Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tampão Caravan Diplomata
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptySeg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

102 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 102 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
BANDIT (13573)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
Xann (10394)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
j ricardo (9376)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_leftDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 BarDúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bar_right 

+10
Renato Mirpo
Rubão6cc
opala4cc
REGINALDO MACHADO
FFRANZONI
lpelissoli
Charles 88-73
Diplo87
chavesopaleiro
GustavoZorzi
14 participantes

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 31 Jan - 7:07:29

    Bom dia pessoal, tudo certo?

    Tenho um motor aqui do ano 86 6 cilindros. Ele começou a fumar após a desaceleração, quando acelera ele não fuma. Outro problema é a fumaça de manhã na primeira partida.

    Li muitas informações no fórum, e pelas conclusões acho que o motor pode estar com muita folga nos pistões deixando o óleo subir para a câmera de combustão e o cabeçote não vedando bem deixando passar óleo quando parado por um tempo..

    Comecei a desmontar ele e me surgiram algumas dúvidas..

    A primeira é que logo após retirar o cabeçote percebi que os pistões tinham uma leve folga, sendo possível movimentar eles com os dedos exigindo uma certa força. Essa folga não deve ser possível ver a olho nu, certo?

    Desmontando a parte de baixo percebi que o motor está com pistões STD e bronzinas de bielas 0,10 e bronzinas de mancais 0,10.

    Tenho algumas fotos dos dos pistões, das folgas de anéis e os desgastes das bronzinas..

    Pistão 1:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Pistao10

    Anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel10

    Quantidade de laminas que entrou na folga do anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Folgaa10

    Bronzinas:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi10

    Pistão 2:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Pistao11

    Anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel11

    Quantidade de laminas que entrou na folga do anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Folgaa11

    Bronzinas:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi11

    Pistão 3:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Pistao12

    Anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel12

    Quantidade de laminas que entrou na folga do anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Folgaa12

    Bronzinas:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi12

    Pistão 4:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Pistao15

    Anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel14

    Quantidade de laminas que entrou na folga do anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Folgaa14

    Bronzinas:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi14

    Pistão 5:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Pistao14

    Anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel15

    Quantidade de laminas que entrou na folga do anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Folgaa15

    Bronzinas:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi15

    Pistão 6:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Pistao16

    Anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel16

    Quantidade de laminas que entrou na folga do anel:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Folgaa16

    Bronzinas:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi17

    Bronzinas de mancais:
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi18
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Bronzi19


    Somando as laminas está dando em torno de 1,4 milímetros, acredito estar arregaçado. Qual seria a folga certa dos anéis para um motor original?

    Fui falar com o pessoal da retifica sem levar as peças, somente perguntando de preços..

    Cabeçote = R$ 580 + R$ 180 se precisar trocar as guias
    Bloco para abrir para 0,50 = R$ 350
    Passe no virabrequim = R$ 280

    Está muito fora esse valor?

    Sobre os pistões, teria algum problema em substituir os pistões gasolina com rebaixo por pistões cabeça reta? Ainda quero rodar na gasolina

    Qual marca de pistões vocês me recomendam, li aqui no fórum que os pistões Suloy não tem boa fama, ainda é verdade?

    Vi no mercado livre alguns anúncios:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1331371471-pistao-c-anel-050-bb-bm-025-opala-41-6cil-gas-ate-89-_JM

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1187076696-pistao-com-anel-050-opala-41-alc-ate-89-abaolado-_JM?quantity=1

    Tem algum outro lugar para comprar essas peças?

    Posso utilizar as mesmas bielas com os novos pistões?

    Desde já agradeço a atenção e me desculpe o texto longo.

