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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

    Mensagem por Rubão6cc Qua 27 Abr - 18:47:38

    Hoje efetuei a limpeza e troca do fluído de arrefecimento. A tampa do radiador estava bem ruim. Como o sistema estava sem aditivo esta apodreceu bastante. Sorte que eu tinha uma nova guardada:

    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 P-20220427-104519-v-HDR-Auto

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    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

    Mensagem por opala4cc Qua 27 Abr - 19:09:46

    Pô, depois de todo o capricho com o carro, você ainda se atreve a deixar o sistema sem aditivo?!? Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 787251
    Isso acaba com a bomba de água, com a termostática, entope o radiador, destrói a tampa do radiador e corrói o bloco e cabeçote por dentro!!! Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 459730
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    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

    Mensagem por Rubão6cc Qua 27 Abr - 20:48:12

    opala4cc escreveu:Pô, depois de todo o capricho com o carro, você ainda se atreve a deixar o sistema sem aditivo?!? Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 787251
    Isso acaba com a bomba de água, com a termostática, entope o radiador, destrói a tampa do radiador e corrói o bloco e cabeçote por dentro!!! Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 459730

    Então, mas não ficou muito tempo sem aditivo. É que desde que estragou a bomba de combustível eu parei ele mesmo geral. Mas agora vou retomar devagar. É que to numa fase que coloquei outras prioridades na frente. Se eu não me situar eu acabo gastando todo meu dinheiro no carro.


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    Mensagem por Gerald Qui 28 Abr - 8:56:22

    Rubão6cc escreveu:Hoje efetuei a limpeza e troca do fluído de arrefecimento. A tampa do radiador estava bem ruim. Como o sistema estava sem aditivo esta apodreceu bastante. Sorte que eu tinha uma nova guardada:

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    Eu também não uso "aditivo", ou melhor uso apenas água mais óleo sóluvel, o que, alíás, é a recomendação da GM no manual do Opala.

    A foto abaixo mostra o estado da tampa do radiador depois do carro ter ficado parado por 17 anos na garagem! Nota-se uma pequena corrosão, mas nada alarmante.

    Note também a pressão de 15 psi da abertura da tampa.

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    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 10:54:11

    Até lá por 1999, a flório ainda fazia rssa tampa para opala em uma versão de latão com mola de aço inox. Nunca consegui comprar. Quando fui procurar, já estava extinta.
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    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Empty Re: Opala Diplomata SE 89/90 6 cc

    Mensagem por sezil Qui 28 Abr - 11:01:40

    Eu tambem to usando oleo soluvel, antes com aditivo a tampa ficava meio enferrujada,com oleo soluvel nao!!
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 14:13:45

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Hoje efetuei a limpeza e troca do fluído de arrefecimento. A tampa do radiador estava bem ruim. Como o sistema estava sem aditivo esta apodreceu bastante. Sorte que eu tinha uma nova guardada:

    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 P-20220427-103505-v-HDR-Auto

    Eu também não uso "aditivo", ou melhor uso apenas água mais óleo sóluvel, o que, alíás, é a recomendação da GM no manual do Opala.

    A foto abaixo mostra o estado da tampa do radiador depois do carro ter ficado parado por 17 anos na garagem! Nota-se uma pequena corrosão, mas nada alarmante.

    Note também a pressão de 15 psi da abertura da tampa.

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    sezil escreveu:Eu tambem to usando oleo soluvel, antes com aditivo a tampa ficava meio enferrujada,com oleo soluvel nao!!

    Próxima vez vou experimentar esse óleo solúvel. Com aditivo percebi que a corrosão na tampa diminui bastante mas ainda ocorre em algum grau. Eu uso dessa tampa barata mesmo porém de tempos em tempos tenho que trocar.
    Está nos planos comprar uma tampa original a qualquer momento. Da AC Delco. Achei uma até que barata no ML:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1948560658-tampa-radiador-s10-blazer-ac-delco-_JM#position=14&search_layout=grid&type=item&tracking_id=ffa5a3b2-c8d8-4c79-8c50-1905878990bd


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 14:15:14

    opala4cc escreveu:Até lá por 1999, a flório ainda fazia rssa tampa para opala em uma versão de latão com mola de aço inox. Nunca consegui comprar. Quando fui procurar, já estava extinta.

    Essa versão é parecida com a original? É mais resistente a corrosão? Essa baratinha que eu compro é da Flório também. É o que tem no mercado.


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 14:17:59

    Paulo Corso escreveu:Lista extensa de coisinhas a acertar, esse ano o m meu esta passando por uma revisão extensa tb, pandemia judiou do velhinho 88.

    Vai postando o processo de revival no tópico do cupê 88 OKK


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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 15:07:42

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Até lá por 1999, a flório ainda fazia rssa tampa para opala em uma versão de latão com mola de aço inox. Nunca consegui comprar. Quando fui procurar, já estava extinta.

    Essa versão é parecida com a original? É mais resistente a corrosão? Essa baratinha que eu compro é da Flório também. É o que tem no mercado.

    Era idêntica. Só que ao invés de aço, o corpo era de latão e a mola era de aço inox. Era a primeira linha deles. Só que enquanto essa comunzinha custava 10 reais, a de latão com inox custava 40. A versão latão e inox constou no catalogo deles por uns 4 anos mais, mas ninguém tinha. Cheguei a telefonar para autopeças de outros Estados. Cheguei a telefonar para a fábrica para saber quem tinha comprado esse tipo recentemente, mas a fábrica não tinha como discernir se a autopeças tinha comprado a convencional ou a tampa melhor. Acho que no final, nem eles sabiam que eles não fabricavam mais!
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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 16:02:36

    esqueci de dizer: a peça de latão e inox era BEM mais resistente à corrosão. Durava muuuuuuito mais. Para ser mais preciso, durava até o vedante abrir o bico. Mas antigamente era possível comprar só o vedante.
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    Mensagem por Gerald Qui 28 Abr - 21:04:56

    Uma tampa de radiador construída material não corrosível e durável faz muito sentido, ainda que custasse 5x o preço de uma tampa descartável de baixa qualidade. Se uma tampa de radiador de alta qualidade custasse 200 reais, ainda assim seria um investimento racional. Entretanto, as pessoas preferem investir nos "aditivos" de radiador, que custam um fortuna.

    Faça as contas, um litro de fluido para radiador da ACDelco (água + alcool etilinoglicol + substâncias secundárias desconhecidas) custa da ordem de 30 reais no ML. Um Opala de 6 cilindros precisa de 12 litros de líquido de arrefecimento, ou seja, a pessoa vai gastar mais de 300 reais, mas se não pesquisar bem, a despesa pode ser muito maior!

    Como comparação, um litro de óleo solúvel custa módicos 40 reais:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1889069626-oleo-soluvel-pusinagem-de-metais-1l-biodegradavel-vonder-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=3b9a38c0-5db2-4fce-b702-36cbaf9add6f

    Um litro de óleo solúvel é suficiente para mais de 30 Opalas de 6 cilindros!

    Fazendo as contas, colocar no radiador 12 litros de água potável (não precisa usar água desmineralizada) mais 30 ml de óleo solúvel tem um custo total de pouco mais de 1 (Hum) real! Uma garrafa de cerveja de 600 ml sai por 10 reais na maioria dos bares e lanchonetes...
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 21:44:14

    Gerald escreveu:

    Fazendo as contas, colocar no radiador 12 litros de água potável (não precisa usar água desmineralizada) mais 30 ml de óleo solúvel tem um custo total de pouco mais de 1 (Hum) real! Uma garrafa de cerveja de 600 ml sai por 10 reais na maioria dos bares e lanchonetes...

    Só precisa de 30 ml de óleo solúvel para 12 litros de água??


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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 21:52:45

    Gerald escreveu:Uma tampa de radiador construída material não corrosível e durável faz muito sentido, ainda que custasse 5x o preço de uma tampa descartável de baixa qualidade. Se uma tampa de radiador de alta qualidade custasse 200 reais, ainda assim seria um investimento racional. Entretanto, as pessoas preferem investir nos "aditivos" de radiador, que custam um fortuna.

    Faça as contas, um litro de fluido para radiador da ACDelco (água + alcool etilinoglicol + substâncias secundárias desconhecidas) custa da ordem de 30 reais no ML. Um Opala de 6 cilindros precisa de 12 litros de líquido de arrefecimento, ou seja, a pessoa vai gastar mais de 300 reais, mas se não pesquisar bem, a despesa pode ser muito maior!

