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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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MELHORIAS NO FORRO DE PORTA Empty MELHORIAS NO FORRO DE PORTA

Mensagem por fauzi em Ter 28 Jul - 2:28:34

Agora tô mexendo nos forros de porta do Comodoro coupe 83. Esse é uma peça bastante crítica em qualquer carro antigo. O material normalmente utilizado é comumente chamado de Eucatex, que é um material feito de pó de madeira resinado e prensado, tendo um lado liso e outro corrugado. Com o tempo esse material empena, quer pela ação da umidade direta ou indireta, quer pelo esforço no puxador de porta, que pelo peso dos altofalantes, etc.
Além do empenamento, ocorrem ainda dois problemas:

a) as garrinhas da parte superior, ue é de metal, se soltam do eucatex. Essas "garrinhas" acho que eram feitas remachadas numa prensa. A prensa ponteia a chapa metálica e vira as pontinhas que penetram no eucatex.

b) os grampos de aço que prendem o forro na porta. Os buracos no eucatex que seguram os grampos, com o tempo vão esfarelando pela umidade e pelo uso desastrado de alguns ao tirar o forro.

Quando ao empenamento, acho que é quase impossível deixar ele lisinho de novo, mas é possível melhorar bastante. Tem uns vídeos recomendando o uso de álcool. Umedecer o eucatex com bastante álcool comum, colocar bastante peso (estando o forro numa superfície plana) e deixar várias horas. Fiz isso e realmente melhorou um bocado. Não sei o porque do álcool, mas deve ter algum fundamento, pois fiz uma tentativa com água e não obtive o mesmo resultado.
Completei o serviço usando álcool, um ferro de passar roupa e o secador térmico.

a) CONSERTO DA PARTE METÁLICA

Eu tinha aqui em casa alguns parafusos de encadernamento, tipo esses daqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911653808-parafuso-pino-para-encadernaco-5mm-500-unidades-_JM?quantity=1#position=22&type=item&tracking_id=88f42917-2cd8-4793-8b4a-9fa8f41355db

É preciso desgastar as rebarbas das garrinhas para a chapa de metal ficar faceando o eucatex. Também foi preciso abrir um tiquinho o furo. Não tinha parafuso suficiente para colocar em todos os buracos e também não acho necessário. Coloquei 7. Para colocar os parafusos tem que "desbeiçar" completamente a chapa metálica, para poder colocar os parafusos por baixo do eucatex.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50160953411_2f3d3b8a87_z20200727_145331[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Tem que deixar todas as porcas assim de espera:

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50160420353_de96381355_z20200727_152011[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Depois é só aparafusar por cima da chapa metálica. Tem um detalhe: tive que reduzir o tamanho da porca longa e também do parafuso para que, com o aperto, não permitir que a ponta do parafuso encoste no corvin.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50161218072_be47ee4a84_z20200727_152705[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Se eu fosse menos afobado, teria lixado essa chapa e dado uma mãozinho de tinta. Mas tá em tempo ainda.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50160447378_f4a25db669_z20200727_161536[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

b) PROBLEMA NOS GRAMPOS DE AÇO

Aqui as fotos são mais esclarecedoras que palavras. Usei pedaços de chapa galvanizada (de calha).
Fiz um furo com um furador fino primeiro. Depois abri um furo de 10mm numa chapa grossa de ferro (de sacrifício). Ai é só alargar o furo com outro ponteiro tipo medidor de aliança de noivo para fazer as garrinhas. Finalizar com um alicatinho de ponta redonda. Nos locais onde o furo original do eucatex estiver bem detonado é bom colocar araldite entre a chapinha e o eucatex. Teve algum grampo que não quis entrar ai comi ele de lado no esmeril.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50160984311_cc03fcdc4b_z20200727_155616[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

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Mensagem por Diplo87 em Ter 28 Jul - 12:25:55

Boa Fauzi, muito boa idéia, eses forros são um problema realmente, obrigado por compartilhar! OKK MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 122938
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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 28 Jul - 23:43:03

caramba.....


vc é um artista!!!


tem muitas ideias boas.


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Mensagem por pacato em Qua 29 Jul - 9:26:31

Boa diga. Vai ajudar, com certeza.
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Mensagem por fauzi em Ter 4 Ago - 2:52:39

Bom, a zefrisite continua atacada. O forro de porta estava gasto, ralado e sem tecido no local onde o motorista apoia o braço. Tava feio ...

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50186912462_f24a4bcc18_z20200803_143729[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Problema bem crítico, mas vamos ver o que é possível. No lado do avesso do forro, tinha um pedacinho do tecido "sobrando". Cortei com o estilete.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50186673121_db2e3b5559_z20200803_143830[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50186928527_0ec43dbb62_z20200803_144010[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Acontece que o tecido naquela região de apoio do braço está praticamente liso, sem aquele "pelo" do veludo. Ai tive que fazer a tosa naquele pedacinho de pano usando uma gilete nova. Tentei com lixa mas não saiu.

