Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Aberrações
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 23:49:20 por opala4cc

» Bons negocios que achamos por aí...
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 23:26:28 por Rubão6cc

» Primeiro carro: Opala 79
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 20:12:00 por dokehostt

» Distribuidor
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 18:32:43 por Marcos Adriano

» Opala SS 78 6 cilindros
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 18:32:13 por Marcos Adriano

» Dúvida farol de neblina e acendedor de cigarros - DIPLOMATA
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 18:29:03 por Marcos Adriano

» Motor nao sobe oleo pelas varetas
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 18:27:18 por Marcos Adriano

» Quadrijet em 250s todo original
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 18:14:41 por Marcos Adriano

» Aceleração rápida do carburador 3e
Pintar radiador de preto fosco EmptyOntem à(s) 18:12:47 por Marcos Adriano

Quem está conectado

19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17536)
Pintar radiador de preto fosco Bar_leftPintar radiador de preto fosco BarPintar radiador de preto fosco Bar_right 
tabarbosa (16851)
Pintar radiador de preto fosco Bar_leftPintar radiador de preto fosco BarPintar radiador de preto fosco Bar_right 
BANDIT (13573)
Rubão6cc (12482)
Xann (10394)
j ricardo (9367)
Jean Bida (9320)
raphaelcaronti (8686)
Eduardo SSa (8678)
Marcos Adriano (8243)

Pintar radiador de preto fosco

Edct81
Edct81
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 25
Modelo do carro : 1981/1982 coupé 4 cilindros gasolina
Cilindros : 4 cilindros

Pintar radiador de preto fosco Empty Pintar radiador de preto fosco

Mensagem por Edct81 em Qui 28 Maio - 16:37:39

Boa tarde amigos!

Pesquisei e não achei resposta que me convença...

Posso pintar com tinta spray (alta temperatura) preto fosco, o radiador do meu Opala 4 cilindros?

Ou pode dar algum problema?

O carro está com a mecânica ok, não baixa água nem superaquece.
GustavoZorzi
GustavoZorzi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 257
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro

Pintar radiador de preto fosco Empty Re: Pintar radiador de preto fosco

Mensagem por GustavoZorzi em Qui 28 Maio - 17:13:12

Pode ué

Ainda mais como acredito eu ser meramente estético, pode só cobrir a peça e já era
Nos EUA vendem até spray específico para pintura radiadores, que não dão uma camada tão grossa de tinta para atrapalhar na refrigeração.
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7074
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Qui 28 Maio - 17:20:12

Edct81 escreveu:Boa tarde amigos!

Pesquisei e não achei resposta que me convença...

Posso pintar com tinta spray (alta temperatura) preto fosco, o radiador do meu Opala 4 cilindros?

Ou pode dar algum problema?

O carro está com a mecânica ok, não baixa água nem superaquece.

Pergunta...

Você sai de roupa preta no sol?

O preto absorve mais calor porque não reflete.

Mas o sol não bate no radiador.....

Porém a maior camada de isolante (a tinta é um isolante) impede a transferência de calor.

Já fizeram um teste na Austrália, com o carro parado o radiador preto era mais frio, mas com o carro andando (forçando o motor) o cofre fechado e o ar quente da Austrália o radiador preto era mais de 70°C mais quente.

Mas tudo depende do vão entre os dutos também, quanto mais próximo pior era.....

Pintura de radiador seria igual preservativo, impede de uma coisa sair ou de alguma coisa entrar, e no radiador prender calor ou impedir do ar frio entrar não é legal.
Edct81
Edct81
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Edct81 em Qui 28 Maio - 17:31:49

Eis o motivo das minhas dúvidas: opiniões divergentes rsrs... Mas por outro lado, tem carros que vem com o radiador preto... tem empresas que consertam radiador e entregam pintado de preto....

adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Qui 28 Maio - 17:34:50

Edct81 escreveu:Eis o motivo das minhas dúvidas: opiniões divergentes rsrs... Mas por outro lado, tem carros que vem com o radiador preto... tem empresas que consertam radiador e entregam pintado de preto....

Por causa deste mito fizeram o teste na Austrália....

E quando você faz uma cirurgia ganha uma cicatriz, mas no hospital eles não podem "pintar o paciente".

Entendeu o porquê da tinta.....

Última edição por adpachec em Qui 28 Maio - 17:45:28, editado 1 vez(es)
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Qui 28 Maio - 17:38:02

"É por isso que você precisa sempre se questionar o que vê na internet, e especialmente, tudo o que parecer fácil e simples demais para ser verdade, especialmente quando se trata de mecânica e desempenho de carros e motores. Ou você acha que os intercoolers originais de fábrica não são pintados por uma questão de custos?"

https://www.flatout.com.br/e-verdade-que-um-intercooler-preto-e-mais-eficiente-que-um-intercooler-sem-pintura/

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/43068-pintar-colmeia-do-radiador.html
GustavoZorzi
GustavoZorzi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 257
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro

Mensagem por GustavoZorzi em Qui 28 Maio - 18:00:30

Edct81 escreveu:Eis o motivo das minhas dúvidas: opiniões divergentes rsrs... Mas por outro lado, tem carros que vem com o radiador preto... tem empresas que consertam radiador e entregam pintado de preto....

