Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Freios a Disco Rodas Traseiras EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

139 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 139 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
tabarbosa (16850)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
BANDIT (13573)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
Xann (10394)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
j ricardo (9376)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
Jean Bida (9320)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Freios a Disco Rodas Traseiras Bar_leftFreios a Disco Rodas Traseiras BarFreios a Disco Rodas Traseiras Bar_right 

5 participantes

    Freios a Disco Rodas Traseiras

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 7 Abr - 13:56:33

    Finalmente comecei a última Etapa do que imaginamos para esse Opala.
    Para aqueles que acompanharam os Tópicos de "up grade do Motor 250" e "instalação do Câmbio 2205B", lembro que eu havía adquirido um Eixo dana 44 novo (Dana Fever), cujo projeto de instalação acabou congelado durante quase 3 anos, enquanto eu terminava Motor, Injeção e Câmbio.
    Quando decidi pela instalação, acabei não encontrando um Soldador de confiança e/ ou com referências que aceitasse realizar a solda dos Suportes dos Braços e Amortecedores.
    Então abortei o Projeto e acabei negociando o Eixo com um amigo de Anápolis-GO, a troco de um com Dana 30 usado mas completo, para a partir dele fazer a instalação dos Discos e Pinças, para mais à frente substituir o Eixo Traseiro original, um Braseixos 3:07.
    Enviei o Dana 44 para lá onde ele teve o mesmo problema (Solda). Uma vez OK ele fez a montagem dos periféricos, fez uma troca rápida de Eixo e enviou o Dana 30 para cá. Isso levou quase 7 meses.

    O Eixo recebido apresenta-se integro, embora com desgaste significativo nas Planetárias. Coroa e Pinhão OK, sem folgas, desgaste ou danos.
    Poderia ter montado que certamente funcionaria como estava no SS de onde veio. Como já gastei um $ significativo nesse carro, tendo colocado tudo de bom e do melhor que encontrei, fui um pouco mais além e acabei adquirindo um jogo novo e original de Planetárias.

    Ao abrir o Diferencial encontrei o Miolo de um dos Rolamentos trincado, o que me levou a adquirir novo par de Rolamentos, peça rara de ser encontrada original. Graças à internet encontramos em SC peças originais que apresentam leve corrosão na parte externa, mas não na pista dos Roletes (vide fotos).
    Mesmo com esses contratempos a equação da troca dos Danas (44 X 30) fez todo o sentido, pois a diferença ainda é suficiente para cobrir a montagem do Eixo completo.

    Então com o recebimento desses Rolamentos vamos dar início à montagem do Eixo.
    Foram adquiridos os seguintes componentes:
    1) Discos novos de Rodas Traseiras do Opala 92 vieram de SP
    2) Pinças de Freio do Golf - usadas vieram aí do PR e foram recondicionadas com Kits originais VW de reparo
    3) Cabo do Freio de Estacionamento novo do Opala 92 - veio de MG
    4) Espelhos dos Discos  originais do Opala 92 - peças raras que deu muito trabalho para serem encontradas vieram de SP
    5) Buchas novas (todas do Eixo Traseiro) vieram de SP
    6) Válvulas Equalizadoras e Flexíveis vieram de SP
    7) Barra Panhart com regulagem pois meu carro tem uma altura diferente da original para eliminação de raspagens de bordas dos Pneus em Paralama que está vindo do PR.


    Seguem algumas fotos:

    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210412
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210410
    Detalhe do Corpo trincado de Rolamento
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210411
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210415
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210413
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210414
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210416
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210418
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210417
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210421
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210420
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210419

    Já estou curtindo bastante o carro, que NMMHO ficou muito bom. O único arrependimento ficou com a instalação dos Tuchos Mecânicos ao invés dos Hidráulicos. Quando eu reparo na "sinfonia dos Tuchos" sinto saudades da "gemida" que o Motor fazia no passado. Mas está esbanjando potência, algo que eu almejava desde o início (resposta rápida nas Marchas longas).

    QDMA (que Deus me ajude) a terminá-lo.

    Wil75, GranTurismo, luizm, Joey Ramone e Luiz Antonio Bottecchia gostam desta mensagem

    antiqueira79
    antiqueira79
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 30/04/2008

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por antiqueira79 Qui 8 Abr - 15:56:42

    Bacana hein, belo projeto. meus oarabéns !!!!!

