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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Müller Dom 8 Ago - 12:38:48

Rubão6cc escreveu:A propósito...a fiação original do marcador de temperatura presente no cofre do motor é na cor branca, ou melhor, me parece que possui um revestimento na cor branca. Alguém saberia me dizer que modelo de fiação utilizar, para ficar o mais próximo possível da original?

Parece-me q esse fio tem um revestimento térmico em malha. Acredito q seja para não dar uma leitura mta falsa. O fio do interruptor da partida a frio tbem é assim. Nunca vi à venda esse fio revestido.

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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por opala4cc Dom 8 Ago - 13:10:17

Müller escreveu:
Rubão6cc escreveu:A propósito...a fiação original do marcador de temperatura presente no cofre do motor é na cor branca, ou melhor, me parece que possui um revestimento na cor branca. Alguém saberia me dizer que modelo de fiação utilizar, para ficar o mais próximo possível da original?

Parece-me q esse fio tem um revestimento térmico em malha. Acredito q seja para não dar uma leitura mta falsa. O fio do interruptor da partida a frio tbem é assim. Nunca vi à venda esse fio revestido.

Se tem algum revestimento deste tipo, deve se amianto. E deve ser para evitar o derretimemto do isolante devido ao calor do coletor. Por causa do amianto que é difícil de ver por aí. Eu sei que usam estes fios com malha de amianto nas escovas positivas dos motores de arranque e em transformadores. Algumas estufas domésticas tb usam este tipo de fio. Mas estou supondo que o revestimento seja amianto (material que resiste a altas temperaturas).
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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Rubão6cc Dom 8 Ago - 13:26:42

Müller escreveu:
Rubão6cc escreveu:A propósito...a fiação original do marcador de temperatura presente no cofre do motor é na cor branca, ou melhor, me parece que possui um revestimento na cor branca. Alguém saberia me dizer que modelo de fiação utilizar, para ficar o mais próximo possível da original?

Parece-me q esse fio tem um revestimento térmico em malha. Acredito q seja para não dar uma leitura mta falsa. O fio do interruptor da partida a frio tbem é assim. Nunca vi à venda esse fio revestido.

Exatamente..parece um tipo de malha...quando o fio está muito velho esse revestimento chega desfiar.  

opala4cc escreveu:
Müller escreveu:

Parece-me q esse fio tem um revestimento térmico em malha. Acredito q seja para não dar uma leitura mta falsa. O fio do interruptor da partida a frio tbem é assim. Nunca vi à venda esse fio revestido.

Se tem algum revestimento deste tipo, deve se amianto. E deve ser para evitar o derretimemto do isolante devido ao calor do coletor. Por causa do amianto que é difícil de ver por aí. Eu sei que usam estes fios com malha de amianto nas escovas positivas dos motores de arranque e em transformadores. Algumas estufas domésticas tb usam este  tipo de fio. Mas estou supondo que o revestimento seja amianto (material que resiste a altas temperaturas).

Pelo visto não vou encontrar esse tipo de fio novo para venda. Negócio é procurar no desmanche de Opalas aqui perto.


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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Diplo87 Ter 10 Ago - 19:35:12

Amigos, encontra sim, o cabo é esse aqui Cabo Alta Temperatura 1,5 mm
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Mensagem por Rubão6cc Qua 11 Ago - 11:49:44

Diplo87 escreveu:Amigos, encontra sim, o cabo é esse aqui Cabo Alta Temperatura 1,5 mm
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Comprei há pouco tempo e Ficou TOP!

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Não tem ele sem essas listras pretas? Então matou a charada do revestimento...É contra o calor..


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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Diplo87 Qui 12 Ago - 14:48:50

Não sei se tem sem as listras, mas de qualquer forma coloquei ele dentro de um termo retrátil preto pra dar mais proteção, nessa foto aqui dá pra ver bem como ficou:
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Mensagem por Rubão6cc Qui 12 Ago - 14:52:37

Diplo87 escreveu:Não sei se tem sem as listras, mas de qualquer forma coloquei ele dentro de um termo retrátil preto pra dar mais proteção, nessa foto aqui dá pra ver bem como ficou:
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Aproveitando a deixa...onde o fio entra pela parede corta fogo ?


