Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

120 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 120 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
tabarbosa (16850)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
Rubão6cc (15334)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
BANDIT (13573)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
Xann (10394)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
j ricardo (9376)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
Jean Bida (9320)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_leftmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Barmotor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Bar_right 

3 participantes

    Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Qui 8 Jul - 20:30:06

    Saudações meus amigos,

    Já tem tempos que gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida que tenho sobre a partida do Opala 79 daqui de casa.



    Ele faz esse barulho de batida logo na partida, conforme pode ser escutado no vídeo (dos 4 aos 9 segundos). Dura, em geral, uns 5 seg. Depois para!

    Se ele ficar desligado uma hora, no momento da partida bate novamente.

    Se der a partida, deixar funcionar uns segundos, desligar e der a partida novamente, nada do barulho.

    Já verifiquei todos os tuchos, estão bons e qdo o mecânico foi verificá-los, estavam todos carregados.

    Ele é um 4 cil, está atualmente com 107 mil km, foi feita retífica com aproximadamente 90 mil km ​em 2014 (7 anos atrás). Pouco para um Opala né?

    Nesta época o carro ainda era usado pelo meu pai e eu nem fiquei sabendo da retífica. Segundo ele foi feita a retífica exatamente por causa desse barulho e pq na época alegaram que era por causa da bomba de óleo. Não entendo muito de mecânica, nem meu pai, mas acredito que não é necessário fazer a retífica do motor qdo se troca a bomba de óleo. Mas de qq jeito, a retífica foi feita por recomendação do antigo mecânico.

    E pelo jeito, não adiantou pq continua batendo.

    Foi feita a retífica e foram trocados:

          Jogo de pistão com anel (1 mm)
          Jogo de casquilho fixo (0.25mm)
          Jogo de casquilho móvel (0.25mm)
          Jogo de junta do motor
          Bomba de óleo
          8 tuchos
          Retentor de válvulas
          Engrenagem do comando
          Bujão do bloco
          Retentor do motor

    Na minha opinião ele até deveria bater um pouco assim depois de ficar muito tempo desligado. Mas bater depois de ficar somente de 30 a 60 min desligado, com tucho hidráulico, não é normal né?

    Até pra evitar esta batida que deve ser prejudicial ao motor, depois que ele fica muito tempo parado, na primeira partida do dia eu tiro a alimentação da bobina e dou a partida deixando ele girar um pouco. Mas não adianta muito pq passa um tempo, vou ligar e ele bate.

    O que vcs acham que pode ser?

    Obrigado e um abraço
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Qui 8 Jul - 23:19:52

    crisoc escreveu:Saudações meus amigos,

    Já tem tempos que gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida que tenho sobre a partida do Opala 79 daqui de casa.



    Ele faz esse barulho de batida logo na partida, conforme pode ser escutado no vídeo (dos 4 aos 9 segundos). Dura, em geral, uns 5 seg. Depois para!

    Se ele ficar desligado uma hora, no momento da partida bate novamente.

    Se der a partida, deixar funcionar uns segundos, desligar e der a partida novamente, nada do barulho.

    Já verifiquei todos os tuchos, estão bons e qdo o mecânico foi verificá-los, estavam todos carregados.

    Ele é um 4 cil, está atualmente com 107 mil km, foi feita retífica com aproximadamente 90 mil km ​em 2014 (7 anos atrás). Pouco para um Opala né?

    Nesta época o carro ainda era usado pelo meu pai e eu nem fiquei sabendo da retífica. Segundo ele foi feita a retífica exatamente por causa desse barulho e pq na época alegaram que era por causa da bomba de óleo. Não entendo muito de mecânica, nem meu pai, mas acredito que não é necessário fazer a retífica do motor qdo se troca a bomba de óleo. Mas de qq jeito, a retífica foi feita por recomendação do antigo mecânico.

    E pelo jeito, não adiantou pq continua batendo.

    Foi feita a retífica e foram trocados:

          Jogo de pistão com anel (1 mm)
          Jogo de casquilho fixo (0.25mm)
          Jogo de casquilho móvel (0.25mm)
          Jogo de junta do motor
          Bomba de óleo
          8 tuchos
          Retentor de válvulas
          Engrenagem do comando
          Bujão do bloco
          Retentor do motor

    Na minha opinião ele até deveria bater um pouco assim depois de ficar muito tempo desligado. Mas bater depois de ficar somente de 30 a 60 min desligado, com tucho hidráulico, não é normal né?