Acho que não me expressei direito

Se você quer fazer apenas por estética faça uma fina fina camada de nada na peça.
Dá alguma diferença? Dá sim e pra menos, mas se o seu radiador está certinho vai ser uma diferença pouca (2 a 3%) cabe a você como dono decidir se é significativa ou não

Eu mesmo não pintaria, gosto deles clarinhos...
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8243
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 28 Maio - 19:53:19

adpachec escreveu:

Por causa deste mito fizeram o teste na Austrália....

E quando você faz uma cirurgia ganha uma cicatriz, mas no hospital eles não podem "pintar o paciente".

Entendeu o porquê da tinta.....

Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938 Pintar radiador de preto fosco 122938

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 28 Maio - 19:54:54

o radiador da minha caravan é preto.....

mas ja veio assim....acredito q todos os radiadores de 6cil sao pintados de preto....

porem eu particularmente acho q seria melhor ele sem tinta mesmo.

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5171
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92

Mensagem por opala4cc em Qui 28 Maio - 22:18:51

A pintura é meramente estética. Ela piora a troca de calor (calor que sai do radiador). É mais uma resistência térmica para a troca de calor por convecção (a troca de calor que ocorre entre uma superfície e um fluido - o calor que sai do radiador). A pior cor é o preto. O preto absorve o máximo que se pode absorver de calor por radiação térmica do ambiente e objetos ao redor (calor que entra no radiador advindo do ambiente). E tudo que tem no cofre do motor são objetos quentes e calor. Antigamente se fazia a pintura e era preto porque era tradição e estética, desde mais ou menos a década de 40 (se não me engano). Hoje, nenhum carro moderno sai de fábrica com essa tosqueira.
Aliás, se você tiver oportunidade de observar o radiador que saiu de fábrica (sem pintura) em um carro moderno que já tenha quilometrado um bocado, vai ver que o alumínio do radiador - principalmente a colmeia - escurece, ficando de cinza a quase preta de sujeira. Estes radiadores, se não estiverem em fim de vida, precisam ser LAVADOS quimicamente para restaurar sua eficiência plena, por causa do substrato de sujeira escura que fica em sua superfície externa. Este substrato atua de forma análoga à tinta preta: aumenta a absorção de calor por radiação do ambiente (calor que entra no radiador) e dificulta a convecção por criar mais uma resistência térmica para a troca de calor (calor que sai do radiador).
Minha opinião: NÃO FAÇA PINTURA. Quer deixar o radiador bonito? Se for de alumínio, use massa de polir número 2 nas superfícies das caixas laterais. Na parte da colmeia, sinto muito. Ali, só banho químico.
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12482
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 29 Maio - 9:58:50

Interessante saber disso. Parabéns a todos pelas ricas informações aqui postadas Pintar radiador de preto fosco 122938

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Murilo R
Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1379
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC

Mensagem por Murilo R em Sex 29 Maio - 12:39:27

o da caravam 6 cc e de cobre e ta pintado de preto tem como lavar quimicamente
Edct81
Edct81
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Edct81 em Sex 29 Maio - 13:00:18

Mais uma coisa: meu carro tem a tampa do capô levantada na parte próxima do Para-brisa, uns 3,5cm... Será que isso não compensaria , já que o cofre do motor fica mais arejado?
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 29 Maio - 16:27:22

Murilo R escreveu:o da caravam 6 cc e de cobre e ta pintado de preto tem como lavar quimicamente

Não entendi. Foi uma pergunta ou uma afirmação? scratch

O cobre, sem pintura, escurece com o tempo. Mas é rápida e facilmente limpo com ácido fosfórico, que é o abrilhantador da radnaq. Mas ele sumiu do mercado (não sei o motivo). Se este produto for um equivalente, ele serviria: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1228210203-10-litros-brilho-carburadores-e-pecas-zamac-por-imerso-_JM?quantity=1#position=7&type=item&tracking_id=8265ba06-c93c-434c-9f65-1f76306cb489
O grande problema é se houver soldas com estanho. Pelo que observei, o abrilhantador ataca o estanho, envelhecendo ele.
Agora, falando especificamente de banho químico em radiadores, este processo existe.. Este banho químico era feito nos trocadores de calor de aparelhos de ar condicionado residencial, ou pelo menos faziam antes da vinda dos produtos chineses e consequentemente o barateamento destes aparelhos. Acredito que ainda fazem isso nos trocadores de calor de ciclos de refrigeração industrial (que são maquinários BEEEEMMMM mais caros).
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 29 Maio - 16:37:48

Edct81 escreveu:Mais uma coisa: meu carro tem a tampa do capô levantada na parte próxima do Para-brisa, uns 3,5cm... Será que isso não compensaria , já que o cofre do motor fica mais arejado?