    Att,
    Douglas
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por GustavoZorzi Sex 31 Jan - 10:11:41

    Folga das pontas dos aneis de compressão é de 0,25-0,51mm
    chavesopaleiro
    chavesopaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : caravan 91
    Cilindros : 6cc turbo 400cv
    Data de inscrição : 07/01/2014

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por chavesopaleiro Sex 31 Jan - 17:52:25

    Como vc mencionou que ele fumava quando não estava acelerando e fumava na parte da manhã na primeira partida, Seria bom avaliar como estão as guias de válvulas para ver se tem folga e mandar de trabalhar o cabeçote para usar retentor nas válvulas. Detentor de silverado, por exemplo. Se os pistões não estavam batendo saia, talvez possa usar os mesmo. Tudo tem que medir, e avaliar, para ver se pode ser usado novamente.
    Procura uma boa retifica que eles vão medir tudo e de falar o que pode se feito. Aí a montagem do motor, vc pode ter a alegria de montar.
    avatar
    Charles 88-73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 35
    Idade : 50
    Localização : Barreiras Bahia
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 88/88 e Opala Especial Cupé 73/73



    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 31/01/2020

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Charles 88-73 Sex 31 Jan - 21:06:43

    Só achei caro o cabeçote, mas o resto está no preço. Quanto a essa fumaça tem grande chance de ser as vedações dos guias de valvulas, precisa dar uma olhada na folga desses guias. O último motor que fiz comprei na comercial paulista em SP, tem bons precos e trabalham com a metal leve que sao originais.

    Joacir Freitas Soares gosta desta mensagem

    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Seg 3 Fev - 6:15:28

    GustavoZorzi escreveu:Folga das pontas dos aneis de compressão é de 0,25-0,51mm

    Bom dia Gustavo,

    Show, obrigado pela informação. Vou me atentar na hora que for montar o motor novo.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Seg 3 Fev - 6:18:54

    chavesopaleiro escreveu:Como vc mencionou que ele fumava quando não estava acelerando e fumava na parte da manhã na primeira partida, Seria bom avaliar como estão as guias de válvulas para ver se tem folga e mandar de trabalhar o cabeçote para usar retentor nas válvulas. Detentor de silverado, por exemplo. Se os pistões não estavam batendo saia, talvez possa usar os mesmo. Tudo tem que medir, e avaliar, para ver se pode ser usado novamente.
    Procura uma boa retifica que eles vão medir tudo e de falar o que pode se feito. Aí a montagem do motor, vc pode ter a alegria de montar.

    Bom dia chavesopaleiro,

    Obrigado pelo comentário.. Very Happy

    Agora fiquei na dúvida, não é todo cabeçote de Opala que tem retentor nas válvulas?

    Sim sim, acredito que essa semana levo todo o conjunto para a retifica para medir e decidir o que vou fazer.. Vou postar aqui os resultados.

    Sim, vou querer montar em casa cheers
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Seg 3 Fev - 6:27:03

    Charles 88-73 escreveu:Só achei caro o cabeçote, mas o resto está no preço. Quanto a essa fumaça tem grande chance de ser as vedações dos guias de valvulas, precisa dar uma olhada na folga desses guias. O último motor que fiz comprei na comercial paulista em SP, tem bons precos e trabalham com a metal leve que sao originais.

    Bom dia Charles,

    Obrigado pelo comentário..

    Vou dar uma conferida nessa loja que você mencionou, sabe me dizer se eles fazem entregas? Pois sou de Santa Catarina.
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Diplo87 Qua 5 Fev - 9:56:36

    Se eu tivesse espaço em casa faria eu mesmo também.
    avatar
    Charles 88-73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 35
    Idade : 50
    Localização : Barreiras Bahia
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 88/88 e Opala Especial Cupé 73/73



    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 31/01/2020

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Charles 88-73 Qua 5 Fev - 20:05:07

    Quando compro eles enviam por transportadora, nunca tive problemas.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qua 5 Fev - 20:24:41

    Charles 88-73 escreveu:Quando compro eles enviam por transportadora, nunca tive problemas.

    Boa noite Charles
    Você compra pelo site ou por telefone?
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Opala 6cc

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 7 Fev - 8:42:16

    Bom dia Man!!
    Vou responder algumas questões suas.
    Com referencia a folga dos anéis, realmente estão fora da medida minima aceitável.
    Pela quantidade de lamina que passou, já da pra imaginar a quantidade de fumaça que sai!
    Voce comentou que gostaria de aplicar um pistão cabeça reta, mas o modelo do 6cc cabeça reta é pra motor moderno ( biela longa)... pro ano do seu carro, teria que ser o modelo abaulado ( cabeçudo)
    Se voce precisar de peças, me da um salve ai, eu trabalho em uma distribuidora Mahle Metal Leve aqui em São Paulo, posso ver um preço diferenciado pra vc nesse material.