    Como comparação, um litro de óleo solúvel custa módicos 40 reais:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1889069626-oleo-soluvel-pusinagem-de-metais-1l-biodegradavel-vonder-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=3b9a38c0-5db2-4fce-b702-36cbaf9add6f

    Um litro de óleo solúvel é suficiente para mais de 30 Opalas de 6 cilindros!

    Fazendo as contas, colocar no radiador 12 litros de água potável (não precisa usar água desmineralizada) mais 30 ml de óleo solúvel tem um custo total de pouco mais de 1 (Hum) real! Uma garrafa de cerveja de 600 ml sai por 10 reais na maioria dos bares e lanchonetes...

    Concordo plenamente. E foi por isso que na época procurei... procurei... e procurei... até desistir.
    Tinham parado de fabricar fazia pouco tempo. Até porque as tampas da maioria dos carros modernos nem são mais de radiador, são de vasos de expansão e são plásticas. Talvez isso tenha diminuído muito a demanda deste tipo de tampa já na virada do século, fazendo com que o fabricante suprimisse essa linha de produto. Sad
    Eu teria pago tranquilamente esse valor a mais por uma tampa de latão com mola de inox. A alternativa que ficou por algum tempo foi pagar um valor similar ao da tampa de latão e inox na tampa original GM, que era da AC Delco, que era bastante durável e vendida nas concessionárias (era feita na Índia). Mas essa AC DELCO, quando se encontra nos dias de hoje, tem preço de ouro.
    Atualmente, só restou a STANT (aquela com válvula de alívio), que dizem que são de qualidade (do tratamento do metal) BEM MELHOR do que as flório.
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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 21:53:22

    Rubão6cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Fazendo as contas, colocar no radiador 12 litros de água potável (não precisa usar água desmineralizada) mais 30 ml de óleo solúvel tem um custo total de pouco mais de 1 (Hum) real! Uma garrafa de cerveja de 600 ml sai por 10 reais na maioria dos bares e lanchonetes...

    Só precisa de 30 ml de óleo solúvel para 12 litros de água??

    Sim.
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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 21:54:19

    O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 22:15:52

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Só precisa de 30 ml de óleo solúvel para 12 litros de água??

    Sim.

    opala4cc escreveu:O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).

    Então da próxima vez vou usar esse óleo solúvel. No caso do Opala não tem alumínio no motor. Toda vez que troco o fluído de arrefecimento vai uma boa grana com aditivos.


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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 22:23:07

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sim.

    opala4cc escreveu:O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).

    Então da próxima vez vou usar esse óleo solúvel. No caso do Opala não tem alumínio no motor. Toda vez que troco o fluído de arrefecimento vai uma boa grana com aditivos.

    O problema não é no motor, é no radiador.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 22:25:05

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:



    Então da próxima vez vou usar esse óleo solúvel. No caso do Opala não tem alumínio no motor. Toda vez que troco o fluído de arrefecimento vai uma boa grana com aditivos.

    O problema não é no motor, é no radiador.

    Mas tem alumínio no radiador??


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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Abr - 22:28:26

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    O problema não é no motor, é no radiador.

    Mas tem alumínio no radiador??
    No 4 cilindros eu sei que é de alumínio, mas no 6 cilindros mais modernos eu não sei se é alumínio ou cobre.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 28 Abr - 22:31:10

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Mas tem alumínio no radiador??
    No 4 cilindros eu sei que é de alumínio,  mas no 6 cilindros mais modernos eu não sei se é alumínio ou cobre.

    Creio que não seja de alumínio no caso do 6 CaneCos. Talvez o Gerald possa confirmar.


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    Mensagem por Gerald Sex 29 Abr - 11:15:14

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:
    No 4 cilindros eu sei que é de alumínio,  mas no 6 cilindros mais modernos eu não sei se é alumínio ou cobre.

    Creio que não seja de alumínio no caso do 6 CaneCos. Talvez o Gerald possa confirmar.

    Rubão,
    O radiador (original) do meu Diplomata 89 é de cobre. Aliás, o radiador do meu carro é igualzinho ao seu. Basta olhar a parte interna do bocal do radiador, se for amarelo-avermelhado, é de cobre. Você também pode experimentar raspar a tinta preta do corpo do radiador para confirmar que o metal é cobre.
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    Mensagem por Gerald Sex 29 Abr - 11:40:49

    opala4cc escreveu:O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).

    De fato, li em algum site de fabricante de fluido de corte que se houver óleo sobrenadante, isso pode manchar as peças de alumínio sendo usinadas...

    Porém, tem algumas coisas importantes a considerar:
    1. Manchar é diferente de corroer
    2. Em usinagem costuma-se usar uma proporção relativamente alta de óleo solúvel, tipicamente 1:20. No radiador do Opala, a proporção recomendada pela GM é de 1:400
    3. A Vonder, em particular, não faz restrição específica ao uso do seu óleo solúvel em alumínio


    Para os Opalas 91 e 92, a GM só recomendava o óleo solúvel para o modelo de 4 cilindros sem ar condicionado. Creio que esse era o único modelo que ainda vinha com radiador de cobre, enquanto os outros modelos já vinham com radiador de alumínio.

    Acredito que o que corrói o alumínio é a água, o que torna necessário acrescentar aditivos para neutralizar a ação da água quando sobre os radiadores de alumínio. Tenho a impressão que o óleo solúvel, em si, deve ser muito menos corrosivo que a água, mas posso estar enganado...
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 29 Abr - 14:49:24

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Creio que não seja de alumínio no caso do 6 CaneCos. Talvez o Gerald possa confirmar.

    Rubão,
    O radiador (original) do meu Diplomata 89 é de cobre. Aliás, o radiador do meu carro é igualzinho  ao seu. Basta olhar a parte interna do bocal do radiador, se for amarelo-avermelhado, é de cobre. Você também pode experimentar raspar a tinta preta do corpo do radiador para confirmar que o metal é cobre.

    Meu radiador é original também mas troquei a colmeia uma vez. Se não me engano a cor na parte interna do bocal é amarelada/dourada


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    Mensagem por Gerald Sex 29 Abr - 15:42:23

    Rubão6cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Rubão,
    O radiador (original) do meu Diplomata 89 é de cobre. Aliás, o radiador do meu carro é igualzinho  ao seu. Basta olhar a parte interna do bocal do radiador, se for amarelo-avermelhado, é de cobre. Você também pode experimentar raspar a tinta preta do corpo do radiador para confirmar que o metal é cobre.

    Meu radiador é original também mas troquei a colmeia uma vez. Se não me engano a cor na parte interna do bocal é amarelada/dourada

    A foto abaixo, que você mesmo postou, mostra que o bocal é amarelado, indicando que o radiador é de cobre.
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    Mensagem por Gerald Sex 29 Abr - 16:52:00

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Essa versão é parecida com a original? É mais resistente a corrosão? Essa baratinha que eu compro é da Flório também. É o que tem no mercado.

    Era idêntica.  Só que ao invés de aço,  o corpo era de latão e a mola era de aço inox. Era a primeira linha deles. Só que enquanto essa comunzinha custava 10 reais, a de latão com inox custava 40. A versão latão e inox constou no catalogo deles por uns 4 anos mais, mas ninguém tinha.  Cheguei a telefonar para autopeças de outros Estados. Cheguei a telefonar para a fábrica para saber quem tinha comprado esse tipo recentemente, mas a fábrica não tinha como discernir se a autopeças tinha comprado a convencional ou a tampa melhor. Acho que no final, nem eles  sabiam que eles não fabricavam mais!

    Inspirado pelos comentários acima, resolvi dar uma olhada um pouco mais atenta na tampa do radiador do meu carro. Já mostrei as fotos da tampa num post anterior, mas vou repetir aqui por conveniência. Essa tampa não é original, nem sei que marca é, os dizeres em inglês sugerem ser importada.

    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Tampa_11
    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Tampa_12

    Descobri que todas as partes metálicas da tampa são em aço inoxidável, inclusive a mola!

    A sujeira marrom-avermelhada no pequeno disco central parece ferrugem, mas nçai veio da tampa do radiados. Essa sujeita estava misturada com restos de óleo solúvel e doi extremamente fácil de limpar. Era mais um "caldo" sujo que saiu facilmente, revelando o metal por baixo (inox), perfeito e sem ferrugem.

