Para aqueles que acompanharam os Tópicos de "up grade do Motor 250" e "instalação do Câmbio 2205B", lembro que eu havía adquirido um Eixo dana 44 novo (Dana Fever), cujo projeto de instalação acabou congelado durante quase 3 anos, enquanto eu terminava Motor, Injeção e Câmbio.
Quando decidi pela instalação, acabei não encontrando um Soldador de confiança e/ ou com referências que aceitasse realizar a solda dos Suportes dos Braços e Amortecedores.
Então abortei o Projeto e acabei negociando o Eixo com um amigo de Anápolis-GO, a troco de um com Dana 30 usado mas completo, para a partir dele fazer a instalação dos Discos e Pinças, para mais à frente substituir o Eixo Traseiro original, um Braseixos 3:07.
Enviei o Dana 44 para lá onde ele teve o mesmo problema (Solda). Uma vez OK ele fez a montagem dos periféricos, fez uma troca rápida de Eixo e enviou o Dana 30 para cá. Isso levou quase 7 meses.
O Eixo recebido apresenta-se integro, embora com desgaste significativo nas Planetárias. Coroa e Pinhão OK, sem folgas, desgaste ou danos.
Poderia ter montado que certamente funcionaria como estava no SS de onde veio. Como já gastei um $ significativo nesse carro, tendo colocado tudo de bom e do melhor que encontrei, fui um pouco mais além e acabei adquirindo um jogo novo e original de Planetárias.
Ao abrir o Diferencial encontrei o Miolo de um dos Rolamentos trincado, o que me levou a adquirir novo par de Rolamentos, peça rara de ser encontrada original. Graças à internet encontramos em SC peças originais que apresentam leve corrosão na parte externa, mas não na pista dos Roletes (vide fotos).
Mesmo com esses contratempos a equação da troca dos Danas (44 X 30) fez todo o sentido, pois a diferença ainda é suficiente para cobrir a montagem do Eixo completo.
Então com o recebimento desses Rolamentos vamos dar início à montagem do Eixo.
Foram adquiridos os seguintes componentes:
1) Discos novos de Rodas Traseiras do Opala 92 vieram de SP
2) Pinças de Freio do Golf - usadas vieram aí do PR e foram recondicionadas com Kits originais VW de reparo
3) Cabo do Freio de Estacionamento novo do Opala 92 - veio de MG
4) Espelhos dos Discos originais do Opala 92 - peças raras que deu muito trabalho para serem encontradas vieram de SP
5) Buchas novas (todas do Eixo Traseiro) vieram de SP
6) Válvulas Equalizadoras e Flexíveis vieram de SP
7) Barra Panhart com regulagem pois meu carro tem uma altura diferente da original para eliminação de raspagens de bordas dos Pneus em Paralama que está vindo do PR.
Seguem algumas fotos:
Detalhe do Corpo trincado de Rolamento
Já estou curtindo bastante o carro, que NMMHO ficou muito bom. O único arrependimento ficou com a instalação dos Tuchos Mecânicos ao invés dos Hidráulicos. Quando eu reparo na "sinfonia dos Tuchos" sinto saudades da "gemida" que o Motor fazia no passado. Mas está esbanjando potência, algo que eu almejava desde o início (resposta rápida nas Marchas longas).
QDMA (que Deus me ajude) a terminá-lo.
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