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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por mesmodooutro Ter 13 Abr - 9:08:48

    Eai Opaleiros!

    Os puristas que me perdoem mas eu gosto do que moderno e bom, apesar de gostar de carro antigo.. rs.. Dilema né.. XD

    Ar condicionado hoje além de necessário por conta da violência, é um conforto a mais que eu faço questão.

    Meu 73 não possui A/C, sendo assim sempre fiquei de olho nos kits para instalação, mas confesso que aquela parafernália gigante no cofre, fora as adaptações com suporte, acerto da marcha lenta e etc, nunca me agradaram.

    A um bom tempo venho acompanhando a REFRISOM em Vinhedo/SP. Ela é uma empresa especializada em ar condicionado automotivo e algum tempo eles estão com um "novo" produto que é o ar condicionado com compressor elétrico.

    Esse tipo de compressor possui um motor elétrico acoplado, que é alimentado pela bateria do carro.
    A grande vantagem desse sistema é que por não utilizar o motor do carro para girar o compressor, nada se altera no motor além da troca do alternador e bateria e também do fato do motocompressor ser bem pequeno ele pode ser até escondido caso o dono opte por não deixar quase nada a mostra conservando a originalidade visual do cofre.

    Por ser "novo" esse sistema de A/C com compressor elétrico, ele é ainda um pouco caro, mas acredito que conforme o tempo passa, ele vai baratear.

    Pretendo instalar esse sistema no meu 73, caso alguém já tenha esse sistema instalado, peço que compartilhe sua experiência conosco.

    Segue o canal dos caras com alguns exemplos de instalação em carros antigos:
    https://www.youtube.com/channel/UCDrMBXPhMwd0mUIieydHJwA

    Forte abraço!

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    Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison Empty Re: Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison

    Mensagem por Diplo87 Ter 13 Abr - 13:48:03

    Achei bacana a idéia OKK

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    Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison Empty Re: Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison

    Mensagem por PedroV9 Ter 13 Abr - 13:56:39

    Estou de olho num compressor desses no aliexpress. Sai por cerca de 1700 reais com frete em 6x s/juros, fora taxas de importação.

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    Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison Empty Re: Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Abr - 17:56:02

    o problema é justamente esse:

    compressor pequeno.....


    poucos sabem mas compressor de ar condicionado tem cilindrada.


    o compressor original do opala tem 148 cilindradas....eu uso atualmente um compressor da linha agricola q tem 150 cilindradas.


    os carros menores de menor potencia no motor costumam usar um compressor de 80 cilindradas.


    o q isso afeta?? só o motor??

    - Nao, isso afeta muito o processo de bombeamento do fluido pois normlamente veiculos maiores tendem a ter motores maiores entao um compressor de maio cilindrada nao interfere taaanto no funcionamento do motor e consumo.


    Tá, mas pra q vc ta falando sobre isso?

    - Um compressor com uma menor capacidade de bombeamento pode sofrer de mais pra gelar o interior de um carro grande como é o caso do opala.


    trocando em muidos é quase a mesma coisa q vc ter uma sala grande onde seria indicado um ar de 18mil BTU´s e vc montar um com 9mil.



    realmente é uma opcao legal....mas muitas caracteristas tem q serem observadas...senao vai gastar e nao vai render o esperado.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 13 Abr - 18:01:08

    Movido para seção correta!


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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

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    Mensagem por fauzi Ter 13 Abr - 19:23:39

    É pra se pensar ... deve ter mais potentes também. Tava vendo as perguntas no ML de um vendedor de Goiânia, que garantiu a um interessado que dava pra colocar no motor home. Ele anuncia como servindo pra galaxie, maverick dodge, opala. Vamos ver se aparece alguém q já instalou.
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    Mensagem por mesmodooutro Qua 14 Abr - 8:07:56

    Marcos Adriano escreveu:o problema é justamente esse:

    compressor pequeno.....
    poucos sabem mas compressor de ar condicionado tem cilindrada.
    o compressor original do opala tem 148 cilindradas....eu uso atualmente um compressor da linha agricola q tem 150 cilindradas.
    os carros menores de menor potencia no motor costumam usar um compressor de 80 cilindradas.
    o q isso afeta?? só o motor??
    - Nao, isso afeta muito o processo de bombeamento do fluido pois normlamente veiculos maiores tendem a ter motores maiores entao um compressor de maio cilindrada nao interfere taaanto no funcionamento do motor e consumo.
    Tá, mas pra q vc ta falando sobre isso?
    - Um compressor com uma menor capacidade de bombeamento pode sofrer de mais pra gelar o interior de um carro grande como é o caso do opala.
    trocando em muidos é quase a mesma coisa q vc ter uma sala grande onde seria indicado um ar de 18mil BTU´s e vc montar um com 9mil.
    realmente é uma opcao legal....mas muitas caracteristas tem q serem observadas...senao vai gastar e nao vai render o esperado.

    Concordo que o correto dimensionamento do compressor é uma parte importante do processo de instalação, mas preciso citar alguns pormenores.