Em princípio, por raciocínio lógico, acredito que ajudaria. Mas se é significativo eu não faço ideia. Tem dois caminhos para saber com certeza: o empírico e o matemático. O empírico é você acompanhar no mostrador de temperatura do motor se a temperatura diminuiu com esta fresta. O segundo é fazer uma malha com um bom modelo matemático em um software de análise de escoamento de fluidos para a geometria do cofre do motor + capô e simular as condições das grandezas pertinentes envolvidas nessa tralha toda. Esse caminho matemático de simulação é phoda de fazer...
Mas existe também o problema da segurança. Não sei se trafegar com o capô nestas condições poderia gerar uma multa. Afinal, em uma colisão frontal deve fazer alguma diferença estar com o capô levemente levantado ou travado, que é como foi projetado para estar durante o uso.
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 29 Maio - 16:50:19

opala4cc escreveu:
Edct81 escreveu:Mais uma coisa: meu carro tem a tampa do capô levantada na parte próxima do Para-brisa, uns 3,5cm... Será que isso não compensaria , já que o cofre do motor fica mais arejado?

Em princípio, por raciocínio lógico, acredito que ajudaria. Mas se é significativo eu não faço ideia. Tem dois caminhos para saber com certeza: o empírico e o matemático. O empírico é você acompanhar no mostrador de temperatura do motor se a temperatura diminuiu com esta fresta. O segundo é fazer uma malha com um bom modelo matemático em um software de análise de escoamento de fluidos para a geometria do cofre do motor + capô e simular as condições das grandezas pertinentes envolvidas nessa tralha toda. Esse caminho matemático de simulação é phoda de fazer...
Mas existe também o problema da segurança. Não sei se trafegar com o capô nestas condições poderia gerar uma multa. Afinal, em uma colisão frontal deve fazer alguma diferença estar com o capô levemente levantado ou travado, que é como foi projetado para estar durante o uso.

Uns anos atrás existiu um tópico que opala com capô erguido desta maneira, numa colisão frontal o capô virava uma guilhotina.
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 29 Maio - 18:08:36

adpachec escreveu:
opala4cc escreveu:

Uns anos atrás existiu um tópico que opala com capô erguido desta maneira, numa colisão frontal o capô virava uma guilhotina.

É exatamente isso que eu estava pensando. Mas como nunca vi um crash teste frontal de opala que estivesse com o capô desta maneira, não me atrevi a afirmar peremptoriamente que degolaria os ocupantes. Eu já vi, faz muitos anos (na época em que opalas eram comuns no trânsito), colisões frontais de opalas com postes e com outros veículos em que a ponta do capô chegou a atingir o para-brisas e quebrá-lo, mas não chegou a invadir o habitáculo o suficiente para atingir os ocupantes. Estes carros trafegavam com o capô travado, como deve ser. Logo... affraid
Edct81
Edct81
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Edct81 em Sex 29 Maio - 18:30:19

Vivendo e aprendendo rsrs. Meu capo é levantado, mas fica travado, elevei a trava também . Mas realmente numa eventual colisão pode dar problema mesmo... vou repensar esse capô levantado. E pintar o radiador, queria muito, mas se pode dar problema vou abortar a missão ..
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 29 Maio - 18:35:42

Edct81 escreveu:Vivendo e aprendendo rsrs.  Meu capo é levantado,  mas fica travado, elevei a trava também . Mas realmente numa eventual colisão pode dar problema mesmo... vou repensar esse capô levantado. E pintar o radiador, queria muito, mas se pode dar problema vou abortar a missão ..

Seu opala é 81/82. Se não me engano, é aquele radiador pequeno, com caixas em cima e embaixo. De repente, manda fazer um polimento nas caixas. Ou então, pinte somente as caixas superior e inferior. Pior de tudo é quando pintam a colmeia do radiador.
Como exemplo, o radiador de ar quente dos opalas até 1979 ou 1980 era todo pintado de preto e tinha uma colmeia rudimentar. A partir de 1981 mais ou menos, o radiador ganhou caixas laterais de plástico (preto!), uma colmeia mais eficiente e sem pintura.
Marcos Adriano
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 29 Maio - 19:44:53

adpachec escreveu:
opala4cc escreveu:

caramba!!!

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

OKK OKK OKK OKK
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 29 Maio - 23:52:11

opala4cc escreveu:
Edct81 escreveu:Vivendo e aprendendo rsrs.  Meu capo é levantado,  mas fica travado, elevei a trava também . Mas realmente numa eventual colisão pode dar problema mesmo... vou repensar esse capô levantado. E pintar o radiador, queria muito, mas se pode dar problema vou abortar a missão ..

