Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

151 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 151 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
tabarbosa (16850)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
Rubão6cc (15319)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
BANDIT (13573)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
Xann (10394)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
j ricardo (9376)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
Jean Bida (9320)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_leftdireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bardireção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Bar_right 

+6
Bruno Chumbinho
GustavoZorzi
KZ77
Marcos Adriano
adpachec
Ademar S Jr
10 participantes

    Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Ademar S Jr
    Ademar S Jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 17/08/2020

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Ademar S Jr Sex 2 Out - 13:36:15

    Senhores, tenho uma Caravan 1975 com câmbio na coluna. Sou completamente leigo em mecânica e tudo que vejo é que ou me contento com direção pesada ou desço a alavanca. Não queria tirar meu banco inteiriço e estou com varetas zeradas no meu câmbio. Aí, pesquisando, descobri o "mago" do vídeo abaixo. Alguém já ouviu falar ou viu ao vivo essa "bruxaria"? Será que tem alguém em Curitiba mexendo com essa ciência oculta?

    https://www.youtube.com/watch?v=svpCchLjBvI

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por adpachec Sex 2 Out - 14:18:42

    Ademar S Jr escreveu:Senhores, tenho uma Caravan 1975 com câmbio na coluna. Sou completamente leigo em mecânica e tudo que vejo é que ou me contento com direção pesada ou desço a alavanca. Não queria tirar meu banco inteiriço e estou com varetas zeradas no meu câmbio. Aí, pesquisando, descobri o "mago" do vídeo abaixo. Alguém já ouviu falar ou viu ao vivo essa "bruxaria"? Será que tem alguém em Curitiba mexendo com essa ciência oculta?


    https://www.youtube.com/watch?v=svpCchLjBvI



    6cc, a cambagem, tipo de pneus e tamanho do volante contribui para direção pesada.

    E caixa de direção com muito apertado no parafuso de folga.


    Última edição por adpachec em Sex 2 Out - 17:30:15, editado 1 vez(es)
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 2 Out - 17:27:39

    isso esta se tornando comum aproveitando alguns sistemas de direcao eletrica q ja estao saindo em alguns carros modernos


    a magica é passar tudo isso pro opala....com dinheiro ferramentas paciencia e conhecimento vc adapta qualquer coisa.
    KZ77
    KZ77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan 77
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 27/04/2020

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por KZ77 Seg 2 Nov - 20:54:23

    Eu estou colocando direção elétrica na minha Caravan 77 com o pessoal da Segantini aqui em Curitiba. Vamos colocar a direção do Nissan Versa. Quando ficar pronto eu compartilho o resultado.
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por GustavoZorzi Seg 2 Nov - 23:01:08

    Já fiz uns estudos para esse tipo de adaptação

    Igual do amigo acima do Nissan Versa o motor da direção é inserida entre o volante e flange elástica, corta-se a coluna e emenda e faz as devidas adaptações.

    Claro isso é bem por cima do que tem q ser feito, a instalação elétrica do Versa não cheguei a ver mas do i30 que tem por ai também eu sei que é bem simples. Na teoria é simples, na teoria.....
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Bruno Chumbinho Ter 3 Nov - 11:28:29

    Para os modelos com câmbio na coluna é mais difícil mesmo... eu não saberia dizer como fazer.

    Para os Opalas com câmbio em baixo, é bem mais simples.

    Eu instalei a direção elétrica do Nissan Versa no meu Opala. E foi como o GustavoZorzi disse, corta a coluna de direção e encaixa-se o motor da direção elétrica.

    No meu caso eu eliminei a flange elástica do Opala, eu usinei a ponta do eixo do setor para receber diretamente o eixo do Versa.

    A parte elétrica é muito simples de instalar. Um positivo e um negativo para bateria para alimentar o sistema e mais um fio com função on-off ligado em um fusível.

    Eu fiz alguns vídeos do passo a passo. Tenho que editar estes vídeos. Assim que estiverem prontos compartilho aqui com vcs.