    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 7 Fev - 9:26:02

    Renato Mirpo escreveu:Bom dia Man!!
    Vou responder algumas questões suas.
    Com referencia a folga dos anéis, realmente estão fora da medida minima aceitável.
    Pela quantidade de lamina que passou, já da pra imaginar a quantidade de fumaça que sai!
    Voce comentou que gostaria de aplicar um pistão cabeça reta, mas o modelo do 6cc cabeça reta é pra motor moderno ( biela longa)... pro ano do seu carro, teria que ser o modelo abaulado ( cabeçudo)
    Se voce precisar de peças, me da um salve ai, eu trabalho em uma distribuidora Mahle Metal Leve aqui em São Paulo, posso ver um preço diferenciado pra vc nesse material.


    Bom dia Renato

    Obrigado pelas respostas!

    Esse pistão que você comentou abaulado (cabeçudo), seria o pistão a alcool? Gostaria de ainda utilizar gasolina, posso usar esse pistão do alcool com gasolina? Queria uma taxinha a mais, já que o motor está aberto.

    Desde já agradeço a ajuda!

    Att,
    Douglas
    lpelissoli
    lpelissoli
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Idade : 53
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala Standard ano 1979
    Cilindros : 4100 cc
    Data de inscrição : 17/07/2017

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por lpelissoli Sex 7 Fev - 9:27:00

    DouglasSteuernagel escreveu:
    chavesopaleiro escreveu:Como vc mencionou que ele fumava quando não estava acelerando e fumava na parte da manhã na primeira partida, Seria bom avaliar como estão as guias de válvulas para ver se tem folga e mandar de trabalhar o cabeçote para usar retentor nas válvulas. Detentor de silverado, por exemplo. Se os pistões não estavam batendo saia, talvez possa usar os mesmo. Tudo tem que medir, e avaliar, para ver se pode ser usado novamente.
    Procura uma boa retifica que eles vão medir tudo e de falar o que pode se feito. Aí a montagem do motor, vc pode ter a alegria de montar.

    Bom dia chavesopaleiro,

    Obrigado pelo comentário.. Very Happy

    Agora fiquei na dúvida, não é todo cabeçote de Opala que tem retentor nas válvulas?

    Sim sim, acredito que essa semana levo todo o conjunto para a retifica para medir e decidir o que vou fazer.. Vou postar aqui os resultados.

    Sim, vou querer montar em casa cheers  

    Olá a todos!
    Não sou fluente em mecânica, se meu comentário estiver equivocado, agradeço a correção.

    Olhando o catálogo de peças do Opala, no cabeçote não tem o retentor na válvula, o que tem é um pequeno anel de vedação.

    Na semana de 31 de janeiro de 2020 ( informação para os futuros leitores ) assisti um vídeo da Retífica Projeto que fazia um comentário sobre o cabeçote do Opala. O Video é sobre o cabeçote do Omega 4.1, mas faz comentários sobre o cabeçote do Opala.

    Deixo o link. Assunto do retentor surge aos 14min30seg.



    Bom, já percebi alguns escorregões do apresentador do vídeo, mas penso que a informação sobre retentor no cabeçote está correta.

    Abraços a todos!
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 7 Fev - 9:29:27

    DouglasSteuernagel escreveu:
    Renato Mirpo escreveu:Bom dia Man!!
    Vou responder algumas questões suas.
    Com referencia a folga dos anéis, realmente estão fora da medida minima aceitável.
    Pela quantidade de lamina que passou, já da pra imaginar a quantidade de fumaça que sai!
    Voce comentou que gostaria de aplicar um pistão cabeça reta, mas o modelo do 6cc cabeça reta é pra motor moderno ( biela longa)... pro ano do seu carro, teria que ser o modelo abaulado ( cabeçudo)
    Se voce precisar de peças, me da um salve ai, eu trabalho em uma distribuidora Mahle Metal Leve aqui em São Paulo, posso ver um preço diferenciado pra vc nesse material.


    Bom dia Renato

    Obrigado pelas respostas!

    Esse pistão que você comentou abaulado (cabeçudo), seria o pistão a alcool? Gostaria de ainda utilizar gasolina, posso usar esse pistão do alcool com gasolina? Queria uma taxinha a mais, já que o motor está aberto.

