto é, levar os canos duplos de 2 pol ate a traseira do carro com o uso do abafador duplo (Mercedes) se diferenciando somente no uso do coletor de escapamento do omega 4.1. Essa parte que exigiu um bom profissional na área, coisa que é difícil achar, pois geralmente encontramos somente trocadores de abafadores. Aqui em Londrina achei uma oficina muito boa (Vandão Escapamentos), onde o mecânico encarou meu projeto com um preço justo e com excelente qualidade. O cara é fera em adaptações.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image


Uma das preocupações que tive foi justamente com o cabo da embreagem encostar nos canos, por sorte o cabo não encostou, passou cerca de 2 cm do cano. Aqui também se aplica as dicas de um bom profissional, como eu não queria mumificar os tubos, o mecânico sugeriu ainda na montagem, que caso encostasse ele poderia mumificar somente o cabo de embreagem.
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Daqui em diante o projeto é o básico mesmo.
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Bom a parte que muitos querem saber, como ficou? Eu gostei bastante, o diplomata ficou silencioso por dentro e sem aquela ressonância que fazia antes. Em relação ao desempenho senti que o motor trabalhar mais livre. Conferi o acerto na regulagem da W40 e não precisei fazer nada na regulagem da mesma.

Tem mais fotos e vídeos no tópico completo sobre a instalação: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44763-coletor-de-escapamento-6x2-do-omega


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Seg 30 Jul - 18:13:51

abner rodrigues de souza escreveu:Fala Paulo, blz?

Cara, tenho uma duvida, você importou os eletroventiladores via Aliexpress ou E-bay, mas já vi em outros carros eletroventiladores parecidos, você tentou alguma opção nacional sem sucesso para optar por importa-los?

Pergunto isso pois, considero um Upgrade extremamente necessário e ao meu ver, totalmente inofensivo a originalidade do carro, se houver uma opção nacional mais acessível gostaria de saber.  

Abraço.

Assim como o Paulo eu também procurei exaustivamente pela ventoinha de 8" no mercado nacional, mas não encontrei nada, daí tive de recorrer à última opção que seria a importação, já que não queria arrombar a frente do meu Opala pra colocar uma maior. Essas ventoinhas todas parecem ser do mesmo fabricante, pode notar que o design delas é idêntico, somente variando o tamanho. Todas são fabricadas na China. Acredito que nenhum revendedor importe elas para o Brasil por causa do tamanho relativamente pequeno, daí a demanda é quase inexistente...mas no caso do Opala é a perfeição pra dar um up no ar condicionado. É impressionante o quanto melhora a eficiência do AC. Colocar duas lado a lado é o Santo Graal..acredito que tenha o mesmo efeito de uma grande.
Pode encontrá-las no E-bay.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Ter 31 Jul - 9:45:19

Entre as alterações estéticas a troca do aplique entre as lanternas foi ficando para tras e as vezes esquecida, em 2017 resolvi de vez trocar, pois erroneamente o meu estava com o aplique do comodoro, isto é com o aplique preto. Não estando disposto a cair nas mãos dos exploradores de plantão, comprei um da marca godks, que segundo informações possui as formas cibiê. Segui também a dica de um anunciante de usar minha moldura que é cibie e aproveitar somente os acrilicos godks.

Aplique errado - do comodoro
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Image

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Aplique_Lanterna_Diplomata_01

Aplique certo - do diplomata
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 236


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Ter 31 Jul - 10:46:34

Rubão6cc escreveu:
abner rodrigues de souza escreveu:Fala Paulo, blz?

Cara, tenho uma duvida, você importou os eletroventiladores via Aliexpress ou E-bay, mas já vi em outros carros eletroventiladores parecidos, você tentou alguma opção nacional sem sucesso para optar por importa-los?

Pergunto isso pois, considero um Upgrade extremamente necessário e ao meu ver, totalmente inofensivo a originalidade do carro, se houver uma opção nacional mais acessível gostaria de saber.  

Abraço.