    A ferrugem que parou na tampa provavelmente veio do bloco do motor (como disse, o carro ficou parado 17 anos) ou da câmara da válvula termostática, que é feita de ferro fundido.

    A câmara da válvula termostática é notoriamente susceptível à ferrugem porque se o carro fica parado, a câmara fica sem água, porém há muita umidade no ar. Como sabemos, o que produz a ferrugem é o oxigênio, que é um dos principais componentes químicos do ar. Ar úmido enferruja o ferro mais que água!

    Um detalhe final, quando recoloquei o carro em condições de uso depois de tantos anos parado, notei que a água do radiador estava escura, mas não amarronzada, como é comum quando a ferrugem do bloco está muito avançada. Interpretei a cor escura da água como proveniente da degeneração do óleo solúvel, que originalmente era de cor verde escura. Não me lembro mais direito, mas creio que eu coloquei mais que os 30 ml "oficiais" de óleo solúvel  recomendados pela GM.

    Por falar em quantidade de óleo solúvel "correta" a ser colocada na água de arrefecimento do Opala, não sei a razão para a GM recomendar uma quantidade tão pequena (apenas 30 ml). Talvez seja para não reduzir a vida das borrachas do sistema de arrefecimento, já que borracha não gosta muito de óleo.
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    Mensagem por opala4cc Sex 29 Abr - 17:51:55

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Era idêntica.  Só que ao invés de aço,  o corpo era de latão e a mola era de aço inox. Era a primeira linha deles. Só que enquanto essa comunzinha custava 10 reais, a de latão com inox custava 40. A versão latão e inox constou no catalogo deles por uns 4 anos mais, mas ninguém tinha.  Cheguei a telefonar para autopeças de outros Estados. Cheguei a telefonar para a fábrica para saber quem tinha comprado esse tipo recentemente, mas a fábrica não tinha como discernir se a autopeças tinha comprado a convencional ou a tampa melhor. Acho que no final, nem eles  sabiam que eles não fabricavam mais!

    Inspirado pelos comentários acima, resolvi dar uma olhada um pouco mais atenta na tampa do radiador do meu carro. Já mostrei as fotos da tampa num post anterior, mas vou repetir aqui por conveniência. Essa tampa não é original, nem sei que marca é, os dizeres em inglês sugerem ser importada.

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    Descobri que todas as partes metálicas da tampa são em aço inoxidável, inclusive a mola!

    A sujeira marrom-avermelhada no pequeno disco central parece ferrugem, mas nçai veio da tampa do radiados. Essa sujeita estava misturada com restos de óleo solúvel e doi extremamente fácil de limpar. Era mais um "caldo" sujo que saiu facilmente, revelando o metal por baixo (inox), perfeito e sem ferrugem.

    A ferrugem que parou na tampa provavelmente veio do bloco do motor (como disse, o carro ficou parado 17 anos) ou da câmara da válvula termostática, que é feita de ferro fundido.

    A câmara da válvula termostática é notoriamente susceptível à ferrugem porque se o carro fica parado, a câmara fica sem água, porém há muita umidade no ar. Como sabemos, o que produz a ferrugem é o oxigênio, que é um dos principais componentes químicos do ar. Ar úmido enferruja o ferro mais que água!

    Um detalhe final, quando recoloquei o carro em condições de uso depois de tantos anos parado, notei que a água do radiador estava escura, mas não amarronzada, como é comum quando a ferrugem do bloco está muito avançada. Interpretei a cor escura da água como proveniente da degeneração do óleo solúvel, que originalmente era de cor verde escura. Não me lembro mais direito, mas creio que eu coloquei mais que os 30 ml "oficiais" de óleo solúvel  recomendados pela GM.

    Por falar em quantidade de óleo solúvel "correta" a ser colocada na água de arrefecimento do Opala, não sei a razão para a GM recomendar uma quantidade tão pequena (apenas 30 ml). Talvez seja para não reduzir a vida das borrachas do sistema de arrefecimento, já que borracha não gosta muito de óleo.

    Essa tampa é a original DELCO, vendida nas concessionárias. Mas não era para ser de aço inox... scratch Ela usa um aço galvanizado ou niquelado de muito melhor qualidade do que as tampas paralelas.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 29 Abr - 20:54:42

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Meu radiador é original também mas troquei a colmeia uma vez. Se não me engano a cor na parte interna do bocal é amarelada/dourada

    A foto abaixo, que você mesmo postou, mostra que o bocal é amarelado, indicando que o radiador é de cobre.
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    TOP. Próxima vez vou testar o óleo solúvel.


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    Mensagem por Gerald Sáb 30 Abr - 8:30:49

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Inspirado pelos comentários acima, resolvi dar uma olhada um pouco mais atenta na tampa do radiador do meu carro. Já mostrei as fotos da tampa num post anterior, mas vou repetir aqui por conveniência. Essa tampa não é original, nem sei que marca é, os dizeres em inglês sugerem ser importada.

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    Descobri que todas as partes metálicas da tampa são em aço inoxidável, inclusive a mola!

    A sujeira marrom-avermelhada no pequeno disco central parece ferrugem, mas nçai veio da tampa do radiados. Essa sujeita estava misturada com restos de óleo solúvel e doi extremamente fácil de limpar. Era mais um "caldo" sujo que saiu facilmente, revelando o metal por baixo (inox), perfeito e sem ferrugem.

    A ferrugem que parou na tampa provavelmente veio do bloco do motor (como disse, o carro ficou parado 17 anos) ou da câmara da válvula termostática, que é feita de ferro fundido.

    A câmara da válvula termostática é notoriamente susceptível à ferrugem porque se o carro fica parado, a câmara fica sem água, porém há muita umidade no ar. Como sabemos, o que produz a ferrugem é o oxigênio, que é um dos principais componentes químicos do ar. Ar úmido enferruja o ferro mais que água!

    Um detalhe final, quando recoloquei o carro em condições de uso depois de tantos anos parado, notei que a água do radiador estava escura, mas não amarronzada, como é comum quando a ferrugem do bloco está muito avançada. Interpretei a cor escura da água como proveniente da degeneração do óleo solúvel, que originalmente era de cor verde escura. Não me lembro mais direito, mas creio que eu coloquei mais que os 30 ml "oficiais" de óleo solúvel  recomendados pela GM.

    Por falar em quantidade de óleo solúvel "correta" a ser colocada na água de arrefecimento do Opala, não sei a razão para a GM recomendar uma quantidade tão pequena (apenas 30 ml). Talvez seja para não reduzir a vida das borrachas do sistema de arrefecimento, já que borracha não gosta muito de óleo.

    Essa tampa é a original DELCO, vendida nas concessionárias. Mas não era para ser de aço inox... scratch Ela usa um aço galvanizado ou niquelado de muito melhor qualidade do que as tampas paralelas.

    opala4cc,
    Tenho quase certeza de é mesmo de aço inox. Aço galvanizado é diferente, tanto na como na textura. Aço zincado escurece com o tempo, niquelado amarelece e a galvanização sempre faz desaparecer os micro-riscos do material de base.

    Andei pesquisando e descobri que a GM usava tampas de radiador AC RC33 em aço inox, que eram usadas em vários modelos de carro, p.ex. o Buick , Camaro, Corvette, etc. Muitas dessas tampas, tanto usadas como NOS, podem ser encontradas a venda no eBay:

    https://www.ebay.com/itm/202477563875

    Note que título do anuncio diz explicitamente que a tampa é em aço inoxidável (stainless steel), exceto o rebite central que é em latão.


    Num forum sobre o Camaro, alguém colocou a foto de uma tampa de radiador que é igualzinha a minha:
    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 IMG_0037-1

    Alguém fez um comentário a seguir, dizendo que a construção em aço inox deve ter começado em 1974:

    "Looks like I need to make a correction from my previous post..... It appears factory original caps were switched to stainless steel by 1974. Maybe when they switched from the big ear style caps to the round??"

    https://nastyz28.com/threads/radiator-caps.214058/page-2


    Minha dúvida é se a tampa que eu tenho foi fabricada no Brasil. Acho que comprei lá por 1993-1994 e tenho quase certeza de que não foi em concessionária Chevrolet. Naquela época, havia muitas lojas de peças independentes.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 30 Abr - 8:45:43

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Essa tampa é a original DELCO, vendida nas concessionárias. Mas não era para ser de aço inox... scratch Ela usa um aço galvanizado ou niquelado de muito melhor qualidade do que as tampas paralelas.

    opala4cc,
    Tenho quase certeza de é mesmo de aço inox. Aço galvanizado é diferente, tanto na como na textura. Aço zincado escurece com o tempo, niquelado amarelece e a galvanização sempre faz desaparecer os micro-riscos do material de base.

