Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tampão Caravan Diplomata
caravan - Caravan 1975 EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
caravan - Caravan 1975 EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
caravan - Caravan 1975 EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
caravan - Caravan 1975 EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
caravan - Caravan 1975 EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
caravan - Caravan 1975 EmptySeg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
caravan - Caravan 1975 EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
caravan - Caravan 1975 EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
caravan - Caravan 1975 EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

136 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 136 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
tabarbosa (16850)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
Rubão6cc (15319)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
BANDIT (13573)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
Xann (10394)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
j ricardo (9376)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
Jean Bida (9320)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
caravan - Caravan 1975 Bar_leftcaravan - Caravan 1975 Barcaravan - Caravan 1975 Bar_right 

+4
pacato
Diplo87
Marcos Adriano
antiqueira79
8 participantes

    Caravan 1975

    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Sex 22 maio - 10:10:54

    Boa tarde Opaleiros/as!

    Recentemente eu resgatei essa Caravan 1975 lá de Ribeirão Preto, entrou numa troca pra mim e como eu me apeguei à ela, resolvi devolvê-la a vida!

    A princípio é uma Caravan STD 1975 Turquesa Metálico (cor que consta no manual), bastante preservada em termos de estrutura, mas que já sofreu bastante ao longo da vida. Foi vendida para o segundo dono em meados de 1980 e foi encontrada em baixo de uma árvore onde estava parada há anos, em 1994. O terceiro dono por sua vez deu uma levantada, pintou, colocou mecânica de um Diplomata 90 que ele comprou num leilão e foi fazendo arte ao longo dos anos. Ela tem uma preparação intermediária, foi instalado um câmbio de blazer vortec (o túnel não tinha sido fechado) e curiosamente ela tem diversas peças de um Opala SS 77, que doou a tampa do tanque, volante, painel e manopla do cambio. Os bancos são de Civic 2000 modificados e eu estou estudando uma forma de caracterizá-los para ficarem ainda mais parecidos com bancos originais de época, já que por hora não vou investir na compra de originais, seja o inteiriço ou os separados.

    O carro está agora na funilaria, fazendo os devidos reparos no assoalho, longarina, parede corta fogo e demais detalhes no cofre. O motor está fora do carro para revisão, o cofre será todo pintado, o interior estou restaurando em casa e em breve ela estará rodando com essa aparência podrona por aí.

    Tirando o acúmulo de água que ocorreu em algum momento no assoalho, o carro não tem podres, as parte de baixo é totalmente íntegra, o interior é impecável, inclusive com a cor ainda original..Enfim...Vou deixar umas fotos e depois eu volto pra atualizar sobre a reforma.

    caravan - Caravan 1975 Whatsa12
    caravan - Caravan 1975 Whatsa13
    caravan - Caravan 1975 Whatsa14caravan - Caravan 1975 Whatsa15
    caravan - Caravan 1975 Whatsa16
    caravan - Caravan 1975 Whatsa17
    caravan - Caravan 1975 Anotaz11
    caravan - Caravan 1975 Anotaz10caravan - Caravan 1975 Inkeda11
    antiqueira79
    antiqueira79
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 30/04/2008

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por antiqueira79 Sex 22 maio - 13:40:15

    Que bacana hein amigo, ela parece bem integra mesmo, boa sorte no projeto, e não deixe de ir postando o progresso, abço !!!!
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por pacato Sex 22 maio - 13:51:50

    Muito bacana mesmo. Seis cilindros de chassi? Se eu puder te sugerir algo, como você disse que vai deixar esses bancos mais "parecidos" com os originais, seria melhor comprar os originais e mexer neles direto. Acho que os valores serão bem similares. Esse banco vai matar o carro.
    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Sex 22 maio - 15:18:36

    pacato escreveu:Muito bacana mesmo. Seis cilindros de chassi? Se eu puder te sugerir algo, como você disse que vai deixar esses bancos mais "parecidos" com os originais, seria melhor comprar os originais e mexer neles direto. Acho que os valores serão bem similares. Esse banco vai matar o carro.

    Infelizmente não! Era 4cil com câmbio 3 marchas na coluna. Em 94 foi comprado um Opala 90 num leilão e a mecânica foi toda transferida, com suspensão e agregados e o câmbio. Posteriormente foi instalado o câmbio de 5 marchas da Blazer V6 e o motor sofreu uma preparação similar a dos Old Stock.

    Sobre os bancos, sei não viu... Um par de bancos em estado minimamente aceitável tá custando um rim. Eu queria muito um par de bancos baixos  separados dessa época, mas simplesmente não acho..
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 22 maio - 17:14:45

    caraca


    muito bom!!!!!


    vale a pena o restauro!!!
    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Sáb 23 maio - 15:57:16

    marcusgomes91 escreveu:
    pacato escreveu:Muito bacana mesmo. Seis cilindros de chassi? Se eu puder te sugerir algo, como você disse que vai deixar esses bancos mais "parecidos" com os originais, seria melhor comprar os originais e mexer neles direto. Acho que os valores serão bem similares. Esse banco vai matar o carro.