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 8 Abr - 18:19:57

    muito bom Alexandre.


    realmente esta sendo um trabalho muito bem feito....eu estou acompanhando.


    esse é um carro q eu gostaria muito de conhecer pessoalmente.....principalmente por ter a mecanica muito parecida com a q eu um tempo atraz pensei em ter: 4.1 injetado 2205B e dana 3,07.


    quem sabem um dia nao baldeio ai pras bandas de SP e a gente nao da um role ne??


    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mes passado quase cheguei ate ai...fui ate mogi guaçu e itapira.....


    Itapira levei o 2205B q era meu qe eu vendi pra um cara de SP...e la tbem consegui comprar outro 2205B desmontado pra eu revisar eu montar aqui.

    mogi guaçu peguei um 2205B pra revisar e arrumar de um amigo aqui do forum kkkkkkk

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 9 Abr - 13:49:33

    Marcos Adriano escreveu:muito bom Alexandre.


    Itapira levei o 2205B q era meu qe eu vendi pra um cara de SP...e la tbem consegui comprar outro 2205B desmontado pra eu revisar eu montar aqui.

    mogi guaçu peguei um 2205B pra revisar e arrumar de um amigo aqui do forum kkkkkkk

    Grande Marcos Adriano,
    Eu costumo frequentar Socorro-SP, que é perto de Itapira.
    Assim que essa porcaria de Pandemia acabar, espero que logo, os encontros e passeis devem estar de volta, e pretendo levar o carro para aqueles lados.

    Sim, o carro "ficou um ignorante" com esse powertrain, esbanjando torque mesmo em 5ª marcha em baixa rotação.
    Eu não sei o quanto o Comando 268 ajuda nisso, pois o pessoal classifica esse Comando como "manso".

    Ainda na semana passada me visitou um Opaleiro que tem um Gran-Luxo 74 automático, com Motor original.
    Que delícia ouvir a "gemida" daquele Motor. Estivemos conversando sobre a instalação do circuito selado do Sistema de Arrefecimento que ele vai colocar (veio conhecer de perto as soluções que adotei).

    Então, o que provavelmente eu faria diferente, seria usar o Comando e Tuchos Hidráulicos do Omega. Talvez voce possa me contar algo, pois ao que me lembre voce usou o Comando 666. É isso?

    Sinalize se voce vier para esse lado. Será uma satisfação conversar.

    Grande abraço.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 9 Abr - 19:33:12

    eu aviso sim.....acho q vai demorar um pouco.....


    a pandemia acho q vai demorar bastante kkkkkkk

    mas mesmo assim vamos nos falando.....




    sobre o comando do omega eu gostei bastante.....poreeeeem eu nao tenho muito parametro pq meu problema é q tudo no meu motor é voltado pra economia devido ser meu unico carro pra qualquer trampo passeio ou role e etc.....ate mudaça eu ja fiz com ela....duas vezez ainda por cima.


    eu uso 3E com segundo estagio a vacuo totalmente original.....o unico "up grade" q eu posso dizer q tenho no motor é a taxa pois eu rodo na gasolina e meu motor é original a alcool e o 6x2 q tbem da uma ajudinha na performance.....


    mas eu acho legal q ele é um comando "manso" pra andar de boa.....de saida ele nao é taaaao bom quanto do original do opala.....mas depois dos 1500 2000 rpm ele rende muito bem....


    eu nao gosto de caro q fica dando "patadas" ja tive 446 e w40 e eles sao muito "asperos" de saida e eu nao curti.....


    ja tive comando 250S porem nem cheguei a montar no motor pq tinha acabado de colocar do omega e estava gostando muito.....


    enfim.....pro meu uso eu nao me arrependo de montado esse 666 faria de novo.....a unica coisa q eu nao faria é montar com um comando empresatado e depois ter q tirar pra devolver kkkkkk


    compraria o meu mesmo e montava.....se bem q o comando q eu comprei tava empenado tive q tirar tbem pra arrumar kkkkkkkkkkkkkkk

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 10 Abr - 9:08:49

    Marcos Adriano escreveu:eu aviso sim.....acho q vai demorar um pouco.....