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna 20200430-153555
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Diplo87 Ter 3 Nov - 13:57:55

    Rapaz, ficou top hein Bruno, parece até original OKK

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por sezil Ter 3 Nov - 14:02:33

    Essa do nissan versa eu nao tinha ouvido falar, so mesmo a do i30 apesar de não visto nenhum opala com esse sitema !!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 3 Nov - 17:48:00

    caraca


    muito bom!!!


    boas ideias surgindo.

    hamilsilveira gosta desta mensagem

    avatar
    Augusto Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Idade : 32
    Localização : Chapecó
    Modelo do carro : Opala Coupé 1983
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 13/02/2018

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Augusto Moraes Qui 5 Nov - 22:13:38

    Eu vejo alguns problemas nesse sistema.

    Gosto da ideia de colocar a direção elétrica no opala, quando coloquei a direção hidráulica no meu opala isso ainda não era feito e nem mesmo era comum, mas vamos as considerações.

    Primeiro, o volante duro é um indicativo de vários problemas de desgaste de suspensão, terminais, rosca sem fim da caixa mecânica e barra de direção.
    Então quando o sistema de direção começa a ficar pesado é bom fazer um revisão geral nesses itens para garantir a integridade do veículo e segurança.

    Outro aspecto importante que vejo e que não é levado em consideração é o fato de que o motor elétrico ele é um auxiliar e substitui o trabalho feito por uma bomba hidráulica em conjunto com a caixa hidráulica, o problema que vejo nesse ponto é que você irá instalar um motor elétrico na coluna, mas a caixa mecânica continuará a mesma. Eu vejo problema nisso, porque ficará difícil ou impossível de detectar o desgaste do sem fim da caixa mecânica o que não seria um problema no geral, mas como é algo muito recente essa instalação o que irá acontecer com a caixa mecânica após ser forçada ao extremo por um motor elétrico? Ela vai quebrar? Ela vai trancar? Não sei, há uma infinidade de possibilidades.
    Então ao meu ver o ideal ao instalar a direção elétrica é substituir também o sistema da caixa de direção por um mais moderno que seja possível de adaptar com segurança no opala. Talvez isso demande peças novas e personalizadas que podem ter um valor elevado.

    Eu não sou contra a instalação nos sistema elétrico e também não estou falando mau do sistema, apenas acho que há uma série de fatores a serem analisados para garantir a integridade do veículo e segurança do mesmo.

    Outro aspecto que visualizo é o excesso de esforço sobre as longarinas ao esterçar muitas vezes o opala parado. O opala, na minha opinião, bem como vários outros carros antigos não foi feito para ser esterçado muitas vezes e ao extremo parado, com o veículo em movimento ele alivia a tensão exercida pelo conjunto de direção sobre as longarinas e sobre o monobloco evitando problemas estruturais. Agora é possível, veja que não estou afirmando é hipotético com base em observação empírica, que poderão ocorrer trincas e desgastes na estrutura do carro ao esterçar excessivamente o veículo parado.

    Talvez eu não tenha contribuído muito para a solução específica do seu dilema, mas esses pontos devem ser considerados e talvez uma discussão saldável poderá prover um resultado satisfatório.

    Abraço e boa sorte com seu projeto.
    KZ77
    KZ77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan 77
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 27/04/2020

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por KZ77 Sex 6 Nov - 5:31:28

    Augusto, bons pontos. Eu pensei bastante neles antes de tomar a decisão e vou aqui colocar aqui a minha percepção.

    Todo carro, especialmente os antigos, precisa de manutenção preventiva periódica para não degradar. Quando se decide serrar uma coluna de direção para colocar este sistema, com certeza a direção e seus componentes (caixa e coluna) terão que ser itens críticos da manutenção. Uma vez instalado você precisa analisar, ou levar em alguém especializado, para ver se as soldas, flanges e demais adaptações feitas continuam íntegras. Se isso for feito, a chance de algo crítico ou mais grave acontecer é bem baixa.

    Eu já tive carro mais novo com direção elétrica e posso te dizer, ela não mascara desgastes para aqueles que prestam a atenção no carro. Conhecendo o seu carro, você sabe exatamente quando algo começa a não estar certo, seja na suspensão ou na própria direção.