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Mensagem por Diplo87 Qui 12 Ago - 15:02:54

Não lembro, mas tem um conector ali perto do arranque aonde ele é conectado, creio que ele sai do chicote que vem lá de dentro com os cabos do A/C
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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Müller Qui 12 Ago - 15:06:43

Rubão, me intrometendo na conversa......praticamente por detrás da evaporadora sai o chicote contendo os fios do rpm, motor de arranque, luz do capô e do sensor de temperatura, além dos fios do A/C. O fio do sensor emenda no fio do chicote por conectores Faston com os isolamentos plásticos, originalmente.


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Mensagem por raphaelcaronti Qui 12 Ago - 18:14:19

Qual metragem que gasta desse fio?
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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Diplo87 Sex 13 Ago - 7:53:24

raphaelcaronti escreveu:Qual metragem que gasta desse fio?

Acho que 1,5 ou 2 metros já é mais que suficiente...
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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Rubão6cc Sab 28 Ago - 12:11:26

Isso aqui foi difícil encontrar. Fio do sensor de temperatura. Foi retirado de um Opala 4 cil no desmanche:

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Tem uma emenda mas acho que dá pra usar. Vou avaliar se vou usar esse fio ou comprar um novo. De qualquer forma vou ter que encapar ele porque está feio. Se for pra encapar daria pra usar qualquer fio. Talvez compense comprar um novo.


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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por opala4cc Sab 28 Ago - 15:33:37

Rubão6cc escreveu:Isso aqui foi difícil encontrar. Fio do sensor de temperatura. Foi retirado de um Opala 4 cil no desmanche:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Sem-t-tulo

Tem uma emenda mas acho que dá pra usar. Vou avaliar se vou usar esse fio ou comprar um novo. De qualquer forma vou ter que encapar ele porque está feio. Se for pra encapar daria pra usar qualquer fio. Talvez compense comprar um novo.

É, é malha de amianto. Empresas que enrolam transformadores é que usam muito estes fios.
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Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

Mensagem por Rubão6cc Sab 28 Ago - 16:13:56

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:Isso aqui foi difícil encontrar. Fio do sensor de temperatura. Foi retirado de um Opala 4 cil no desmanche:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Sem-t-tulo

Tem uma emenda mas acho que dá pra usar. Vou avaliar se vou usar esse fio ou comprar um novo. De qualquer forma vou ter que encapar ele porque está feio. Se for pra encapar daria pra usar qualquer fio. Talvez compense comprar um novo.

É, é malha de amianto. Empresas que enrolam transformadores é que usam muito estes fios.

Interessante como se importavam com a qualidade antigamente.


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Mensagem por opala4cc Sab 28 Ago - 21:14:55

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

É, é malha de amianto. Empresas que enrolam transformadores é que usam muito estes fios.

Interessante como se importavam com a qualidade antigamente.

Sim e não... é que passaram a revestir a fiação do cofre com conduites. E estes conduiítes vão até o plugue onde ficam os sensores. E, além disso, o amianto passou a ser proibido em alguns produtos e substituído em outros por causa dos problemas de saúde que pode causar em algumas circunstâncias.
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Mensagem por Rubão6cc Sab 4 Set - 9:32:27

Umas coisas que chegaram:
- Botão novo do afogador (aproveitei uma oportunidade no ML pois estava muito barato)
- Suporte do motor feito sob medida pra adaptação de bloco de Silverado em Opala (agradecimento ao Joey Ramone, que indicou a peça)

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Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 18:46:41

Rubão6cc escreveu:Umas coisas que chegaram:

- Suporte do motor feito sob medida pra adaptação de bloco de Silverado em Opala (agradecimento ao Joey Ramone, que indicou a peça)

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Bacana Rubens! Já colocou no carro?

No meu serviram muito bem, encaixe perfeito.