    Em uma residência o dimensionamento correto do tamanho do compressor é prioritariamente levado em consideração devido ao consumo de energia elétrica e a vida útil do sistema, já que um compressor subdimensionado vai ficar muito mais tempo em funcionamento (para chegar na temperatura ajustada para aquele ambiente) consumindo mais energia e consequentemente utilizando sua vida útil em menos tempo de uso.

    Sobre o consumo em um carro que é alimentado por uma bateria que é carregada por um alternador que está sempre em funcionamento, isso não seria problema, já que você deverá utilizar o ar condicionado enquanto o motor estiver em funcionamento. Sobre a vida útil do compressor, acredito que esses compressores automotivos sejam projetados para uma vida útil elevada devido ao ambiente que em que operam (grande variação de temperatura, vibração, choques, intempéries, sujeira, entre outras..).

    Sobre compressores menores, tenho uma observação interessante.
    Quando trabalhei no laboratório de motores e transmissões na Powertrain da GM em SCS, em uma das conversas sobre consumo de combustível dos veículos equipados com motores conhecidos como "Familia II" em comparação com os concorrentes da época, foram comprados um modelos de cada dos carros que estavam na mesma categoria do Vectra e foi analisado o por que de seus motores consumirem tão pouco combustível como todas as revistas e pessoas comentavam e reclamavam do alto consumo do Vectra/Zafira/Astra.
    Nessa análise foi constatado na simulação de funcionamento nos dinamômetros de bancada os motores consumiam praticamente a mesma coisa ou seja, o que aumentava o consumo eram os acessórios pendurados no motores e a carroceira em si (massa, aerodinâmica e etc..). Um dos itens observados foi o compressor de ar condicionado que no Vectra era de capacidade e tamanho muito maior do que nos concorrentes, e nem por isso haviam reclamações de baixa performance no sistema de ar condicionado dos mesmos concorrentes.
    Resumindo toda história, nem sempre é necessário ter um grande equipamento para se ter performance. Claro que quanto maior a máquina mais rapidamente se chega no objetivo, mas tudo tem um custo.

    Sobre o interior do Opala, eu não acho tão grande, acho é até pequeno pelo quanto que o carro é grande por fora, então acho que o problema maior será mesmo no isolamento térmico que é muito precário originalmente e a área envidraçada que é grande também, mas isso pode ser remediado com mantas e revestimentos no assoalho, portas, laterais internas, parede corta fogo, teto e uma película de vidros de qualidade (3M por exemplo).
    Tenho um Honda Fit que internamente é MUITO maior que o Opala (quem já andou de Fit sabe o quanto é grande) e seu compressor parece de brinquedo, e cara, pode estar quente o que for, o sistema de ar condicionado é super eficiente.

    Comparar os compressores atuais com os modelos de 20, 30, 40 anos, não é correto. A tecnologia de materiais hoje é muito superior, com isso temos a mesma capacidade nas máquinas com tamanho muito menor, sendo assim, fazer a comparação apenas pelo tamanho (entenda também por cilindrada e não só tamanho externo) ou apenas potência (entenda que BTU é indiretamente uma unidade de potência) é um pouco simplista. Temos que analisar a eficiência das máquinas.

    Esse compressor que a empresa está instalando deve ser dos modelos mais eficientes que temos atualmente afinal, eles cobram o preço por isso e garantem o correto funcionamento.
    Eu só não instalei esse ar condicionado com compressor elétrico por que o valor é um pouco caro ainda e está inflacionado por dois motivos, primeiro é o fator "novidade" (mesmo não sendo tão novo assim) e pela escassez de matéria-prima e consequentemente produtos industrializados que estamos passando devido a pandemia, mas é praticamente certo que vou instalar.

    Escrevi demais.. rs

    Forte abraço!

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    Mensagem por Fmm4100 Qua 14 Abr - 8:19:14

    Ainda no tema de refrigeração, mas fugindo da pauta do compressor, umas das coisas legais que vi foi a montagem da caixa evaporadora universal no lugar da caixa de ventilação. Fica totalmente escondida.

    O Gilberto (Araraquara) fez isso no cupe e ainda bolou um controle de fluxo painel / parabrisa usando o comando original do ventilador.
    Ele controla o termostato, on/off, velocidades e o fluxo através do comando original.
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    Mensagem por mesmodooutro Qua 14 Abr - 8:36:13

    Rubão6cc escreveu:Movido para seção correta!

    Obrigado!
    Não seria interessante criar uma área somente para A/C?

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    Mensagem por mesmodooutro Qua 14 Abr - 8:40:05

    Fmm4100 escreveu: Ainda no tema de refrigeração, mas fugindo da pauta do compressor, umas das coisas legais que vi foi a montagem da caixa evaporadora universal no lugar da caixa de ventilação.  Fica totalmente escondida.

    O Gilberto (Araraquara) fez isso no cupe e ainda bolou um controle de fluxo painel / parabrisa usando o comando original do ventilador.
    Ele controla o termostato, on/off, velocidades e o fluxo através do comando original.