    enfim.....pro meu uso eu nao me arrependo de montado esse 666 faria de novo.....a unica coisa q eu nao faria é montar com um comando empresatado e depois ter q tirar pra devolver kkkkkk


    compraria o meu mesmo e montava.....se bem q o comando q eu comprei tava empenado tive q tirar tbem pra arrumar kkkkkkkkkkkkkkk

    Olá Marcos,
    O último 6cc que eu dirigi sem ser esse meu Opala foi uma Caravan 250S 1977 do meu pai, com Câmbio no assoalho de 4 marchas. Ficava meio estranho os Pneus finos em um carro que tinha bastante potência para a época. Rebocávamos um trailer de quase 10 metros de comprimento sem qualquer dificuldade, a menos da largura da Caravan em relação a ele.
    O último que dirigi da família Opala foi uma outra Caravan 1979 modelo 80, com Motor de 4cc e Câmbio de 4 marchas também. Essa tinha as Rodas "repolho" mas com Pneu BF-Goodrich de perfil bem mais baixo do que a medida original, embora fosse original de fábrica (era carro de frota da GM).
    Fiquei sem dirigir esse meu carro durante quase 20 anos, quando ele ficou guardado e depois em restauração. Todavia, por conhece-lo tão bem, lembro de como era a tocada quando original. Silencioso e pedindo outra marcha quando em velocidade na estrada. O Carburador era um Webber 446 de corpo duplo e Afogador Automático (tudo indica, inclusive o número de série do Carro, que ele foi um protótipo de alguns dispositivos e opcionais da linha 75). Nunca tive qualquer problema com esse Carburador até voltar a andar com o carro após a restauração. Então passou a ser comum ficar sem a marcha-lenta e/ ou alimentação, efeito provável da Gasolina vagabunda que temos hoje (na época dele era só Gasolina). Foi devido a isso que passei a não confiar no carro e optei pelo Sistema de Injeção.
    Agora ele ficou meio áspero (raiz), provavelmente pelo 6 X 2, Comando, Tuchos Mecânicos e Cabeçote do Omega, além de ter uma taxa de compressão um pouco mais alta pelos Cilindros do 250S à alcool (tive que instalar uma junta de Cabeçote redimensionada para poder rodar com Gasolina).
    O Mecânico por conta dele, ao enviar o Bloco para retificar (havia penetração de água no último Cilindro) mandou dar uma "aliviada" no Volante. O cara inclusive queria que o Carro andasse com Alcool para ter mais potência, só que tudo do Omega 4.1 é a Gasolina (Bomba, Bicos, Velas e principalmente o Módulo). Os Omega 4.1 que andom por aí são mediante a instalação de Chip, que na minha opinião é gambiarra.
    Foi por esse motivo que escolhi esses Cilindros (mancada).
    Não sabemos ainda a potência real que alcança, mas está sim andando muito em relação ao que eu lembrava.
    Quem dirigiu também entende que ficou realmente bom.

    É isso aí.
    Vamos nos falando.


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 10 Abr - 9:29:30, editado 6 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 10 Abr - 9:10:51

    Recebi no final da tarde de ontem a última peça que faltava, a Barra Panhart com regulagem.
    Agora é buzinar o Mecânico, pois tudo está na mão....kkkk

    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210422
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20210423
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 18 Dez - 7:56:44