Os suportes que vieram no meu Opala quando comprei eram adaptações "caseiras", com umas soldas bem grosseiras. Quando voltei o motor pro cofre coloquei coxins novos, e o motor não alinhava de jeito nenhum. Sempre ficava inclinado pra esquerda. Resolvi conferir os coxins antigos e um deles estava bem mais fino que o outro, extremamente gasto. E quem adaptou fez os suportes exatamente para essa medida, quando coloquei o coxim novo não alinhava... Rolling Eyes

Problema resolvido com esse suporte novo
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Mensagem por Rubão6cc Qua 20 Out - 19:36:56

Joey Ramone escreveu:
Rubão6cc escreveu:Umas coisas que chegaram:

- Suporte do motor feito sob medida pra adaptação de bloco de Silverado em Opala (agradecimento ao Joey Ramone, que indicou a peça)

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Bacana Rubens! Já colocou no carro?

No meu serviram muito bem, encaixe perfeito.

Os suportes que vieram no meu Opala quando comprei eram adaptações "caseiras", com umas soldas bem grosseiras. Quando voltei o motor pro cofre coloquei coxins novos, e o motor não alinhava de jeito nenhum. Sempre ficava inclinado pra esquerda. Resolvi conferir os coxins antigos e um deles estava bem mais fino que o outro, extremamente gasto. E quem adaptou fez os suportes exatamente para essa medida, quando coloquei o coxim novo não alinhava...  Rolling Eyes

Problema resolvido com esse suporte novo

Rapaz, ainda não coloquei, mas to pra fazer isso..deve ser um serviço rápido mas tenho gastura de deixar carro em mecânico. O carro está guardado debaixo da capa. Acho que faz uns 3 meses que não funciono ele.


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Mensagem por Diplo87 Qui 21 Out - 12:41:49

Rubão6cc escreveu:Umas coisas que chegaram:
- Botão novo do afogador (aproveitei uma oportunidade no ML pois estava muito barato)
- Suporte do motor feito sob medida pra adaptação de bloco de Silverado em Opala (agradecimento ao Joey Ramone, que indicou a peça)

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Mensagem por Rubão6cc Qua 22 Dez - 7:49:19

Pensando nesse projeto para temporada 2022/2023:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Aaaaa


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Mensagem por Müller Qua 22 Dez - 8:01:07

Rubão6cc escreveu:Pensando nesse projeto para temporada 2022/2023:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Aaaaa

Já posso colocar nos planos tbem!!! A Caravan já conseguiu a placa preta antiga em 2019. O Opala já tem direito, mas não quis colocar justamente pelo novo padrão das placas....A outra Caravan completou 30 anos este ano! Já pode tbem! Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 986324 O Omega vai ter q esperar um pouco mais! Sleep


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Mensagem por Rubão6cc Qua 22 Dez - 8:14:37

Müller escreveu:
Rubão6cc escreveu:Pensando nesse projeto para temporada 2022/2023:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 Aaaaa

Já posso colocar nos planos tbem!!! A Caravan já conseguiu a placa preta antiga em 2019. O Opala já tem direito, mas não quis colocar justamente pelo novo padrão das placas....A outra Caravan completou 30 anos este ano! Já pode tbem! Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 986324 O Omega vai ter q esperar um pouco mais! Sleep  

Taca-lhe pau kkkk
Essa placa preta no padrão Mercosul acho até mais bonita que a anterior. O único porém é a necessidade de se filiar a algum clube. Não sei se precisa pagar alguma mensalidade.


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Mensagem por Müller Qua 22 Dez - 8:30:41

Rubão6cc escreveu:
Müller escreveu:

Já posso colocar nos planos tbem!!! A Caravan já conseguiu a placa preta antiga em 2019. O Opala já tem direito, mas não quis colocar justamente pelo novo padrão das placas....A outra Caravan completou 30 anos este ano! Já pode tbem! Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 986324 O Omega vai ter q esperar um pouco mais! Sleep  

Taca-lhe pau kkkk
Essa placa preta no padrão Mercosul acho até mais bonita que a anterior. O único porém é a necessidade de se filiar a algum clube. Não sei se precisa pagar alguma mensalidade.