Assim como o Paulo eu também procurei exaustivamente pela ventoinha de 8" no mercado nacional, mas não encontrei nada, daí tive de recorrer à última opção que seria a importação, já que não queria arrombar a frente do meu Opala pra colocar uma maior. Essas ventoinhas todas parecem ser do mesmo fabricante, pode notar que o design delas é idêntico, somente variando o tamanho. Todas são fabricadas na China. Acredito que nenhum revendedor importe elas para o Brasil por causa do tamanho relativamente pequeno, daí a demanda é quase inexistente...mas no caso do Opala é a perfeição pra dar um up no ar condicionado. É impressionante o quanto melhora a eficiência do AC. Colocar duas lado a lado é o Santo Graal..acredito que tenha o mesmo efeito de uma grande.
Pode encontrá-las no E-bay.


Achei muito legal essa adaptação, passa totalmente desapercebido, além do beneficio no AC do carro.
Valeu pelas dicas Paulo Corso e Rubão6cc OKK
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qua 1 Ago - 13:52:06

Abner, realmente as ventoinhas passam desapercebidas, só se percebe se enfiar a cara lá, mas essa instalação só é recomendada se estiver usando o alternador bosch 120, pois ambas as ventoinhas consomem 13 amperes de corrente (80w/12v X2).


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Sex 3 Ago - 15:40:10

Bom estamos quase no final, mas 2018 chegou na atualização.  Já algum tempo queria trocar as rodas 92 pelas originais dele, isto é, as rodas serrinhas, mas essa questão esbarrava em alguns problemas, dentre os quais, o que fazer com as rodas 92 e com os pneus praticamente novos? Vender era uma questão complicada, uma porque eu não tinha outro jogo de rodas pra usar ate a compra das serrinhas/pneus, além do valor elevado do conjunto roda/pneu, inclusive para envio caso fosse para outra cidade.

Ate que mês passado apareceu um negócio muito bom, comprei um jogo de rodas serrinhas de um amigo aqui de Londrina. A ideia inicial nessa compra era mandar pintar as rodas e guardá-las ate resolver se venderia as rodas 92 ou usaria elas ate acabar os pneus. Para guardar as serrinhas já havia ate arrumado um lugar no meu trabalho, uma vez que moro em apartamento e na garagem não poderia guardá-las. Mas outro negócio melhor ainda surgiu, mas esse ficará para outro post.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Rodas_Serrinhas_01
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Rodas_Serrinhas_04
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Rodas_Serrinhas_02
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Rodas_Serrinhas_03


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Sex 3 Ago - 16:34:19

Cara, se já está bom agora, imagina com as serrinhas originais?

Parabéns Paulo, Top esse Diplo Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 122938
Fernandohluiz
Fernandohluiz
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 515
Idade : 41
Localização : Niterói - RJ
Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/01/2017

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Fernandohluiz Sex 3 Ago - 19:53:54

Aí Sim!!!!!
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Sex 3 Ago - 21:17:17

Paulo, este último é o melhor up na minha opinião!!! Estava torcendo pra você fazer isso faz tempo!!! Ao contrário do que os haters (cegos) pensam as rodas modelo serrinha são lindas e casam perfeitamente nos Opalas Diplomatas 88-90. Com uma leve rebaixada mata a pau!!


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
thallisguimaraes
thallisguimaraes
Moderador
Moderador


Masculino Número de Mensagens : 17581
Idade : 29
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por thallisguimaraes Sab 4 Ago - 8:10:56

Como esta bonito o Opala hein.

Pena que vai colocar as rodas serrinhas rsrs

Parabens


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Seg 6 Ago - 17:51:22

Opa valeu pessoal, realmente as serrinhas vieram no momento certo, era uma mudança que eu queria a algum tempo.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Seg 6 Ago - 18:31:55

Falta liberar as fotos delas montadas no carro Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 56741


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Ter 7 Ago - 11:11:10

No dia que comprei as serrinhas, após lava-las para poder guardar, um amigo entrou em contato interessado nas minhas rodas 92+pneus. Após uma semana de negociação, fechamos um acordo, ele iria comprar as minhas rodas 92 + pneus e emprestar as serrinhas dele enquanto eu não pegava as minhas rodas na pintura e comprasse os pneus novos.