    Andei pesquisando e descobri que a GM usava tampas de radiador AC RC33 em aço inox, que eram usadas em vários modelos de carro, p.ex. o Buick , Camaro, Corvette, etc. Muitas dessas tampas, tanto usadas como NOS, podem ser encontradas a venda no eBay:

    https://www.ebay.com/itm/202477563875

    Note que título do anuncio diz explicitamente que a tampa é em aço inoxidável (stainless steel), exceto o rebite central que é em latão.


    Num forum sobre o Camaro, alguém colocou a foto de uma tampa de radiador que é igualzinha a minha:
    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 IMG_0037-1

    Alguém fez um comentário a seguir, dizendo que a construção em aço inox deve ter começado em 1974:

    "Looks like I need to make a correction from my previous post..... It appears factory original caps were switched to stainless steel by 1974. Maybe when they switched from the big ear style caps to the round??"

    https://nastyz28.com/threads/radiator-caps.214058/page-2


    Minha dúvida é se a tampa que eu tenho foi fabricada no Brasil. Acho que comprei lá por 1993-1994 e tenho quase certeza de que não foi em concessionária Chevrolet. Naquela época, havia muitas lojas de peças independentes.

    Essa tampa era vendida em concessionários chevrolet, vinha em uma caixinha da DELCO e era fabricada na Índia. Como não tinha o logo "GM", eu não duvido que pudesse ser distribuída e vendida para autopeças independentes:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-832838466-tampa-do-radiador-17lb-linha-gm-93253972-94650616-9976086-_JM#position=7&search_layout=stack&type=item&tracking_id=1ce5fe68-878e-4a60-89a8-21201f012bb0

    Essa do link é 17Lbs, pois é para o 4 cilindros com AC (código "RC44", a sua é do 6 cilindros) e é a que era vendida - conforme eu mencionei - nos concessionários chevrolet nessa época (até por volta de 2001). Note a caixinha dela. Eu mesmo comprei uma em concessionário lá por 2000.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 30 Abr - 8:46:29

    Pega um imã forte e encosta nela. Se grudar, não é inox. Se não grudar, é inox.
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    Mensagem por Gerald Sáb 30 Abr - 9:12:46

    opala4cc escreveu:Pega um imã forte e encosta nela. Se grudar, não é inox. Se não grudar, é inox.

    O imã gruda na tampa que eu tenho.
    Tem aço inox que é magnético, outros não. Esse tipo de teste não serve para saber se o aço é inoxidável ou não.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 30 Abr - 21:00:43

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:Pega um imã forte e encosta nela. Se grudar, não é inox. Se não grudar, é inox.

    O imã gruda na tampa que eu tenho.
    Tem aço inox que é magnético, outros não. Esse tipo de teste não serve para saber se o aço é inoxidável ou não.

    É verdade. Mas se for inox, o valor que era vendida esta tampa nas concessionárias era muito baixo - principalmente conhecendo a margem de lucro das montadoras e das concessionárias.
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    Mensagem por Gerald Dom 1 maio - 10:34:23

    opala4cc escreveu:
    É verdade. Mas se for inox, o valor que era vendida esta tampa nas concessionárias era muito baixo - principalmente conhecendo a margem de lucro das montadoras e das concessionárias.

    Aço inox não é um material muito caro. Em quantidades industriais, sai à base de $1 por kg:
    https://www.alibaba.com/product-detail/Stainless-Steel-Sheets-Cold-Rolled-1mm_1600476246429.html?spm=a2700.7724857.normal_offer.d_title.549670adWWD4uG&s=p

    Estimo que o peso de uma tampa de radiador seja de uns 200 gramas, ou seja, o custo do aço inoxidável utilizado deve ser da ordem de $0.2/tampa, aproximadamente 1 real.
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    Mensagem por opala4cc Dom 1 maio - 10:47:46

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:
    É verdade. Mas se for inox, o valor que era vendida esta tampa nas concessionárias era muito baixo - principalmente conhecendo a margem de lucro das montadoras e das concessionárias.

    Aço inox não é um material muito caro. Em quantidades industriais, sai à base de $1 por kg:
    https://www.alibaba.com/product-detail/Stainless-Steel-Sheets-Cold-Rolled-1mm_1600476246429.html?spm=a2700.7724857.normal_offer.d_title.549670adWWD4uG&s=p

    Estimo que o peso de uma tampa de radiador seja de uns 200 gramas, ou seja, o custo do aço inoxidável utilizado deve ser da ordem de $0.2/tampa, aproximadamente 1 real.

    É, em quantidades industriais... mas quando chega no consumidor, a história é bem diferente.
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    Mensagem por Gerald Dom 1 maio - 11:51:09

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Aço inox não é um material muito caro. Em quantidades industriais, sai à base de $1 por kg:
    https://www.alibaba.com/product-detail/Stainless-Steel-Sheets-Cold-Rolled-1mm_1600476246429.html?spm=a2700.7724857.normal_offer.d_title.549670adWWD4uG&s=p

    Estimo que o peso de uma tampa de radiador seja de uns 200 gramas, ou seja, o custo do aço inoxidável utilizado deve ser da ordem de $0.2/tampa, aproximadamente 1 real.

    É, em quantidades industriais... mas quando chega no consumidor, a história é bem diferente.

    Eu estava falando de custos de produção... Um fabricante de tampas de radiador compra chapas em quantidades industriais, por isso, se usar chapas em aço inox, isso representará um custo de cerca de 1 real. Por outro lado, uma regra bem conhecida na indústria é que é que cada real no custo de produção irá aparecer no preço final multiplicado por 3. Portanto, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir com cerca de 3 reais no preço final, o que não é uma oneração excessiva.


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    Mensagem por opala4cc Dom 1 maio - 13:03:26

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    É, em quantidades industriais... mas quando chega no consumidor, a história é bem diferente.

    Eu estava falando de custos de produção... Um fabricante de tampas de radiador compra chapas em quantidades industriais, por isso, se usar chapas em aço inox, isso representará um custo de cerca de 1 real. Por outro lado, uma regra bem conhecida na indústria é que é que cada real no custo de produção irá aparecer no preço final multiplicado por 3. Portanto, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir com cerca de 3 reais no preço final, o que não é uma oneração excessiva.



    "Portanto, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir com cerca de 3 reais no preço final, o que não é uma oneração excessiva."

    Não, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir - segundo você mesmo disse na frase anterior - com o TRIPLICAÇÃO do preço final, o que é uma oneração excessiva.
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    Mensagem por Gerald Dom 1 maio - 14:17:49

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Eu estava falando de custos de produção... Um fabricante de tampas de radiador compra chapas em quantidades industriais, por isso, se usar chapas em aço inox, isso representará um custo de cerca de 1 real. Por outro lado, uma regra bem conhecida na indústria é que é que cada real no custo de produção irá aparecer no preço final multiplicado por 3. Portanto, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir com cerca de 3 reais no preço final, o que não é uma oneração excessiva.



    "Portanto, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir com cerca de 3 reais no preço final, o que não é uma oneração excessiva."

    Não, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir - segundo você mesmo disse na frase anterior - com o TRIPLICAÇÃO do preço final, o que é uma oneração excessiva.

    Não, não há uma triplicação do preço final porque o custo da chapa de aço inox é apenas UM  dos componentes da formação de preço. É preciso incluir aí o custo das matrizes de estampagem, energia, desgaste das máquinas de estampagem, mão de obra, etc, que são custos fixos, independentemente se a tampa do carburador é feita com chapa de aço inox, aço comum ou latão.

    Ao preço TOTAL de custo, o fabricante superpõe uma taxa de lucro, mas é aqui que as coisas podem começar a ficar esquisitas, principalmente se as leis do mercado (concorrência) não estiverem funcionando bem.