É aquelas, pagando.....infelizmente....

A "filiação" é somente no momento da apresentação do carro ao Clube para uma rápida inspeção visual (fotos e presencialmente) e emissão do certificado de originalidade. É emitida uma carteirinha com validade anual e não há mensalidade. Depois de con$$seguir o certificado, nunca mais procurei o Clube e nunca fui procurado por ele tbem...

Não tenho conhecimento se outros clubes agem de forma diferente ou se é "padrão".

Obviamente, por ser o fórum um espaço público, não vou divulgar o Clube. Nesse quesito, cada pretendente à placa preta faça sua procura e avalie quem melhor lhe atenda.


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Mensagem por rfsalvador Qua 2 Fev - 18:59:29

Rubão6cc escreveu:Essa semana fiz uns corres e consegui resolver mais algumas coisas pendentes:

1. Serviço de zincagem das peças que faltavam:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 1

2. Parafusos especiais de rosca dupla (usados nas tampas de tucho, para fixar os suportes das mangueiras do ar quente). Tive que usar os parafusos comuns e mandar um torno fabricar em cima, visto que não encontrei em lugar nenhum essas peças:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 2

3. Suportes já instalados. Ficaram ótimos. Deu tudo certo:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 3

Amigo, você ainda tem algum desses suportes de Ar quente?
Eu realmente não consigo achar isso.
Você conseguiria tirar umas medidas deles para eu tentar reproduzir aqui? Ou até me vender algum?
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Mensagem por Rubão6cc Qua 2 Fev - 19:29:55

rfsalvador escreveu:
Rubão6cc escreveu:Essa semana fiz uns corres e consegui resolver mais algumas coisas pendentes:

1. Serviço de zincagem das peças que faltavam:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 1

2. Parafusos especiais de rosca dupla (usados nas tampas de tucho, para fixar os suportes das mangueiras do ar quente). Tive que usar os parafusos comuns e mandar um torno fabricar em cima, visto que não encontrei em lugar nenhum essas peças:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 2

3. Suportes já instalados. Ficaram ótimos. Deu tudo certo:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 3

Amigo, você ainda tem algum desses suportes de Ar quente?
Eu realmente não consigo achar isso.
Você conseguiria tirar umas medidas deles para eu tentar reproduzir aqui? Ou até me vender algum?

Boa noite amigo,
Eu tinha 3 sobrando porém ao postar num grupo de whatsapp vendi imediatamente.
O carro tá guardado mas assim que possível eu tento medir pra você e te mando as medidas, ok OKK


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Mensagem por rfsalvador Sab 5 Fev - 22:13:07

Agradeço desde já a ajuda.
Se você conseguir tirar para mim a medida da espessura do arame do suporte, já me ajudaria bastante.
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Mensagem por Rubão6cc Dom 6 Fev - 15:19:40

rfsalvador escreveu:Agradeço desde já a ajuda.
Se você conseguir tirar para mim a medida da espessura do arame do suporte, já me ajudaria bastante.

Se você procurar nos lugares certos não é difícil achar isso. Tem que procurar em desmanche especializado em Opalas ou que tenham o costume de comprar várias unidades. Outra opção é procurar em anúncios de Opala para sucata no Mercado Livre e OLX. Costumam vender peças de forma avulsa. Já vi várias vezes fotos do motor com os ditos cujos desses suportes no lugar.
Um exemplo de anúncio: https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/autos-e-pecas/pecas-e-acessorios/carros-vans-e-utilitarios/sucata-opala-caravan-diplomata-6c-cilindros-a-alcool-completa-973323168?_ga=2.18569915.385572894.1644097695-2010259712.1638107104


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Mensagem por Diplo87 Ter 8 Fev - 10:57:01

Rubão6cc escreveu:
rfsalvador escreveu:Agradeço desde já a ajuda.
Se você conseguir tirar para mim a medida da espessura do arame do suporte, já me ajudaria bastante.

