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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por willianscmotta Dom 26 Abr - 19:32:25

    Boa noite pessoal!

    Ontem e hoje fiquei o dia inteiro para trocar o painel do opala, quando comprei o meu 86 ele estava com o painel de instrumentos dos modelos de 88 a 92. Pois bem, um amigo me doou o painel original do modelo do meu, mandei revisar e instalei, já fui devidamente munido de informações coletadas aqui no fórum, ambos os esquemas elétricos impressos, aproveitei e fiz no Excel um tabela com as pinagens dos dois para que na hora de ligar os cabos eu não me perdesse.

    Peço desculpas, mas quase não tirei fotos, mas acredito que a maioria aqui deva ter noção de como retirar o painel de instrumentos. Enfim, consegui fazer tudo funcionar com exceção de 3 lâmpadas de iluminação do painel que não ascenderam, previamente vai ficar assim, mais pra frente eu vou comprar uma trilha nova e retiro tudo novamente para fazer a troca. Para minha sorte, os cabos que ligam no conta giros estavam lá, então foi fácil fazê-lo funcionar.

    Painel "novo" rsrs...
    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2019

    Infelizmente está faltando esse soquete.
    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2020

    Painel já instalado.
    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2021

    Aproveitei e coloquei o farol de milha ligando junto com as lanternas e faroletes, foi a melhor maneira que encontrei já que eu não queria ficar ligando na chave tic-tac, quando conseguir um botão de milha original do modelo do meu Opala eu desfaço essa ligação e passo para o botão original. Aproveitei também para instalar os tubos do ar condicionado que vão do centro até o difusor do lado esquerdo do motorista.
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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Re: Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 26 Abr - 20:05:22

    muito bom.....painel original é outros 500!



    eu fiz a troca das lampadas de iluminacao do meu painel por lampadas de led bancas....tbem fiz um esquema nos alojamentos refletores q surtiram muito efeito


    o unico problema q estou enfrentando é q as luzes nao duram muito.......acho q em 4 anos ja troquei  uma vez as lampadas e agora vou ter q trocar de novo.....ou seja: creio eu q elas duram 2 anos....acho muito pouco pelo valor investido...

    porem fica fenomenal.....estou pensando em comprar led verdes pois era assim q ascendia originalmente o painel da minha....as luzes originais sao incandescentes brancas comuns e na frente tem uma chapa plastica verde pra dar tonalidade a luz....e isso ajuda (muito) a diminuir a iluminacao q ja nao é muito boa....

    com o led nao precisa disso.......eu vou dar uma pesquisada essa semana.


    se quiser ver o q eu fiz ta aqui:


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44940-melhorando-a-iluminacao-dos-paineis-81-87#731337



    outro detalhe: ligou tbem o fio da luz do reservatorio de gasolina? o seu funciona??

    o meu quando tava no alcool funcionava....era muito util pra nao ficar na mao.
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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Re: Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por Rubão6cc Dom 26 Abr - 20:11:05

    Willians, uma dica: se as lâmpadas não funcionaram por causa de trilha rompida você consegue soldar elas que voltam a funcionar. É bem difícil pegar a solda ali mas com paciência é possível fazer o serviço.
    Mas em todo caso se a placa do circuíto estiver muito velha é melhor trocar mesmo. A minha já está quase pra lá de Bagdá. Futuramente provavelmente vou ter que substituí-la.
    E parabéns por voltar os detalhes originais no seu carro.


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Re: Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 26 Abr - 20:13:23

    a malha do painel 88 92 tem a venda nova no ML


    agora do 85 87 nunca vi nao...se tiver poderia ser uma boa opcao pra quem precise.


    sera q tem?
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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Re: Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por willianscmotta Dom 26 Abr - 20:18:49

    Marcos Adriano escreveu:muito bom.....painel original é outros 500!



    eu fiz a troca das lampadas de iluminacao do meu painel por lampadas de led bancas....tbem fiz um esquema nos alojamentos refletores q surtiram muito efeito


    o unico problema q estou enfrentando é q as luzes nao duram muito.......acho q em 4 anos ja troquei  uma vez as lampadas e agora vou ter q trocar de novo.....ou seja: creio eu q elas duram 2 anos....acho muito pouco pelo valor investido...

    porem fica fenomenal.....estou pensando em comprar led verdes pois era assim q ascendia originalmente o painel da minha....as luzes originais sao incandescentes brancas comuns e na frente tem uma chapa plastica verde pra dar tonalidade a luz....e isso ajuda (muito) a diminuir a iluminacao q ja nao é muito boa....

    com o led nao precisa disso.......eu vou dar uma pesquisada essa semana.


    se quiser ver o q eu fiz ta aqui:


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44940-melhorando-a-iluminacao-dos-paineis-81-87#731337



    outro detalhe: ligou tbem o fio da luz do reservatorio de gasolina? o seu funciona??

    o meu quando tava no alcool funcionava....era muito util pra nao ficar na mao.