    Salve colegas. Quase 2 anos depois de aberto o tópico, estou finalmente encerrando o Projeto por um todo. O Eixo Traseiro ficou pronto e OK com o Dana 30 devidamente restaurado:
    a) Conjunto de Planetárias novo da Spicer;
    b) Os Discos de Freio eram novos do Opala 92;
    c) Espelhos usados do 92;
    d) Pinças de Freio - aqui um problema, pois eu havia adquirido como sendo de VW Golf. Não encontrei Pastilhas de Freio e depois de muito quebrar a cabeça, graças à um código gravado no corpo de uma delas, descobri que seriam do Fiat Bravo na Europa (informação obtida em Site Alemão), ou seja, seria do Marea (PQP) no Brasil. Então adquiri as Pastilhas desse modelo e, deu certo;
    e) Os Tubos de Freio Traseiro são novos, pois tivemos que fabricar em função da geometria do Eixo e Pinças;
    f) O Suporte das Pinças foram adquiridos sem furos para fixação das Pinças, e tive que furar em função dessas (Marea);
    g) Os Prisioneiros são da S-10 (mais compridos) para compensar o Disco e a largura da Roda Palito. Os das Rodas Dianteiras já haviam sido substituídos devido à medida das Porcas e Porca-segredo, que é a da Captiva;
    h) Adicionei uma Válvula Equalizadora para o Freio Traseiro, vinda da VW Kombi;
    i) Cabo do Freio de Estacionamento - aprendi o porque existem tantos Opala antigos com Freio a Disco Instalado, sem atuação do Freio de Estacionamento. Depois de muito quebrar a cabeça acabei por fabricar um exclusivo, que ficou tão bom que pretendo abrir um tópico específico para esse assunto;
    j) As Molas, que já apareciam nas Fotos iniciais, está no catálogo da Fabrini (é a traseira reforçada). Eu não gostava da atitude do carro, pois o fato de ter uma Bateria grande e Caixa passiva no Porta-Malas, fazia com que o carro ficasse com a traseira baixa, o que gerava inclusive uma interferência da carroceria com o Tubo de Escapamento (curva sobre o eixo). Essa Mola resolveu;
    k) Para montar o conjunto Instalei um Kit Buchas Suspensão Traseira MOPU, que segundo informação seriam melhores do que as originais;
    l) O Cardã, que é original, teve que ser encurtado em 20 mm.

    Amanhã, dia 19, estaremos SDQ, encerrando o Projeto.
    Falta torquear todos os fixadores da Suspensão Traseira (será feito com o carro no chão para assentamento das Buchas) e substituir as Buchas das Bandejas Dianteiras, uma vez que uma delas novas, já quebrou e interferiu no alinhamento do carro. Adquiri também peças de MOPU.
    Como a Suspensão Traseira ficou OK, eu irei montar a Barra Panhart original, c/ Buchas MOPU também, e não a ajustável.
    Uma vez esteja pronto, iremos fazer a sangria final do sistema e proceder ao ajuste da Válvula Traseira para equilibrar o sistema.

    Irei postar algumas fotos mais à frente.


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 18 Dez - 15:39:37, editado 3 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 18 Dez - 9:01:06

    Freios a Disco Rodas Traseiras 20221110
    Conj. Disco do Opala 92 c/ a Pinça do Marea, montado e ajustado
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20221210
    Válvula Equalizadora de Freio da Kombi. Foi necessário alterar a rôsca para conexão do Flexível original do Opala
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20221211
    Espelho original do Opala 92
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 18 Dez - 9:06:55

    Freios a Disco Rodas Traseiras 20221212
    Resultado da aparência
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20221213
    A Mola reforçada contribui muito para melhorar a atitude da Suspensão Traseira

    Agora começam os testes dinâmicos e ajustes finais.
    A aplicação do Freio de Estacionamento ficou perfeita.
    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por sezil Seg 19 Dez - 8:47:46

    Parabens pelo capricho no opalao!! e no aguardo do topico sobre o cabo do freio de mao!!

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 19 Dez - 8:53:17

    sezil escreveu:Parabens pelo capricho no opalao!! e no aguardo do topico sobre o cabo do freio de mao!!

    Olá Sezil. Esse Dana 30 veio aí de Anápolis, pois era do SS do Johnny.
    Lembro sempre de voce quando converso com ele, sempre sobre os Opala é claro.
    Vou preparar um tópico sobre o Cabo.

    Obrigado e grande abraço.
    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por sezil Ter 20 Dez - 12:25:36

    Johnny é um grande amigo, sempre disposto a ajudar com o opalao!!!

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 21 Dez - 4:57:45

    Lá vem o feedback. Deu quase tudo certo, com exceção de:

    1) Barra Panhard original: provoca o deslocamento do Eixo Traseiro para o lado direito em função da nova altura da Carroceria em relação ao solo. Uma vez assentada e torqueada os Fixadores da Suspensão, montamos a Barra com regulagem sem forçar o posicionamento das extremidades, e o Eixo ficou alinhado em relação à Carroceria;
    2) O Diferencial ronca alto quando tiro o Pé do acelerador.

    A suspeita reside na alteração do ângulo do Pinhão em função da subida da Carroceria ou o torque baixo na fixação do mesmo (Pinhão), o que é pouco provável.