Seu opala é 81/82. Se não me engano, é aquele radiador pequeno, com caixas em cima e embaixo. De repente, manda fazer um polimento nas caixas. Ou então, pinte somente as caixas superior e inferior. Pior de tudo é quando pintam a colmeia do radiador.
Como exemplo, o radiador de ar quente dos opalas até 1979 ou 1980 era todo pintado de preto e tinha uma colmeia rudimentar. A partir de 1981 mais ou menos, o radiador ganhou caixas laterais de plástico (preto!), uma colmeia mais eficiente e sem pintura.

Eu fui dar uma pesquisada.....

Começou no radiador do carro, foi para no coletor solar, depois o condensador da geladeira (aquela grade preta atrás dela) e terminou no SR-71 Blackbird (avião).

O radiador quando tem a função de reter calor (como o do ar quente) é bom pintar de preto para acumular maior energia térmica.

Por isto a grade da geladeira e o coletor solar são pretos.

O preto também ajuda a dissipar melhor o calor por uma superfície, por isto o SR-71 Blackbird é todo preto.

Se deseja reter calor pinte de preto, se deseja DISSIPAR o calor NÃO pinte de preto.

Cor preta é bom para CONDENSADORES como da geladeira, ar condicionado ou ar quente.

Mas, se pintar o condensador do ar condicionado do carro, lembre-se que ele fica a frente do radiador de água.
Vai ter uma cabine um pouco mais fria porém, um motor um pouco mais quente.

Pintar radiador de preto fosco Images?q=tbn%3AANd9GcSEWMy8Oa-PvnepUgv6ZqUaCky22UNfuogQu-Z9X-LxYNwqcZns&usqp=CAU

Pintar radiador de preto fosco Images?q=tbn%3AANd9GcRi3zFw2cCspHGqyE1p4ZMPGGscrUJmjDRvgooU7P428IDyYqZU&usqp=CAU

Pintar radiador de preto fosco Images?q=tbn%3AANd9GcT641zVRavFWN2GQrgp3Tzp6LFIhw22w-R4Nq7NxRy1AEkw1o-m&usqp=CAU
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 30 Maio - 1:23:28

adpachec escreveu:
opala4cc escreveu:

Eu fui dar uma pesquisada.....

Começou no radiador do carro, foi para no coletor solar, depois o condensador da geladeira (aquela grade preta atrás dela) e terminou no SR-71 Blackbird (avião).

O radiador quando tem a função de reter calor (como o do ar quente) é bom pintar de preto para acumular maior energia térmica.

Sim quando tem a função de RETER calor! Não, se for o radiador do ar quente automotivo!

Por isto a grade da geladeira e o coletor solar são pretos.

Sim e não. O coletor solar é um trocador de calor que precisa reter calor oriundo da radiação solar e por isso é preto. Mas a grade atrás da geladeira é um trocador de calor que faz o contrário: ela tem de DISSIPAR calor. Ela é pintada porque senão enferrujaria muito rápido por causa do ambiente onde ficam as geladeiras. A ferrugem criaria uma resistência térmica para a troca de calor ainda pior do que a tinta. Pior: antigamente era proibido usar fluidos de trabalho inflamáveis. Hoje, usam, por exemplo, até METANO no fluido de trabalho de algumas geladeiras. Imagine essa porra vazando em uma cozinha por causa da corrosão no metal? No ciclo de refrigeração da geladeira, o trocador de calor FRIO fica dentro da geladeira e o trocador quente é a tal grade atrás da geladeira. O trocador quente precisa ser refrigerado pelo ar mais frio do ambiente externo à geladeira.

O preto também ajuda a dissipar melhor o calor por uma superfície, por isto o SR-71 Blackbird é todo preto.
Isso não está totalmente correto. O preto ajuda a ESPALHAR o calor pela superfície. O SR-71 era preto também por outros motivos: essa coisa vazava combustível/fluido hidráulico pelas juntas quando estava no solo. Em voo essa coisa dilatava e as juntas vedavam os vazamentos (isso depende de como você projeta as juntas) e a cor preta ajudava na irradiação do calor (aquecer e, portanto, dilatar o corpo do avião). Obs.: "irradiação", ao contrário do conhecimento popular, é calor RECEBIDO por um corpo através de radiação advinda do meio ou de outros corpos. É claro que o atrito com o ar nas altas velocidades também causava aquecimento do avião.