    Vou dar uma olhada no seu tópico sim Marcos!

    Sim, liguei o plugue do reservatório, mas liguei por ligar, pois o reservatório que está no meu carro não tem sensor.
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    Mensagem por willianscmotta Dom 26 Abr - 20:19:50

    Rubão6cc escreveu:Willians, uma dica: se as lâmpadas não funcionaram por causa de trilha rompida você consegue soldar elas que voltam a funcionar. É bem difícil pegar a solda ali mas com paciência é possível fazer o serviço.
    Mas em todo caso se a placa do circuíto estiver muito velha é melhor trocar mesmo. A minha já está quase pra lá de Bagdá. Futuramente provavelmente vou ter que substituí-la.  
    E parabéns por voltar os detalhes originais no seu carro.

    Pois é Rubão, esse painel já está igual ao seu, tem até pedaços de trilha já soltando rsrs
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    Mensagem por willianscmotta Dom 26 Abr - 20:21:26

    Marcos Adriano escreveu:a malha do painel 88 92 tem a venda nova no ML


    agora do 85 87 nunca vi nao...se tiver poderia ser uma boa opcao pra quem precise.


    sera q tem?

    Tem sim Marcos, olha aí!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1433102689-opala-80-81-82-83-84-85-86-87-malha-painel-circuito-placa-_JM?variation=50512740413&quantity=1
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 26 Abr - 20:27:49

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:muito bom.....painel original é outros 500!



    eu fiz a troca das lampadas de iluminacao do meu painel por lampadas de led bancas....tbem fiz um esquema nos alojamentos refletores q surtiram muito efeito


    o unico problema q estou enfrentando é q as luzes nao duram muito.......acho q em 4 anos ja troquei  uma vez as lampadas e agora vou ter q trocar de novo.....ou seja: creio eu q elas duram 2 anos....acho muito pouco pelo valor investido...

    porem fica fenomenal.....estou pensando em comprar led verdes pois era assim q ascendia originalmente o painel da minha....as luzes originais sao incandescentes brancas comuns e na frente tem uma chapa plastica verde pra dar tonalidade a luz....e isso ajuda (muito) a diminuir a iluminacao q ja nao é muito boa....

    com o led nao precisa disso.......eu vou dar uma pesquisada essa semana.


    se quiser ver o q eu fiz ta aqui:


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44940-melhorando-a-iluminacao-dos-paineis-81-87#731337



    outro detalhe: ligou tbem o fio da luz do reservatorio de gasolina? o seu funciona??

    o meu quando tava no alcool funcionava....era muito util pra nao ficar na mao.

    Vou dar uma olhada no seu tópico sim Marcos!

    Sim, liguei o plugue do reservatório, mas liguei por ligar, pois o reservatório que está no meu carro não tem sensor.



    entendi....mas ja é bom deixar ligado....vai q algum dia vc ajeita o reservatorio.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 26 Abr - 20:28:12

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:a malha do painel 88 92 tem a venda nova no ML


    agora do 85 87 nunca vi nao...se tiver poderia ser uma boa opcao pra quem precise.


    sera q tem?

    Tem sim Marcos, olha aí!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1433102689-opala-80-81-82-83-84-85-86-87-malha-painel-circuito-placa-_JM?variation=50512740413&quantity=1


    nossa!!! muito bom!!!!
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    Mensagem por willianscmotta Dom 26 Abr - 20:35:57

    Marcos Adriano escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Vou dar uma olhada no seu tópico sim Marcos!

    Sim, liguei o plugue do reservatório, mas liguei por ligar, pois o reservatório que está no meu carro não tem sensor.



    entendi....mas ja é bom deixar ligado....vai q algum dia vc ajeita o reservatorio.

    Já li o seu tópico kkkk

    Se com led's brancos ficou bom, com led's verdes deve ficar melhor ainda! Que trabalho deve ter dado cobrir aqueles espaços com papel alumínio hein!
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    Mensagem por GustavoZorzi Seg 27 Abr - 16:11:56

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:a malha do painel 88 92 tem a venda nova no ML


    agora do 85 87 nunca vi nao...se tiver poderia ser uma boa opcao pra quem precise.


    sera q tem?