    Desde já agradeço a ajuda!

    Att,
    Douglas

    Sim chefe, esse abaulado é do cabeçudo.
    mas acho que se voce usar ele, vai ficar muito tachado.
    Esse modelo de pistão que voce esta usando, me parece que é do 250S.
    O do 250, a camara é mais rasa, dando um pouco mais de compressão.
    Vou pegar os pistões e te mandar umas imagens.
    FFRANZONI
    FFRANZONI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : SAO PAULO
    Data de inscrição : 28/09/2015

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por FFRANZONI Sex 7 Fev - 9:51:34

    As "fumadas" como vc mencionou são devido a passagem do oleo pelas guias de valvulas. Como um outro amigo sugeriu, checar guias de valvulas e principalmente adotar o uso de retentores de valvulas do V8. Para isso é necessario a usinagem das torres das guias de valvulas para que eles possam ser encaixados
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 7 Fev - 10:06:16

    Renato Mirpo escreveu:
    DouglasSteuernagel escreveu:

    Bom dia Renato

    Obrigado pelas respostas!

    Esse pistão que você comentou abaulado (cabeçudo), seria o pistão a alcool? Gostaria de ainda utilizar gasolina, posso usar esse pistão do alcool com gasolina? Queria uma taxinha a mais, já que o motor está aberto.

    Desde já agradeço a ajuda!

    Att,
    Douglas

    Sim chefe, esse abaulado é do cabeçudo.
    mas acho que se voce usar ele, vai ficar muito tachado.
    Esse modelo de pistão que voce esta usando, me parece que é do 250S.
    O do 250, a camara é mais rasa, dando um pouco mais de compressão.
    Vou pegar os pistões e te mandar umas imagens.

    Entendi. Se você puder me passar essas fotos ficarei grato.

    Na segunda feira vou levar o motor para a retifica e eles já iram me passar a medida correta. Mas acredito que irá passar para 0,50mm (0,20).

    Você consegue os pistões com anéis nessa medida?

    Att,
    Douglas
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 7 Fev - 10:07:58

    FFRANZONI escreveu:As "fumadas" como vc mencionou são devido a passagem do oleo pelas guias de valvulas. Como um outro amigo sugeriu, checar guias de valvulas e principalmente adotar o uso de retentores de valvulas do V8. Para isso é necessario a usinagem das torres das guias de valvulas para que eles possam ser encaixados

    Bom dia Ffranzoni,

    Obrigado pela informação! Vou pedir para o pessoal da retifica fazer essa adaptação pra mim.

    Att,
    Douglas
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 7 Fev - 10:14:40

    lpelissoli escreveu:
    DouglasSteuernagel escreveu:

    Bom dia chavesopaleiro,

    Obrigado pelo comentário.. Very Happy

    Agora fiquei na dúvida, não é todo cabeçote de Opala que tem retentor nas válvulas?

    Sim sim, acredito que essa semana levo todo o conjunto para a retifica para medir e decidir o que vou fazer.. Vou postar aqui os resultados.

    Sim, vou querer montar em casa cheers  

    Olá a todos!
    Não sou fluente em mecânica, se meu comentário estiver equivocado, agradeço a correção.

    Olhando o catálogo de peças do Opala, no cabeçote não tem o retentor na válvula, o que tem é um pequeno anel de vedação.

    Na semana de 31 de janeiro de 2020 ( informação para os futuros leitores ) assisti um vídeo da Retífica Projeto que fazia um comentário sobre o cabeçote do Opala. O Video é sobre o cabeçote do Omega 4.1, mas faz comentários sobre o cabeçote do Opala.

    Deixo o link. Assunto do retentor surge aos 14min30seg.



    Bom, já percebi alguns escorregões do apresentador do vídeo, mas penso que a informação sobre retentor no cabeçote está correta.

    Abraços a todos!

    Bom dia lpelissoli,

    Obrigado pela resposta!

    Top o vídeo, da para ter uma noção de como funciona os retentores que vocês mencionaram.