Se você procurar nos lugares certos não é difícil achar isso. Tem que procurar em desmanche especializado em Opalas ou que tenham o costume de comprar várias unidades. Outra opção é procurar em anúncios de Opala para sucata no Mercado Livre e OLX. Costumam vender peças de forma avulsa. Já vi várias vezes fotos do motor com os ditos cujos desses suportes no lugar.
Um exemplo de anúncio: https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/autos-e-pecas/pecas-e-acessorios/carros-vans-e-utilitarios/sucata-opala-caravan-diplomata-6c-cilindros-a-alcool-completa-973323168?_ga=2.18569915.385572894.1644097695-2010259712.1638107104

Rapaz, dá dó de ver uma cena dessas como neste anuncio, a vontade é de comprar e restaurar...
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Mensagem por Rubão6cc Ter 8 Fev - 16:11:24

Diplo87 escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Se você procurar nos lugares certos não é difícil achar isso. Tem que procurar em desmanche especializado em Opalas ou que tenham o costume de comprar várias unidades. Outra opção é procurar em anúncios de Opala para sucata no Mercado Livre e OLX. Costumam vender peças de forma avulsa. Já vi várias vezes fotos do motor com os ditos cujos desses suportes no lugar.
Um exemplo de anúncio: https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/autos-e-pecas/pecas-e-acessorios/carros-vans-e-utilitarios/sucata-opala-caravan-diplomata-6c-cilindros-a-alcool-completa-973323168?_ga=2.18569915.385572894.1644097695-2010259712.1638107104

Rapaz, dá dó de ver uma cena dessas como neste anuncio, a vontade é de comprar e restaurar...

Então, essa aí está em bom estado. Seria totalmente recuperável. Tem até a sirene do alarme original no lugar. Mas eu compraria diversos itens dessa Caravan, pra deixar de reserva, porém no momento estou segurando gastos.


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Mensagem por Diplo87 Qui 10 Fev - 8:53:14

Rubão6cc escreveu:
Diplo87 escreveu:

Rapaz, dá dó de ver uma cena dessas como neste anuncio, a vontade é de comprar e restaurar...

Então, essa aí está em bom estado. Seria totalmente recuperável. Tem até a sirene do alarme original no lugar. Mas eu compraria diversos itens dessa Caravan, pra deixar de reserva, porém no momento estou segurando gastos.


Já fiz muito isso, tenho um pequeno estoque de peças de acabamento que comprei nesse esquema quando os preços ainda eram convidativos...
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Mensagem por Rubão6cc Sex 11 Fev - 12:13:06

Diplo87 escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Então, essa aí está em bom estado. Seria totalmente recuperável. Tem até a sirene do alarme original no lugar. Mas eu compraria diversos itens dessa Caravan, pra deixar de reserva, porém no momento estou segurando gastos.


Já fiz muito isso, tenho um pequeno estoque de peças de acabamento que comprei nesse esquema quando os preços ainda eram convidativos...

Pra te falar a verdade to num processo inverso. Eu tinha muitas peças guardadas que não iria usar porém tinha dó de jogar fora. Basicamente tudo que troquei no Opala eu tinha guardado. Ex: botões estragados dos vidros elétricos; compressor do ar desmontado; servo freio estragado, etc...Aos poucos to racionalizando meu estoque de bugigangas. Algumas coisas que são vendáveis já vendi ou vou vender. Coisas que ninguém quer vou jogar fora. Só vai ficar o que realmente terá utilidade em algum momento. Algumas coisas já foram pro ferro velho.


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Mensagem por Diplo87 Sex 11 Fev - 12:18:15

É, tenho muita coisa que não é do modelo do meu, comprei quando tínhamos o 89/90 e o 92, agora ficou coisa demais preciso fazer isso também...
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Mensagem por Rubão6cc Sex 11 Fev - 12:25:16

Diplo87 escreveu:É, tenho muita coisa que não é do modelo do meu, comprei quando tínhamos o 89/90 e o 92, agora ficou coisa demais preciso fazer isso também...