    Até pra evitar esta batida que deve ser prejudicial ao motor, depois que ele fica muito tempo parado, na primeira partida do dia eu tiro a alimentação da bobina e dou a partida deixando ele girar um pouco. Mas não adianta muito pq passa um tempo, vou ligar e ele bate.

    O que vcs acham que pode ser?

    Obrigado e um abraço

    Tucho.....

    Provavelmente devido a viscosidade do óleo.

    É óleo W-50?
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Seg 12 Jul - 11:34:26

    adpachec escreveu:

    Tucho.....

    Provavelmente devido a viscosidade do óleo.

    É óleo W-50?

    Eu estou usando 20W50. Não é esse o recomendado?

    Tem uns 2 meses o mecânico tirou os tuchos para ver se estavam furados e se as molas estavam boas. Pareciam estar bons.

    Só essa verificação não garante que estejam bons né?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Seg 12 Jul - 12:14:48

    crisoc escreveu:
    adpachec escreveu:

    Tucho.....

    Provavelmente devido a viscosidade do óleo.

    É óleo W-50?

    Eu estou usando 20W50. Não é esse o recomendado?

    Tem uns 2 meses o mecânico tirou os tuchos para ver se estavam furados e se as molas estavam boas. Pareciam estar bons.

    Só essa verificação não garante que estejam bons né?


    O motor do meu foi retificado, com 60.000 quilômetros eu ainda tinha que ficar trocando o óleo.

    20W40 no inverno, ou ficava batendo tucho até esquentar.

    20W50 no verão ou o 20W40 ficaria muito fino quando quente e o motor começava a bater tudo.

    Ou seja, eu trocava o oleo por estação, inverno/verão ..... igual chuveiro.


    Se o 20W50 é novo, retire ele e guarde e tente o 20W50.

    Pelo menos não perde o óleo.

    De 2014 a 2017 eu usava o carro 05 dias da semana, rodava em média 90 minutos por dia entre 40 a 90 km/h.
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Seg 12 Jul - 12:46:09

    adpachec escreveu:

    O motor do meu foi retificado, com 60.000 quilômetros eu ainda tinha que ficar trocando o óleo.

    20W40 no inverno, ou ficava batendo tucho até esquentar.

    20W50 no verão ou o 20W40 ficaria muito fino quando quente e o motor começava a bater tudo.

    Ou seja, eu trocava o oleo por estação, inverno/verão ..... igual chuveiro.


    Se o 20W50 é novo, retire ele e guarde e tente o 20W50.

    Pelo menos não perde o óleo.

    De 2014 a 2017 eu usava o carro 05 dias da semana, rodava em média 90 minutos por dia entre 40 a 90 km/h.

    É, pode até ser que ele bata mais agora no inverno, não sei dizer com certeza, mas ele tb bate qdo liga no verão.

    E é interessante observar que ele bate ao funcionar mesmo depois de meia hora somente desligado. O carro ainda está quente por fora, imagina por dentro.

    Eu até entenderia que é normal ele bater alguns poucos segundos depois de ficar 2 ou 3 dias parado, mas bater depois de ter sido funcionado uma hora atrás?

    Pra qualquer pessoa que eu relato isso, falam que é o tucho. Mas como disse, o mecânico tirou, molas parecem ok, não estão furados. E não dá trocar sem ter certeza né, são caros!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Seg 12 Jul - 16:13:32

    crisoc escreveu:
    adpachec escreveu:

    O motor do meu foi retificado, com 60.000 quilômetros eu ainda tinha que ficar trocando o óleo.

    20W40 no inverno, ou ficava batendo tucho até esquentar.

    20W50 no verão ou o 20W40 ficaria muito fino quando quente e o motor começava a bater tudo.

    Ou seja, eu trocava o oleo por estação, inverno/verão ..... igual chuveiro.


    Se o 20W50 é novo, retire ele e guarde e tente o 20W50.

    Pelo menos não perde o óleo.

    De 2014 a 2017 eu usava o carro 05 dias da semana, rodava em média 90 minutos por dia entre 40 a 90 km/h.

    É, pode até ser que ele bata mais agora no inverno, não sei dizer com certeza, mas ele tb bate qdo liga no verão.

    E é interessante observar que ele bate ao funcionar mesmo depois de meia hora somente desligado. O carro ainda está quente por fora, imagina por dentro.

    Eu até entenderia que é normal ele bater alguns poucos segundos depois de ficar 2 ou 3 dias parado, mas bater depois de ter sido funcionado uma hora atrás?