    Vou dar um exemplo de uma distorção de preço real (e assustadora) que eu observei, e que envolve dois produtos praticamente idênticos, vendidos pelo mesmo fabricante:

    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Jogo_d10

    O jogo de soquetes "azul" custa 16 vezes mais que o jogo "vermelho"!!!

    Por que dessa diferença absurda de preços?

    Simplesmente porque o jogo azul vem da Alemanha e o jogo vermelho vem de Taiwan. Os soquetes, catraca, etc, do jogo vermelho de Taiwan não são fabricados pela Gedore, mas as peças todas são de alta qualidade, forjadas com alta precisão, têm excelente acabamento e usam aço tão bom quanto as peças feitas na Alemanha.

    Quem compra hoje no Brasil um jogo "azul" da Gedore "made in Germany"? Somente aquelas pouquíssimas pessoas que ainda acreditam que uma ferramenta feita na Alemanha é superior a uma ferramenta feita em Taiwan. Sei... Rolling Eyes Isso pode ter sido no passado, mas hoje em dia, não é mais verdade quando se trata de jogo de soquetes, por exemplo.

    Parece que nem a Gedore parece acreditar na própria lenda, tanto é assim que teve que contratar empresas de Taiwan para fazer as ferramentas que a Gedore vende com a sua marca. Certamente a Gedore está sendo obrigas a agir assim, senão a sua fatia de mercado acabará sendo sugada por empresas tipo Sata (Apex Group) e eventualmente a Gedore acabaria tendo o mesmo destino da Belzer (que hoje é apenas uma marca do Apex Group).
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    Mensagem por opala4cc Dom 1 maio - 15:10:49

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    "Portanto, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir com cerca de 3 reais no preço final, o que não é uma oneração excessiva."

    Não, o uso de chapa de aço inox numa tampa de radiador irá contribuir - segundo você mesmo disse na frase anterior - com o TRIPLICAÇÃO do preço final, o que é uma oneração excessiva.

    Não, não há uma triplicação do preço final porque o custo da chapa de aço inox é apenas UM  dos componentes da formação de preço. É preciso incluir aí o custo das matrizes de estampagem, energia, desgaste das máquinas de estampagem, mão de obra, etc, que são custos fixos, independentemente se a tampa do carburador é feita com chapa de aço inox, aço comum ou latão.

    Ao preço TOTAL de custo, o fabricante superpõe uma taxa de lucro, mas é aqui que as coisas podem começar a ficar esquisitas, principalmente se as leis do mercado (concorrência) não estiverem funcionando bem.

    Vou dar um exemplo de uma distorção de preço real (e assustadora) que eu observei, e que envolve dois produtos praticamente idênticos, vendidos pelo mesmo fabricante:

    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Jogo_d10

    O jogo de soquetes "azul" custa 16 vezes mais que o jogo "vermelho"!!!

    Por que dessa diferença absurda de preços?

    Simplesmente porque o jogo azul vem da Alemanha e o jogo vermelho vem de Taiwan. Os soquetes, catraca, etc, do jogo vermelho de Taiwan não são fabricados pela Gedore, mas as peças todas são de alta qualidade, forjadas com alta precisão, têm excelente acabamento e usam aço tão bom quanto as peças feitas na Alemanha.

    Quem compra hoje no Brasil um jogo "azul" da Gedore "made in Germany"? Somente aquelas pouquíssimas pessoas que ainda acreditam que uma ferramenta feita na Alemanha é superior a uma ferramenta feita em Taiwan. Sei... Rolling Eyes Isso pode ter sido no passado, mas hoje em dia, não é mais verdade quando se trata de jogo de soquetes, por exemplo.

    Parece que nem a Gedore parece acreditar na própria lenda, tanto é assim que teve que contratar empresas de Taiwan para fazer as ferramentas que a Gedore vende com a sua marca. Certamente a Gedore está sendo obrigas a agir assim, senão a sua fatia de mercado acabará sendo sugada por empresas tipo Sata (Apex Group) e eventualmente a Gedore acabaria tendo o mesmo destino da Belzer (que hoje é apenas uma marca do Apex Group).

    Obviedades...
    Sobre a adição de 1 real pelo uso de chapas de aço inox aparecer como 3 reais, agora eu entendi o que você quis dizer. Mas acredito que esta regra chama de "preço final" o preço em que o produto sai da fábrica e não o preço de venda ao consumidor, que é o que nos interessa.
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    Mensagem por Gerald Dom 1 maio - 15:44:40

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Não, não há uma triplicação do preço final porque o custo da chapa de aço inox é apenas UM  dos componentes da formação de preço. É preciso incluir aí o custo das matrizes de estampagem, energia, desgaste das máquinas de estampagem, mão de obra, etc, que são custos fixos, independentemente se a tampa do carburador é feita com chapa de aço inox, aço comum ou latão.

    Ao preço TOTAL de custo, o fabricante superpõe uma taxa de lucro, mas é aqui que as coisas podem começar a ficar esquisitas, principalmente se as leis do mercado (concorrência) não estiverem funcionando bem.

    Vou dar um exemplo de uma distorção de preço real (e assustadora) que eu observei, e que envolve dois produtos praticamente idênticos, vendidos pelo mesmo fabricante:

    Opala Diplomata SE 89/90 6 cc - Página 9 Jogo_d10

    O jogo de soquetes "azul" custa 16 vezes mais que o jogo "vermelho"!!!

    Por que dessa diferença absurda de preços?

    Simplesmente porque o jogo azul vem da Alemanha e o jogo vermelho vem de Taiwan. Os soquetes, catraca, etc, do jogo vermelho de Taiwan não são fabricados pela Gedore, mas as peças todas são de alta qualidade, forjadas com alta precisão, têm excelente acabamento e usam aço tão bom quanto as peças feitas na Alemanha.

    Quem compra hoje no Brasil um jogo "azul" da Gedore "made in Germany"? Somente aquelas pouquíssimas pessoas que ainda acreditam que uma ferramenta feita na Alemanha é superior a uma ferramenta feita em Taiwan. Sei... Rolling Eyes Isso pode ter sido no passado, mas hoje em dia, não é mais verdade quando se trata de jogo de soquetes, por exemplo.

    Parece que nem a Gedore parece acreditar na própria lenda, tanto é assim que teve que contratar empresas de Taiwan para fazer as ferramentas que a Gedore vende com a sua marca. Certamente a Gedore está sendo obrigas a agir assim, senão a sua fatia de mercado acabará sendo sugada por empresas tipo Sata (Apex Group) e eventualmente a Gedore acabaria tendo o mesmo destino da Belzer (que hoje é apenas uma marca do Apex Group).

    Obviedades...
    Sobre a adição de 1 real pelo uso de chapas de aço inox aparecer como 3 reais, agora eu entendi o que você quis dizer.  Mas acredito que esta regra chama de "preço final" o preço em que o produto sai da fábrica e não o preço de venda ao consumidor, que é o que nos interessa.

    Sim, o preço de venda no varejo será maior que o de fábrica porque o comerciante precisa acrescentar a sua margem de lucro, mas a taxa de lucro não precisa ser diferente se a tampa do radiador for feita em aço comum ou inox.
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    Mensagem por opala4cc Dom 1 maio - 16:57:26

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Obviedades...
    Sobre a adição de 1 real pelo uso de chapas de aço inox aparecer como 3 reais, agora eu entendi o que você quis dizer.  Mas acredito que esta regra chama de "preço final" o preço em que o produto sai da fábrica e não o preço de venda ao consumidor, que é o que nos interessa.

    Sim, o preço de venda no varejo será maior que o de fábrica porque o comerciante precisa acrescentar a sua margem de lucro, mas a taxa de lucro não precisa ser diferente se a tampa do radiador for feita em aço comum ou inox.