    Tem sim Marcos, olha aí!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1433102689-opala-80-81-82-83-84-85-86-87-malha-painel-circuito-placa-_JM?variation=50512740413&quantity=1
    Deve ser um produto novo então, não faz muito tempo que tava atrás...
    Vou guardar o anúncio para posteridade
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 27 Abr - 19:48:47

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    entendi....mas ja é bom deixar ligado....vai q algum dia vc ajeita o reservatorio.

    Já li o seu tópico kkkk

    Se com led's brancos ficou bom, com led's verdes deve ficar melhor ainda! Que trabalho deve ter dado cobrir aqueles espaços com papel alumínio hein!



    kkkkk

    pior nao.....o mais chato nisso tudo com ctz é tira o painel mesmo.
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    Mensagem por Diplo87 Ter 28 Abr - 9:57:37

    Muito bom, essa é minha próxima empreitada! para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 122938
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    Mensagem por GustavoZorzi Ter 28 Abr - 17:28:44

    Alguém ai sabe mais ou menos o valor gasto para calibrar os instrumentos do painel?
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    Mensagem por willianscmotta Ter 28 Abr - 17:36:34

    Aqui onde moro eu paguei 180 pro cara calibrar os 4.
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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Re: Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 28 Abr - 17:41:16

    GustavoZorzi escreveu:Alguém ai sabe mais ou menos o valor gasto para calibrar os instrumentos do painel?


    quando os meus de temperatura e combustivel sairam do lugar por eu passar ar comprimido no painel sem o acrilico e passaram a marcar errado eu mesmo arrumei
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    Mensagem por Diplo87 Ter 28 Abr - 18:42:36

    Marcos Adriano escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Vou dar uma olhada no seu tópico sim Marcos!

    Sim, liguei o plugue do reservatório, mas liguei por ligar, pois o reservatório que está no meu carro não tem sensor.



    entendi....mas ja é bom deixar ligado....vai q algum dia vc ajeita o reservatorio.

    Marcos,

    Eu to usando essa fita de led desde 2012 e até hoje todos funcionam https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783230061-fita-led-18-leds-5050-12v-adesiva-flexivel-a-prova-dagua-_JM?searchVariation=28518534965&quantity=1&variation=28518534965#searchVariation=28518534965&position=20&type=item&tracking_id=b30a4287-9e86-43ab-b9bf-78d17d28b8a2

    Legal que voce pode cortar ela no tamanho desejado depois é só soldar os fios nos contatos e instalar, muito boa eu recomendo.

    Abraço.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 28 Abr - 18:57:54

    onde q vc colocou a fita?
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    Mensagem por willianscmotta Dom 3 maio - 19:41:43

    Boa noite pessoal,

    A primeira vez utilizando o carro em maior velocidade (acima de 80 km/h) após a troca do painel de instrumentos, começou a fazer um barulho muito estranho dentro do painel do carro, nitidamente o barulho era no ritmo do motor do carro e claramente algo girante, assim que eu ia diminuindo a velocidade o barulho ia diminuindo no mesmo ritmo até parar, depois só voltava quando estava acima de 80 km/h, desconfio do sistema de engrenagens do cabo do velocímetro, assim que desmontar o painel, vou verificar e lubrificar tb, pois eu não lubrifiquei quando montei a primeira vez.

    Me sobrou uma graninha e não aguentei, comprei a trilha nova para o painel, ainda não chegou, deve chegar essa semana, assim que eu trocar, posto o resultado aqui.

    Marcos Adriano, em um outro tópico nós conversamos a respeito do marcador de temperatura, onde vc disse que o seu trabalha bem próximo do vermelho o tempo todo, pois bem, agora com sensor novo e instrumento calibrado, pude observar que o comportamento do meu carro é semelhante ao seu, trabalha sempre no mínimo no antepenúltimo "tracinho" e no máximo no vermelho (último tracinho) rsrs, essa é a faixa em que trabalha o meu aqui.

    Rubão, comprei tb a válvula kicker nova, assim que estiver funcionando, posto aqui os resultados. Também quero fazer parte do seleto grupo que utiliza essa válvula kkkkkkkkk.....

    Abraço a todos!
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 3 maio - 20:09:02

    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal,

    A primeira vez utilizando o carro em maior velocidade (acima de 80 km/h) após a troca do painel de instrumentos, começou a fazer um barulho muito estranho dentro do painel do carro, nitidamente o barulho era no ritmo do motor do carro e claramente algo girante, assim que eu ia diminuindo a velocidade o barulho ia diminuindo no mesmo ritmo até parar, depois só voltava quando estava acima de 80 km/h, desconfio do sistema de engrenagens do cabo do velocímetro, assim que desmontar o painel, vou verificar e lubrificar tb, pois eu não lubrifiquei quando montei a primeira vez.