    Show!
    Alguns dutos/mangueiras de AR, fita e boa vontade, acredito que não seja tão complicado.. rsrs..
    Nota DEZ!

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    Mensagem por Rubão6cc Qua 14 Abr - 9:10:06

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Movido para seção correta!

    Obrigado!
    Não seria interessante criar uma área somente para A/C?

    MDO

    Isso me passou pela mente também. Não existe nenhuma seção em que o tema sobre ar condicionado se encaixe perfeitamente. Teria que ver com o Edu.


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    Mensagem por mesmodooutro Qua 14 Abr - 9:20:55

    Rubão6cc escreveu:
    mesmodooutro escreveu:

    Obrigado!
    Não seria interessante criar uma área somente para A/C?

    MDO

    Isso me passou pela mente também. Não existe nenhuma seção em que o tema sobre ar condicionado se encaixe perfeitamente. Teria que ver com o Edu.

    Seria muito bom!
    Afinal, ar condicionado hoje é praticamente um luxo necessário e com certeza mais gente vai vir falar disso, fora os inúmeros excelentes tópicos que já existem e estão perdidos por aí.. rsrs...

    Forte abraço!

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    Mensagem por Diplo87 Qua 14 Abr - 12:43:25

    mesmodooutro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Isso me passou pela mente também. Não existe nenhuma seção em que o tema sobre ar condicionado se encaixe perfeitamente. Teria que ver com o Edu.

    Seria muito bom!
    Afinal, ar condicionado hoje é praticamente um luxo necessário e com certeza mais gente vai vir falar disso, fora os inúmeros excelentes tópicos que já existem e estão perdidos por aí.. rsrs...

    Forte abraço!

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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 14 Abr - 18:45:26

    mesmodooutro escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:o problema é justamente esse:

    compressor pequeno.....
    poucos sabem mas compressor de ar condicionado tem cilindrada.
    o compressor original do opala tem 148 cilindradas....eu uso atualmente um compressor da linha agricola q tem 150 cilindradas.
    os carros menores de menor potencia no motor costumam usar um compressor de 80 cilindradas.
    o q isso afeta?? só o motor??
    - Nao, isso afeta muito o processo de bombeamento do fluido pois normlamente veiculos maiores tendem a ter motores maiores entao um compressor de maio cilindrada nao interfere taaanto no funcionamento do motor e consumo.
    Tá, mas pra q vc ta falando sobre isso?
    - Um compressor com uma menor capacidade de bombeamento pode sofrer de mais pra gelar o interior de um carro grande como é o caso do opala.
    trocando em muidos é quase a mesma coisa q vc ter uma sala grande onde seria indicado um ar de 18mil BTU´s e vc montar um com 9mil.
    realmente é uma opcao legal....mas muitas caracteristas tem q serem observadas...senao vai gastar e nao vai render o esperado.

    Concordo que o correto dimensionamento do compressor é uma parte importante do processo de instalação, mas preciso citar alguns pormenores.

    Em uma residência o dimensionamento correto do tamanho do compressor é prioritariamente levado em consideração devido ao consumo de energia elétrica e a vida útil do sistema, já que um compressor subdimensionado vai ficar muito mais tempo em funcionamento (para chegar na temperatura ajustada para aquele ambiente) consumindo mais energia e consequentemente utilizando sua vida útil em menos tempo de uso.

    Sobre o consumo em um carro que é alimentado por uma bateria que é carregada por um alternador que está sempre em funcionamento, isso não seria problema, já que você deverá utilizar o ar condicionado enquanto o motor estiver em funcionamento. Sobre a vida útil do compressor, acredito que esses compressores automotivos sejam projetados para uma vida útil elevada devido ao ambiente que em que operam (grande variação de temperatura, vibração, choques, intempéries, sujeira, entre outras..).

    Sobre compressores menores, tenho uma observação interessante.
    Quando trabalhei no laboratório de motores e transmissões na Powertrain da GM em SCS, em uma das conversas sobre consumo de combustível dos veículos equipados com motores conhecidos como "Familia II" em comparação com os concorrentes da época, foram comprados um modelos de cada dos carros que estavam na mesma categoria do Vectra e foi analisado o por que de seus motores consumirem tão pouco combustível como todas as revistas e pessoas comentavam e reclamavam do alto consumo do Vectra/Zafira/Astra.
    Nessa análise foi constatado na simulação de funcionamento nos dinamômetros de bancada os motores consumiam praticamente a mesma coisa ou seja, o que aumentava o consumo eram os acessórios pendurados no motores e a carroceira em si (massa, aerodinâmica e etc..). Um dos itens observados foi o compressor de ar condicionado que no Vectra era de capacidade e tamanho muito maior do que nos concorrentes, e nem por isso haviam reclamações de baixa performance no sistema de ar condicionado dos mesmos concorrentes.
    Resumindo toda história, nem sempre é necessário ter um grande equipamento para se ter performance. Claro que quanto maior a máquina mais rapidamente se chega no objetivo, mas tudo tem um custo.