    Pra qualquer pessoa que eu relato isso, falam que é o tucho. Mas como disse, o mecânico tirou, molas parecem ok, não estão furados. E não dá trocar sem ter certeza né, são caros!!!


    Você manda fazer o motor, ele fica "justo" e aí vem o mecânico e diz para botar 20W50....

    O óleo 20W50 (W de winter = inverno) mantém suas características entre 20 negativos a 50 graus positivos.

    Ou seja, mesmo "quente" (uns 70°) o motor pode bater, porque a referência é a água, o óleo demora mais para aquecer.

    O óleo geralmente "afina" com a água a uns 90°, porque o bloco está bem quente.


    É física, o óleo frio (abaixo de 50°) é muito viscoso (grosso) e a pressão do óleo é maior, quando o óleo afina a pressão diminui, por isto que motor refeito com óleo "grosso" pode bater, o estreitamento das folgas e peças novas causam aumento na pressão.
    E se o tucho não consegue dar vazão a pressão do óleo enquanto ele não afinar o tucho fica "duro como pedra"
    RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 413
    Localização : Sul de SC
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
    Data de inscrição : 26/08/2013

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Seg 12 Jul - 20:57:35

    adpachec escreveu:
    crisoc escreveu:

    É, pode até ser que ele bata mais agora no inverno, não sei dizer com certeza, mas ele tb bate qdo liga no verão.

    E é interessante observar que ele bate ao funcionar mesmo depois de meia hora somente desligado. O carro ainda está quente por fora, imagina por dentro.

    Eu até entenderia que é normal ele bater alguns poucos segundos depois de ficar 2 ou 3 dias parado, mas bater depois de ter sido funcionado uma hora atrás?

    Pra qualquer pessoa que eu relato isso, falam que é o tucho. Mas como disse, o mecânico tirou, molas parecem ok, não estão furados. E não dá trocar sem ter certeza né, são caros!!!


    Você manda fazer o motor, ele fica "justo" e aí vem o mecânico e diz para botar 20W50....

    O óleo 20W50 (W de winter = inverno) mantém suas características entre 20 negativos a 50 graus positivos.

    Ou seja, mesmo "quente" (uns 70°) o motor pode bater, porque a referência é a água, o óleo demora mais para aquecer.

    O óleo geralmente "afina" com a água a uns 90°, porque o bloco está bem quente.


    É física, o óleo frio (abaixo de 50°) é muito viscoso (grosso) e a pressão do óleo é maior, quando o óleo afina a pressão diminui, por isto que motor refeito com óleo "grosso" pode bater, o estreitamento das folgas e peças novas causam aumento na pressão.
    E se o tucho não consegue dar vazão a pressão do óleo enquanto ele não afinar o tucho fica "duro como pedra"

    Essa informação sobre o óleo não procede. Na verdade, por exemplo, um lubrificante 20w50 traz 3 informações, onde o primeiro indica a viscosidade de "20" centistokes em baixas temperaturas, representado pela letra "W" de Winter, e "50" indica a viscosidade em temperatura normal de trabalho.

    Ou seja, quando o motor está frio a viscosidade é menor para facilitar seu fluxo no momento crítico de funcionamento do motor, quando o óleo está praticamente todo depositado no carter, e aumenta a viscosidade conforme a temperatura do motor sobe para aumentar a espessura do filme lubrificante entre as partes.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Seg 12 Jul - 22:56:54

    RHCESPECIAL1974 escreveu:
    adpachec escreveu:


    Você manda fazer o motor, ele fica "justo" e aí vem o mecânico e diz para botar 20W50....

    O óleo 20W50 (W de winter = inverno) mantém suas características entre 20 negativos a 50 graus positivos.

    Ou seja, mesmo "quente" (uns 70°) o motor pode bater, porque a referência é a água, o óleo demora mais para aquecer.

    O óleo geralmente "afina" com a água a uns 90°, porque o bloco está bem quente.


    É física, o óleo frio (abaixo de 50°) é muito viscoso (grosso) e a pressão do óleo é maior, quando o óleo afina a pressão diminui, por isto que motor refeito com óleo "grosso" pode bater, o estreitamento das folgas e peças novas causam aumento na pressão.
    E se o tucho não consegue dar vazão a pressão do óleo enquanto ele não afinar o tucho fica "duro como pedra"

    Essa informação sobre o óleo não procede. Na verdade, por exemplo, um lubrificante 20w50 traz 3 informações, onde o primeiro indica a viscosidade de "20" centistokes em baixas temperaturas, representado pela letra "W" de Winter, e "50" indica a viscosidade em temperatura normal de trabalho.