    Att,
    Douglas
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 7 Fev - 10:33:24

    DouglasSteuernagel escreveu:
    Renato Mirpo escreveu:

    Sim chefe, esse abaulado é do cabeçudo.
    mas acho que se voce usar ele, vai ficar muito tachado.
    Esse modelo de pistão que voce esta usando, me parece que é do 250S.
    O do 250, a camara é mais rasa, dando um pouco mais de compressão.
    Vou pegar os pistões e te mandar umas imagens.

    Entendi. Se você puder me passar essas fotos ficarei grato.

    Na segunda feira vou levar o motor para a retifica e eles já iram me passar a medida correta. Mas acredito que irá passar para 0,50mm (0,20).

    Você consegue os pistões com anéis nessa medida?

    Att,
    Douglas
    Tenho nessa medida sim....e caso precise, tenho também na medida 1,00mm
    E as bronzinas também tenho da metal leve.
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 7 Fev - 10:47:20

    Renato Mirpo escreveu:
    DouglasSteuernagel escreveu:

    Entendi. Se você puder me passar essas fotos ficarei grato.

    Na segunda feira vou levar o motor para a retifica e eles já iram me passar a medida correta. Mas acredito que irá passar para 0,50mm (0,20).

    Você consegue os pistões com anéis nessa medida?

    Att,
    Douglas
    Tenho nessa medida sim....e caso precise, tenho também na medida 1,00mm
    E as bronzinas também tenho da metal leve.

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Whatsa12
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Whatsa10
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Whatsa11
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por adpachec Sex 7 Fev - 11:11:51

    Olá.

    No seu tópico da temperatura eu disse para prestar atenção nas imagens.

    Aqui é a mesma coisa.

    Como você mediu a folga dos anéis?

    A tolerância, se me lembro, é de 0,5 a 0,7mm.


    Se mede assim:


    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 0608gmhtp_40_o%252Bbig_cube_ls1_engine_build%252Bsquaring_tool

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcQYMmjAmcaXs5TK7pVyX4WtXMFdYhJkMm2YLpwf29m--6MSRhab

    As camisas possuem "riscos" de 120° graus de ângulos entre elas.

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcSt57IMcerknzKxKOWAkhQjic0tWkgbEkwj8TcLFS5iPjF2EHSg

    Estes riscos (brunimento) permitem que o óleo lubrifique as camisas.

    AS CAMISAS DOS PISTÕES DE SEU MOTOR ESTÃO LISAS.

    As bronzinas, se me lembro, a folga é de 0,20 a 0,35 (média de 0,125).

    Existem as folgas Axial (balança para os lados) e radial (balança ao girar).

    As válvulas OPALA usam (tecnicamente falando) ANEL RASPADOR, popularmente chamado de ANEL DE VEDAÇÃO.

    O QUE EU ACHO:

    Montaram este motor muito justo.

    Os anéis, as peças mais "moles" do conjunto, se desgastaram e "poliram' as camisas.

    O mesmo com as bielas.

    O que se deve fazer é medir todo o conjunto, verificar se o diâmetro das camisas estão menores que o diâmetro máximo da tolerância dos anéis.
    Se estiver é só montar....em casa mesmo....

    Primeiro brunir as camisas, uma lixa 400 e mãos leves resolvem.

    E verificar a folga das bronzinas.

    Os pistões possuem 03 anéis, vedação, raspador e óleo, e o "vão" de cada um fica a 120° de ângulo do outro.

    As medidas, torques e tolerância vai solicitando aos entendidos de plantão.

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Canaletas

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Img_2052
    REGINALDO MACHADO
    REGINALDO MACHADO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 44
    Localização : SAO PAULO
    Data de inscrição : 30/10/2015

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty instalação retentores de valvulas.

    Mensagem por REGINALDO MACHADO Qua 12 Fev - 9:16:38

    já que vai pra retifica,instala retentores de valvulas. Entra em contato com a Retifica Base de Guarulhos/SP.

    https://baseretifica.com.br/
    https://hightorque.com.br/oficinas


    da uma olhada nesse video
    https://youtu.be/SQwxFITZM24


    Última edição por REGINALDO MACHADO em Qua 12 Fev - 9:39:34, editado 1 vez(es)
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re val

    Mensagem por Renato Mirpo Qua 12 Fev - 9:20:54

    REGINALDO MACHADO escreveu:já que vai pra retifica,instala retentores de valvulas. Entra em contato com a Retifica Base de Guarulhos/SP.