    Sobre o interior do Opala, eu não acho tão grande, acho é até pequeno pelo quanto que o carro é grande por fora, então acho que o problema maior será mesmo no isolamento térmico que é muito precário originalmente e a área envidraçada que é grande também, mas isso pode ser remediado com mantas e revestimentos no assoalho, portas, laterais internas, parede corta fogo, teto e uma película de vidros de qualidade (3M por exemplo).
    Tenho um Honda Fit que internamente é MUITO maior que o Opala (quem já andou de Fit sabe o quanto é grande) e seu compressor parece de brinquedo, e cara, pode estar quente o que for, o sistema de ar condicionado é super eficiente.

    Comparar os compressores atuais com os modelos de 20, 30, 40 anos, não é correto. A tecnologia de materiais hoje é muito superior, com isso temos a mesma capacidade nas máquinas com tamanho muito menor, sendo assim, fazer a comparação apenas pelo tamanho (entenda também por cilindrada e não só tamanho externo) ou apenas potência (entenda que BTU é indiretamente uma unidade de potência) é um pouco simplista. Temos que analisar a eficiência das máquinas.

    Esse compressor que a empresa está instalando deve ser dos modelos mais eficientes que temos atualmente afinal, eles cobram o preço por isso e garantem o correto funcionamento.
    Eu só não instalei esse ar condicionado com compressor elétrico por que o valor é um pouco caro ainda e está inflacionado por dois motivos, primeiro é o fator "novidade" (mesmo não sendo tão novo assim) e pela escassez de matéria-prima e consequentemente produtos industrializados que estamos passando devido a pandemia, mas é praticamente certo que vou instalar.

    Escrevi demais.. rs

    Forte abraço!

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    é tudo bem.....tudo faz sentido tbem


    eu só comentei dos btu´s como um exemplo.....e como vc disse um menor q o indicado ficaria mais tempo ligado....da mesma maneira q o compressor no veiculo ficaria mais tempo acionado.....

    mesmo ele nao sendo tocado pelo motor "alguem" vai fazer a força pra tocar ele.....e seria o alternador (se for a bateria, o alternador teria q repor a carga)....é logico q nao puxa a mesma carga q o compressor mecanico.....mas um pouquinho no motor sempre da......


    uma coisa excelente alem do isolamento termico hoje em dia com ctz é a caixa evaporadora dentro do habitaculo...


    a caixa do opala no cofre é foda......com ctz se fosse la dentro seria muito mais eficiente.


    sobre o interior do opala ate concordo q pode nao ser taaaao grande....mas cara.....o interior da minha caravan é enorme....nao tem como negar....e ela demora pra gelar por inteiro.....mesmo o ar saindo com 6, 8 ou 10° por exemplo.....da uma boa refrescada na frente...mas la atraz eu acho nao é tao bom...ate pq nunca andei no banco de traz dela e desde q religuei o ar em novembro do ano passado nao lembro de ter chegado a andar com mais de 3 pessoas nela.


    depois de instalar as ventoinhas auxiliares e conseguir adicionar mais fluido parece q melhorou bastante....mas ainda só dei aquele rolezinho pra ir buscar a pizza de sabado a noite....nao andei relativamente bastante tempo com ela...seja na pista ou cidade....

    com ctz peças mais modernas fazem muita diferença e é por isso q o fit gela rapido assim como todos os outros hoje em dia.....condensador brasado, valvula de expansao, compressor variavel, valvula torre e etc....tudo ajuda.....


    eu nao nego q seja uma boa opcao...mas eu realmente analisaria bem.......pois como dito em outro topico (miolo de chave do chevete no opala) vendedor sempre vai falar q da, q fica bom e etc...maaaaaas esperemos alguem pra ver.
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    Mensagem por nalin Qui 15 Abr - 17:24:38

    mesmodooutro escreveu:Eai Opaleiros!

    Os puristas que me perdoem mas eu gosto do que moderno e bom, apesar de gostar de carro antigo.. rs.. Dilema né.. XD

    Ar condicionado hoje além de necessário por conta da violência, é um conforto a mais que eu faço questão.

    Meu 73 não possui A/C, sendo assim sempre fiquei de olho nos kits para instalação, mas confesso que aquela parafernália gigante no cofre, fora as adaptações com suporte, acerto da marcha lenta e etc, nunca me agradaram.

    A um bom tempo venho acompanhando a REFRISOM em Vinhedo/SP. Ela é uma empresa especializada em ar condicionado automotivo e algum tempo eles estão com um "novo" produto que é o ar condicionado com compressor elétrico.

    Esse tipo de compressor possui um motor elétrico acoplado, que é alimentado pela bateria do carro.
    A grande vantagem desse sistema é que por não utilizar o motor do carro para girar o compressor, nada se altera no motor além da troca do alternador e bateria e também do fato do motocompressor ser bem pequeno ele pode ser até escondido caso o dono opte por não deixar quase nada a mostra conservando a originalidade visual do cofre.