    Ou seja, quando o motor está frio a viscosidade é menor para facilitar seu fluxo no momento crítico de funcionamento do motor, quando o óleo está praticamente todo depositado no carter, e aumenta a viscosidade conforme a temperatura do motor sobe para aumentar a espessura do filme lubrificante entre as partes.


    Errado.....

    20W50 equivale a 15/18° negativos e 50° positivos.

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcRpZzoGpQ7xRLWY4ugndcrhlmCBYCqtSihaGg&usqp=CAU

    E a viscosidade baixa no frio é o "0W".

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcSQ11Yu_wq0JxGzKeT8fTOKG4NoVG0GWq6etw&usqp=CAU

    O 20W representa ALTA viscosidade.


    Quanto maior o número maior a viscosidade, a direita para ALTAS temperaturas e a esquerda para BAIXAS temperaturas.

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcSXWVwMX0mwmO12tpbcvpyIUqoLyseuffHn7A&usqp=CAU


    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcQ6NDS3Dkk4CTIFJTgoRg08pd2mYiqRx9_vrw&usqp=CAU
    RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 413
    Localização : Sul de SC
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
    Data de inscrição : 26/08/2013

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Ter 13 Jul - 10:45:39

    adpachec escreveu:
    RHCESPECIAL1974 escreveu:

    Essa informação sobre o óleo não procede. Na verdade, por exemplo, um lubrificante 20w50 traz 3 informações, onde o primeiro indica a viscosidade de "20" centistokes em baixas temperaturas, representado pela letra "W" de Winter, e "50" indica a viscosidade em temperatura normal de trabalho.

    Ou seja, quando o motor está frio a viscosidade é menor para facilitar seu fluxo no momento crítico de funcionamento do motor, quando o óleo está praticamente todo depositado no carter, e aumenta a viscosidade conforme a temperatura do motor sobe para aumentar a espessura do filme lubrificante entre as partes.


    Errado.....

    20W50 equivale a 15/18° negativos e 50° positivos.

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcRpZzoGpQ7xRLWY4ugndcrhlmCBYCqtSihaGg&usqp=CAU

    E a viscosidade baixa no frio é o "0W".

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcSQ11Yu_wq0JxGzKeT8fTOKG4NoVG0GWq6etw&usqp=CAU

    O 20W representa ALTA viscosidade.


    Quanto maior o número maior a viscosidade, a direita para ALTAS temperaturas e a esquerda para BAIXAS temperaturas.

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcSXWVwMX0mwmO12tpbcvpyIUqoLyseuffHn7A&usqp=CAU


    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcQ6NDS3Dkk4CTIFJTgoRg08pd2mYiqRx9_vrw&usqp=CAU

    Primeiramente peço desculpas ao colega do tópico por desvirtuar o assunto. Me parece que seu problema é realmente tucho descarregando.

    Bem, talvez eu tenha me expressado mal quando falei em viscosidade, pois “Viscosidade Cinemática” e “Grau de Viscosidade(VG SAE)” são parâmetros diferentes embora tenham relação direta. É claro que ao aquecer qualquer óleo lubrificante sua Viscosidade Cinemática irá diminuir e até determinado ponto e devido à sua aditivação a partir de determinadas temperaturas apresentará aumento de viscosidade. As especificações dos óleos lubrificantes, o que constam na embalagem, refere-se ao Grau de Viscosidade SAE que traz 3 informações diferentes sendo no caso de um óleo 5W30, por exemplo, o número 5 é o Grau de Viscosidade SAE na condição de frio, que é representado pela letra W de winter, o segundo número 30, é o Grau de Viscosidade na temperatura de trabalho.

    Esses Graus de Viscosidades são determinados pela norma SAE J300 que determina Grau de Viscosidade é medido em duas condições:
    • Frio indicado pela letra W, onde a viscosidade é medida entre 12°C e 18°C dependendo do método, ou seja, o Grau de Viscosidade SAE é 5 à aproximadamente 15°C
    • Quente que é indicado pelo segundo número, onde a viscosidade é medida a 100°C, ou seja, o Grau de Viscosidade é 30 à 100°C.

    Então dizer que o 5W30 indica que o óleo mantém suas características entre 5°C e 30°C como mostra a primeira imagem que você postou, é um equívoco. Esse gráfico apresenta algumas coincidências, o que induz concluir que a especificação dos fluídos referem-se à uma faixa de temperatuta, o que não é verdade, basta observar o 5W30 em relação a faixa de temperatura que vai de -35°C à 30°C.

