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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Empty Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

Mensagem por jeanbuzzello em Seg 10 Ago - 15:31:50

Povo, ventilador do ar forçado de vocês também é fraco?

Eu estava com a ideia de abrir ele pra lubrificar e limpar pra ver se melhora um pouco, mas um eletrecista me falou que não adiantaria muito pois os componentes do ventilador perdem a eficiencia com o tempo.

Alguem ja viu/fez alguma adaptação de ventilador de outro carro para o opala?

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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Empty Re: Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 10 Ago - 18:07:42

Acho que é assim mesmo. Opala é um projeto muito antigo, tem muitas coisas passíveis de melhoria. Tipo os limpadores: são muito lentos. Sobre o ventilador...Acho que não deve ser fácil adaptar outro...sei lá..


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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Empty Re: Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 10 Ago - 18:11:09

olha o meu nao é tao fraco nao



alias no maximo ate incomoda um pouco o ruido.


veja se a portinhola ta abrindo corretamente.


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Mensagem por jeanbuzzello em Qui 13 Ago - 7:19:59

Sim Marcos, eu consigo direcionar o ar dos pés para o parabrisa, mas mesmo com a portinhola fechada vaza um pouco de ar. Você fez algum tipo de manutenção no seu sistema de ar forçado?

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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Empty Re: Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 13 Ago - 17:55:59

nao fiz nao


ta tudo do mesmo jeito de quando comprei.


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Mensagem por Diplo87 em Sex 14 Ago - 8:09:34

Dá pra tirar o motor e dar um trato nele, tipo limpar o coletor e ver com estão as escovas, é um trampo chato tirar ele do lugar mas dá pra fazer sim, creio que o seu pode estar com as escovas muito sujas pq é um item que a maioria nem usa, as vezes só uma boa lixada no coletor melhora.

Tem um amigo aqui que fez isso veja neste tópico: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t1695p125-deluxo-74-ss-73-instalando-o-4100

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Mensagem por ophala76 em Dom 16 Ago - 17:51:00

Rapaiz estou pensando nisso há uns 10 anos, alguém que tenha feito uma adaptação de outro ventilador de outro carro.

Não acredito ser tão difícil, mas precisaria do ventilador do opala em mãos e partir pra um ferro velho só pra testar a fixação e profundidade.

Eu tenho 2 ventiladores do opala que não funcionam bem, eu soprando faço mais vento, e olha que fumo há 15 anos...

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Mensagem por Müller em Dom 16 Ago - 18:04:38

Diplo87 escreveu:Dá pra tirar o motor e dar um trato nele, tipo limpar o coletor e ver com estão as escovas, é um trampo chato tirar ele do lugar mas dá pra fazer sim, creio que o seu pode estar com as escovas muito sujas pq é um item que a maioria nem usa, as vezes só uma boa lixada no coletor melhora.

Tem um amigo aqui que fez isso veja neste tópico: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t1695p125-deluxo-74-ss-73-instalando-o-4100

Fiz isso, qdo da oportunidade de instalar o ar condicionado. Desmontei, limpei, td blz. Mas, não sei pq, ficou barulhento.... tá quase igual carrinho RC a combustão....


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Mensagem por opala4cc em Seg 17 Ago - 22:30:42

jeanbuzzello escreveu:Povo, ventilador do ar forçado de vocês também é fraco?

Eu estava com a ideia de abrir ele pra lubrificar e limpar pra ver se melhora um pouco, mas um eletrecista me falou que não adiantaria muito pois os componentes do ventilador perdem a eficiencia com o tempo.

Alguem ja viu/fez alguma adaptação de ventilador de outro carro para o opala?