    Me sobrou uma graninha e não aguentei, comprei a trilha nova para o painel, ainda não chegou, deve chegar essa semana, assim que eu trocar, posto o resultado aqui.

    Marcos Adriano, em um outro tópico nós conversamos a respeito do marcador de temperatura, onde vc disse que o seu trabalha bem próximo do vermelho o tempo todo, pois bem, agora com sensor novo e instrumento calibrado, pude observar que o comportamento do meu carro é semelhante ao seu, trabalha sempre no mínimo no antepenúltimo "tracinho" e no máximo no vermelho (último tracinho) rsrs, essa é a faixa em que trabalha o meu aqui.

    Rubão, comprei tb a válvula kicker nova, assim que estiver funcionando, posto aqui os resultados. Também quero fazer parte do seleto grupo que utiliza essa válvula kkkkkkkkk.....

    Abraço a todos!

    Willians, que bom que comprou a cápsula cheers cheers cheers
    Vai gostar muito do resultado. A cápsula garante um resultado de funcionamento do ar x marcha lenta igual de qualquer carro atual. Uma dica, ela é presa por dois parafusos e tem uma certa regulagem de posição. Deixe aquela peça redonda que emburra o came de aceleração bem próxima dele.
    Com relação ao painel. Acho que sei qual é esse barulho. Já aconteceu comigo quando montei o painel uma vez. É o cabo do velocímetro que ficou fora de posição. Solta ele e tenta encaixar melhor que o barulho some.


    _________________
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    Mensagem por willianscmotta Dom 3 maio - 20:46:32

    Rubão6cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal,

    A primeira vez utilizando o carro em maior velocidade (acima de 80 km/h) após a troca do painel de instrumentos, começou a fazer um barulho muito estranho dentro do painel do carro, nitidamente o barulho era no ritmo do motor do carro e claramente algo girante, assim que eu ia diminuindo a velocidade o barulho ia diminuindo no mesmo ritmo até parar, depois só voltava quando estava acima de 80 km/h, desconfio do sistema de engrenagens do cabo do velocímetro, assim que desmontar o painel, vou verificar e lubrificar tb, pois eu não lubrifiquei quando montei a primeira vez.

    Me sobrou uma graninha e não aguentei, comprei a trilha nova para o painel, ainda não chegou, deve chegar essa semana, assim que eu trocar, posto o resultado aqui.

    Marcos Adriano, em um outro tópico nós conversamos a respeito do marcador de temperatura, onde vc disse que o seu trabalha bem próximo do vermelho o tempo todo, pois bem, agora com sensor novo e instrumento calibrado, pude observar que o comportamento do meu carro é semelhante ao seu, trabalha sempre no mínimo no antepenúltimo "tracinho" e no máximo no vermelho (último tracinho) rsrs, essa é a faixa em que trabalha o meu aqui.

    Rubão, comprei tb a válvula kicker nova, assim que estiver funcionando, posto aqui os resultados. Também quero fazer parte do seleto grupo que utiliza essa válvula kkkkkkkkk.....

    Abraço a todos!

    Willians, que bom que comprou a cápsula cheers cheers cheers
    Vai gostar muito do resultado. A cápsula garante um resultado de funcionamento do ar x marcha lenta igual de qualquer carro atual. Uma dica, ela é presa por dois parafusos e tem uma certa regulagem de posição. Deixe aquela peça redonda que emburra o came de aceleração bem próxima dele.
    Com relação ao painel. Acho que sei qual é esse barulho. Já aconteceu comigo quando montei o painel uma vez. É o cabo do velocímetro que ficou fora de posição. Solta ele e tenta encaixar melhor que o barulho some.

    Hummmm...boa dica essa do cabo hein, quando montar o painel com a trilha nova, vou logo andar no carro pra saber se faz esse barulho ainda, se o barulho continuar, vou fazer isso q vc falou.

    VLW!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 4 maio - 19:29:48

    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal,Marcos Adriano, em um outro tópico nós conversamos a respeito do marcador de temperatura, onde vc disse que o seu trabalha bem próximo do vermelho o tempo todo, pois bem, agora com sensor novo e instrumento calibrado, pude observar que o comportamento do meu carro é semelhante ao seu, trabalha sempre no mínimo no antepenúltimo "tracinho" e no máximo no vermelho (último tracinho) rsrs, essa é a faixa em que trabalha o meu aqui.