    No que diz respeito a esforços excessivos na longarina, dois pontos. O primeiro é que existem barras "plug and play" que reforçam a longarina (vide um da iMohr - link abaixo) e uma vez instalada a DE, algum tipo de reforço tem que ser feito. É o que fiz. O segundo é, não é porquê esse sistema foi instalado que o motorista vai começar a avacalhar com coisas do tipo, esterçar o volante com o carro parado. O cuidado tem que ser o mesmo.

    Abraço

    Link: https://imohr.com.br/pt_BR/produtos/19/barra-antitorcao-inferior-dianteira-gm-opala-#

    Augusto Moraes gosta desta mensagem

    avatar
    Augusto Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 22
    Idade : 32
    Localização : Chapecó
    Modelo do carro : Opala Coupé 1983
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 13/02/2018

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Augusto Moraes Sex 6 Nov - 5:45:03

    Perfeito!

    Concordo contigo e gosto muito dos produtos imohr.

    Então meu único receio fica com aqueles que provavelmente não farão tais manutenções e que talvez se empolguem com o volante um pouco mais leve e esqueçam da manutenção. Hahahha.

    Me lembro quando instalei a direção hidraulica, meu conjunto mecânico estava tão ruim e desgastado que era quase impossível virar. Qualquer coisa que deixasse mais leve seria um grande alívio.

    Obrigado pelo esclarecimento e fica a dica pra quem for instalar de usar o reforço e fazer as manutenções.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 6 Nov - 18:31:55

    a minha caravan quando coloquei os pneus 235 percebi uma leve "pesada" na direcao hidraulica


    evito o maximo possivel de virar o volante com ela totalmente parada....


    pé no freio entao nem pensar....se eu precisar ficar parado pra manobrar no maximo faço uma "rampa" e seguro ela na embreagem.
    Fmm4100
    Fmm4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 97
    Idade : 44
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Carro de plastico para moer trabalhando
    Cilindros : O suficiente para movimentar
    Data de inscrição : 14/05/2017

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Fmm4100 Sex 6 Nov - 21:26:30

    Nessa Caravan o cambio fica na coluna.  O proprietário informou que fez o serviço em Itapetininga.

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna HUQ6egRJPhLGxhqKcZjj3EFIvFkYLLO0xhP7WesJgVrL-l6FW_uvMkmWjKNAAdlu8bc0arqeVU9EGUz2IjZeyDU1fbRUPmKhAAPLi3c4XkT_6Clf2Nx6PlZDjP0TO9pvYQjzUUzQSW270fpeKIRnOL82SG39LpWbqSAHlD95ndNQRf5tZ4mGcPOawzaCpA7zPPMLKJzg793kLUlT-l14_qbuIw2qd-5g_8czhpRMkl8AT4qe5sgHYWbDeGsyIEpWJ1caTnKzArSGadUyc6TrM3GBNLidRtGFHeAJ0e8BGEkR-9D5196LMRKDGHX3joNG-wBRZm2vcyy5iRhIBNwWPkxVoYVSTmM3z9fq0v62w_k36n0oHTYZhH3uPdXossOYKRw2FLHQRFnZSrUOTeCxH2Q78v2TlUC46s3DLMjPs09MaD106rscibu4dofYToLzYVwyO975IDOP7uvV040U4L6aZir42GQZr6PmnMJai7_Yeai18GUv4PHYLelnrlkjVggyo1IcsuT8oSdydPnPCfxD-P6LD3Sa4xELiZN50hys4gTI199OvGHumgc2JpnQrY8UrdYA58YC3QOOMOFJvDY-XdeZ2iGSMcEckC-A3ZIgaR_vWgcZ43khj6pwfhM-O4MdgMMUZ6etjvFa-tCR_mN77y5JlgKpf5eXAtaBXcY3qlpHKTeVRmvR3KPihQ=w890-h667-no?authuser=0
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por GustavoZorzi Sex 6 Nov - 21:50:06

    O correto é sempre esterçar em movimento, o próprio atrito da roda com chão já pesa muito ao sistema se estiver parado.

    Essa questão da caixa forçar a longarina é bem verdade, ainda mais que ela é fixa nela
    se vc esterçar ao máximo pode até ver ela forçando a longarina

    Conteúdo patrocinado


    direção - Direção Elétrica com câmbio na coluna Empty Re: Direção Elétrica com câmbio na coluna

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 21:08:46