    Por ser "novo" esse sistema de A/C com compressor elétrico, ele é ainda um pouco caro, mas acredito que conforme o tempo passa, ele vai baratear.

    Pretendo instalar esse sistema no meu 73, caso alguém já tenha esse sistema instalado, peço que compartilhe sua experiência conosco.

    Segue o canal dos caras com alguns exemplos de instalação em carros antigos:
    https://www.youtube.com/channel/UCDrMBXPhMwd0mUIieydHJwA

    Forte abraço!

    MDO


    Rapaz, eu cobiço esse kit de ar condicionado elétrico:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1817120026-kit-ar-condicionado-automotivo-eletrico-12-volts-opala-_JM#position=9&type=item&tracking_id=98c1d097-e079-4389-9eaf-9dd5f37e2654

    pecado são os R$ 4.500 que ele custa, fora uns R$ 1.000 que com certeza vai a mais de mão de obra...

    cheguei ao 'veredicto' de optar por esse sistema pois investi em um kit de ignição HEI, muito bom por sinal, o qual impede a colocação do compressor mecânico no lugar original, e não pretendo mexer nessa ignição por hora, além de que, um kit de ar condicionado com compressor mecânico para opala (não original, claro), não me refrescaria muito nos ~R$ 3.400 que custa:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1372185001-kit-ar-condicionado-automotivo-opala-completo-brinde-_JM#position=34&type=item&tracking_id=8ec5358c-b86b-40e0-a31e-813704e96e95

    claro, além da mão de obra.


    Hoje, se eu comprasse um opala 6 cilindros com ar condicionado, no máximo trocaria a evaporadora por uma 'universal' no interior do veículo pelo tamanho, peso, eficiência dentro da cabine conforme citado pelo nosso colega Adriano acima, mas hoje, 'partindo do zero', que não tenho o kit, prefiro MOER 4,5k+ do que 3,4k+ num kit elétrico do que num convencional, e obviamente que qualquer destes kits exigem investimentos extra para melhorar a eficiência como película (insulfilm) nos vidros, borrachas de portas e outras de vedação novas e manta térmica por parte da tapeçaria no assoalho e talvez portas.

    Em resumo, sou á favor de um sistema de ar condicionado em funcionamento, que caiba no bolso, ou que para o condutor, valha o investimento, hoje eu cobiço esse kit elétrico, pretendo testá-lo, mas tenho um ou outro ponto crítico antes.

    Boa sorte no projeto!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Abr - 18:12:26

    ainda falando sobre a cilindrada dos compressores:


    o compressor eletrico do primeiro anuncio diz ter 18cc (dezoito)


    o segundo anuncio diz ter 140 (cento e quarenta) muito mais proximo do original q é 148



    rapaiz....sei la....só se esse compressor eletrico ser muuuuuuito bom e eficiente pra conseguir circular e gerar uma pressao de alta adequada com 18cc.


    talvez a rotacao do motor eletrico seja altissima....muito mais alta q a rotacao do motor a combustao....ai eu entenderia....


    mas é algo q ainda eu pelo menos nao vi funcionando.

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    Mensagem por fauzi Qui 15 Abr - 18:23:15

    Um caminho pra gente descobrir isso é tentar fuçar em fóruns de motor home, especialmente lá fora. Mas isso foi deixar pralgum opaleiro baum de ingreis ... minha leitura é pouca.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Abr - 18:39:37

    fauzi escreveu:Um caminho pra gente descobrir isso é tentar fuçar em fóruns de motor home, especialmente lá fora. Mas isso foi deixar pralgum opaleiro baum de ingreis ... minha leitura é pouca.


    quem sabe o bruno chumbinho nao aparece por aqui.
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    Mensagem por nalin Sex 16 Abr - 9:19:59

    Marcos Adriano escreveu:ainda falando sobre a cilindrada dos compressores:


    o compressor eletrico do primeiro anuncio diz ter 18cc (dezoito)


    o segundo anuncio diz ter 140 (cento e quarenta) muito mais proximo do original q é 148



    rapaiz....sei la....só se esse compressor eletrico ser muuuuuuito bom e eficiente pra conseguir circular e gerar uma pressao de alta adequada com 18cc.


    talvez a rotacao do motor eletrico seja altissima....muito mais alta q a rotacao do motor a combustao....ai eu entenderia....


    mas é algo q ainda eu pelo menos nao vi funcionando.


    Rapaz... pqp, o mecânico tem mais de OITO VEZES o deslocamento do elétrico... é pra se pensar mesmo, vou até cotar mudar a ignição do meu opala, se for me custar algo próximo, ou mais que esses R$ 1.100 que é a diferença entre um e outro sistema, vou optar pelo mecânico.

    Acredito que o elétrico vai trabalhar com rotação constante e com ctz maior que o mecânico, mas enfim.
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    Mensagem por adpachec Sex 16 Abr - 11:29:50

    Não.