    https://baseretifica.com.br/
    https://hightorque.com.br/oficinas
    Reginaldo, muito bom dia!!!
    Esse motor utiliza dois tipos de retentores de valvulas.
    Um é do modelo o-ring, que eu não recomendo... é meio que paliativo...
    O Outro modelo é parecido com um dedal, mas tem aplicação em outro motor, da linha Perkins.
    Esse é o mais procurado aqui na loja....
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por adpachec Qua 12 Fev - 14:35:26

    REGINALDO MACHADO escreveu:já que vai pra retifica,instala retentores de valvulas. Entra em contato com a Retifica Base de Guarulhos/SP.

    https://baseretifica.com.br/
    https://hightorque.com.br/oficinas


    da uma olhada nesse video
    https://youtu.be/SQwxFITZM24


    Anel de vedação....

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel-vedador-de-valvulas-opala-omega-silverado-41-6cc-jogo-D_NQ_NP_813392-MLB25900292194_082017-O


    Renato Mirpo escreveu:
    REGINALDO MACHADO escreveu:já que vai pra retifica,instala retentores de valvulas. Entra em contato com a Retifica Base de Guarulhos/SP.

    https://baseretifica.com.br/
    https://hightorque.com.br/oficinas
    Reginaldo, muito bom dia!!!
    Esse motor utiliza dois tipos de retentores de valvulas.
    Um é do modelo o-ring, que eu não recomendo... é meio que paliativo...
    O Outro modelo é parecido com um dedal, mas tem aplicação em outro motor, da linha Perkins.
    Esse é o mais procurado aqui na loja....


    "Vedador" do anel de vedação....

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcTwE22qfeBbl_LzDuqpBKI5pn0qhb_ZberTUs0BUHhoQxaddbAY


    Adaptar retentor.

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcRnObn1QoyHwR9CiKG54weXgfmCWTIJXNs6iHVxuqiHJVDxQkCD



    Tem que usinar a peça (ao fundo, não onde está a furadeira).


    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcRMXw53xZRzVrbt6EYPK1oz9pHjfbFyMyca_TZ8erOA4n0KJDC3
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por opala4cc Qua 12 Fev - 22:01:24

    DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia pessoal, tudo certo?

    Tenho um motor aqui do ano 86 6 cilindros. Ele começou a fumar após a desaceleração, quando acelera ele não fuma. Outro problema é a fumaça de manhã na primeira partida.

    Li muitas informações no fórum, e pelas conclusões acho que o motor pode estar com muita folga nos pistões deixando o óleo subir para a câmera de combustão e o cabeçote não vedando bem deixando passar óleo quando parado por um tempo..

    Comecei a desmontar ele e me surgiram algumas dúvidas..

    A primeira é que logo após retirar o cabeçote percebi que os pistões tinham uma leve folga, sendo possível movimentar eles com os dedos exigindo uma certa força. Essa folga não deve ser possível ver a olho nu, certo?

    Desmontando a parte de baixo percebi que o motor está com pistões STD e bronzinas de bielas 0,10 e bronzinas de mancais 0,10.

    Tenho algumas fotos dos dos pistões, das folgas de anéis e os desgastes das bronzinas..



    Somando as laminas está dando em torno de 1,4 milímetros, acredito estar arregaçado. Qual seria a folga certa dos anéis para um motor original?

    Fui falar com o pessoal da retifica sem levar as peças, somente perguntando de preços..

    Cabeçote = R$ 580 + R$ 180 se precisar trocar as guias
    Bloco para abrir para 0,50 = R$ 350
    Passe no virabrequim = R$ 280

    Está muito fora esse valor?

    Sobre os pistões, teria algum problema em substituir os pistões gasolina com rebaixo por pistões cabeça reta? Ainda quero rodar na gasolina

    Qual marca de pistões vocês me recomendam, li aqui no fórum que os pistões Suloy não tem boa fama, ainda é verdade?

    Vi no mercado livre alguns anúncios:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1331371471-pistao-c-anel-050-bb-bm-025-opala-41-6cil-gas-ate-89-_JM

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1187076696-pistao-com-anel-050-opala-41-alc-ate-89-abaolado-_JM?quantity=1

    Tem algum outro lugar para comprar essas peças?