Eu não botava muita fé mas levantei uma grana boa com a venda de alguns itens. As coisas mais valiosas que eu tinha (e que não iria usar, é claro) já vendi. Foi uma grana que me ajudou muito.


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Mensagem por thallisguimaraes Qua 2 Mar - 13:33:10

Diplo87 escreveu:É, tenho muita coisa que não é do modelo do meu, comprei quando tínhamos o 89/90 e o 92, agora ficou coisa demais preciso fazer isso também...

Te passar meu endereço, pode me mandar, aceito


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Mensagem por Diplo87 Sex 4 Mar - 20:08:56

thallisguimaraes escreveu:
Diplo87 escreveu:É, tenho muita coisa que não é do modelo do meu, comprei quando tínhamos o 89/90 e o 92, agora ficou coisa demais preciso fazer isso também...

Te passar meu endereço, pode me mandar, aceito

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Mensagem por Rubão6cc Sab 5 Mar - 8:17:52

thallisguimaraes escreveu:
Diplo87 escreveu:É, tenho muita coisa que não é do modelo do meu, comprei quando tínhamos o 89/90 e o 92, agora ficou coisa demais preciso fazer isso também...

Te passar meu endereço, pode me mandar, aceito

Eu também tenho algumas coisas pra doação hein.


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Mensagem por thallisguimaraes Sab 5 Mar - 8:26:39

Diplo87 escreveu:
thallisguimaraes escreveu:

Te passar meu endereço, pode me mandar, aceito

Grande thallis, voltou com tudo kkkk
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Mensagem por Rubão6cc Sab 26 Mar - 22:00:30

Hoje foi dia de trocar a bomba elétrica de combustível. A antiga faleceu após 15 ou 20 anos de uso. Porém certamente isso ocorreu porque o carro ficou muito tempo parado quando fiz o serviço de restauro do cofre e motor (outras coisas também estragaram depois disso). Dentro dela tinha uns miasmas brancos. O álcool deve ter corroído ou empedrado dentro, ou coisa assim.

Serviço. Estava fácil porque eu já tinha substituído todas as mangueiras. Da outra vez foi mais difícil porque as mangueiras estavam ressecadas:

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Aqui a bomba nova (da Weber) e a velha (da Qualitec). Essa marca "Qualitec" é tão antiga que nem se fabrica mais. Não existe mais no mercado. E parabéns pra bichinha porque durou.

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Aqui o dado sobre a pressão de trabalho dela: 2.2 bar. Achei curioso porque as bombas desse tipo que se encontram na atualidade são de 3 bar:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 3

PS: pra quem não sabe esse modelo de bomba elétrica é a que chamam de foguetinho (obviamente por causa do formato dela). Essa bomba possui aplicação original no Monza e no Kadett, dentre outras aplicações. Funciona perfeitamente em carro carburado, desde que seja instalado um dosador ou pelo menos um retorno para o tanque. Se tiver dosador você deixa ele livre (sem pressão). Basta deixar o parafusinho da regulagem solto.


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Mensagem por Gerald Dom 27 Mar - 9:43:09

Bom trabalho! OKK

A bomba morreu de cirrose! lol!

Falando sério, o álcool é corrosivo por si só, mas o álcool combustível contém pelos menos 5% de água (isso se for "batizado"), que também é um poderoso corrosivo.
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Mensagem por Gerald Dom 27 Mar - 9:46:33

correção: ... isso se NÃO for batizado
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Mensagem por Rubão6cc Dom 27 Mar - 11:31:24

Gerald escreveu:Bom trabalho! OKK

A bomba morreu de cirrose! lol!

Falando sério, o álcool é corrosivo por si só, mas o álcool combustível contém pelos menos 5% de água (isso se for "batizado"), que também é um poderoso corrosivo.

Verdade Gerald, eu não sabia que tinha o risco do álcool estragar a bomba. Ontem um rapaz me falou que não pode deixar muito tempo sem funcionar o carro por causa disso e de fato isso se comprova por todas as evidências.