    é

    o meu na gasolina trabalha sempre perto dos dois primeiros tracos.....muito dificil passar do segundo traço



    utilizando essa foto q postei recentemente da pra ver onde q ele fica


    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2043



    teve um momento q o ponteiro chegou no meio...foi em abril do ano passado na pascoa muito calor e eu estava num transito danado na imigrantes.....o ponteiro chegou no meio e dali nao saiu nao......fiz a viagem normalmente de maresias ate interlagos......e dois dias depois de interlagos ate aqui onde eu moro (Parapuã - uns 550km) sem nem completar a agua do reservatorio....
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    Mensagem por Diplo87 Ter 5 maio - 17:36:13

    Marcos Adriano escreveu:
    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal,Marcos Adriano, em um outro tópico nós conversamos a respeito do marcador de temperatura, onde vc disse que o seu trabalha bem próximo do vermelho o tempo todo, pois bem, agora com sensor novo e instrumento calibrado, pude observar que o comportamento do meu carro é semelhante ao seu, trabalha sempre no mínimo no antepenúltimo "tracinho" e no máximo no vermelho (último tracinho) rsrs, essa é a faixa em que trabalha o meu aqui.


    é

    o meu na gasolina trabalha sempre perto dos dois primeiros tracos.....muito dificil passar do segundo traço



    utilizando essa foto q postei recentemente da pra ver onde q ele fica


    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2043



    teve um momento q o ponteiro chegou no meio...foi em abril do ano passado na pascoa muito calor e eu estava num transito danado na imigrantes.....o ponteiro chegou no meio e dali nao saiu nao......fiz a viagem normalmente de maresias ate interlagos......e dois dias depois de interlagos ate aqui onde eu moro (Parapuã - uns 550km) sem nem completar a agua do reservatorio....

    Rapaz, mas tá certo isso aí?? eu achava que o ponteiro fica passeando entre o primeiro traço acima do meio e o traço do meio, tipo ele sobe até o traço acima do meio, aí liga o ventilador e então ele desce até o meio e desliga o ventilador... pelo menos todos os opalas que tive funcionavam desse jeito...

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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 5 maio - 18:25:29

    Diplo87 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    é

    o meu na gasolina trabalha sempre perto dos dois primeiros tracos.....muito dificil passar do segundo traço



    utilizando essa foto q postei recentemente da pra ver onde q ele fica


    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2043



    teve um momento q o ponteiro chegou no meio...foi em abril do ano passado na pascoa muito calor e eu estava num transito danado na imigrantes.....o ponteiro chegou no meio e dali nao saiu nao......fiz a viagem normalmente de maresias ate interlagos......e dois dias depois de interlagos ate aqui onde eu moro (Parapuã - uns 550km) sem nem completar a agua do reservatorio....

    Rapaz, mas tá certo isso aí??  eu achava que o ponteiro fica passeando entre o primeiro traço acima do meio e o traço do meio, tipo ele sobe até o traço acima do meio, aí liga o ventilador e então ele desce até o meio e desliga o ventilador... pelo menos todos os opalas que tive funcionavam desse jeito...



    pra gasolina esta certo sim.....VT 75º


    o q vc descreveu é para o funcionamento do motor a alcool.....VT 90º
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    Mensagem por Diplo87 Qua 6 maio - 7:58:15

    Ah tá, esqueci que vc está rodando na gasosa...
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    Mensagem por willianscmotta Qua 6 maio - 8:03:26

    Marcos Adriano escreveu:
    Diplo87 escreveu:

    Rapaz, mas tá certo isso aí??  eu achava que o ponteiro fica passeando entre o primeiro traço acima do meio e o traço do meio, tipo ele sobe até o traço acima do meio, aí liga o ventilador e então ele desce até o meio e desliga o ventilador... pelo menos todos os opalas que tive funcionavam desse jeito...



    pra gasolina esta certo sim.....VT 75º


    o q vc descreveu é para o funcionamento do motor a alcool.....VT 90º

    Por falar nisso Marcos, comentei uma vez com meu mecânico sobre passar meu carro pra gasolina, ele me disse que se eu fizer isso, só poderei usar gasolina premium, nem aditivada será bom usar, devido a taxa de compressão.

    Sinceramente, achei estranho, pq nossa gasolina já tem álcool e quanto maior a taxa do motor melhor para queimar.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 6 maio - 19:38:45

    Diplo87 escreveu:Ah tá, esqueci que vc está rodando na gasosa...



    dessa vez passa OKK

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 6 maio - 19:49:45

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    pra gasolina esta certo sim.....VT 75º


    o q vc descreveu é para o funcionamento do motor a alcool.....VT 90º

    Por falar nisso Marcos, comentei uma vez com meu mecânico sobre passar meu carro pra gasolina, ele me disse que se eu fizer isso, só poderei usar gasolina premium, nem aditivada será bom usar, devido a taxa de compressão.