    O preço de venda no varejo será AINDA maior que o de fábrica porque o comerciante precisa acrescentar a sua margem de lucro, seus custos trabalhistas, os impostos estaduais, federais e municipais diretos e indiretos. Então, a regra dos três reais já foi pro brejo faz tempo.
    Anteontem, chegou aqui em casa um produto que comprei no mercagadolivre. Veio de Foz do Iguaçu. A origem é o Paraguai, mas a venda foi com nota fiscal legítima. O preço era de R$395,00 e na nota dizia, em um cantinho, "Valor aproximado dos tributos (IBPT) R$176,11". Dá até para dizer que boa parte deve ser imposto de importação. Mas eu aposto com você que se este mesmo produto fosse feito no Brasil, o valor final (não do imposto, mas do produto) seria duas vezes maior. Se adicionar 1 real lá na fabricação, no preço ao consumidor deve adicionar uns 8 ou 9 reais. Então, é significativo.
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    Mensagem por Gerald Dom 1 maio - 20:21:39

    opala4cc escreveu:
    O preço de venda no varejo será AINDA maior que o de fábrica porque o comerciante precisa acrescentar a sua margem de lucro, seus custos trabalhistas, os impostos estaduais, federais e municipais diretos e indiretos. Então, a regra dos três reais já foi pro brejo faz tempo.

    A regra de multiplicar o preço dos materiais por 3x, que serve para se ter uma idéia de como esse preço é repassado para o preço final, NÃO vale para o comércio! Imagine, por exemplo, o absurdo que seria um revendedor de carros vender um carro, que foi faturado pelo fabricante por 100 mil reais, por 300 mil reais!

    No comércio, a formação do preço final é completamente diferente do que na indústria!




    opala4cc escreveu:
    Anteontem, chegou aqui em casa um produto que comprei no mercagadolivre. Veio de Foz do Iguaçu. A origem é o Paraguai, mas a venda foi com nota fiscal legítima. O preço era de R$395,00 e na nota dizia, em um cantinho, "Valor aproximado dos tributos (IBPT) R$176,11". Dá até para dizer que boa parte deve ser imposto de importação. Mas eu aposto com você que se este mesmo produto fosse feito no Brasil, o valor final (não do imposto, mas do produto) seria duas vezes maior. Se adicionar 1 real lá na fabricação, no preço ao consumidor deve adicionar uns 8 ou 9 reais. Então, é significativo.

    Você pegou um mau exemplo em que o imposto de importação dobra o preço final. Esse imposto de importação escorchante é aplicado em produtos adquiridos pelo consumidor final. Isso não vale para muitos produtos importados por grandes indústrias. Por exemplo, as ferramentas que a Makita importa da China são vendidas praticamente pelo mesmo preço no Brasil, EUA e Europa. Aliás, os preços de ferramenta na Europa são, em geral, maiores que no Brasil, apesar da fama (merecida) que o Brasil tem de cobrar altos impostos.

    Pegando agora a sua afirmação (exagerada) de que o custo de 1 real do aço inoxidável de uma tampa de radiador acaba repassando por 8 a 9 reais ao preço ao consumidor final. Se isso fosse verdade, o preço de uma tampa de radiador feita com aço galvanizado e vendida por uns 30 reais, aumentaria para 38 reais se fosse usado aço inoxidável.Shocked

    Com esse aumento de preço tão pequeno, apenas 8 reais, um consumidor medianamente inteligente deveria descartar imediatamente as tampas de aço galvanizado, que se destroem em pouco tempo, e comprar um tampa em aço inox. Se 8 reais (preço de um litro de gasolina) fizer diferença na vida de um dono de Opala, melhor vender o carro e ficar assistindo futebol na televisão... Crying or Very sad
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    Mensagem por opala4cc Dom 1 maio - 21:33:00

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:
    O preço de venda no varejo será AINDA maior que o de fábrica porque o comerciante precisa acrescentar a sua margem de lucro, seus custos trabalhistas, os impostos estaduais, federais e municipais diretos e indiretos. Então, a regra dos três reais já foi pro brejo faz tempo.

    A regra de multiplicar o preço dos materiais por 3x, que serve para se ter uma idéia de como esse preço é repassado para o preço final, NÃO vale para o comércio! Imagine, por exemplo, o absurdo que seria um revendedor de carros vender um carro, que foi faturado pelo fabricante por 100 mil reais, por 300 mil reais!

    No comércio, a formação do preço final é completamente diferente do que na indústria!




    opala4cc escreveu:
    Anteontem, chegou aqui em casa um produto que comprei no mercagadolivre. Veio de Foz do Iguaçu. A origem é o Paraguai, mas a venda foi com nota fiscal legítima. O preço era de R$395,00 e na nota dizia, em um cantinho, "Valor aproximado dos tributos (IBPT) R$176,11". Dá até para dizer que boa parte deve ser imposto de importação. Mas eu aposto com você que se este mesmo produto fosse feito no Brasil, o valor final (não do imposto, mas do produto) seria duas vezes maior. Se adicionar 1 real lá na fabricação, no preço ao consumidor deve adicionar uns 8 ou 9 reais. Então, é significativo.

    Você pegou um mau exemplo em que o imposto de importação dobra o preço final. Esse imposto de importação escorchante é aplicado em produtos adquiridos pelo consumidor final. Isso não vale para muitos produtos importados por grandes indústrias. Por exemplo, as ferramentas que a Makita importa da China são vendidas praticamente pelo mesmo preço no Brasil, EUA e Europa. Aliás, os preços de ferramenta na Europa são, em geral, maiores que no Brasil, apesar da fama (merecida) que o Brasil tem de cobrar altos impostos.

    Pegando agora a sua afirmação (exagerada) de que o custo de 1 real do aço inoxidável de uma tampa de radiador acaba repassando por 8 a 9 reais ao preço ao consumidor final. Se isso fosse verdade, o preço de uma tampa de radiador feita com aço galvanizado e vendida por uns 30 reais, aumentaria para 38 reais se fosse usado aço inoxidável.Shocked

    Com esse aumento de preço tão pequeno, apenas 8 reais, um consumidor medianamente inteligente deveria descartar imediatamente as tampas de aço galvanizado, que se destroem em pouco tempo, e comprar um tampa em aço inox. Se 8 reais (preço de um litro de gasolina) fizer diferença na vida de um dono de Opala, melhor vender o carro e ficar assistindo futebol na televisão... Crying or Very sad

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    Mensagem por Joey Ramone Qui 5 maio - 16:22:38

    opala4cc escreveu:O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).

    Desculpem a demora pra chegar no assunto,

    Acompanhei as mensagens e fiquei interessado no uso do óleo solúvel, tanto pela alta eficiência em evitar a corrosão quanto pelo custo. Mas o balde de água fria foi aqui. Meu opala ainda está parado, dei um tempo na finalização da retífica. Mas como meu radiador estava bem ruim meu plano era comprar um novo já em aluminio. Como o bloco e o cabeçote passaram pela lavagem química na retifica, seria uma ótima oportunidade para manter tudo limpo.

    Nos carros mais atuais, digo faixa de ano 2010, é loucura cogitar isso?
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    Mensagem por raphaelcaronti Qui 5 maio - 16:25:56

    Joey Ramone escreveu:
    opala4cc escreveu:O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).

    Desculpem a demora pra chegar no assunto,

    Acompanhei as mensagens e fiquei interessado no uso do óleo solúvel, tanto pela alta eficiência em evitar a corrosão quanto pelo custo. Mas o balde de água fria foi aqui. Meu opala ainda está parado, dei um tempo na finalização da retífica. Mas como meu radiador estava bem ruim meu plano era comprar um novo já em aluminio. Como o bloco e o cabeçote passaram pela lavagem química na retifica, seria uma ótima oportunidade para manter tudo limpo.

    Nos carros mais atuais, digo faixa de ano 2010, é loucura cogitar isso?


    Uma alternativa é usar o aditivo, tendo em vista que parece estar tudo novo por aí, devido a retifica que fez.
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    Mensagem por Gerald Qui 5 maio - 17:08:30

    Joey Ramone escreveu:
    opala4cc escreveu:O problema do óleo solúvel tipo C é que ataca alguns metais (se não me engano o alumínio).

    Desculpem a demora pra chegar no assunto,

    Acompanhei as mensagens e fiquei interessado no uso do óleo solúvel, tanto pela alta eficiência em evitar a corrosão quanto pelo custo. Mas o balde de água fria foi aqui. Meu opala ainda está parado, dei um tempo na finalização da retífica. Mas como meu radiador estava bem ruim meu plano era comprar um novo já em aluminio. Como o bloco e o cabeçote passaram pela lavagem química na retifica, seria uma ótima oportunidade para manter tudo limpo.

    Nos carros mais atuais, digo faixa de ano 2010, é loucura cogitar isso?