    Infelizmente não! Era 4cil com câmbio 3 marchas na coluna. Em 94 foi comprado um Opala 90 num leilão e a mecânica foi toda transferida, com suspensão e agregados e o câmbio. Posteriormente foi instalado o câmbio de 5 marchas da Blazer V6 e o motor sofreu uma preparação similar a dos Old Stock.

    Sobre os bancos, sei não viu... Um par de bancos em estado minimamente aceitável tá custando um rim. Eu queria muito um par de bancos baixos  separados dessa época, mas simplesmente não acho..

    Fiquei matutando o que você disse sobre os bancos e pedi um orçamento para reformar a espuma, montar a capa com tecido original e inclusive com as costuras eletrônicas. Algo aproximado para entender o custo. Acabei indo pra internet dar uma garimpada e eis que:

    caravan - Caravan 1975 Anotaz12
    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Dom 24 maio - 16:21:57

    Como a reforma tá parada e eu gosto de movimentar um pouco o tópico, vou falar um pouco da mecânica dela, que mesmo tirando a originalidade (eu tenho um lado purista), é bastante divertida.

    Minha experiência com essa mecânica foi basicamente guardar o carro na garagem e algumas horas depois eu fui ligar pra dar uma volta e tal... Quando lembrei de olhar o óleo eu descobri que tava cheio de água... Resumindo, amanhã o mecânico e eu vamos tirar a mecânica do carro, abrir o motor e começar a mexer enquanto o funileiro faz o trabalho de lata.

    Em termos de mecânica ela é um 4100 aumentado para 4300 e alguma coisa, com pistões maiores, o mesmo dos Opalas da Stock nos anos 70, comando Isky 525B, tuchos mecânicos, balancins roletados, coletor Santilli, uma Weber 40, um escape aranha retão. Tem o câmbio da Blazer 5vel e diferencial Dana 30 de Opala.

    Depois de chegar de viagem eu passei o dia tentando por ela pra andar, até que ajustei o ponto do distribuidor e ela pegou (antes de eu saber que estava subindo água). Um vídeo desse momento, hahaha:

    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Qui 28 maio - 16:06:58

    Não consegui atualizar muita coisa. O mecânico tá cuidando do motor e eu ainda não consegui parar o trabalho pra ir lá acompanhar, já que é bem longe.

    Esses dias eu tava zapeando a Olx e me deparei com um chaveirinho bem interessante num preço, digamos, dado... Chegou hoje:

    caravan - Caravan 1975 Img_2010

    Acho que vai combinar legal com as chaves. Só um mimo mesmo! Hahahaha

    Espero conseguir atualizar logo com a funilaria e ajustes da mecânica.

    Abraços!
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por Diplo87 Qui 28 maio - 17:28:17

    Cara que top esse chaveiro!!! Muito maneiro OKK OKK OKK
    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Qui 28 maio - 18:07:48

    Diplo87 escreveu:Cara que top esse chaveiro!!! Muito maneiro OKK OKK OKK

    Um belo achado né! Nem acreditei quando eu vi! Adoro esses detalhezinhos e inclusive estou fazendo um emblema de concessionário em impressora 3D. Não achei qualquer informação da concessionária na internet, então peguei o logo que eu tenho na capa do manual e elaborei uma plaqueta com base em algumas da mesma época que eu já vi, saca só:

    A capa com o logo Comercial Soares Oliveira (Escrito com as letras da Porsche, rs)

    caravan - Caravan 1975 Whatsa18

    O rascunho em 2D

    caravan - Caravan 1975 Whatsa20


    Aqui trabalhando já pra criar a profundidade

    caravan - Caravan 1975 Whatsa19

    Depois de finalizado eu mostro como ficou. Tô vendo se faço em duas peças pra facilitar a pintura depois.

    Abraço!
    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Qui 4 Jun - 9:14:17

    Bom dia, mais uma rápida atualização!

    Estou na saga para encontrar uma parede corta fogo. Preciso da parte de baixo inteira (sem a caixa d'água) e só achei nova, de um rapaz que faz artesanal e cobra 800 paus + o frete. Os assoalhos chegaram e estão sendo instalados.

    Na parte mecânica, vou precisar trocar o volante que já nem aceita mais passe e eu não brinco com volante de motor... Embreagem foi pro saco também, o platô todo ovalado, os componentes enferrujados... Enfim... o antigo dono era um PORCO!

    Enquanto isso em casa eu tô trabalhando com algumas coisas de interior e acabamento. Comprei lanternas, moldura, vedações, botões e outras coisas que faltavam ou estavam irrecuperáveis.