    Sinceramente, achei estranho, pq nossa gasolina já tem álcool e quanto maior a taxa do motor melhor para queimar.



    olha....essas gasolinas premium....podium e etc....diferem da comum na octanagem....


    octanagem é resistencia de um determinado combustivel à detonaçao......


    ele deve ter dito isso pq as vezes vc passando seu motor a gasolina com a taxa alta usando a gasolina comum ou aditivada pode haver pré detonacao (q nao ha necessidade da centelha)

    eu devo confessar q nunca usei gasolina podium...premuim....e etc.....

    aditivada costumo colocar sim (quando vou em cidades vizinhas.....na cidade q eu moro nao tem)


    meu motor sempre funcionou normal.....tudo ok ate hoje.....


    ha quem diga q nao da pre detonacao devido aneis gastos e etc.....dai ja nao sei......nao duvido q os aneis possam estar gastos ja q meu motor é todo std a parte de baixo e suspeito muito q pistao tbem é std...entao apos mais de 30 anos de trabalho com ctz algum desgaste natutal ja tem......


    algum dia q retificar a parte de cima ainda vou manter na gasolina ou pelo menos tentar....vamos ver......mas por enquanto tudo ok.
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    Mensagem por willianscmotta Qua 6 maio - 20:19:49

    Marcos Adriano escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Por falar nisso Marcos, comentei uma vez com meu mecânico sobre passar meu carro pra gasolina, ele me disse que se eu fizer isso, só poderei usar gasolina premium, nem aditivada será bom usar, devido a taxa de compressão.

    Sinceramente, achei estranho, pq nossa gasolina já tem álcool e quanto maior a taxa do motor melhor para queimar.



    olha....essas gasolinas premium....podium e etc....diferem da comum na octanagem....


    octanagem é resistencia de um determinado combustivel à detonaçao......


    ele deve ter dito isso pq as vezes vc passando seu motor a gasolina com a taxa alta usando a gasolina comum ou aditivada pode haver pré detonacao (q nao ha necessidade da centelha)

    eu devo confessar q nunca usei gasolina podium...premuim....e etc.....

    aditivada costumo colocar sim (quando vou em cidades vizinhas.....na cidade q eu moro nao tem)


    meu motor sempre funcionou normal.....tudo ok ate hoje.....


    ha quem diga q nao da pre detonacao devido aneis gastos e etc.....dai ja nao sei......nao duvido q os aneis possam estar gastos ja q meu motor é todo std a parte de baixo e suspeito muito q pistao tbem é std...entao apos mais de 30 anos de trabalho com ctz algum desgaste natutal ja tem......


    algum dia q retificar a parte de cima ainda vou manter na gasolina ou pelo menos tentar....vamos ver......mas por enquanto tudo ok.

    Pois é Marcos, meu motor sofreu a primeira retífica em dezembro do ano passado, troquei pistões, anéis, casquilho fixo e móvel, tuchos (eram hidráulicos, agora são mecânicos), comando de válvulas (260-S). Se não me engano, na tabela da GM diz que os motores iguais ao meu saíram de fábrica com taxa em 10,5:1, isso pra queimar álcool, os motores flex saem de fábrica com no mínimo uns 12:1.

    Não acredito que meu motor esteja com 12 de taxa, por isso não vejo problema em passar ele pra gasolina e usar gasolina comum ou aditivada convencional. Com isso, acho difícil acontecer pré detonação.
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    Mensagem por GustavoZorzi Qua 6 maio - 23:54:04

    willianscmotta escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    olha....essas gasolinas premium....podium e etc....diferem da comum na octanagem....


    octanagem é resistencia de um determinado combustivel à detonaçao......


    ele deve ter dito isso pq as vezes vc passando seu motor a gasolina com a taxa alta usando a gasolina comum ou aditivada pode haver pré detonacao (q nao ha necessidade da centelha)

    eu devo confessar q nunca usei gasolina podium...premuim....e etc.....

    aditivada costumo colocar sim (quando vou em cidades vizinhas.....na cidade q eu moro nao tem)


    meu motor sempre funcionou normal.....tudo ok ate hoje.....


    ha quem diga q nao da pre detonacao devido aneis gastos e etc.....dai ja nao sei......nao duvido q os aneis possam estar gastos ja q meu motor é todo std a parte de baixo e suspeito muito q pistao tbem é std...entao apos mais de 30 anos de trabalho com ctz algum desgaste natutal ja tem......


    algum dia q retificar a parte de cima ainda vou manter na gasolina ou pelo menos tentar....vamos ver......mas por enquanto tudo ok.