O meu (o que está no carro) gira forte e "silencioso". Claro que o ruído vem mesmo (e tão somente) do ar soprado nos dutos.
Eu comprei faz coisa de um ano uma caixa de ar quente de opala. É um projeto em andamento (e parado por algum tempo) cujo objetivo é melhorar a caixa do ar quente do opala. As melhorias a serem feitas consistirão em tirar ruídos que suas partes móveis provocam quando o carro passa em buracos e consertar definitivamente o crônico problema daquelas malditas abas que direcionam o ar para os pés ou para o desembaçador do para-brisas. Elas nunca fecham ou abrem completamente, fazendo o ar "vazar" pelo caminho onde não deveria: se o ar é direcionado completamente para o para-brisas, ele também vaza para os pés e se é direcionado todo para os pés, ele vaza para o para-brisas, uma vez que as abas nunca vão até o final do curso.
Como já adiantei a parte do motor do ventilador, vou colocar aqui o que fiz:

O ventilador da caixa que comprei girava bem, mas emitia um rangido alto, contínuo e pavoroso de falta de lubrificação. Porém, antes de qualquer coisa, é preciso alertar que se o ventilador cair no chão durante o manuseio, a chance de condená-lo à sucata é grande. A hélice plástica é frágil e uma queda tem 100% de chance de quebrar uma das pás, o que desbalanceia o conjunto. Também tem uma boa chance de que o impacto quebre um dos imãs que fazem papel de estator e que ficam colados por dentro da carcaça, o que resultaria igualmente no fim da vida do ventilador.
Voltando ao que interessa, primeiro desmontei a caixa do ar quente e removi o ventilador que lá estava (ver foto 1). Prendi o ventilador pela carcaça do motor em um morsa de bancada sem exagerar no aperto para não entortar o metal. Segurei o cubo plástico da hélice com cuidado e forcei-o de leve e sucessivamente no sentido transversal ao eixo, tentando detectar folga nos mancais (setas da Foto 1). Se houver, já sabe que tem que  embuchar os mancais. Embuchar vai sumir com o ruído. Pingar óleo nos mancais funciona por muito pouco tempo (uns 3 a 6 meses) e não considero uma solução porque depois que o óleo evaporar o ruído e/ou a perda de desempenho volta. Como o ventilador é de difícil acesso, acho que você não vai querer ficar desmontado essa traquitana a cada 3 a 6 meses. Eu adoto a solução da gota de óleo de motor nos mancais dos ventiladores domésticos aqui de casa porque aqui no sul temos calor de 3 a 4 meses POR ANO e a maioria dos ventiladores domésticos não necessitam de desmonte para pingar óleo no mancal traseiro e dianteiro.
Na peça em questão não havia folga, mas havendo ou não, é inexorável desmontar, pois o ruído não é normal. Comecei a desmontagem cortando a fita isolante que prende os fios do motor e soltando os dois parafusos da foto 2.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_010
Foto 1: o motor do ventilador da caixa de ar quente. As setas indicam o sentido da folga no mancal dianteiro, caso haja.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_011
Foto 2: removendo os parafusos de fechamento do motor.

Não é obrigatório começar pelos parafusos. Também pode-se começar sacando a hélice plástica. Mas quem estiver com o ventilador inoperante, recomendo começar por estes parafusos, pois esta ordem permite o acesso ao induzido antes de retirar a hélice plástica. Este motor de ventilador é do tipo com estator de imãs permanentes, sendo que os enrolamentos ficam no induzido. A remoção dos parafusos da foto 2 deve ser feita sobre uma bancada, pois as porcas na ponta destes parafusos (foto 3) CAEM quando eles são retirados. Como são bastante pequenas, podem se perder. Aliás, recomendo que todos os procedimentos sejam feitos sobre uma bancada por causa dos riscos de danos já elencados anteriormente.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_012
Foto 3: as porcas dos parafusos de fechamento do motor.

Retirada a carcaça metálica do motor (que contém os imãs) tem-se a visão da foto 4.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_014
Foto 4: o induzido exposto.