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Mensagem por opala4cc Dom 27 Mar - 11:37:57

Rubão6cc escreveu:
Gerald escreveu:Bom trabalho! OKK

A bomba morreu de cirrose! lol!

Falando sério, o álcool é corrosivo por si só, mas o álcool combustível contém pelos menos 5% de água (isso se for "batizado"), que também é um poderoso corrosivo.

Verdade Gerald, eu não sabia que tinha o risco do álcool estragar a bomba. Ontem um rapaz me falou que não pode deixar muito tempo sem funcionar o carro por causa disso e de fato isso se comprova por todas as evidências.

Isso acontece até com as bombas mecânicas dos carros carburados. O Badolato lida com isso toda hora.
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Mensagem por Rubão6cc Qui 31 Mar - 20:07:18

Em tempo. Deu tudo certo por aqui (ou quase). Troquei a bomba elétrica e funcionei o carro. Ele pegou imediatamente mesmo após 8 meses parado. Porém a mangueira lonada do retorno pro tanque não aguentou a pressão maior dessa bomba atual e abriu o bico fazendo vazar álcool em vários pontos. Ontem comprei uma mangueira de injeção eletrônica que aguenta até 7 bar de pressão e coloquei no lugar da mangueira lonada. Cara, se tem uma coisa que eu abomino é mangueira lonada. Dura pouco e quando estraga deixa vazar combustível pra fora com força o que pode causar incêndios facilmente.


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Mensagem por opala4cc Qui 31 Mar - 21:41:27

Rubão6cc escreveu:Em tempo. Deu tudo certo por aqui (ou quase). Troquei a bomba elétrica e funcionei o carro. Ele pegou imediatamente mesmo após 8 meses parado. Porém a mangueira lonada do retorno pro tanque não aguentou a pressão maior dessa bomba atual e abriu o bico fazendo vazar álcool em vários pontos. Ontem comprei uma mangueira de injeção eletrônica que aguenta até 7 bar de pressão e coloquei no lugar da mangueira lonada. Cara, se tem uma coisa que eu abomino é mangueira lonada. Dura pouco e quando estraga deixa vazar combustível pra fora com força o que pode causar incêndios facilmente.

Eu te disse que mangueira lonada não prestava. Pelo menos não essa cuja lona é trançada na superfície da mangueira.

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Mensagem por Rubão6cc Qui 31 Mar - 21:52:59

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:Em tempo. Deu tudo certo por aqui (ou quase). Troquei a bomba elétrica e funcionei o carro. Ele pegou imediatamente mesmo após 8 meses parado. Porém a mangueira lonada do retorno pro tanque não aguentou a pressão maior dessa bomba atual e abriu o bico fazendo vazar álcool em vários pontos. Ontem comprei uma mangueira de injeção eletrônica que aguenta até 7 bar de pressão e coloquei no lugar da mangueira lonada. Cara, se tem uma coisa que eu abomino é mangueira lonada. Dura pouco e quando estraga deixa vazar combustível pra fora com força o que pode causar incêndios facilmente.

Eu te disse que mangueira lonada não prestava. Pelo menos não essa cuja lona é trançada na superfície da mangueira.

Quase todas as mangueiras da linha de combustível eram lonadas. Paulatinamente tive que substituí-las a medida que estragavam. Tinha sobrado essa do retorno que abriu o bico agora. As mangueiras de injeção são a melhor opção embora sejam bem caras. Gastei 120 reais em 5 metros. Mas há quem prefira usar aquelas transparentes. Eu não gosto porque visualmente não ficam agradáveis, fora que ressecam mais facilmente e podem amarelar.


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Mensagem por fauzi Sex 1 Abr - 1:46:55

Rubão, posta o link dessa tal mangueira de injeção. É aquela de tomar soro? Kkkkk
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Mensagem por Rubão6cc Sex 1 Abr - 8:28:09

fauzi escreveu:Rubão, posta o link dessa tal mangueira de injeção. É aquela de tomar soro? Kkkkk

É desse tipo aqui Fauzi:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2132112545-mangueira-para-injeco-eletrnica-7mm-10-bar-1-metro-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=a82d66a1-8dfb-41a4-8d32-b209f26a8d02

Você encontra em qualquer loja de auto peças decente. A medida que você vai usar na linha de combustível do Opala é essa aí, de 7 mm com capacidade para 10 bar de pressão. Ela pode ressecar com o tempo mas dificilmente vai rachar igual acontece com a lonada. Eu recomendo o uso mesmo que o carro seja carburado e tenha bomba mecânica.