    Pois é Marcos, meu motor sofreu a primeira retífica em dezembro do ano passado, troquei pistões, anéis, casquilho fixo e móvel, tuchos (eram hidráulicos, agora são mecânicos), comando de válvulas (260-S). Se não me engano, na tabela da GM diz que os motores iguais ao meu saíram de fábrica com taxa em 10,5:1, isso pra queimar álcool, os motores flex saem de fábrica com no mínimo uns 12:1.

    Não acredito que meu motor esteja com 12 de taxa, por isso não vejo problema em passar ele pra gasolina e usar gasolina comum ou aditivada convencional. Com isso, acho difícil acontecer pré detonação.
    Já ouvi falar de um especialista que a gasolina de hoje é praticamente igual a antiga gasolina azul, para taxa de hoje acredito que é deboa usar, teria que fazer ajuste só mesmo da ignição e carburação. Porém eu usaria em caso tivesse uma taxa um pouco menor por margem de segurança tipo 9,5:1, e claro sem contar que estamos falando da estática, pois existe a taxa dinâmica também....
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    Mensagem por willianscmotta Qui 7 maio - 17:15:02

    Rubão6cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal,

    A primeira vez utilizando o carro em maior velocidade (acima de 80 km/h) após a troca do painel de instrumentos, começou a fazer um barulho muito estranho dentro do painel do carro, nitidamente o barulho era no ritmo do motor do carro e claramente algo girante, assim que eu ia diminuindo a velocidade o barulho ia diminuindo no mesmo ritmo até parar, depois só voltava quando estava acima de 80 km/h, desconfio do sistema de engrenagens do cabo do velocímetro, assim que desmontar o painel, vou verificar e lubrificar tb, pois eu não lubrifiquei quando montei a primeira vez.

    Me sobrou uma graninha e não aguentei, comprei a trilha nova para o painel, ainda não chegou, deve chegar essa semana, assim que eu trocar, posto o resultado aqui.

    Marcos Adriano, em um outro tópico nós conversamos a respeito do marcador de temperatura, onde vc disse que o seu trabalha bem próximo do vermelho o tempo todo, pois bem, agora com sensor novo e instrumento calibrado, pude observar que o comportamento do meu carro é semelhante ao seu, trabalha sempre no mínimo no antepenúltimo "tracinho" e no máximo no vermelho (último tracinho) rsrs, essa é a faixa em que trabalha o meu aqui.

    Rubão, comprei tb a válvula kicker nova, assim que estiver funcionando, posto aqui os resultados. Também quero fazer parte do seleto grupo que utiliza essa válvula kkkkkkkkk.....

    Abraço a todos!

    Willians, que bom que comprou a cápsula cheers cheers cheers
    Vai gostar muito do resultado. A cápsula garante um resultado de funcionamento do ar x marcha lenta igual de qualquer carro atual. Uma dica, ela é presa por dois parafusos e tem uma certa regulagem de posição. Deixe aquela peça redonda que emburra o came de aceleração bem próxima dele.
    Com relação ao painel. Acho que sei qual é esse barulho. Já aconteceu comigo quando montei o painel uma vez. É o cabo do velocímetro que ficou fora de posição. Solta ele e tenta encaixar melhor que o barulho some.

    Rubão, ontem saí pra dar uma volta novamente, nadinha de fazer o tal barulho, passei de 80km/h e nada aconteceu rsrs...
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    Mensagem por willianscmotta Qui 7 maio - 17:21:15

    GustavoZorzi escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Pois é Marcos, meu motor sofreu a primeira retífica em dezembro do ano passado, troquei pistões, anéis, casquilho fixo e móvel, tuchos (eram hidráulicos, agora são mecânicos), comando de válvulas (260-S). Se não me engano, na tabela da GM diz que os motores iguais ao meu saíram de fábrica com taxa em 10,5:1, isso pra queimar álcool, os motores flex saem de fábrica com no mínimo uns 12:1.

    Não acredito que meu motor esteja com 12 de taxa, por isso não vejo problema em passar ele pra gasolina e usar gasolina comum ou aditivada convencional. Com isso, acho difícil acontecer pré detonação.
    Já ouvi falar de um especialista que a gasolina de hoje é praticamente igual a antiga gasolina azul, para taxa de hoje acredito que é de boa usar, teria que fazer ajuste só mesmo da ignição e carburação. Porém eu usaria em caso tivesse uma taxa um pouco menor por margem de segurança tipo 9,5:1, e claro sem contar que estamos falando da estática, pois existe a taxa dinâmica também....