    Os maiores achados por hora foram o par de bancos e console (parece muito um procar) que encontrei garimpando. Me desculpem os puristas de plantão, mas como a Caravan já tem a mecânica trocada, câmbio no assoalho, peças de SS, etc, eu optei por seguir a linha das modificações DE ÉPOCA. Esse console estava num Opala coincidentemente do mesmo ano da Caravan, então me brilhou os olhos prq tava lindo lá.

    caravan - Caravan 1975 Whatsa21

    E os bancos o tapeceiro tá dando refazendo desde as estruturas. Lembrando que minha Caravan saiu com banco inteiriço, mas encontrei os bancos corretos para os carros com opção de câmbio no assoalho. O processo em andamento e detalhe para o tecido original que o tapeceiro tinha guardado há 20 anos:

    Aqui medindo pra garantir que era o correto
    caravan - Caravan 1975 Whatsa23

    caravan - Caravan 1975 Whatsa22

    As estruturas após jateamento e pintura
    caravan - Caravan 1975 Whatsa24

    E por hora é isso. Na correria do trabalho eu infelizmente não estou conseguindo acompanhar a mecânica e funilaria, que é o que eu mais queria. Provavelmente vou atualizar aqui quando o carro voltar para eu montar o interior.

    Por hora é isso, abraços!
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por pacato Qui 4 Jun - 18:04:56

    marcusgomes91 escreveu:Bom dia, mais uma rápida atualização!

    Estou na saga para encontrar uma parede corta fogo. Preciso da parte de baixo inteira (sem a caixa d'água) e só achei nova, de um rapaz que faz artesanal e cobra 800 paus + o frete. Os assoalhos chegaram e estão sendo instalados.

    Na parte mecânica, vou precisar trocar o volante que já nem aceita mais passe e eu não brinco com volante de motor... Embreagem foi pro saco também, o platô todo ovalado, os componentes enferrujados... Enfim... o antigo dono era um PORCO!

    Enquanto isso em casa eu tô trabalhando com algumas coisas de interior e acabamento. Comprei lanternas, moldura, vedações, botões e outras coisas que faltavam ou estavam irrecuperáveis.

    Os maiores achados por hora foram o par de bancos e console (parece muito um procar) que encontrei garimpando. Me desculpem os puristas de plantão, mas como a Caravan já tem a mecânica trocada, câmbio no assoalho, peças de SS, etc, eu optei por seguir a linha das modificações DE ÉPOCA. Esse console estava num Opala coincidentemente do mesmo ano da Caravan, então me brilhou os olhos prq tava lindo lá.

    caravan - Caravan 1975 Whatsa21

    E os bancos o tapeceiro tá dando refazendo desde as estruturas. Lembrando que minha Caravan saiu com banco inteiriço, mas encontrei os bancos corretos para os carros com opção de câmbio no assoalho. O processo em andamento e detalhe para o tecido original que o tapeceiro tinha guardado há 20 anos:

    Aqui medindo pra garantir que era o correto

    Aí sim!!! Parabéns. Vamos acompanhando a saga.
    caravan - Caravan 1975 Whatsa23

    caravan - Caravan 1975 Whatsa22

    As estruturas após jateamento e pintura
    caravan - Caravan 1975 Whatsa24

    E por hora é isso. Na correria do trabalho eu infelizmente não estou conseguindo acompanhar a mecânica e funilaria, que é o que eu mais queria. Provavelmente vou atualizar aqui quando o carro voltar para eu montar o interior.

    Por hora é isso, abraços!
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por raphaelcaronti Qua 24 Jun - 0:06:53

    Boa sorte no projeto! Acompanhando!
    marcusgomes91
    marcusgomes91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 21/05/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por marcusgomes91 Seg 24 Ago - 9:41:40

    Atualizando depois de um tempo parado.

    A funeca lá tá movimentada, paramos após trocar as badejas traseiras do assoalho, então eu fui removendo a tinta do carro nos últimos finais de semana. Fazendo com calma para já ir mapeando toda a lataria. Pra minha surpresa, fora a massa de péssima qualidade utilizada em alguns cantos, a lataria é boa. Alguém (não vou chamar de funileiro) cobriu todos os ovinhos com massa e depois pintaram por cima.

    O funileiro já está trabalhando a lata e aparentemente tem pouquíssima coisa pra recortar (para não dizer nada).

    O motor ficou pronto e a parte de tapeçaria virou uma novela, cancelei a negociação dos bancos e estou falando com outro tapeceiro.
    Como eu só vou na funeca aos finais de semana e fico lá trabalhando o dia todo, não tirei muitas fotos, mas segue:

    caravan - Caravan 1975 Img_2013
    caravan - Caravan 1975 Img_2012
    caravan - Caravan 1975 Img_2011

    Ccaravan - Caravan 1975 Img_2016
    caravan - Caravan 1975 Img_2014
    caravan - Caravan 1975 Img_2015

    caravan - Caravan 1975 Img_2017
    juninho ribeiro
    juninho ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 33
    Localização : Artur Nogueira
    Modelo do carro : Opala 79(ex)
    Cilindros : 4 do omega
    Data de inscrição : 21/07/2020

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por juninho ribeiro Seg 24 Ago - 12:23:10

    Belo projeto, acompanhando!! Very Happy
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 24 Ago - 17:01:09

    A lata está muito boa mesmo! Acompanhando...
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por raphaelcaronti Seg 24 Ago - 21:04:54

    A lata dela ta bem boa e ainda mais nessa parte traseira que é grande na Caravan!

    Conteúdo patrocinado


    caravan - Caravan 1975 Empty Re: Caravan 1975

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 6:47:33