    Nessa tabela da norma SAE J300, que é o órgão e a norma que determina as classificações de lubrificantes e é seguido praticamente como única norma, é possível ver que unidade de medida da viscosidade enquanto frio é medida cP(centipoise), e enquanto quente é medida em centistokes. Na coluna de 100°C é possível observar o aumento da viscosidade conforme aumenta o seu Grau de Viscosidade SAE.

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Viscos10
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 13 Jul - 12:11:25

    Putzqueoparilis....



    Vamos dissecar esta tal de viscosidade.

    Motor frio, peças retraídas (frias), óleo frio, grosso e bem viscoso com baixa fluidez.

    Motor aquece, peças dilatam, o vão entre elas diminui, o óleo aquece, sua viscosidade se reduz mas aumenta a sua fluidez por ter "afinado".

    Agora vamos usar um cara gordinho e um magrelo.

    Um gordinho se chegar andando e dar uma "barrigada" na pessoa ela vai jogar a pessoa longe.

    O magrinho para ter o mesmo efeito vai precisar chegar correndo e bater na pessoa para ter o mesmo efeito que o gordinho.

    Ou seja, óleo frio, grosso e BAIXA fluidez, óleo quente, fino e ALTA fluidez..

    Mas com o mesmo potencial lubrificante (no cara gordo e no magrelo seria potencial energético).

    E a viscosidade onde entra nisto?

    Se a velocidade da fluidez aumenta mas ele sofre resistência a sua passagem (fluidez) ele será considerado muito viscoso para o trabalho.

    Mas não tem nada a ver com o óleo e sim com o meio em que transita.

    O que se perde em espessura se ganha em fluidez e no final o poder lubrificante acaba sendo o mesmo.

    Por isto óleo "motor cansado" tem alta fluidez no motor, mas encontra alta resistência ao passar pelos vãos pequenos e muitos experts o taxam como alta viscosidade a quente.

    É muito mais fácil de explicar (viscosidade maior ou menor) assim do que fazendo um textão.....


    Última edição por adpachec em Ter 13 Jul - 16:34:55, editado 1 vez(es)
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Ter 13 Jul - 13:36:06

    Ótimo pessoal, discussão tá em alto nível... Agradeço os comentários e podem continuar por favor. Em tempos onde só se discute em Facebook e WhatsApp (e tudo acaba se perdendo), tá dando para matar a saudade das discussões como antigamente.

    Eu estou acompanhando, somente aprendendo com vcs.

    Mas para mim, totalmente leigo nessa conversa, fica uma dúvida.

    Vcs apresentam números de temperatura ambiente, algumas indo a 50 graus. Ótimo!!! Mas a temperatura do óleo tb passa bem desse valor né?

    Digo pq eu tenho um outro carro (Golf Mk7) e ele tem marcador de temperatura de óleo tb. Como é turbo original, sempre espero a temperatura do óleo esquentar um pouco antes de acelerar com mais intensidade. Então monitoro sempre. Muitas vezes a temperatura do óleo já passou de 100 graus Celsius.

    Então a temperatura da água chega rápido aos 90 graus, mas a do óleo, embora demora mais a subir, pode passar.

    De repente a comparação não seja cabível pq são dois motores de construção um pouco diferentes. Talvez a temperatura de óleo do motor do Opala não passe de 70 graus.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 13 Jul - 14:08:50

    crisoc escreveu:Ótimo pessoal, discussão tá em alto nível... Agradeço os comentários e podem continuar por favor. Em tempos onde só se discute em Facebook e WhatsApp (e tudo acaba se perdendo), tá dando para matar a saudade das discussões como antigamente.

    Eu estou acompanhando, somente aprendendo com vcs.

    Mas para mim, totalmente leigo nessa conversa, fica uma dúvida.

    Vcs apresentam números de temperatura ambiente, algumas indo a 50 graus. Ótimo!!! Mas a temperatura do óleo tb passa bem desse valor né?

    Digo pq eu tenho um outro carro (Golf Mk7) e ele tem marcador de temperatura de óleo tb. Como é turbo original, sempre espero a temperatura do óleo esquentar um pouco antes de acelerar com mais intensidade. Então monitoro sempre. Muitas vezes a temperatura do óleo já passou de 100 graus Celsius.

    Então a temperatura da água chega rápido aos 90 graus, mas a do óleo, embora demora mais a subir, pode passar.

    De repente a comparação não seja cabível pq são dois motores de construção um pouco diferentes. Talvez a temperatura de óleo do motor do Opala não passe de 70 graus.