    Posso utilizar as mesmas bielas com os novos pistões?

    Desde já agradeço a atenção e me desculpe o texto longo.

    Att,
    Douglas

    Sobre pistões suloy:
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por opala4cc Qua 12 Fev - 22:03:28

    FFRANZONI escreveu:As "fumadas" como vc mencionou são devido a passagem do oleo pelas guias de valvulas. Como um outro amigo sugeriu, checar guias de valvulas e principalmente adotar o uso de retentores de valvulas do V8. Para isso é necessario a usinagem das torres das guias de valvulas para que eles possam ser encaixados

    Você é o Fábio Franzoni?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Rubão6cc Qui 13 Fev - 19:52:04

    Olhe só..um tópico gerando algo interessante  cyclops ...em época de vacas magras..


    _________________
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 14 Fev - 6:12:35

    Rubão6cc escreveu:Olhe só..um tópico gerando algo interessante  cyclops ...em época de vacas magras..

    É verdade Rubão.... topico ta rendendo otimas trocas de informação.
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Joey Ramone Sex 14 Fev - 6:50:14

    Tópico muito interessante mesmo. Se tivesse lido sobre isso antes de mandar meu cabeçote pra retífica em janeiro teria feito esse trabalho para usar os retentores de válvula.

    Ainda não montei o motor pois estou aguardando algumas peças, estou fazendo em casa aos finais de semana sem pressa. Vou ver na retífica se eles fazem esse serviço e aproveitar que o motor não foi fechado pra colocar os retentores.

    Dúvida, qual retentor é o mais indicado pra esse caso? Digo de qual motor/marca, pra procurar pra comprar.
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 14 Fev - 7:01:59

    Joey Ramone escreveu:Tópico muito interessante mesmo. Se tivesse lido sobre isso antes de mandar meu cabeçote pra retífica em janeiro teria feito esse trabalho para usar os retentores de válvula.

    Ainda não montei o motor pois estou aguardando algumas peças, estou fazendo em casa aos finais de semana sem pressa. Vou ver na retífica se eles fazem esse serviço e aproveitar que o motor não foi fechado pra colocar os retentores.

    Dúvida, qual retentor é o mais indicado pra esse caso? Digo de qual motor/marca, pra procurar pra comprar.

    Joey, o mais vendido aqui é o da Taranto.
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Joey Ramone Sex 14 Fev - 7:20:37

    Opa, valeu Renato! Esse taranto é para qual aplicação, GM V8? Pesquisando vi esse aqui, é desse modelo? https://www.asllan.com.br/produto/retentor-positivo-de-valvulas-gm-v8-opala-6cc-cod1276


    Pesquisei aqui no fórum também, tem alguns tópicos que abordaram essa questão dos retentores: Além do V8 tem a opção do Perkins e o do Chevette, que encontra da sabó. Segue os links:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44711-retifica-6cc-dicas

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t17969-vedador-de-valvulas-do-omega-4-1i-e-diferente-do-opala-4-1
    Renato Mirpo
    Renato Mirpo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Idade : 43
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/06/2013

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Renato Mirpo Sex 14 Fev - 7:29:56

    Joey Ramone escreveu:Opa, valeu Renato! Esse taranto é para qual aplicação, GM V8? Pesquisando vi esse aqui, é desse modelo? https://www.asllan.com.br/produto/retentor-positivo-de-valvulas-gm-v8-opala-6cc-cod1276


    Pesquisei aqui no fórum também, tem um tópico que abordou essa questão dos retentores: Além do V8 tem a opção do Perkins e o do Chevette, que encontra da sabó. Segue o link:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44711-retifica-6cc-dicas
    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Whatsa13
    Esse do taranto é do Perkins 6357.
    O jogo ja vem com 12 peças!
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Joey Ramone Sex 14 Fev - 18:40:07

    Falei com meu amigo mecânico que vai fazer o motor do meu carro comigo aqui em casa, ele que levou o cabeçote pra retifica pra conferir o serviço. O cabeçote foi usinado e montado com retentores! Ele disse que todos opalas que pega manda fazer. Mérito dele, não preciso mexer de novo.
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Joey Ramone Sex 14 Fev - 18:58:02