Atendendo os pedidos, segue as fotos do diplomata com as rodas serrinhas.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 293

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 295

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 297

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 298


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Ter 7 Ago - 11:33:47

Paulo Corso escreveu:No dia que comprei as serrinhas, após lava-las para poder guardar, um amigo entrou em contato interessado nas minhas rodas 92+pneus. Após uma semana de negociação, fechamos um acordo, ele iria comprar as minhas rodas 92 + pneus e emprestar as serrinhas dele enquanto eu não pegava as minhas rodas na pintura e comprasse os pneus novos.

Atendendo os pedidos, segue as fotos do diplomata com as rodas serrinhas.

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 293

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 295

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 297

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 298



É disso que eu to falando Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 122938
Fernandohluiz
Fernandohluiz
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 515
Idade : 41
Localização : Niterói - RJ
Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/01/2017

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Fernandohluiz Ter 7 Ago - 13:40:32

Aí sim!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
FF Rodrigues
FF Rodrigues
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 319
Idade : 32
Localização : São João del-Rei - MG
Modelo do carro : Caravan 1982 Básica
Cilindros : 4 Motor 151
Data de inscrição : 28/03/2016

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por FF Rodrigues Sab 11 Ago - 18:52:09

Que belo coupe ein.
Sempre que vejo tópicos falando sobre Weber 40 fico tentado em experimentar, mas ainda to na etapa de funilaria.
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Seg 13 Ago - 10:14:19

Ja fazia algum tempo queria retirar a película dos vidros, relutei por algum tempo em retirar justamente pela privacidade que transmitia e pelo fato do diplomata ser o carro das viagens em família (sim eu viajo de férias com o opala, e não somente para encontros e eventos).

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 301

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 302

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 305

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 308

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 309

Agora aquário total !!! Confesso que nos primeiros dias estranhei um pouco, estava acostumado com a privacidade que a película transmitia, mas a transformação foi nítida, reavivou o diplomata.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Seg 13 Ago - 10:39:52

Cara, esse Diplo esta nostálgico, quem comprou um desses 0km em 1988, vai olhar esse carro e dizer "KRLEO, voltei em 88 agora" kkkkk

Ficou muito bacana Paulo, pequenos detalhes fazem toda a diferença, acompanhando essa maquina ai véi!
Fernandohluiz
Fernandohluiz
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 515
Idade : 41
Localização : Niterói - RJ
Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/01/2017

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Fernandohluiz Seg 13 Ago - 11:02:45

[quote="Paulo Corso"]Ja fazia algum tempo queria retirar a película dos vidros, relutei por algum tempo em retirar justamente pela privacidade que transmitia e pelo fato do diplomata ser o carro das viagens em família (sim eu viajo de férias com o opala, e não somente para encontros e eventos).

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 301

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 302

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 305

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 308

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 309

Agora aquário total !!! Confesso que nos primeiros dias estranhei um pouco, estava acostumado com a privacidade que a película transmitia, mas a transformação foi nítida, reavivou o diplomata.[/quite


Paulo ficou perfeito! Está linda!!!

Minha Caravan também está sem. Como ela está em ótimo estado de conservação interna, é legal que o pessoal pode admirar como ela está. E sem contar que remete fielmente como os carros eram na época deles. Fica um “charme” a mais em nossos antigos.
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Seg 13 Ago - 18:29:29

Paulo Corso escreveu:Ja fazia algum tempo queria retirar a película dos vidros, relutei por algum tempo em retirar justamente pela privacidade que transmitia e pelo fato do diplomata ser o carro das viagens em família (sim eu viajo de férias com o opala, e não somente para encontros e eventos).