    Sim o óleo pode esquentar tanto quanto a água, porém o óleo é de circulação constante e a água sofre resistência pela termostática e se aquecendo mais rápido por isto.

    O opala tem bomba de grande vazão (com exceção de motores preparados que podem usar de grande pressão) enquanto que hoje se costuma usar bomba de óleo de alta pressão.

    O motor AP se ligar ele sem tampas de válvulas e acelerar o óleo sobe a quase 1,80 metros de altura.

    Por esta pressão alta e vão estreito o óleo sofre resistência (vulgo alta viscosidade).

    Se a válvula de respiro de óleo do AP trava fechada pode se estourar retentor de válvulas.
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Ter 13 Jul - 14:22:54

    adpachec escreveu:
    Sim o óleo pode esquentar tanto quanto a água, porém o óleo é de circulação constante e a água sofre resistência pela termostática e se aquecendo mais rápido por isto.

    O opala tem bomba de grande vazão (com exceção de motores preparados que podem usar de grande pressão) enquanto que hoje se costuma usar bomba de óleo de alta pressão.

    O motor AP se ligar ele sem tampas de válvulas e acelerar o óleo sobe a quase 1,80 metros de altura.

    Por esta pressão alta e vão estreito o óleo sofre resistência (vulgo alta viscosidade).

    Se a válvula de respiro de óleo do AP trava fechada pode se estourar retentor de válvulas.

    Bacana, bom saber esse lance de bomba de alta pressão e alta vazão!!!

    adpachec, vc então usava 20w50 no verão e no inverno 20w40 né?

    Não tem nenhum outro teste que eu possa fazer nos tuchos para certificar que eles estão ou não com problemas?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 13 Jul - 16:31:49

    crisoc escreveu:
    adpachec escreveu:
    Sim o óleo pode esquentar tanto quanto a água, porém o óleo é de circulação constante e a água sofre resistência pela termostática e se aquecendo mais rápido por isto.

    O opala tem bomba de grande vazão (com exceção de motores preparados que podem usar de grande pressão) enquanto que hoje se costuma usar bomba de óleo de alta pressão.

    O motor AP se ligar ele sem tampas de válvulas e acelerar o óleo sobe a quase 1,80 metros de altura.

    Por esta pressão alta e vão estreito o óleo sofre resistência (vulgo alta viscosidade).

    Se a válvula de respiro de óleo do AP trava fechada pode se estourar retentor de válvulas.

    Bacana, bom saber esse lance de bomba de alta pressão e alta vazão!!!

    adpachec, vc então usava 20w50 no verão e no inverno 20w40 né?

    Não tem nenhum outro teste que eu possa fazer nos tuchos para certificar que eles estão ou não com problemas?

    20W50 no verão e 20W40 no inverno, motor álcool com um percentual de gasolina de 10 a 20%, existiu época que rodei 100% na gasolina

    Com 20W40 no frio (com termostática) eu rodava uns 15 minutos com barulho de tucho batendo.

    No frio com 20W50 eu chegava no trabalho (uns 25/30 minutos) com os tuchos batendo.

    Com 20W40 na via dutra no calor sem VENTO frontal eu chegava em casa com o motor parecendo um moedor de cana.

    E era só uns 20 minutos na Dutra a 90/110 Km/h.

    UMA COISA A SE VERIFICAR É SE A MOLA DO REGULADOR DE PRESSÃO PRÓXIMO AO FILTRO DE ÓLEO NÃO ESTÁ PRESA, MAS COMO O BARULHO PARA AO ESQUENTAR EU ACHO DIFÍCIL.
    SE ELA TRAVAR A PRESSÃO DO ÓLEO SOBE UM POUCO.


    Só se vê ela retirando o filtro de óleo, dá uma "cutucada" com o dedo e veja se ela se afasta e volta com facilidade (vai apresentar uma leve resistência a força aplicada).

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Todos-os-produtos-valvula-de-alivio-de-pressao-de-oleo-chevrolet-opala-caravan-4-e-6-cil--p-1608675577545
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 13 Jul - 16:43:05

    Tem que entender que a viscosidade é relacionada a moléculas do óleo mais próximas.

    Ao esquentar as moléculas se afastam.

    Ao passar por um lugar estreito as moléculas se aproximam, aí se diz que a viscosidade aumentou, mais fácil que dizer que o estreitamento do canal de passagem causou uma aproximação das moléculas do óleo.

    Igual a colocar um pouco de água na seringa, afasta o embolo (reduz a pressão) a água fica gasosa, comprime o êmbolo e volta ao estado líquido.