    Douglas, você perguntou do preço dos serviços: meu vira teve de ser retificado, era standard ainda. R$ R$ 240,00. Foi mexido só nos mancais, as bronzinas de biela continuaram std. O bloco estava standard e em ótimas condições, só mandei brunir. O cabeçote que não vou poder te dar uma base porque o meu ficou bem mais caro por causa da condição que estava: Troquei válvulas, molas e pratos (originais da Silverado/Omega), retifica das sedes com guias de bronze, conserto de uma pequena trinca que estava começando e foi pega no teste com o reagente, plaina para acertar a face e aumentar a taxa e usinagem pra instalação dos retentores. O serviço e todas as peças ficaram em R$ 1.400,00

    Vou te dar uma sugestão: Aproveita que vai abrir o motor e depois de fazer a retífica do virabrequim faz o balanceamento dele, com a polia, volante do motor e o platô da embreagem. Vai melhorar muito a questão de vibração do conjunto, o que vai deixar o funcionamento do motor mais liso e diminuir o desgaste do mesmo. Já acertei esse serviço também, vou levar p/ fazer quando comprar a embreagem. Dá uma pesquisada a respeito !

    lpelissoli gosta desta mensagem

    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sáb 28 Mar - 14:58:42

    Boa tarde Pessoal,

    Então, só pra finalizar o tópico, acebei a montagem do motor já fazem 2 meses, fiz um vídeo com fotos. O motor passou todo o conjunto para 0,20.

    Resolvi arriscar e coloquei o pistão suloy mesmo, segundo o dono da retifica não teria problemas..
    Anéis e bronzinas comprei da metal leve.



    No vídeo ele está com carburação H34, mas agora mudei para um 446. Em relação a mangueira também já mudei a posição dela e comprei um radiador correto de 6 cilindros:

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 P_202010



    Agradeço a ajuda de todos!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por adpachec Sáb 28 Mar - 15:23:21

    Porque deixou acelerado?
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sáb 28 Mar - 15:26:39

    adpachec escreveu:Porque deixou acelerado?

    Boa tarde, ele está em torno de 600 a 700 rpm. Talvez o vídeo transparece mais alto.
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 295
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Douglas Vaciliev Sex 14 Ago - 13:08:27

    adpachec escreveu:
    REGINALDO MACHADO escreveu:já que vai pra retifica,instala retentores de valvulas. Entra em contato com a Retifica Base de Guarulhos/SP.

    https://baseretifica.com.br/
    https://hightorque.com.br/oficinas


    da uma olhada nesse video
    https://youtu.be/SQwxFITZM24


    Anel de vedação....

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Anel-vedador-de-valvulas-opala-omega-silverado-41-6cc-jogo-D_NQ_NP_813392-MLB25900292194_082017-O





    Renato Mirpo escreveu:
    Reginaldo, muito bom dia!!!
    Esse motor utiliza dois tipos de retentores de valvulas.
    Um é do modelo o-ring, que eu não recomendo... é meio que paliativo...
    O Outro modelo é parecido com um dedal, mas tem aplicação em outro motor, da linha Perkins.
    Esse é o mais procurado aqui na loja....


    "Vedador" do anel de vedação....

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcTwE22qfeBbl_LzDuqpBKI5pn0qhb_ZberTUs0BUHhoQxaddbAY


    Adaptar retentor.

    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcRnObn1QoyHwR9CiKG54weXgfmCWTIJXNs6iHVxuqiHJVDxQkCD



    Tem que usinar a peça (ao fundo, não onde está a furadeira).


    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Images?q=tbn%3AANd9GcRMXw53xZRzVrbt6EYPK1oz9pHjfbFyMyca_TZ8erOA4n0KJDC3

    Aproveitando o tópico
    Comprei um motor 6cc e estou fazendo em casa, e no jogo de junta da Sabó, veio apenas o anel e não veio o vedador do anel!!!
    Como estou montando achei estranho aquele anel solto e ao abrir e fechar a válvula ele vai para cima não sendo útil para nada.
    Vim pesquisar, Tópico me ajudou!!!

    Rubão6cc gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86 Empty Re: Dúvidas retifica motor 6 cilindros ano 86

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 8:09:25