 A partir de agora é possível fazer a inspeção visual dos enrolamentos do estator. Aqui neste link http://www.sotofilhos.com.br/biblioteca/Noticias/Causas,%20Danos,%20Queima,%20tipicas%20de%20Falhas%20em%20Enrolamentos%20de%20Motores%20Eletricos%20Trifasicos.html vê-se fotos de enrolamentos com os sinais de curto-circuito. Em muitos casos, os ventiladores começam a perder rotação antes de queimar. Se não houver sinais claros de queima ou pré-queima, pode-se passar para os testes no multímetro. Os testes de multímetro são os mesmos feitos no rotor do motor de partida Delco-remy-arno (https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy).
Se o induzido não passou pelos testes e não houver intenção de rebobinar seus enrolamentos, pode-se parar por aqui. É por esse motivo que quem estiver com o ventilador inoperante deve começar pelos parafusos da foto 2. Se houver intenção de rebobinar os enrolamentos ou necessidade de troca das buchas dos mancais, passa-se à etapa obrigatória de sacar a hélice, pois não é possível montar o conjunto novamente sem retirá-la previamente.
No meu caso, o ruído contínuo e forte que se ouvia era proveniente da entrada de água no motor em algum momento do passado. Na foto 4, é possível ver na ponta do eixo, bem onde fica o mancal traseiro, a presença de ferrugem.
Para corroborar, no fundo da carcaça do estator, onde fica o mancal traseiro, havia mais ferrugem e sinal de empoçamento de água (foto 5).

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_015
Foto 5: sinais de acúmulo de água no mancal traseiro.

Com certeza essa caixa de ar quente estava em algum carro que estava nas últimas, talvez em algum pátio de DETRAN ou desmanche, sem o para-brisas. Lavei a peça da foto 5 em rás com auxílio de um pincel.
Para retirar a hélice, é necessário calçá-la com um tubo metálico do diâmetro exato indicado na pelas setas na foto 6, posicionar um pino de menor diâmetro do que o eixo no local indicado na foto 7 e levar o conjunto até uma prensa.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_013
Foto 6: indicação do diâmetro do tubo para calçar a hélice.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_016
Foto 7: local a ser puncionado para a separação do induzido.

Mas como não tenho prensa, fiz como diz o ditado: "quem não tem cão, castra o gato"... ou coisa parecida. Foi com vergonha que usei um pedaço de cano de PVC com um pano embolado dentro para fazer o papel do tubo metálico. O pano dentro do PVC é necessário para evitar que o induzido sofra impacto ao se soltar da hélice. Bati com um martelo um prego grande de cima para baixo onde indica a seta na foto 8.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_017
Foto 8: a seta indica o local onde o prego foi posicionado e "T" é o cano de PVC.

A foto 9 mostra o meio do processo, com o eixo do induzido já saindo da hélice.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_018
Foto 9: separando a hélice e o induzido.

Removida a hélice, a tampa superior que contém o porta-escovas é atrelada ao eixo do induzido por um anel do tipo sieger, mostrado na foto 10.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_110
Foto 10: anel sieger que prende a tampa superior com o porta-escovas.

A retirada do anel sieger é simples e óbvia mas cuidado para não perder as arruelas que servem da calço e que ficam logo abaixo dele.
Agora foi possível separar a tampa com o porta-escovas e o eixo do induzido. Lavei em rás a tampa do porta-escovas junto com as escovas, sem desmontar nada por ali, já que não precisei trocar as escovas. No eixo do induzido, entre a tampa do mancal dianteiro (que contém o porta-escovas) e os enrolamentos do induzido, há ainda uma arruela de filme plástico. Cuidado para não perdê-la.
Na foto 11, limpei com um pano levemente embebido em rás a região "A" do eixo. Os enrolamentos do induzido não devem entrar em contato com solventes do tipo benzina, rás, thinner, etc... pois eles tem um verniz que pode ser danificado por estes líquidos. Se necessário lavar os enrolamentos, melhor borrifar wd-40 neles e passar uma escovinha de dentes velha.
Na parte "B" (o coletor) passei uma lixa finíssima para melhorar o contato elétrico. Na parte "E" tive de fazer o mesmo por causa dos vestígios de ferrugem que também estavam presentes ali. A ferrugem em "E" poderia prejudicar a recolocação da hélice no eixo. Em "A" e "D" eu passei uma película de graxa branca, bem pouca mesmo. "C" é a arruela de filme plástico que mencionei anteriormente.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_112
Foto 11: o eixo do induzido

Com o eixo do induzido pronto, peguei a tampa com o porta-escovas já limpa e coloquei uma braçadeira plástica do tipo hellermann conforme mostra a foto 12 para manter as escovas recolhidas.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_111
Foto 12: preparando a tampa superior (com o porta-escovas) para a montagem.

