Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

122 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 120 visitantes :: 2 motores de busca

FERNANDO KOPETSKI, GuilhermeBolzan


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
tabarbosa (16850)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
Rubão6cc (15334)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
BANDIT (13573)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
Xann (10394)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
j ricardo (9376)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
Jean Bida (9320)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_leftcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Barcaixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Bar_right 

5 participantes

    Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    alexcres
    alexcres
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : Floripa
    Data de inscrição : 18/03/2019

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por alexcres Qui 31 Out - 7:21:23

    Olaaaaa Opaleirooos!

    Seguinte, acabei de comprar uma caixa 5m!

    Estava em uma F100 com 6cc que foi retirado para colocar V8 (melhor né?!)

    Porém, ela é de código 94614850 e tem 5 marchas com ré pra trás em seguida da 5a.

    Ja li aqui que este código é do 6cc 4 marchas.

    Meu projeto é carburador Weber40 ou 3E (nao tenho) com comando 278 (só pq já tenho), Cardã que ainda não sei qual colocar e, diferencial Dana 44 Blocado que tbm já tenho!

    PRECISO DE FUNIL E CAPA SECA!

    Minhas dúvidas?
    1) Voces acham que pelo fato de que estava rodando numa F100 as engrenagens possam ser do 92, ou seja, cabe?

    2) Mesmo as engrenagens nao sendo do 92, qual a possibilidade de não aguentar ou nao funcionar? pq tbm já li que pode ser de chevette, c10 ou 4cc adaptado... Enfim Preciso de ajuda!
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por BenKenobi Qui 31 Out - 9:02:20

    Respondendo diretamente:

    1- Nao cabem as engrenagens do 92 na caixa comum dos opalas modernos. Tem diferencas tanto no tamanho das engrenagens como nos pontos de fixacao na caixa, e composicao da caixa. Tem um topico do Marcos aqui no forum explicando sobre isso.

    2- Usando diferencial D44 blocado, as chances de quebrarem sao bem maiores. Quando vc tem um diferencial aberto(sem ser blocado), a roda com maior esforco tende a patinar, sendo a valvula de escape pra ele nao quebrar. Quando vc trava as duas rodas, a tendencia é passar toda forca pro chao, dando maior aderencia. E o tranco passa a cair em cima do cambio / embreagem. Esses cambios originais aguentam bem quando nao sofrem desaforo. Forcou um pouco mais por abuso, eles quebram.

    Essa caixa sua é original 6c com adicao da 5 marcha do 4 cil. Muita gente faz isso.

    Nao deixa de ser uma caixa de opala original.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 31 Out - 18:03:53

    amigo essa numeracao é a numeracao da carcaça do cambio usada pela clark quando a peça era fundida tanto para o cambio 4m quanto para o 5m e por isso sairam com a mesma numeracao pois usavam o mesmo molde.


    a diferença entre elas era feita na montagem onde a peça destinada para o cambio 4m recebia duas perfuracoes numa lateral (uma para o interruptor da ré e outra para a trava do garfo interno de acionamento da ré) e a peça destinada ao cambio de 5m nao tinha nenhuma perfuracao e recebia na parte traseira um eixo fixo para alojar a engrenagem louca da ré.


    é muito provavel q seu cambio seja o 5m original do opala 4cil.....pra saber se ele é o fusado q o pessoal costuma montar (eu montei um) teria q abrir o cambio e ver se o carretel tem a numeracao 3313755....se for o 3314845 ainda é o cambio original do 4cil

    quanto a usar as engrenagens do 2205B é impossivel como ja dito....o 2205b apesar de por fora ter uma grande semelhanca internamente é completamente diferente....e seria quase impossivel monta-las la.....ate pq tendo as engrenagens do 2205b nao seria coerente monta-las na carcaça do cambio comum.....todos os rolamentos e alojamentos sao diferentes......

    um cara "fabrica" por ai um cambio 5m com o EIXO ENTALHADO do 2205B porem usa tudo do cambio comum....abrindo o centro de encaixe das engrenagens na fresa ou torno sei la.....só sei q quase todas as engrenagens sao usinas pra "caber' no eixo do 2205b......eu preferia usar o cambio original a um desse com usinagem na engrenagem......

    eu CONHECO PESSOALMENTE (nao é coisa de internet) 2 (duas) pessoas q ja compraram um cambio desse....ambos se arrependeram.....um conseguiu vender com a engrenagem da quinta rachada no meio o outro o cambio estava fazendo um barulho muito grande e foi necessario algumas revisoes q custaram caro mesmo sem quase nada de uso.....dai o cara desencanou do cambio e comprou um de C20 e montou.....dai agora esta vendendo esse depois de uma ultima revisao com o cara q monta......inclusive conversei com ele semana passada sobre esse cambio...ele quer q eu coloque o cambio na minha caravan pra VER SE PELO MENOS O CAMBIO TA FUNCIONANDO depois de tanto lenga lenga pra ele poder vender o cambio sem ter problemas pós venda....pois ele nao sabe como o cambio ficou apos ter ido e voltado algumas vezes ao 'fabricante'


    quanto a "aguentar" essa é uma palavra de muitos pesos.....