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 308

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 309

Agora aquário total !!! Confesso que nos primeiros dias estranhei um pouco, estava acostumado com a privacidade que a película transmitia, mas a transformação foi nítida, reavivou o diplomata.

Quando se trata de retirar o film não consigo não me lembrar de um colega da época do colegial, tanto eu como ele gostávamos muito de carro e conversávamos bastante na aula sobre o assunto..ele gostava muito de Opala, Omega, Monza, mas também tinha um lado ruim, gostava de APs Rolling Eyes
Me lembro dele falar que preferia os carros sem o film..ele dizia "vitrine"...
Com certeza fica um visual mais "clean" sem o film...fica bonito.
Paulo...seu Diplomata fica mais bonito com as serrinhas e os pneus normais, com as letras brancas dá a sensação que o pneu é gigante, daí fica melhor dar uma boa rebaixada nesse caso.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Ter 14 Ago - 17:34:28

Rubens, realmente o pneu hankook é gigante mesmo, isso porque esta com um 235 (logo coloco as fotos) imagina se fosse os 245. Em relação a suspensão, mesmo antes da troca da roda/pneu ja tinha intenção de baixar um pouco para harmonizar mais o carro, mas não ia fazer isso só por fazer, a intenção seria fazer isso somente numa futura revisão da suspensão.

Muitos criticam a suspensão do opala em termos de durabilidade, me permitam discordar até certo ponto, creio que essa ideia se deve a falta de conhecimento de montagem e uso de peças de má qualidade. Assim que comprei o diplomata em fevereiro de 2009 revisei toda suspensão, nesse tempo todo (9 anos e aproximadamente 50 mil km) somente agora em 2018 precisou encarar algumas intervenções na suspensão - troca dos amortecedores em fevereiro/2018, e agora em agosto/2018, troca de buchas das bandejas e troca de pivos de forma preventiva, além de um acerto na altura da suspensão, somente para como eu disse , harmonizar o visual.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Ter 14 Ago - 17:59:05

Paulo Corso escreveu:Rubens, realmente o pneu hankook é gigante mesmo, isso porque esta com um 235 (logo coloco as fotos) imagina se fosse os 245. Em relação a suspensão, mesmo antes da troca da roda/pneu ja tinha intenção de baixar um pouco para harmonizar mais o carro, mas não ia fazer isso só por fazer, a intenção seria fazer isso somente numa futura revisão da suspensão.

Muitos criticam a suspensão do opala em termos de durabilidade, me permitam discordar até certo ponto, creio que essa ideia se deve a falta de conhecimento de montagem e uso de peças de má qualidade. Assim que comprei o diplomata em fevereiro de 2009 revisei toda suspensão, nesse tempo todo (9 anos e aproximadamente 50 mil km) somente agora em 2018 precisou encarar algumas intervenções na suspensão - troca dos amortecedores em fevereiro/2018, e agora em agosto/2018, troca de buchas das bandejas e troca de pivos de forma preventiva, além de um acerto na altura da suspensão, somente para como eu disse , harmonizar o visual.

Concordo Paulo...desde que peguei o meu Opala (coincidentemente em 2009) eu só fiz 2 intervenções na suspensão...uma em 2012 ou 2013 quando revisei a suspensão toda (o que foi feito foi basicamente a troca de algumas buchas estouradas e gabaritagem do agregado que estava empenado)..naquela época não foi trocado mais nada...e recentemente, ano passado precisei trocar um dos pivôs (por precaução acabei trocando os dois)..nunca troquei amortecedor, molas, nada disso....se o uso for adequado a suspensão aguenta bastante tempo, mesmo sendo rebaixado.


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Müller
Müller
Moderador
Moderador


Masculino Número de Mensagens : 3868
Idade : 38
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Müller Ter 14 Ago - 20:24:08

Rubão6cc escreveu:
Paulo Corso escreveu:Rubens, realmente o pneu hankook é gigante mesmo, isso porque esta com um 235 (logo coloco as fotos) imagina se fosse os 245. Em relação a suspensão, mesmo antes da troca da roda/pneu ja tinha intenção de baixar um pouco para harmonizar mais o carro, mas não ia fazer isso só por fazer, a intenção seria fazer isso somente numa futura revisão da suspensão.