Feita a tosa, recortei mais ou menos no formato do buraco, passei cola de contato com cuidado na base e no pedacinho cortado, esperei o tempo de secagem e colei.

Não fica um serviço assim 100%, é um verdadeiro quebra galho mesmo. Foi o máximo que consegui fazer.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50186689441_1136d435d0_z20200803_173658[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 5 Ago - 0:30:31

kkkkkkkkkk


caramba....


escondeu muito bem.


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Mensagem por Luciano Patriarcha em Dom 16 Ago - 13:48:37

Show , assim conhecemos as máquinas por dentro
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Mensagem por fauzi em Sex 28 Ago - 17:01:19

Bom dia galera.
Volto ao assunto dos forros de porta. Como as pestanas do forro estão bem estragadas, acabei comprando no ML um jogo de pestanas pra trocar. Elas vem com um friso, por sinal bem mais ou menos. Porém, analisando bem o forro de porta, que é original, não estou entendendo como trocar essa pestana, pois a impressão é que a pestana é prensada no forro de porta. Alguém já trocou essas pestanas pra dar uma dica??
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Mensagem por Müller em Sex 28 Ago - 17:08:18

fauzi escreveu:Bom dia galera.
Volto ao assunto dos forros de porta. Como as pestanas do forro estão bem estragadas, acabei comprando no ML um jogo de pestanas pra trocar. Elas vem com um friso, por sinal bem mais ou menos. Porém, analisando bem o forro de porta, que é original, não estou entendendo como trocar essa pestana, pois a impressão é que a pestana é prensada no forro de porta. Alguém já trocou essas pestanas pra dar uma dica??

Eu tbem não entendi como é fixado o original....

Da minha Caravan, apenas encaixei. Mas, antes, tem q ficar ajeitando o friso até achar o melhor assentamento. É difícil, mas o friso é um pouco maleável. Fica aceitável.


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Mensagem por fauzi em Sex 28 Ago - 17:20:02

Muller, mas pra trocar tem que arrancar a pestana antiga e nao estraga o forro??
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Mensagem por Müller em Sex 28 Ago - 21:45:31

fauzi escreveu:Muller, mas pra trocar tem que arrancar a pestana antiga e nao estraga o forro??

Putz, aí complica....

No meu caso, os forros foram refeitos. Aí, as pestanas originais foram embora com o material velho.


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Mensagem por fauzi em Dom 30 Ago - 2:49:30

Eu tava pesquisando essas pestanas e acabei achando um video americano de uns cara reformando Camaro e ai descobri como as pestanas são fixadas na chapa metálica que sustenta o forro de eucatex.
A pestana é grampeada e o grampo fica coberto pelo carpete.
Na foto abaixo dá pra ver o grampo:

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50284134591_d96d70ba2f_z20200829_203727[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Embora arrancar esses grampos seja difícil não é impossivel (nada que uma Dremel não resolva). O problema é como fixar a nova pestana sem que os novos grampos fiquem aparecendo. Vou maturar um pouco mais.

Outra opção é retirar o carpete velho e colar um filete de carpete novo, como o exemplo da foto abaixo.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50283489048_6537c63db1_z20200829_204003[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Ai vai ser bem mais fácil ... quando decidir o que fazer posto aqui.
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Mensagem por Rubão6cc em Dom 30 Ago - 6:19:30

Muito boa toda a criatividade para resolver os problemas do forro. O meu apresenta alguns desses defeitos devido ao tempo de uso. Os forros das portas traseiras estão um pouco ondulados na parte de baixo. Qualquer dia vou tentar o esquema do álcool e peso em cima.


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Mensagem por Rubão6cc em Dom 30 Ago - 6:24:00

Achei as ideias do tópico muito inovadoras e importantes então fixei o tópico na seção para evidenciá-lo e referenciar futuras consultas OKK


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Mensagem por fauzi em Seg 31 Ago - 1:31:36

Uia que legal ... ter um tópico fixado aqui no Fórum. É um troféu que vou levar com muito orgulho. Muito obrigado. Tava revendo esse tópico e ainda vou postar outras melhorias importantes nesses forros que acabei não colocando fotos. Valeu.

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Mensagem por Diplo87 em Ter 1 Set - 13:06:51

Muito bom fauzi, eu também tô precisando trocar essas pestanas e não fazia a mínima como que eram fixadas, acompanhando...
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Mensagem por fauzi em Qua 2 Set - 3:13:14

Rubão6cc escreveu:Muito boa toda a criatividade para resolver os problemas do forro. O meu apresenta alguns desses defeitos devido ao tempo de uso. Os forros das portas traseiras estão um pouco ondulados na parte de baixo. Qualquer dia vou tentar o esquema do álcool e peso em cima.