    A tecnologia do ar condicionado elétrico é outra.

    A diferença está no condensador e evaporador, sua função seria retirar o calor e "gelar" o evaporador.

    Então ele resfria o ambiente.

    Como colocar uma caixa com gelo e um cooler de PC junto (ar condicionado de pobre).

    O consumo elétrico é mais alto (corrente), necessita cabos mais grossos e até uma válvula kicker para "dar uma acelerada" e aumentar a corrente do alternador.

    Existem alguns tópicos em que pessoas seguem cegamente um caminho, exatamente como alguns "mextres" de artes marciais que fazem de suas academias lugares "sagrados" e cegamente cultuados.

    Passei por várias academias assim com "mextres" picaretas.

    Motor home costuma ser 24 volts.

    NO ANÚNCIO DO MERCADO LIVRE DIZ; 12 VOLTS 1100 WATTS.

    1.100 / 12 = 91 amperes.

    Junto a isto vai precisar de um alternador de 120 amperes e "talvez" um start stop para desligar o ar na marcha lenta (ou o carro pode apagar).

    Em outros anúncios, o compressor de menor potência (600/800 watts) consome 50 amperes


    Última edição por adpachec em Sex 16 Abr - 11:43:41, editado 2 vez(es)
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    Mensagem por fauzi Sex 16 Abr - 11:34:53

    O alternador então não seria tanto um problema, pois muitos opaleiros já colocaram o de 120ah. E quanto a bateria? 60, 70, 90ah ou mais?
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    Mensagem por adpachec Sex 16 Abr - 11:40:28

    fauzi escreveu:O alternador então não seria tanto um problema, pois muitos opaleiros já colocaram o de 120ah. E quanto a bateria? 60, 70, 90ah ou mais?

    O alternador não seria um problema?

    O alternador não fornece 120 amperes ao ligar, talvez uns 20/30 amperes na marcha lenta.

    A corrente aumenta ao ACELERAR.

    Por isto, talvez, usar a cápsula kicker, ou um sistema start/stop.

    E no site para compressores de potência entre 600/800 watts uma bateria de 50/60 amperes.
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    Mensagem por fauzi Sex 16 Abr - 12:11:17

    Como diz um amigo: é um todo simples e complexo rsrsrs.
    Ou outro: "visto de longe parece distante, quando se aproxima fica mais perto".

    Brincadeiras a parte, acho que o mais sensato é esperar alguém instalar.
    A gente podia fazer uma rifa do custo desse sistema. Depois o sorteado instala e conta pra galera como funciona.

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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 16 Abr - 20:13:47

    fauzi escreveu:Como diz um amigo: é um todo simples e complexo rsrsrs.
    Ou outro: "visto de longe parece distante, quando se aproxima fica mais perto".

    Brincadeiras a parte, acho que o mais sensato é esperar alguém instalar.
    A gente podia fazer uma rifa do custo desse sistema. Depois o sorteado instala e conta pra galera como funciona.



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 16 Abr - 20:15:47

    adpachec escreveu:Não.

    A tecnologia do ar condicionado elétrico é outra.

    A diferença está no condensador e evaporador, sua função seria retirar o calor e "gelar" o evaporador.

    Então ele resfria o ambiente.

    Como colocar uma caixa com gelo e um cooler de PC junto (ar condicionado de pobre).

    O consumo elétrico é mais alto (corrente), necessita cabos mais grossos e até uma válvula kicker para "dar uma acelerada" e aumentar a corrente do alternador.

    Existem alguns tópicos em que pessoas seguem cegamente um caminho, exatamente como alguns "mextres" de artes marciais que fazem de suas academias lugares "sagrados" e cegamente cultuados.

    Passei por várias academias assim com "mextres" picaretas.

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    NO ANÚNCIO DO MERCADO LIVRE DIZ; 12 VOLTS 1100 WATTS.

    1.100 / 12 = 91 amperes.

    Junto a isto vai precisar de um alternador de 120 amperes e "talvez" um start stop para desligar o ar na marcha lenta (ou o carro pode apagar).

    Em outros anúncios, o compressor de menor potência (600/800 watts) consome 50 amperes


    é...realmente é interessante....


    pelo q eu entendi entao ele funciona semelhante a uma geladeira? q retira o calor do interior?



    realmente uma unica peça consumir 91 amperes nao seria facil pro alternador.....
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    Mensagem por adpachec Sex 16 Abr - 20:36:48

    Marcos Adriano escreveu:
    adpachec escreveu:Não.

    A tecnologia do ar condicionado elétrico é outra.

    A diferença está no condensador e evaporador, sua função seria retirar o calor e "gelar" o evaporador.

    Então ele resfria o ambiente.

    Como colocar uma caixa com gelo e um cooler de PC junto (ar condicionado de pobre).

    O consumo elétrico é mais alto (corrente), necessita cabos mais grossos e até uma válvula kicker para "dar uma acelerada" e aumentar a corrente do alternador.