Muitos criticam a suspensão do opala em termos de durabilidade, me permitam discordar até certo ponto, creio que essa ideia se deve a falta de conhecimento de montagem e uso de peças de má qualidade. Assim que comprei o diplomata em fevereiro de 2009 revisei toda suspensão, nesse tempo todo (9 anos e aproximadamente 50 mil km) somente agora em 2018 precisou encarar algumas intervenções na suspensão - troca dos amortecedores em fevereiro/2018, e agora em agosto/2018, troca de buchas das bandejas e troca de pivos de forma preventiva, além de um acerto na altura da suspensão, somente para como eu disse , harmonizar o visual.

Concordo Paulo...desde que peguei o meu Opala (coincidentemente em 2009) eu só fiz 2 intervenções na suspensão...uma em 2012 ou 2013 quando revisei a suspensão toda (o que foi feito foi basicamente a troca de algumas buchas estouradas e gabaritagem do agregado que estava empenado)..naquela época não foi trocado mais nada...e recentemente, ano passado precisei trocar um dos pivôs (por precaução acabei trocando os dois)..nunca troquei amortecedor, molas, nada disso....se o uso for adequado a suspensão aguenta bastante tempo, mesmo sendo rebaixado.

Concordo tbem!!!!! Very Happy

Adquiri meu Opala em NOV/2006. Em 2008 fiz toda a suspensão traseira e parte da dianteira devido a um leve acidente na rodovia (troca do pivô, bandeja inferior e buchas da bandeja superior, td lado direito, bieletas e buchas da barra estabilizadora). Somente agora, após dez anos bem rodados em SP e mtas viagens longas, as buchas dianteiras das bandejas traseiras estão estourando e os terminais de direção estão criando folga.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
LucasPiologo
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 1018
Idade : 31
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por LucasPiologo Qua 15 Ago - 9:03:53

Müller escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Concordo Paulo...desde que peguei o meu Opala (coincidentemente em 2009) eu só fiz 2 intervenções na suspensão...uma em 2012 ou 2013 quando revisei a suspensão toda (o que foi feito foi basicamente a troca de algumas buchas estouradas e gabaritagem do agregado que estava empenado)..naquela época não foi trocado mais nada...e recentemente, ano passado precisei trocar um dos pivôs (por precaução acabei trocando os dois)..nunca troquei amortecedor, molas, nada disso....se o uso for adequado a suspensão aguenta bastante tempo, mesmo sendo rebaixado.

Concordo tbem!!!!! Very Happy

Adquiri meu Opala em NOV/2006. Em 2008 fiz toda a suspensão traseira e parte da dianteira devido a um leve acidente na rodovia (troca do pivô, bandeja inferior e buchas da bandeja superior, td lado direito, bieletas e buchas da barra estabilizadora). Somente agora, após dez anos bem rodados em SP e mtas viagens longas, as buchas dianteiras das bandejas traseiras estão estourando e os terminais de direção estão criando folga.      


Também vou entrar na onda !

Comprei meu carro em 2014 e fiz toda a suspensão dianteira e traseira, só não troquei as bandejas, ano passado mais ou menos no meio do ano eu troquei 1 pivô do lado do passageiro, as buchas do tensor e nada mais, até hoje segue a mesma suspensão, e meu carro é um pouco rebaixado. Suspensão de opala não dura se for cupim !
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Qua 22 Ago - 11:39:27

Não resisti e acabei comprando os queridinhos hankook dinamic na medida 235/60-14 para colocar no diplomata.

Aqui são no dia em que coloquei os pneus no diplomata, realmente ficaram lindos. Atualmente o diplomata esta internado para uma revisão na suspensão e um acerto na altura, somente para como eu disse em outro post , harmonizar o visual.


Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 310

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 312

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 315

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 316

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 320

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 322

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 326


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Qua 22 Ago - 18:10:34

Tá chegando na nata...uma rebaixada aí vai ficar irresistível...


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
FF Rodrigues
FF Rodrigues
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 319
Idade : 32
Localização : São João del-Rei - MG
Modelo do carro : Caravan 1982 Básica
Cilindros : 4 Motor 151
Data de inscrição : 28/03/2016

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por FF Rodrigues Sab 25 Ago - 13:17:08

Ficou muito bacana.
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Seg 27 Ago - 10:25:47

Revisão de suspensão , por que ele merece né !!!
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 IMG_20180811_100542

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 IMG_20180818_104443

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 IMG_20180822_165221

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 IMG_20180822_165231


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Ter 28 Ago - 10:08:50

Com tinha dito, ao encostar o diplomata para uma revisão de suspensão resolvi acertar a altura da suspensão que desde a primeira revisão ao compra-lo deveria ter feito esse acerto, o que com a instalação do jogo serrinha/hankook se fez necessário mesmo. Para acerto visual foram tirados 1,5 elo na dianteira e 1 elo na traseira. Sem delongas segue as fotos:

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 329

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 333

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 339

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 345

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 352

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 347


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
LucasPiologo
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 1018
Idade : 31
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por LucasPiologo Ter 28 Ago - 10:15:00

Apenas uma palavra: LOUCO !
Fernandohluiz
Fernandohluiz
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 515
Idade : 41
Localização : Niterói - RJ
Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/01/2017

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Fernandohluiz Ter 28 Ago - 10:20:45

Impecável!!!
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 14109
Localização : "Meu escritório é na praia, eu to sempre na área"
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Rubão6cc Ter 28 Ago - 10:43:25

Matador!!!


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
abner rodrigues de souza
abner rodrigues de souza
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 223
Idade : 36
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por abner rodrigues de souza Ter 28 Ago - 11:06:11

Parabéns cara, agora ficou MAFIOSO!
FF Rodrigues
FF Rodrigues
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 319
Idade : 32
Localização : São João del-Rei - MG
Modelo do carro : Caravan 1982 Básica
Cilindros : 4 Motor 151
Data de inscrição : 28/03/2016

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por FF Rodrigues Sab 1 Set - 19:47:07

Ficou muito doido, f**@ Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 122938 Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 122938 Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 122938 Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 122938

Uma dúvida, os pneus esbarram em algum lugar? Pretendo colocar na minha Caravan quando terminar a restauração. Vou alargar as repolho e colocar na traseira.
tcheco 8687
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 4270
Idade : 61
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por tcheco 8687 Sab 1 Set - 22:36:28

lindo,
parabens
Stéfano Henrique
Stéfano Henrique
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 123
Idade : 38
Localização : rio paranaíba/mg
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 marrom terra metálico e Opala Especial 1979 verde.
Cilindros : 4 cil à gasolina e 6 cil à gasolina 250/S.
Data de inscrição : 25/08/2009

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Stéfano Henrique Seg 3 Set - 7:22:17

Que história top Paulo Corso. Parabéns pelo belo exemplar. Tá de cair o queixo. Abraço!
Paulo Corso
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro


Masculino Número de Mensagens : 3417
Idade : 43
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Paulo Corso Ter 4 Set - 13:28:54

Valeu pessoal, com o tempo a vamos conseguindo chegar onde queremos, e pelo que perceberam o gosto da gente também muda com o passar dos anos.


FF Rodrigues, bom até agora não notei o pneu esbarrando em nada. Quero ver em novembro quando iremos para o opalapa com o porta malas cheio.


Última edição por Paulo Corso em Dom 24 Maio - 10:22:53, editado 1 vez(es)


_________________
Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 30811
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

Conteúdo patrocinado


Diplomata Coupe 1988 - 250S - Página 2 Empty Re: Diplomata Coupe 1988 - 250S

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 17 Jan - 20:35:38