    Hoje estaremos mexendo novamente para certificar a(s) causa(s).
    Todavia já estamos estudando como corrigir o ângulo do Pinhão através de modificação dos Braços Tensores do Eixo.

    Novas cenas no próximo capítulo.


    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por BenKenobi Qua 21 Dez - 8:28:46

    Os carros de arrancada costumam mexer no "angulo de ataque" do diferencial, ele fica posicionado de uma forma que ao acelerar nao incline muito o diferencial afim de evitar esses barulhos devido inclinacao do pinhao

    De repente vale dar uma estudada nisso, se ja nao é o que esta pesquisando hehe.

    Pra mudar o angulo de ataque o que eu sei é que é alterado a posicao do suporte da bandeja.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 22 Dez - 5:09:56

    Boa dica, mas nesse caso eu não pretendo mexer na Carroceria. Tem algumas variáveis ainda. O caminho mais curto parece ser o Braço Tensor. Baseado no tamanho das Barras Penhard (a original x ajustada) eu consigo chegar na medida exata da subida da carroceria. Essa seria a medida de extensão do Braço Tensor. Então é pegar 2 e fazer 1 na medida, com um bom serviço de solda, que provavelmente deverá ser suficiente.
    Todavia, nada está descartado inclusive voltar às Molas originais...
    Estou aplicando a famosa "teoria dos experimentos", infelizmente. Desde o início que muito pouca coisa funcionou de cara nesse projeto, mas ficou bom.
    Os Pneus não raspam mais nos frisos enem o Escapamento toca mais na Carroceria, principalmente nas ruas perto de casa que tem asfalto com muitos remendos.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 23 Dez - 7:53:27

    Novo Capitulo, provavelmente o penúltimo. Todos os testes realizados indicam que a causa do ronco está no ângulo de ataque.
    Com isso, estou focando nos Braços Tensores.
    Descobri no RS um fabricante de de Braços com regulagem que visa alinhar o Eixo Traseiro na vertical. Isso deverá ser suficiente.
    É bem provável que será preciso fazer algum ajuste no Freio de Estacionamento, que deixou de ser um problema (isso será fácil).
    Deve chegar na próxima semana, quando então farei a intervenção definitiva (espero).
    Hoje conferi o alinhamento da Carroceria aplicando um nível da parte traseira, e está OK.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 22 Abr - 9:26:48

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Novo Capitulo, provavelmente o penúltimo. Todos os testes realizados indicam que a causa do ronco está no ângulo de ataque.
    Com isso, estou focando nos Braços Tensores...

    Os Braços Tensores com regulagem (NVS) se mostraram bastante eficazes no sentido de alteração do ângulo de inclinação do Diferencial, mas no meu infelizmente não foram eficazes.
    Os Braços são muito bem construídos e proporcional alteração significativa na altura da traseira do Opala, tanto para mais alto como mais baixo.
    Recomendo o uso, principalmente para aqueles que fizeram alguma alteração nesse sentido.
    Consegui resolver o problema de outra forma (explico em mensagens à diante) mas não voltei com os Braços originais.
    Ficaram esses citados, mais a Barra Panhart também com regulagem.

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 22 Abr - 9:43:47

    Lembrando que o Diferencial, que havia recebido Planetárias novas, roncava durante a aceleração e também quando se tirava o Pé do acelerador, embora houvesse alguma alteração na frequência do ronco.
    Abrimos o Diferencial e constatamos algumas limalhas no Óleo, que pareciam vir da Coroa.
    Então partimos para substituir o conjunto Coroa & Pinhão por um novo.
    Procurei e não encontrei peças da Spicer, e acabei optando por um fabricante conceituado.
    Uma vez as peças substituídas, mantendo os Calços originais do Diferencial (não existe reposição para o Dana 30), fazendo a montagem conforme estabelecido no Manual de Manutenção da Spicer, que não faz referencia ao Dana 30 (traz todas as tabelas de parâmetros dos Dana 35 e 44, mas nada do 30), constatamos alguma melhora no que diz à inexistência de ronco durante a aceleração, mas não quando da tirada do Pé do acelerador.
    Então resolvi procurar outro Mecânico, evidentemente entre os de minha confiança, para tentar fazer uma regulagem que pudesse eliminar esse efeito.
    De todos (5 no total) apenas uma se mostrou disposto a encarar o desafio, embora afirmasse que estivesse sempre com a "agenda cheia" (me liga no final do mês que eu vejo o que dá para fazer...).
    Eu honestamente não queria levar esse carro a uma oficina de Caminhões, onde certamente teria mais condição de obter sucesso, por questões óbvias.
    Insisti com outros Mecânicos conhecidos e competentes que conheço, que continuavam declinando:
    não tenho ferramentas, não sei mexer em Diferencial, em um amigo de um conhecido que conhece uma cara que mexe nesse tipo de carro, etc...
    O problema não era nem o $, pois depois de muito gasto qualquer solução seria barata desde que fosse eficaz, é claro.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 22 Abr - 9:59:28