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Mensagem por fauzi Ter 5 Abr - 15:29:09

Valeu Rubão, eu relutei muito em colocar as mangueiras brancas siliconadas, mas acabaram por me convencer aqui no forum. Acho que elas não combinam com o cofre. Mas agora já troquei todas as mangueiras dos carros, pois não conhecia essa mangueira de injeção. Talvez mais pra frente eu troque de novo por essa ai.
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Mensagem por Rubão6cc Ter 5 Abr - 16:03:25

fauzi escreveu:Valeu Rubão, eu relutei muito em colocar as mangueiras brancas siliconadas, mas acabaram por me convencer aqui no forum. Acho que elas não combinam com o cofre. Mas agora já troquei todas as mangueiras dos carros, pois não conhecia essa mangueira de injeção. Talvez mais pra frente eu troque de novo por essa ai.

Eu não gosto das mangueiras siliconadas porque ressecam e endurecem muito rápido, fora que tendem a amarelar, ficando visualmente feias. Mas são melhores que as lonadas pelo menos.


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Mensagem por Gerald Ter 5 Abr - 16:24:44

Rubão6cc escreveu:
fauzi escreveu:Valeu Rubão, eu relutei muito em colocar as mangueiras brancas siliconadas, mas acabaram por me convencer aqui no forum. Acho que elas não combinam com o cofre. Mas agora já troquei todas as mangueiras dos carros, pois não conhecia essa mangueira de injeção. Talvez mais pra frente eu troque de novo por essa ai.

Eu não gosto das mangueiras siliconadas porque ressecam e endurecem muito rápido, fora que tendem a amarelar, ficando visualmente feias. Mas são melhores que as lonadas pelo menos.

Um ponto negativo muito importante das mangueiras de silicone é que não podem tocar em partes quentes do motor. Talvez o único ponto positivo é que dá para acompanhar visualmente se o combustível está passando, ou se está havendo muita formação de bolhas.
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Mensagem por Gerald Ter 5 Abr - 16:25:34

Gerald escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Eu não gosto das mangueiras siliconadas porque ressecam e endurecem muito rápido, fora que tendem a amarelar, ficando visualmente feias. Mas são melhores que as lonadas pelo menos.

Um ponto negativo muito importante das mangueiras de silicone é que não podem tocar em partes quentes do motor. Talvez o único ponto positivo é que permitem acompanhar visualmente se o combustível está passando ou se está havendo muita formação de bolhas.
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Mensagem por Rubão6cc Qua 6 Abr - 21:29:19

Gerald escreveu:
Gerald escreveu:

Um ponto negativo muito importante das mangueiras de silicone é que não podem tocar em partes quentes do motor. Talvez o único ponto positivo é que permitem acompanhar visualmente se o combustível está passando ou se está havendo muita formação de bolhas.

Como fica uma mangueira de silicone com bons anos de uso:

Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 6 P-20220406-222129-v-HDR-Auto-1

Essa aí era do tanquinho de partida a frio. Está dura que nem pau. Acabei colocando outra nova porém já está amarelando com poucos meses e pouco uso. Hoje vendo fotos de carros originais constatei que originalmente essa mangueirinha é parecida com a de injeção. Em nome da zé frizissse amanhã vou buscar as mangueiras certas.

PS: Por causa dessa maldita mangueira eu acabei estragando sem querer a bombinha original GM de injeção de combustível na partida a frio. A mangueirinha estava tão dura que ao puxar acabou quebrando um pedaço da bombinha. Tive que comprar uma paralela para colocar no lugar visto que estão vendendo as originais GM a peso de ouro.


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