Marcos Adriano escreveu:o problema é justamente esse:
compressor pequeno.....
poucos sabem mas compressor de ar condicionado tem cilindrada.
o compressor original do opala tem 148 cilindradas....eu uso atualmente um compressor da linha agricola q tem 150 cilindradas.
os carros menores de menor potencia no motor costumam usar um compressor de 80 cilindradas.
o q isso afeta?? só o motor??
- Nao, isso afeta muito o processo de bombeamento do fluido pois normlamente veiculos maiores tendem a ter motores maiores entao um compressor de maio cilindrada nao interfere taaanto no funcionamento do motor e consumo.
Tá, mas pra q vc ta falando sobre isso?
- Um compressor com uma menor capacidade de bombeamento pode sofrer de mais pra gelar o interior de um carro grande como é o caso do opala.
trocando em muidos é quase a mesma coisa q vc ter uma sala grande onde seria indicado um ar de 18mil BTU´s e vc montar um com 9mil.
realmente é uma opcao legal....mas muitas caracteristas tem q serem observadas...senao vai gastar e nao vai render o esperado.
Concordo que o correto dimensionamento do compressor é uma parte importante do processo de instalação, mas preciso citar alguns pormenores.
Em uma residência o dimensionamento correto do tamanho do compressor é prioritariamente levado em consideração devido ao consumo de energia elétrica e a vida útil do sistema, já que um compressor subdimensionado vai ficar muito mais tempo em funcionamento (para chegar na temperatura ajustada para aquele ambiente) consumindo mais energia e consequentemente utilizando sua vida útil em menos tempo de uso.
Sobre o consumo em um carro que é alimentado por uma bateria que é carregada por um alternador que está sempre em funcionamento, isso não seria problema, já que você deverá utilizar o ar condicionado enquanto o motor estiver em funcionamento. Sobre a vida útil do compressor, acredito que esses compressores automotivos sejam projetados para uma vida útil elevada devido ao ambiente que em que operam (grande variação de temperatura, vibração, choques, intempéries, sujeira, entre outras..).
Sobre compressores menores, tenho uma observação interessante.
Quando trabalhei no laboratório de motores e transmissões na Powertrain da GM em SCS, em uma das conversas sobre consumo de combustível dos veículos equipados com motores conhecidos como "Familia II" em comparação com os concorrentes da época, foram comprados um modelos de cada dos carros que estavam na mesma categoria do Vectra e foi analisado o por que de seus motores consumirem tão pouco combustível como todas as revistas e pessoas comentavam e reclamavam do alto consumo do Vectra/Zafira/Astra.
Nessa análise foi constatado na simulação de funcionamento nos dinamômetros de bancada os motores consumiam praticamente a mesma coisa ou seja, o que aumentava o consumo eram os acessórios pendurados no motores e a carroceira em si (massa, aerodinâmica e etc..). Um dos itens observados foi o compressor de ar condicionado que no Vectra era de capacidade e tamanho muito maior do que nos concorrentes, e nem por isso haviam reclamações de baixa performance no sistema de ar condicionado dos mesmos concorrentes.
Resumindo toda história, nem sempre é necessário ter um grande equipamento para se ter performance. Claro que quanto maior a máquina mais rapidamente se chega no objetivo, mas tudo tem um custo.
Sobre o interior do Opala, eu não acho tão grande, acho é até pequeno pelo quanto que o carro é grande por fora, então acho que o problema maior será mesmo no isolamento térmico que é muito precário originalmente e a área envidraçada que é grande também, mas isso pode ser remediado com mantas e revestimentos no assoalho, portas, laterais internas, parede corta fogo, teto e uma película de vidros de qualidade (3M por exemplo).
Tenho um Honda Fit que internamente é MUITO maior que o Opala (quem já andou de Fit sabe o quanto é grande) e seu compressor parece de brinquedo, e cara, pode estar quente o que for, o sistema de ar condicionado é super eficiente.
Comparar os compressores atuais com os modelos de 20, 30, 40 anos, não é correto. A tecnologia de materiais hoje é muito superior, com isso temos a mesma capacidade nas máquinas com tamanho muito menor, sendo assim, fazer a comparação apenas pelo tamanho (entenda também por cilindrada e não só tamanho externo) ou apenas potência (entenda que BTU é indiretamente uma unidade de potência) é um pouco simplista. Temos que analisar a eficiência das máquinas.
Esse compressor que a empresa está instalando deve ser dos modelos mais eficientes que temos atualmente afinal, eles cobram o preço por isso e garantem o correto funcionamento.
Eu só não instalei esse ar condicionado com compressor elétrico por que o valor é um pouco caro ainda e está inflacionado por dois motivos, primeiro é o fator "novidade" (mesmo não sendo tão novo assim) e pela escassez de matéria-prima e consequentemente produtos industrializados que estamos passando devido a pandemia, mas é praticamente certo que vou instalar.
Escrevi demais.. rs
Forte abraço!
MDO
Hoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS
» Tampão Caravan Diplomata
Ontem à(s) 18:50:37 por Müller
» Motor 4cil 2.8
Ontem à(s) 14:17:19 por LEOGC
» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Ontem à(s) 12:56:23 por bybecker
» Ferramenta para travar volante do opala
Ontem à(s) 11:33:01 por opala4cc
» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Ontem à(s) 8:42:36 por Bre4100
» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Seg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena
» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Seg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS
» chaves do opala
Seg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86