por Rubão6cc Sab 26 Mar - 22:00:30
Hoje foi dia de trocar a bomba elétrica de combustível. A antiga faleceu após 15 ou 20 anos de uso. Porém certamente isso ocorreu porque o carro ficou muito tempo parado quando fiz o serviço de restauro do cofre e motor (outras coisas também estragaram depois disso). Dentro dela tinha uns miasmas brancos. O álcool deve ter corroído ou empedrado dentro, ou coisa assim.
Serviço. Estava fácil porque eu já tinha substituído todas as mangueiras. Da outra vez foi mais difícil porque as mangueiras estavam ressecadas:

Aqui a bomba nova (da Weber) e a velha (da Qualitec). Essa marca "Qualitec" é tão antiga que nem se fabrica mais. Não existe mais no mercado. E parabéns pra bichinha porque durou.

Aqui o dado sobre a pressão de trabalho dela: 2.2 bar. Achei curioso porque as bombas desse tipo que se encontram na atualidade são de 3 bar:

PS: pra quem não sabe esse modelo de bomba elétrica é a que chamam de foguetinho (obviamente por causa do formato dela). Essa bomba possui aplicação original no Monza e no Kadett, dentre outras aplicações. Funciona perfeitamente em carro carburado, desde que seja instalado um dosador ou pelo menos um retorno para o tanque. Se tiver dosador você deixa ele livre (sem pressão). Basta deixar o parafusinho da regulagem solto.
» [COMPRO] Rodas Ralinho G1
» Compressão baixa nos cilindros
» Mola automatico do arranque Delco Remy.
» FuelTech 6 ou 12 bicos ?
» PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL
» cambio
» Injeção de rápida Weber 40
» Óleo MOTUL nos Opalas