Se deseja reter calor pinte de preto, se deseja DISSIPAR o calor NÃO pinte de preto.
Exato!
Cor preta é bom para CONDENSADORES como da geladeira, ar condicionado ou ar quente.
O radiador de ar quente NÃO É UM CONDENSADOR. Na geladeira não é bom, nem no AC e nem no ar quente automotivo. Já disse: a tinta é uma resistência térmica à passagem do calor. Em um condensador, fluxo de calor desejado é de DENTRO PARA FORA (você quer resfriar o fluido de trabalho). No aquecedor solar, é DE FORA PARA DENTRO (você quer aquecer o fluido de trabalho). Porém, o aquecedor solar aquece o fluido essencialmente por radiação solar e a cor preta maximiza a absorção desta radiação, que passa energia térmica para o fluido dentro do aquecedor, fazendo o fluido do sistema circular pela diferença de temperatura/densidade e funcionar como um termo-sifão quando interligado a uma caixa d'água, por exemplo. Nos exemplos que você citou (a geladeira e no AC) o condensador tem um fluido dentro dele que está mais quente do que o ar da vizinhança (externo ao trocador) e este fluido precisa PERDER energia térmica. No radiador de ar quente (automotivo), a mesma coisa: o fluido que circula dentro dele precisa perder energia térmica para o meio externo (o ar que passa por ele). Pintar de preto é bobagem, já que não pega sol e a única fonte de calor é o fluido que passa dentro dele (líquido de arrefecimento do motor).

Mas, se pintar o condensador do ar condicionado do carro, lembre-se que ele fica a frente do radiador de água.
O AC vai perder eficiência
Vai ter uma cabine um pouco mais fria porém, um motor um pouco mais quente.
Sem chance. Vai ter a cabine menos fria porque o AC perde eficiência. Mas concordo: o motor um pouco mais quente

Pintar radiador de preto fosco Images?q=tbn%3AANd9GcSEWMy8Oa-PvnepUgv6ZqUaCky22UNfuogQu-Z9X-LxYNwqcZns&usqp=CAU

Pintar radiador de preto fosco Images?q=tbn%3AANd9GcRi3zFw2cCspHGqyE1p4ZMPGGscrUJmjDRvgooU7P428IDyYqZU&usqp=CAU

Pintar radiador de preto fosco Images?q=tbn%3AANd9GcT641zVRavFWN2GQrgp3Tzp6LFIhw22w-R4Nq7NxRy1AEkw1o-m&usqp=CAU
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 30 Maio - 10:13:03

O tópico está rendendo....faz tempo que não surge um assim....

Sim o Blackbird é preto para espalhar o calor que é o mesmo que dissipar.

No aquecedor o preto absorve calor, porém, a reflexão é pouca, ao contrário do branco.

Um condensador é um acumulador, a função do radiador de ar quente é reter calor e dissipar depois, portanto seu funcionamento não seria de um condensador?

Talvez não leve o mesmo nome mas basicamente é o mesmo conceito.

No ar condicionado o condensador absorve o calor do líquido refrigerante mas é quando ele "vira gás" novamente é que ocorre a queda de pressão e junto a queda de temperatura.

Reter calor ali ajuda a aumentar a pressão de escape, aumentando a distância entre as partículas do líquido refrigerante (que virou gás) e retirar (com maior rapidez) calor do ambiente.

A maior pressão de vazão também gera maior velocidade de passagem, igual passar álcool na pele e assoprar, esfria mais rápido.

O gás refrigerante consegue absorver mais calor que o líquido refrigerante, mas o líquido refrigerante consegue eliminar mais calor que o gás refrigerante.

É o mesmo produto mas em estados diferentes (sólido e líquido) possui peculiaridades diferentes.

opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 30 Maio - 12:57:30

adpachec escreveu:O tópico está rendendo....faz tempo que não surge um assim....

Concordo plenamente!