Rubão, se vc for tentar consertar o seu, vou dar uma dica. A primeira vez fiz com pesos ... melhorou bastante mas não ficou zerado. O ideal é tirar todos os grampos e a luz de cortesia.
Depois é encharcar o forro com álcool. E aqui a primeira dica: use álcool gel. Tá na moda mesmo. Brincadeira. O álcool gel é bem menos volátil que o álcool comum e o tempo em que a peça ficará umidecida é importante para "conformar" melhor o material.
O ideal é cortar 2 pedaços de MDF revestido de 15mm de espessura para fazer um sanduiche. Esse MDF deve ser da mesma medida e formato do forro. Caso seja difícil pode ser 2 pedaços menores e fazer o processo em 2 ou mais vezes.
Fazer um sanduiche: MDF embaixo, depois o forro com o acabamento pra baixo e o eucatex pra cima. Encharca com álcool gel espalhando com pincel ou um pano, colocar uma toalha velha encharcada de álcool (nessa etapa usei álcool 70 líquido com borrifador ... esse material aqui em casa agora tem até na casinha do cachorro).
E, pra fechar o sanduiche, o outro pedaço do MDF. Feito isso, apertar com grampos de marceneiro nas bordas.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50296336227_0d25705b1f_z20200901_210422[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Como eu só tinha um pedaço de MDF apoiei o forro na minha bancada de marceneiro e prendi com grampos de correr.

Outro serviço que fiz foi um reforço onde os falantes são fixados. Esses reforços foram colados com cola de contato. Antes de passar cola, fiz rebaixos nas beiradas do remendo usando uma plaina de marceneiro, prá não ficar degrau. Um capricho a mais, pois acho que a espessura do eucatex não vai atrapalhar nada na hora de colocar o forro na porta ... a conferir ...

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50296205791_62756fcefb_z20200801_131446 by Fauzi Haddad, no Flickr

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50296207756_563e3ca93a_z20200801_134323 by Fauzi Haddad, no Flickr

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50295533313_114230fa8d_z20200801_140747 by Fauzi Haddad, no Flickr

Nas pestanas ainda não mexi, mas vai ser a próxima coisa.

PS.: se reparar bem no meio do forro tem uma etiqueta com o código GM do forro de porta.
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Mensagem por fauzi em Sex 4 Set - 3:40:50

Hoje fiz a restauração da pestana interna. Como falei a pestana que comprei no ML não me agradou. Matutei e decidi manter a pestana original, apenas trocando o "tecido". Testei com carpete resinado, carpete sem resina e até forração. O carpete sem resina foi o melhor, mas ainda assim não dava um bom acabamento chegando no friso.
Depois de muito matutar cheguei num material que considerei o melhor que achei, sem descartar algum outro que não pensei: velcro, colado com cola de contato. O velcro tem um acabamento mais baixo na beirada e ai, depois de colado, parece que está "embutido" no frisinho, como é o original.

Vejam as fotos: (ampliem para melhor visualizar)

Aqui o estado em que estava. Percebam que o original tem uma borracha e por cima da borracha tem o "carpete". Por baixo do carpete estão os grampos que fixam a pestana na chapa metálica do forro.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50303537897_a441150e10_z20200903_155205[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Aqui já retirei todo o carpete velho, limpei bem, especialmente ali junto do friso, raspando com uma faquinha. E do lado a tira de felcro. Tudo já com a cola de contato passada e esperando secar.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50302705703_f31c529d32_z20200903_180732[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Fiz o recorte no canto e dei 2 pontos com arame pois a pestana estava um pouco levantada.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50303547822_07fa32f865_z20200903_183047[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Na hora de colar é bom isolar o local e colar as poucos. Coloquei um plastico e a medida que se vai colando vai puxando o plástico. Isso pra evitar que num descuido o velcro grude na pestana e estrague o serviço.

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50302714603_6043e4803b_z20200903_184703[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

E aqui o resultado final

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50303408631_9b0bc11d76_z20200903_185506[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50303411006_a81e6924d9_z20200903_185518[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

MELHORIAS NO FORRO DE PORTA 50303563982_e0da4c3657_z20200903_185623[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

Agora acho que vou pintar essa chapa de ferro que tá enferrujada. Coisa que deveria ter feito antes de tudo. Enquanto o carro tá na funilaria fazendo umas coisinhas vou mexendo nessas outras coisinhas.

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Mensagem por jeanbuzzello em Sex 4 Set - 13:38:18

Muito bom!
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 5 Set - 4:03:17

meus dois forros de porta essa latinha preta de cima esta totalmente solta da "papelao"

presa somente pelo corvim interno.


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