    Existem alguns tópicos em que pessoas seguem cegamente um caminho, exatamente como alguns "mextres" de artes marciais que fazem de suas academias lugares "sagrados" e cegamente cultuados.

    Passei por várias academias assim com "mextres" picaretas.

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    1.100 / 12 = 91 amperes.

    Junto a isto vai precisar de um alternador de 120 amperes e "talvez" um start stop para desligar o ar na marcha lenta (ou o carro pode apagar).

    Em outros anúncios, o compressor de menor potência (600/800 watts) consome 50 amperes


    é...realmente é interessante....


    pelo q eu entendi entao ele funciona semelhante a uma geladeira? q retira o calor do interior?



    realmente uma unica peça consumir 91 amperes nao seria facil pro alternador.....


    Sim o princípio é similar a geladeira.

    Porém a geladeira é 110/220 volts o que reduz a corrente.

    1.200 watts / 110 volts = 10,9 amperes.

    O sistema foi criado para carros elétricos, mas descobriram que o consumo do ar condicionado reduz a já pouca autonomia dos carros.
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    Mensagem por GustavoZorzi Sex 16 Abr - 20:42:13

    Nossa mas será que consome mesmo tudo isso? Será que não é algum tipo de potência de marketing tipo os PMPO de som, CFM de Carburador ou Potência de placa solar?
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    Mensagem por adpachec Sex 16 Abr - 21:45:48

    GustavoZorzi escreveu:Nossa mas será que consome mesmo tudo isso? Será que não é algum tipo de potência de marketing tipo os PMPO de som, CFM de Carburador ou Potência de placa solar?


    Para um de 18cc que foi considerado de pouca potência.


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1839009323-compressor-eletrico-ar-condicionado-universal-automotivo-12v-_JM#position=18&type=item&tracking_id=75b87496-0834-4a76-95b5-a552c6486bb0

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    Para mim é igual aparelho de som barato, reforçam os agudos para dar capacidade de aumentar o som sem distorção.

    Aquele som que "abrindo" o volume o som fica estridente ou "ardido".

    Minha opinião....
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    Mensagem por GustavoZorzi Sex 16 Abr - 23:15:49

    adpachec escreveu:
    GustavoZorzi escreveu:Nossa mas será que consome mesmo tudo isso? Será que não é algum tipo de potência de marketing tipo os PMPO de som, CFM de Carburador ou Potência de placa solar?


    Para um de 18cc que foi considerado de pouca potência.


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1839009323-compressor-eletrico-ar-condicionado-universal-automotivo-12v-_JM#position=18&type=item&tracking_id=75b87496-0834-4a76-95b5-a552c6486bb0

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    Para mim é igual aparelho de som barato, reforçam os agudos para dar capacidade de aumentar o som sem distorção.

    Aquele som que "abrindo" o volume o som fica estridente ou "ardido".

    Minha opinião....
    nesse da refrisom vi que eles instalaram do fusca do adg da high torque
    o cara comentou que eles fizeram upgrade para alternador e bateria de 70amp e isso pq ele ainda tinha um som no fusca

    Acredito que para um uso normal funcione sim, essa potência deve ser quando se usar o ar no "talo", mas que deve ser considerada num dimensionamento.

    Eu mesmo nos ar condicionados dos carros que temos em casa dos 4 níveis que ele possui, uso no máximo o 3 para dar aquela gelada rápida e depois uso o 2 ou 1.
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    Mensagem por adpachec Sáb 17 Abr - 1:01:34

    GustavoZorzi escreveu:
    adpachec escreveu:


    Para um de 18cc que foi considerado de pouca potência.


    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1839009323-compressor-eletrico-ar-condicionado-universal-automotivo-12v-_JM#position=18&type=item&tracking_id=75b87496-0834-4a76-95b5-a552c6486bb0

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    Para mim é igual aparelho de som barato, reforçam os agudos para dar capacidade de aumentar o som sem distorção.

    Aquele som que "abrindo" o volume o som fica estridente ou "ardido".

    Minha opinião....
    nesse da refrisom vi que eles instalaram do fusca do adg da high torque
    o cara comentou que eles fizeram upgrade para alternador e bateria de 70amp e isso pq ele ainda tinha um som no fusca

    Acredito que para um uso normal funcione sim, essa potência deve ser quando se usar o ar no "talo", mas que deve ser considerada num dimensionamento.

    Eu mesmo nos ar condicionados dos carros que temos em casa dos 4 níveis que ele possui, uso no máximo o 3 para dar aquela gelada rápida e depois uso o 2 ou 1.

    Faixa de rotação do compressor; de 1000 a 6000 rotações.

    Então ele tem ajuste, e a corrente máxima é na potência máxima.
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    Mensagem por nalin Sáb 17 Abr - 8:24:19

    fauzi escreveu:Como diz um amigo: é um todo simples e complexo rsrsrs.
    Ou outro: "visto de longe parece distante, quando se aproxima fica mais perto".