Sim o Blackbird é preto para espalhar o calor que é o mesmo que dissipar.
Não necessariamente. A dissipação de calor é a troca de calor do volume/superfície de controle com o meio externo a ele de forma a perder energia térmica. O "espalhamento" está ligado à homogeneidade da distribuição de temperatura dentro do volume de controle. Ou seja, se há pontos mais quentes no volume de controle. Se o "espalhamento" é bom, pode-se dizer que o volume de controle está a determinada temperatura. Se o "espalhamento" é ruim, temos diferenças significativas de temperatura no volume de controle. Essa característica está ligada à condutividade térmica do material em questão.
No aquecedor o preto absorve calor, porém, a reflexão é pouca, ao contrário do branco.
Exato! Falando exclusivamente do mecanismo de troca de calor por radiação, preto aumenta ao máximo a propriedade da absortividade. O branco, maximiza a propriedade da refletividade
Um condensador é um acumulador, a função do radiador de ar quente é reter calor e dissipar depois, portanto seu funcionamento não seria de um condensador?
Vixe... aí tem uma salada. Você está falando exclusivamente de um aquecedor solar? Porque o condensador é um trocador de calor onde passa internamente um fluido em maior temperatura e externamente um fluido em menor temperatura. O que se quer fazer no condensador é fazer o fluido de maior temperatura perder energia térmica para o de menor temperatura. No acumulador, você quer fornecer energia térmica ao fluido dentro dele. E no acumulador, há troca de CALOR SENSÍVEL. No condensador, há troca de CALOR LATENTE.
Talvez não leve o mesmo nome mas basicamente é o mesmo conceito.
Já respondido.
No ar condicionado o condensador absorve o calor do líquido refrigerante mas é quando ele "vira gás" novamente é que ocorre a queda de pressão e junto a queda de temperatura.
No AC, o condensador faz o fluido de trabalho perder calor (trocando de fase gasosa para fase líquida, conforme você mencionou, concomitantemente à queda de pressão) para o meio externo onde o condensador está. obs.: ao longo da serpentina, temos uma titulação no fluido de trabalho, já que não existe estado físico da matéria intermediário entre líquido e gás. Está incorreto chamar de "líquido refrigerante", já que neste sistema (de refrigeração), dependendo de onde está o fluido de trabalho, seu estado físico muda podendo ser gás ou líquido. "líquido refrigerante" está correto no sistema de arrefecimento de um automóvel por exemplo, onde não há troca de fase do fluido de trabalho.
Reter calor ali ajuda a aumentar a pressão de escape, aumentando a distância entre as partículas do líquido refrigerante (que virou gás) e retirar (com maior rapidez) calor do ambiente.
Reter calor aonde? No condensador? Ele não retém calor. Ele dissipa para o meio. Quem retém calor é um acumulador como o aquecedor solar. É inegável que a queda de pressão em um condensador é indesejável, mas é inexorável. Ela é consequência direta da queda de temperatura do fluido de trabalho dentro deste dspositivo, ocorrendo o processo microscópico que você descreveu sobre as moléculas do fluido.
A maior pressão de vazão também gera maior velocidade de passagem, igual passar álcool na pele e assoprar, esfria mais rápido.
SIM!
O gás refrigerante consegue absorver mais calor que o líquido refrigerante, mas o líquido refrigerante consegue eliminar mais calor que o gás refrigerante.
Sim, para um mesmo fluido de trabalho..
É o mesmo produto mas em estados diferentes (sólido e líquido) possui peculiaridades diferentes.
Sim!

Infelizmente, este é um assunto extremamente complexo e amplo. Uma pesquisa rápida jamais vai proporcionar o conhecimento necessário. Para se ter uma ideia, este livro da foto trata apenas dos FUNDAMENTOS da transferência de calor:
Pintar radiador de preto fosco Fundam10

É um "lixo" de quase 500 páginas e leva-se pelo menos uns 6 meses de afinco para entender.  Pintar radiador de preto fosco 610284 E é só a ponta do iceberg de uma leitura muito difícil.
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 30 Maio - 13:40:53

opala4cc escreveu:
É um "lixo" de quase 500 páginas e leva-se pelo menos uns 6 meses de afinco para entender.  Pintar radiador de preto fosco 610284 E é só a ponta do iceberg de uma leitura muito difícil.

Sim é complexo....

Porém acumular calor para depois ser irradiado pelo ventilador esta é a função do radiador de ar quente.

Se o calor passa por ele sem dificuldade não existe o porque da ventoinha, na verdade ela ia trabalhar mais.

Um caso é termostática que depois de certa temperatura se abre fazendo a troca da água quente do bloco por uma mais fria do radiador.

Em nenhum momento o radiador fica 100% isolado do bloco mas a diferença térmica dos dois é grande, num artigo americano era de 70°C.

O de alumínio absorve o calor muito mais rápido que o cobre, isto "acumula" energia térmica até a sua dissipação, seja cobre ou alumínio.

A ventoinha acelera a dissipação.

Mas este final de semana já encontrei outra diversão.

Pintar radiador de preto fosco 20200510

Eu acabei de ler a biografia do Ozzy Osbourne, comecei a do Led Zeppelin, eu que sou disléxico ler é bom mas demais não.

Então 500 páginas de termodinâmica estou fora.
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sab 30 Maio - 15:27:48

adpachec escreveu:

Eu acabei de ler a biografia do Ozzy Osbourne, comecei a do Led Zeppelin, eu que sou disléxico ler é bom mas demais não.

Pera aí que agora você falou a minha língua..desvirtuando um pouco o tópico:

Pintar radiador de preto fosco 100600060-3802614223106274-8592868067548069888-o

Tenho uma coleção - ainda que modesta - de biografias de músicos. Me apaixonei por ler este tipo de livro. O último que li foi a biografia do Steven Adler (ex Guns n Roses). É meio inacreditável que esse cara ainda esteja vivo. Quando você começa a ler esse tipo de biografia percebe o quanto essa turma do rock é fodida.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 30 Maio - 16:44:05

Rubão6cc escreveu:
adpachec escreveu:

Pera aí que agora você falou a minha língua..desvirtuando um pouco o tópico:

Pintar radiador de preto fosco 100600060-3802614223106274-8592868067548069888-o

Tenho uma coleção - ainda que modesta - de biografias de músicos. Me apaixonei por ler este tipo de livro. O último que li foi a biografia do Steven Adler (ex Guns n Roses). É meio inacreditável que esse cara ainda esteja vivo. Quando você começa a ler esse tipo de biografia percebe o quanto essa turma do rock é fodida.

