fauzi escreveu:Amigos,
Desde que comprei minha Caravan 90, 6cc, gasolina, que tô brigando com a temperatura do motor.
O ponteiro sempre marcou alto. Já troquei cebolão, cebolinha, válvula termostatica, lavei o sistema duas vezes e nada. Uma vez derreteu o fusível da ventoinha. Levei a viatura pra São Paulo na Velotec e fizeram a revisão do painel, recalibraram e nada. Disseram que era o radiador. Levei na Bailon em São Paulo e trocaram a colméia ... piorou ... antes a ventoinha ficava mais tempo ligada do que desligada mas o ponteiro baixava. Agora a ventoinha fica ligando e desligando e ponteiro mexe pouca coisa.
Uma coisa estranha que a Velotec falou é que estando o motor bem quente e desligando o carro, a mangueira superior do radiador fica murcha.
Mediram a temperatura com o revolver laser e só estranharam que a parte de cima do motor está aquecendo em demasia ... medindo no cebolão e nas mangueiras tá no normal (a temperatura sobe, aciona a ventoinha e ai começa a baixar).
Não sei mais o que fazer ...
Amigo, não te preocupe, passei por algo parecido. Tudo tem solução... tenho uma sugestão de teste rápido pra você fazer em casa mesmo.
Com o motor bem frio, tipo depois de uma noite toda parado, retire a tampa do radiador, verifique que tem água até o gargalo do radiador, e faça o motor funcionar sem a tampa no radiador. Deixa o motor rodar na lenta por alguns minutos e fica observando a água do radiador, se começar a aparecer bolhas significa que você tem ar no sistema. Pode ser cabeçote trincado, mas geralmente é problema na junta do cabeçote que está deixando entrar ar da compressão no sistema de arrefecimento.
Outra coisa, se o cabeçote foi rebaixado no passado, e não tem falhas ou trincas, você pode montar duas juntas do cabeçote ao invés de uma. já da uma alivida na taxa de compressão se ela está muito alta (segue o conselho do amigo ali e mede a taxa de compressão de mais nada).
Outra dica pra problema de ar no sistema. Como você disse que drenou o sistema e tal, é sempre recomendável encher o sistema com o radiador mais alto que o motor. Aqui a gente sempre coloca a dianteira do opala na rampa, já é suficiente para ter certeza que vai sair todo o ar do sistema conforme a água vai entrando. A gente faz isso exatamente por que podem ter alguns orifícios que estão fechados/trancados com o tempo e a sujeira ou até alguém colocou aquele cimento na água do motor porque tinha algum vazamento.
enfim... tudo tem jeito.... boa sorte.... e com temperatura não se brinca, não deixa ele ferver pra tomar uma ação....
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