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Images?q=tbn:ANd9GcQIf0wCTzC6AJO1Ao_7A530No9r2mOMKi8DRQ&usqp=CAU
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Ter 13 Jul - 17:04:10

    adpachec escreveu:

    20W50 no verão e 20W40 no inverno, motor álcool com um percentual de gasolina de 10 a 20%, existiu época que rodei 100% na gasolina

    Com 20W40 no frio (com termostática) eu rodava uns 15 minutos com barulho de tucho batendo.

    No frio com 20W50 eu chegava no trabalho (uns 25/30 minutos) com os tuchos batendo.

    Com 20W40 na via dutra no calor sem VENTO frontal eu chegava em casa com o motor parecendo um moedor de cana.

    E era só uns 20 minutos na Dutra a 90/110 Km/h.

    UMA COISA A SE VERIFICAR É SE A MOLA DO REGULADOR DE PRESSÃO PRÓXIMO AO FILTRO DE ÓLEO NÃO ESTÁ PRESA, MAS COMO O BARULHO PARA AO ESQUENTAR EU ACHO DIFÍCIL.
    SE ELA TRAVAR A PRESSÃO DO ÓLEO SOBE UM POUCO.


    Só se vê ela retirando o filtro de óleo, dá uma "cutucada" com o dedo e veja se ela se afasta e volta com facilidade (vai apresentar uma leve resistência a força aplicada).

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Todos-os-produtos-valvula-de-alivio-de-pressao-de-oleo-chevrolet-opala-caravan-4-e-6-cil--p-1608675577545

    Pois é, mas tem uma coisa que parece que não tá batendo. O seu caso não tá parecido com o meu.

    Vc disse que vc põe o 20W40 no seu carro e, mesmo com ele, ainda rodava uns 15 min com barulho de tucho batendo. E com ele quente parecia um moedor de cana rs.

    No meu caso ele só bate 5 segundos. Passam os 5 segundos fica um silêncio (vide vídeo). E esquenta e continua sem bater.

    Eu até estava escrevendo uma observação sobre a possibilidade de usar o óleo 15W40 pq até vi aqui no forum que um usuário indicou este para motores retificados com até 20 mil km. Ou seja, retificou usa 15W40  até 20 mil km. Após 20 mil km, volta para 20W50. Como o meu está por volta de 7 mil km, estaria na faixa ainda (mesmo após 5 anos da retífica). Mas tb acho que não adiantaria par resolver o barulho de 5 seg batendo.

    Qto à mola travada, não foi na última troca de óleo (que inclui a troca do filtro), mas algumas trocas atrás o mecânico checou e parecia normal.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 13 Jul - 17:35:54

    crisoc escreveu:
    adpachec escreveu:

    20W50 no verão e 20W40 no inverno, motor álcool com um percentual de gasolina de 10 a 20%, existiu época que rodei 100% na gasolina

    Com 20W40 no frio (com termostática) eu rodava uns 15 minutos com barulho de tucho batendo.

    No frio com 20W50 eu chegava no trabalho (uns 25/30 minutos) com os tuchos batendo.

    Com 20W40 na via dutra no calor sem VENTO frontal eu chegava em casa com o motor parecendo um moedor de cana.

    E era só uns 20 minutos na Dutra a 90/110 Km/h.

    UMA COISA A SE VERIFICAR É SE A MOLA DO REGULADOR DE PRESSÃO PRÓXIMO AO FILTRO DE ÓLEO NÃO ESTÁ PRESA, MAS COMO O BARULHO PARA AO ESQUENTAR EU ACHO DIFÍCIL.
    SE ELA TRAVAR A PRESSÃO DO ÓLEO SOBE UM POUCO.


    Só se vê ela retirando o filtro de óleo, dá uma "cutucada" com o dedo e veja se ela se afasta e volta com facilidade (vai apresentar uma leve resistência a força aplicada).

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Todos-os-produtos-valvula-de-alivio-de-pressao-de-oleo-chevrolet-opala-caravan-4-e-6-cil--p-1608675577545

    Pois é, mas tem uma coisa que parece que não tá batendo. O seu caso não tá parecido com o meu.

    Vc disse que vc põe o 20W40 no seu carro e, mesmo com ele, ainda rodava uns 15 min com barulho de tucho batendo. E com ele quente parecia um moedor de cana rs.

    No meu caso ele só bate 5 segundos. Passam os 5 segundos fica um silêncio (vide vídeo). E esquenta e continua sem bater.