    "aguentar" vai depender muuuuuuuuuuuuito do modo de uso.....se vc usar de boa sem muito RPM em primeira e em quinta acho q ele vai de boa sim.....

    agora se vc for de fazer borrachao.....esticar giro ate sair sangue do motor....ai meu amigo é morte cedo na certa pra esse cambio.....o principal problema do cambio 5m do 4cil é lubrificacao....e muito giro (principalmente em 1ª e 5ª) é muito prejudicial pra ele....ainda mais se tiver com oleo baixo ou velho....


    do chevete creio q nao é....pois essa caixa do chevete tem o alojamento treseiro do carretel diferente da caixa do opala....porem nunca reparei na numeracao dessa peça do chevete.


    posta as fotos desse cambio.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 1 Nov - 18:55:30

    ahhh

    acabei me lembrei de um detalhe


    vc pode ver se o cambio q esta com vc é esse tal cambio fusado olhando tbem a numeracao do eixo piloto....se o eixo piloto for 3314984 o cambio esta com as engrenagens originais do 4cil.


    se ele for 3313749 ai ele esta montado com as engrenagens do cambio 4m moderno do 6cil....


    porem isso nao muda muita coisa na "resistencia" do cambio.....acho q tanto faz as engrenagens do 4 ou do 6.....pra mim elas sao as mesmas...e nao muda nada em relacao uma ser mais forte q a outra.....


    o q muda é a relacao das marchas q no caso do cambio 6cil sao mais longas....e isso na minha opiniao interfere no quesito de lubrificacao do eixo entalhado....


    sei q parece uma coisa meio doida....mas é algo q eu percebi durante esse tempo q mexo com cambios.....


    é algo dificil de explicar por texto....mas faz muito sentido quando vc entende o funcionamento interno do cambio.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 1 Nov - 18:58:08

    alguns "entendidos" dizem os dentes das engrenagens do cambio 6cil sao mais grossos.


    concordo!!!!


    pois a relacao das marchas no cambio do 6cil sao mais longas....e logo pra se ter uma relacao mais longa na marcha movida é necessario ter menos dentes....e consequentemente eles vao ser mais grossos pra ocupar o mesmo raio da engrenagem....


    se dente grosso fosse sinonimo de resistencia o cambio 5m do 92 seria uma porcaria.
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por GustavoZorzi Sáb 2 Nov - 21:57:22

    Marcos, teria como transformar um câmbio do 4m do 4cil em 5m. Se sim é muito difícil?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 2 Nov - 23:03:52

    Se for o cambio varetado aquele antigo é absolutamente impossível.

    Agora se for o 4m moderno tanto do 4 como do 6 da sim fazendo as mudancas corretas e necessarias.
    alexcres
    alexcres
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : Floripa
    Data de inscrição : 18/03/2019

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por alexcres Ter 12 Nov - 6:23:16

    Super bem explicado meus jovens!

    Vou ver a numeração entalhada do eixo e aviso vcs...

    Muito obrigado!!!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Nov - 7:42:47

    blz...tira umas fotos do cambio tbem
    alexcres
    alexcres
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : Floripa
    Data de inscrição : 18/03/2019

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por alexcres Qua 27 Nov - 20:39:05

    Pessoal, consegui o numero do eixo piloto da caixa, é 33149848!
    a engrenagem grande do eixo carretel tem 31 dentes.

    Um mecânico que viu me disse que de fato é 5 marchas original do 4cc.

    Por fim, devo decidir por uma caixa 4m original do 6cc...

    Obrigadão
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 28 Nov - 18:32:05

    tem um numero a mais....


    o correto é 3314984....nao tem esse ultimo 8 ai....


    mas realmente seu cambio é original do 4cil.


    o carretel é 3314985
    alexcres
    alexcres
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : Floripa
    Data de inscrição : 18/03/2019

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por alexcres Qui 28 Nov - 22:13:00

    E vcs acham que de fato devo colocar 4m original de uma vez?
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por aluzjunior Sex 29 Nov - 6:55:23

    alexcres escreveu:E vcs acham que de fato devo colocar 4m original de uma vez?

    Procura um câmbio 5 marchas alternativo, o meu é da blazer v6. 5 marchas é mais desempenho e economia.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Nov - 20:10:45

    alexcres escreveu:E vcs acham que de fato devo colocar 4m original de uma vez?


    depende do seu uso.....


    um cambio 5m só é legal e compensa se vc faz bastante viagens.....


    se vc só da uns roles na cidade o 4m vai dar certinho pro seu uso.....

    Conteúdo patrocinado


    caixa - Caixa 5m 6cc Ré pra trás!  Empty Re: Caixa 5m 6cc Ré pra trás!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 8:45:21