Eu li a do slash (detestei) e a do Black Sabbath já está no gatilho.

Do Led Zeppelin e do Black Sabbath eu tenho em pdf, se quiser me dá um oi no Whatsapp.

Depois quero a do Elvis escrita pelo Scott Moore ex-guitarrista do Elvis.

E a do tony iommi "iron man".

Mas hoje não vou ler, vou lixar madeira.

Pintar radiador de preto fosco 20200511

Também tenho todos os livros do Dan Brown e vários da Agatha Christie.
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sab 30 Maio - 17:17:02

adpachec escreveu:

Eu li a do slash (detestei) e a do Black Sabbath já está no gatilho.

Do Led Zeppelin e do Black Sabbath eu tenho em pdf, se quiser me dá um oi no Whatsapp.

Depois quero a do Elvis escrita pelo Scott Moore ex-guitarrista do Elvis.

E a do tony iommi "iron man".

Mas hoje não vou ler, vou lixar madeira.

Pintar radiador de preto fosco 20200511

Também tenho todos os livros do Dan Brown e vários da Agatha Christie.

Segundo comentário do próprio Steven Adler em seu livro, a biografia do Slash apresenta conteúdo egocêntrico.
Além de biografias de músicos também gosto de ler biografias de executivos.
Interessante, você tem conhecimento de luthieria: está construindo uma guitarra Pintar radiador de preto fosco 122938

opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 30 Maio - 17:19:05

adpachec escreveu:
opala4cc escreveu:

Sim é complexo....

Porém acumular calor para depois ser irradiado pelo ventilador esta é a função do radiador de ar quente.
Já falei: "irradiação" é energia térmica que CHEGA em um corpo/volume de controle/superfície de controle. A radiação que sai seria "radiação emitida". O ventilador não "irradia o calor". O que o ventilador faz no radiador de ar quente é uma convecção forçada para melhorar a troca de calor do radiador de ar quente para o ar que por ele passa. Este ar "transporta" a energia térmica através do mecanismo que se chama de "advecção" porque está em movimento. No caso do radiador de ar quente automotivo, o mecanismo predominante na troca de calor é a convecção (forçada) e não a radiação.

Se o calor passa por ele sem dificuldade não existe o porque da ventoinha, na verdade ela ia trabalhar mais.
Isso não tem nada a ver. Se o calor passasse com dificuldade pelo radiador, algo estaria errado com o projeto do radiador. Existem radiadores de convecção natural e radiadores de convecção forçada (com ventilador/ventoinha). O critério é uma questão de carga térmica que precisa ser retirada do sistema versus custo de material (e em alguns casos espaço físico ou peso).

Um caso é termostática que depois de certa temperatura se abre fazendo a troca da água quente do bloco por uma mais fria do radiador.
Eu não entendi a menção da válvula termostática, já que sua metodologia de funcionamento é fundamentada em outros princípios.

Em nenhum momento o radiador fica 100% isolado do bloco mas a diferença térmica dos dois é grande, num artigo americano era de 70°C.
Correto. Não sei números a diferença de temperatura, mas está correto. Se a diferença de temperatura entre o radiador do motor e o bloco do motor fosse pequena, o radiador estaria totalmente mal projetado.

O de alumínio absorve o calor muito mais rápido que o cobre, isto "acumula" energia térmica até a sua dissipação, seja cobre ou alumínio.
Errado. O COBRE absorve e transporta calor mais rápido que o alumínio. Porém, o alumínio é mais barato que o cobre. Tanto a condutividade elétrica do cobre quanto a condutividade térmica são maiores do que no alumínio. Lamento.
Está correto. É o mecanismo da "convecção forçada".

Aquele livro não é termodinâmica. É um grau acima da termodinâmica. Só depois de entender termodinâmica é que se está apto a abrir e entender aquele lixo que mostrei na foto. E não abro mais aquele lixo porque já coloquei ele na cesta de lixo faz alguns anos. Então, eu também tô fora...
adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 30 Maio - 17:32:22

opala4cc escreveu:
adpachec escreveu:

Sim é complexo....

Já falei: "irradiação" é energia térmica que CHEGA em um corpo/volume de controle/superfície de controle. A radiação que sai seria "radiação emitida". O ventilador não "irradia o calor". O que o ventilador faz no radiador de ar quente é uma convecção forçada para melhorar a troca de calor do radiador de ar quente para o ar que por ele passa. Este ar "transporta" a energia térmica através do mecanismo que se chama de "advecção" porque está em movimento. No caso do radiador de ar quente automotivo, o mecanismo predominante na troca de calor é a convecção (forçada) e não a radiação.