    O FINAL DA GRANDE HISTÓRIA:
    conforme tudo o que foi aqui contado, eu me sentia em um verdadeiro "mato sem cachorro".
    O carro praticamente pronto, montado com tudo o que era de bom e do melhor, e não podia andar com.
    Tinha então duas alternativas:

    1) Nova tentativa abrindo o Diferencial novamente e mudando a posição da Coroa através levando Calço(s) de um lado para outro;
    2) Remover o Eixo Traseiro e voltar com o original, equipado com Braseixos 3:07, que nunca havia sido aberto (estava com 69K rodados).

    Cheguei até a comentar com o Mecânico executor do Projeto todo (upgrade do Motor, Transmissão e Freios a Disco Traseiros) que eu poderia vir a falecer antes de andar novamente nesse carro (kkkk), acabamos optando pela alternativa # 2.
    Foi relativamente rápido (o mais difícil foi cortar os Cubos dos Tambores de Freio do Eixo original, para não termos que sacar os Semieixos ter novos problemas, por exemplo, com Retentores.
    A montagem e regulagem das Pinças foi muito mais fácil do que no eixo anterior, podendo até afirma que ficou melhor.
    O resultado foi extremamente positivo, e amanhã farei o teste final voltando para a estrada.

    Com isso espero carimbar o encerramento deste primeiro e último Projeto.
    Vou de Braseixos mesmo e "dane-se o Dana".

    Agora é manutenção.

    Não quero nem saber de montar a F-100 Salvat, cujos 110 capítulos estão guardados aguardando (sic) motivação...
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 22 Abr - 10:20:31

    Como sempre, seguem alguma fotos do resultado final:
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230410
    Detalhe do Braço Extensor com regulagem - trabalha na inclinação do Eixo, alterando o ângulo de ataque do Pinhão
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230411
    a Tubulação de Freio teve que ser reconstruída para o novo Eixo
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230412
    Conjunto de Freio do lado direito - funcionamento primoroso inclusive do acionamento do Freio de Estacionamento
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230413
    Ângulo do Diferencial em relação ao Cardã calibrado com os Braços Extensores após a subida da carroceria (Molas reforçadas)
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230415
    Conjunto de Freio do lado esquerdo
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230416
    Barra Panhart com regulagem - fundamental para a correção do alinhamento do Eixo em relação à carroceria após o procedimento de alteração de altura da carroceria
    Freios a Disco Rodas Traseiras 20230414
    Atitude do carro após encerramento.

    Eu entendo que muitos dos colegas opaleiros preferem o carro rebaixado, o que não é o meu caso.
    Vejam que a Tubulação de Escapamento ficou bem abaixo em relação ao original, o que provocava raspadas em lombadas, por exemplo.
    Eu na realidade nunca gostei da atitude desse carro, que sempre teve a frente baixa em relação à traseira.
    Depois que corrigi isso, a traseira ficou mais baixa que a frente, algo que muito me desagradava também, lembrando que com as Molas originais os Pneus dianteiros instalados raspavam nos Paralamas, o que era inaceitável.
    Agora ficou do jeito que eu queria, ou seja, com o carro parado a frente está igual à traseira.
    Durante deslocamento há uma leve inclinação, sem que haja interferência em qualquer situação.
    Agora é botar o bicho para andar.

    Benatti gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Freios a Disco Rodas Traseiras Empty Re: Freios a Disco Rodas Traseiras

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 16:35:57