    Acho importante separar o real do imaginário. Alguém tem alguma informação confiável que o óleo solúvel ataca alumínio? Se tem, que publique para que todo mundo fique informado!

    A única informação que descobri até agora foi  que a Texaco diz explicitamente que o seu óleo solúvel Chevron Texaco Soluble Oil D pode ser usado com metais ferrosos e não ferrosos, tanto em usinagem como em radiadores. Não é falado de nenhuma restrição ao uso em motores com bloco ou radiador de alumínio. O único metal que não se recomenda usar com o óleo solúvel é o magnésio, porque o magnésio aquecido pode produzir fogo quando em contacto com a água.

    Maiores informações aqui:
    https://www.matweb.com/search/datasheettext.aspx?matguid=048e228ca35f417284890f2c89c4c669
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    Mensagem por opala4cc Qui 5 maio - 18:33:47

    Aqui, a empresa recomenda o uso do óleo solúvel de forma temporária, para posteriormente usar o aditivo:
    https://www.apsdistribuidora.com.br/aditivo-para-radiador-mitos-e-verdades/

    Tudo bem, sabemos faz tempo das propriedades do óleo solúvel, afinal, está no manual do proprietário do opala. Mas a grande pergunta é: se é um produto tão maravilhoso, barato e que dispensa fluidos caros como o aditivo para radiador, por que ninguém até agora "desmascarou" essa indústria da empurroterapia de aditivos, revelando o óleo solúvel?

    Manual do proprietário do opala 1974: abastecer com água e óleo solúvel tipo C na proporção de 3 cm cúbicos por litro de água.

    Manual do proprietário do opala 1978: abastecer com água e óleo solúvel tipo C na proporção de 3 cm cúbicos por litro de água.

    Manual do proprietário do opala 1979: abastecer com água e aditivo AC DELCO na proporção de 40cm cúbicos para cada litro de água.

    Manual do proprietário do opala 1981: abastecer com água e aditivo AC DELCO na proporção de 40cm cúbicos para cada litro de água;

    Manual do proprietário do opala 1982: abastecer com água e aditivo AC DELCO na proporção de 40cm cúbicos para cada litro de água;

    Manual do proprietário do opala 1990:
      - motor 4 cilindros (sem AC): abastecer com água e 25ml de óleo solúvel tipo C;
      - motor 4 cilindros (com AC): 3,8 litros de de etileno glicol azul e 25ml de óleo solúvel tipo C;
      - motor 6 cilindros: 4,4 litros de etileno glicol e 30ml de óleo solúvel tipo C.

    manual do proprietário do opala 1992:
      - motor 4 cilindros (sem AC): água com 25ml de óleo solúvel tipo C;
      - motor 4 cilindros (com AC): água com 3,8 litros de aditivo à base de etileno glicol AC DELCO;
      - motor 6 cilindros: água com 4,4 litros de aditivo à base de etileno glicol AC DELCO.


    Atenção para a diferenciação, a partir de algum momento entre 1990 e 1992, que a GMB passou não recomendar o óleo solúvel tipo C para os opalas 4 cilindros com AC e os opalas 6 cilindros.
    Aqui vale uma errata: o óleo solúvel tipo C não ataca alumínio. Eu sabia que tinha lido algo e consegui resgatar. Leiam a mensagem 21 deste tópico:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36513-qual-proporcao-de-fluido-usar-no-radiador

    Diplo87, Rubão6cc e Joey Ramone gostam desta mensagem

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    Mensagem por Gerald Sex 6 maio - 8:44:15

    opala4cc escreveu:
    Tudo bem, sabemos faz tempo das propriedades do óleo solúvel, afinal, está no manual do proprietário do opala. Mas a grande pergunta é: se é um produto tão maravilhoso, barato e que dispensa fluidos caros como o aditivo para radiador, por que ninguém até agora "desmascarou" essa indústria da empurroterapia de aditivos, revelando o óleo solúvel?

    Em primeiro lugar, óleo solúvel é aditivo. Tudo que se adiciona à água do radiador é aditivo!.

    Segundo, o produto "maravilhoso" para o arrefecimento do motor não é o óleo solúvel, é a ÁGUA! O óleo solúvel é apenas um aditivo inibidor de corrosão.

    A água, por mais maravilhosa que seja como líquido de arrefecimento, tem três "defeitos":

    1. Corrói os metais como ferro e alumínio
    2. Congela a 0 ºC
    3. Ferve a 100 ºC (ou menos)


    O "defeito" nº 1 é corrigido com inibidores de corrosão, como o óleo solúvel.

    O "defeito" nº 2 é corrigido com a adição (daí o nome "aditivo") de etilenoglicol ou similar.
    No Brasil o "defeito" nº 2 não é importante na maior parte dos lugares porque a temperatura  muito raramente desce a 0 ºC. Em outros países, o etilenoglicol é fundamental, não existe "empurroterapia" alguma dos fabricantes de fluidos de arrefecimento.

    O "defeito" nº 3 é combatido com a  PRESSURIZAÇÃO do sistema de arrefecimento.
    A adição de etilenoglicol ajuda a aumentar um pouco a temperatura de ebulição da água, mas o aumento é pequeno. O que realmente eleva a temperatura de ebulição da água é a pressurização.

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    Mensagem por Joey Ramone Sex 6 maio - 10:03:18

    A idéia de usar o óleo solúvel de forma temporária antes do aditivo é muito interessante, principalmente para que tem o sistema bem sujo/enferrujado. Assim deve dar uma boa selada cortando ou diminuindo o processo da ferrugem, para manter tudo limpo depois. Mesmo para carros atuais, como não será por um tempo longo não deve ocasionar problemas. O Fiesta da minha esposa está começando a apresentar sujeira no reservatório, fiz a limpeza completa quando compramos o carro. Estou com vontade de fazer o teste nele: esvaziar todo o sistema e completar com água e óleo solúvel e rodar por um tempo, para voltar ao aditivo posteriormente.

    Pesquisando, um que cogitei comprar foi esse aqui: Ele é sintético de base orgânica, será que apresenta o mesmo problema dos anteriores em atacar as borrachas como citado no tópico que o opala4cc referenciou?

    https://www.lojadomecanico.com.br/produto/117519/32/250/Oleo-Soluvel-Sintetico-ME-3-de-Base-Vegetal-1L-/153/?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&utm_content=117519

    Mas realmente, apesar do lobby para empurrar produtos mais caros acredito que há um bom motivo para o uso do óleo solúvel como aditivo ter sido descontinuado.Acredito que o fato de não evitar a cavitação seja um fator bem importante.

    Penso em fazer o mesmo no Opala se resolver usar aditivo, rodar com agua e óleo soluvel após a montagem do motor para "tratar" as partes internas para posteriormente usar o aditivo. Como minha idéia não é 100% de originalidade pois tenho motor de omega 4.1 e vou montar com a injeção eletrônica dele, pretendo usar o sistema selado com um reservatório de expansão para otimizar o funcionamento.
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    Mensagem por Gerald Sex 6 maio - 13:15:58

    Joey Ramone escreveu:A idéia de usar o óleo solúvel de forma temporária antes do aditivo é muito interessante, principalmente para que tem o sistema bem sujo/enferrujado. Assim deve dar uma boa selada cortando ou diminuindo o processo da ferrugem, para manter tudo limpo depois. Mesmo para carros atuais, como não será por um tempo longo não deve ocasionar problemas. O Fiesta da minha esposa está começando a apresentar sujeira no reservatório, fiz a limpeza completa quando compramos o carro. Estou com vontade de fazer o teste nele: esvaziar todo o sistema e completar com água e óleo solúvel e rodar por um tempo, para voltar ao aditivo posteriormente.

    Pesquisando, um que cogitei comprar foi esse aqui: Ele é sintético de base orgânica, será que apresenta o mesmo problema dos anteriores em atacar as borrachas como citado no tópico que o opala4cc referenciou?

    https://www.lojadomecanico.com.br/produto/117519/32/250/Oleo-Soluvel-Sintetico-ME-3-de-Base-Vegetal-1L-/153/?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&utm_content=117519

    Mas realmente, apesar do lobby para empurrar produtos mais caros acredito que há um bom motivo para o uso do óleo solúvel como aditivo ter sido descontinuado.Acredito que o fato de não evitar a cavitação seja um fator bem importante.