    Eu até estava escrevendo uma observação sobre a possibilidade de usar o óleo 15W40 pq até vi aqui no forum que um usuário indicou este para motores retificados com até 20 mil km. Ou seja, retificou usa 15W40  até 20 mil km. Após 20 mil km, volta para 20W50. Como o meu está por volta de 7 mil km, estaria na faixa ainda (mesmo após 5 anos da retífica). Mas tb acho que não adiantaria par resolver o barulho de 5 seg batendo.

    Qto à mola travada, não foi na última troca de óleo (que inclui a troca do filtro), mas algumas trocas atrás o mecânico checou e parecia normal.

    O meu é álcool e para esquentar com hélice mecânica no frio é uma porcaria.

    Eu passei a fazer o seguinte na época, ligava o carro puxava o afogador e ia colocar o uniforme.

    Na volta eu ligava o carro e ia passar o crachá.

    Assim o carro esquentava.

    Se ou seu demora só 05 segundos, uma acelerada na marcha lenta pode resolver.

    Opala 4cc quente a marcha lenta é perto de 850 rpm's.
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Ter 13 Jul - 19:26:42

    adpachec escreveu:
    O meu é álcool e para esquentar com hélice mecânica no frio é uma porcaria.

    Eu passei a fazer o seguinte na época, ligava o carro puxava o afogador e ia colocar o uniforme.

    Na volta eu ligava o carro e ia passar o crachá.

    Assim o carro esquentava.

    Se ou seu demora só 05 segundos, uma acelerada na marcha lenta pode resolver.

    Opala 4cc quente a marcha lenta é perto de 850 rpm's.

    Mas se ele ficar mais acelerado, vai demorar menos o barulho, mas vai ficar mais forte, não?

    Pq se nesses 5 seg eu der uma pisadinha no acelerador, o barulho fica mais forte!!!!

    Acho que não entendi bem a sua lógica de acelerar a marcha lenta!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 13 Jul - 20:20:26

    crisoc escreveu:
    adpachec escreveu:
    O meu é álcool e para esquentar com hélice mecânica no frio é uma porcaria.

    Eu passei a fazer o seguinte na época, ligava o carro puxava o afogador e ia colocar o uniforme.

    Na volta eu ligava o carro e ia passar o crachá.

    Assim o carro esquentava.

    Se ou seu demora só 05 segundos, uma acelerada na marcha lenta pode resolver.

    Opala 4cc quente a marcha lenta é perto de 850 rpm's.

    Mas se ele ficar mais acelerado, vai demorar menos o barulho, mas vai ficar mais forte, não?

    Pq se nesses 5 seg eu der uma pisadinha no acelerador, o barulho fica mais forte!!!!

    Acho que não entendi bem a sua lógica de acelerar a marcha lenta!!!

    Você acelera é o barulho aumenta?

    Não será folga nas bronzinas?

    Saia de pistão?

    Era com a aceleração o barulho diminuir, a bomba de óleo trabalha com o giro do motor.


    SE FOSSE EU, colocava um 20W40 para testar, se não resolver eu ia medir a pressão do óleo.

    E quando fazer barulho iria procurar com a chave de fenda, macete antigo.




    Mas pelo som do seu vídeo é som de válvulas.
    crisoc
    crisoc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 04/06/2020

    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por crisoc Qua 14 Jul - 15:33:58

    adpachec escreveu:

    Você acelera é o barulho aumenta?

    Não será folga nas bronzinas?

    Saia de pistão?

    Era com a aceleração o barulho diminuir, a bomba de óleo trabalha com o giro do motor.


    SE FOSSE EU, colocava um 20W40 para testar, se não resolver eu ia medir a pressão do óleo.

    E quando fazer barulho iria procurar com a chave de fenda, macete antigo.




    Mas pelo som do seu vídeo é som de válvulas.

    Eu fiz esse vídeo do primeiro funcionamento do dia mas acelerando um pouco após a partida.

    Repare que o batido continua mesmo acelerando. Pode até ter durado um pouco menos, mas na minha opinião bate mais forte.



    As bronzinas foram todas trocadas na época da retífica, fixas e móveis, assim como os tuchos, pistões, etc. Se não teve erro na montagem, deveria estar tudo certo com todos esses itens.

    Válvulas não sei dizer se seriam os problemas. Sei que inclusive já foram reguladas algumas vezes e parecem estar ok tb.

    Depois que liga e passam os poucos segundos o barulho cessa e o funcionamento me parece bem bom!


    Conteúdo patrocinado


    motor - Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina Empty Re: Barulho Partida Motor Opala 4 cil Gasolina

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 0:15:22