    Brincadeiras a parte, acho que o mais sensato é esperar alguém instalar.
    A gente podia fazer uma rifa do custo desse sistema. Depois o sorteado instala e conta pra galera como funciona.


    "acho que o mais sensato é esperar alguém instalar"

    Sem mais.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 17 Abr - 18:11:30

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    Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison Empty Re: Ar condicionado elétrico para antigos - Refrison

    Mensagem por chevy250 Dom 18 Abr - 13:01:40

    Seguindo a regra da conservação de energia, não há muito milagre a não ser o da eficiência.
    O "roubo" de potencia do motor do carro via correia do compressor do ar condicionado mecanico vai passar para a correia do novo alternador.
    Para a mesma potencia de compressor e mesma eficiencia, dá na mesma.
    Com 12V a corrente tem que ser muito alta mesmo.

    Porém, considerando a eficiência, o elétrico, por ser moderno, certamente vai funcionar de modo proporcional e não somente no modo liga-desliga dos antigos compressores, como o original do Opala. Alem disso, um compressor moderno e melhor posicionado pode e vai consumir menor potência.

    Eu tenho um carro moderno para o dia-a-dia e ele tem um compressor mecanico, porém funciona no modo proporcional (aumenta a carga na correia à medida em que se exige menor temperatura e vice-versa).

    É bem interessante, principalmente quando não se quer esfriar muito. O motor do carro nem sente e economiza-se bastante combustível evitando o liga-desliga ou o tradicional controle ridiculo de deixar o compressor em 100% de carga e misturar ar quente com o ar gelado para dar um ar menos gelado (era o comum antigamente).


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 18 Abr - 18:08:44

    chevy250 escreveu:Seguindo a regra da conservação de energia, não há muito milagre a não ser o da eficiência.
    O "roubo" de potencia do motor do carro via correia do compressor do ar condicionado mecanico vai passar para a correia do novo alternador.
    Para a mesma potencia de compressor e mesma eficiencia, dá na mesma.
    Com 12V a corrente tem que ser muito alta mesmo.

    Porém, considerando a eficiência, o elétrico, por ser moderno, certamente vai funcionar de modo proporcional e não somente no modo liga-desliga dos antigos compressores, como o original do Opala. Alem disso, um compressor moderno e melhor posicionado pode e vai consumir menor potência.

    Eu tenho um carro moderno para o dia-a-dia e ele tem um compressor mecanico, porém funciona no modo proporcional (aumenta a carga na correia à medida em que se exige menor temperatura e vice-versa).

    É bem interessante, principalmente quando não se quer esfriar muito. O motor do carro nem sente e economiza-se bastante combustível evitando o liga-desliga ou o tradicional controle ridiculo de deixar o compressor em 100% de carga e misturar ar quente com o ar gelado para dar um ar menos gelado (era o comum antigamente).




    sao compressores de placa variavel...controlados por uma valvula q trabalha conforme a temperatura do fluido q esta entrando por ela....quando o fluido no retorno da linha de baixa comeca a vir numa temperatura mais alta essa valvula "entende" isso e aumenta a capacidade do bombeamento pra gelar mais.....alguns compressores ela mesmo faz tudo isso.....e alguns o modulo é quem controla ela.....normalmente essa dos modelos de ar condicionado digital.
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    Mensagem por Bruno Chumbinho Ter 21 Set - 17:32:40

    Marcos Adriano escreveu:
    fauzi escreveu:Um caminho pra gente descobrir isso é tentar fuçar em fóruns de motor home, especialmente lá fora. Mas isso foi deixar pralgum opaleiro baum de ingreis ... minha leitura é pouca.


    quem sabe o bruno chumbinho nao aparece por aqui.


    Tô de volta... tive uns problemas de saúde e me afastei daqui e do Youtube. Mas agora tô zero bala! Bora pegar uma pá gigante para desenterrar este tópico! heheheh
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    Mensagem por Bruno Chumbinho Ter 21 Set - 17:33:38

    Eu estou pesquisando estes compressores elétricos desde o ano passado. Estava mais animado no início. O que eu vi até agora:

    Infelizmente não achei nenhum fórum dos Estados Unidos ou Canadá onde alguém instalou e recomenda.

    Vi algumas pessoas perguntando sobre o compressor elétrico em fóruns europeus... mas nada de respostas.

    Eu vi somente um cara na Austrália que colocou no carro e recomenda. Mas é um carro de track day, todo modificado. Anda na pista em altas rotações não dá para comparar com o uso nas ruas.

    O compressor de maior capacidade que eu vi até agora tem 7300 BTUs e consome 96 amperes!!! E acho que 7300 BTUs deve ser pouco para gelar um Opala. Li em algum site que o ar do Civic Novo é de 12000 BTUs (um carro com acabamento térmico muito superior ao Opala).

    Alguém tem alguma informação sobre quantos BTUs o ar condicionado original do Opala fornece? Seria um bom parâmetro para comparar os sistemas (original e elétrico). Mas não achei esta informação em lugar nenhum.

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