    Penso em fazer o mesmo no Opala se resolver usar aditivo, rodar com agua e óleo soluvel após a montagem do motor para "tratar" as partes internas para posteriormente usar o aditivo. Como minha idéia não é 100% de originalidade pois tenho motor de omega 4.1 e vou montar com a injeção eletrônica dele, pretendo usar o sistema selado com um reservatório de expansão para otimizar o funcionamento.


    Atenção! Óleo solúvel não é produto de limpeza, e muito menos um produto para tratar as partes internas do motor! Em particular, o óleo solúvel não dissolve a ferrugem.

    Para limpeza interna do sistema de arrefecimento, pode-se usar água corrente introduzida no bocal do radiador com uma mangueira de jardim, soltando antes, a mangueira de retorno ao radiador. O motor deve estar ligado durante a operação para fazer a água circular.

    Não faz sentido técnico usar o óleo solúvel como preparatório de um fluido comercial com base em etilenoglicol. Ao introduzir o fluido novo, as micro-películas de óleo nas paredes internas do sistema de arrefecimento irão ser dissolvidas.

    O óleo solúvel não ataca borracha se for usado na quantidade certa. Se atacasse, a GM não iria recomendar nos manuais dos Opalas o uso de óleo solúvel.

    As denominações de "sintético" e "base vegetal" que alguns fabricantes de óleo solúvel usam nos rótulos de seus produtos não significam nada na prática. Margarina é gordura sintética de base vegetal, enquanto manteira é gordura não sintética de base animal. E daí?

    Esqueça essas histórias sobre "cavitação". Essa palavra é a "rebimboca da parafuseta" dos sistemas de arrefecimento. É um bom tema para estudos acadêmicos(*).

    Sobre as marcas de óleo solúvel, creio que são todos mais ou menos bons.





    (*) Tese de mestrado sobre cavitação em bombas de sistemas de arrefecimento automotivo - Escola Politécnica - USP
    https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-20072009-175642/publico/Dissertacao_Weber.pdf
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    Mensagem por opala4cc Sex 6 maio - 14:28:25

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Tudo bem, sabemos faz tempo das propriedades do óleo solúvel, afinal, está no manual do proprietário do opala. Mas a grande pergunta é: se é um produto tão maravilhoso, barato e que dispensa fluidos caros como o aditivo para radiador, por que ninguém até agora "desmascarou" essa indústria da empurroterapia de aditivos, revelando o óleo solúvel?

    Em primeiro lugar, óleo solúvel é aditivo. Tudo que se adiciona à água do radiador é aditivo!.

    Segundo, o produto "maravilhoso" para o arrefecimento do motor não é o óleo solúvel, é a ÁGUA! O óleo solúvel é apenas um aditivo inibidor de corrosão.

    A água, por mais maravilhosa que seja como líquido de arrefecimento, tem três "defeitos":

    1. Corrói os metais como ferro e alumínio
    2. Congela a 0 ºC
    3. Ferve a 100 ºC (ou menos)


    O "defeito" nº 1 é corrigido com inibidores de corrosão, como o óleo solúvel.

    O "defeito" nº 2 é corrigido com a adição (daí o nome "aditivo") de etilenoglicol ou similar.
    No Brasil o "defeito" nº 2 não é importante na maior parte dos lugares porque a temperatura  muito raramente desce a 0 ºC. Em outros países, o etilenoglicol é fundamental, não existe "empurroterapia" alguma dos fabricantes de fluidos de arrefecimento.

    O "defeito" nº 3 é combatido com a  PRESSURIZAÇÃO do sistema de arrefecimento.
    A adição de etilenoglicol ajuda a aumentar um pouco a temperatura de ebulição da água, mas o aumento é pequeno. O que realmente eleva a temperatura de ebulição da água é a pressurização.

    Obviedades! Obviedades já mencionadas na mensagem 21 do tópico que coloquei o link!
    Em primeiro lugar, eu nunca disse que havia "empurroterapia de fluidos de arrefecimento". A frase que escrevi na mensagem anterior deixa implícito - para bom entendedor - que a empurroterapia seria específica dos aditivos para radiador ( lembrando que não é comum nos dias de hoje chamar de aditivo de radiador o óleo solúvel do tipo C, já que é um fluido lubrirrefrigerante para usinagem e é bem mais limitado do que o ADITIVO para radiador). O manual do proprietário do opala mais recente que menciona o óleo solúvel tipo C já tem 20 anos! Acredito que nos dias de hoje nenhuma montadora explicitamente recomende mais o óleo solúvel C, já que este não deve ser misturado aos aditivos de radiador (estou me referindo aos aditivos de verdade, não o óleo solúvel!).

    "Segundo, o produto "maravilhoso" para o arrefecimento do motor não é o óleo solúvel, é a ÁGUA! O óleo solúvel é apenas um aditivo inibidor de corrosão."
    Em segundo lugar, concordo plenamente com a frase acima. Não sei o motivo de mencionar isso. Parece até que mencionei algo em contrário! O óleo solúvel não arrefece o motor, tem apenas efeito anti-corrosivo.

    A pergunta que sintetiza a discussão é: para aqueles que moram no Sul do Brasil, vão arriscar por causa do custo BEM INFERIOR, colocar um óleo solúvel ao invés de um ADITIVO de radiador? E se você esquecer, no inverno, que colocou apenas óleo solúvel com água em uma manhã bem gelada tendo o carro pernoitado ao ar livre e der a partida? Pode dar xabú... ou não.
    Para aqueles que moram no norte/nordeste do Brasil, acham que vale a pena abrir mão da pequena margem de segurança propiciada pelo ADITIVO no sentido de elevar um pouquinho o ponto de fervura do líquido de arrefecimento?
    Cada um é dono de si e decide o que vale a pena.
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    Mensagem por opala4cc Sex 6 maio - 14:41:18

    Joey Ramone escreveu:A idéia de usar o óleo solúvel de forma temporária antes do aditivo é muito interessante, principalmente para que tem o sistema bem sujo/enferrujado. Assim deve dar uma boa selada cortando ou diminuindo o processo da ferrugem, para manter tudo limpo depois. Mesmo para carros atuais, como não será por um tempo longo não deve ocasionar problemas. O Fiesta da minha esposa está começando a apresentar sujeira no reservatório, fiz a limpeza completa quando compramos o carro. Estou com vontade de fazer o teste nele: esvaziar todo o sistema e completar com água e óleo solúvel e rodar por um tempo, para voltar ao aditivo posteriormente.

    Pesquisando, um que cogitei comprar foi esse aqui: Ele é sintético de base orgânica, será que apresenta o mesmo problema dos anteriores em atacar as borrachas como citado no tópico que o opala4cc referenciou?

    https://www.lojadomecanico.com.br/produto/117519/32/250/Oleo-Soluvel-Sintetico-ME-3-de-Base-Vegetal-1L-/153/?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&utm_content=117519

    Mas realmente, apesar do lobby para empurrar produtos mais caros acredito que há um bom motivo para o uso do óleo solúvel como aditivo ter sido descontinuado.Acredito que o fato de não evitar a cavitação seja um fator bem importante.

    Penso em fazer o mesmo no Opala se resolver usar aditivo, rodar com agua e óleo soluvel após a montagem do motor para "tratar" as partes internas para posteriormente usar o aditivo. Como minha idéia não é 100% de originalidade pois tenho motor de omega 4.1 e vou montar com a injeção eletrônica dele, pretendo usar o sistema selado com um reservatório de expansão para otimizar o funcionamento.

    A cavitação só vai ocorrer se o sistema ficar com pouco líquido de arrefecimento, podendo chegar ar+líquido na bomba de água ou se realmente houver fervura no líquido de arrefecimento, a ponto de aparecerem as micro-bolhas no líquido.
    O bom motivo para uso dos ADITIVOS de radiador é sua versatilidade em relação ao óleo solúvel tipo C. As montadoras não querem botar a mão no fogo por problemas que surjam decorrentes de regiões com temperaturas muito baixas ou muito altas. Então, aplicam a política da segurança financeiro-jurídica delas.
    E se algum peça do sistema de arrefecimento do carro que fique em contato com o líquido de arrefecimento der defeito dentro da garantia, dificilmente o responsável pela garantia vai assumir o prejuízo se souber que você usa óleo solúvel tipo C ao invés de um ADITIVO de radiador.

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