Em seguida, encaixei o induzido dentro da carcaça do estator, coloquei a tampa com o porta-escovas no eixo do induzido e puxei a braçadeira no sentido indicado pelo seta vermelha da foto 12, liberando as escovas. Recoloquei os parafusos e porcas da foto 3, as arruelas de calço e o anel sieger no eixo.
Agora, foi só recolocar a hélice  no eixo do induzido. Usei um soquete número 8 em cima e no centro da hélice plástica, posicionando o motor, a hélice e o soquete conforme as fotos 13 e 14 na morsa e fui fechando os mordentes até que a ponta do eixo do induzido ficasse nivelada com a superfície do cubo da hélice.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_114
Foto 13: posicionando as peças para unir motor e hélice.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_115
Foto 14: posicionando as peças para unir motor e hélice.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_113
Foto 15: a ponta do eixo do induzido já nivelada com o topo do cubo da hélice.

Por fim, coloquei nova fita isolante para prender os fios na carcaça e uma braçadeira hellermann por cima, já que não confio nessa fita isolante que vendem hoje em dia. Energizei o motor do ventilador e ele funcionou rápido e silencioso como deveria.

Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Vent_116
Foto 16: a nova fita isolante e a braçadeira
hellermann segurando os fios que saem do motor.

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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Empty Re: Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

Mensagem por opala4cc em Seg 17 Ago - 22:35:43

jeanbuzzello escreveu:Povo, ventilador do ar forçado de vocês também é fraco?

Eu estava com a ideia de abrir ele pra lubrificar e limpar pra ver se melhora um pouco, mas um eletrecista me falou que não adiantaria muito pois os componentes do ventilador perdem a eficiencia com o tempo.

Alguem ja viu/fez alguma adaptação de ventilador de outro carro para o opala?

Espero que o procedimento mostrado acima lhe ajude e que você não precise trocar o motor do ventilador nem adaptar algo.
Abraço.
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Ventilador ar forçado fraco, o que fazer? Empty Re: Ventilador ar forçado fraco, o que fazer?

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 18 Ago - 20:21:24

muito bom


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Mensagem por Diplo87 em Qua 19 Ago - 7:21:11

Este ventilador é bom, para o que ele faz, não precisa adaptar um mais forte, quando ele funciona bem é mais que suficiente.
Se fizer essa geral fica top.
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Mensagem por opala4cc em Qua 19 Ago - 9:43:04

Marcos Adriano escreveu:muito bom
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Diplo87 escreveu:Este ventilador é bom, para o que ele faz, não precisa adaptar um mais forte, quando ele funciona bem é mais que suficiente.
Se fizer essa geral fica top.

Exaato. Acho até que vale a pena embuchar os mancais e/ou rebobinar o induzido quando necessário. Pelo menos é mais garantido de não precisar abrir isso aí outra vez, já que é de difícil acesso.
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Mensagem por jeanbuzzello em Seg 24 Ago - 12:07:01

Carai, muito bom!! Obrigado Müller e opala4cc, esse é o tópico definitivo sobre ar forçado, muita informação!

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Mensagem por opala4cc em Seg 24 Ago - 17:08:51

jeanbuzzello escreveu:Carai, muito bom!! Obrigado Müller e opala4cc, esse é o tópico definitivo sobre ar forçado, muita informação!

OKK
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Mensagem por opala4cc em Seg 24 Ago - 20:49:31

Agora com vídeo no youtoba, mostrando o resultado:


Neste primeiro vídeo, girando o ventilador ao contrário. Nesse sentido de giro, ele fica um pouquinho mais barulhento.



Neste segundo vídeo, girando no sentido correto. Em ambos os vídeos o ventilador está girando mais devagar do que deveria porque a bateria que usei está com apenas 9 volts (ela é 12V mas está descarregada).

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