Isso não tem nada a ver. Se o calor passasse com dificuldade pelo radiador, algo estaria errado com o projeto do radiador. Existem radiadores de convecção natural e radiadores de convecção forçada (com ventilador/ventoinha). O critério é uma questão de carga térmica que precisa ser retirada do sistema versus custo de material (e em alguns casos espaço físico ou peso).

Eu não entendi a menção da válvula termostática, já que sua metodologia de funcionamento é fundamentada em outros princípios.

Correto. Não sei números a diferença de temperatura, mas está correto. Se a diferença de temperatura entre o radiador do motor e o bloco do motor fosse pequena, o radiador estaria totalmente mal projetado.

Errado. O COBRE absorve e transporta calor mais rápido que o alumínio. Porém, o alumínio é mais barato que o cobre. Tanto a condutividade elétrica do cobre quanto a condutividade térmica são maiores do que no alumínio. Lamento.
Está correto. É o mecanismo da "convecção forçada".

Aquele livro não é termodinâmica. É um grau acima da termodinâmica. Só depois de entender termodinâmica é que se está apto a abrir e entender aquele lixo que mostrei na foto. E não abro mais aquele lixo porque já coloquei ele na cesta de lixo faz alguns anos. Então, eu também tô fora...

Ok, ok..... entendi....

Hoje eu cherei bastante pó (de madeira), cola (de madeira) e catalisador de massa plástica......
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 30 Maio - 17:48:53

adpachec escreveu:
opala4cc escreveu:

Ok, ok..... entendi....

Hoje eu cherei bastante pó (de madeira), cola (de madeira) e catalisador de massa plástica......

KKKK!!!! Depois de falar em biografia de músicos do rock, é sempre bom esclarecer que o pó cheirado não é aquele que eles gostam. Tenho de admitir que se não fosse o tal pó branco, a maconha, a heroína, a bebida alcoólica, o LSD e sabe-se lá o que mais, muita música boa não teria sido criada. Acredito que como vocês apreciam bastante essas biografias, talvez gostem da série "Aposto que você não sabe", no canal do Régis Tadando: https://www.youtube.com/channel/UCR_LXN3N28gCJ-zL65SN1iQ/videos
Rubão6cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sab 30 Maio - 22:33:11

opala4cc escreveu:
adpachec escreveu:

Ok, ok..... entendi....

KKKK!!!! Depois de falar em biografia de músicos do rock, é sempre bom esclarecer que o pó cheirado não é aquele que eles gostam. Tenho de admitir que se não fosse o tal pó branco, a maconha, a heroína, a bebida alcoólica, o LSD e sabe-se lá o que mais, muita música boa não teria sido criada. Acredito que como vocês apreciam bastante essas biografias, talvez gostem da série "Aposto que você não sabe", no canal do Régis Tadando: https://www.youtube.com/channel/UCR_LXN3N28gCJ-zL65SN1iQ/videos

Talvez essa série de vídeos seja bacana para assistir, porque ele trata e comenta de acontecimentos reais, mas de fato eu acho o Regis Tadeu um babaca, ao menos quando se trata de suas opiniões sobre álbuns de bandas. Ele fazia ou ainda faz (não sei) resenhas de álbuns e sempre achei suas opiniões ridículas. Já li ele debochando e criticando álbuns incríveis. Você percebe claramente que ele é parcial em suas resenhas. Ele só considera bom aquilo que for de acordo com seus gostos pessoais.

adpachec
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 30 Maio - 23:15:54

opala4cc escreveu:
adpachec escreveu:

Ok, ok..... entendi....

Salvei na minha playlist do YouTube.

OKK
opala4cc
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Dom 31 Maio - 0:24:29

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

Talvez essa série de vídeos seja bacana para assistir, porque ele trata e comenta de acontecimentos reais, mas de fato eu acho o Regis Tadeu um babaca, ao menos quando se trata de suas opiniões sobre álbuns de bandas. Ele fazia ou ainda faz (não sei) resenhas de álbuns e sempre achei suas opiniões ridículas. Já li ele debochando e criticando álbuns incríveis. Você percebe claramente que ele é parcial em suas resenhas. Ele só considera bom aquilo que for de acordo com seus gostos pessoais.

Concordo plenamente com você. Sabe aquela situação em que o cara quer parecer eclético ao extremo? Este é o Régis Tadando. É quando a pessoa se apossa da palavra de determinar o que é bom e o que é ruim. Apesar de concordar com muitas opiniões dele sobre algumas pessoas famosas, de resto, é lixo. A série "aposto que você não sabe" trata sobre os bastidores e a história de discos e bandas. É claro que não substitui uma leitura de uma biografia. Seria pretensioso achar que um vídeo vai contar muito mais do que um livro inteiro. Mas já é algo diferente das opiniões babacas do cara.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 13 Ago - 3:51:35