    Então, quanto maior a "pureza" da gasolina, menos taxa é preciso ter o motor, claro, existe um limite mínimo. Já o álcool, precisa de taxa e como nossa gasolina tem quase 30% de álcool, daí os motores mais antigos não tendem a ter um bom rendimento, enfim, eu penso que pelo menos esses motores a álcool dos opalas, como são um pouco mais taxados, não teriam problema em rodar na gasolina. Também não vejo necessidade de rodar somente com gasolina premium ou aditivada, claro, se valer a pena pelo valor/preço, coloque aditivada!
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    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Empty Re: Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86

    Mensagem por diplo 88 6cc Seg 11 maio - 7:13:17

    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal!

    Ontem e hoje fiquei o dia inteiro para trocar o painel do opala, quando comprei o meu 86 ele estava com o painel de instrumentos dos modelos de 88 a 92. Pois bem, um amigo me doou o painel original do modelo do meu, mandei revisar e instalei, já fui devidamente munido de informações coletadas aqui no fórum, ambos os esquemas elétricos impressos, aproveitei e fiz no Excel um tabela com as pinagens dos dois para que na hora de ligar os cabos eu não me perdesse.

    Peço desculpas, mas quase não tirei fotos, mas acredito que a maioria aqui deva ter noção de como retirar o painel de instrumentos. Enfim, consegui fazer tudo funcionar com exceção de 3 lâmpadas de iluminação do painel que não ascenderam, previamente vai ficar assim, mais pra frente eu vou comprar uma trilha nova e retiro tudo novamente para fazer a troca. Para minha sorte, os cabos que ligam no conta giros estavam lá, então foi fácil fazê-lo funcionar.

    Painel "novo" rsrs...
    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2019

    Infelizmente está faltando esse soquete.
    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2020

    Painel já instalado.
    para - Troca do Painel de Instrumentos - 88 para 86 Img_2021

    Aproveitei e coloquei o farol de milha ligando junto com as lanternas e faroletes, foi a melhor maneira que encontrei já que eu não queria ficar ligando na chave tic-tac, quando conseguir um botão de milha original do modelo do meu Opala eu desfaço essa ligação e passo para o botão original. Aproveitei também para instalar os tubos do ar condicionado que vão do centro até o difusor do lado esquerdo do motorista.

    Show de bola,

    O painel do 88 que você esta bom? tem interesse em venda dele?
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    Mensagem por willianscmotta Seg 11 maio - 8:46:15

    diplo 88 6cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:Boa noite pessoal!

    Ontem e hoje fiquei o dia inteiro para trocar o painel do opala, quando comprei o meu 86 ele estava com o painel de instrumentos dos modelos de 88 a 92. Pois bem, um amigo me doou o painel original do modelo do meu, mandei revisar e instalei, já fui devidamente munido de informações coletadas aqui no fórum, ambos os esquemas elétricos impressos, aproveitei e fiz no Excel um tabela com as pinagens dos dois para que na hora de ligar os cabos eu não me perdesse.

    Peço desculpas, mas quase não tirei fotos, mas acredito que a maioria aqui deva ter noção de como retirar o painel de instrumentos. Enfim, consegui fazer tudo funcionar com exceção de 3 lâmpadas de iluminação do painel que não ascenderam, previamente vai ficar assim, mais pra frente eu vou comprar uma trilha nova e retiro tudo novamente para fazer a troca. Para minha sorte, os cabos que ligam no conta giros estavam lá, então foi fácil fazê-lo funcionar.

    Painel "novo" rsrs...
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    Infelizmente está faltando esse soquete.
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    Painel já instalado.
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    Aproveitei e coloquei o farol de milha ligando junto com as lanternas e faroletes, foi a melhor maneira que encontrei já que eu não queria ficar ligando na chave tic-tac, quando conseguir um botão de milha original do modelo do meu Opala eu desfaço essa ligação e passo para o botão original. Aproveitei também para instalar os tubos do ar condicionado que vão do centro até o difusor do lado esquerdo do motorista.

    Show de bola,

    O painel do 88 que você esta bom? tem interesse em venda dele?

    Sim, está bom, funciona tudo perfeitamente, só o acrílico que está ruim. Se quiser, tiro umas fotos e te mando no pv.
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    Mensagem por diplo 88 6cc Ter 12 maio - 8:04:29

    willianscmotta escreveu:
    diplo 88 6cc escreveu:

    Show de bola,

    O painel do 88 que você esta bom? tem interesse em venda dele?

    Sim, está bom, funciona tudo perfeitamente, só o acrílico que está ruim. Se quiser, tiro umas fotos e te mando no pv.

    Opa bom dia, manda sim por favor, o meu tb esta com o acrílico ruim, se o seu estiver melhor ja me ajuda.

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